aonde vem a revolução de Jesus quando você consegue se dar conta de que né a presença do outro pode ser um elemento chave na atribuição de valor da própria existência Mas genuinamente então aí eu te diria que houve um ganho e Cloves Por que que tem uma diferença que eu percebo principalmente ocidente e o e as histórias orientais principalmente na na relação bem e mal né Eh a gente vê em desenho animado ou em livros nessas histórias no ocidente essa relação bem e mal muito separada e no Oriente posso estar enganado mas parece que o
bem e o mal às vezes eles estão juntos às vezes estão separados tem uma coisa do bem tá dentro do mal mal dentro por que que teve essa separação Em algum momento ou ou não tem a ver não tem muito a ver eh muito essa visão né astuto né porque até da do catolicismo né do do da do Cristão de do bem e o mal é não só nós temos no ocidente duas matrizes de pensamento né que acabaram dando até origem a uma obra Jerusalém e Atenas né ah é é isso é nós temos duas
matrizes de pensamento a grega e a Cristã né então se você observar eh o que que era o bem né Para eu diria o o fluxo dominante do pensamento grego era a ordem cósmica né seja o universo é como uma máquina todo ele ordenado organizado as coisas no seu lugar Cada uma com a sua função Cada uma com o seu papel certo e aí há uma espécie de responsabilidade compartilhada em fazer o universo funcionar direito e por isso o vento venta e e o vento precisa ventar a maré precisa marear a chuva precisa chover e
pra chuva chover o vento precisa ventar e tá tudo amarrado tudo encadeado tudo aí você pega e fala bom mas e o Humano o humano ele não é um espectador desse espetáculo ele é parte integrante do Cosmos de tal maneira que a sua vida será boa veja aí a ideia de bem né é a sua vida será boa quando você se harmoniza com a ordem cósmica né vento venta a maré Mareia o sapo Sapia e O Ilan Ilan Neia né propriamente né então Claro entendi né agora eh eh se evidentemente o papel do vento tem
tem a ver com a substância do vento é porque o vento é ar em circulação que o seu papel é refrescar E polinizar é porque a chuva é água em forma de pingos que ela funciona bem para para irrigar e para né ou seja há uma há uma coerência entre o que as coisas são e para que elas servem né E então os gregos tinham a certeza de que não tinha nada de bobeira no universo tudo tinha o seu papel tudo tinha a sua função e aí Claro quando estudamos o humano nós temos eh eh
duas pegadas complementares a primeira delas é que somos todos humanos e portanto há algo de comum na nossa finalidade e depois somos todos diferentes uns dos outros portanto há algo de específico na nossa finalidade Pode parecer paradoxal Mas é isso então eh eh eh você vai dizer quando é que uma pessoa é feliz quando entra em harmonia com o Cosmos O que é preciso para entrar em harmonia com o Cosmos é preciso fazer luzir a sua natureza porque o mapa de funcionamento do seu lugar no Cosmos é a sua natureza por isso conhece-te a ti
mesmo né E aí Claro eh eh o quem é você são os seus talentos as suas forças as suas aptidões as suas habilidades é é o que você faz de melhor etc portanto espera-se que na vida usemos as nossas forças para viver da maneira mais perfeita possível em grego arite né e para nós virtude ou excelência E aí nós estaremos honrando esse papel cósmico que é o nosso e colaborando para que o universo funcione direito perceba que existe uma verdade pré-estabelecida uma estrutura abstrata de inteligência pré-estabelecida a qual eu devo me adaptar para viver bem
e aí haverá harmonia e felicidade percebeu Esse é um jeito de pensar C ora o que que tá por trás desse jeito de pensar uma hierarquia natural entre os seres porque quem é mais talentoso é melhor do que o outro é superior ao outro simples assim então para o grego é preciso dar a melhor flauta para o melhor flautista por natureza não entregue uma flauta para um zé ruela de flauta porque ele vai atormentar a vida de todo mundo ele nunca vai tocar aquela Fala você tem isso de acordo com o pensamento grego você entendeu
não tenho nada com isso então o que acontece é preciso que as pessoas façam aquilo para o que elas são boas e E aí a grosso modo então a grosso modo Você tem o cara que pensa bem n dando agora Mais especificamente a palavra Platão tá né é o cara que pensa bem ele tem o melhor dos talentos o superior dos Talentos Como é que você sabe que esse talento é superior porque é o que mais colabora com o bom funcionamento do Cosmos Então esse vai mandar ele é superior politicamente ele comandará é a tese
do Rei filósofo ele ele mandará o filósofo manda certo depois você tem o valentão é o indivíduo que controla bem o medo que briga bem E esse então cuidará da segurança e o terceiro é O Operário é o indivíduo que não é nem nem lúcido e nem Valente Então esse vai trabalhar com as mãos Então o que é uma cidade justa é uma cidade aonde o o o filósofo manda o valentão briga e o resto trabalha com as mãos ponto não sei se você percebeu é uma concepção aristocrática onde o poder é entregue nas mãos
dos melhores e quem pensa melhor é superior a quem pensa pior por quê porque eh digamos o que há de comum entre nós humanos é que o principal do eh talento especificamente humano é a sua faculdade intelectiva portanto quem pensa melhor é superior a qualquer outro se você desenha melhor do que eu e eu penso melhor do que você eu sou superior a você eu mando em você é mais menos essa a ideia ora eh aonde vem a revolução de Jesus pois você deve imaginar é que aqui tem uma revolução espantosa um quebra de paradigma
né E aqui o Jesus não é não é propriamente eh Deus é um Jesus Pensador Jesus Pensador né que Dirá Jesus a natureza distribui desigualmente os talentos Mas isso não é o mais importante e aqui é a ruptura porque para o grego Sim isto é decisivo o que você recebeu é o que você vai ser que você rece não o que você recebeu é a potência que você tem para se tornar o que você poderá se tornar Não basta ser talentoso é preciso buscar a excelência agora se não tiver talento pode se virar do aveso
não gaste vela com mal defunto não é do ramo não é do ramo né bom então Jesus proporá é desigual Mas o que importa não é quantos ovos você tem no bolso o que importa é o que você vai daqui pra frente tá E e aí então você tem aqui uma dimensão de ética que não é mais uma ética cosmológica Mas é uma ética eh voluntarista é uma ética de vontade é uma ética né Olha eu não tenho lá talento para nenhuma mas eu vou pegar o que eu tenho e eu vou mobilizar o que
eu tenho na direção que é uma direção de vida auspiciosa em busa bua de alguma coisa boa na vida então Jesus ele trará paraa discussão uma uma nova variável que é normalmente chamada de livre arbítrio aonde você eh por conta eh do que quer paraa sua vida você mobiliza seus recursos em direção a alguma coisa de bom aí Claro levanta o grego e diz eu pelo menos dei uma solução que tem começo meio enfim que é o talento mais né Eh que é o o tripé da virtude aristotélica dinamis que é a potência a possibilidade
o talento exis que é a repetição o treinamento o esforço e energia que é a performance o desempenho é você chegar lá e fazer excelentemente mesmo eu dei a minha solução Cadê a sua então já vem né A minha solução é a seguinte o que importa é o que eu vou decidir a partir de agora e o o valor positivo é dado pela referência do Ágape do Ágape em outras palavras a ideia de que amor a felicidade maior é proporcionar a felicidade para o outro aliás que você encontra também na filosofia oriental por exemplo Confúcio
diz exatamente isso mas eu diria de maneira mais simples eh tirar de alguém um sorriso o que sem você não teria sorrido ou em épocas de de pandemia diminuir a dor a angústia a ansiedade a dor do luto etc com a sua presença tudo isso permite eh eh entender com clareza O Que Jesus quis mostrar Ou seja você pode eh a partir do que você tem na mão do ponto de vista da natureza fazer da sua vida uma vida exuberante né então eu eu eu eu acho uma uma virtuosa talvez virtuosa ah virtuosa mas num
novo sentido de virtude tá que não é mais a virtude patrocinada por uma por um talento de natureza eh Fantástico mas sim por uma vontade de mobilizar recursos num determinado sentido que é um sentido de eh contemplação do outro no sentido de reconhecimento do outro como titular de uma vida tão importante quanto a própria titular de Desejos tão importante quanto os próprios e assim por gente Perceba como a Revolução de Jesus ela tá na base de um entendimento de ética muito consagrado na modernidade quando Kant na primeira página do fundamento da metafísica dos costumes ele
diz não há nada que seja bom em si mesmo inequivocamente vou vou até melhorar a frase não há nada na natureza que seja bom em si mesmo inequivocamente em outras palavras Posso usar a beleza para o bem ou para o mal a inteligência para o bem ou para o mal a força para o bem ou para o mal a agilidade para o bem ou para o mal a astúcia para o bem ou para o mal só há uma coisa inequivocamente boa a boa vontade ponto A A influência do pensamento de Jesus na primeira página de
Kant que é o mais importante filósofo moral do ocidente é é é indiscutível e é um pouco o que a gente entende quer dizer no final das contas é quando é que a gente considera que uma pessoa agiu bem antes de mais nada quando agiu de modo aparentemente desinteressado um simples exemplo você sei lá tá passando de carro Alguém pede carona e você né dá carona para onde você vai ah eu vou descer na Paulista Ah bacana eu tô indo para perto eu te levo aí chegou perto da Paulista olha aqui é o mais perto
que eu vou chegar a pessoa desce valeu valeu bacana show de bola mas se o na hora do cara descer você pega e fala escuta não não rola aí dividir a gasolina de lá até aqui não e tal e coisa já é já diminuiu um tiquinho de de de graça na coisa mas vamos imaginar que o camarada olha perceba que se trata de alguém apetecível aos seus olhos e né E aí já olha e diz pô is se a gente fosse daqui para algum lugar e se aí resolve eventualmente se impor Para que alguma coisa
tá piorando cada vez mais ou seja quanto mais o próprio interesse aparece mais você percebe que o valor moral da iniciativa vai despencando ora isso claramente tem a ver com essa ideia de que a a referência do Ágape né é uma referência em que eh eh eh a ação em nome do outro é uma possibilidade virtuosa no pensamento de Jesus quando você consegue ter a maturidade espiritual para se dar conta do alcance da lição de Jesus e eu digo isso independentemente do Seu culto do seu credo eh de como você se relaciona com o absoluto
ou até mesmo do seu eventual ateísmo não é de is que eu tô falando eu tô falando que quando você consegue se dar conta de que né a presença do outro pode ser um elemento chave na atribuição de valor da própria existência mas genuinamente entende genuinamente não é uma simulação não é uma hipocrisia não ah né tô preocupado com você tô né quando na ver verdade tudo termina em si mesmo e tal né genuinamente me incomoda a tristeza alheia sabe então aí eu te diria que houve um ganho tá aí pessoal mais um vídeo no
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