ó senhor geraldo algum governador do estado de são paulo celso leitão ministro de estado da cultura andré sturm secretário municipal de cultura representando o prefeito vanglória demais autoridades presentes senhoras e senhores amigos têm vários aqui o instituto moreira salles nasceu em agosto de 1992 em poços de caldas cidade mineira em que meu pai cresceu em onde entrou para o mundo do trabalho a história de origem são importante e essa sugere uma espécie de mimetismo geográfico para o qual a instituição que deveria criar na quadra final da vida que produz o trajeto do homem público que
ele foi se eu tivesse de descrever esse trajeto diria que sua forma centrífuga do perto para o distante num caminho que aos poucos se afasta do que é familiar para se arriscar no que está além de segurança e do hábito meu pai deixou poços de caldas os 19 anos para fazer essas estudos em são paulo seriam necessários outros 11 até chegar ao rio de janeiro então capital federal e outra década deve se mudar para washington onde serviria como embaixador arrisco dizer que para a maioria das pessoas reunidas aqui o nome do meu pai traz à
mente o homem de negócios ele não se eu poderia isso com tudo e só quem o conheceu intimamente sabe disso os rumores meu pai acompanha acompanhava não o balanço dos negócios mas a situação do país se o brasil ea bem meu pai estava feliz já as suas angústias correspondiam sempre as turbulências nacionais ainda que os negócios prosperam assim é por isso aliás que das formas de tratamento que lhe dispensaram ao longo da vida o embaixador foi a sua preferida se nem todos percebiam como homem público era como um homem público que ele se percebia foi
com esse espírito que ele criou o instituto moreira salles e nesse sentido ms representa um ponto de chegada não um ponto de partida antes dos 40 anos meu pai já participaram do esforço capitaneado por assis chateaubriand para adotar são paulo de um museu à altura de uma cidade com visões de metrópole global utilizou-se com amigos para doar seis obras ao masp entre as quais delas rafael velázquez e van gogh e fez outras duas doações individuais à virgem com o menino de pé abraçado à mãe de bellini e o retrato de suzanne bloch de picasso esta
em 1947 quando tinha 35 anos ele não apreciaria publicidade estou dando essas doações se as mencionou aqui é apenas para demonstrar que desde muito cedo estava viva nele a idéia de que o sucesso individual possui sempre uma dimensão coletiva uma vez que ninguém prospera no vácuo significa dizer que riquezas privadas implicam o compromisso moral da criação de bens públicos de sua história americana e meu pai trouxe a noção de que o mecenato para os que tivessem condição de exercer ela constitui a não uma possibilidade mas um dever que dirá então num país desigual como o
nosso como todo de ver o gesto não merece aplausos e talvez nem mesmo comemoração ele é o que é ato de cidadão fazendo deles fazendo o que deles se espera eu cresci no rio de janeiro numa casa na gávea que o pai inaugurou em 1951 e que muitos consideram uma das jóias da arquitetura moderna brasileira em 1999 ela deixou de ser residência e renasceu como centro cultural meu pai ficou contente de ver que cumprir o propósito de lá a casa ganhava agora um novo destino seus ambientes privados convertidos em espaços públicos nos seus primeiros anos
o ms de colíder atura objeto de devoção maior do meu pai à frente da iniciativa estava antonio fernando de franceschi esc primeiro diretor do ms e portanto responsável principal junto com meu pai por delinear o que deveria ser um instituto com ele passamos a editar os cadernos de literatura brasileira publicações que afirmavam nosso compromisso com a cultura brasileira e nos impuseram um dever de excelência na realização que temos tentado não nos desviar no mesmo ano da inauguração de nossa sede carioca elegemos a fotografia como nossa área de concentração o que direcionou ms para um campo
em que o brasil desde muito cedo alcançar um notável relevo as imagens produzidas aqui naqueles anos de infância do meio estão entre os mais extraordinários do período o país também foi pioneiro o primeiro registro fotográfico das américas data de 1833 foi feito em campinas e integra o acervo do ms ou seja no momento em que os meios técnicos começavam contaminar os modos de representação o brasil estava na vanguarda o que é outro modo de dizer que não obstante o nosso rancho social arcaico havia por aqui gente condição de ser moderna em condições de disputar a
imaginação do mundo tendo chegado sete anos após a fundação do ms a fotografia foi para nós uma vocação tardia durante anos fomos buscar um terreno que pudéssemos dar uma contribuição efetiva ao estado da arte no brasil foi justamente a fotografia que se apresentou como a melhor alternativa na época algumas coleções excepcionais correr o risco de deixar o país em boa parte por inexistir uma instituição pública ou privada prioritariamente dedicada a essa forma de expressão foi esse o impulso que acabaria por beneficiar a todos os detentores daquelas coleções que não adquiriam exilados instituições estrangeiras a nós
que ganhamos definição de propósito e como gostamos de acreditar a todos os brasileiros interessados em fotografia seja como arte seja como ferramenta documental oms porém hoje à disposição do público um acervo de 2 milhões de imagens a elas estão importantes acervos e coreográficos além da obra gráfica de artistas como millôr fernandes e jota carlos em 2002 veio a música sob o comando da empresária caixa de almeida braga e com recursos da petrobras a preciosa coleção de discos de 78 rotações reunida por humberto front s que acaba de ser digitalizada e era necessário encontrar um lar
definitivo tanto para os riscos como para as digitalizações consultaram sobre a possibilidade de abrigá los e foi assim que criamos um centro de referência de música popular brasileira hoje são 23 mil discos com gravações de todos os principais compositores instrumentistas e cantores da primeira metade do século 20 em retrospecto duas coisas chamam a atenção no trajeto do ms a primeira delas é o papel do acaso na construção da nossa identidade tenho certeza de que seria melhor dizer que tudo resulta do cálculo mas não aconteceu assim por uma conjunção de fatores que não poderíamos prever um
espaço de apenas dois anos a fotografia ea música se impuseram na nossa vida um caso para aproveitar uma oportunidade estratégica no outro porque fomos consultados na realidade costa do que a de aleatório nessas escolhas do caráter contingente logo intrinsecamente humano desse percurso curto traçado vai ser apreendido à medida que a viagem é feita tendo a achar que a abertura para as surpresas não é um traço um instituto dedicado às unidades o essencial para nós acaso nunca significou falta de rigor o rigor é o que vem depois do caso abraçar a oportunidade ele se manifesta tanto
na nossa disposição para perseguir opsina da mente os caminhos que aprofundem sempre mais o nosso compromisso com a área como também eu diria até principalmente na qualidade dos profissionais que integram as nossas equipes oms não existe sem eles o segundo aspecto que ressaltam o perfil do ms é o caráter cosmopolita de seus acervos de pixinguinha marcelo colocou de clarice lispector a melhor fernandes os artistas que compõem as nossas coleções no há nem provincianismo nem sentimento de subordinação todos eles estão perfeitamente à vontade para jogar de igual para igual com o mundo sem que estivesse clara
noção disso na época percebo agora que transformar a casa da gávea na sede carioca do instituto traduzir essa consciência da potência criativa do brasil quando a casa foi construída arquitetos brasileiros que apresentava uma das correntes mais rigorosas da arquitetura contemporânea não havia soberba neles porque havia confiança no próprio gesto em nenhuma disposição para se contentar com papéis subalternos no sistema mundial da cultura tentamos manter viva essa ambição isso implica em abrir caminho para a circulação das artes numa via de mão dupla com um exterior nos últimos anos dispusemos fotógrafos nossas coleções em lisboa madrid paris
e berlim inversamente trouxemos para cá artistas como eu e serra o único que antecede e cristiano arlei aqui presente fomentamos a circulação de idéias com serrote nossa revista de ensaios e asun voltada para a produção contemporânea fotografia ambas devem sua existência flávio pinheiro nosso diretor superintendente entusiasta da idéia de difundir os debates mais vivos dos campos em que atuamos flávio carioca e botafoguense como eu à frente do instituto há nove anos foi o grande proponente da idéia de ampliar nossa atuação em são paulo havia duas posições nas nossas discussões internas a primeira vamos chamá-la de
escola carioca acreditava que dada a limitação de recursos ea proporção da oferta cultural entre rio e são paulo o certo era concentrar esforços e abrir uma segunda unidade no rio no centro da cidade a escola adversária balançava a cabeça e contra argumentava-se queremos difundir o conhecimento não podemos nos contentar em ter uma presença tímida cidade mais cosmopolita do país se não me falha a memória a escola carioca tinha um único e aguerrido militante eu mesmo falo portanto na condição de derrotado mas apressa em esclarecer um derrotado que a exemplo de paulo está perfeitamente em paz
com sua conversão tardia a qual no meu caso não cedeu a caminho de damasco mas uma prosaica pontinha é quando do alto finalmente me dei conta das energias dessa cidade hoje sei que tomamos a decisão certa ao começarmos a pensar essa sede chegamos a pedir um projeto ao grande arquiteto mexicano ricardo legorreta mas não fomos adiante pois como instituição voltado essencialmente para a cultura brasileira devemos promover escritórios locais de jovens arquitetos para os quais sempre foram raras as oportunidades de projetar espaços públicos correta um dos homens mais generosos que conheci abraçou com entusiasmo a idéia
de passar de autor virtual do projeto a membro devotado do júri do concurso que escolheu andrade morettin arquitetos associados realizado em dezembro de 2011 refletiu nossa convicção de que a produção brasileira pode e deve ser medida sempre com a mais rigorosa das réguas se de um lado restringimos os concorrentes escritórios brasileiros de outro exigimos que se submetem se a um juro de altíssima qualificação formado paritariamente por especialistas do país e do exterior 3 seus integrantes foram ou são jurados do prêmio crítica a mais prestigiosa hora da arquitetura mundial garante está em aqui presentes incluindo entre
eles ela eo crítico fernando serapião outro membro do júri também presentes selecionaram seus escritórios que seriam convidados a nos enviar propostas embora não tenha participado da deliberação final do júri sei que a qualidade dos seus projectos exigiu discussão vigorosa com rodadas sucessivas de argumentos e contra-argumentos até a escolha final de vinicius de andrade e marcelo moretto quim não tenho dúvidas que vocês saberão porque depois de visitarem este prédio que eles hoje entrego a cidade essa localização também é importante estamos um dos maiores entroncamentos o transporte público do país o que facilita o acesso ao ms
que todas são paulo a circulação de pessoas nos fins de semana tem sido estimulada pela recente decisão de fechar lá para carros aos domingos de em que ela se transforma num imenso passeio para todos abrimos nossas portas aqui explicitamos nossas afinidade com medidas que requalifiquem os espaços públicos das nossas cidades no térreo os visitantes encontrarão restaurante balaio do chef rodrigo oliveira que muitos de vocês conhecem do mocotó filho do sertanejo ele diz que aprendeu desde cedo a manter os pés no chão onde até mais secas raízes são mais profundas ensinava do pai rodrigo garante que
nunca se encontrará um sertanejo que não seja visceralmente ligado à terra eu penso que um mineiro também não encerro com uma cena de meu pai nos seus últimos anos de vida ele sempre passava alguns meses em nova york onde almoçava quase todos os dias no restaurante francês a meia quadra de onde ficava é um lugar de grande fama gastronômica os garçons lhe reservava uma mesa cativa entrada do salão principal certa vez fui lá com minha mulher branca para acompanhá-lo no almoço meu pai como de hábito foi recebido com festa em emissoras não lembre se é
uma ocasião especial mas o fato é que às tantas o metro atravessou a sala para ele trazer um exuberante sofrer que ele não havia encomendado era um presente da casa tratava-se de um desses manjares arquitetônicos de paredes já falamos como ar cuja casca perfeitamente tostada refletiu o labor de séculos de civilização meu pai abri um sorriso demonstrou exclusivamente sua gratidão e impactado elogiou a beleza da obra não nomeou os beijos mas foi como se tivesse orgulhoso com o sucesso da empreitada o metro entregou um garfo e se afastou para retransmitir os cumprimentos ao cozinheiro foi
só o homem do baú uma foi só o homem dobrar uma mesa para meu pai dar um suspiro fundo de ti zico de ópera enquanto metidos animado talher não sofrer no humor ou mais para si do que para os outros o que eu gosto mesmo é de tutu de feijão mencionei no início que o ms foi criado em 1992 para quem fez a conta estamos comemorando 25 anos de existência outro caso não havíamos planejado inaugurar o prédio um aniversário tão redondo infelizmente como se pode constatar ainda outro dia não somos exatamente cracks em acertar nossas
datas de inauguração seja como for a efeméride não deixa de ser auspiciosa ao completar 25 anos oferecemos nosso projeto mais ambicioso são paulo uma casa aberta a todos brasileiros e estrangeiros que trazem em seu cerne a crença de que sofressem tutu é aculturação e de quito tudo sem sofrer é para o realismo oms será um lugar de convivência fértil entre um e outro obrigado [Aplausos]