[Música] eu sou Reginaldo prandi professor do departamento de sociologia da Universidade de São Paulo quando a gente fala em sagrado a gente tá falando em religião sempre não existe a ideia de O Sagrado sem religião porque o sagrado significa exatamente alguma coisa que tá ligado a uma crença em Deus a uma crença em Santos espíritos antepassados mortos enfim o sagrado sempre é alguma coisa não que tá ligado à esfera religiosa então o espaço Sagrado é um espaço que é definido religiosamente ou definido por uma instituição religiosa ou por uma tradição antiga da própria cultura de
um grupo né então o espaço sagrado sempre tá ligado ou a uma determinada religião ou uma determinada cultura ou a um determinado grupo né e mais que isso o espaço que é sagrado para um não é necessariamente sagrado para outro né então o espaço Sagrado é um lugar geralmente de culto que é definido de algum modo por alguma instituição que trabalha que lida que pensa essa questão da relação de nós humanos viventes com outras entidades outros seres Outros Mundos outros espaços Enfim então o espaço Só existe como espaço sagrado na dependência de uma religião bom
Como eu disse cada cada espaço sagrado tem uma definição que vem de um grupo de um povo de uma aldeia de uma tribo de uma cidade de uma religião enfim não é como é que esse lugar é escolhido bom talvez os primeiros espaços sagrados tenham sido os cemitérios não é na Medina em que o homem começou a acreditar numa vida a Além Deste Mundo uma vida uma vida num outro mundo não é ele passou a tomar mais cuidado com os corpos dos falecidos dos mortos e esse espaço eles acabaram ganhando os mortos acabaram em geral
em muitas sociedades ganhando um lugar privativo né onde eles são onde os seus Espíritos as suas almas enfim são cultuadas e são lembradas e trabalhadas em termos da memória daquele grupo mas também qualquer lugar onde você estabelece uma relação com alguma divindade pode ser um espaço sagrado pode ser por exemplo uma cachoeira se você acredita que naquela Cachoeira né reside uma divindade dos Rios das águas né pode ser uma árvore né se você acredita que naquela Floresta existe um Deus ou existe um espírito ou existe Enfim uma uma entidade qualquer que habita aquela aquela árvore
né ah uma coisa que é muito importante é que nas religiões antigas se estabeleceu uma relação muito frequente de troca entre os homens e seus Deuses ou seus antepassados seus espíritos antigos coisas e tal e a tendência era era ã você tratar os seus mortos como você trata os seus vivos né ou seja eles faziam eles morriam mas continuavam fazendo parte da família então eles devem ser tratados igualmente como membro família que que você dá pros membros da sua família comida bebida às vezes objetos de de de de de enfeite você pode dar muitas coisas
né aos mortos que eles Para agradá-los para que eles sejam felizes para que eles se sintam bem para que eles possam inclusive continuar te reconhecendo como membro da família e continuar talvez te ajudando até não é esses lugares de oferenda onde você deposita essa oferenda também pode se constituir em lugar sagrado e depois depois se a gente imaginar que isso foi muito antigamente essas coisas passaram a ser organizadas de forma mais mais formal e aí surgem os templos que que são os templos na antiguidade são os templos são os lugares onde as oferendas são depositadas
onde as oferendas são feitas né E aí sur o altar que é talvez o o lugar mais sagrado de todos porque é lá onde você alimenta os deuses né então os templos são lugares que os em que os deuses Residem em que os deuses se comunicam em que você eh faz as suas devoções aos deuses e basicamente o lugar onde você oferece eh eh coisas aos Deuses através do altar então o altar É provavelmente um dos lugares mais sagrados evidentemente e há mesmo mesmo no templo você tem lugares que são mais sagrados que mais sagrados
por exemplo você pode ter um um templo enorme grande e dentro desse templo Você pode ter um espaço menor onde você tem relíquias que são consideradas As Relíquias mais importantes se você pensar no templo de Salomão né que é o Templo dos judeus que foi destruído no nos anos 70 pelo os romanos você tinha um templo era enorme muito grande mas tinha um lugar chamado Santo dos santo que era o lugar onde ficava guardada a arca da aliança né então você pode ter não só os lugares sagrados dem marcados pela religião Mas você pode ter
os lugares sagrados e mais sagrados ainda dentro de espaços sagrados Depende de quão complexa é a religião né e evidentemente quem é que manipula esses espaços sagrados evidentemente que são os sacerdotes então também se vai se formar uma classe sacerdotal de gente que vai cuidar desses espaços sagrados o corpo dependendo da religião pode ser considerado sagrado por exemplo no candomblé o corpo ele é considerado uma morada do Orixá e uma Morada de um espírito anterior que veio da sua família que reencarnou em você né eh então a o corpo é tratado com muita atenção e
muito cuidado na religião inclusive recebe tratamento ritual muito específico recebe inclusive oferendas especiais quer dizer a cabeça por exemplo que é considerado lugar essencial onde tá instalado o seu orixá a cabeça recebe um ritual chamado bouri que é todo um ritual é toda uma cerimônia de oferendas e de reverências em que eh cada iniciado é submetido a esse tratamento né mesmo os banhos rituais que acontecem em várias religiões que são os banhos de purificação tudo isso é para manter o corpo com a sua a sua densidade de sacralidade Mas também você pode desculpa te interromper
Mas você também pode ter uma religião que não tem espaço sagrado né Por exemplo cardismo n cismo você não você realiza você realiza as atividades religiosas em qualquer lugar em qualquer espaço porque basta você ter uma comunidade de de crentes que você pode fazer a sua a sua a o seu o seu a sua oração a sua comunicação com os espíritos assim pode ser em qualquer lugar né geralmente basta uma mesa né e um conjunto de pessoas em torno dessa mesa para você transformar momentaneamente Aquilo num espaço sagrado terminada a sessão aquilo vira de novo
a sua mesa da sala de jantar né Mesmo assim mesmo assim mesmo não tendo espaços sagrados muito bem definidos você você pesquisa bem vai a fundo você até encontra por exemplo se você vai em Paris no cemitério per lachez Onde tá o túmulo de Allan Kardec que é o fundador do Espiritismo você vai encontrar um verdadeiro culto em torno desse desse culto aliás é o é o cemitério mais mais famoso do mundo porque é o que tem mais personalidades famosas enterradas é o é o cemitério mais visitado pelo turismo internacional né de todos os túmulos
o que o único túmulo que recebe flores todos os dias é do Kardec e quando você vai lá o túmulo nunca tá sozinho Sempre tem alguém perto algum turista algum devoto algum Peregrino e sempre tem alguém que tá tomando conta disso tudo então Aquilo acabou se transformando evidentemente num espaço sagrado né mas é o espaço sagrado a memória do fundador não é uma coisa essencial ao rito cotidiano ao rito comum da prática cartesa Então são religiões são espaços que são marcados por certas por certos momentos históricos daquela religião né Muito muito ligado aos fundadores da
religião as divindades que são que são cultuadas por exemplo se você vai Jerusalém você tem lá o muro das lamentações que é o espaço sagrado mais importante dos judeus que é na verdade o que é o muro eh que muro de Encosta que restou do das Ruínas do Templo de Salomão não é destruído há quase 2000 anos em cima da mas em cima desse morro dessa pedra né foi construído uma Mesquita que é chamada o Templo da Rocha né pelos pelos pelos muçulmanos então ao mesmo tempo aquilo é um espaço sagrado Muçulmano e Judeu né
que são duas duas duas duas crenças muito antagônicas né que vivem permanentemente em guerra até guerra no sentido de guerra mesmo né Não Guerra simplesmente Religiosa e é na verdade o que que esse essee esse morro onde estava o templo onde agora tá Mesquita e onde agora também está está o muro das lamentações é na verdade a pedra onde Abraão teria que ido para sacrificar o filho dele a pedido de Deus né Ou seja é um relato bíbl é o cenário de um relato bíblico muito antigo né que depois ganha um outro significado porque também
diz a a a a a a a a crença islâmica que foi do alto desta pedra que o o que Maomé subiu pro céu né então você tem ali na verdade duas grandes religiões né mundiais hoje né Eh que que que preservam o mesmo espaço sagrado Então você vai ter vai ter judeus e muçulmanos né que são totalmente inimigos né pindo o mesmo espaço sagrado mas sagrado na versão de cada um deles por exemplo um espaço sagrado outro espaço sagrado em Jerusalém super super visitado super conhecido é uma suposta trilha em certas ruas que teria
sido a via sacra Ou seja a via percorrida por Jesus por Jesus Cristo ah em direção ao Calvário onde ele teria sido crucificado claro que todos esses espaços eles são demarcados pela religião né ninguém sabe exatamente qual foi esse caminho percorrido e nem sabe exatamente como como essa história aconteceu né mas a religião ao se constituir ela constrói também uma história e a história dos seus Deuses dos seus personagens dos seus santos e assim por diante né então mas você vai encontrar muitos outros espaços sagrados por o Vaticano Vaticano a igreja não não se você
vai a Vaticano a igreja eh a Basílica de São Pedro que é digamos a o o ponto e mais Central porque ali que o Papa celebra as missas é ali que o Papa Toma Posse é ali que o Papa é enterrado Coisa e Tal é ali que se receb milhões e milhões de de de de de peregrinos e turistas né é ali Onde se pratica se dá início a ao ano santo que é muito importante PR os católicos tal tal tal tal ela teria sido construída em cima de um cemitério onde estaria a tumba de
São Pedro né que na verdade era um local onde antigamente ficava o circo de Nero né que é o circo onde São Pedro teria sido sido morto né e enterrado ao lado dessa como se praticava como se fazia antigamente né Então nesse espaço que que é sagrado pela pelo que se conta pela memória que se tem ou que se construiu a respeito do fundador da própria igreja então a igreja fundante a matriz principal a sede fundamental dessa igreja que é universal fica em cima do túmulo do seu fundador então sempre você vai ter alguma relação
relação desse tipo né então isso tá sempre muito e não é por acaso que nas igrejas antigas que é um costume que foi abolido depois por Napoleão por razões sanitárias as pessoas eram enterradas dentro das igrejas né e até hoje por exemplo se você vai na se você vai em países que mantém uma certa tradição os reis as rainhas são todos enterrados ah nas igrejas né e tudo isso vira vira lugar de peregrinação né não existe um espaço sagrado natural não existe um espaço sagrado Universal não existe um espaço sagrado respeitado por todos porque ele
é definido por cada religião na medida que você tem várias religiões né no mesmo espaço no mesmo lugar no mesmo país na mesma cidade evidentemente Que Há certos espaços que são sagrados para um e que não são para outros né então às vezes aquilo que é um espaço sagrado para você né eh tende a ser enxergado por outros como o espaço não do bem mas no espaço do mal né E como cada religião tem a sua verdade quer dizer e eh eh não é incomum de uma religião na briga com a outra religião tenda a
destruir os seus espaços sagrados né porque não acredita que eles sejam sagrados acreditam que eles sejam espaços que representam um um grupo ou um costume ou uma prática que não é do bem que não tá ligado a Deus e assim por diante né então quando quando você tem choques entre entre religiões que TM que tem divindades diferentes que T entidades de culto diferentes é comum uma religião tentar destruir os espaços dos outros ou então transformá-lo completamente o espaço sagrado pode ser destruído né ele pode ser abandonado por uma a própria religião pode abandoná por alguma
religião Ah porque e transferir digamos essa sacralidade para um outro espaço né ã é muito comum hoje na na Europa você a as igrejas venderem a igreja católica ou a Igreja Luterana ou a igreja enfim vende a sua igreja dessacralização exemplo boates famosas né que funcionavam dentro de antigas igrejas né Isso é muito comum também vou dizer tem eh igrejas transformadas em centros culturais em escolas em salões de baile e assim por diante então a própria o próprio rito de sacralização porque para sacralizar você tem que ter um ritual né sempre existe um ritual também
de dessacralização né então a sacralização não é Perpétua permanente e eterna então a própria religião pode dessacralizar um espaço seu para dar esse espaço uma outra finalidade pode até vendê-lo tirar um lucro e com esse dinheiro construir uma outra coisa e assim por exemp também esse espaço pode ser destruído por uma ah religião em oposição era muito comum que os templos fossem destruídos pelos outros né Ah isso aconteceu o tempo todo né Que que foi a a a a civilização europeia na América né foi uma sequência de destruição e de aniquilamento de povos e civilizações
o que incluía a destruição dos templos né e sobretudo porque esses templos no por exemplo na América eram feitos de pedra e de tijolos muito bem preparados então era comum você eh usar esse material Ah para construir igrejas Conventos eh casas residências Palácios e muitas vezes até usando os fundamentos os alicerces para construir em cima alguma coisa da sua outra cultura da cultura que estava que chegava depois e é muito comum você por exemplo no México destruir e e descobrir através do trabalho eh Arqueológico debaixo do do do dos de igrejas coloniais a existência de
fundamentos Maias astecas Apotec e assim por diante né então você pode destruir reconstruir reaproveitar ou então transformar por exemplo grande parte muitos templos do Egito antigo foram transformados em igrejas católicas durante depois que que que que que que o que o cristianismo se espala se espalha pelo Egito né ah antes disso você tem a chegada dos gregos mas os gregos tinham uma outra política que era a política sincrética de você junta um Deus com outro você não destrói o anterior Mas você o você o nacionaliza você faz dele um Deus do seu Panteão então há
uma troca Permanente em você você reaproveita aquilo de outra forma mas com com os católicos que que são os coptas né Eh egípcios os templos eles eram eles eram reaproveitados como igreja para isso eles passavam por algumas transformações por exemplo tinha que retirar os Ídolos as imagens né muitos dos textos sagrados antigos e tudo isso era refeito né então você tem depois chegam os muçulmanos e reaproveitam isso que eram igrejas católicas que tinham sido templos da tradição egípcia antiga né então você tem na verdade esses espaços podem ser eh eh definidos eles podem ser depois
desfeitos eles podem ser totalmente destruídos eles podem ser reaproveitados né E eles podem ser transformados e adaptados Então vai depender do jogo de forças que existe né naqueles que controlam esse espaço sagrado e naqueles que tomam a força o controle dessa região desse povo dessa cultura não quando quando um povo digamos destrói um templo ou reconstrói um templo ou adapta Há uma razão religiosa para isso que tá na cultura eles acreditam que eles estão fazendo isso em nome de uma verdade que é a verdade deles né porque toda a religião é uma fonte de verdade
que só vale pro grupo religioso né para outro grupo aquilo aquilo é uma falsificação Aquilo é uma inverdade Aquilo é uma Pode até ser considerado como uma um mal disfarçado e assim por diante né mas não existe um um Como eu disse logo no começo não existe o espaço da G não é uma coisa natural que tá dada não é uma coisa construída o tempo inteiro e ele só se constrói às vezes não precisa nem ter uma religião Às vezes basta uma certa religiosidade popular né Por exemplo eu tenho al casos por exemplo de no
interior era muito comum por exemplo o culto às Almas dos Mortos isso era muito comum e inclusive você tinha os rezadores as pessoas que rezavam o terço que estavam também muito ligadas a outras formas culturais de de de de religiosidade como por exemplo a folia de reis tal né então era muito comum a construção de de Cruzes ou ou ou pequenas pequenas capelinhas nos locais onde alguém sofrera morte violenta na beira das estradas você tinha muito porque era o lugar onde as pessoas ou morriam por Acidente mais recentemente ou antigo antigamente morriam de de emboscada
né nas curvas da da da estradinha de noite e tal nesses lugares né nesses lugares de como de morte e violência esses pequenos lugares acabavam também se transformando em espaços sagrados né mais do que isso ah Às vezes a a a própria a aquele a própria pessoa que que morreu ali ou que por alguma razão foi enterrada ali acabava sendo santificada então surgiram muitos santos populares é com uma coisa comum no Brasil do interior ainda por exemplo na Bahia você tem eh muitos santos populares pelo interior né E você tem os seus pequenos espaços sagrados
que são reconhecidos não pela religião porque não há uma eles não geralmente eles são cultuados por um certo catolicismo Popular Independente de igreja de padre de bispo tal tal né não há uma religião uma organização por trás mas há um grupo de pessoas que cuida que trata que faz a festa que faz a quermesse que levanta Fundos que vai lá e que conserta e que pinta Capelinha e assim por diante então você não precisa ter uma religião organizada por trás mas você tem que ter um sentimento religioso mínima uma crença religiosa minimamente para garantir esses
espaços né e além dos espaços sagrados o que você tem muito são os objetos sagrados que tem a mesma conotação né uma imagem que você tem de Nossa Senhora de Fátima em cima da sua geladeira pode ser uma imagem feita de louça ou de Pedra ou de qualquer coisa né ou de plástico né que tem um valor estético digamos mas se ela passou por um rito né de benzimento coisa e tal ela se transforma num objeto sagrado então ali em cima da sua do espaço da sua geladeira na sua cozinha tem um pequeno espaçozinho que
também é sagrado onde você nos momentos de aflição pode acender uma vela pode botar um copo d'água para beber depois pode botar umas florzinhas e assim por diante Então essa ideia de você transformar coisas comuns em coisas ligadas ao santo a Deus aos espíritos aos antepassados às Forças Sobrenaturais né Isso é um costume que não se não tá só né no espaço mas também tá nos objetos claro que os objetos contidos nesse espaço eles também são sacralizados e um objeto por si tem a capacidade de sacralizar o espaço onde ele está colocado daí que você
tem no interior antigo no Brasil antigo no Brasil colonial Você tem toda a casa tem a sua A Casa dos ricos tem uma pequena Capela né Que deve ser Benta pelo padre e tal não onde se faz festa e onde se onde se fazem as rezas as festas juninas e assim por diante os pobres que não têm sequer casa para morar tem pelo menos um Oratório né Oratório que é uma casinha pequenininha Como se representasse uma capela onde Dentro você tem um santinho e onde você acende suas velas bota suas flores assim por também é
um espaço sagrado e até um espaço sagrado móvel porque quando você mudda de casa você leva o oratório junto talvez no Brasil o espaço sagrado mais mais complexo mais cheio de regras e e e pormenores e e e que obriga a mais ritos e e Exige uma permanente um permanente cuidade seja os terreiros de Candomblé porque Cada centímetro quadrado do terreiro de candomblé ele tem uma finalidade ele recebe um rito e assim por diante a tal ponto que segundo as tradições do Candomblé ah ah não basta você orar para os orixa você tem que alimentá-los
porque ele é uma religião que na origem é uma religião de antepassado Então tudo aquilo que você fazia pros antepassados que é tratá-los como membro da família alimentá-los e vesti-los cois tal você tem que fazer com os orixa no cano Blanco chais com os voduns com os inquices com as diversas divindades do Candomblé Ah e eles têm que tem um espaço sagrado reservado onde eles ficam ah praticamente eh escondidos dos olhares não religiosos né os os os Altares os Altares eh do gbl não são abertos a visitação pública eles ficam fechados né E só entram
nesses espaços aqueles que que são iniciados nem todo iniciado tem espaço que você tem que ter um grau bem elevado de iniciação como acontece nos templos antigos os templos Romanos os templos gregos né e até mesmo no templo de Salomão né então cada lugar do terreiro tem tem uma um grau de sacralidade diferente para começar por exemplo antes de entrar no terreiro você é obrigado se limpar de das energias negativas que você trouxe da rua né então quando você chega no terreiro a primeira coisa que você faz é vai tomar um banho primeiro de água
em seguida um banho feito com ervas e e e folhas e assim por diante que é para se limpar mas antes mesmo de você botar o primeiro pé dentro do terreiro você tira água de um pote né com uma caneca e você simbolicamente se banha com essa água e joga essa água de volta pra rua né então isso Exatamente porque como todo o espaço é sagrado ele não pode ser contaminado e a rua e como é um espaço profano pode conter energias ruins Então você tem que se limpar depois dentro de cada espaço você vai
ter Inclusive a forma de você andar e entrar nesses espaços tá ligado a essa sacralidade ao entrar por exemplo num espaço mais sagrado que outro você é obrigado a se abaixar em sinal de reverência porque você e tirar os sapatos você entra descalço né e e e e nas portas existe uma cortina feita com folhas de Palmeira desfiada que é para obrigar você a abaixar a cabeça ao passar né e a a a questão da sacralidade do espaço é tão grande que não você não dá comida só para os orixa para os voduns para os
inquices para os Encantados você também tem que dar comida para a terra onde está localizado o terreiro então o próprio terreno físico do Candomblé recebe sacrifício né Ou seja que é a o o o o a a a a demonstração religiosa da maior prova possível que que você pode fazer de troca de de sacralidade né então no terreo de canom blé ainda essas coisas são muito rigidamente preservadas assim como eram por exemplo e essas coisas mudam com o tempo Por exemplo quando eu era menino as mulheres só entravam na igreja de Vé né as mulheres
eh casadas e viúvas de véu preto e as moças solteiras de véu branco para demonstrar a sua virgindade Hoje seria uma coisa quase que inviável né Mas recentemente com com João Paulo I que era um homem muito reacionário isso voltou a acontecer em Roma algumas igrejas que per percem ao Vaticano onde as mulheres tinham que se cobrir muito para entrar né E então existe essa ideia também de que o corpo também pode contaminar o espaço sagrado então por isso que você se envolve em mantos em roupas longas em véus e assim por diante né essa
ideia de quem vem da rua entende não tá muito muito Limpo né para para pisar um espaço de sacralidade não o que é muito comum hoje hoje em dia é que você eh constrói a sua própria religião né ou seja cada um constrói a religião que acha melhor para si mais vantajosa então você vai pegar um pouquinho de uma religião um pouquinho da outra um pouquinho da outra e você você administra a sua crença e você constrói seu próprio espaço religioso e você esse simples pequeno espaço religioso doméstico quando você coloca as suas coisas que
você acha que tem validade religiosa para você isso é uma coisa isso não é bem um ecumenismo isso é um uma bricolagem né religiosa que você faz isso é muito isso isso é toda uma tendência moderna que a gente chama de Nova Era né de New ag né faz parte desse movimento de que você você constrói para você um mundo tal como você imagina que ele seria o ideal né não ideal para todos porque você não acredita no ideal para para todos mas naquele ideal seu né como é que você se relaciona com as forças
com as energias tal tal tal isso tudo faz parte desse movimento de newage você constrói os objetos e o espaço sagrados de acordo com essa você e nada impede de você ir na missa ir no culto e no terreiro de candomblé e e e no no no assistir a palestra da monj coin enfim você participar um pouco de cada coisa de cada coisa você vai tirando aquilo que é essencial o movimento ecumênico é diferente movimento como é um movimento institucional né em que grandes igrejas se unem né se unem se reúnem né para para demonstrar
que há temas muito comuns e muito próximos e que a essas igrejas instituições ao invés de necessariamente se se distanciarem umas das outras podem se aproximar né tendo em vista que num futuro ideal saber quando mais ou menos o tópico na verdade você podia chegar um momento em que o homem teria apenas uma grande única religião que valesse para todos Isso foi um grande sonho dos anos 70 mais ou menos e que mais ou menos caiu em desuso né mas já houve muito movimento muita tentativa de unificação claro que esse esse ecumenismo nunca foi eh
generalizado quer dizer eh o ecumenismo movimento ecumênico como conhecemos juntava católicos com evangélicos com protestantes ou seja eh tentava desfazer aquilo que a reforma protestante fez né quer dizer a separação tentava juntar o que historicamente havia sido separado pelo menos em alguns aspectos tratando de alguns temas e assim por diante né Além disso há um certo movimento ecumênico generalizado que procura juntar eh pessoas de diferentes religiões para tratar de temas comuns por exemplo a tema o tema da salvação do mundo da salvação do planeta eh da ecologia contra a bomba atômica contra a fome no
mundo contra as doenças e assim por diante Então mas aí é um movimento quase que e que que junta religiões diferentes sem tocar necessariamente na questão religiosa ou seja são movimento movimentos muito mais de natureza ética de natureza moral do que propriamente de natureza Religiosa e é interessante porque se você tem por exemplo essas essas essas Essas manifestações ditas ecumênicas você vai ter um padre que reza uma oração católica você vai ter um pastor que Fala alguma que lê alguma passagem bíblica você vai ter um shake né que faz uma exortação em árabe você vai
ter um judeu eh um um um Rabino né Falando de alguma passagem enfim você você vai ter um pai de santo que canta Uma cantiga de paz e pros orixa então cada um expressa um pouquinho né da sua capacidade de de oração interpelação dos Deuses e Santos etc mas tendo um ponto tendo um objetivo único que é por exemplo vamos orar entende para para diminuir a violência no Brasil entende mas o objetivo último não é o religioso o objetivo último é alguma coisa que tá na sociedade no cotidiano das pessoas na vida né das pessoas
comuns tal isso em geral se chama de um movimento ecumênico um grupo ecumênico mas não é exatamente assim porque não na verdade ele não tem em vista eh transformar as religiões numa única religião Ou pelo menos transformá-las tanto quanto possível mais próximas em termos de crença de rito de Panteão e etc bom o normal é que você nasce já com uma religião né quer dizer isso é o comum o o tradicional você já nasce de uma família religiosa você não tem que se preocupar em escolher nada nas sociedades contemporâneas e no Brasil a partir sobretudo
a partir dos anos 50 você tem a chegada de muitas religiões de Fora que começam a fazer a sua propaganda e começam a oferecer coisas né oferecem cura oferecem prosperidade oferece eh uma vida melhor oferece uma uma a a participação de uma nova comunidade de gente e assim por diante né Então na verdade as o que acontece é que as religiões se oferecem é por isso que nós sociólogos dizemos que no que nós temos hoje é um mercado religioso que que é um mercado religioso é uma sociedade onde você tem muitas religiões diferentes no Brasil
são quantas centenas não sei não saberia dizer né E que essas religiões elas oferecem serviços religiosos né E aí você vai procurar aquela que tá mais de acordo com a com os seus interesses as suas necessidades normalmente normalmente você muda de religião por porque você tem um contato uma prima uma pessoa um vizinho alguém e que você não tá feliz você tá com problema você enfim se tá chateada você eh não se encontra mais na sua religião então ela vai vamos comigo assistir meu culto Coisa e Tal ah V comigo ver ver a minha sessão
no espírito ah V comigo ver no terreiro é tão bonito você vai gostar tá você vai fotografar você vai adorar Coisa e Tal T tal então uma coisa é você ser levado por outro outra coisa é que você tem muita propaganda religiosa em todos os lugares na televisão no rádio ã o tempo todo as pessoas tocam a campainha fala ah hoje tô com a campainha eu sou de um grupo queria deixar aqui uma revistinha pro senhor ler coisa e tal tal tal tal tá ela me deixa revistinha mas ela vai voltar depois vai querer conversar
entendeu então há várias estratégi porque as estratégias dessas igrejas É cada uma conseguir o maior número de adeptos né ou seja crescer é crescer para crescer ela tem que tirar o tem que tirar o adepto do outro então por a pessoa não pode ficar com pé em duas três Canoas né então há uma certa busca dessas pessoas essas pessoas são buscadas pela propaganda pela procura de porta em porta mas enfim é como se fosse mesmo um mercado ou se você você quiser escolher você tem muitas religiões diferentes cada uma de acordo com sua personalidade sua
extroversão a sua introversão né agora geralmente você você muda de religião quando você tá em crise com algum problema ou com você ou com alguém da sua família uma doença incurável uma causa perdida uma injustiça sofrida ou às vezes por razões estéticas Porque você acha bonito porque você gosta porque você viu aquilo ficou completamente apaixonada e sobretudo porque nós vivemos numa sociedade que é uma sociedade secularizada ou seja uma sociedade sem religião você pode ser uma brasileira perfeitamente sem ter nenhuma religião isso não é nenhum problema né Ou seja a religião não participa da vida
do país a religião e a escola não tem nada que ver com religião né O médico não tem nada que ver com religião tudo que você precisa pode ser perfeitamente lhe dado ou vendido sem nenhuma intermediação religiosa a consequência disso é que a própria sociedade não tem mais religião até a república o Brasil tinha uma religião que era o catolicismo que era a religião oficial para você ser brasileira Você tinha que ter a religião senão você não não não tinha registro de casamento porque que e porque que dava o registro você não tinha registro de
nascimento porque era o batismo que te dava você enfim você não podia nem ser enterrada porque os cemitérios eram eh católicos pertenciam à igreja então para você ser cidadã você tinha que ser católico com a república e sua caba separa de um lado da religião de outro lado então com isso as pessoas ficaram livres para mudar então quem não queria mas ser uma coisa podia ser outra você pode até mudar de religião por razões políticas isso acontecia muito muito no tempo da chegada do Espiritismo Porque nas cidades pequenas do interior quem mandava é era o
padre né o padre o prefeito e o médico formava assim um trio de poder insuperável e tinha pessoas importantes eh intelectuais tal que não queriam essa dominação religiosa então Eh muitos deles abraçaram o kardecismo o espiritismo kardecista que era uma forma de se opor ao ao ao ao poderio do padre mas continuar sendo religioso continuar sendo Cristão e assim por diante então às vezes você tinha até uma motivação política não o espiritismo é pouco proselitista as religiões proselitistas por Excelência são as religiões evangélicas evangélicas eh eh que procuram o tempo todo a a o o
incorporar cada vez mais adeptos o espiritismo é uma religião Muito pouco muito pouco ã proselitista e aceita que você seja Espírita continuando a ser católico e a mesma coisa se aplica às religiões AF brasileiras né são religiões que não fazem propaganda que não procuram atrair fiéis e que também na maior parte dos casos se acreditam igualmente católicos né então o que você vê mesmo tanto que o que você vê na televisão de proselitismo é tipicamente eh evangélico e mais precisamente Pentecostal né porque é uma religião étnica é uma religião Eh que que que pressupõe uma
origem comum uma origem cultural histórica biológica comum né então é claro que interessa a por exemplo ao judaísmo trazer de volta pro judaísmo antigos judeus que deixaram de ser judeus historicamente por muito tempo então Claro que existe um interesse em em em em aumentar o número de adeptos também em certos Casos eles aceitam a conversão de não judeus sobre determinadas condições so determinadas osas condições né exatamente para impedir por exemplo que que um judeu um homem judeu que se sente judeu vai se casar e vai se casar com uma goi com uma moça Não judia
há interesse do Judaísmo em converter essa mulher ao judaísmo porque senão os filhos do casal não poderão ser judeus porque você para você ser judeu em geral Ah a mãe deve ser judia né a transmissão é pela mãe se se O Judeu vai se casar com uma Não judia Então antes disso ela tem que ser convertida né então não é que eles não aceitam claro que eles aceitam mas a a tem que lembrar que a religião é uma religião de um povo né não é uma religião como o Islã por exemplo ou como o cristianismo
que foi se esparramando pelo mundo né e convertendo populações inteiras e culturas inteiras e países inteiros que nada tinha de ver quer dizer na verdade eh não existe uma base étnica eh comum né quer dizer claro que a língua Sagrada outra vez a questão Sagrada né do objeto Sagrado do espaço sagrado ah a língua Sagrada é é a língua de Maomé é o árabe né e mas um o os os praticantes do do islamismo falam praticamente hoje todas as línguas do planeta são a maioria né E como foi é o caso dos cristãos né que
também numa certa época falavam e acho que ainda falam todas as línguas do planeta há ritos de iniciação que são próprios e eh praticados na religião da qual você nasceu ou em ritos iniciação que são praticados para dar uma nova identidade religiosa por exemplo você certamente deve ter passado por algum rit iniciação você foi batizada foi crismada e tentaram Então aí é uma etapa você é batizado depois você é crismado que é confirmação do batismo né depois quando você são chamados ritos de passagem né Depois você se casa e quando você se casar você vai
vai se casar ah na na frente de um padre quando você morrer você vai receber a Extrema unção vai ser enterrado em Solo Sagrado cois tudo isso são ritos eh a gente chama de rito de passagem porque não tem muita ideia da iniciação porque você já você já você já faz parte desse grupo mas se você quiser se transformar num num sacerdote num padre ou numa freira aí você tem um rit iniciação que marca o seu novo status né você não será simplesmente uma católica Mas você será um sacerdote ou uma irmã ou uma freira
tal então você muda de você muda de categoria social Então quando você muda de categoria social na religião você tem que passar por um processo de iniciação né hum no Brasil os processos de iniciação mais elaborados de novo eh podemos citar o canom blé né o canom blé e outras Vertentes afro-brasileiras outras variantes primeiro que você tem que aprender toda uma cultura diferente você tem que aprender você tem que ir se preparando você tem que a aprender a cantar aprender a dançar ah né Aprender todo um um palavreado aprender coz porque você vai cozinhar pros
orais aí quando você tiver preparado você vai passar pro reito de iniciação onde você vai ficar ligada ao Orixá E você vai ficar ligada à casa onde você tá sendo iniciado né Isso é um rito que se chama de oro que poderia ser substituído por sacrifício né se você vai passar por um rito você vai FIC colida por um bom tempo né longe do mundo num lugar sagrado totalmente Limpo totalmente branco totalmente despojado onde você vai tomar seus banhos rituais Onde Você Vai repousar até que na que você vai progredindo nessa nessa Limpeza Espiritual chega
o dia em que você vai ser depilada raspam a sua cabeça porque a sua cabeça que vai receber sacrifício né porque é dentro dess sua cabeça que a religião diz que mora o seu orixá né por isso que a cabeça é um espaço sagrado né então quando esse processo vai ser você vai ser pintada Ah porque é uma tradição uma tradição africana você al a mesma coisa hoje ind dia não usa maquiagem que você compra no Free Shop mais barato você lá não usava esse tipo de maquiagem usava uma outra maquiagem que eram alguns tipos
de pintura baseada em três cores que é branco vermelho e azul né E então você vai ser pintado de acordo com a estética africana do século ah 17 18 né e para ficar bonita né E aí quando você estiver bonita você pode ser transformado numa noiva do Orixá né e ao receber o sacrifício né H sob a sua cabeça sob o altar do seu orixá e sobre o chão que você pisa você se transforma numa sacerdotisa né E aí você tá apta a entrar em trans a receber seu orixá a ser vestida dançar com ele
no barracão para todo mundo ver apreciar bater palma beijar abraçar e depois você vai repetir isso no terceiro ano no 5º ano no sétimo ano no 2 primo ano quando finalmente você estará definitivamente iniciada né então é um longo processo com muito detalhe com muito poenor né e com muito gasto muito dispêndio porque tudo isso comprar muitos objetos que são sacralizados roupas utensílios Altares além das festas que você tem que dar pra sua comunidade nesses nesses dias festivos do seu orixá Então você vai ter que arranjar dinheiro pro arroz feijão pro pro peixe né pro
feijão PR feijoada dependendo do or chá que você tem a tua comida pode ser mais barata ou mais cara e também a bebida o guaraná a coca-cola né hum os doces que vem depois o bolo que é fundamental em dia de celebração tal tudo isso é o iniciado que tem que financiar né então é necessa bastante complicada em geral as iniciações de esse esse momento de passagem de uma religião para outra se dão por ritos bastante simples por exemplo no no se você for por uma religião evangélica basta você ser dar o teu testemunho que
é fundamental e depois se você quiser você pode ser batizada né nas águas na no espaço sagrado reservado ao batismo é porque essas religiões são chamadas elas são religiões da palavra são religiões que se baseiam muito mais na Adoração dos livros as palavras escritas nos livros sagrados né enquanto que a religiões que são mais ritualísticas que dependem muito mais que não tem um livro que não tem uma palavra mas que depende muito mais porque na verdade o que que faz o a Como que é o por exemplo e há religiões em que você simplesmente lê
a palavra Sagrada lê repete lê repete ouve preleção sobre isso você escuta você fala você pensa tal tal são as chamadas religiões da palavra e tem religiões que você representa porque na verdade o que que você lê nesses livros você lê mitos você lê histórias histórias dos Deuses histórias dos Santos histórias de pessoas né que foram consideradas Santas e sagradas ao longo do tempo é isso que tem na Bíblia isso que tem no Corão são histórias de gente antiga que passou por um processo de sacralização há certas religiões rituais como o Candomblé o tambor de
mina o o Batuque do Rio Grande do Sul essas religiões de proveniência africana onde essas pessoas essas pessoas e essas histórias também existem e são permanentemente lembradas mas não por um livro mas pela mitologia que é que é preservada na memória na memória verbal desse povo né quer dizer você não lê as histórias mas alguém te conta essas histórias e o rito consiste não em ler essas histórias mas representá-las no espaço sagrado público dessa dessa dessa religião então que você vê de dança por exemplo num canom blé não é uma dança uma dançaa ah em
que cada um dança o que quer cada um inventa o que quer não é uma dança que representa uma cena de uma história que fala de um determinado orixá Então são representações da memória entende de personagens antigos que são os personagens básicos da religião enquanto que nas religiões da palavra você lê essas histórias e as vez você também representa no caso da missa né no momento da hóstia que que você faz você representa a participação dos apóstolos na Última Ceia né prestígio para quem gosta né para quem acha bonito para quem acha que tem valor
cultural para quem acha que isso é uma coisa legitimamente brasileira por conta da nossa formação Ah que contou em grande parte com o escravo não só como meio fonte de trabalho de produção Econômica de criação de riqueza Mas também de produção de Cultura de língua de ritmo de música afinal de contas né Tá aí a Bossa Nova internacional que veio do Samba que veio do do terreiro que veio do fundo do quintal né que veio do negro Então tudo isso Conta Ah mas eh se você tem uma outra religião e você é muito ligado a
sua religião você tende a olhar com desprezo tudo isso né ah Por que que os intelectuais gostam tanto das religiões afro-brasileiras intelectuais artistas compositores cantores porque em geral eles pertencem a uma categoria de de de pessoas que não tem nenhuma preocupação maior com com a religião não são pessoas religiosas pode até ter uma religião mas não levam essa religião isso não é o mais importante das suas vidas não é isso que conduz as suas vidas né Agora se a religião conduz a vida de uma pessoa estreitamente ela vai achar tudo isso uma uma uma coisa
feia desprezível que é seria bom até eliminar acabar e assim por diante uma coisa que contamina uma coisa que traz prejuízo uma coisa que traz vergonha coisa assim por toda a religião acha que ela é a única verdade tolerável todas as outras passam a ser uma coisa ou suportável até certo ponto se não incomodar muito ou alguma coisa a ser exterminada religião não é uma coisa que junta a religião é uma coisa que separa e essa essa separação quando implica em grandes populações pode dar em guerra o que a história nos mostra o tempo todo
e agora e estamos vendo isso na televisão a briga permanente entre entre judeus e palestinos né isso estamos vendo todos os dias na televisão mas vimos isso muito na europao vimos isso muito entre católicos e protestantes e vimos grandes perseguições de religião contra religião adeptos contra adeptos ao longo da nossa história toda né orixa voduns E inquices são Deuses de origem africana né Essas religiões são Originalmente politeístas né A grande maioria talvez 99,9 99% das religiões surgidas no mundo são politeístas nós temos três religiões que vê de uma mesma que são monoteístas que por acaso
são as religiões de Ocidente né que é o judaísmo o catol ismo e o Islamismo né são todas aliás todas saídas do Judaísmo por algumas razões que o sociólogo gostam muito de discutir a longas teorias e teorias clássicas sobre isso né foi exatamente esse politeísmo esse monoteísmo que teria propiciado o surgimento da civilização ocidental né e e e mas o resto do mundo o resto do mundo eh tem muitos Deus dees e muitos espíritos e assim por diante países importantíssimos eh país até que abandonaram durante certo tempo essa prática de cult aos deuses e que
agora retomam por exemplo esve na Índia recentemente ainda não na china onde assistia reinauguração pelo partido comunista de muitos templos que tinham sido fechados destruídos Queimados né porque acharam que isso achavam agora que isso podia até fazer um bem pro povo né então em modo geral ah as religiões são politeístas tem muitos Deuses né o comum é que esses Deuses na origem são Deuses de acidentes naturais deuses do rio da montanha O Deus do céu do arco-íris O Deus do Trovão o Deus da e de atividades humanas o Deus da Guerra o Deus da sabedoria
quer dizer coisas que a gente aprende quando a gente estuda um pouco né de religião e mitologia grega Romana egípcia hindu e assim por diante né a nossa tradição básica é tradição é a tradição monoteísta né Eh e continuamos assim porque essa grande hoje o catolicismo tá reduzido a 60% mas outros 26 27 por são evangélicos mas eles também são monoteístas então o politeísmo é muito reduzido aos pequenos grupos afro-brasileiros pequenos grupos sobrantes ah ah das antigas comunidades indígenas e de algumas pequenas religiões que florescem aqui ali que também praticam o politeísmo como o caso
da uica e com as religiões novas recriadas e assim e assim por diante né agora no caso do Brasil eh nós tivemos escravos que foram trazidos de diferentes regiões da África né de diferentes culturas de diferentes civilizações e cada uma delas tinha a sua religião própria e por ter sua religião própria tinha as suas divindades próprias do conjunto Geral de etnias que foram trazidas se sobressaíram os povos chamados yorubás cujas divindades são chamadas de orixa os povos geges cujas divindades são chamadas de voduns e os povos bantos da África Meridional cujas divindades são chamadas de
inquices né então orixa voduns inquices são heranças que nós temos dessa mescla de culturas africanas que se reproduziram no Brasil e que aqui e permaneceram ah o caboca é muito interessante porque no caso dos bantos que que cultuava os inquices havia uma particularidade religiosa muito interessante os inques eles eles estão eles são fixados à terra onde eles são são cultuados digamos o inquice de São Paulo eh não pode ser levado para São Bernardo porque lá tem o inquice de São Bernardo inquice da minha casa não pode ser cultuado na sua casa porque lá tem um
inquis entende cada território entende ele tem o seu inquis próprio e você não pode levá-lo transportá-lo então eles não puderam trazer os inquices pro Brasil eles trouxeram as rezas As cantigas coisas e tal mas in quiss mesmo eles não podiam traz não podiam assim como vieram os orais os udun os inques ficaram na África e aí como resolver esse problema bom a cultura sempre resolve as coisas né de um jeito ou de outro eles tiveram que reot no Brasil as divindades para poder refazer a memória dos seus inques E aí qual que é qual que
é o o verdadeiro o mais legítimo antepassado das terras brasileiras não é o índio porque antes de chegou chegar o branco antes de chegar o negro o índio já tava aqui então eles vão adotar espíritos de índio para substituir os os inquices só que na Bahia do século X xi os índios eram chamados de caboclos né aqui em São Paulo quando a gente fala Caboco a gente sempre pensa numa mestiçagem né a gente se pensa no cruzamento de branco com né de branco com índio tal mas na Bahia quandoa o Caboco era falar o índio
indígena hoje a gente não fala mais índio né a gente fala indígena Então os indígenas são os caboucos são espíritos indígenas velhos antepassados indígenas que foram adotados pelos escravos bantos né na prática do culto dos inquices tá Então na verdade que que é o inquice inquice é uma forma brasileira né de um ão que não pode ser transferido da África por para cá por razões da própria natureza desses dessas divindades que não podiam ser deslocadas então no Brasil você tem agora existe uma correspondência muito perto porque assim no no no no no no politeísmo os
deuses têm funções de governo né de de eles cuidam da gente cuidam do mundo mas há uma divisão de tarefa né então todo todo o politeismo pra tem o Deus da Guerra o Deus do governo né o Deus da o Deus da Agricultura o Deus da caça o Deus dos pescadores né o Deus da sabedoria o Deus da Morte né então em função deste dessa divisão de trabalho esses inquices puderam ser Associados né Eh eh aos voduns e aos orixa né então você pensa assim vamos pensar ah I anã I anã que também é chamada
de oá Iansã é do Panteão uban é do candomblé é muito conhecida ela é a deusa do raio deusa das tempestades né e governa muito a a personalidade feminina né sobretudo essa essa personalidade intrépida mais feminista do que feminina né Mas você vai você vai encontrar uma correspondente no panteão dos voduns que é sobo né então sobô yá ou ou ou yanan pode ser visto com mais ou menos com a mesma divindade você vai encontrá-la como inqu chamado e onde ela vai ter vai ser chamada de bamburucema Então você tem diferentes nomes para diferentes dividades
originais mas que guarda entre si uma correspondência e todas elas guardam também alguma correspondência alguma semelhança com algum santo católico que desempenha um papel próximo ao semelhante quem que era a santa dos Raios Não era a Santa Bárbara então é claro que Santa Bárbara oyaba bamburucema Iã ah sogbô sejam exatamente a mesma divindade né ou seja se não se não a mesma pelo menos alguma coisa muito próxima né então você tem isso Jesus Cristo que é o deixar mais importante porque fez fez o homem Ele é originado da criação ele vai ser sincretizado no catolicismo
ele vai ser sincretizado com com o maior de todos os as entidades cultuadas que é Jesus Cristo né então se você falar em Oxalá e falar em Jesus Cristo para alguém do canom blé você tá falando na mesma coisa por isso que no dia dis que a festa mais importante de de Oxalá que é a Festa da Lavagem a festa da purificação é feita nas escadarias da igreja do Bom Fim Não é por outra razão é por essa porque eles são vistos como a mesma coisa né agora se você for num terreiro de vodum ele
vai ser chamado de lá e assim por diante então cada em cada terreiro Você pode ter um um um Panteão que tem um nome diferente mas esses todos esses panteões eles se relacionam em entre si e com o Panteão católico né e a mesma coisa todos eles tê um Deus Criador Supremo né que no caso de do do do candomblé é ol lorun no candomblé orubá Mas é a mesma coisa que quando você fala é mesma coisa que você falar Deus né Deus te abençoe alguém no candoble vai dizer para você o lorum não te
abençoe mas ele tá pensando nesse Deus Criador Inicial né então é isso quer dizer na verdade é por isso que a gente chama os orixa de Santos né o eu tenho um santo eu eu sou daquele Santo eu fiz um sacrifício para aquele Santo fiz uma pedi pro meu santo não sei que meu santo brigou com o santo dela e assim por diante mas quando você fala Santo você tá pensando ou no seu á ou no seu vodum ou no seu inquice Deus não está em lugar nenhum se não existe uma religião porque diga onde
ele está né quer dizer a Deus é uma concepção religiosa né só quem pensa religiosamente é que pensa em Deus né quem não tem uma concepção religiosa do mundo não pense em Deus Por conseguinte não vai pensar onde ele está agora a a a a a a luta da humanidade sempre foi uma luta contra a natureza a cultura sempre foi visto como uma luta contra a natureza porque a natureza é selvagem é perigosa ela cheia de armadil né então a própria Constituição da cultura é uma constituição para homem vencer a natureza a preocupação com a
natureza é uma coisa muito recente muito recente é quando se descobre que a a cultura venceu tanto a natureza que passou a destruí-la né e Sem ela nós estaríamos Fritos né então é uma coisa muito recente é uma coisa que a gente assistiu as pessoas da minha geração assistiram a chegada o início da preocupação com a natureza o início do movimento Ecológico e é interessante que surgiu praticamente o movimento Ecológico organizado surgiu Praticamente em Berlim no tempo da Guerra Fria porque Berlim era uma cidade sitiada né uma cidade sitiada dentro de um território inimigo quer
dizer Berlim ficava dentro da Alemanha ah comunista dentro da Alemanha oriental né a única o único meio de ligação com o mundo ocidental era uma estrada que era cercada de muro dos dois lados e cuja passagem não era inteiramente liberada e as rotas de avião que eram feitas por uma única companhia permitida que era abaran que é uma compania que não existe mais então era uma cidade que era completamente sitiada e que tinha grandes preocupações com abastecimento de água e tudo isso então A grande preocupação deles era não ficar sem água eles criaram Lagos maravilhosos
chamado vanze né E que cercado de bosques por todos os lados para que exatamente as fontes Ah que as fontes que alimentam essas Lagoas né Eh não secasse e tal então a primeira grande preocupação era que a cidade não morresse de sede por consequência de fome porque ela não tinha como recuperar então a grande primeira preocupação com a natureza começa ali é por ali ali que surgem inclusive o primeiro Partido Verde A Primeira ideia o loel fez um um livro belíssimo chamado a cidade que que que o muro que violentou o verde eh então eh
a partir da a partir do do daí é que o homem começou a se preocupar com a natureza Então essa ideia de nem as religiões não tinham nenhuma preocupação explícita com o mundo natural no caso das religiões AF brasileiras havia um uso ritual necessário da natureza porque você os ritos envolvem muito o uso o uso de ervas né de folhas de raízes de sementes de de vagens eh e de frutos de de frutos do do do Dendê e mais que isso muitos espaços ah sagrados são localizados fora do ambiente Urbano ou seja na floresta na
praia no mar ah na cachoeira na montanha porque os próprios Orixás e voduns e etc eles estão relacionados a esses elementos naturais né e a manj tá ligada ao mar né Ela é o mar né ela é rainha do mar mas ao mesmo tempo ela é o mar o nome Yemanjá significa mãe dos filhos peixes né então ela é na verdade o próprio ambiente mas não havia uma consciência disso né então você a havia um uso né Outra coisa as árvores são muito importantes na tradição afro-brasileira porque as as as as velhas árvores são habitadas
por espíritos por pássaros que são portadores ah dos orixa de menag dos orixa por espíritos estão ligados aos Orixás tal tal tal então a árvore também era preservada há uma árvore que é cultuada como se fosse um próprio orixá que é o iroco né que no Brasil foi substituído pela gameleira branca porque no Brasil você não tinha o iroco como a árvore Nativa né depois ela ela trazida e adaptada tal mas ela em geral se substituir a árvore iroco que é uma árvore africana pela árvore gameleira branca então sempre houve uma um uso da natureza
uma uma proximidade muito grande Quando surge o movimento Ecológico esse prato Já tá feito é só comelo certo então a própria religião passa digamos a se alimentar em termos de de prestígio dessa sua relação pacífica com a natureza né não cabe ao ao candomblé eh cortar a árvore porque ao contrário cabe ao candomblé cantar para árvore alimentar a árvore aplaudir a árvore né assim mesmo se ele vai na cachoeira ele não vai na cachoeira para destruir a cachoeira ele vai exatamente para cantar o pé da Cachoeira né porque ele sabe que é o chum deve
estar por ali que é o de chá das Águas Doces Então você tem muito isso emanjá água salgada Oxum Água Doce oxosse mato o que montanha hum Oxalá ar Oxalá é que é um orixá muito importante né o maior inimigo do Oxalá é a poluição porque Oxalá adora tudo que é branco tudo que é limpo tudo que é precioso tudo que brilha né E tudo que não tem cheiro tudo que não tem cor tanto que a comida de Oxalá é sempre uma comida branca branca sem cheiro sem sabor Ele come sem sal e sem açúcar
né então quanto mais puro for o ar entende mais esse ar é Oxalá mais você tá perto portanto do criador da humanidade Então tudo isso foi explicitando de certo modo valores que se estavam embutidos numa forma de pensar então de repente você tem né alguém vem um ministro de estado da cultura e e proclama o canom blé é a religião da natureza né mas nunca ninguém tinha pensado exatamente nesse termo isso só é possível Porque surgiu um outro movimento paralelo a a a a a a a a religião que é a ideia do Mundo Verde
que é a ideia da amb do meio ambiente que é a ideia da Preservação do planeta e assim por diante Então essas coisas todas são frutas da são frutos de várias formas de pensar que se vão se juntando nesse espaço recente de tempo né que nós vivemos nos 20 30 anos por que que o chum é é do Rio Porque o povo que vivia na beira do Rio entende acreditava que esse rio tinha um espírito que esse rio tinha uma alma que esse rio tinha uma divindade né então o xum o xum é a divindade
do rio de água doce Porque o povo né que diz que começa a cultuar essa divindade é o povo que mora na beira do rio né mesma coisa o que mora ah na montanha vai pensar numa divindade da montanha não é então o o lembra-se que os deuses existem e como como representações ideais do mundo em que você vive masé então é claro que claro que depois tem as adaptações as mudanças coisas e tal né e é muito interessante por exemplo o exu é o orixá da comunicação né ele corresponde por exemplo ao Hermes dos
dos gregos corresponde ao Mercúrio dos Romanos né mas ele é o orixá que leva mensageiro ele leva e traz mensagem então ele é basicamente orixá da comunicação né hoje em dia ele é visto como orixá da internet porque a comunicação não se faz pela internet ele já foi por exemplo os ele já foi protetor dos carteiros entende mas ele ganhou status ele cresceu ele ele acompanha a evolução Hoje ele é ele é o o o o o o orixá eh dos dos dos que navegam na internet dos hackers dos dos dos dos programadores de de
de de informática e assim por diante mesma coisa aconteceu com com criança cada vez menos ficou sendo importante embora haja muito raio no Brasil ah ess o Brasil é o país que mais tem raio né Eh que mais morre gente por Raio assim mesmo esse fenômeno é raríssimo considerado isso sei lá dois séculos atrás né hoje em dia se morre muito pouco de raio então a i ançã Coitada foi perdendo o elemento dela isso diminuiu o prestígio do Orixá de certo modo mas ela ganhou uma outra uma outra área para de atuação importante que é
o feminismo como ela é inter ela interpreta ah guerreira Valente não tem medo de nada coisa e tal ela e e e muito tem muita autonomia em relação aos homens a sobretudo ao marido dela que é Xangô ela ganhou o Patronato do feminismo né Outra coisa que aconteceu foi com o mulu que também chamado de o baloe que era o padroeiro contra as varías e as doenças e as pestes e coisa e tal e com tudo isso com o declínio dessas doenças ele ganhou um outro Patronato ele assumiu para se se deu para ele aquilo
que é a peste do século final do século XX aides então se você tem problemas de aides coisas e tal você vai recorrer a quem ao mulu porque é o mulu que opera nesse campo das doenças das doenças de pele das doenças do contágio do contágio humano das pestes coisas tal P pá então o chos não tem Caçador quem vai caçar para né então o chosse que era apenas o O Guardião da caça o patron dos dos dos dos dos dos Caçadores ele vai ser o patrono da provisão ele vai ser Orixá provisor quer dizer
é é com ele que você consegue entende as graças para poder alimentar a sua família para trazer comida para casa para botar comida na mesa ele é o provedor ele não é simplesmente o caçador ele é o provedor porque o que vem para casa não precisa vir da Mata caçado pode vir do supermercado comprado Mas por intermédio da força que ele é capaz de religiosamente promover olha ninguém deve ser convertido né porque não há nenhuma razão para você converter ninguém porque a verdade do outro não é melhor do que a sua né a a a
religião é sempre uma verdade relativa não é uma verdade que não se comprova é diferente da ciência diferente da filosofia que cuja verdade é comprovada através da argumentação não é através de uma crença de de acreditar em então não há nenhuma razão ã lógica ah racional para você converter ninguém mas as religiões sempre querem converter os outros evidentemente né e continuam convertendo o tempo inteiro o tempo todo você tá tendo conversão inclusive hum essa a a a as tribos indígenas sofrem verdadeiro assédio de missionários né sobre primeiro missionários católicos e hoje em dia missionários evangélicos
em geral a religião preferencial dos índios mais integrados à sociedade Brasileira hoje são religiões evangélicas né mas isso isso sempre foi assim sempre o o conquistador sempre tentou impor a sua religião ao conquistado né e o índio ainda é visto como uma espécie de conquistado de de de de de grupo humano a ser conquistado e para paraas igrejas essa conquista se faz através da conversão Mas isso é um desrespeito à cultura indígena Isso é uma uma ign ância a respeito né do que sejam do que seja a autonomia das diferentes civilizações os Encantados são da
cultura digamos cabocla da cultura e mestiça que se formou sobretudo na região Amazônica né onde você tem você tem uma um uma combinação um sincretismo uma mistura de um pouco de de de indígena com um pouco de de de católico e um pouquinho também de afro de africano né você até pode imaginar E dizer afirmar que o Encantado marichal vodou um Deus uma deusa tal se origina na natureza mas é a cultura que e sobretudo a cultura Urbana que dá a ela suas características se você vai num terreiro de de umbanda você vê os caboclos
que são Encantados fumando charuto não vê isso é absolutamente comum você fala mas por que que eles fumam charuto a razão é simples o culto aos caboucos esse culto que a gente conhece como candomblé de caboclo que depois foi se transformou na umbanda Ele nasce na Bahia numa época em que a Bahia era a grande produtora Nacional de tabaco e a grande produtora de cigarro e de charuto o charuto era a indústria absolutamente importante na Bahia né então é claro que os os os Encantados que já usavam o fumo na forma de cachimbo através do
cachimbo nas na cultura indígena original passaram a fumar charuto né ainda você tem contudo ã ah em algumas algumas algumas versões da encantaria mesmo no Pará mesmo no Maranhão mesmo no Rio Grande do Norte você ainda tem Encantados que fumam o charuto que que F aliás que fumam o cachimbo e que ao fazer a cura sopa o caximbo ao contrário sopa no for e com aquela fumaça né pretende curar os seus males mas a umbanda ela ela como ela nasce na Bahia ela logo vai assumir toda a desculpe a umbanda nasce no Rio de Janeiro
mas ela é proveniente do candom do Caboco que nasce na Bahia numa época época em que se fumava charuto então eles também fumam charuto ao invés de fumar só vai fumar cachimbo na umbanda os espíritos dos africanos que são os os os os os pretos velhos porque se Imagine que eles são tão antigos que eles são do tempo em que todo mundo fumava cachimbo Ah porque Juventude é melhor época da vida você tem saúde você tem você tem disposição Você tem sonhos a realizar você tem as instituições abertas todas para você você tem tesão você
tem potência sexual você tem musculatura né na velice você perde tudo isso então a velice a velice é uma uma época do é o caminho do fim No entanto em algumas religiões a v é muito considerada sobretudo nas religiões afro-brasileiras porque essas essas religiões vem de povos ágrafos de povos que não escreviam né que não conheciam a escrita então toda a história do da da daquele grupo A história não só do grupo em si mas das famílias das linhagens ah todo o conhecimento adquirido ao longo da vida era coisa dos velhos era os velhos que
sabiam o que acontecia no mundo o que tinha acontecido quem foi quem né o que que se fez quando você teve algum problema o Rio vai encher vai vai vai Como que faz P velhinho é que sabe porque ele sabe como foi feito antes então os velhos funcionavam como uma espécie de biblioteca né dos nossos tempos né eles eram os portadores do do Os portadores da da da sabedoria então entre não só entre as religiões africanas Mas isso também nas tribos indígenas o velho Seme muito considerado né os anciãos é que que basicamente eram os
os detentores do saber os jovens não sabiam nada os jovens levavam a vida hoje em dia né hoje em dia um menino de 18 anos sabe muito mais do que o pai né e dá shows do pai porque ele entra na internet sabe tudo vi tudo faz tudo resolve tudo muito rapidamente faz a faculdade a engenharia que ele sabe é muito mais atualizada que que engenharia que o pai dele exerceu a vida inteira e assim acontece o tempo todo né mas Naquele tempo era outra coisa então as religiões preservam essas memórias antigas Então você tem
o culto dos antepassados o culto dos velhos como uma coisa muito importante E além disso precisamente no caso do Candomblé se acredita que o bom mesmo é você viver muito porque depois que você morre é tudo muito chato é muito desagradável você vai nascer vai reencarnar mas enquanto você não reencarna você vai viver no mundo sem graça porque lá não tem comida não tem bebida não tem música não tem dança e não tem sexo então você não vê a hora de nascer de novo mas para você nascer de novo há uma condição você não pode
ser esquecido pela sua família a sua memória tem que ser cultuada para que você possa nascer de novo e para você ter uma memória cultuada você tem que ter vivido muito tempo construído uma família muito grande muitos filhos netos e bisnetos e ter feito uma obra interessante a ponto de pessoas não te Esquecer das pessoas louvarem a sua memória porque você fez uma grande obra então o bom mesmo é você chegar a a velice com uma vida muito bem realizada e muito feliz para que você possa nascer de novo rapidamente e de novo ter uma
outra vida aqui igualmente feliz pobre de quem morre cedo porque não teve tempo de construir nada não aprendeu nada não sabe nada e provavelmente não vai ter nenhuma descendência capaz de Honrar sua memória para que ele possa nascer de novo nossa isso é muito ficará condenado a viver nesse espaço dos mortos que é um espaço muito desag os próprios orixa vivem lá e não gostam muito tanto que eles se incorporam nas filhas de Santo para poder dançar comer brincar e assim por diante só que evidentemente que é uma eles não vêm para ficar eles vêm
durante o culto momentaneamente né mas a ideia essa a ideia de que aquele outro mundo o mundo que não é um mundo material é um mundo muito chato ó é ali é bem diferente né porque a ideia é exatamente oá a ideia que a vida material é uma fonte de Sofrimento permanente né então o ideal é que você se desapegue completamente desse mundo e é isso que te dá a sabedoria suficiente para você não ter que encarnar de novo e de novo novo você passar a sofrer a sofrer toda toda a ansiedade toda a frustração
né e toda a dor que a vida no mundo produz né porque toda todo a a vida na Terra é uma vida de desejos e os desejos sempre terminam em grandes frustrações isso é fonte de Sofrimento claro que os mais velhos já passaram por isso muitas vezes e já aprenderam então estão mais próximos da iluminação do que os jovens os jovens ainda T que brigar muito com os seus desejos os velhos vão ao longo da vida aprendendo a se desligar esses desejos por isso que eles são altamente considerados considerados pessoas H nobres pessoas hum pessoas
eh sábias pessoas enfim que você deve imitar não sei se os jovens se os velhos eu acho que as pessoas adultas sim se você falar em pessoas adultas pessoas que já estão mais ou menos postas na vida mais ou menos definidas os jovens ainda tem uma certa rebeldia que faz com que eles se liguem menos à religião né inclusive entre os jovens eh os os os os os mais religiosos São motivos de chacota né de quem vai muito na igreja não é bem visto pelos colegas né a natureza tá atrapalhando n não tá tamb passarinho
quando passa um fico louca mas quando tem um passarinho Então mas mas eu não saberia dizer eu acho que os os os velhos menos talvez porque os velhos saem menos de casa vão menos à igreja eh tão mais combalidos e mais preocupados com seus males Talvez mas os jovens de todo modo são menos josos do que os adultos eu acho que depende de cada religião né você não tem uma não tem uma uma uma regra única uma visão única Ah o catolicismo sempre pensou a velice como um momento difícil da vida né tanto que muito
antes de existir preocupação por parte do Estado né em amparar os velhos a igreja já se preocupava com isso isso né porque os velhos eles precisam de cuidado de atenção então antes de existir INSS isso que por menos que funcione funciona minimamente para dar conta de algumas necessidades antes disso você tinha as as as freiras que tinham os os os os os cuidavam dos asilos as santas casas que cuidavam dos doentes né e os órfãos né que eram os desamparados então os órfãos os velhos e doentes pertenciam à categoria dos desamparados aqueles que mereciam um
cuidado especial por parte da religião católica isso digamos 50 anos para trás depois o estado foi assumindo né através do Seguros dos do serviço de Seguridade Social foi assumindo Essas funções né mas não dá para dizer é claro que se você pensar nas religiões Protestantes históricas também isso é verdade né mas o o o o a tendência é você ter três categorias que são os as crianças né os os os pré-adesão juntados numa categoria só por causa da Necessidade que eles têm de ser amparados mas eu não posso dizer isso a respeito eh de muitas
religiões porque nunca nem e nem pensei nisso uhum talvez por ser velho já não tô preocupado com isso tiveram não tem mais não tem mais ess que eu te falei hum os velhos quando eles eles eram ainda os os os depositários ah da memória do grupo eles tinham importância né hoje um velho Vale menos do que um HD né que um descor rgido né descor rgido tem tudo você anota você copia tudo lá grava tudo lá tudo tá tudo lá tudda sua história história do mundo toda do lá né E então eu acho que que
a tendência a tendência é é você criar coisas pros velhos fazerem e se sentirem bem então o velho vai fazer turismo o velho vai poder passear ganha um passe de graça no metrô pode ir onde quiser não depende mais nem sequer daquela pensãozinha né então você cria coisas você faz as Praças pros velhinhos fazerem exercícios coisas e tal isso tem muito já tem no Brasil inteiro cidade tem na Vila Marin não tem uma aqui na esquina né você cria coisas pro para cuidar do velho mas você não chama o velho para cuidar da sua vida
você Funda uma universidade você não chama os velhos para ensinar você chama os jovens e você vai contratar os recém-doutores formados nas universidades mais um a do mundo né quer dizer o velho é é considerado na nossa sociedade alguém que tem que ser cuidado o padre mais famoso do Brasil foi famosíssimo com 20 anos que é o padre Marcelo Ross ele tem um bispo velho ao lado dele mas o Bispo vive da F do jovem não é o velho Bispo velho que dá que dá ah digamos prestígio e e e visibilidade ao padre novo é
o padre novo todos os padres famosos no Brasil sobretudo agora os padres cantores né o Melo tal eles são todos muito jovens muito jovens né ou seja eles reproduzem na verdade aquilo que é a a a a profissão na música popular brasileira né quer dizer os velhos em porque os velhos já perderam a voz os velhos já T dificuldades de dançar né Tem uns velhos no mundo artístico que são verdadeiros ícones né Fernando mti coisa mas mas e são casos raros né o velho em geral é é bom o o o todo mundo que vive
de atividade ligado ao governo estado município por exemplo nós professores universitários todos os cientistas brasileiros que trabalham nos centros de PES todos somos descartados aos 70 anos no dia que você completa 70 anos você recebe uma coisa chamada aposentadoria compulsória né quer dizer tenha ou não tenha 35 anos de contribuição não interessa você recebe aposenta compulsória E vai ganhar sua aposentadoria proporcional ao tempo que você pagou mas se você falar ah quero ficar mais 5 anos porque tô bem e per completar meu tempo de contribuição para receber integral não pode é automático completou 70 anos
naquele dia o diário oficial publica a sua aposentadoria quer você queira quer não queira né então A ideia é que J que o velho tem que descansar o velho tem que né