O cérebro é sem dúvida o órgão mais importante do corpo humano. Principal componente do sistema nervoso central. O cérebro é responsável por comandar todas as ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.
Nele é possível encontrar cerca de 86 bilhões de neurônios que se comunicam entre si, tornando possível ao indivíduo reconhecer estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo. Para entender melhor o seu funcionamento. .
. é necessário saber como o sistema nervoso, na qual cérebro faz parte é organizado. O sistema nervoso é divido em dois tipos: O Sistema Nervoso Central é dividido em encéfalo e medula espinhal O encéfalo humano é composto pelo cérebro, tronco encefálico e cerebelo.
O cérebro funciona como um computador central na qual coordena todas as ações do nosso corpo. O tronco encefálico é a região do encéfalo que fica entre o cérebro e a medula espinhal É a porção mais primitiva e que responde a estímulos involuntários, como por exemplo: Controle da respiração Movimentos dos olhos Pressão arterial Sono e Vigília Sede e fome entre outros. .
. Já o cerebelo é o órgão que fica posterior ao cérebro e é responsável principalmente pelo equilíbrio do indivíduo além de atuar na coordenação muscular O Sistema Nervoso Central se comunica diretamente com o Sistema Nervoso Periférico que são basicamente formados por: nervos, gânglios e terminações nervosas. Toda essa comunicação entre o Sistema Nervoso Central e o Periférico ocorre graças a células funcionais chamadas de: Neurônios.
Neurônios são unidades funcionais que compõem o sistema nervoso e geram sinais elétricos eles são formados basicamente por: dendritos, corpos celulares, axônio, e terminações axônicas. eles são responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do ambiente externo ou do próprio corpo. possibilitando ao organismo a execução de ações e respostas adequadas.
O cérebro humano tem um peso de aproximadamente 1,5 kg e corresponde a 2% da massa corporal o seu desenvolvimento começa na etapa embrionária e termina na juventude com apenas 4 semanas depois da concepção começa a formar-se o tubo neural que posteriormente dará origem ao cérebro. em repouso, o cérebro consome cerca de 20% da energia total consumida pelo corpo. O cérebro possui duas metades, ou hemisfério cerebrais com estruturas muito parecidas embora quase idênticas algumas funções são de responsabilidade de um único lado Em cada hemisfério cerebral é encontrado 5 lobos O lobo frontal Situado na parte frontal da cabeça Compõe a região mais refinada do nosso cérebro E entre as diversas tarefas que podem realizar Estão as seguintes: Coordena as atividades motoras Pensamentos Escrita Fala Linguagem articulada Além das memórias de curto prazo Que são processadas na parte frontal do nosso cérebro Ela é posteriormente convertida em memória de longo prazo no hipocampo: uma área mais profunda do nosso cérebro.
O lobo parietal coordena as sensações da pele O lobo occipital visão processamento e percepção visual Já o lobo temporal está associado a memória e a audição sons entender linguagem e vigília e lobo da insula se localiza logo abaixo dos lobos temporal. . .
frontal e parietal participa do sentido do paladar do controle visceral e da somato-perçepção. Além de, é claro. .
. está relacionado com nossos processos emocionais ao integrar o sistema límbico. O cérebro é muito complexo E mesmo que já se saiba muito sobre o seu funcionamento Ainda resta muita coisa para esclarecer.