Caridade e união - Artur Valadares

11.29k views8546 WordsCopy TextShare
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
Palestra realizada no dia 18/11/2023 durante a 1ª Semana Espírita de Campo Belo/MG.
Video Transcript:
prezados amigos e amigas uma boa noite para todos nós que Deus nosso pai de infinito amor e bondade envolv envolva-nos a todos nesta noite que vivamos todos aqui momentos de alegria de comunhão de esperança que possamos todos sair daqui mais renovados e inspirados a essa força Divina da caridade da qual o primeiro subproduto fundamental é a união então para nós para mim para Flávio Timóteo é uma alegria podermos estar aqui né É uma honra podermos participar dessa primeira semana Espírita de Campo Belo nestas terras que nos são tão caras ao coração entre as serras e
montanhas das Gerais rogando a inspiração do nosso Divino amigo e dos seus trabalhadores fiéis a fim de que o nosso coração se inflame dessa força e dessa luz que é a caridade conforme nos foi expressa por Jesus porque ele mesmo nos antecipou em nos falando das lutas que estavam por vir aos tempos do Consolador aos tempos da transição nos alertava o senhor de que por abundar a iniquidade a caridade de mos esfriaria E é isso que nós não podemos permitir que essa chama em nós se apague que ela venha se esfriar pelo contrário que ela
se irradie pujante Luminosa que os seus raios benéficos alcancem aos corações e à vidas ao nosso redor que as envolvam nesse acalento do amor que As preencham de Esperança de fé que são forças vivas que acompanham essa que é a virtude do próprio criador que a nós criaturas é dado partilhar Então que assim seja a nossa noite que possamos nos conectar a espiritualidade amiga que certamente aqui se faz presente dificilmente à distância de séculos poderá alguém perceber com a sublimidade do cristianismo primitivo são essas palavras do nosso querido benfeitor Emanuel no Capítulo de número TR
da primeira parte de uma de suas obras mais belas intitulada ave Cristo em que ele nos relata alguns dos episódios algumas das vivências e experiências daqueles primeiros cristãos heróis e heroínas de nossa fé que viveram naquela região outrora chamada de lugdunum ou nas galas que mais tarde deveriam ser a França e em específico ali LD a cidade de Lyon e nesse trechinho Que Nós pensamos aqui da obra emanu vem nos trazendo uma descrição do que era aquele movimento de Como vivia como agiam isso naturalmente tem um fundamento um objetivo primordial a obra a Cristo assim
como a obra Paulo stev principalmente essas duas embora venhamos a encontrar também informações muito preciosas no livro há 2000 anos e no livro 50 anos depois mas em termos de abrangência de reflexão e compreensão do que era o cristianismo em suas origens Penso que essas duas obras são os pilares fundamentais que nos foram dados Paulo Estevão falando do cristianismo mal saído do Forno digamos assim ainda em toda sua pujança em toda a sua beleza e pureza naqueles primeiros anos desde a atuação de Jesus entre nós bem como a continuidade que foi dada pelos grandes primeiros
discípulos Paulo Estevan então nos traz um recorte uma visão do cristianismo naquele primeiro século já o livro ave Cristo vai nos trazer uma perspectiva do cristianismo já avançada um pouco mais no tempo ali no início do século terceo né Por volta dos primeiros decênios do século iceo então Eh é importante que a gente medite A esse respeito é importante que a gente é importante que a gente medite A esse respeito porque essas obras chegam até nós com uma finalidade apresentar-nos um modelo uma referência para que hoje enquanto evangelho Red Vivo que é o consolador e
os espíritos fizeram questão de muitas vezes assim denominá-lo para que saibamos como nos conduzir inspirados nestes feitos desses corações que nos legaram uma vivência tão pura um alcance tão Sublime do que seja o evangelho nesta obra mesmo no livro Av Cristo o emanu vai descrever que uma das maiores alegrias dos cristãos ali da igreja de São João que ficava em Lyon coordenada por Irineu um dos grandes personagens do cristianismo naqueles tempos e outros nomes importantes uma de suas grandes alegrias era poderem meditar juntos a respeito dos Mártires que no ano de 177 deram ali pelo
Cristo as suas vidas perseguições essas que ficaram registradas na história como um dos eventos mais marcantes da própria história do cristianismo Quando ali átalo de pérgamo por exemplo né potino blandina e outros nomes deram as suas vidas ao mestre divino em holocausto para que por meio daquele exemplo de fé e de esperança e acima de tudo de amor inabaláveis pudessem lançar sementes de renovação então uma das alegrias e um dos principais Mananciais de força e inspiração para eles vinha justamente do estudo de comentarem na tradição oral ali que cultivavam a trajetória daqueles grandes espíritos e
assim nós hoje também essas obras chegaram Até nós do movimento espírita com essa finalidade embora a dificuldade que Emmanuel aqui mencion os corações que puderem se abrir ao sentimento a essa sensibilidade extrair dessa obra muitos e muitos recursos para a sua tarefa hoje mas Emmanuel não deixa de frisar dificilmente a distância dos séculos poderá alguém perceber com exatidão a sublimidade do que foram aqueles tempos é isso que nós vamos tentando é por isso que vamos a obras como essa a elas recorremos em reiteradas leituras para que o nosso coração possa sem beber cada vez mais
desse rio que chega até nós e que nos alcança Rio de doação Rio de amor que perpassa o séculos a nutrir todos os discípulos dos tempos por vindouros mas ele segue então escrição dizendo experimentados pela dor Os Irmãos na Fé segundo os padrões do senhor ão experimentados pelas dificuldades que foram crescendo ali naquela região aliás uma das regiões onde o cristianismo mais sofreu perseguições embora um começo mais ou menos Ameno do cristianismo naquela região a partir de 177 em diante como vemos no próprio Liv Cristo as perseguições mas na mesma medida em que se intensificavam
as perseguições se intensificava o amor a doação porque esse foi em todos os tempos o grande segredo dos discípulos fiéis quando a dor o cercava por fora projetavam-se portas a Dentro do Coração em busca do divino mestre encontravam no mais profundo de suas almas no imo mesmo de si mesmos aquela voz Imortal que segue ecoando séculos a fora alentando a todas as suas ovelhas eu sou o bom pastor Vinde a mim todos vós que estais cansados sobrecarregados E eu vos darei descanso Não vos deixarei órfãos voltarei para vós as minhas ovelhas ouvirão a minha voz
e pela Fidelidade que demonstravam nos testemunhos podiam em meio a todos os ruídos fossem os ruídos das feras a gritaria das multidões ensandecidas nos circos e nos Martírios ou mesmo os cânticos eus orrios das sereias do mundo com os seus prazeres em meio a todos esses ruídos exteriores aqueles corações ouviam dentro de si nos testemunhos mais ásperos a voz Divina do mestre que lhes dava uma força incompreensível para os seus algozes que lhes dava uma coragem de adentrar emem aqueles circos a cantar que os fazia pronunciar diante de César ou dos seus Apóstolos onde antes
se pronunciava Av César os que vão morrer te saúdam os fazia agora pronunciar ave Cristo os que vão viver para sempre te saúdam e te glorifico tudo porque dentro de si na experiência incandescente Viva do amor sentiam-se Unidos ao Cristo e Unidos entre si porque o amor a caridade são as forças agregadoras na criação infinita seu papel é sempre congregar em torno do que é Belo em torno do que é nobre em torno do que é são em torno do que é Divino por isso Vicente de Paulo conhecido Apóstolo da caridade chegaria a dizer para
nós em Livro dos Espíritos na questão de número 888 a a respeito da caridade nos dirá ele que a lei de gravidade é a lei de amor ou de caridade para a matéria inorgânica para a matéria que não é viva ao passo que a lei de amor ou Lei de caridade é a lei de gravitação para os seres vivos Olha que que bonita reflexão como a nos dizer que temos ensaiado essa força desde os estágios anteriores da humanidade o princípio inteligente a começar a sua trajetória já na forma da matéria ali mais grosseira no reino
mineral por exemplo ou outras formas de matéria ali já estagiári essa força agregadora por excelência mas que uma vez tendo alcançado da humanidade somos chamados a exercê-la de maneira consciente de maneira cada vez mais espont com adesão sincera do nossoa não por simples imposi da Lei exterior tudo portanto na evolução na criação divina vai caminhando para isso para uma convergência cada vez mais Ampla e Estreita em torno do que é nobre em torno do que é Divino Como já disse um sábio tudo que sobe converge todo ser que sobe os degraus da evolução vai convergindo
pela força do amor buscando a gravitação em torno daquele que é a fonte por Excelência de todo amor no universo nosso Pai criador então experimentados pela dor amam-se na fé segundo os padrões do Senhor quanto mais dificuldades Quanto mais lutas mais se estreitavam os laços mais recorriam a união que a caridade proporcionava porque encontravam aí a força para superarem aqueles desafios onde um talvez fraquejar dois ou três estariam fortes porque Unidos para vencerem os testemunhos Esse foi o segredo daqueles que sem recursos monetários de qualquer natureza sem poderios políticos sem exércitos ou forças do mundo
a seu favor conseguiram sobrepor-se a um dos mais poderosos e bélicos impérios que o mundo já viu munidos apenas dessa força que os fez tão unidos e por isso tão fortes porque se amavam em Cristo Porque é importante destacar amam-se segundo os padrões do Senhor o amor é uma força divina mas que precisa ser sublimada no tempo ele já se manifesta nas formas ainda iniciais incipientes do próprio egoísmo dos próprios vícios muitas vezes Ali há uma semente do amor que precisa ser melhor regada cultivada é preciso podar a árvore ajustar a sua mas à medida
em que vai se sublimando essa força conforme os padrões que Jesus nos legou a criatura vai descobrindo no universo O que é realmente poder porque o mundo até então entendia por poder os que tinham ou influência política ou prestígio ou fortunas e exércitos a seu serviço o cristianismo veio mostrar ao mundo e antes do cristianismo O próprio Cristo que poder é amor que poder são amigos Emanuel mesmo irá nos dizer quem ajunta amigos amontoa amor e quem amona amor acumula poder não o poder ilusório do mundo que vem e que passa almas Poderosas na história
são aquelas que conseguiram mobilizar inúmeros corações a serviço do bem poderosos portanto no mundo não são os presidentes dessa ou daquela nação são aqueles que sem armas moveram Multidões No Clima da Paz imbuídas da força do amor de um gande a um Luther King de um Cristo a um Chico Xavier almas Poderosas por essa força Sim era o cristianismo naqueles tempos mas emano prossegue na sua descrição em toda parte a organização evangélica orava para servir e dar em vez de orar para ser servida e receber a lógica inversa do mundo é o que o cristianismo
vinha trazendo se antes poder estava atrelada a números exércitos fortunas agora poder estava atrelado ao que se tem no coração e se antes o que se buscava eram mais e mais servidores para que a criatura pudesse ser servida ou mais e mais recursos para que ela pudesse acumular amontoar para si agora a riqueza passa a ser entendida em outra perspectiva ser o que mais dá de si e o que menos espera de volta rico será o mais disposto a servir e a ofertar de si para a obra divina porque é o que Deus mais faz
na criação ele é o que mais dá e o que menos espera e se a gente quiser chegar um pouquinho mais perto temos o que el então eles oravam e nas suas preces não pediam isenções de lutas favores ou privilégios pediam mais ocasiões de poderem mais testemunhar esse Anseio de servir e de ofertar Porque como nos diz Emanuel no livro Paulo Estevão quem ama inquieta se por dar alguma coisa quem sentiu o amor do Cristo a vibrar no seu coração não consegue mais contentar-se em ser na vida e no mundo um ponto que só espera
as coisas virem até si quem sentiu o amor vibrante pulsante do Cristo em si não contenta-se mais em ser na vida um sorvedouro sabe o ralo que espera tudo chegar e gravitar e girar em torno de si sempre sugando sempre sugando Não essa dinâmica pode ternos caracterizado até ontem mas com Jesus a dinâmica do sorvedouro converte-se na dinâmica de um manancial de uma fonte sempre brotando sempre ofertando por onde se passa a água que é símbolo de vida a vida o coração convertido ao Cristo é onde está um manancial por onde ele passa ele vai
deixando vida é a palavra é o é inspiração é o testemunho é oração que vão trazendo aos desertos do mundo sobretudo aqueles dentro de cada coração vida nova por isso no evangelho tantas vezes esse elemento é trazido como símbolo de vida Água Viva porque quem vive no deserto água gente é vida estamos aqui a falar não de desertos físicos mas de desertos espirituais quos no mundo como quem caminha por dentro por um deserto sem norte sem ideal sem esperança sem força sem ânimo mas o coração atrelado ao Cristo é fonte de vida dele Brota Água
Viva aos corações ao seu redor as vidas que cruzam com esses Mananciais saem dali sem perceber ou talvez percebendo depois com mais alegria com mais esperança com mais fé porque o sorriso deles comunicava essa vida porque o olhar comunicava Consolação porque a simples vibração comunicava acolhimento porque a mão estendida comunicava Fraternidade porque a firmeza diante da prova comunicava fé porque o otimismo diante dos horizontes sombrios comunicava esperança e porque a disposição de servir sem exar sem exigir comunicava caridade amor então assim era a dinâmica desses primeiros cristãos como a caridade vibrava e pulsava em seus
corações o seu esforço primeiro era como ser onde o senhor nos colocou elementos agregadores da vida agentes de progresso de evolução de União Esse é o ministério que eles entendiam e é o ministério que naturalmente cabe a nós hoje enquanto seareiros obreiros do Evangelho R vivo é reviv isso aqui menos menos exigência menos expectativa de facilidades e mais coração em serviço mas eis-me aqui senhor e menos pedidos ou se pedidos houver que sejam daquela natureza como do cego Deó que eu veja me ajuda a ver para melhor operar essa era a dinâmica os cristãos eram
conhecidos pela capacidade de sacrifício pessoal a bem de todos pela boa vontade pela humildade sincera pela cooperação fraternal e pela diligência que empregavam no aperfeiçoamento de si mesmos é Ou são essas características gente que nos ajudam a entender o resultado do Sucesso do trabalho de um trabalho tão bem sucedido que varou os séculos a raiz a explicação está aqui nesses Pilares porque onde há isso a espiritualidade encontra uma porta aberta para operar no mundo trazendo do céu gradualmente para a terra porque essa é a meta os valores que já operam no céu um dia operarão
na terra meu reino ainda não é daqui mas o reino do céu um dia há de ser na terra vem a nós o teu reino assim como no céu seja na terra mas para isso são precisos os que aqui estão os que operam na terra e que fazem do seu coração um portal do céu quando há essas características a espiritualidade encontra terreno aberto mão de obra instrumentalidade para trazer um pouquinho mais do céu à Terra nesse trabalho multissecular de ir fincando bases do Reino dos Céus na terra faz-me Recordar isso da descrição da comunidade Lá
em Antioquia onde Saulo começou o seu ministério foi muito marcante para aquele coração e dizem-nos os espíritos diz-nos Emanuel no livro Paulo stev que a comunidade de Antioquia ela era assim exuberante pela presença viva da espiritualidade a interação mediúnica que eles tinham lá com o mundo espiritual nos moldes em que temos hoje em nossas reuniões lá existiam fenômenos de vozes diretas fenômenos impressionantes e tudo por quê diz Emmanuel devido à Fraternidade reinante que superava até mesmo a condição da casa do caminho em Jerusalém porque a casa do caminho envolvida em mais perseguições em mais dificuldades
em alguns antagonismos internos não conseguia chegar a esse patamar de unidade mas ali em Antioquia A fraternidade reinante fazia com que as portas do céu estivessem abertas e a espiritualidade infundia recursos inspirações sublimes aqueles tarefeiros naturalmente o mesmo aqui em lug na futura por conta desse clima reinante de cooperação fratern de dilig de humildade de boa vontade de disposição ao sacrifício pessoal ali existi uma Seara Muito dadivosa muitos frutos espirituais haveriam de beneficiar não só as criaturas daquele tempo mas como veremos também o futuro o porvir amam-se reciprocamente estendendo os raios de sua abnegação afetiva
por todos os núcleos da luta humana jamais traindo a vocação de ajudar sem recompensa ainda mesmo diante dos mais remitentes alges então o amor que nutriam entre si era como um sol uma luz que se acendia e que se irradiava paraa atuação de cada um deles no nos outros núcleos onde operavam nos seus trabalhos nas suas atividades pessoais é assim que mais e mais corações iam se unindo à obra e a causa pelo amor que experimentavam daqueles que ali se congregavam diz-nos Emmanuel uma bonita reflexão acerca de Barnabé aquele Cristão que foi grande companheiro do
apóstolo Paulo nas suas viagens está no livro Vinha de Luz no Capítulo de número 12 chamada padrão a mensagem e Emanuel comenta um versículo do livro de Atos dos Apóstolos que faz uma referência a Barnabé em que está dito que muitas e muitas almas se uniam ao Senhor porque Barnabé era uma alma de coração ardente no amor de fé viva inspirado nos termos bíblicos pelo Espírito Santo e por conta disso muitas Almas se uniam ao Senhor e aí ao fazer o comentário emo Diz que para conhecermos os textos falarmos sobre o evangelho ou fazemos e
participarmos de uma reunião mediúnica né interagimos com mundo espiritual fazemos sacerdotes eh estudiosos exegetas algum esforço nos é pedido mas não são os esforços mais desafiadores ou fundamentais agora para o ministério diz Emanuel de unir almas ao Senhor não se prescinde do apóstolo em outras palavras só consegue unir almas ao Cristo quem se fez do Cristo um exemplo vivo por isso a força de um Chico Xavier de um Eurípedes banu por isso Onde passavam eram elementos de união e de conciliação em entorno de si um Bezerra de Menezes em tempos tão difíceis do próprio movimento
espírita em nossas terras ou voltando mais no tempo um Simão Pedro que recebeu a Sublime e dificílima missão de Jesus de ser o elemento de conciliação de um cristianismo que nascia que moldava ainda suas ideias e encontrava divergências de pensamento um Paulo de um lado Tiago de outro com pensamentos um pouco conflitantes e alguns aspectos mas porque o cristianismo soube sobrepor-se a esses desafios no campo das ideias divergências e não morrer porque existiram esses elementos que souberam ser com Jesus aqueles que unem corações em torno da causa acima de tudo e Pedro foi dessas figuras
ele como poucos entendeu apenta as minhas ovelhas faz do amor Pedro do amor da caridade que tem por frutos a compreensão a paciência a indulgência mas também a perseverança faz do Amor a força maior o teu recurso essencial para cumprir o teu ministério e foi graças a isso que a mensagem chegou até nós porque os de outrora souberam amar-se Acima das divergências colocar os Cristo acima dos personalism e a causa acima de qualquer coisa que seja menor do que ela esse o segredo do cristianismo de outrora essa proposta do cristianismo de hoje na condição de
evangelho rede Vivo a caridade como elemento essencial de União de unidade espiritual que não vem a ser uniformização Só o Amor Consegue extrair o melhor dos diferentes Só o Amor Consegue fazer da diversidade humanidade equilibrada sólida e produtiva só essa força tem essa capacidade Então tá aqui Uma Breve descrição do que foi o cristianismo naqueles tempos o Emanuel prossegue aqui com mais algumas considerações mas creio que aqui nós já temos alguns elementos de base para entendermos o programa porque o programa não se alterou os séculos passaram mas esta segue sendo ainda Boa Nova a maior
novidade de todas e a obra a implementar Como dizia o Chico em em perguntado Acerca das novidades que chegava do mundo espiritual muitas vezes movidos esses corações só pela curiosidade sem edificação o Chico sempre respondia a grande novidade segue sendo a Boa Nova porque o programa não se alterou o que é preciso são corações dispostos a implementá-lo tivemos alguns exemplos felizmente pela graça do mais alto as terras do Cruzeiro foram beneficiadas de norte a sul de Leste a oeste com exemplos heróicos da força da caridade da força arrebatadora do bem que une corações das mais
diversas classes espíritos encarnados nas mais diversas condições em torno desse de pois bem os séculos passaram Vamos colocar aqui desde os momentos ali que são descritos no livro Av Cristo no início do terceiro século mais ou menos 16 séculos tempo passou e então o ano era 1860 Kardec nos traz um artigo na Revista Espírita daquela que foi como ele mesmo descreve a sua primeira viagem Espírita a sua primeira Jornada com o fim de divulgar a doutrina e de conhecer como o trabalho ia se desenvolvendo muitos devem conhecer o livro viagem espírita em 1862 Mas essa
não foi a primeira Essa foi a mais Ampla talvez que ele passou por um maior número de cidades mas a primeira viagem de Kardec foi feita em 1860 e adivinho para Qual cidade a cidade que o o viu nascer embora não tenha morado ali ele só nasce ele vive em burganes que é uma cidade próxima né depois vai para I verdã depois vem para Paris mas a primeira cidade quis o destino que a primeira cidade que ele fosse visitar para conhecer o movimento Espírita Como diz ele para abraçar os amigos para viver a Fraternidade foi
a cidade de Lyon e geralmente ele ia no mês de setembro né essa primeira viagem ele foi recebido em Lyon no único grupo que existia até então o grupo de brotou Foi recebido lá pelo Sr Gum senhor diju e sua esposa a 19 de setembro de 1860 geralmente ele viajava nesse mês de setembro que é o mês que inicia ali tá próximo né do Outono eh lá no hemisfério norte então era geralmente nesse período do ano que ele viajava e aí em outubro ele trazia geralmente artigos falando de como foi a viagem descrevendo o que
que ele encontrou e tal assim foi também em 1861 depois em 1862 que acabou virando um livro né ele compila ali muito das experiências que teve em 1862 na viagem pois bem quando ele chega 19 de setembro de 1860 e é recebido com um banquete né banquete imaginemos assim uma confraternização nos modos em que a temos hoje a até interessante porque depois do ano seguinte eu acho que eles quiseram aumentar o banquete E aí Kardec até coloca um artigo na Revista Espírita de outubro de 61 falando assim ó não quero banquete não quero coisa muito
grande vai gastar muito dinheiro comigo né Eu não tô indo aí para receber homenagens para ser destacado exaltado eu tô indo aí para abraçar os amigos para compartilhar os conselhos que possam ser úteis para erguer a força dos fracos para consolar os aflitos falar da doutrina é isso que eu indo a Mas enfim no primeiro ano em 1860 ele chega então em e ele de certo modo se surpreende primeiro com o número primeiro com o número de pessoas né de adeptos que estavam ali nesse artigoa espita de outro de imag inava que existiam mais adeptos
mas que o número era maior do que ele esperava então ele ficou impressionado com a rápida adesão dos corações da doutrina ali em Lon mas mais do que isso mais do que o número o que lhe impressionou foi a qualidade porque ele faz até uma categorização que depois que ele já havia inserido na verdade no Livro dos Médiuns quando ele fala dos tipos de espíritas Se não me engano o capítulo terceiro da primeira parte ele coloca coloca ali quatro tipos de espíritas os espíritas fenomênicos aqueles para os quais só interessa o fenômeno depois os espíritas
imperfeitos que seriam aqueles que até vão além do fenômeno vem alguma coisa da filosofia e da moral Espírita mas não a aplicam em si né depois ele fala dos espíritas verdadeiros ou espíritas cristãos ele coloca como sinônimos essas expressões e lá no Livro dos Médiuns ele fala de uma quarta categoria que ele chama de os espíritas exaltados que são aqueles assim irreflexivo tudo sem pensar sem analisar sai falando que é espiritismo que não é sai falando tudo que chega dos Espíritos sem passar por um crio que seja E aí ele diz mais atrapalham do que
ajudam na divulgação porque criam visões equivocadas sobre a doutrina espírita mas Nesse artigo Ele fala também escreve ah Existem três tipos aí ele fala esses três primeiros tipos que Eu mencionei e acrescenta dizendo boa notícia aqui em Lyon não vi ninguém do primeiro Tipo ninguém que está só em busca ou a carta de curiosidade a maioria dos que tenho visto são da terceira categoria sinceros na busca dedicados esforçados e tudo mais e aí então em determinado momento ele diz né no seu discurso ali honra pois aos espíritas lioneses por haverem tão generosamente penetrado Essa Via
progressiva sem a qual perdão honra pois aos espíritas lioneses por haverem tão generosamente penetrado Essa Via progressiva sem a qual o espiritismo não teria objetivo que ele sempre Frisa principal objetivo do Espiritismo reforma moral das criaturas que tem por consequência produto a reforma da sociedade laços de mais amorosidade de mais Fraternidade e compreensão entre os indivíduos e aí ele prossegue tal exemplo não será perdido terá as suas consequências e não foi sem razão bem o vejo que outro dia os espíritos me responderam por um dos vossos médiuns mais dedicados com quanto um dos mais obscuros
quando eues exprimia a minha surpresa Então o que Kardec tá dizendo que ele em contato com os espíritos exprimiu essa surpresa aos benfeitores Puxa vida o movimento aqui em Lon está muito pujante está muito vivo E aí os espíritos respondem a ele por que te admirar Leon foi a cidade dos Mártires a fé aqui é viva ela fornecerá Apóstolos ao espiritismo e se Paris é o cérebro Lon será o coração se Paris é o cérebro Lon será o coração e Kardec fica impressionado porque no discurso de abertura sem que ele tivesse falado a outros o
Senor Guil que era um dos participantes do grupo de Lon havia trazido a mesma visão dizendo Paris é o cérebro do Espiritismo mas Lyon pelo seu amor e pela sua união merece ser o coração então gual disse de um lado Kardec ouviu dos Espíritos de outro e ele fica impressionado com essa conjuntura e os espíritos então Muito provavelmente Erasto lhe diz mas por que a surpresa gente não tinha um Av Cristo aqui ainda á Cristo viria muito tempo depois é como que Emmanuel nos explicar o que os espíritos quiseram dizer aqui a Kardec a força
que moveu aqueles cristãos de outros tempos que nós lemos aqui no trechinho daav Cristo é a força que permanecia viva ali certamente a presença espiritual de muitos destes que viveram naqueles tempos mas também mais tarde Dire Erasto muitos deles estavam encarnados de volta para dar continuidade a obra do Evangelho porque em 1861 Kardec volta a Lyon dessa vez ele vai a bordô também e ele vai com epístolas portador de epístolas nós também temos epístolas no espiritismo como aquelas que circularam outrora de Paulo a orientar as comunidades a criar vínculos de união entre os primeiros cristãos
a incentivar as trocas o intercâmbio A fraternidade Nós também no espiritismo tivemos as nossas epístolas enviadas por um discípulo dele não poderia ser diferente Erasto discípulo de Paulo que por meio de Kardec envia uma epístola aos espíritas leoneses e uma epístola aos espíritas de bordô e nesse texto nessa epístola que está registrada tanto no livro viagem Espírita né eles colocam lá como anexo como adendo essas epístolas espíritas mas também tá na Revista Espírita de 1861 no mês de outubro o Erasto vai dizer que alegria podermos presidir esses Ágape que nos fazem lembrar dos Ágape de
outrora vocês não sabem da Alegria di Erasto de nós os espíritos aqui em vendo reunidos no mesmo espaço se chamando de irmãos abraçando-se uns a aos outros o rico e o artesão o empresário e o Operário às vezes corações de outras denominações religiosas mas que convergiam ali em torno daquela proposta de aprendizado todos ali reunidos a rememorar aqueles primeiros Ágape cristãos de outrora e é nessa epístola que Erasto diz muitos dos Mártires daquele tempo h bland outros daqueles nomes ptico aqui estão em espírito mas digo-vos também que muitos estão aí entre vocês encarnados para por
esse amor darem continuidade à obra da qual participaram desde aqueles tempos inesquecíveis entãoo traz essas considerações fazendo essa conexão unindo gente não só os corações mas unindo o tempo uma união que ultrapassa o espaço e o tempo é o tipo da União que Jesus propõe como Aquela União que congregou os primeiros discípulos os primeiros 12 depois os 500 da Galileia e que Humberto de Campos vai nos dizer no livro Boa noova União que perpassou o tempo Espírito que vieram em todos os tempos Unidos em torno do mesmo ideal dar continuidade ao compromisso que haviam assumido
de caridade e de agregação com Jesus e olha que interessante Não pude deixar de observar esse detalhe em 1861 quando Kardec tá pensando em voltar ele recebeu Na verdade uma solicitação com várias assinaturas dos espíritas de Lyon e também de bordô para que ele fizesse a viagem de volta e aí ele faz ele ele coloca um texto lá na Revista Espírita né respondendo a essa solicitação dos espíritas de Lyon e de bordeau E agradecendo né pelo testemunho de tanto carinho que ele pode receber naquela solicitação Todas aquelas assinaturas quantas assinaturas 500 assinaturas eu fiquei a
pensar nos 500 da Galileia não tem como não pensarmos 500 corações unidos querendo ver a Kardec querendo sentir as vibrações da doutrina espírita e ele diz esse testemunho de carinho de vocês para mim vale muito mais do que qualquer banquete que vocês pudessem produzir e acrescenta ainda a oferta mais agradável que vocês podem me dar é a demonstração ou melhor ele usa esse termo o espetáculo de uma união boa Franca e sólida Olha isso gente qual o presente mais agradável ao codificador que nós podemos dar o exemplo de uma união boa Franca mas sólida uma
união Onde existe espaço para o debate para a conversa mas onde não se seja preciso abrir mão da solidez dos nossos ideais do nosso esforço coletivo então Pede esse como presente principal preocupa com banquete não preocupa com raria não preocupa com nada de excesso me deem o espetáculo da união e eu já tô satisfeito meu coração vai sair daí mais feliz do que qualquer outra coisa que vocês pudessem me dar no mundo e podemos dizer com tranquilidade que segue sendo esse o presente que ele mais espera de nós espíritas de ofertarmos em nossos esforços em
nossas comunidades seja na casa seja no no movimento de uma cidade seja a nível nacional ou mesmo espiritismo no mundo o espetáculo é essa palavra que cardec de uma união boa Franca e sólida e é sobre o tema esse mesmo tema que Erasto também vai trazer conselhos na sua epístola aos espíritas leoneses como a fazer os relembrar do que foi o espiritismo naquelas terras outrora e que deve ser a referência de espiritismo para nós ainda hoje Erasto diz assim sinto-me como que constrangido uma vontade superior como que me constrange a vos falar de Concórdia e
de União porque nisto como em tudo a união faz a força e precisais de Fortaleza e de União a fim de venceres as tempestades que se aproximam ele falava isso para aqueles primeiros tarefeiros da nossa fé Espírita mas as suas palavras permanecem tão atuais como nunca porque talvez as tempestades de hoje sejam ainda mais desafiadoras em certos aspectos Claro que não encontraram os espíritas primeiros facilidades eram taxados de loucos muitos eram simplesmente excluídos da sociedade perdiam seus empregos o seu ganha pão atacados por um lado pela fé dogmática que existia atacados de outro pelo ceticismo
pelo materialismo que ganhava força impressionantemente Naquele tempo não enfrentaram facilidades Mas pela união conseguiram triunfar hoje a tempestade ainda se mostra no mundo em tempos de transição onde o pessimismo a desesperança a violência os preconceitos os ódios ainda envolvem a muitos e muitos corações dentro e fora de nossa Seara mas a força para triunfar sobre esse desafio que agora se nos impõe que não é mais os circos de outrora mas diz-nos emana no livro renúncia o circul de hoje é o próprio mundo e as Feras São as criaturas somos nós a força para triunfos sobre
esses círculos de agora a teremos da União nutrida pela caridade então Erasto traz essas considerações dizendo Olha tenho sentido aqui essa inspiração me chega do alto para falar a vocês desse tema acrescentando que não exista portanto dentre vós entre vocês nenhuma cisão nenhum cisma nenhuma discão o que não significa dizer que não exista nenhuma divergência de ideia há muita diferença entre divergência de ideias e dissensão porque dissensão é deixar de sentir eu posso muito bem seguir sentindo o outro como meu irmão embora às vezes em visões antagônicas até mesmo Opostas o problema é não apartar
o coração do outro não deixar de vê-lo como irmão ou não conservar qualquer forma de ressentimento ou espírito de agressão ante essas divergências então ele Frisa isso pelo contrário que uma crença solidária vos anime e vos reúna a fim de que a doutrina encontre mais recursos para se difundir temas portanto que ele revisita a nos relembrar a força dos Pioneiros e de outros que já operaram aqui mais próximos de nós no espaço e no tempo e que só conseguiram levar adiante empreitadas tão difíceis porque nutriram esse espírito de conciliação que é fruto do amor recordo-me
aqui de uma reflexão belíssima do nosso querido emano no Livro fonte viva Capítulo 49 intitulado União fraterna em que ele comenta um um versículo do apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios Capítulo 4 Versículo 3 Paulo que é para nós juntamente com Pedro um dos grandes símbolos e referenciais do que seja a capacidade de unir Eu costumo dizer por isso que Paulo foi tecelão não só de tapetes e tendas mas de corações porque ele pegava os fios mais diversos e produziu o obras primas com Cristo porque muito amor porque muito amor então Paulo nas suas
epístolas vai trazendo essas experiências e lá em Efésios 4:3 ele diz assim buscando guardar a união ou melhor a unidade de espírito pelo vínculo da paz então Paulo tá dizendo que o segredo para guardar a unidade de espírito é o vínculo da Paz um coração que se Pacifica aprende a vincular-se a outros convidando-os a paz e convidando-os à paz amizade Fraternidade mantém-se uma unidade de espírito embora um espírito seja totalmente diferente do outro esse é o segredo dos conciliadores dos que amam a paz com que irradiam esse amor é tão grande que trazem mesmo que
o outro tem ainda dificuldades em alguns aspectos E aí ao comentar isso nessa mensagem o Emanuel começa a descrevendo assim quando a gente olha pra frente mil caminhos se nos Desc milhares milhões de Sendas diferentes Margin a nossa própria Estrada mas ele pontua primeiramente não te esqueças da estrada que te é própria e avança destemeroso então primeira orientação de Emanuel acerca da união não esqueça sua estrada em outras palavras faz o teu trabalho e deixa o tempo fazer o resto faz o teu trabalho converte-se converta num coração Pacífico e amoroso Porque então o tempo os
processos da vida e o senhor farão o resto quando a gente fica excessivamente preocupado com a estrada do outro começam os problemas por isso diz Jesus Quem quer que tenha colocado a mão no arado e olha para trás não é dig do Reino de Deus a gente costuma dizer lá no n não é só olhar para trás não é pro lado também se eu tô muito preocupado com a linha que o outro tá arando eu esqueço da minha daqui a pouco eu tô cortando as linhas de todo mundo Foca no teu trabalho faz a tua
parte com devotamento com consciência porque então você tá criando a melhor ambiência possível para que o outro te entenda também para que o outro se abra ao diálogo a compreensão então primeira ori nesse respeito é isso Não esqueça a tua estrada faz o teu trabalho e acrescenta estimas talvez que todas as Sendas subordinem à sua e remet ou falas da União como se os demais viajores devessem gravitar em torno de ti então o segundo ponto dem corrija um pouco a tua ideia a tua perspectiva do que é união união não é União em torno de
você União em torno do Cristo e muitos dos nossos problemas que geram celeumas que geram as divergências as mais desafiadoras é porque a gente quer que as outras Sendas se subordinem à nossa ou ao nosso modo de ser quando todos devemos trabalhar para gravit armos em torno do Cristo em torno do Cristo e aí ele acrescenta uma frase que é belíssima ele diz assim une-te aos outros sem esperar que os outros se unam a Ti o Espírito conciliador é aquele que fazendo a sua parte faz o máximo para ofertar a outro melhor sem exigir e
esperar que o outro rapidamente que o outro de improviso entenda a sua oferta ele deixa o Laro estendido esperando a hora que o outro quiser conectar une-te aos outros sem exigir que os outros se unam a ti Esse é o movimento faz o teu melhor oferta amor oferta paciência oferta compreensão e no mais deixa o tempo o trabalho que lhe compete esteja em serviço esteja de portas abertas esteja de mão estendida e no mais saiba esperar une-te aos outros sem esperar que os outros se unam a ti procura o que seja útil Belo Santo e
sublime e segue adiante valoriza o melhor da vida do caminho do outro Foca no Melhor do outro e exalta isso O que é problema aind do que é imperfeição Deixa que o tempo cuida claro que há que se zelar por aquilo que é transmitido por aquilo que se divulga em nome do Espiritismo mas em relação à pessoa procura melhor alimento melhor e segue adiante porque conclui ele né nesse trechinho da mensagem que procuro eh une-te aos outros sem exigir que os outros unam a ti e não esqueças que o problema da união é fundamentalmente a
descoberta desse vínculo de paz que possamos estabelecer com os outros e ele começa a trazer alguns exemplos bonitos né Por exemplo o Regato busca o o rio busca o mar tudo vai desaguando em processos mais amplos tudo vai evoluindo tudo vai aprendendo melhorando progredindo com o tempo Então segue fazendo o seu caminho não se esquecendo que o serviço o trabalho básico da unidade espiritual diz respeito a essa pacificação de nós mesmos Se eu conseguir ofertar ao outro pass e alimentar nele melhor eu já estou fazendo o máximo pela Unidade espiritual e ele vem fal falando
dos diferentes Ministérios alguns se consagrarão atividade com os jovens outro com os enfermos outro com as crianças outro com a mediunidade outro por exemplo com o trato da terra outro com auxílio aos animais e ele diz Honra cada um deles no ministério que escolheram ofertando o teu gesto de serenidade compreensão porque a árvore diz ele da União fraterna só poderá se sustentar sobre as raízes do entendimento e da compreensão aproximemo-nos de cada trabalhador diz ele ofertando o nosso melhor E com o tempo ele também vai abrir as portas do seu coração para ofertar o melhor
de volta a vida a evolução diz ele é uma escada infinita não acredites que todos estejam vendo a vida pelas tuas perspectivas ou pelo teu olhar cada um vê a vida do degrau que já alcançou saiba entender isso oferta o teu melhor e segue adiante porque a porta então estará aberta à união e as contendas e as disputas são sempre o resultado infeliz da tentativa de imposição da ausência de compreensão mas se houver Amor Em Nós haveremos de conseguir extrair o melhor de tudo de todos no tempo e no espaço porque essa é a obra
do Evangelho não se fixa ao mestre Senhor nas sombras de cada um de nós passa por elas para alimentar o que já são raios o que já são o Alvorecer da Luz em nossos corações e Kardec sintetiza para nós em belas palavras o que é Então essa proposta que o espiritismo vai buscar lá no evangelho de Jesus lá na vivência daqueles primeiros cristãos a respeito da caridade como Bandeira Que tantas vezes ele disse deveria ser a bandeira nortear os nossos movimentos e esforços Bandeira não só empunhada bandeira do fora da caridade não há salvação mas
gerar Kardec gravada no próprio coração na no relato que ele faz ou melhor um dos discursos que ele faz na viagem Espírita agora de 1862 de fato então foram 3 anos seguidos ali viajando né ele num dos discursos que ele faz em Lyon ou em bordeau não dá para saber exatamente onde foi um dos temas que ele mais trata é justamente da caridade ao mesmo tempo a união em determinado momento Kardec diz e essas são pelo menos para nós algumas das palavras mais belas do codificador ao longo de toda a sua obra porque o livro
viagem Espírita ele tem essa característica singular no concerto das obras kardequiano Espírita que já nos dá também uma perspectiva diferente do codificador em movimento ou os processos de elaboração da doutrina mas o livro viagem de Espírita é Kardec em movimento é não somente o Gênio do raciocínio do pensamento mas o apóstolo do coração e da caridade em serviço estendendo a mão abraçando consolando difundindo por onde passava a união naquele movimento Nascente então falando das possíveis dissidências e divergências que POD surgir Kardec em determinado momento diz enquanto ainda é tempo revesti-vos da túnica Branca a representar
aqui né a pureza espiritual a túnica fazendo uma referência também àquela túnica na por meio da qual entraremos no banquete do reino diz ele sufoc todas as discórdias pois que as discórdias pertencem ao reino do mal que vai ter fim que o amor nos dê força Para conseguirmos atuar acima delas para que não nos privem elas do ânimo da Alegria de confraternizar da Alegria dos abraços da comunhão dos ág como outrora os primeiros cristãos tinham e que era a sua força para as lutas da vida Kardec chega a dizer naquele Primeiro Registro da viagem ainda
em 1860 ess reunião que esse banquete como os áp de altora seja o penhor da união de todos os espíritas que ao falarmos de espiritismo lembremos antes de tudo de amigos e de irmãos com quem temos a grata satisfação de nos encontrar semana após semana ou em cada evento em cada ocasião para sentirmos juntos e afluir de nós de coração a coração essa força do amor que em cada vida que visita deixa ali mais vida vida mais abundante mais alegria de viver mais ideal e propósito pra caminhada então ele diz não deixemos que essas discórdias
nos tomem que vos possais todos confundir numa mesma família e vos dar do fundo do coração e sem pensamento premeditado o nome de irmãos seja do grupo A ou B dessa ou daquela cidade desse ou daquele país porque Erasto na epístola já prevendo que o espiritismo se difundiria para outros países diz precisais de união não entre vós apenas aqui na França Mas entre os países possibilidade essa que hoje está mais ampliada graças à tecnologia e então ele acrescenta se entre vós houver dissidências causas de antagonismo se os grupos que Todos deveriam marchar para um objetivo
em comum estiverem divididos eu o lamento mas sem me preocupar com as causas sem examinar quem cometeu os primeiros erros me coloco sem vacilar do lado daquele que tiver mais caridade poderíamos pensar do lado que tiver mais razão mas Kardec diz do lado que tiver mais caridade porque onde há caridade gente a humildade e se a humildade mesmo que se esteja em erro em alguma interpretação em alguma visão se a humildade é mais fácil de retificar Mas onde não há caridade é orgulho e onde é orgulho estão os nossos maiores problemas o farisaísmo de outrora
ainda viv entre nós e ele diz quem não está com caridade ou quem não age com caridade está sempre erro ainda C apoiado por alguma forma de razão você pode até ter razão no argumento mas pelo fato de você agir sem caridade com seu irmão sendo agressivo diminuindo a pessoa ao invés de debater a ideia você já não tá mais com a verdade porque já disse um sábio só o amor conhece o que é a verdade plena e se nos afastamos dele a pretexto de defender a verdade já não estamos mais com a verdade pla
então Kardec diz certamente impressionando a muitos eu me coloco sem saber as causas os motivos primeiro eu me coloco do lado ten mais caridade depois vamos descobrir que que é a questão porque se tiver caridade rapidinho a gente ajeita E aí ele segue ainda mais adiante falando o que digo das dissidências entre os grupos digo Igualmente para as que pudessem existir entre indivíduos em semelhante circunstância as pessoas imparciais ficarão sempre do lado daquele que demonstre menos acrimônia menos agressividade menos tentativa de imposição dizendo ainda mais adiante a moderação é um dos sinais característicos desse sentimento
de caridade eh deixa eu achar aqui a moderação dos sinais característicos desse sentimento como a acrimônia como o rancor é a sua negação com acrimônia e espírito vingativo estragam as melhores causas mas com moderação Agimos dentro sempre dos preceitos do bom direito se pois eu tivesse de opinar em uma divergência eu me preocuparia menos com a causa do que com a consequência a causa sobretudo em querelas de palavras pode serado de um primeiro movimento né infeliz da criatura a conduta ulterior dos dois adversários no entanto é resultado da reflexão então a causa de uma divergência
no primeiro momento pode ser uma palavra infeliz alguma coisa ali no calor do momento mais uma uma postura posterior já de sangue frio aí denota reflexão e se ainda assim escolhe-se o caminho da dureza o caminho da crim é porque não se está inspirado na caridade e na indulgência e ele então conclui dizendo uma cabeça ruim e um bom coração muitas vezes caminham juntos mas rancor e bom coração são incompatíveis às vezes vai ter um coração ótimo mas a cabeça ali o raciocínio ainda não tá tão ajustado mas isso se resolve agora rancor e bom
coração gente são incompatíveis e como Kardec diz que não há verdadeiro Espírita sem caridade se rancor o título de espíritas para nós ainda é mais uma concessão do que efetivamente um direito Se pudermos pensar nesses termos minha medida de apreciação seria pois a caridade Isto é aquele que falasse menos mal do seu adversário que fosse mais moderado nas suas recriminações porque essa é a medida que Deus usará para cada um de nós no plano naturalmente de nossa própria consciência com essas palavras portanto inspiradas do codificador que soube sim apresentar-nos uma proposta de fé que seja
raciocinada que preze pela interpretação pelo raciocínio pelo pensamento mas que soube entender que acima de tudo A grande finalidade do espiritismo como era da mensagem do senhor é a renovação moral das criaturas ele pôs a caridade como Bandeira maior a nos e mesmo a nos qualificar como espíritas E se for a caridade o móvel e a força psar em nossos corações temamos a certeza de que a união será um resultado natural porque Como já dizia Paulo saberemos aprenderemos a conservar a unidade de espírito pelo vínculo da Paz como fruto do amor que o senhor portanto
nos inspire que o nosso coração como daqueles Mártires que nos inspiraram que naquelas terras viveram e que não temos dúvida para as terras do Cruzeiro Também vieram que esses exemplos calem fundo em nosso coração acendendo noos essa chama que ela nos permita ver para além de toda sombra humana que é transitória a luz do espírito que brilha em cada um as possibilidades infinitas de serviço que surgem diante de nós e que poderemos aproveitar se soubermos nos unir em torno de Jesus não desse ou daquele não dessa ou daquela ideia humana ponto de vista ou perspectiva
mas em torno do Evangelho que é sempre a nossa luz deve ser sempre a nossa luz em tudo que fizemos e onde fomos operar seja Jesus em nós uma força viva conquistando corações entrelaçando forças vidas e destinos em torno do bem e poderemos Então como os 500 da Galileia tão bem fizeram ao longo dos séculos como aqueles 500 que assinaram solicitando a presença de Kardec certamente fizeram poderemos nós expressar para o mundo a Força Viva e agregadora do amor que reúne corações independentemente de rótulos ou de condições em torno desse projeto o reino dos céus
em nós o reino dos céus na terra que Jesus a todos nos abençoe seja a caridade a nossa luz e o nosso farol seja a união a nossa meta e a nossa força e seja Jesus conosco hoje e para todo sempre paz e bem
Related Videos
Fé humana e fé divina - Artur Valadares
57:19
Fé humana e fé divina - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
34,775 views
O Cristo e a cruz - Artur Valadares
59:48
O Cristo e a cruz - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
10,348 views
Pensamento e Vida #01 - O espelho da vida
1:00:06
Pensamento e Vida #01 - O espelho da vida
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
542 views
Já é hora de despertar - Artur Valadares
44:25
Já é hora de despertar - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
40,287 views
Querer, saber, amar! - Artur Valadares
1:01:44
Querer, saber, amar! - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
18,891 views
O ser perante o Evangelho - Artur Valadares
1:28:48
O ser perante o Evangelho - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
23,973 views
A lição da vigilância - Artur Valadares
59:00
A lição da vigilância - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
23,446 views
O progresso entre dois planos - Artur Valadares
1:05:41
O progresso entre dois planos - Artur Vala...
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
7,810 views
Como viver no mundo, sem ser do mundo - Artur Valadares
43:54
Como viver no mundo, sem ser do mundo - Ar...
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
37,791 views
Fora da Caridade Não Há Salvação - Artur Valadares no 3º Encontro Espírita de Inverno
1:00:21
Fora da Caridade Não Há Salvação - Artur V...
RAETV - Rede Amigo Espírita TV
70,102 views
Conflitos da Atualidade, uma visão espírita - Artur Valadares
59:07
Conflitos da Atualidade, uma visão espírit...
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
44,168 views
Que fazes de tua dor? - Artur Valadares
1:04:39
Que fazes de tua dor? - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
56,637 views
A prece - Artur Valadares
56:03
A prece - Artur Valadares
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
78,377 views
Haroldo Dutra Dias "Caridade" Anaheim USA
1:08:03
Haroldo Dutra Dias "Caridade" Anaheim USA
Espiritualidade e Vida
70,002 views
PAULO - O Apóstolo dos Gentios - Haroldo Dutra Dias
1:07:39
PAULO - O Apóstolo dos Gentios - Haroldo D...
TV CEERJ
130,976 views
#116 - Para o Espiritismo, o que é caridade?
15:15
#116 - Para o Espiritismo, o que é caridade?
A Vida em Foco - TV
28,609 views
Sérgio Lopes: O Amor nos diversos territórios da alma
1:16:21
Sérgio Lopes: O Amor nos diversos territór...
FEEGO
77,760 views
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração - Artur Valadares
40:38
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o ...
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
11,297 views
Haroldo Dutra Dias - No templo secreto da alma, o cristo espera por nós
1:11:18
Haroldo Dutra Dias - No templo secreto da ...
FEDF
138,513 views
Luz no caminho: a jornada do Espírito - Artur Valadares
56:09
Luz no caminho: a jornada do Espírito - Ar...
NEPE Paulo de Tarso | Evangelho e Espiritismo
8,587 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com