i [Música] ó quando abandonou os pensamentos que são os meus pensamentos que são o meu ponto de vista o seu práticos a z e prático ou não pensar então todo esse mundo também desaparece [Música] nós praticamos juntos nós vivemos a sociedade mas dependemos uns dos outros na isso é notório é mais a busca da eliminação é individual [Música] [Música] a palavra bunda vem da raiz de tudo o que quer dizer acordar despertar um sânscrito e buda significa aquele que acordou desta forma o budismo é uma criação o ensinamento de buda é uma criação de uma
mente poderosa de um homem que estava mergulhado em angústia existencial por que existo porque vivo qual é a finalidade da existência qual é o sentido de tudo isto e sentindo-se esmagado com a presença de nascimento sofrimento morte em buda abandonou sua vida de príncipe e mergulhou na tarefa de uma procura espiritual buda é foi um um homem da classe chatrier a classe que vem logo abaixo dos brâmanes a classe dos guerreiros e eles detinha o poder e ele particularmente era filho de um rei um pequeno principado do norte da índia atualmente nepal essa procura espiritual
passou por mestres na floresta e demorou 16 anos só depois desse tempo e é buda achando que a sua acese a sua modificação do corpo jejum etc há nada levavam ele decidiu sentar se para meditar e não se levantará até que tivesse achado uma solução quando ele acha solução depois de dias sentado ele diz o que maravilha eu a grande terra e todos os seres juntos atingimos a iluminação ou seja despertamos [Música] no budismo não existe um deus né o budismo também não é ateu não é pista e também não é teu o budismo simplesmente
não trabalho não lida com esse tipo de ideia ou de concepção de um ser superior ou de um ser que criou o lindo né então o que é mais importante do budismo é o despertar ter essa percepção de buda de um buda [Música] teoricamente todos nós homens estamos mergulhados em um sonho de ilusão um sonho muito nítido em que nós acreditamos no nosso próprio eu acreditamos na existência do outro na nossa separação entre nós e cada um dos seres porque não vemos a nossa unidade fundamental mergulhamos na ilusão de um meu separado desesperados com a
perspectiva de que se eu separado vai inevitavelmente morrer os homens criam religiões e as religiões são as respostas para isso com alguma promessa o zen budismo é destruição das ilusões e portanto também a destruição das crenças e de todas essas perspectivas ele se volta para a questão fundamental de buda acordar da ilusão de um eu separado [Música] antes de conhecer o budismo eu era católica e praticante mas não muito eu já estava um pouco afastada assim das missas eu ia de vez em quando mas continuei cristã como sou até hoje né não me afastei do
cristianismo nenhum minuto em 2002 eu perdi meu marido subitamente teve um acidente foi atropelado por uma moto e isso foi pesar disse ukra e eu estava realmente desesperada muito triste e me sentindo assim num colchão fugia dos meus pés em minha filha que mora fora do país também estão sofrendo muito ela pediu pra mim que a gente encontrar se um campo que a gente pudesse dizer juntas aquela dor então nós fomos para um mosteiro budista de ouro preto o pico de raios lá então começou tudo quando despertar se inicia quando começamos a perceber que a
vida pode ser mais aberta e alegre do que até então pensaram ser possível queremos praticar nós temos um material muito abundante sobre o que muda falou compilado no tempo de sua existência ou seja 600 anos antes de cristo havia secretário para anotar os ensinamentos de buda então nós temos o equivalente a 12 bíblias de textos ários a respeito deste ensinamento inicial de buda mas o budismo em si é uma criação contínua e constante ele não se congela naquele momento do passado mas sim a transmissão mente a mente e coração a coração de mestre para disse
por este é que é a raiz da verdadeira transmissão budista [Música] já tinha prática religiosa costumeira da minha família é família católica batizado mas eu nunca o catolicismo cristianismo nunca foi uma um caminho que eu escolhi seguir ele foi me dado e eu fui seguindo até um determinado momento onde eu comecei até autonomia de pensar por conta própria e começar a buscar outros caminhos eu descobri o dízimo é mais ou menos 11 ou 12 anos atrás eles namorada minha guia a atriz um dia antes estava na casa dela falar e precisando opção editado pela afrontamento
estavam lá no centro do prato e one não vão começar a gostar e vim com ela é pra caramba de carne no começo era muito era muito distante e primeira turma embaralhado com yoga e essas coisas por mim é tudo muito misturado na cabeça achei achei muito curioso mas mas foi uma coisa que foi eu tomei conhecimento e passou não foi uma coisa que eu me agarrei e e comecei a praticar no [Música] durante um bom tempo eu me preocupei eu comecei a me preocupar com o meu corpo com a minha saúde com meu bem
estar físico e comecei a cuidar disso mas chega num determinado momento parece que parece que parece que só isso não resolve e eu comecei a sentir falta de um de um equilíbrio é interior maior ea meditação me veio assim um dia assim como a human pensamento então comecei a voltar a praticar é eu acho que já com um pouco mais de maturidade e com um pouco mais de discernimento eu comecei a ler um pouco mais sobre os fazem sobre a meditação zen e comecei a freqüentar as meditações aqui aos domingos e e e tenham gostado
muito de praticar [Música] quando se pergunta sobre as formas de prática existente no budismo nós teríamos 11 um cabedal de escolas imenso porque nesses dois mil e 600 anos de história o budismo foi tendo desenvolvimento se não teve extermínios de hereges ou coisas assim mas sim grandes linhas o budismo se dividiu em 11 escolas mais voltadas ao texto que estudam os textos e tentam conservar a sua prática primitiva com ongs mendicantes isso é predominante no sul da ásia nós tivemos uma grande evolução chamada budismo mahayana que se estabeleceu na china tibete japão mongólia e é
predominante no ocidente que é esse modismo voltado para o leigo e que acredita numa prática para a iluminação é que todos os homens podem despertar de suas ilusões e temos também um grande grupo de escolas é com práticas devocionais que não praticam mais meditação mas repetem mantras esperando produzir um internamente uma modificação tal que os leve a renascer em uma terra pura a onde seja mais fácil praticar porque neste mundo é muito difícil d nos em principalmente tudo vem da meditação zen licitação vazia na meditação vazia é o cerne do zen budismo ea partir de
da meditação e da percepção direta da realidade que a gente acaba encontrando através da prática da licitação vazia todo o oeste aparece a ou seja quando eu deixo de quando abandonou os pensamentos que são os meus pensamentos que são o meu ponto de vista se eu deixo de pensar se eu pratico usei prático ou não pensar então todo esse mundo também desaparece [Música] a prática do jejum a prática do cotidiano em outras palavras a o que usei proponha se você estiver caminhando apenas caminho você chame a comendo apenas como se estiver pensando por exemplo os
problemas apenas pensa os problemas a busca está nos problemas deixe isso a e vai fazer alguma outra coisa passa para sua próxima atividade no dia a dia isso quer dizer o seguinte esteja inteiro em cada coisa que você faz [Música] [Música] o bastão na mão hoje você não precisa deixar o seu trabalho você não precisa deixar sua família você precisa sim se aprofundar na prática e e se você quer se isolar da sua família para o tempo e se você não quer mais ter um trabalho comum da sociedade então se passa a ser uma opção
sua com isso aparece como como o momento na sua vida bom não preciso mais desse tipo de trabalho então não posso beber admite começar a abrir mão dessas coisas e me dedicar mais profundamente a a prática da imensa [Música] existem dois papéis possíveis para o monge um ele pode propor se a praticar para si mesmo e se aperfeiçoar há muitas histórias de monges que depois de atingir um esclarecimento permanecem treinando mais 20 anos até a admitir alunos discípulos existem também muitas histórias de monges que não conseguiram formar nenhum ciclo porque para transmitir o despertar para
um discípulo isso também não é fácil então ter um aluno desperto uma grande realização para 11 monte porque sua linhagem poderá continuar no budismo faz parte integrante da prática o mestre o dharma ou a experiência budista ela é transmitida de monge pra mim hoje né de mestre para discípulo desde os tempos de buda shakyamuni então é uma linha que não foi interrompida até os dias de hoje então nessa relação começa o primeiro não figurar axo que é uma miniatura do manto que o mestre terror escrever algumas coisas o mestre me deu o nome onde especial
que foi feito foi pensado para mim e eu continuo na prática e em seu tecido me tornar monge no como único com método e aí se você vai logo ser bom jornal e vai depender dessa relação que você tem com o mestre né começa a costurar um manto de sá que esse é um manto maior buraco é uma miniatura de se desse manto aqui é que o manto de buda começa a costurar já posso raspar a cabeça se quiser ou posso deixar passar na cabeça no dia da cerimônia na de ordenação toco do e aí
tem uma cerimônia onde tudo é feita a condenação na todo carro a prejudicial uma vez criado por mim é difícil devido à raiva gaás ignorância nascido de meu povo boca e mentes eu agora de todo o repele lógico que os monges que escrevem livros acreditam que realmente a nossa conduta determina a nossa vida aqui e portanto a nossa vida além mas não são dogmas são sugestões e é uma coisa interessante não há pecado a ignorância se a pessoa série o outro irmão que ele se machuca muito mais então não é aquela história de machucar pedir
perdão a deus e tudo bem ele machucou ele vai pedir perdão ao irmão que ele machucou que só quem pode perdoar é quem foi eleito então isso eu acho que muda fundamentalmente nós mesmos aqui e construímos a nossa o nosso inferno vamos dizer assim voz paraíso [Música] o disco acho que ele tem essa coisa de você buscar o caminho correto o objetivo das coisas que você faz da sua prática diária eu tenho tentado muito levar o meu pensamento para esse caminho o disco não é uma coisa que diz para você assim não faça isso não
faça aquilo faça isso faça aquilo todas as todas as questões a gente vai descobrindo na gente mesmo é então a forma de se alimentar com que se alimentar por exemplo eu ainda sou o caminho e acho que ainda vai demorar um tempo até deixar de comer carne mas esse pensamento de deixar de comer carne já é uma coisa que habita o meu pensamento não porque eu esteja me tornando budista ou não porque é o budismo a pregou respeito à vida etc mas porque tenho percebido cada vez mais a com que é bom pra mim o
que não é o que é de fato importante o que não é bom dia adote um dólar na rodada do dia livre hoje nós fazemos a cerimônia para dar um nome uma a uma criança recém nascida fazemos um cerimônias de casamentos essas cerimônias originalmente não fazem parte do do budismo budismo não tem uma das cerimônias sagradas para determinados objetivos mas sim cerimônias para atender às necessidades emocionais das pessoas quando morre alguém que fazemos um funeral em um funeral para quem é para os vivos não é para os mortos então nós temos que ver qual é
a ótica das cerimônias elas podem ser modificadas ou abandonadas à vontade de acordo com as necessidades culturais e aquilo que acontece em cada civilização em todo o mundo adiantou mulheres podem praticar mais profundamente como o jazz o budismo não existe - mosteiros parece que o japão hoje existem apenas dois mosteiros mas existem hoje assim existem monges que são livres de tempos vai de mosteiros também dá a sua cabeça e o processo muito bem muito semelhante a uma cidade onde não existe nada uma pessoa normal pode fundar um grupo de estudos budistas e podem começar a
ler textos ea praticar meditação e nós propiciamos orientação para isso não é tão complexo mas é ensinar o dharma orientar pessoas é uma tarefa exclusiva de professores completamente formados mesmo os monges noviços não estão autorizados normalmente é fazer essa tarefa esses grupos de estudo podem progredir para serem centros do da arma com líderes já treinados ou mesmo comunidades com um monge encarregado e pode vir a ser um templo um dia existe separadamente diz uma estrutura chamada monastério são os lugares de formação dos monges esses monastérios tem uma um processo de treinamento muito estrito e muito
severo difícil de suportar [Música] mundista mudou no foco o foco não material da fita a generosidade passa a fazer parte da nossa vida a gente sente necessidade de ser generosa em meninos necessidade de gastar e de mostrar status de usar coisas que determina o que a gente está vamos dizer bem de vida né então isso eu acho que muda fundamentalmente tudo eu me sinto mais centrado hoje essa noção desse tempo presente a importância de se ter presente ea compreensão um pouco eu acho do outro é eu acho que são os grandes ganhos que tem tido
na prática zen é é um respirar com mais calma em situações que talvez há mais tempo eu teria eu teria perdido o controle [Música] ótica a budista não é criar seres sobrenaturais para os quais você olha o de quem você se socorre óticas em é o que é sobrenatural é isso aqui agora este chão é sobrenatural podemos andar sobre o chão isso é uma coisa sobrenatural não precisamos de coisas mais sobrenaturais do que as coisas que a própria vida já nos dá de beber um copo d'água é algo muito sobrenatural falar com outra pessoa é
muito sobrenatural toda essa prática budista de meditação de às vezes de isolamento de prática mosteiros pode parecer que há um isolamento que que é um elemento do praticante do budismo longe do resto da sociedade mas é preciso entender que nós praticamos juntos nós vivemos a sociedade nós devemos nós dependemos uns dos outros isso é notório é mais a busca da eliminação é individual então alguém que se torna o mestre alguém que aprofundou na prática budista naturalmente isso que ele aprendeu isso que ele encontrou essa liberação que ele encontrou é é é transmitida para outras pessoas
de forma muito natural dentro da sociedade [Música] o nosso hora de vocês para que aumente sabedoria felicidade ele tem todos os tipos de obstáculos e calamidades e que todas elas são joão um executor ó de sam fisher gelvo cheia som sá rosa rod a olhe e