a Dona Rita esse final de semana foi incrível eu fui numa roda da esquerda cirandeira a gente fez um ritual de reconexão com os nossos antepassados E aí você descobriu que os seus antepassados eram Bandeirantes proprietários de escravo e para dores de indígenas né Branca eu posso porque eu sou um dia bom Como você já deve ter visto em algum local desta tela o tema do vídeo de hoje é a eficácia simbólica ou O Feiticeiro e sua magia Esse é o último vídeo do ano Ah mas mesmo que vem eu volto Boba só vou tirar
férias né pela primeira vez em dez anos uma vez menina foi em 2014 Mas enfim né Não vamos falar de erosão de direito trabalhista não vamos falar de que ninguém mais tem trabalho e tem que empreender né vamos falar do que eu vim falar hoje esse título duplo Ele não tá aqui por acaso né vocês devem ter visto pelo louquinho e não eu não tô de Vandinha tá eu me visto de gótica desde assim que se anda bem antes mas esse título não é por acaso eu faço referência direta a dois ensaios do Cloud Levítico
um dos maiores antropólogos que a França produziu que o mundo conheceu e que do povos originários da América Latina como você deve ter visto também a piadinha inicial do vídeo ela é também já uma introdução e uma reflexão sobre o que a gente vai fazer aqui sobre entender Quais são os mitos que circundam o Imaginário que dão consistência ao significado de um sujeito de um povo de um tempo e como a gente pode trabalhar para produzir furo nessa narrativa aliás moçadinha contar para vocês o vídeo de hoje ele tá produzido a partir de uma indagação
que um amigo meu que é arte Educadora e filósofo Tiago Alexandre vou deixar as redes sociais dele indicadas para vocês está aparecendo na tela é esse meu amigo tava dando um curso de Filosofia chamado filosofia do reencanto corpo Eros e política né ele dá esse curso no Parque da Autonomia que é o espaço de arte educação e Votorantim já estive lá vai aparecer foto aqui na tela também e nesse ele voltou para o levistou para falar sobre encanto e política a partir de uma provocação dele eu produzo o vidrinho de hoje então vamos voltar então
vamos começar falando do Levítico né Hoje eu vou trabalhar com este livro aqui antropologia estrutural são dois volumes Esse é o volume 2 aqui no Brasil essa edição é pela ubu Editora depois você corre atrás para ler porque é um Marco da História do Pensamento do ocidente o Levítico é autor de uma série de textos que a gente usa muito né estruturas elementais do parentesco tenho minhas críticas o cru e o cozido as críticas dele e a antropologia estrutural que a gente vai usar aqui hoje entre 1934 e 1935 o levisões esteve no Brasil né
inclusive ele é um dos fundadores da USP né ele foi professor da USP ele fez expedições com os e conviveu com os povos no Brasil moro cadwell e nambiquara e desse convívio né Desse estudo deste acompanhamento dessas expedições ele produz o livro tristes trópicos que talvez vocês conheçam ele por causa desse livro esse que a gente vai trabalhar hoje antropologista estrutural é de 1958 mas é um compilado de textos que ele escreveu ao longo de 30 anos de trabalho de campo ele adiciona alguns textos inéditos nessa edição 2 e hoje a gente vai trabalhar o
capítulo 3 magia e religião aqui ele organiza alguns textos O Feiticeiro e a sua magia vamos falar disso hoje a eficácia simbólica vamos falar desse hoje também a estrutura dos mitos e a estrutura de alética esse não vamos falar aqui a gente pode falar no futuro quem sabe mas moçada se você tá acompanhando meu trabalho este vídeo está encerrando uma série que se pretende a discutir bolsonaro derrotado o que faremos com o bolsonaroismo tem uma coluna que a Fernanda Torres escreveu para a folha nessa coluna ela fala bom a gente tem 58 milhões de pessoas
que na urna apertaram o número é do mosleiro néis é desse genocida desse fascista desse tratante desse calhorda E no entanto a gente convive com essas pessoas essa é a coisa mesmo do Brasil agora é derrotado bolsonaro não tem um botão de ejetar que 58 milhões de pessoas serão jogadas no oceano e a gente vai ter que aprender a conviver com essa diferença mas mais do que isso a gente vai ter que desenvolver um processo de desfacitização do povo do discurso e da estrutura do país eu vou começar aqui por essa parte chamado Feiticeiro e
sua magia antes de dar início quero que vocês pensem uma coisa consequência de quatro vídeos eu me detive em um deles para falar que o fascismo pode ser compreendido como um encantamento pela morte um dos lemas do fascismo na Espanha era viva a estética fascista da opressão da violência do couro da corrente Mas acima de tudo e a gente vê isso no bolsonarismo é a gestão da política da diferença Através da morte então tudo que não é meu espelho tudo que não é igual a mim será morto quando eu tô falando de encantamento eu não
tô falando de magia ou talvez esteja em um outro senso né vou chegar lá com o levisco mas talvez seja bom a gente pensar o seguinte a primeira vez que a gente na sociologia falou e Encanto desencanto foi num texto que agora faz 100 anos não a gente já passou de 2017 foi em 1917 através do Max Weber né numa palestra Que ele dava uma universidade intitulada a ciência como vocação quando nesse texto O Weber fala de desencantamento do mundo ele tá falando sobre como o processo da modernidade vai expando o mundo dos seus mistérios
vai extirpando o mundo das possibilidades de conexão com algo de sagrado né nada mais é sagrado lembra o seu Carlinho gente não pode mais uma vez eu vou produzir uma leitura material de alguém que não né O Weber né O Weber não é um materialista seu Carlinho fala o seguinte a gente deve entender a transição do pré-capitalista para o capitalista como tudo que era sólido desmancha no ar tudo que era sagrado vira profano o capital corrompe tudo né as estruturas que a gente conhecia que eram Intocáveis pelo dinheiro pela matéria a família o amor a
reler tudo passa a ser capitalizado nesse livro mais recente publicado no Brasil da Silvia federite chamado reencantando o mundo feminismo e a política dos comuns no último artigo reencando o mundo tecnologia corpo e construção dos comuns de 2015 a Silvia federich diz o seguinte ver usou a palavra desencantamento para se referir ao desaparecimento da religião e do Sagrado do mundo podemos interpretar o seu aviso num sentido mais político mais material e a gente vai fazer uma leitura material disso como uma referência ao surgimento de um mundo em que a nossa capacidade de reconhecer a existência
de uma lógica que não seja desenvolvimento capitalista tá cada vez mais em questão então por exemplo como isso aparece na literatura em busca do tempo perdido o cloudle levistou vai ser referir a isso é essa ideia de que neste novo mundo nesta nova configuração alguma coisa se perdeu até aqui o que eu tô tentando te contar como O Feiticeiro e a sua Magia é que a gente entra com a modernidade no mundo desencantado Será porque o que eu vou tentar te mostrar é que as técnicas de encantamento os mistérios o uso da palavra é a
fixação das pessoas a atração da atenção o poder das luzes brilhantes do Glamour do discurso inflamado a mentira a tela o discurso de ódio continuam encantando E aí quando tô falando sobre encantamento é super importante que a gente pense isso como um dado material povos originários Américas na Ásia na Oceania no continente africano tem relatos de eu fui enfeitiçado pelo Xamã pela figura que controla magia do meu povo deste outro povo e essa pessoa que era enfeitiçada definhava e morria Talvez o texto mais famoso que a gente tem sobre isso é do Walter Bee canan
que é um médico estadunidense que em 1942 publica esse texto chamado a morte pelo Vodu ele que é presidente do departamento de psicologia da escola de medicina de Harvard ele vai mostrar nesse texto como o convencimento do paciente o convencimento do sujeito de que ele está sob o efeito de gera uma série de reações no corpo dele é gera perda de apetite gera uma série de efeitos no sistema hepático deste corpo o enfraquecimento do corpo até a morte em 1956 tem que ter um caso muito famoso de uma pessoa indígena né na Austrália que foi
a amaldiçoada no seu povo e começa a morrer que vai ser socorrida pelo homem branco ocidental vai ser levada para um hospital e depois de respirar por aparelhos e se alimentar por sonda começa a melhorar no relato dessa pessoa ela começa a acreditar que a magia do homem branco é mais forte que a magia do povo indígena que é enfeitiçou vamos ao livre que não mostrou como medo assim como a raiva é acompanhado por uma atividade particularmente intensa do sistema nervoso simpático pula um trecho e a atividade do simpático se intensifica e se desorganiza podendo
causar vezes em questão de horas uma diminuição do volume sanguíneo uma queda contínua de pressão que resulta em estragos e recuperáveis nos órgãos envolvidos na circulação por uma parte essas hipóteses Foram confirmadas pelo estudo de vários casos de traumatismo decorrentes de bombardeios né em inglês a gente fala de Shell choque de envolvimento em batalhas ou até mesmo de intervenções cirúrgicas sobrevém a morte e sem que autópsia possa determinar lesão alguma agora né no século 21 isso não é nenhum mistério para a gente o efeito psicossomático sobre o corpo é o adoecimento psíquico do corpo só
que no início do século 20 Isso é uma grande descoberta Talvez seja esteja percebendo que vou falar de psicanálise né mas antes vem comigo então a gente tá falando de povos originários nada a ver com a nossa realidade de agora para que a magia do feiticeiro aconteça são precisas três coisas primeiro a crença do Feiticeiro na eficácia da sua magia segundo a crença da vítima No Poder do feiticeiro terceiro a confiança e a crença da opinião pública na eficácia da magia do feiticeiro eu me curei com uma novena o meu pastor me curou com muita
fé eu sobrevivi a um câncer e meus anjo eu não tô falando que isso é ilusão não eu tô falando que para o bem ou para o mal a gente ainda pode dizer pouquíssimo sobre o efeito da crença sobre os resultados do corpo então a ideia que eu tô tentando construir com vocês nesse primeiro texto é que a ciências humanas ainda antes vivências médicas Elas já estão levantando uma hipótese construindo teoria a respeito de que o universo simbólico de um sujeito a inserção de um sujeito no campo da cultura o que um sujeito atribui como
verdade a forma com a qual o sujeito de codifica a realidade é constituinte do sujeito não existe por tanto cultura e sujeito não existe portanto linguagem e sujeito mas essas coisas são indissociáveis me movo agora para o próximo texto é eficácia simbólica como que a gente faz para esse símbolos funcionar para esse signos funcionário o levistou vai começar o texto falando de um outro antropólogo que estudou o povo atualmente na República do Panamá e ele conta como neste povo o Xamã a gente vai chamar assim Tem outro nome para esse povo mas essa figura né
que acessa outras esferas da realidade que se comunica com os ancestrais que é trafega no mundo do Espírito o Xamã deste povo opera um ritual um ritual mágico com uma parturiente então um membro cuma uma mulher com uma grávida é está para dar à luz mas o bebê está deitado de atravessado e é muito perigoso Pode ser que ela morra nesse parto Pode ser que os dois ela e a criança morram no parto o Xamã vai ser chamado E aí começa o feitiço o levistou tem acesso ao documento desse Cântico desse encantamento são 20 páginas
de ritual e um resumo muito abreviado através de fumaça é de canto de dança do uso de máscaras de chapéu o Xamã vai acompanhar a imaginação desta mulher com uma grávida pela jornada cólica deste povo nesta cultura então ele vai falar do canal por onde passam os espíritos que é o canal vaginal é como os espíritos chegam na terra da desobstrução desse canal e ele convoca os espíritos Guardiões os espíritos Aliados para se defrontar contra a espírita que está impossibilitando a alma do bebê de nascer e ele convence ela a desobstruir Qual que é o
resultado o bebê se vira e nasce o que acontece ali é através da operação dos símbolos daquele povo que não são símbolos né é que é o que há de mais material é a cultura daquele povo um feto se desvira e nasce aqui no Brasil muito recente tem um documentário né um curta documentário chamado uerá Tupã e o fogo sagrado tô deixando ele aqui na tela a produção é do filmes do fogo e a direção é do Israel Nunes Coelho é um filme de 2021 no Brasil nesse filme A gente vai acompanhar um povo indígena
brasileiro os Guaranis Mais especificamente o herá Tupã que desempenha a função religiosa neste povo e ele conhece a magia antiga do fogo sagrado a gente vai acompanhar no filme como um ritual de uma cirurgia espiritual através do fogo uma mulher que está doente que o procura e que ele a cura através de um ritual então eu tô tentando mostrar para vocês como isso que a gente tá falando não tá longínquo não tá distante a modernidade não sei força impossibilidade de é mesmo porque imaginar que existe um corte temporal ai Aqui começa a modernidade os tempos
mais ou menos coexistem né são várias camadas de tempo que eu existindo simultaneamente mas volta logo a seguir o Levi nesse texto a eficácia simbólica vai fazer um atrativo do Xamã para os povos originários que opera no simbólico para curar o doente com o psicanalista dos povos brancos ocidentais de como a psicanálise permite através do acesso ao simbólico ao Imaginário que o paciente trate os seus mitos vou ler dois fragmentos com vocês a cura consiste por tanto em tornar pensava uma situação dada inicialmente em termos afetivos e aceitáveis pelo Espírito dores que o corpo se
recusa a tolerar o fato de a mitologia Xamã não corresponder a uma realidade objetiva não tem importância pois que a paciente nela crê e é membro de uma sociedade que nela crê são suficientes eu não ia fazer isso né mas eu preciso ler um trecho de mil inscritos do Lacan ai menina até materializei aqui meu computadorzinho ó Então bora lá a gente tá aqui com é um texto de 53 do Lacan função e Campo da fala e da linguagem em psicanálise página 258 e 259 placa diz o seguinte é precisamente este entendimento da sua história
pelo sujeitos em como ela é constituída pela fala e endereçada a um outro que serve de fundação para o novo método que Freud chamará de psicanálise seus meios são os do discurso ao passo que ele dá significado as funções do indivíduo seu campo é o do discurso concreto como Campo da realidade transa individual do sujeito as suas operações são as da história naquilo que constitui a emergência da verdade Na realidade sabe quando Levi estou acabou de dizer que se os símbolos os signos os espíritos governada a qual o Xamã se refere está objetivada de forma
concreta na realidade isso pouco importa a crença do paciente importa mais o Lacan está dizendo basicamente a mesma coisa alguns anos depois e mais sabe a heresia o Lacan fala real simbólico e Imaginário não tem como dissociá-los a realidade é imaginária a realidade é simbólica Rita Como assim por exemplo vem comigo que que tá acontecendo agora esse é o real me conta que que tá acontecendo agora esse é o simbólico você tá usando um monte de Ah tem uma moça de preto na tela com cabelo branco vestida de Vandinha que que isso significa esse é
o Imaginário tá imaginando o significado a partir do signo que você tá lançando sobre a experiência do Real tá entendendo como é indissociável Ou vamos pensar desse jeito nessa historinha que eu tô contando para vocês qualquer uma das duas do levistou ou do filme brasileiro A gente tem um real uma experiência de corpo doente que se cura um parto impossível que acontece a gente tem uma operação simbólica que pretende acessar o Imaginário dar consistência imaginar a experiência do real e isso mexe com as pessoas e Isso muda isso constitui as pessoas então mais uma vez
um corpo como um sistema biológico de ser isso não existe para os seres humanos porque os seres humanos são seres culturais porque a gente constrói os nossos significados valores etc e o que a gente está discutindo aqui é como a ação no simbólico altera este corpo eu te amo é uma experiência de corpo eu te odeio eu vou te matar é só uma gripezinha e daí eu não sou coveiro a quais encantamentos a gente vai se submetendo no dia a dia é quem tem o poder da palavra Quem opera o símbolo e os signos e
o significado de um povo não tem tempo e aí o levistou vai falar dessa eficácia simbólica a eficácia simbólica consiste precisamente nessa propriedade indutora que possuiriam umas relações às outras estruturas é formalmente homólogas que podem se edificar com materiais diversos nos vários incríveis do ser vivo processos orgânicos psiquismo inconsciente pensamento consciente a metáfora poética fornece um exemplo familiar desse procedimento indutor mas o seu uso corrente não lhe permitiu ultrapassar o psíquico constata-se assim o valor da intuição de reembol quando dizia que ela pode também servir para mudar o mundo Bora lá que que eu preciso
fazer agora com vocês o momento quatro é pensar o bolsonaroista como um paciente é pensar como Existe uma forma de eficácia simbólica que pode ser operada para resgatar essa pessoa se ela assim desejar né porque lembra da eficiência da magia do feiticeiro ele tem que acreditar a pessoa tem que acreditar e sociedade tem que acreditar a medida que a opinião pública agora parece completamente de movida de que o bolsonaroismo foi o fascismo no Brasil a gente tem outras duas estruturas sobre as quais nos debruçaremos o fascista como paciente eu não tô falando do fascista consciente
não tô falando do pasuelo não tô falando da Regina Duarte não tô falando da Damares eu tô falando que um dia você acordou e falou Jesus Cristo quem é esse cara na garagem de casa da onde Por que que eu não consigo mais conversar com a minha mãe e aí eu vou te pedir que você Tente é porque você conhece sua mãe porque você conhece seu tio eu não é eu sou professora eu tô aqui te dando uma aula mas através da aula eu tô tentando te dar ferramenta para que você possa mudar sua realidade
pensar um espaço de escuta mas não me escuta passiva é entender Quais são os mitos fundadores desta realidade desta pessoa no que que ela acredita Como que o bolsonaro é esse cara que ficou 30 anos no poder público sem fazer nada que colocou todos os filhos na máquina pública que fazia rachadinha que tem vídeo dele falando Ah eu usava o apartamento de Brasília para comer gente que desviava dinheiro da gasolina do seu gabinete que envolveu que heróis no monte de mutreta que comprou mais de 50 Imóveis com dinheiro corrente é como que essa pessoa acreditou
que o bolsonaro era honesto anticorrupção e aí a questão é qual é esse feitiço Qual é a sua operação simbólica que gerou consistência que foi sustentada por esse sujeito e como você que tem algum acesso afetivo a esse sujeito onde há uma transferência pode fazer furo nessa narrativa né Lembrando que você não é psicanalista não sei que você estude para isso mas o que você vai fazer é tentar produzir furo nessa narrativa então para encerrar Vou tentar dar um exemplo né eu tenho aqui esse bolsonarista e mais roxa essa bolsonarista imaginária que fala ah eu
eu sou bolsonarista porque ele é pela família Então esse é o mito Esse é o mito que Funda Essa realidadezinha é aí que tá a consistência imaginária ele é pela bom então a gente vai ter que discutir qual família é essa pode casar quatro vezes pode ter filhos de diferentes casamentos é pode se divorcia parar de falar com a esposa pode falar para então amante que se ela quiser abortar do filho quarto é isso é com ela porque tudo isso são coisas que aconteceram com o bolsonaro Mas vamos mais adiante Lembra no último vídeo quando
eu falo do Poder da Verdade factual é pensar o seguinte E aí para lidar com a Rochelle que acredita que ele é pela família eu vou falar ó Então vamos lá é existe família num relacionamento onde marido mata mulher mulher é assassinada pelo marido Isso é feminicídio mulheres sendo assassinadas pelo fato de que são mulheres na maioria das vezes dentro de casa pelos seus parceiros ou ex parceiros isso é feminicídio o feminista só cresceu durante o governo bolsonaro porque é um desdobramento do discurso de ódio as mulheres dele do machismo dele né de um bruxável
né do hoje a Michele acordou dessa ideia da mulher como um objeto atual da mulher como inferior lembra da filha dele que ele deu uma fraquejada e nasceu uma menina o Fórum de Teresina né que é o podcast de política da revista Piauí no episódio 230 vai falar sobre os dados de 2022 o primeiro semestre deste ano teve 699 mulheres assassinadas por feminicídio são quatro por dia historicamente é o semestre com mais assados desde que existe um relatório sobre essa violência esses dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública uma organização não governamental porque o
estado brasileiro não coleta estes dados então além desse ser o maior número de assassinato dessas mulheres também foi o menor investimento em política pública para prevenção destes crimes in ligados não é mágica um produz o outro a casa da mulher brasileira que é um centro de acolhimento para as vítimas de violência doméstica verba nula né um corte absurdo de verba 30% das mortes femininos no Brasil são por arma de fogo então a liberação do porte quem que compra as armas é o homem ou é a mulher essa arma vai parar aonde é dentro de casa
o que que vai acontecer numa briga violenta numa sociedade que deslegitima este outro corpo que o desconsidera como um ser humano que ele é uma fraquejada quando a Damares Alves diz que menino veste azul e menina ela não tá produzindo política nenhuma para ninguém não tem nada para a família aí tem mais política de morte porque se você é um menino que veste rosa ou uma menina que veste Azul você vai ser eliminado eliminada continuando sobre as não coin os estados com maior registro são estados bolsonaristas onde o bolsonaro teve maioria dos votos nas eleições
o centro-oeste como um todo é Roraima Amapá ao passo que o número de feminicídios não cresceu no Nordeste para conversar com meu sujeito fictício Rochelle que é bolsonaroista porque ela acredita que ele eu vou tentar fazer furo nessa narrativa mitológica que dá consistência a realidade dela não tem como ser pela família e produzir o governo mais letal as mulheres da história do nosso país bom meus anjos é por hoje é só para o vídeo não ficar longo se você tiver interesse eu vou deixar as recomendações de leitura aqui para vocês é a gente encerra o
ano por aqui feliz natal feliz ano novo que você possa descansar não desistir e a gente consiga produzir debate ferramenta para a gente lutar por outra realidade mais emancipada e radicalmente diferente dessa que a gente tem aqui são os meus votos de ano novo dia 10 de janeiro eu volto e a gente Segue o temperinho tá um beijinho tchau [Música]