João 13-21 || Bible Project Português ||

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Visão Geral: João 13-21 Assista o nosso vídeo com a visão geral do evangelho de João dos capítulos 1...
Video Transcript:
no primeiro vídeo aprendemos que joão escreveu este livro para afirmar que jesus é o messias o filho de deus a personificação humana da palavra de deus ea presença gloriosa que veio revelar quem verdadeiramente é deus em seguida exploramos como joão projetou a primeira metade do livro para demonstrar essa afirmação jesus realizou sinais milagrosos e fez enormes afirmações sobre si mesmo de que ele era personificação de toda a história de israel mas tudo isso gerou controvérsia e os líderes judeus confrontaram jesus por todas essas alegações o que culminou em jesus sacrificando a sua própria vida por
seu amigo lázaro aproximar-se de jerusalém para ressuscitar dos mortos jesus selou seu destino e assim uma vez que o plano para assassiná jesus é colocado em ação chegamos à segunda metade do livro a primeira parte foca inteiramente na última noite de jesus de suas últimas palavras aos discípulos enquanto ele tenta prepará los para sua morte jesus realiza esse ato chocante no jantar ele assume o papel de um cervo comum ajoelhando-se para lavar os seus pés sujos algo que em sua cultura um rabino superior jamais faria por seus discípulos jesus diz que isso é um símbolo
do seu propósito de vida de revelar a verdadeira natureza de deus como um cd amor abnegado e é também o símbolo do que jesus está prestes a fazer ao se tornar um cervo e abrir mão de sua vida para morrer pelos pecados do mundo e assim esse ato demonstra o maior mandamento para os seus discípulos de que eles deveriam continuar amando uns aos outros com ele nos amou atos de generosidade e amor devem ser a marca dos seguidores de jesus e isso é o que mostrar ao mundo quem jesus é e assim quem deus é
daqui em diante jesus entra em um discurso longo e influente que é concluído com uma oração e você verá que toda essa parte é unificada por alguns temas repetidos jesus continua dizendo que está indo embora o que deixa os seus discípulos tristes mas jesus diz que é por uma boa causa pois isso significa que ele enviará o espírito também conhecido como o advogado como humano jesus só pode estar em um lugar de cada vez mais o espírito ea presença pessoal divina de jesus em qualquer lugar e em qualquer momento e o espírito fará várias coisas
afirmou jesus então nem para joão a única divindade do deus único consiste no relacionamento amoroso unificado entre o pai o filho jesus diz que o espírito essa presença pessoal amorosa que irá viver no seu povo e atraí los para o amor entre o pai o filho e assim diz jesus e seus discípulos são aqueles que habitam o permanecem nesse amor divino do mesmo modo que os ramos são interligados a uma videira ele descreve aqui como o amor pessoal de deus pode permear a vida de uma pessoa curando transformando a ea renovando e tem mais o
espírito também dará poder aos seguidores de jesus para que possam levar adiante a sua missão no mundo cumprindo grande mandamento que é amar os outros por meio de atos radicais de serviço além disso jesus também disse que a sua missão é dar testemunho da verdade e exporá maneira egoísta e pecaminosos que nós humanos tratamos uns aos outros e declarar que deus salvou o mundo através dele porque o ama ele a esposa uma nova maneira de tornar se humano novamente e finalmente jesus prevê que haverá oposição assim como os líderes judeus o rejeitaram os seus seguidores
também serão perseguidos mas ele diz a eles para não terem medo pois ele já conquistou o venceu o mundo o que jesus quer dizer aqui com vitória ele não deixa claro mas isso nos leva a sessão final do livro em que joão nos mostra como essa vitória no estilo de jesus os líderes judeus mandam soldados ir atrás de jesus e de seus discípulos para prendê lo e quando os soldados perguntam qual deles é jesus ele declara eu sou e eles caem para trás isso é algo brilhante da parte de joão essas palavras são o ponto
culminante de dois conjuntos de sete exemplos em que jesus usou a mesma frase e tudo isso destaca uma das principais afirmações de joão sobre jesus as palavras eu sou ou em grego e gol e 6 são a tradução grega do nome da aliança pessoal de deus em hebraico que foi revelada moisés no capítulo 3 de êxodo elas também foram repetidas muitas vezes em isaías e joão estrategicamente colocou sete momentos em sua história onde jesus diz eu sou seguido por alguma afirmação surpreendente eu sou o pão a vida eu sou a luz do mundo à porta
das ovelhas o bom pastor a ressurreição o caminho a verdade ea vida a videira verdadeira e joão criou também outras sete histórias com o momento chave onde jesus simplesmente diz eu sou e quando esse nome divino e assim nesse relato da prisão de jesus acontece o clímax irônico de todas as histórias pois nela jesus revela o seu nome divino o poder ea vitória precisamente no momento em que desiste de sua própria vida depois disso jesus e levado a julgamento por suas exaltados afirmações de ser o filho de deus e o rei de israel primeiro perante
o sumo sacerdote e depois perante o governador romano pilatos que precisava levar a sério qualquer um que afirmasse ser o rei de israel e jesus diz a pilatos que o seu reino não é deste mundo o que significa que ele é um rei e que o seu reino é para este mundo mas o seu sistema de valores radicalmente diferente ea sua redefinição de poder e grandeza nada disso é procedente deste mundo pelo contrário eles são definidos pelo caráter de deus que jesus revelou através do seu reino e divertido que é resumido pela cruz é o
lugar onde o verdadeiro rei do mundo conquistou o pecado o mal deixando os conquistá-lo jesus ganha a vitória sobre o mundo através de um ato de amor altruísta depois disso o corpo de jesus é colocada em outubro que é então selado e no primeiro dia da semana maria e depois outros discípulos descobrem que estranhamente outubro está aberto e vazio e de repente maria encontra jesus ele está vivo entre os mortos agora a ressurreição de jesus se conecta a outro padrão de sets no evangelho de joão botão da festa de casamento em caná quando jesus transformou
água em vinho jonas disse que esse foi o primeiro sinal de jesus e ele também identificou o segundo sinal a cura do menino doente no capítulo 4 mas depois disso joão passa a deixar você contar os sinais e se você contar vai notar que o sexto sinal foi a ressurreição de lázaro do túmulo que jesus realizou custando a sua própria vida esses e todos os outros sinais apontam para este sétimo e grandioso sinal no ponto culminante antes da história a ressurreição de jesus dos mortos ele confirma a afirmação de que jesus é o filho de
deus o autor de toda a vida cujo amor conquistou a própria morte depois do sepulcro vazio jesus se encontra com todos os discípulos envia o espírito santo como tinha prometido e os comanda através do espírito a continuar sua missão do pai entre eles depois disso o livro conclui com um epílogo que explora a missão contínua dos discípulos de jesus no mundo então alguns deles estão pescando e não pega nada jesus aparece na praia e embora eles não reconheçam ele diz a eles para jogarem suas redes do outro lado do barco quando eles obedecem uma enorme
quantidade de peixes fisgados só então eles o reconhecem como jesus joão está oferecendo aqui uma imagem do discipulado de jesus seus seguidores serão mais eficazes no mundo quando o foco não estiver no seu próprio trabalho mas simplesmente em ouvir a voz de jesus e obedecê lo quando ele fala é quando eles vão realmente ver o trabalhar em suas vidas depois disso jesus fala com pedro eo coloca como um líder único no movimento de jesus indicando que um dia ele também irá entregar sua vida mas em contraste com pedro os últimos momentos da história se concentra
no autor deste evangelho o discípulo que jesus amava e ao contrário de pedro o seu trabalho não foi liderar o movimento de jesus mas sim passar a sua longa vida testemunhando sobre jesus para que outros possam acreditar nele e isso é exatamente o que ele fez aqui ao escrever essa incrível história sobre jesus o messias o filho de deus e é disso que trata o evangelho de joão
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