4. Por que Deus teve que ser homem? (Hb 2.5-18) - Pastor Yago Martins

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Igreja Batista Maanaim
Mensagem da série de exposições em Hebreus 10/02/2019 Texto bíblico: Hb 2.5-18
Video Transcript:
eu sou muito tocado pela forma como muitas vezes o ministério é um rebaixamento não cabe todo mundo pra algumas pessoas o ministério brilham os olhos como a possibilidade de ganho financeiro a pessoa vê os grandes pastores ver grandes líderes que parecem ser muito bem de vida e muitas pessoas olham para o ministério como uma forma de talvez não é crescer na vida a outras pessoas não não vêem o ministério como isso faz mistério acaba sendo isso algumas pessoas são tão pobres mas tão pobre que se torna missionárias e melhoram de vida o tipo de país
que a gente vive muita igualdade social às vezes o cara vai para o ministério sem interesses financeiros e acaba com o ministério muitas vezes ajuda ele a pagar melhor as contas mas uma coisa que é muito comum são pessoas que deliberadamente escolhe se rebaixar por causa do ministério dois casos me chamam chamaram muita atenção tá na minha vida um é um grupo de grupo um casal de jornalistas de goiás são bons amigos meus da isaaa a gente se conheceu em um congresso que pegar da igreja deles há uns três quatro anos e eles eram muito
bem de vida o rapaz era sócio de uma empresa que fabricavam colchões ganhava pelo carro que ele dirigia o carro importado muito bom há muito dinheiro como dono de uma fábrica de colchões e é pra frança com alguma frequência a esposa ele deliberadamente escolheu vender tudo e que o senador hoje dirige um problema de um feitio dele tem o companheiro de marcação de havana que bravo então ele não sabe quando está faltando gasolina no carro já ficamos parados no br chovendo por causa disso mas acontece a cadeira do fiat uno parece de balanços traz sempre
aprende a cadeira foi assim porque ele deliberadamente escolheu ser mais pobre pelo ministério imagina os colegas dele do trabalho gente que antes era funcionário dele agora talvez tanto melhor de vida do que ele ele ea esposa que abrir mão de tudo simplesmente porque queriam pregar o evangelho para outras pessoas o segundo caso lembro de dizer quem é e brasília que hoje vivem no oriente médio empregando e levando o evangelho aos humanos ele é um dentista militar e não simplesmente servia a nu a força militar como dentista mas também tinha escritório dele a clínica dele na
região do país e ele tinha também uma vida muito dura muito confortável ele sua esposa e seus filhos a esposa também tinha profissão e viu em um lugar muito nobre a nosso país em um bairro muito nobre com bastante dinheiro e venderam tudo e foram para o mundo muçulmano e vendo o tipo de vida muito inferior à vida que eles viviam simplesmente porque queriam levar o evangelho assim quando eu larguei a faculdade de ciências contábeis para disseminar eu estava no terceiro semestre da de ciências contábeis da federal do ceará eu tinha um colega para frente
e desde o primeiro dia de aula de contabilidade eu sabia que eu queria que o seminário só que o seminário não costumar de estágio é para chorado nem sempre uma coisa que paga bem as contas e você não costuma sair do ensino médio correr com o seminário eu não era nem uma igreja que realmente acreditava muito nisso então fui fazer um curso os resultados porque precisava trabalhar e eu tinha um colega também na frente eu vinha falando pra ele que eu criei o cenário ele sempre me dava conselhos efe o conselho prudente quer um conselho
de água mas não sabe nem sua igreja que compartilhou não sabem se indicia que o ministério não tem nenhuma comunidade à sua volta que realmente acredita que está fazendo você for do seminário e mas vai trabalhar não vai casar assunto se sustentar e eu dizia não cara mas eu sei o que eu quero eu sei o que eu quero efe foi deus mesmo que está colocando isso é porque deus lá e sustentável uma forma então eu saí do curso de ciências contábeis foi do seminário a funcionária por algum tempo mas a missão que nos restava
para hoje nos sustentar e eu acabei sendo vendedor na casa da bíblia não tem nada de errado você vender livros na casa bíblia empregou efe o problema é quando a edição colega que te dizer pra você não pagar o curso de ciências contábeis federal que você não sabe como será sua vida aparece lá na casa a bíblia para comprar livros e você é o vendedor que vai atender e mestrado já em contabilidade e você que saiu dizendo que estava perseguindo o ministério está o emprego muito inferior àquilo que você teria como como contador quando ele
entrou na loja é desculpa subiu stop e ficou escondido até embora muito boa de se fazer mas eu lembro como aquilo me marcou profundamente estava lá trabalham no leste da índia mas eu basicamente tinha fracassado naquilo que me propus a fazer qualquer colega de faculdade é interessante mas era o cara que me dizia pra não sair do seminário o que o game da mata não sair para o seminário que termina mal o time do mal naquele momento e eu estava lá pra contemplar o meu fracasso eu não tive força moral e atender fiquei lá me
sentindo depois estava escondendo de alguém porque eu não tinha sido ouvida a financeiramente mais bem quista como aquele meu colega a dizer que eu realmente não ia seguir naquele momento da minha vida isso é interessante porque a gente vai hoje hebreus capítulo 25 18 fala de jesus e fala do fato de que jesus se rebaixou para nos alcançar jesus se humilhou em nosso lugar e eu imagino eu imagino jesus que é deus eterno senhor sobre tudo e sobre todos virando homem andando na mesma terra que a gente é um só fiz trocar de curso saí
do universidade e me sentia a última pessoa do mundo quando encontrei meus amigos que estavam acima de mim na vida como é que você imagina jesus então jesus diante dos seres celestiais jesus diante dos demônios que estava em volta dele jesus diante de todo o cosmos olhando pra que ele quer lei agora como homem olhando para aquele que quer o senhor de tudo o criador de tudo o reino sobre tudo e agora sendo visto pelos anjos pelos demônios sendo visto pela criação pelos homens como um bebê como uma criança como um ser humano se jesus
fosse um pecador como eu sou e se ele fosse frágil como nós somos jesus simplesmente não conseguiria agir em se entregar ao nosso ao nosso lugar em sacrifício por medo por covardia diante da sua humilhação mas nós que muitas vezes passamos por muitas humilhações e nos sentimos mal e não conseguimos viver a vida porque nos sentimos inferiores ou menores ou incapazes ou que não estamos são dignos de estarem certos ambientes em lugares que sofrem de síndrome do impostor e acho que não fundidos aquilo que tem por que não são grandes o bastante porque me manda
é mais do que eu porque eu não conseguir realizar o sonho da minha mãe porque eu não consegui cumprir as expectativas que o mundo tinha o respeito você imagina o deus vivo ninguém foi mais humilhado do que ninguém se rebaixou voluntariamente mais do que nenhum funcionário nunca vai entender o nível de humilhação do cristo em virar homem e ainda assim continuar grande o texto de abreu 25 a 18 assim pois não foi arranjos que deu sujeitou o mundo que há de vir sobre o qual estamos falando pelo contrário alguém em certo lugar do testemunho dizendo
que é um homem que dele se lembra o filho do homem vi que o visit fizeste por um pouco menor do que os anjos e de glória e de honra ou coroaste todas as coisas sujeito sujeitá xii debaixo dos seus pés ora além de sujeitar todas as coisas nada deixou fora do seu domínio neste momento porém ainda não vemos todas as coisas aí o sujeito vemos porém aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos jesus que por causa do sofrimento e da morte foi coroado de glória e de honra para que
pela graça de deus provasse a morte por todos porque convinha que deus por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos a glória aperfeiçoasse por meio de sofrimento o autor da salvação deles pois tanto que santifica como os que são identificados todos vêm de um sol é por isso que jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos dizendo a meus irmãos declarou seu nome no meio da congregação eu te louvarei e outra vez eu porém nem a minha confiança e ainda eis aqui estou eu e os filhos que
deus me deu visto depois que os filhos têm participação com o indicado de sangue também jesus igualmente participou dessas coisas para quem por sua morte e destruição é aquele que tem o poder da morte a saber o diabo e livrar-se todos os que pelo pavor da morte estavam sujeitos à escravidão por toda a vida pois ele evidentemente não só como anjos mas ocorre a descendência de abraão por isso mesmo era necessário que em todas as coisas ele se tornasse semelhante aos irmãos para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a deus e para
fazer propiciação pelos pecados do povo pois naquilo que ele mesmo sofreu quando foi tentado é poderoso para socorrer os que são tentados e entre os 25 a 18 e outro de brews retoma o assunto que ele tinha começado hebreus capítulo 11 você lembra que a gente teve um tempo um domingo inteiro pra acreditar que jesus é maior do que os anjos e quando ele meditar profundamente sobre isso em hebreu ele dá uma pausa e meu capítulo 2 e trair daquela grande advertência a primeira grande advertência de hebreus é necessário que nos apegamos mais firmemente nesta
grande salvação que nos é proposta em cristo jesus quando nos quatro primeiros versículos de hebreus 2 ele traz essa advertência ele volta então ao mesmo assunto do fim de 31 jesus é maior do que os anjos ele está batendo muito nessa tecla dos anjos disso deve sim pois não foi arranjos que deu sujeitou o mundo quer vir sobre qual estamos falando é interessante que o autor diz que está falando de escatologia não foi arranjos que ele se sujeitou o mundo que há de vir sobre o qual estamos falando ele está falando sobre o mundo quer
vir mas você lê todos os versículos anteriores até o capítulo anterior o poder de deus não parece está falando do mundo que há de vir ele elogia não tenha tanto daniel ele está falando do apocalipse está falando o tempo inteiro pedindo a idéia é que a gente encontra disso é que este mundo que a devir está sendo tratado da perspectiva de um rei no futuro que já teve início em cristo ele fala do mundo que adquirir faz ele fala do mundo que é de vinho da perspectiva de um mundo que já está vindo na pessoa
de jesus falar de jesus é falar de tecnologia falar de jesus é falar do apocalipse porque jesus já é o início do fim das coisas ele iniciou os últimos dias nós estamos nas últimas horas o que vivemos a sombra do messias ele está falando então de um messias que trouxe inaugurou um reino eterno que está diante de nós que foi dado justamente em nosso favor ou toda dizendo que o autor de brews que esse rei no futuro não será governado por ano mas era governado por cristo pois não foi anjo que deus sujeitou o mundo
que admita algumas receitas judaicas principalmente algumas receitas relacionadas às comunidades do mar morto acreditavam que o mundo vindouro pertenceria anjos e arcanjos e que o mundo vindouro ser governado por essas entidades sociais o ator quer quebrar essa ideia dizer que o mundo que admito não vai ser governado pelos anjos ser governado pelo próprio cristo jesus que é o senhor sobre tudo e sobre todos e provas para provar isso ele faz uma citação do tipo tratamento como ele está fazendo já há algum tempo eles citamos a 18 e no dia seguinte pelo contrário pelo contrário alguém
é incerto lugar esse alguém é davi e certo lugar 18 um pouco indefinida mas a gente sabe que deve estar tirando tudo isso pelo contrário alguém em sétimo lugar deu testemunho dizendo que é um homem lembra o filho do homem que existe visites fizeste um pouco menor do que os anjos e de glória e de honra o corot ache todas as coisas sujeitá xii debaixo dos seus pés aqui ele cita os 18 para mostrar tanto valor quanto à humilhação do homem e aplicar isso a jesus a 181 salvo onde davi começa contemplando a natureza ea
grandeza daquilo que deus criou e quando ele contempla o céu que a obra das mãos de deus contempla toda beleza da criação o salmista faz a pergunta o que é o homem para que com ele te lembras o que é o filho do homem para que o visit o salmista está constrangido com a pequenez do homem diante da grandeza de tudo aquilo que deus fez e ele fica constrangido se esse deus é tão grande ele chega à conclusão de que deus é grande por causa daquilo que deus criou ninguém pode criar algo maior do que
esse mesmo então sempre perigoso montanhas ele criou os céus ser piores tempestades se criou as cachoeiras servir os grandes animais salvático então tem que ser maior do que isso tudo se deus é tão grande quem sou eu quem somos nós diante de deus tão pedroso ele fala hora ao sujeitar todas as coisas e nada de show fora do seu do mundo ele ficou famoso para fazer uma aplicação a respeito do domínio do homem sobre a criação ou o ovo do sal 8 o livro faz é pra dizer que jesus virou homem e foi o homem
perfeito se foi um homem pleno ele está querendo dizer que jesus foi aquele que exerceu domínio efeito sobretudo se um homem foi feito por deus para dominar o mundo pra gerir o mundo e os ao oita justamente aplicando aquilo que a gente lê gênesis 1 e gênesis 2 quando deus diz pradão eva que eles deveriam dominar o mundo e subjugá lo organizar a criação cuidar da coisa criada tem domínio sobre os animais é domínio sobre a sociedade se jesus o homem perfeito então ele cumpriu isso perfeitamente então assim como nós devemos evitar a terra e
dominá-la jesus o homem perfeito ato domina ea tudo sujeita e forma perfeita e plena mesmo encarnado o uso que o autor lembra aos pais do antigo testamento é justamente para mostrar jesus como aquele que tem um domínio perfeito sobretudo que vai guiar e reger tudo não são os anjos que vão dominar tudo não são os anjos que vão exercer controle autoridades sobretudo é jesus que vai fazer e como homem um problema é um problema que vai tentar resolver daqui pra frente na sua argumentação quando ele usa ao citar os a 18 o autor de brahms
queria um problema do próprio argumento dele é o momento dele até aqui é que jesus é maior do que os anjos extra até uma advertência grande nos versículos 1 a 4 baseado nisso e audita os 18 está dizendo que jesus foi homem e homem perfeito que atua no domingo mas os homens são menores do que antes os anjos são maiores do que o ser humano se jesus encarnou e ver o homem perfeito e perfeitamente sujeita e domina tudo ainda assim ele virou o homem então como é que ele pode ser maior que os anjos se
ele encarnou celebrou gente vive o homem como é que ele pode ser maior do que os seres angelicais e foi gravado por uma coisa tá no resto do f-18 seguinte neste mundo porém ainda não vemos todas as coisas jesus o homem é um problema no argumento do autor de abreu o a meta que ele é menor do que os anjos então então toda essa conversa de que é maior do que os anjos é bobagem está perdendo tempo reduzir o homem o menor então como é que ele pode ser grande no homem e em segundo lugar
se ele domina tudo se ele como o efeito controla tudo tem soberania sobretudo neste momento ainda não vemos todas as coisas aí esse sujeito eu não vejo deus dominando tudo dizendo nós ainda não vemos deus controlando e sendo o senhor de tudo como cristo pode ser ainda soberana sobretudo se ele não se sujeitam tudo ainda se não está tudo o sujeito e controlado por ele mandou pro mundo à sua volta seja olhou para a realidade que quem te rodeia e não entendeu como é que deus poderia ser soberano você já olhou para o retrato existência
da tua própria vida para a vida dos outros e pega um pouco é que deus pode estar no controle também está falando sobre isso neste momento nós não vemos todas as coisas sujeitas ainda não tá vendo está percebendo isso as coisas à nossa volta não parecem indicar um deus está no controle hoje é dia 10 de fevereiro hoje 10 de fevereiro nos últimos 17 dias só no brasil nós já tivemos motivo bastante para duvidar de que é um deus que contratou no dia 25 de janeiro queremos o primeiro rompimento da barragem de brumadinho e minas
gerais destruindo comunidades causando mais de 150 mortos e mais de 200 desaparecidos o dia 6 de fevereiro o rio de janeiro uma chuva alagou a cidade deixou sete mortos uma encosta deslizou sobre o ônibus e todo um trecho da ferrovia destruindo muitas coisas no rio de janeiro no dia 8 de fevereiro sexta feira passada apenas dois dias houve um incêndio no centro de treinamento do flamengo deixando 10 mortos e três feridos artur atilano bernardo tristian vítor pablo jorge samuel jackson e riquelme eram os nomes dos dez atletas que morreram nesta sexta-feira vítimas do incêndio eles
possuíam entre 14 e 16 anos têm toda a razão o autor de brews tem toda a razão neste momento porém ainda não vemos todas as coisas a isso a gente olha nossa volta e não parece que as coisas fazem sentido a gente olha nossa volta e não parece existir a ordem no universo gente olha nossa volta é a gente duvida como é que deu pode estar no controle está tudo decidido está no caso uma bagunça e crianças morrem por negligência se barragens com penn e destrói vidas como deus pode estar não acha que as nossas
dúvidas o nosso desespero às vezes diante dos problemas da vida são bobagens ou falta de fé em deus não acha que você é uma pessoa ruim por causa disso ele entende o sentimento eles sabem que não dá pra ver ainda muitas vezes a soberania de deus é por isso que o autor adianta revista chamada apóstolo paulo escreveu aos coríntios diz que neste momento nós não podemos olhar para aquilo que se vê mas devemos fixar nossos olhos naquilo que não se vê porque o que se vê que é o sofrimento é passageiro é transitório mas aquilo
que não se vê é que é eterno quando nós olhamos para essa realidade paraíba a gente não vai ver motivos para acreditar que deus está no controle mas quando nós olhamos com o mundo território da fé a gente tem de que é um senhor soberano que por mais que a gente não faça a menor idéia porque as coisas andam como andam que a gente nem faço ideia porque existe tanto sofrimento inocente a gente acredita que é um deus que a tudo sujeita que é um deus que mesmo que não vejamos tudo submisso a ele há
um deus que está preparando o mundo para a coordená lo organizá lo e fazer dele um lugar em que ele vai reinar plenamente sobretudo neste momento a gente vê causa a gente vê dificuldade a gente vê o sofrimento injusto mas haverá um momento e um reino do em que a sua soberania ea autoridade vai se manifestar todos os dias visivelmente diante dos nossos olhos está dizendo então a pergunta que ele faz pra gente é como é que nós podemos acreditar que deus é grande que jesus é realmente grande se ele não está reinando treinamento de
fato ainda que o reino dele não está instaurado ainda e se ele virou homem menor do que a gente tem aqui uma grande carreira uma pergunta que incomodou teólogos ao longo de toda a história do ano é a pergunta que fez anselmo de cantuária dos seus clássicos livros a respeito de jesus o latim e se chama cordão tomou é um jeito bonito para perguntar por que deus homem porque deus virou homem por que é que o senhor do universo teve que gravar gente que nem nós porque ele não simplesmente resolver as coisas do céu porque
ele não simplesmente nos perdoou com outra coisa porque é que deus teve que se manifestar em cristo jesus na sede da mulher e morrer na cruz é constituído o autor de brews coloca em perspectiva todo todas as questões e se angustia os que surgem diante de nós ele vai dizendo porém naquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos a primeira coisa que tem que dar atenção a esse tempo por um pouco vemos aqui ele porém se for um pouco foi bem menor porque usamos apesar de sermos imagem de deus dos anjos
são superiores aos homens e muitas coisas os anjos não morre os anjos não tem cansaço físico os anjos não adoecem os anjos não são limitados geograficamente os anjos acesso a deus forma direta os anjos são mais poderosos do que nós eles são maiores do que nós jesus foi menor do que os anjos por um pouco de tempo primeiro a gente chama atenção para isso e é melhor que os anjos por um pouco de tempo esse termo for um pouco de tempo é uma tradição que parece namibe almeida a nova meta atualizada disse aquele que por
um pouco o efeito menor do que os anjos estão sem reparar essa tradução duber ele foi um pouco menor do que os anos a tradição da nova e atualizada do bié duber porque no grego é do autor de abreu não quis explicar um pouco o que foi feito foi um pouco menor do que os anjos que era quase um anjo que hoje mais um pouquinho de tempo e foi feito durante 33 anos menor do que os não quer deixar claro significa grau ou significa tempo mas a gente pode imaginar que de alguma forma você tem
os dois conceitos sendo apresentado o autor de abril foi feito em nome dos anjos um pouco tempo integral mas também teve tempo o burro em pouco tempo determinado que os anos jesus continua maior do que os anjos porque ele só foi menor do que os anjos durante um período curto do seu ministério e foi colocado menor do que os anjos apenas na sua encarnação diz que foi feito por um pouco menor do que os anjos a jesus que por causa do sofrimento e da morte foi coroado de glória e de honra para que pela graça
de deus provasse a morte por todos ele sofreu não apenas a morte mas todos os sofrimentos e humilhações da morte disse que por causa do sofrimento e da morte a idéia é só tiros morreu mas jesus encarnou todos os sofrimentos que estavam atrelados aos robôs a sua morte naquele momento todo o nome ação toda angústia todo o escárnio fico todo vilipêndio físico eles provou todo esse sofrimento de fato no entanto ele foi coroado de glória e de honra pela graça de deus pra provar se a morte todos nós em primeiro lugar jesus continua maior do
que os anjos mesmo encarnado ele vai dizer porque ele só foi melhor do que os anjos por um tempo depois que ele sofreu depois que ele morreu ele foi coroado de glória e de honra primeiro sim houve uma cruz mas após a cruz povão coroa nós não podemos achar que jesus é menor por causa de sua encarnação porque a sua encarnação só o fez menor durante um tempo muito curto agora ele já foi restituído à sua autoridade como diz mateus 28 toda autoridade me foi dada no céu e na terra agora ele já possui novamente
aquele nome acima de tudo o nome como a gente lê em paulo escrevendo como o próprio autor de abreu já falou pra gente essa encarnação não tirou a autoridade ea sua soberania em segundo lugar a gente lê que ele foi menor do que os anjos justamente para poder morrer em nosso lugar ele como deus é eterno os céus não morreria teria como ele morrer e que encarnando que foi possível que ele morresse como sacrifício de diversos novos por causa do sofrimento e da morte foi coroado de glória e de honra para que pela graça de
deus provasse a morte pela graça ele provou a morte por todos nós foi por graça ele teve que virar homem porque ele tinha que morrer ele tinha que virar homem porque precisava provar da morte você se perguntar por que isso foi necessário e pelo menos dois motivos foi necessário que ele morresse porque um sacrifício era necessário não tinha como nós seremos perdoados sem deus entregar um sacrifício em nosso lar imagina a cena de um tribunal ter um assassino tem um genocida uma pessoa terrível maldosa cruel alguém mata membro da família comete um crime terrível você
pega ele adora apenas amarra você quer muito inchado mas sem força moral você é crente leva ele pra polícia leva no tribunal você lá do julgamento do cara que matou membros da sua família que depende ou sua propriedade que fez algum mal contra você o juiz hora de realmente não sou pessoa ruim são muito mal você fez isso existe existe mas o juiz bom o juiz benevolente herdou do facebook você entraria com ações penais em instâncias superiores você diria por aí que existe um juiz que é muito mais criminoso que todos os ladrões chegaram a
subir porque o justo não pode simplesmente oferecer perdão porque ele é bonzinho existe uma lei existem regras a justiça entrega as condições que são necessárias deus pra ser 40 isso é injusto e errado é errado que deus simplesmente nos deixa entrar no céu que nós somos criminosos da história nós somos os vilões da história se deus simplesmente abrir a porteira pra gente entrar nos céus de deus estaria sendo injusto e errado contou com seu próprio caráter o caso deus ele é o legislador mas ele é a própria lei e ele sim emprega um sacrifício substitutivo
no nosso lugar ele precisa entregar alguma compensação para que nós possamos então chegar pode fazer ele simplesmente se entrega com o objeto de sacrifício que recebe todo o nosso pecado e é morto nos entrega foi o xis como uma instituição humana o próprio deus pode nos entregar um sacrifício e um homem justamente para isso tinha que morrer ele tinha que que se entrega à morte o salário do pecado é a morte o salário do pecado é justamente o cessar da vida e ao virar homem ele pode colocar exatamente no nosso lugar e provável exatamente naquilo
que é a maldição do pecado quem a morte ao virar homem ele pode morrer e tomar no cálice da morte que nós merecemos deus teve que virar homem e teve que ser menores que os anjos em segundo lugar porque tinha que morrer no nosso da encarnação foi um ato de graça divina irmãos jack o tejo que pela graça provasse a morte por todos nós provar se a morte com graça graça justamente de bom que a gente não merece receber de graça é uma coisa boa que você não merecia receber o evento em uma coisa boa
que não está nos seus méritos que você não fez por merecer entre jesus e morrer no nosso lugar é algo que nenhum de nós merecemos a reeleição cobravam um sacrifício um sacrifício do próprio deus ele entregou aquilo que pagariam os pecados pessoas dizem olha pra cruz e veja o tamanho do amor de deus na cruz e é verdade a atriz revela o tamanho do amor de deus mas a cruz revela o tamanho do nosso pecado nada era suficiente para nos perdoar se não a morte do próprio deus entregar antes não pagaria entregar as montanhas a
maria e entregar todos os peixes do mar e todas as aves do céu e todos os animais da terra se ele pegasse as nebulosas e colocasse no caldeirão e queimar sem sacrifício não seria o suficiente para pagar o nosso pecado pecado cometido contra o próprio deus vivo teve que se entregar em nosso lugar o próprio deus vivo teve que morrer como graça de ver de graça maravilha que grassa maravilhosa que grassa profunda que abre um caminho de redenção diante de deus por isso deus virou homem justamente pra morrer e sacrificar nosso terceiro lugar ele foi
menor que os anjos justamente para ser perfeito como autor da nossa salvação converso 10 eu disse porque convinha que deus por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos a glória fez o ace por meio do sofrimento o autor da salvação deles diz que uma coisa era necessária e que deus por causa de quem e por meio de quintas as coisas existem o motivo da existência de tudo aquilo com o meio de quem tudo existe ou seja tudo existe para ele e por ele tudo que existe existe pra
deus existe por meio de deus era necessário que este deus conduzir-se seus filhos a glória da salvação que é muito complicado de se entender a palavra grega pode ser traduzida por qualificatório tornar completamente adequado ou completamente efetivo na tecnologia de hebreus estomatologia sobre perfeição hebreu com cuidado você vai perceber o tema da perfeição com que se repete muito um livro de hebreus ao crente caminha na perfeição quando ele se faz participante nas bênçãos da nova aliança através da encarnação vida sacrifício exultação de ser um grande prefeito caminhar na perfeição hebreus é largar as velhas coisas
do judaísmo e seguir a nova aliança em sua perfeição caminhar na perfeição é caminhar nessa aliança que vem de cristo jesus que se dá através sua morte sua encarnação sua vida seu sacrifício a perspectiva todo o contexto e b12 para ser de vocação não dê moral jesus tornou moralmente perfeito porque perfeito em termos morais mas ele se tornou vocacionalmente perfeito ou seja jesus foi feito perfeitamente adequado por meio do seu sacrifício para nos entregar as bênçãos da nova aliança foi através de sua morte que o autor da formação foi feito perfeito adequado nos entregar essas
bênçãos o que está dizendo então que se jesus não tivesse morrido em nosso lugar ele não seria perfeito adequado o suficiente pra mim foi porque ele morreu o que a gente tem um salvador que se encaixa perfeitamente em nosso nossas necessidades foi porque ele derramou seu sangue o sangue da nova aliança é que ele abre um caminho perfeito para a sua morte é aquilo que nos dá justamente esse pacto de sangue com deus menor do que os anjos porque só assim seria perfeito autor da nossa salvação foi aperfeiçoado porque ele tem defeitos perfeito perfeito para
a nossa salvação com ele foi entregue em nosso lugar e por isso a gente pode ser grato foi menor do que os anjos justamente para socorrer aqueles que eram menores eram menores 11 12 e 13 pois todos vêm de um sol é por isso que jesus chamados de irmãos dizendo a meus irmãos e minha confiança e ainda eles aqui estou eu e os filhos de deus em duas citações no primeiro ele se tão só um 22 verso 22 um salmo messiânico sobre os sofrimentos 22 é justamente salvo que jesus na cruz ele grita deus meu
deus meu por que me diziam para a china ele está citando o versículo do salmo 22 começa dizendo isso se tal primeiro verso de um salvar o jeito como os judeus citavam lembravam dos autos o salmo 22 é aplicada jesus de muitas formas possíveis alvos com cuidado em casa ou sejá lembrar porque já o leu você vai entender que muitas profecias sobre jesus se cumpre justamente a partir daquilo que aparece com o salmo 22 eo autor lembrando que tanto esse salvo que fala de jesus pra a aplicar essa idéia de que jesus é irmão dos
homens não é quem são os irmãos do messias aqui no texto a meus irmãos declarei o teu nome no meio da congregação de novo alegre quem são os irmãos do messias somos nós nós somos os irmãos do senhor e ele não tem vergonha diz o que está dizendo é ele não tem e não tem vergonha de chamá-lo chamados de irmãos ele não tem vergonha de ser como na escola e também cita isaias 8 17 e 18 parte de uma seleção maior pelo livro de isaías no qual se discute se o povo de deus se lhe
confiara nos líderes políticos ou no poder de deus mostrando que o messias é solidário com seus filhos ai queria perguntar quem são os filhos do messias como nós nós somos chamados no antigo testamento de irmãos do messias e de filho do mês o que quer chamar a atenção está isso ele quer dizer que esse deus neste mês não se envergonha de ser associado com quem nós somos ele não tem vergonha de integrar o homem ele não tem vergonha e ter pisado mesmo chão com vocês a encarnação do messias foi uma humilhação sim mas não pra
ele no coração dele o ato de amor de deus com você com mais tem sido a humilhação do messias foi humilhação que não causou vergonha do messias porque desde o antigo testamento ele já tratou os homens com irmãos e por filhos ele já se fez semelhante a nós ele já se humilhou a 9 já estava previsto já estava calculado a encarnação não foi plano b a encarnação não foi uma contingência a encarnação era um plano por isso que diz que ele foi entregue por nós desde antes da fundação do mundo já estava nos planos de
deus a entrega do messias desde o começo desde o começo ele é nosso irmão nosso pai herói da fé que deus não se envergonha deles de ser chamado o seu deus aqui é um pouco diferente aqui cristo não tem vergonha de ter sido com você ter sido igual você ganha de serviço com algumas pessoas a gente tem vergonha de ser interpretado de forma diferente você quer que todo mundo saiba que você é você quer que todo mundo conheça os seus títulos acadêmicos todo mundo conheça cada pequena vitória da sua vida cada pequena premiação cada pequeno
elogio tem que pôr seu crachá você tem que fazer com que as pessoas conheçam a sua grandeza mas jesus não tinha vergonha e ter se feito igual pequenos não teve vergonha e se humilhar em nosso favor continuo dizendo que os filhos têm participação com um um filho participa da carne e sangue humano os filhos do mesmo pai sangue do meu sangue os filhos sandy também jesus igualmente participou dessas coisas da participação com muito sangue ou seja ele encarnou virou gente porque a gente para que por sua morte destruir se aquele que tem o poder da
morte saber o diabo livrar-se todos os que pelo pavor da morte estavam sujeitos à escravidão e se fez menor do que os homens para socorrer aqueles que eram menores do que os homens em quarto lugar e em quinto lugar ele se fez menor do que os anjos justamente para vencer aquele que errou mesmo ano também está nos dar um caminho de vitória contra o pior dos anjos que é satanás com a sua morte ele venceu o diabo é isso que participou da carne do sangue ele encarnou para que por sua morte destruição e aqueles que
têm o poder da morte saber o diabo a gente lê judas 9 que nem mesmo o arcanjo miguel os principais dos anjos pode lutar contra o próprio diabo os anjos não tinham todo esse poder contra satanás mas o diabo foi vencido por um homem o homem que era o próprio deus um deus que encarnou e venceu a morte primeiro aos 15 onde está a morte a sua vitória onde está a morte o seu avião que o guião da morte ao pecado ele que era deus quer o homem venceu o diabo através da sua encarnação é
um absurdo que deus hoje use aquilo que é fraco para vencer o nosso maior inimigo em um livro de um filósofo alemão chamado meet greet foi um dos grandes opositores do cristianismo pequeno chamado o anticristo faculdade ainda um desses erros de rua ea capa do livro a cruz de cabeça trabalho pagando corro muito amistosa comprei foi o ônibus lendo eu reparei parte do caminho que a senhora pensa nas coisas eu queria ter me explicado não só tentei isso acredito que deixei a f1 é cá as coisas que ele diz logo no começo do livro é
que um dos maiores absurdos o cristianismo é que a gente trata da queda por força daquilo que de pior o que há de mais bobo e chama isso de bom de forte de justo e quer saber o nome estava certa porque deus jesus também que as coisas loucas do mundo para envergonhar aqueles que acham que são são deus pega justamente aquilo que é mais fraco aquilo que é mais frágil e usa pra vencer aquilo que é mais forte o próprio deus usa a sua encarnação como instrumento para vencer as forças do diabo o diabo foi
vencido ele foi pisado pela tendência é o que é pesquisado gênesis capítulo 3 que viria do ventre da mulher aquele que pisaria cabeça da serpente e deus cumpriu a sua promessa o próprio deus venceu o diabo através de alguém que nasceu do ventre da mulher não foi o próprio deus da série dos céus com espada nas mãos no tanto diretamente quanto de água mas foi deus descem dos céus através de sua encarnação como homem ele usa tudo que há de mais fraco até o que há de mais frágil para dominar o universo vindo do ventre
da mulher e pisando na cabeça da serpente para vencer o diabo e para vencer o pecado da liberdade da nossa escravidão é isso que diz para que vencesse a saber com o diabo e livrar-se todos os que pelo pavor da morte estavam sujeitos à escravidão por toda a vida eram escravos por toda a vida travas do pecado estragos no diabo de sua morte através de sua morte ele nos deu liberdade você não é escravo do diabo você não é mais escravo dos seus pecados você pode vencer agora as forças do mal você pode vencer os
impulsos pecaminosos do seu coração o segundo vai se libertar tá na mente do pecado mas agora você não é mais escravo deles você não é marionete do diabo o seu marionete dos pecados há uma força que permite que você possa vencer agora os impulsos que quem dentro de você talvez as batalhas da mentira continuem também dos impulsos anteriores ainda permaneça mas às vezes queime dentro de você um desejo ardente pelo mal você tem os olhos de busca não tem você você tem desejos mas os desejos não te domina mais você tem pensamentos mas em cristo
você não mais escravos os pensamentos dentro de você pode existir um demônio o fera terrível que anseia pelo pecado mas em cristo você tem força para não ser mais escravos dos impulsos que queimam dentro do seu coração você às vezes pode ter coisas terríveis dentro da sua cabeça mas agora você tem um trecho poderoso que tinha pede de agir como um animal que não consegue controlar os impulsos que não consegue controlar os pensamentos que não consegue suprir à vontade você tem vontade e desejo criminosos mas eles não têm mais você eles não te dominam eles
não te kontrol porque você foi livre o problema é que muitas vezes você não acredita que você é você não acredita que cristo já conquistou a libertação do pecado que cristo já conquistou um caminho aberto pra você vencer tudo aquilo que há dentro do chip você pode ver seus pecados porque você não é mais escravo do pecado não é mais a alegria agora é presa agora o pecado mais a tua glória agora o pecado é por vergonha o pecado não é mais a sua saúde agora o pecado é todo insa o pecado ainda tá aí
vêm sendo completamente vai explorá lo totalmente da sua existência primeiro tipo 1a joão diz que aquele que diz que não pega mentiroso porque nós ainda temos a natureza de adão aqui brigando entre nós às vezes a gente perde a gente perde porque a gente quer a gente perde porque a gente se submete a a perder uma batalha mas tudo bem o cara tinha pago pra vencer o box chega no cara e você paga pra ele pra que ele perca luta para você colocar muito dinheiro outro e ganhar um dinheiro porque você pagou cara pra prender
o outro e o cara foi colocado para apagar um cara pra quem perdesse só que para o outro e acabou que os dois foram pagos para perder a luta e ficou uma luta de cinco rounds ninguém fazer nada e só vai ver com dois foram para atender e chegou a hora da luta que um cansado dá um soco no ar o percebe e 12 se joga no chão ao mesmo tempo ficavam na casa não sendo de futebol com neymar essas coisas né a idéia ridícula feito no filme morisco para fazer gentili e se a gente
se olhar de fora a gente está indo da nossa cara porque o inimigo que já foi derrotado já pagaram por o perder jesus já conquistou a vitória já é nossa capital é a vitória já é nossa a vitória é nossa mas a vitória não vai ganhar o seu carro importado não você cantado gigante no brasil nunca te doença a vitória quando o pecado já está garantida pela morte encarnação de cristo jesus ele já abriu caminho para você vencer os seus pecados para você parar de usar desculpas pra justificar os seus erros é difícil demais ao
meu deus não dá é difícil é tão difícil que jesus morreu pra isso é tão difícil que ele abriu o caminho com o próprio sangue todos os dias da sua vida mas enquanto você lutar contra o vitória porque é um cristo que abriu o caminho para libertar da escravidão do pecado pois ele evidente - não socorre anjos ocorre que a brawn disse abrahão aqui no texto é literalmente um grupo excelente de abraão alusão à isaías 41 8 do povo de israel chamado semente do abraão em gálatas 3 a nós cremos pela fé somos a seguinte
de abraão somos filhos de abraão porque pela frente pela fé queremos dinheiro da mesma fé de abraão teve a idéia aqui é que jesus não morreu para salvar grandes salvar o homem se imagina que os anjos também pecaram os anjos também tiveram ó fim cedeu 5 nós vemos os anjos caíram surgiram demônio jesus e deus não mandou um jesus que os demônios ele não mandou meio de salvação com os demônios mas ele mandou meio de formação para nós não era obrigação de deus salvador poderia ter nos deixado a informação assim como deixou os demônios em
salvação nós erramos ele mandou um escape através de jesus não veio pra morrer por anjos ele veio pra morrer por nós a encarnação dele não gera apenas simpatia mas gera socorro socorridos por um caminho de esperança ele venceu a trave dão do pecado escravidão ao diabo ele não só ocorre através de sua morte foi menor que os anjos justamente pra ser semelhante àqueles que ele ocorre dia 17 por isso mesmo era necessário que em todas as coisas ele se tornar semelhante aos irmãos para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a deus e
para fazer provocação pelos pecados do povo pois naquilo que ele mesmo sofreu quando foi tentado é poderoso para socorrer os que são tentados o texto era necessário então que ele se tornasse semelhante era necessário que ele tomar semelhante a nós porque era bom que ele tornasse igual para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes à dor a misericórdia de deus passou pela participação de deus eu acho uma coisa muito interessante porque deus como cercone ciente ele sabe perfeitamente tudo aquilo que a gente passa deus entende de deus compreende nosso sofrimento não parece que
jesus encarnou entender a nossa dor mas parece que desencarnou porque nós precisávamos entender que deus entende na sua idéia não é que ele se tornou semelhante ao irmão você dizer curioso porque ele não teria misericórdia caso não tivesse encarnado ou porque ele não saberia o que é sofrer caso não tivesse encarnado mas que nós não acreditaríamos que ele sabe com qual o poder com nosso sapato aperta nós não acreditaríamos que deus está ciente do nosso sofrimento nós olharemos pra cima e acusaremos deus o senhor no colo nos coloca o sofrimento nos coloca na dificuldade nos
coloca nesse mundo doido aqui em que a gente está inserido quem é o senhor para dizer qualquer coisa aí não sabe glória muito bom tudo muito bem o país através da encarnação ele nos faz entender ele nos faz acreditar num deus que deus que passou os mesmos sofrimentos o sofrimento de cristo fazer participantes da mesma vida que nós porque se deus não é um deus distante deus alheio mas que viveu a mesma vida que você viveu as mesmas experiências as mesmas dificuldades as mesmas dores as mesmas angústias porque ele sim era completamente deus mas também
era completamente a entende a sua dor porque ele participou por participou ele é o fiel sumo sacerdote porque foi participante do nosso sofrimento como é que você pode acusar de eu ser distante como é que você pode acusar de hoje não se importar com a sua vida se esse deus deliberadamente escolheu viver a sua vida seria escolheu sofrer o seu sofrimento seja escolheu a sua tentação se escolheu também ser tentado de muitas formas porque diz o texto ele foi tentado e muitas coisas em nosso lugar o texto que naquilo que foi tentado é até complicado
falar de jesus tendo tentado sua estranha foi esquisito deve ser tentado cristo em sua divindade certamente nunca seria tentado mas cristo como ser humano a gente não sabe dividir bem as que acham da natureza de deus é existem partes da tecnologia que é profundamente complicados se ele pedir para explicar com clareza eu vou começar a gaguejar mais ainda do que janeiro mas que é uma verdade que a estrutura cristo foi tentado os meus cumprimentos que nós lá está a morar os impede de se pensar em um deserto pense em saná chegando diante de jesus e
tentando jesus e pedindo aí oferecendo a jesus as mais variados de leitza parecendo que ele não confiasse em deus oferecendo que ele abandonasse o caminho de santificação oferecendo queríamos o ás o nome de deus aparecendo que ele fugisse daquilo que era o plano de deus para ele jesus foi tentado assim como eu assim como você foi tentado a luta foi tentado a ser orgulhoso até palavra stop e foi tentado a culpar os outros pelos seus problemas enfrentado e tudo assim como eu ele foi tentado em nada é impossível ora deusa deus deus pode fazer o
que quiser mas que faz com que ele rejeite o pecado é oposto aquilo que realmente quer se nós fossemos pessoas melhores boas e boas algum bastante as aproximar de deus também deu adeus a gente deveria ser bons como deus mas não somos porque não somos escolhemos um pecado porque escolhemos um pecado merecemos a condenação até é por isso que a gente tem confiança em deus que escolheu participar até mesmo são e viver uma vida perfeita loucura ser provado exatamente naquilo que fomos provados e não ceder em nada não cair em nada e aí e por
isso ser poderoso para socorrer os que são tentados ele escolheu passar pelo mesmo que nós para que não tivesse usando desculpas diante dele e desenhar também faltava na minha pele ele estava na sua pele e ele em nada você deu pra que é para ele passar na nossa cara ele veio pra passar na nossa cara que conseguiu não ser poderoso para socorrer os que são tentados e passou por tudo isso pra te dar ajuda tudo isso pra te dizer que ele pode te ajudar e me dá força para vencer a tentação quando você está sendo
tentada projeto você corre você usa e difícil eu acredito que nós precisamos é de ajuda de meios para nos colocarmos em situações de pecado mas acima de tudo nós precisamos de jesus acima de tudo precisamos correr pra deus e buscar crédito como força de motivação para nos entregarmos ao mp e até mesmo dia às vezes superior que é o sofrimento de jesus leva o leva a empatia e não ao afastamento geralmente quando a gente sofre a gente não fica mais simpático a gente fica mais um daqueles filmes sobre soldados que voltam da guerra e não
aguentou mais a vida comum sofreram tanto que o sofrimento da dos filhos do das esposas dos amigos do bairro para ele chegar para eu me machuquei é um problema do brasil sofreu tanto que ela tem muitas vezes não sabe que eu tenho um problema de dor crônica dramaturgia graças a deus muito bem tratado há um soco do dia mas períodos mais difícil da economia torna menos simpático é muito difícil uma esposa que é casada com um cara que o eng com um pouco de cola hilton podia ter acabado com minha aguentou a tantando acorda de
manhã em 58 vai acatar todos manhã você ao invés de você e simpático porque sofre você quer perder o semestre bem melhor não quero acordar toda a noite nós pecadores sofrem nos afastamos nós pecadores sofremos ele vai crescer muito mais quando eles com quem sofre é igual nós nós queremos que o nosso sofrimento seja exaltado no grande hall do único sofrimento que importa é o meio que importa hotel é detalhe porque eu não tô sentindo eu tô sentindo eu então esse foco tem jesus é tão superior que ele sofre que sofreu justamente para ser mais
simpático com o nosso sofrimento que sofreu justamente entendendo a nossa do e entregando a ao seu corpo em nosso lugar deus é sempre entregue jesus é muito maior explica o problema muito isso explica o problema que se pagos a 18 gerou na argumentação do autor de empregos jesus sim foi um pouco menor do que os anjos mas ele foi uma série de fatores que não o torna um menor mas maior que ele tenha encarnado chama ainda mais atenção para a sua grandeza não simplesmente pra pequenez da humilhação do messias mas para a grandeza da humilhação
do messias primeiro jesus continua grande mesmo ele não ganhou o menor pequeno e frágil mas mesmo como homem ele continua grande poderoso rei e senhor sobretudo ainda que a gente olha nossa volta e veja tanto do tanto sofrimento tanto caos há um deus que ainda reina e que está trazendo o mundo a submissão ao seu nome e que no fim de tudo todo o sofrimento vai acabar toda a dor vai cessar toda lágrima será limpa e viveremos em um mundo perfeito plenamente governado pelo segundo lugar jesus continua soberano mesmo quando você não vê continua controlando
tudo ganhando tudo ainda que você não perceba isso hoje ele vê as coisas de forma misteriosa ainda permitindo o pecado ainda permitido mal ainda permitindo esse mundo tão problemática à nossa volta mas haverá um momento em que isso sexta haverá um momento em que todo o mal em toda dificuldade em todo o pecado ele concretizará a sua autoridade soberania e finalmente reinará plenamente fisicamente conosco pra sempre em último lugar jesus continua perto mesmo estando nos céus de deus invisível simplesmente mas ele é um deus que lhe acompanha seu lado ele é um deus que sente
dores ele é um deus que chora do seu sofrimento talvez seja a coisa mais profunda que eu leio romanos capítulo 8 quando disse que o espírito santo geni do nosso lado o nosso sofrimento orando por nós porque nem a gente sabe a dengue gb e romanos 8 sempre aparece como dom nós vemos pelo sofrimento do mundo caído oa o planeta gm por causa da inutilidade na qual lhe foi imposto pelo pecado e o espírito santo gm junto de novo um sofrimento nós temos um deus que sofre o mesmo deus que nos coloca na aprovação é
um deus que se coloca na aprovação do nosso lado e otto nós e chora com nós quando você acha que tá sozinho há um deus solitário tohá quando você está se sentindo triste andam tristes o lado quando você se sente esquecido eu esqueci de falar quando você sente as agruras da vida apertando a tua alma ao deus do seu lado que é participante de toda a tua dor e que não fica calado mas gm chora e sofre último das coisas mais loucas km romanos há um deus que sofre há um deus é eterno que ele
passe mas fora e que sentir as dores que eu sinto deus não está longe deus não está surdo deus não está afastado de deus está do seu lado você pode usá los como ferramenta para vencer o pecado para vencer a dor da venceu o diabo para vencer a morte todos os dias deus está lá ele é maior do que os anjos encarnou o momento foi menor por um momento mas está em glória e em honra dos céus empática aberto nos amando sua mente todos os dias como nós agradecemos todos os dias que esse filho senhor
sobre tudo e sobre todos continuem trazendo quando olhar o mundo com os olhos carnais não percebemos não percebemos a tua grandeza que nos dê a possibilidade de ver o mundo com olhos espirituais e pela lente da fé interpretados corretamente a nossa existência quando o sofrimento surgir quando o pecado nos atacar quando o satanás vier contra nós que cristo esteja lá e que possamos nos agarrar nesse cristo todos os dias para 90 ou seja nossa honra esperança todos nós damos o nome de jesus
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