um dos pontos altos da idade média principalmente ele entre os séculos 11 12 13 é o que se denominou por escolástica quando nós observamos a maioria dos debates de hoje sobre a idade média que compreende o período que vai além do século 5 até mais ou menos o século 15 não é muito fora do comum a gente ver alguém falar de idade média como se isso fosse sinônimo de idade das trevas de barbárie de obscuridade claramente uma tentativa de escarnecer a era em que a cristandade dominou a europa porém quando a gente pára para analisar
longe de qualquer preconceito o que de fato acontecia na era medieval o que nós vemos aqui tanto a ciência moderna quanto os postulados filosóficos que hoje permeiam a sociedade na verdade são heranças que nós temos da idade média e do pensamento dos escolásticos mas o que foi a escolástica de um modo geral chamava se descolasse fica todo um método de pensamento crítico e os trabalhos feitos nas universidades medievais da europa fundada pela igreja e que era um conjunto do pensamento e do saber dos intelectuais da época acima de tudo o uso da razão como uma
ferramenta indispensável no que tange tanto a tecnologia como a filosofia então pode-se dizer que a escolástica foi basicamente um movimento nas universidades européias medievais que buscavam racionalizar a fé pra gente tv e isso nós temos que mergulhar na história a fundo e descobrir que desde a era da patrística ou seja os pais da igreja que fundamentaram toda a teologia cristã nos primeiros séculos e que teve como maior expoente santo agostinho sempre houve no ambiente católico uma divergência muito grande em questões teológicas e os debates sobre como fundamentar a doutrina cristã e os dogmas da igreja
eram intensos entre os cristãos do primeiro milênio e o principal objetivo que estabeleceu a escolástica nas universidades de toda a europa era justamente provar a existência de deus e os dogmas da igreja com verdadeiros através da síntese ou seja a união entre a filosofia com razão e à teologia estudo da fé e é nesse cenário de disputas intelectuais a idade média que nós temos santo anselmo da cantuária um monge agostiniano que é considerado o primeiro grande pensador escolástico no final do século 11 com a sua tentativa de provar deus através do argumento ontológico que diz
que a mera possibilidade de conseguirmos conseguiram ser tão perfeito quanto deus e isso por si só já é a prova de que exista na realidade eu tenho um vídeo inteiro sobre o argumento ontológico então depois corre lá para conferir tá depois de santo anselmo no século 12 nós temos que a europa começa a ver o impacto cultural muito grande com a introdução das obras de aristóteles trazidas e traduzidas por árabes muçulmanos que estavam instalados na península ibérica e é assim que a filosofia platônica aliada aos inscritos de agostinho deixou de ser a centralidade de todo
o pensamento cristão ea filosofia aristotélica assim passa a ser a nova fonte de fundamentação diante da teologia católica então essa união da fé e da razão a razão a serviço da fé ea fé serviço da razão e nesse caso a razão centrada nas obras de aristóteles foi o que deu início ao que nós podemos chamar de o auge da tradição escolástica no século 13 principalmente com são tomás de aquino que sem sombra de dúvidas foi o maior expoente de toda a escolástica tanto é que nós dividimos os escolásticos em pré e pós tô mistas são
tomás foi o maior dos escolásticos claramente simplesmente por ter sido o melhor intérprete das noções aristotélica que acabam de chegar na europa e com isso ele soube usar usar as noções eles são técnicos a serviço da fé cristã ou seja a genialidade de são tomás de aquino foi justamente ter conseguido se utilizar da refinada filosofia grega em aristóteles para fazer da doutrina católica uma doutrina racional uma doutrina fundamentada não somente na fé mas também na razão outros grandes pensadores do movimentos ecológicos foram alberto magno professor de são tomás de aquino roger bacon dos maiores cientistas
de todos os tempos são boaventura pedro obelar do dança esgoto grande parte destes no século 13 e muitos outros que com suas obras revolucionaram a teologia ea filosofia no mundo ocidental de forma nunca antes vista e depois nunca mais repetida falando agora do método dos tratados e psicológicos como que os escolásticos lidavam com conhecimento na idade média se seguiu um padrão dialético a fim de se obter conhecimento como assim basicamente era colocada uma questão a ser tratada uma question o autor então criava uma consideração do argumento de ambas as partes que se confrontavam das pessoas
que vão discutir uma determinada questão ea cidade do ponto de vista do escritor nas obras escolásticas onde ele fazia uma síntese do que encontrava de correto ao contrastar argumentos contrários debatidos e esse era um método escolástico de aprendizagem onde as conclusões eram retiradas sempre através do debate de ideias que nas escolas medievais eram sempre regidas pelo bom uso da lógica formal através de um mestre que ministrava os debates de seus alunos e vale lembrar que há quase mil anos atrás nós não tínhamos os mesmos recursos de ensino que nós temos hoje então tem que se
levar em conta as dificuldades de cada época né na era dos escolásticos o estudo era quase tudo em cima da oratória da dialética e da retórica à diferenciação que geralmente se faz entre a filosofia patrística ou seja dos padres da igreja dos primeiros séculos do cristianismo a diferenciação que faz dela da posterior tradição escolástica que começou ali pelo século 10 11 está marcada principalmente na forma como os dois lidaram com a filosofia grega os patrístico c os primeiros escolásticos anteriores a são tomás de aquino e divisão majoritariamente platônica especialmente se pegarmos na figura de agostinho
foi o maior expoente da patrística eles não admitiam que sob nenhuma hipótese a ciência fosse separada da teologia pois na visão deles razão e fé estavam sempre atrelados uma outra em alguns casos os patrícios preferiu dar valor somente a fé em detrimento da razão já com a introdução das obras de aristóteles nas universidades européias no final do século 12 os escolásticos em sua absoluta maioria começar a adotar a concepção de teologia independente da filosofia embora eles conseguissem que a filosofia estivesse a serviço da teologia e no século 13 o século de ouro da escolástica com
mais destacado o gigante são tomás de aquino mesmo que ainda houvesse muitos debates acerca do grau de autonomia da fé e da razão os divisores lotérica assim como são tomás de aquino era eles levavam vantagem nas discussões sobre os platônicos afirmando que fé e razão têm papéis distintos só que são complementares e hierarquicamente uma vez que levam a um só objetivo que é compreender a deus ea realidade por ele criada então são tomás de aquino entende que o papel da razão nesse caso é justamente demonstrar e explicar os mistérios revelados pela fé e esse debate
acerca da autonomia ou não da fé sobre a razão da razão sobre a fé continuou até guilherme de oca colocar enfim uma pedra sobre o assunto no século 14 ao demonstrar a separação entre razão e fé com as novas descobertas da ciência moderna e dando novos horizontes essa discussão profundíssima e milenar que envolve a razão ea fé e até que ponto elas se relacionam ou se contrapõem e essa com certeza foi uma das maiores discussões nas escolas medievais os séculos maior presença da escolástica ali no século 11 12 13 já entre os séculos 14 e
15 a escolástica começa a presenciar uma certa decadência especialmente pelo fato de ser o século 15 o século de renovações culturais com o advento do renascentismo e o fim da idade média na europa porém é nesse período de fim da idade média e início da contra reforma católica contra os protestantes cismáticos que nós ainda vamos ter grandes obras de escolásticos tardio aos que escreveram obras extremamente importante sobre juros naturalismo além de tratados sobre economia que forneceram olha só em grande parte o embasamento porque viria a ser o liberalismo austríaco que nós conhecemos e que foi
construído a partir do século 19 em termos simples sabe toda essa história de escola austríaca de economia então ela só pôde dar sempre porque lá no século 16 economistas católicos na escola de salamanca de coimbra que podem ser considerados como escolásticos tardios deram todas as noções básicas em que se sustenta os princípios econômicos que hoje são tão difundidos pela escola austríaca não muito interessante mesmo então ela essa foi a história da escolástica na verdade um resumo feito aqui do meu jeito né é muito legal a gente vê que movimentos universitários em busca de conhecer saber
da pesquisa científica ele já ocorriam quase 800 anos na idade média é uma pena que hoje as universidades principalmente as voltadas às ciências humanas são tão poucas apoiadas em princípios metafísicos ea verdadeira formação da nossa sociedade que é majoritariamente cristã só que na verdade as universidades de hoje são completamente ideologizadas e secularizado sessão um núcleo de formação de verdadeiros ignorantes diplomados só que quando você mergulha na história e ver a profundidade dos debates medievais promovidos pelos escolásticos é um dia de cair o queixo cara é muito legal só que a idade média é uma idade
das trevas é como dizem por aí no mais eu vou ficando por aqui um grande abraço fica com deus e até o próximo vídeo eu fui [Música]