QUANDO FOI ESCRITO O LIVRO DE DANIEL PT. 1 | Evidências NT

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Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Pelo que estamos vendo nesta série sobre Daniel, a história relatada no livro aconteceu no sexto séc...
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e começa agora pela TV Novo Tempo seu programa Evidências na busca dos fatos que comprovem a veracidade histórica da Bíblia Sagrada no programa de hoje vamos falar um pouco sobre quando foi escrito o livro de Daniel e qual a importância dessa data para entender as profecias da Bíblia Sagrada então não sai daí Porque evidências está só começando a E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí tô de volta com o programa Evidências eu não posso deixar de oferecer para você um presente totalmente grátis o guia de estudos evidências preparado com
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escrita por uma testemunha ocular dos eventos a saber o profeta Daniel que estava entre os cativos da Babilônia e que viveu até os tempos do domínio persa se a evidência bíblica for aceita Daniel escreveu o livro pelo o dele em um estágio posterior de sua vida quem sabe próximo ao término do período dos 70 anos Isto pode ser atestado pelo vocabulário e estilo de escrita e o uso de vários termos governamentais peças que aparecem ali no texto do livro eu não sei se você sabe mas o livro de Daniel foi escrito em duas línguas em
hebraico e aramaico aliás é possível deduzir que a presença dessas palavras estrangeiras sugere que o livro recebeu o seu polimento final depois que o persa se tornou a língua oficial do governo isto teria ocorrido tarde na vida de Daniel de acordo com os dados que o próprio texto oferece o capítulo um de Daniel começa por volta de 604 antes de Cristo ou 18 anos antes do templo ser destruído em 586 antes de Cristo e termina dois anos após os 70 anos do exílio serem completados fazendo com que o terceiro ano de Ciro o co e
em 532 antes de Cristo historicamente falando ceticismo mais antigos sobre a autoria de Daniel é atribuído a este homem que vai aparecer aqui porfiro de tiro ele foi um filósofo neoplatônico que viveu no terceiro século de Nossa era dizem os historiadores que Ele apanhou de alguns cristãos em cesareia na Palestina e que isto ou em causa disto ele ficou tão revoltado que muniu-se de uma raiva desenfreada renunciando ao cristianismo se ele havia se convertido ao cristianismo e passando a escrever livros contra a Bíblia Sagrada Porfírio escrever o autor de uma coleção de 15 livros que
receberam o nome de kata Cristiano e isso em grego e em latim o nome era adversos cristianos ou seja contra os cristãos mas essa obra hoje se perdeu e nós só temos apenas alguns fragmentos dela conforme a citação de outros autores da antiguidade e agora pelo testemunho daqueles que lerão a obra EA citaram em um dos volumes foi escrito justamente para desacreditar a historicidade do livro de Daniel que nos dessa informação é Jerônimo um teólogo cristão famoso do quarto século de Nossa era que traduziu a Bíblia para o latim pois bem Jerônimo falou o seguinte
a respeito de porfiro vou ler para vocês Tá bom filho escreveu o seu 12º livro contra a profecia de Daniel negando que foi composto pela pessoa a quem é atribuído o seu título mas sim por algum indivíduo que vivia na Judeia na época de antigo que tinha o sobrenome de Epifânio ele além disso alegou que Daniel não predisse o futuro tanto quanto relatou o passado e por último que tudo o que ele falou até o tempo de antigo continha uma história autêntica ao passo que qualquer coisa que ele possa ter conjecturado além desse ponto era
falso na medida em que ele não teria conhecimento do Futuro a seguir Jerônimo dá uma lista de autores cristãos que já haviam desde longa data respondido às críticas de por filhos entre eles Eusébio de cesareia Apolinário e metódio e agora Seguindo os argumentos de Porfírio muitos críticos modernos voltaram a afirmar a ideia de que o livro de Daniel não tinha sido composto a na Babilônia ou que pelo menos substancialmente ele não pertenceria aquele período ali pelo contrário segundo essa ideia dos críticos o livro de Daniel pertenceria ao segundo século de Nossa era e foram composto
durante a perseguição religiosa os judeus pelo monarca selêucida antíoco Epifânio o antigo quarto O livro é considerado por eles como tendo surgido em conjunto com ou em apoio a resistência Judaica antigo liderada por Judas macabeus e seus irmãos assim de acordo com esta visão crítica o livro de Daniel foi composto ou editado pelo menos em parte é uma em grande parte no segundo século de Nossa era E também o livro de Daniel seria composto por vários autores desconhecidos e criaram a figura poética de um personagem fictício chamado Daniel que supostamente seria um profeta e estadista
no sexto século antes de Cristo um personagem que na verdade nem existiu e as ditas profecias do livro de Daniel seriam da linguagem desses críticos um vaticinium ex evento ou seja um conjunto de predições escritas após o cumprimento para dar a falsa impressão de que elas teriam uma exatidão Profética a seria mais ou menos como se Hoje após o conclave papal alguém criasse um personagem Profético que supostamente viver em Buenos Aires e 1980 e que profetizaram naquele tempo que após a morte de João Paulo Segundo um novo Papa renunciaria e Alguém vindo da Argentina assumiria
o comando da igreja católica A Profecia detalhada seria muito interessante não fosse o fato de que ela tem como o profeta que a recebeu nunca existiram nunca houve nenhum Profeta em 1980 e na Argentina falando isso tudo foi Fruto da Criação lei se alguém que viveu anos e anos depois que tudo aquilo já havia acontecido e inventou uma suposta profecia a respeito daqueles eventos você percebeu Então o que eles dizem agora Vamos admitir isso aqui é um pressuposto hermenêutico mas não é nem de longe uma constatação exata uma constatação para longe qualquer questionamento a declaração
a seguir ilustra a posição assumida por esses intérpretes ela está no comentário muito conhecido de autoria de WC lei calor que foi professor emérito de interpretação bíblica do íon sociológicos e Mary nos Estados Unidos ele escreveu nós necessitamos assumir que a visão como um todo é uma profecia após o fato porque porque os seres humanos são incapazes de predizer eventos futuros com exatidão e com séculos de antecedência assim o que temos aqui de fato não é um mapa é duro previsto no sexto século antes de Cristo mais uma interpretação dos eventos do próprio tempo do
autor Isto é 167 A 164 antes de Cristo Isto é apenas um pressuposto que o autor apresentou por outro lado como acertadamente nos lembra o teólogo e pesquisador brasileiro aqui das nossas terras Doutor João Antônio Alves essa afirmação é verdadeira pois de fato os seres humanos são incapazes de predizer o futuro os seres humanos Agora quem está antecipando o futuro não é um ser humano é um ser onisciente do caso O próprio Deus ou seja para que uma profecia seja realmente genuína basta a presença efetiva do Deus verdadeiro revelando o futuro só isto seres humanos
e fato não preveem o futuro Mas Deus sabe o fim desde o princípio a hora que ateus Nega essa possibilidade por não admitirem a presença do sobrenatural na história eu até entendo mas o que eu não consigo entender é como um teólogo ou vários teólogos supostamente crentes em Deus afirmam Isto ou seja eles desmentem a possibilidade de uma genuína revelação Profética venda da parte de Deus repito se fossem ateus falando isso eu até entenderia mas cristãos teólogos é difícil de entender e o que é pior alguns desses autores não apenas negam a intervenção do Sagrado
na história mesmo dizendo-se crentes em Deus como invalidam e neutralizam as vozes discordantes do seu ceticismo de acordo com doutor gleason Archer Júnior reconhecido especialista em estudos semióticos pela Universidade de princeton e Harvard a insistência de alguns em afirmar o vaticinium ex evento tem a ação preconceituosa e reducionista ele escreveu a predição revelada por um Deus Sobrenatural estava completamente fora de questão não era um ponto com qual estes racionalistas se ocupavam por isso todas as previsões aparentemente bem sucedidas tiveram de ser explicadas como sendo vaticinium ex evento ou seja profecia depois do evento de acordo
com este ponto de vista nenhuma atenção deveria ser dada aos argumentos dos estudiosos que creem na Bíblia não importa o qual eruditos eles possam ser Afinal uma profecia genuinamente preditiva era uma impossibilidade absoluta desde 1806 a escola racionalista dos críticos se contenta em restringir sua leitura as obras uns dos outros eles não sentiram necessidade de trabalhar em qualquer reputação séria das evidências apresentadas pelos a conservadora Eles apenas mencionam Tais autores a fim de zombar em deles é uma pena que esse tipo de seleção seja feita na academia isso não é discussão acadêmica com esta é
uma censura a pensamento os descordantes a Exposições feitas por outros eruditos com PHB com doutorado parece que querem silenciar aqueles que ainda acreditam na Bíblia Sagrada parece mais fácil propagar um escândalo do que uma visão conservadora da história a ideia dos críticos se propaga com muito mais força é claro fazendo supor que nenhum erudito bíblico com validaria as posições mais conservadoras a respeito da Bíblia e muitos de vocês acabam Tendo também essa impressão que usei no dia dos acadêmicos nunca estão do lado da leitura mais conservadora o Porém meus amigos podem ter certeza Há muitos
pesquisadores sérios gente de peso que não subscreve as conclusões racionalistas de negação ou ceticismo em relação a palavra de Deus Conforme você verá argumentado na sequência desses programas e também no programa de hoje é possível chegar a uma conclusão igualmente acadêmica de que o livro de Daniel foi realmente escrito no sexto século antes de Cristo em mesmo assim dele ou de maneira extraordinária e precisa a história Futura do mundo isso evidenciaria que o seu conteúdo mesmo escrito por um ser humano como cada um de nós não é mero produto da genialidade humana mas é o
resultado de uma ação direta de um Deus pessoal que se interessa pelo futuro dos seus filhos pelo meu e pelo seu futuro Oi e esse é de fato o caso Ou pelo menos deveria ser para aqueles pesquisadores que apesar do seu ceticismo ainda se denominam cristãos pois negar que o livro de Daniel seja autêntico seria desmentir O próprio Cristo foi Jesus em pessoa que confirmou a autoria tradicional de Daniel reconhecendo-o como um profeta conforme Lemos em Mateus Capítulo 24 Versículo 15 16 assim quando vocês virem o Sacrilégio terrível do qual falou O Profeta Daniel no
lugar santo quem lê entenda Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes você percebeu essa passagem bíblica ao se referir a destruição de Jerusalém e do templo pelos exércitos Romanos comandados por título um acontecimento que obviamente ainda estaria no futuro as palavras de Jesus identificam o Episódio de Roma como sendo o Sacrilégio terrível ou abominação desoladora é uma tradução mais antiga que é uma citação direta de uma profecia de Daniel Capítulo 9 verso 27 e embora este não seja o tema do nosso programa deixe-me dizer que há fortes evidências históricas de que os
Evangelhos sinóticos foram escritos antes da destruição de Jerusalém no ano 70 a profecia de Jesus era real e histórica mas seja como for Como eu disse isso seria a mesma coisa de querer corrigir o próprio Cristo imagina um teólogo achar que sabe mai citologia do que Jesus Jesus considerou O Daniel um profeta e autor daquele livro e referiu-se a ele como alguém que estava predizendo o futuro um teólogo cristão que julgue saber mais de Bíblia do que o próprio Jesus de Nazaré Para mim seria o exemplo máximo da incoerência das incoerências ou quem sabe da
soberba das soberbas acadêmicas é mas infelizmente Como eu disse ainda tem muita gente por aí insistindo que ao invés de ser uma coletânea de maxine a antes evento Isto é previsões verdadeiras do que haveria de acontecer o livro de Daniel seria um monte de laticínio x evento ou seja narrativas históricas disfarçadas de predições proféticas para enfrentar uma crise Nacional ocorrida no tempo dos macabeus obviamente que essa tese dos macabeus rejeita a ideia de que um ambiente babilônico do sexto século seria de fato retratado com fidelidade no livro Daniel em vez disso O pressuposto que eles
trabalham é que seria apenas ali uma reflexão Judaica tardia do segundo século de Nossa era da época dos macabeus e que projetou para o passado uma visão romântica de como seria a Babilônia A esse respeito deve ser apontado que um considerável número de estudiosos nos últimos anos tem AL e parcialmente a sua posição afirmando a existência de dois ou mais autores para o livro Daniel já fez menção disto assim eles permanecem dizendo que o conteúdo do livro é apenas algo que pode até remeter a época babilônica mas a porção Profética seria realmente do tempo dos
macabeus especialmente o Capítulo 11 que pertenceria a um período bem posterior ao do cativeiro da Babilônia Então vamos ver agora alguns desses posicionamentos ou argumentos mais comumente usados a primeira questão crítica frequentemente levantada contra historicidade de Daniel em relação a linguagem do livro eu vou explicar isso para você de maneira bem claro você vai entender o livro Daniel Como eu disse foi escrito em hebraico e aramaico o aramaico foi amplamente utilizado no Império Persa como língua oficial do estado ele fazia as vezes de língua Franca internacional assim como em e o faço hoje em dia
visto que o aramaico estava em Franco uso numa Ampla área do Oriente Médio decreto de soberanos não judeus foram publicados nesta língua e registrados na Bíblia à medida que eram publicados ou seja publicados em aramaico sem introdução é por isso que algumas porções do Antigo Testamento como Esdras capítulo 4 verso 8 até o capítulo 6 verso 18 também a Esdras Capítulo 7 Versículos 12 a 26 e Daniel Capítulo 2 do verso 4 até o Capítulo 7 28 essas partes estão escritas em aramaico aí você pode me perguntar e porque essas partes não foram produzidas para
o hebraico bem é que durante os 70 anos de exílio da Babilônia os judeus acabaram adotando o idioma local que era o caldeu ou aramaico visto antes da chegada dos peças Seria algo parecido como aqueles descendentes de japoneses italianos ou alemães que depois de a operações nascidos no Brasil acabam falando português e quando muito conhecem uma outra palavra do idioma nativo dos seus ancestrais foi a mesma coisa com os judeus na Babilônia assim após o fim do cativeiro e em 539 o 538 antes de Cristo os judeus que Voltaram para a Judeia continuaram falando esse
idioma caldeu ou aramaico até o anos 70 depois de Cristo quando o Templo de Jerusalém foi novamente destruindo desta vez pelos Romanos tanto é que no tempo de Esdras as escrituras Ao serem lidas em hebraico era preciso que o seu significado fosse explicado ou parafraseado em aramaico TV pedras abriu o livro Diante de todo o povo e este podia velo depois ele estava no lugar mais alto e quando abriu o livro O povo todo se levantou leram o livro da lei de Deus interpretando e explicando aff eu vou vir entendesse o que estava sendo lido
memes Capítulo 8 Versículo 58 percebeu O aramaico então tornou-se assim a língua Popular dos judeus e também das Nações vizinhas tendo esta sido influenciadas Devido as transações comerciais dos arameus na Ásia menor e também no litoral do mediterrâneo e aliás Foi por esta razão que o aramaico passou a ser a língua internacional do Comércio nas regiões situadas ao longo da Rota comercial do oriente apenas para que você não fique confundido dependendo da tradução bíblica que você estiver usando o lendo o aramaico pode também ser chamado de Ciríaco como algumas bíblias traduza ainda não é o
capítulo 2 verso 4 e Esdras capítulo 4 verso 7 ou também de caldaica como está em Daniel Capítulo 1 Versículo 4 embora Rigor o siríaco Na verdade seria um dialeto do que havia surgido Por volta do primeiro século depois de Cristo mas Alguns chamam aramaico de Ciríaco apenas um erro histórico que não faz muita diferença para nós agora Marco tinha um mesmo alfabeto que o hebraico apenas diferindo no sons estruturais de certas partes das palavras e também certas partes gramaticais assim como o hebraico aramaico também não tinha vogais ele era muito parecido a língua dos
antigos Hebreus algo mais próximo talvez do que o português e o Italiano é bom como eu disse o aramaico era a língua principal da diplomacia Síria e depois também da diplomacia da Babilônia e isto está atestado em várias descobertas arqueológicas atuais sendo assim o fato do livro de Daniel ter sido escrito em duas línguas o hebraico eo Aramaico para mim é um indicativo Claro de uma data no final do sexto século para a composição do livro caso contrário se o autor tivesse realmente escrito o livro em cerca de 165 anos de Cristo como apontam os
críticos ele não teria sido capaz de empregar habilmente o uso de ambas as línguas da produção de um único rodeio aliás é importante lembrar que os livros com pseudônimos que aparecem durante osegundo século antes de Cristo são bem escritos para a mente helenística e sendo assim eles estão escritos em grego e não em aramaico e hebraico como acontece com livros Daniel Esse é um detalhe importante que é esquecer a história da canonização também é um fator determinante na adaptação do livro de Daniel é que idealmente falando quando o cânon do novo testamento entrou em jogo
Os rabinos consideraram apenas como canônicos ou inspirados os livros que foram Originalmente escritos na língua hebraica com uma outra tolerância a certas porções de escritas em aramaico Como foi o caso de de Esdras e de Daniel livros que Originalmente foram escritos em hebraico e aramaico esse seria o acento agora livros que haviam sido Originalmente escrito em grego foram deliberadamente rejeitados pelos judeus para comporem o cano das escrituras assim pode-se presumir que a linguagem de Daniel Capítulo 2 verso 4 até o final de Daniel Capítulo 7 é o caldeu ou aramaico a língua do império Mundial
Afinal o assunto do livro é sobre o mundo em geral o resto é geralmente escrito em hebraico já que o assunto diz respeito aos judeus e aos e o reino teocrático restaurado em última instância mas tudo isso também apresenta um desafio pois alguns críticos observarão que o livro de Daniel não contém apenas duas línguas eles insistem que o livro também tem quatro línguas a primeira seria o hebraico a segundo aramaico a terceira o peça e o grego e com isto argumentam para uma produção tardia do documento no início do século 20 Sr drivers um dos
proponentes da datação tardia de Daniel propôs que a presença de palavras gregas no livro exigiriam Uma datação tardia para o texto posterior as conquistas de Alexandre o Grande porque só depois disto que o grego tornou-se a língua Franca da região o argumento que ele usa é o seguinte Suponha que alguém esteja argumentando que certo o livro foi escrito no Brasil por volta dos anos 1970 e ao examinar o livro você encontra ali palavras como e-mail WhatsApp Photoshop Twitter que são palavras estrangeiras que só entraram para o vocabulário brasileiro ou vocabulário português após o ano 2000
logo é questionável a tese de que aquele livro teria de fato sido escrito nos anos 1970 é assim que eles argumentam quando encontram certos stranger os gregos em Daniel mais calma vamos ver como esses argumentos podem ser analisados de perto e na verdade muito do debate dos linguísticas e paralinguísticas depois de muitas análises muitos estudos acadêmicos acabaram reconhecendo majoritariamente que a maior parte daquelas palavras Aliás a maioria absoluta das palavras uma vez considerados como sendo termos gregos em Daniel são na verdade de origem persa o que corrobora para uma adaptação mais antiga do livro e
para falar bem a verdade a lista dos termos supostamente gregos de Daniel foi hoje reduzida a apenas 3 palavras sendo todas elas nomes de instrumentos musicais que aparecem Daniel Capítulo 3 são eles a Harpa Kairos o saltério catering e o a gaita-de-foles symphonia que lembra o grego Sinfonia e em primeiro lugar a presença de apenas três palavras em todo o livro parece muito pouco para querer registrar uma grande influência grega que confirmaria uma produção tardia do livro de Daniel além disto é provável que Daniel tenha usado essas palavras não por influência helenística o Grega mas
sim por influência dos vídeos eu vou mostrar uma coisa para você aqui no telão quem visita hoje o museu de pérgamo em Berlim ver essa linda porta de azul em lápis-lazúli a porta de estar da Babilônia nós Voltaremos a falar dela em Nossos programas esta porta aqui foi construída por Nabucodonosor e aqui vamos ver na próxima tela nós temos uma parede onde você pode ver desenhos da mesma parede da porta processional ali muito bem preservado ainda com detalhes compostos de acordo com a ordem da boca do nosor e sabe o que que esses detalhes a
que significam eu vou deixar que o erro me responda você eu quero mostrar um livro aqui o livro do doutor Rafael toloi chamado arqueologia da Mesopotâmia ele faz a seguinte declaração vamos ver um painel alto recuperado de uma parede fora da sala do trono é de interesse especial ele está falando aquele mesmo painel que eu mostrei que está no museu de Berlim ele é especial porque tem que muitos motivos clássicos são adaptados ao design sugerindo que algum contato já existia entre a Babilónia EA Grécia portanto eu não tenho dificuldades de a partir disto encontrar um
ou outro termo supostamente grego no livro de Daniel E esses são apenas alguns elementos que ajudam você a ver que a leitura conservadora e piedosa na Bíblia Sagrada não é destituída de embasamento racional Arqueológico histórico pelo contrário cada vez que você estuda mais você pode ver confirme é a revelação de Deus na Bíblia Sagrada bom o nosso tempo está acabando e o programa que desse hoje hoje vai ficando por aqui mas não perca o nosso encontro semana que vem aqui na TV Novo Tempo aliás Não assista apenas você Convide amigos também para assistirem estes vídeos
estas aulas de sobre o livro da União elas estão disponíveis também no nosso canal do YouTube@evidências NT tá bom e nós ficamos por aqui semana que vem eu lhe encontro aqui na TV Novo Tempo o canal da Esperança o canal do evidências Avelar
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