Aula sobre Lugar de Fala da filósofa Djamila Ribeiro

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Carol Gomes
Na aula é apresentado o percurso da autora para definição do conceito de Lugar de Fala. - Condição d...
Video Transcript:
Oi gente tudo bem aula de hoje a gente vai falar sobre um conceito de uma filósofo para negra brasileira e é a djamila Ribeiro nós vamos falar sobre lugar de fala né o livro que foi publicado em 2017 livro na coleção que é coordenada pela própria djamila Ribeiro né chama feminismos plurais Oi e a jamilla tem informações filosofia e tem publicado outros livros né então ela tem o lugar de fala que é esse nós vamos analisar na aula de hoje ela tem esse livro pequeno manual de faz isso aqui é um dos veículos mais vendidos
em 2020 a 2019/2020 ele vendeu muito e tem esse outro livro dela pela companhia das Letras também assim como porque ele mandou a gente faz pensa que é quem tem mesmo medo do feminismo no mesmo tá então livros de uma reflexão filosófica muito importante e que trata das questões atuais na a partir de uma Ansiosa brasileira né então vamos lá que a gente precisa ver hoje né fundamental Mas vamos eu vou organizar apresentação a partir do livro é de cinco capítulos da de Janeiro e vou mostrar o percurso que ela faz para a gente entender
em termos de análise filosófica o que que é o lugar de fala né quando a gente escuta muito falar sobre o que que é que tá com raiva a gente fala então vamos lá que é que nós temos no primeiro capítulo que é uma introdução né EA de janela vai fazer um resgate histórico né do motivo é que traz essa necessidade né de pensar o lugar de fala e de publicar essa reflexão dela que ela vai fazer esse percurso né passando pela questão é de outras pensadas que a notícia como referência e também das questões
específicas do nosso país não a construir o conceito de fala por etapas o livro todo ela vai trabalhar só que ela vai construindo a cada capítulo o percurso para a gente ter um conjunto do livro Uma compreensão do lugar de Fala como uma mudança de que de epistemologia que na filosofia significa a gente pode entender como mudança de modo Como se produz o conhecimento Como é o modo diferente um outro modo de compreender o que que é um com uma produção de saber o que que a gente legítimo como sendo um pensamento verdadeiro tá Tomar
no capítulo 1 e 2 ela faz a introdução e faz esse percurso histórico para mostrar Quais são as influências né que tem que ela tem para pensar o com segurar de o piu Inês nesses dois primeiros Capítulos fica muito Evidente para quem já estudou né para quem já leu um pouco ou assistiu o homem alguma aula teve algum contato com o pensamento da filósofa francesa Simone de Beauvoir e não da gente vai lá na Simone povoar O que que a gente encontra o que que a Simone de boa' traz para nós é a condição da
mulher como sendo o outro né o outro enquanto uma existência em autêntica ou seja um projeto de vida que não é pensar pelo pela próprio sujeito ou pelo próprio sujeito Mas ou seja um modo de vida que é apresentado a partir de um outra referência à relação sujeito absoluto e outro enquanto objeto né que tá na definição da condição da mulher do pensamento especialista Simone de boa tão é são primeiro aspecto importante do livro lugar de fala djamila ela tá dialogando com outras mulheres pensadas né pois bem o que que nós temos aí no terceiro
Capítulo e só que são Passos importantes para a gente considerar a tia Mila vai trazer uma reflexão muito cara mas que possibilitem tem e onde ela vai buscar as bases para falar para concretizar em termos de construção teórica o lugar de fala ela vai nos apresentar uma pirâmide social que que essa pirâmide social que claro vem um parte tem uma reflexão lá da segunda de bobo a e também de uma outra pensadora que ela cita no link no texto no livro dela que agrada Quilombo né que também é muito importante para entender as influências da
de Janeiro a Jamila vai falar da pirâmide social né O que que é apertamos social na grande social a gente encontra como modelo o homem branco e no caso sobretudo né na Perspectiva da influência da Simone povoar o homem branco europeu né então nós temos um homem como sujeito absoluto EA condição da mulher como sendo o outro ou sendo uma 1D a desistência uma uma cópia imperfeita desse modelo que é legitimado como sendo um modelo perfeito de ser humano né o modelo Universal o homem branco representa Portanto o modelo universal de uma bom então homem
branco ele vem com o sujeito absoluto no topo do piano seguido da mulher branca né a mulher branca e depois nós temos um outro também uma outra condição que é um homem lindo então o homem negro ele é homem ele aqui se encontra com o homem branco o sujeito absoluto mas ele é negro ele é o outro porque ele não é branco no caso da mulher ela é outra o que ela é mulher se encontra o homem branco na sua branquitude então eles são o outro em relação ao sujeito absoluto que é o homem branco
pé isso aqui para quem teve o contato com o pensamento pensamento acima de povoar é é importante consegue compreender como que é de Jamily vai explorar esses desdobramentos né bebendo buscando lá na Simone de boa mas é a mulher negra e aí que ele já Mila vai trazer uma questão importante umas em subir aqui ia né uma hierarquia social por isso pirâmide social primeiro sujeito absoluto depois no outro a segunda uma outra condição segundo lugar nesta pirâmide que a mulher branca e ali encontra o homem branco na sua condição de Branca depois nós temos uma
terceira localização nessa pirâmide que se encontra o homem branco por ser homem mas ele tem um outro posição nesse na pirâmide por ele ser medo e nós temos um quarto é uma quarta localização que é a mulher negra que não encontra o homem branco por ela ser mulher e não encontro um homem branco por ela ser negra Então veja que a mulher ela é o outro do outro hum não ser homem ela é ouro e por não ser mulher branca né por não ser branca ela é outro então a mulher negra segundo a de Jamila
e ela precisa a atravessar a condição de outro do outro enquanto por exemplo a mulher negra atravessa a condição do outro homem negro a posição do mundo então adicione ela vai trazer uma questão muito importante que ela busca em outras pensadores mas que ela amplia isso né trazendo inclusive situações da realidade brasileira O que é a pensar as relações que vão constituindo essa categoria do né que vai desde dobrando né então por exemplo é a mulher negra é o nordestina ela é outro da outra em relação ao por exemplo uma mulher negra Paulistana né está
num Grande centro no Brasil é então são categorias que se cruzam são posições sociais que vão se compondo para que a gente consiga cada vez mais entender essa pirâmide social pela pirâmide social da tia Mila imediatamente ela identifica quatro segmentos na sociedade que são é organizada a partir de uma hierarquia social tá esse é o terceiro capítulo que é muito importante para a gente conseguir entender o quarto abismo que a falar especificamente no lugar de fala é bem trás o quarto capítulo o parque inclusive é vendido né lugar de fala a Jamila ela ela vai
luluca gente o lugar te falo uma necessidade de conter um regime de autorização discursiva o que que é rompe uma autorização exclusiva é romper quem é permitido falar quem tem o direito oficial e legitimado ou seja quem é mais disputado no que fala e além de ser escutado ou escutada essa bem compreendida como [Música] verdadeira fala ou seja diz algo que tem fundamento diz algo que é é conhecimento diz algo que é é tido como ilegal e não é algo inferiorizado ou seja quando uma mulher branca fala que ela tá falando algo sério quando uma
mulher negra Fala aí ela tá falando com mágoas ela tá falando porque ela teve uma vida muito difícil então a gente não pode considerar esse ponto de né então regime de autorização discursivos lá no livro dela acha melhor vai apresentar como sendo um sistema é Que estrutura o Imaginário social quem é que produz conhecimentos quem é que tem autorização discursiva no sentido de produzir narrativa ou seja falar sobre a nossa culinária quem é legalizado para isso no Imaginário da sociedade e a um homem branco né seguindo seguido da mulher branca seguido um terceiro homem deve
e um quarto no outro do outro a mulher negra a Jamile por uma filósofa negro ela vai dizer que é preciso atravessar essa autorização dos possível e apresentar outras categorias de análise do pensamento e da realidade social né a mulher negra tem a dizer tenha fala né ela como você gosta é negra e ela vai usar nesse momento inclusive ela vai fazer referenciais de Pensador a sobrancelha escura sem panela González ela vai fazer vale muito a pena se dedicar a essa passagem do livro deve Janeiro Ah pois bem que mais que é de Jamily atrás
Aqui começa o importante é um aspecto muito importante para nós a de Jamila vai mostrar para gente que nem Card fala é também e precisa ou ser se vincula ao lugar social lugar de fala não é algo individualizado e não é algo que diz respeito à pessoa as experiências individuais é algo que diz sobre uma localização social então toda vez que uma pessoa fala essa pessoa ela tem intrinsecamente ou seja intimamente relacionada a sala dela um lugar de onde ela fala e esse lugar ele é uma localização física pode ser mas deve principalmente sobretudo um
lugar social dentro dessa pirâmide social qual que é a localização de quem fala né então lugar de fala está necessariamente vinculada lugar social é resgatar para ele quem está dizendo quem está falando que educação é importante é um homem branco é um homem negro é uma mulher branca ou seja eu vou a localização social e qual que eu também compreendo a constituição não é o modo como esse lugar social que é parte é base do lugar e.t. fala como que eu entendo ele opera o lugar social ele é constituído de dois aspectos não é de
duas dimensões tá lá no livro da de Janeiro aqui é página 58 59 A Camila vai buscar referências 11 outras filósofos outras pensadores de outros países também e vai nos dizer o lugar de fala enquanto lugar social ele é constituído de duas dimensões ponto de vista e do ponto de partida então o que que é o ponto de vista é quando se quebra a visão Universal ou seja um fenômeno é um fenômeno ele não tem um fenômeno e ele não tem apenas um lugar de visto e não é apenas uma pessoa que ver esse fenômeno
e portanto Essa visão é a verdadeiro você tem outras experiências que ver esse fenômeno né no caso da pirâmide social da tia Lili então nós temos outras quatro perspectivas de ver esse fenômeno nós temos outros quatro pontos de vista né o homem branco a mulher branca o homem negro a mulher negra então quando um lugar de fala Tais por trás nem se ponto de vista como uma condição para a gente entender quem está falando e ela tá falando que essas pessoas essas pessoas e elas têm pontos de vistas diferenciados de acordo com as suas experiências
vou dar um exemplo ensino remoto quem um homem branco que socialmente tem uma outra localização portanto em ao em muitas situações tem uma condição estrutural financeira melhor eles esse homem branco ele vai conseguir ter uma outra experiência com o ensino remoto online e a mulher branca também tem um pouco mais tem mais condições que nasceram no histórico por exemplo a sociedade brasileira mas a mulher branca ela já tem o que marcado como no lugar dela na sociedade que cuidar das atividades domésticas então além do ensino remoto de aprender Ela ainda tá atrás consigo ter que
dividir o tempo com os afazeres domésticos que não pertencem apenas ela mais socialmente é designado para ela isso é muito claro quando a gente estuda cima de povoar o homem negro um negro vai ter uma outra experiência em relação ao ensino remoto porque por conta da do história da histórica condenação da população negro que é foi largada em termos de política pública que equilibrar a distribuição de renda né Muito fruto do nosso processo de colonização muito fruto o processo de concentração de renda no país mas também no mundo pois velho a mulher negra além de
ter a questão financeira decorrente do processo da escravidão nós temos Ainda a outra condição da mulher negra também assumiu o papel da mulher possa fazer os doméstico essa mulher negra ela vai ter uma outra da Outra experiência por exemplo né usando aqui pelo da pirâmide social em relação ao ensino remoto veja que lugar de fala então enquanto localização social traz pontos de Visa mas sempre com uma localização onde a partir da pirâmide social certo essas o que que é o ponto de vista essas experiências para a gente falar de lugar de fala ela se misturam
por exemplo a mulher negra ela encontra o homem negro a partir de pão de menção a partir da dimensão racial O que é o mesmo tempo essa mulher negra ela também cruza com outra dimensão na outra condição que a da mulher branca com função a condição de gênero por ser mulher é isso que é de Jamila vai trazer como entre cruzamento você precisa cruzar gênero raça e classe geração Ela traz isso de uma outra pensadora mais localiza muito bem né contextualizar muito bem para ir para a gente entender o conceito lugar de fala então quando
a gente falar né Ei é localização social a partir de unidade Fala é preciso compreender os pontos de vistas e se encontram né dentro do que um entrecruzamento portanto esse fenômeno né No lugar de fala o fenômeno ele não tem um ponto de vista Universal não é só narrativa a fala do homem o e definir o que que é verdade nesse fenômeno Qual que é o discurso verdadeiro Qual que é a impressão no exemplo que eu devo esse modo não é só o homem branco que vai dizer se o ensino remoto é bom ou não
é preciso compreender os outros pontos de vista né os outros pontos de vista Pois é mas um ponto de vista ele apesar do entrecruzamento das condições né das condições de raça de gênero de plantas de geração nós temos instalar na página de 59 mais temos uma outra base para fechar o lugar de fala que é o ponto de partida e aí é importante porque que ele te chamei lá vai lá no debate entre duas pensadoras né não brasileiras um debate teórico e vai nos mostrar como que o ponto de partida ele vai tratar - da
experiência individual que é né existe aqui como ponto de vista mais o ponto de partida ele é definido enquanto condições sociais que constituem um grupo então eu não vou analisar esse fenômeno que acontece apenas tão somente por experiências individuais mas eu vou analisar Quais as condições sociais possibilitam a partir dessas experiências individuais a Constituição de grupos então por exemplo e qual é a no ainda não é na situação do ensino de modo Qual é a condição social que tem tanto entre a mulher branca e a mulher negra que faz com que elas sejam tomadas como
um grupo ou seja elas constituem um grupo que tem experiências que se encontram daí a intercessão aqui ó experiências que se encontram diante do ensino remoto um exemplo é ter que dividir a jornada de trabalho dentro de casa com as com as aulas que tem que assistir em casa com o trabalho tem que ser feito em casa dentro da academia com as atividades do dia a dia da casa da família né tem que parar tudo e conjugar tudo tudo no mesmo ambiente né e o homem não e o homem não faz isso que Então veja
que o ponto de partida não diz específico das experiências 2012 a experiência de Deus diz sobre as condições as condições e fazem com que essas experiências se constituem enquanto o grupo então a mulher vai ser um grupo que vai dizer que o ensino remoto trabalho em casa o Home Office assento ordem só a desigualdade de gênero a mulher que está trabalhando muito mais outro exemplo são as mulheres que trabalham e ganham menos né em relação aos homens eu vou dar um exemplo agora que é corrente que aconteceu no Big Brother agora esse Big Brother agora
recente 2021 não é com envolvendo o cabelo black power né eu vou passar esse vídeo para a gente ver um pouquinho o que que é é tratar o ponto de partida como e são social que constitui os grupos não é Vamo assistir um pouquinho quando eu era mais novo no colégio também brincavam com meu cabelo textura do meu cabelo porque dá para ver não é isso parece o pouco que me resta não é liso as outras crianças licha vão o dedo assim brincando que era o cabelo de lixa é esconde um lápis do meu cabelo
e tal mas isso nunca fez a menor diferença para mim porque o meu cabelo para mim assim que comprar você pelo que você tava falando para o seu pai para sua tia para um negócio tá espetado no meu crânio aqui ele não faz a menor diferença na minha vida eu não tô nem aí para o meu penteado os meu cabelo tá caindo manda mensagem tá que tá ficando careca vamos nada para mim com cabelo black power O que é o cabelo do João não é um penteado é mais complicado é um símbolo de luta de
resistência foi para os americanos dos anos 70 Os Pretos americanos usaram como símbolo anti-racista eles vestiram o black power para mostrar umas pessoas que ele se aceitavam que ele se amava porque porque até pouquíssimo tempo atrás uma pessoa como João como a cami lá nos Estados Unidos todo o país mais livre do mundo em que que levantado Anderson branco sem taca não podia no restaurante então historicamente o cabelo do João foi associado a uma coisa errada alguma coisa suja alguma coisa feia não existia cosméticos para pele da Camila não existia nada para o cabelo do
João a pouquíssimo tempo atrás e é por isso que quando a gente faz um comentário sobre o cabelo do João de não tá falando de penteado que foi o que você achou que você tava fazendo E como você e eu como homem branco também por muitos anos em Karen você tá falando de um símbolo você tá falando do que o João é do que o João sente do que o João viveu na pele dele da história do João da ancestralidade do João tem muito ali o black é a coroa isso não sei o que tô
falando Tem me ensinou isso é um cara que eu tenho um amor profundo porque eu tive a honra também de conviver o nome dele é Alexandre Santana Mas vocês devem conhecer ou pelo apelido um apelido racista cabo que vem de babuíno vem de macaco de nos deu uma aula no passado sobre o que é o black power sobre abrir o black como Black a coroa mas isso é o babu e talvez o seu pai eu vi a foto do seu Juarez aliás um beijo para ele realmente é muito parecido com já para ele também significava
outra coisa Ah mas isso não muda a dor do já não sei se vocês conseguiram perceber o que que é a de Jamila identifica como ponto de partida não é especificamente e só a experiência do João com racismo em relação à Beleza Negra ou seja o cabelo black power mas é o que o que várias pessoas negras em função da sua condição de ser outro do outro né E nem Cia de preconceito em relação a sua beleza ela se encontram nessa mesma experiência e constitui um grupo e vai falar que vai se afirmar enquanto Beleza
Negra enquanto o que que é um belo negro o que até então o que nós tratamos como Belo e é apresentado pelo homem branco veja então que o lugar de fala traz para gente ponto de partida como diversas experiências individuais é um mesmo fenômeno por exemplo ter cabelo ele não é analisado apenas Pelo modelo de cabelo do homem branco mas mas o cabelo da mulher branca ou o cabelo do homem negro o cabelo da mulher negra esses pontos de vistas relacionados vamos lançar para condições sociais onde essas experiências se encontram e constituição e constituem grupos
para tratar para tratar da do lugar de fala a partir da pirâmide social ou seja o e atravessa o regime de autorizações por cima Esse as experiências de individuais se encontram e também se distanciam identificando dentro dessa pirâmide social e na medida em que se encontra o constituem grupos que vão atravessar em regime de autorização discursiva e disse olha cabelo bom não é só o cabelo loiro liso o cabelo crespo também tem sua beleza o cabelo ondulado também tem sua beleza o que não tem cabelo também tem mas no caso da mulher negra ela tem
que atravessar todos os outros modelos de cabelo para poder apresentar o seu lugar de fala e na questão da Beleza Negra consegue perceber então que falar lugar de fala é muito mais rápido que eu pensar quem eu sou e no que o capítulo para fechar no quinto capítulo aqui para a gente fechar o que que é de Jamila vai trazer para gente ela vai trazer no capítulo 5 a relação entre lugar de fala e representatividade isso é muito importante porque é uma confusão entre o conceito de lugar de fala e de representatividade e o que
é a representatividade a representatividade é quando uma pessoa ela vai ela vai levar toda no segmento junto com as suas ações ou seja quando eu falo eu estou e o seu representante eu estou falando em nome de outras pessoas de outros segmentos em nome de uma causa isso é representatividade lugar de fala não é isso lugar de fala é eu identificar a minha localização nessa pirâmide social e ter consciência de quais são os privilégios que historicamente é o que estou no segundo lugar dessa pirâmide social trago comigo quando eu falo Será que eu e uma
mulher negra temos a mesma experiência Então veja que o lugar de fala ele não é representatividade e todo mundo tem um lugar de fala o homem branco tem um lugar de onde ele fala um grande privilégio na história com a média a mulher negra tem um lugar a mulher branca tem então aí é de Jamila nos possibilita compreender a discussão da branquitude a branquitude também tem um lugar de fala que é um lugar de fala do privilégio isso é muito importante vou dar um exemplo E aí é de Jamila ampliar essa discussão dela em outros
livros né o manual anti-fascista ela tá conversando com quem para as pessoas negras mas está conversando com as pessoas brancas que branquitude né quando a gente fala branquitude nós já estamos falando de um lugar de fala não tô falando de uma pessoa branca especificamente né eu tô falando dos pontos de vista e também do ponto de partida enquanto condição o condição social que constitui o grupo no caso a branquitude quer um exemplo da branquitude que toma consciência do seu lugar de fala e se coloca no processo de atravessar de desfazer de recompor Esse regime de
autorização dos possível que é os que aquilo né quem está legítimo para falar quem é que é escutado quando fala a verbos em 2020 o ator Paulo Gustavo comediante brasileiro e faleceu de convite né uma tristeza comoveu muito país e2020 Ele pegou a conta dele a conta de de Instagram ele pegou a conta dele e de e colocou um mês de junho de 2020 para ser administrado por quem pela de Jamila ele falou eu vou ceder a minha conta para que uma mulher negra utilize esse espaço e nos ensine ou seja pensando lugar de fala
o que é que o Paulo Gustavo fez ele diz eu enquanto branco homem branco eu vou utilizar o meu minha conta do Instagram que tinha 13 milhões de seguidores e vou a escutar uma mulher negra que tinha bem menos seguidores não chegava 1 milhão né não chegava embora uma intelectual né Umas ela não tinha tanta seguidores ou seja ele enquanto o homem branco reconheceu o seu lugar na pirâmide e compreendeu que a de Jamila apesar de ter muito conhecimento e ter condições de nos ensinar muito de ser uma produtora de conhecimento né de criar conceito
de nos ensinar a compreender o mundo mas de um modo melhor apesar de ela ter todo esse conhecimento ela não era legitimado ela não tinha uma autorização no Imaginário da sociedade para falar para discursar em termos de conhecimento o que que é verdadeiro o que que é certo ele tira então o mês inteiro e dar e esse reconhecimento enquanto olha eu preciso agora ouvir não é só o homem branco que fala não é só homem branco que tem verdades a mulher negra tem muito para nos ensinar ele sai e vários outros artistas depois aderiram a
esse movimento de atravessar quem é uma única voz falar né mostrando que a os pontos de vista né no caso da mulher negra localização na pirâmide social tá bom bom então pessoal o quê que foi importante que é importante entender essa aula e o outro como categoria de análise da condição da mulher a pirâmide social que traz a mulher negra para a gente como outro do outro e o conceito de fala quando enquanto uma localização social constituída por pontos de vista que são compartilhados entrecruzados o gênero raça classe e gerações e ponto de partida que
estão os encontros das experiências individuais que se trânsito que são remetidos à condições sociais a partir e constituem grupos e e o quarto papismo que traz a distinção entre lugares fale representação para que a gente consiga localizar branquitude e mais do que isso entender que todo mundo tem lugar te falo todo mundo tem seu lugar na pirâmide social o ok então sugestão Leia o livro da de a Mila é um livro belíssimo de uma linguagem muito convidativa e que trata de questões reflexivas muito sérias muito importante para a gente entender quando questões históricas sociais e
filosóficas do nosso tempo e também de tempos anteriores um abraço gente até a próxima tchauzinho
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