agora nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis no capítulo 2 ouviremos a leitura do verso 4 até o verso 17 Gênesis 2 de 4 a 17 sei que nos acompanha também pela transmissão tem a sua Bíblia aberta para que você possa seguir a exposição da palavra de Deus Essa é a Gênese dos céus e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus os criou não havia Ainda nenhuma planta do Campo na terra pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra
e também não havia ninguém para cultivar o solo mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo então Senhor Deus formou o homem do pó da terra ele soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente e o Senhor Deus plantou um jardim No Éden na direção do oriente e pois nele o homem que havia formado do solo o Senhor Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento e também a Árvore da Vida no meio do Jardim e a árvore
do conhecimento do bem e do mal e um rio saia do Éden para regar o jardim e de lá se dividia repartindo-se em quatro braços o nome do primeiro é pison que rodei a terra de Avilar onde a ouro ouro dessa terra é bom também se encontram lá o bdélio e a pedra de Ônix o nome do segundo Rio é gion é o que rodeia a terra de Kush o nome do terceiro Rio é tigre é o que corre pelo leste da Síria e o quarto Rio é o Eufrates o Senhor Deus tomou o homem
e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e o guardar e o Senhor Deus ordenou ao homem de toda a árvore do Jardim você pode comer livremente mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer porque no dia em que dela comer você certamente morrerá pai damos iluminação compreensão da tua palavra que nós vejamos as maravilhas da tua lei para que nós compreendamos grandeza da Graça do Evangelho fala o nosso coração pedimos em nome de Jesus amém queridos nós estamos assim dando continuação a nossa série de mensagens em
Gênesis de 1 a 11 e nós vimos no capítulo anterior no capítulo 1 o relato de Moisés sobre a criação dos céus da terra e de tudo que neles há a criação do homem a imagem e semelhança de Deus macho e fêmea e o descanso de Deus no dia 7 agora o alvo de Moisés aqui nesse capítulo 2 é preparar o cenário ou preparar é preparar o cenário para o evento tremendo terrível do capítulo 3 que vai ser a queda do homem que Deus criou a sua imagem e semelhança em um estado de Inocência Moisés
então aqui no capítulo 2 ele volta na história para nos dar os detalhes daquilo que ele já havia descrito que foi a criação do homem no sexto dia a imagem semelhança de Deus e o alvo dele aqui agora é enfatizar alguns pontos da criação do homem que vão servir de plano de fundo para compreensão da seriedade daquilo que foi a queda do homem a desobediência do homem o foco dele agora no capítulo 2 é o homem e não Cosmos que foi o foco do capítulo 1 a criação de tudo que há nós veremos hoje as
três primeiras partes da narrativa do capítulo 2 que são Como Deus criou o homem em detalhes aí do verso 4 a 7 a criação do Jardim do Éden local da Habitação do homem verso 8 a 14 e a ordem que Deus deu ao homem que não comer da árvore do conhecimento do bem e do Mal verso 15 a 17 vamos ver cada uma dessas partes e no final vamos tentar tirar as implicações e aplicações para nossa vida hoje então começando com a criação do homem do pó da terra versus 4 a 7 Moisés diz que
aqui ele vai descrever o que ele chama 13 dos céus e da terra no verso 4 Essa é a Gênesis dos céus e da terra quando foram criados Quando o senhor Deus os criou palavra Gênesis significa a história ou relato das origens de alguma coisa e quando se refere a pessoas ou linhagem familiar é traduzido aqui na Bíblia como genealogia e esse termo aparece mais três vezes no período que nós vamos cobrir Gênesis de 1 a 11 quando fala da genealogia de Adão genealogia de Noé e a genealogia de 100 então é interessante que aqui
é genealogia dos céus e da terra gênesis dos céus e da terra que é o que ele vai contar em seguida introduzindo o que é que aconteceu depois da criação dos céus e da terra até a próxima Gênese que é Capítulo 5 verso 1 onde vai falar sobre a linha familiar de Adão mas nós são 10 vezes que aparece esse termo Gênese no hebraico no livro de Gênesis e nós vamos ver hoje o primeiro que é exatamente o que que acontece depois que Deus cria os céus e a terra a segunda observação aqui é que
agora Deus é referido por Moisés por outro nome até aqui Deus é Moisés havia chamado Deus de Deus Elohim que é uma palavra Hebraica comum para Deus ou Deuses mas agora ao lado de Elohim Moisés coloca a palavra Yahoo é que significa senhor que o sentido é desconhecido para nós o termo hebraico é desconhecido para nós mas que é relacionado com o verbo existir ou ser de onde então nós concluímos que é o nome de Deus né E ao é significa eu sou o que sou foi assim que ele se apresentou a Moisés muito tempo
antes de Moisés escrever aqui esse livro de Gênesis Nós acreditamos que essa mudança de nome é intencional tá querendo dizer que Elohim o Deus criador do capítulo 1 ele é também e Ave ou Jeová o Deus que se revelou Abraão e aos seus descendentes e a nação de Israel por meio de uma aliança e a partir de agora é essa combinação que vai marcar a descrição de Deus com algumas exceções daqui para frente mas o alvo é esse mostrar aqui o Deus criador do capítulo 1 é o Deus que faz uma aliança com o homem
com Abraão e com Israel do Capítulo 2 em diante em seguida Moisés Nos diz como estava a Terra quando Deus criou o homem no sexto dia versos 5 e 6 ele diz aí no verso 5 que não havia Ainda nenhuma planta do Campo na terra pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado porque o Senhor Deus Não havia feito chover sobre a terra não tinha ninguém para cultivar o solo tinha uma neblina que subia da terra e regava o solo o ponto é que já existia a vegetação sim porque ela foi criada no terceiro dia
e nós estamos aqui revendo o sexto dia em detalhes o que Moisés está dizendo é que aquela vegetação que Deus criou e que Deus disse que se reproduza segundo a sua espécie planta e segundo a sua espécie fruto segundo a sua espécie ainda não tinha germinado eles ainda ainda não a vegetação ainda não estava se reproduzindo por dois motivos que Moisés diz aqui primeiro porque Deus não tinha feito o chuveiro ainda e segundo porque não tinha ninguém para cultivar Deus criou a vegetação com poder de multiplicação mas era necessário a chuva que Deus não tinha
dado ainda E era necessário que alguém lavrasse a terra alguém cultivasse alguém preparasse né replantasse enfim fizesse todo o trabalho de agricultura e é que tava claro então que era preciso alguém para tomar conta e é nesse contexto que surge o aumento É nesse contexto você vê que o passo seguinte no verso 7 é a criação do homem não tinha planta não tinha vegetação quer dizer não tinha crescido ainda porque não tinha chuva e não tinha quem lavrasse o solo Então disse Deus vamos fazer o homem o homem então aqui representado como sendo aquele que
é criado já com uma missão com um propósito que nós vamos ver mais adiante verso 7 então ou então aí é a conclusão né do que vinha sendo dito antes o Senhor Deus formou o homem do pó da terra ele soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente essa linguagem aqui é melhor entendida como sendo antropomórfica eu sei que o termo é complicado deixa eu explicar esse termo quer dizer em forma de homem ou a semelhança de homem e é o termo que a gente usa para aquelas vezes
na Bíblia em que Deus é referido como se ele fosse um homem como por exemplo os olhos de Deus estão em toda parte os ouvidos do senhor estão em todo lugar a mão do senhor não está encurtada para que não possa Salvar Deus não tem mão Deus não tem olhos Deus não tem ouvidos e Deus não tem boca Deus é Espírito eterno vimos isso no início de Gênesis Deus existia de toda a eternidade ele é espírito por isso ele não tem forma humana mas a linguagem bíblica ela se adapta a nós e descreve Deus ou
as ações de Deus as reações e decisões de Deus como se Deus fosse um de nós para que nós possamos entender o melhor percebeu O que é que Deus está fazendo então aqui no verso 7 o que nós temos é um desses momentos em que Deus é falado referido em termos humanos quando ele porque eu lendo aqui a impressão que você tem é que Deus chegou não é botou a mão no barro Tira aquela aquele pedação de Barro ele começa a trabalhar com suas mãos faz um molde e depois ele chega aí ele sopra não
é essa é a figura que nós temos aqui e essa é a figura que Moisés quer que nós tenhamos na mente mesmo por várias razões que eu vou mostrar em seguida mas lembremos que exatamente como foi nós não não não temos como saber a descrição é essa daqui e Nós aceitamos né Deus de fato fez o homem ele pessoalmente fez fez do pó da terra e colocou nele O sopro da vida como um Escultor pega a massa molda e em seguida sopra e da vida aquele molde Aquele modelo que ele fez Então essa é uma
das muitas vezes em que nós vamos encontrar a linguagem desse tipo se referindo a Deus mas o ponto aqui tudo que quer ser destacado aqui usando se essa linguagem é isso aqui que eu vou tentar resumir primeiro que o homem foi forma do pó da terra como os animais a palavra formar que é usada aqui por Moisés ela é usada para o trabalho do Artesão trabalho de um artífice e implica um processo como um artista que vai fazer uma obra e leva tempo fazendo enquanto que tudo mais tinha sido feito assim aja isso aja isso
haja isso aqui na hora de formar o homem Deus leva um processo leva tempo para fazer Deus se envolve pessoalmente na feitura desse ser único que não tinha semelhante ainda e o material que Deus Usou é o mais simples possível vocês leram aqui na descrição que naquela região tinha ouro tinha pedra preciosa e tinha uma resina aromática muito cara chamada bidélio não é eram algo muito quer dizer Deus poderia ter feito homem de qualquer desses materiais O que é que Deus foi escolher ele pegou a coisa mais desprezível em significante que era o pó que
cobrinha superfície da terra e que provavelmente tava úmido porque diz aqui que tinha uma neblina né que saía que cobria tudo uma espécie de nevoeiro né que deixa que torna todo úmido então fácil até de Deus moldar né porque maldade a terra seca é complicado mas quem é essa neblina Então essa terra ela Provavelmente na terra úmida e Deus cria o homem a coroa da sua criação do material mais desprezível e insignificante que tinha ali que era o pó da deram nem a Terra é o pó da terra é de lá que Deus faz a
gente então sempre lembre quem você é tá lembro de onde você veio você quando pensa muito de você mesmo veja de onde você veio de onde nós viemos e aqui é um jogo de palavras no hebraico no verso 7 quando diz que o Senhor Deus formou o homem Adão em hebraico do pó da terra a Dama Adão foi feito de a Dama então há um jogo aqui para mostrar essas essa ligação entre o homem e a terra que vai continuar por toda a história do Homem nós dependemos da terra Estamos ligado a terra todos os
materiais químicos que nos compõem são encontrados na terra isso é Ciência né química né tudo que nós temos e somos todos os minérios tudo que nós somos tem na terra também porque é de lá que nós somos feitos do pó da terra inicialmente era um molde sem vida quando Deus primeiro faz como A escultura de argila e Deus então que figura linda né Deus então só para quando ele fez né ele fez já com os olhos fez com o nariz fez o homem não é todo né todo um molde perfeito e Deus se chega bem
pertinho dele e sopra nas narinas dele o fôlego da vida o quadro aqui é de intimidade é quase como se Deus tivesse despertando aquele boneco a vida com um beijo quando ele chega próximo e sombra mostrando essa relação especial do Criador com aquela criatura que ele acaba de fazer do pó da terra e diz aqui o texto que o homem se torna uma alma vivente tradução um ser vivo Como os seres que havia antes dele muito embora haja agora uma diferença radical porque naquele sopro que veio de Deus para o homem veio a imagem e
semelhança de Deus E é isso que vai fazer do homem diferente de tudo o que Deus havia feito até então sopro de Deus em fundo nele e mago dele a imagem de Deus aí a mulher vai ser formada mais adiante ainda não tinha mulher que ela vai ser formada mais adiante e de um processo diferente a gente vai gastar tempo também explicando tudo isso mas o ponto aqui primeiro Parte narrativa é essa Moisés descreve em detalhes aquilo que já tinha sido dito no capítulo 1 que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e
como é que Deus fez Deus se envolve pessoalmente ele faz o homem daquele material mais simples que é o pó da terra Deus o mal da com suas mãos e Deus lhe sopra de maneira é bem bem próxima íntima o seu próprio sopro O sopro da vida que vem do próprio Deus e o homem então se torna alma vivente se torna um ser vivente em seguida Moisés Nos diz que Deus planta um jardim como sendo o local da Habitação do homem e o ponto de encontro de Deus com o homem está indo verso 8 a
14 nos é dito no verso 8 que esse Jardim foi plantado no Éden e plantou o Senhor Deus um jardim no éden éden é uma região que a gente não sabe onde está e nessa região Deus plantou um jardim o apenas o que a gente sabe aqui em termos de localização é que ele era para direção do oriente o Oriente é o leste a sua direita se você ficar olhando para o norte Oriente a direita é onde o sol nasce e é interessante que essa referência aqui Moisés está dando como se ele estivesse falando de
Canaã lembra que quando ele escreveu esse livro ele não tinha entrado na terra ainda ele tava do lado de cá esperando o momento da da entrada na Terra Prometida mas ele descreve a localização do Éden como alguém que tá falando da terra de Canaã obviamente porque ele sabe que a sua literatura ia ser levada com os israelitas e a celida lá pelos judeus lá na terra de Canaã E então se você estiver em Canaã o leste vai ficar para a direita e a ponte exatamente para região da Mesopotâmia que é onde a gente acredita que
era inicialmente o Jardim do Éden em seguida Deus esse enche o jardim de todo tipo de árvore três tipos são mencionados aqui primeiro de maneira bem genérica muitas árvores agradáveis à vista e boas para alimento verso 9 do solo o Senhor Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boa para alimento ou seja árvores lindas com frutos deliciosos de muitos tipos diferentes uma riqueza uma riqueza de frutas e segundo segundo tipo Deus planta uma árvore no meio do Jardim que Moisés chama a árvore da vida ainda não verso 9 A Árvore da
Vida no meio do Jardim Mas não sabemos que tipo de árvore era essa entendemos que era uma árvore literal como as outras ela estava bem no meio do Jardim é chamada de árvore de vida ou da vida porque a comer dela prolongaria a vida ou continuaria dar vida ao ser que Deus havia acabado de criar e talvez no meio do Jardim para lembrar Exatamente isso de onde procedia a vida e quem era o sobre autor de todas as coisas mas aí também Nós lemos sim tem um detalhe aqui que Eva mais adiante ela vai dizer
que essa árvore ela era a perdão árvore do conhecimento do bem e do Mal Eva vai dizer que a árvore do conhecimento do bem do mal ela era agradável aos olhos e boa para comer essa é a segunda árvore né que foi plantada por Deus no centro do Jardim provavelmente ao lado da Árvore da Vida Como eu disse Nós não sabemos que tipo de árvore também Essa era tem um mito de que era uma maçã isso é muito popular né que essa árvore do conhecimento do bem e do mal era uma maçã não pode até
ter sido mas não tem nada no texto que diga que tipo de fruta era ela era chamada devia ser uma árvore comum como qualquer outra ela é chamada de árvore Apesar de que é bonita né Eva vai dizer isso que era uma árvore bonita aos olhos e gostosa parecia deliciosa saborosa para comer ela é chamada de árvore do conhecimento do bem e do mal porque Deus ia usar essa árvore para ensinar o homem e a mulher que existe uma diferença entre o certo e o errado que existe uma diferença entre o bem e o mal
porque essa árvore vai ser usada por isso para isso é que ela é chamada da árvore do conhecimento do bem e do mal não é que ela tivesse em si mesmo um poder Místico de passar esse conhecimento a quem comesse mas é que ela ia ser usada como teste para mostrar o como didaticamente usada por Deus para ensinar ao homem mais uma distinção percebem nós temos dito desde o começo da exposição do capítulo 1 Deus é um Deus de distinção ele cria luz separa das Trevas ele cria as águas separa água de cima de baixo
ele cria os oceanos separa da terra seca ele cria o homem separado dos animais o mundo é separado dele e agora uma distinção muito importante a separação entre o bem e o mal Existe Diferença Entre o certo e Existe diferença entre o errado e era isso que Deus queria ensinar ao homem por isso ele coloca essa árvore lá no meio no meio de todo aquele Pomar todo aquele parque maravilhoso tem uma árvore que Deus então coloca que ele vai usar como mestre para ensinar sua criatura em seguida pode parecer até um detalhe a gente não
sabe Exatamente porque Moisés gastou tanto tempo nisso mas talvez para enfatizar a generosidade a bondade de Deus para com o homem quando ele descreve que o Jardim tinha plenitude de águas águas em abundância e do verso 10 até o verso 14 ele disse que o Jardim era regado por um rio que nascia do Éden e entrava pelo jardim e irrigando e mantendo a vegetação tá e saía um rio do Éden para regar o jardim de lá se dividia repartindo em quatro braços e aí ele diz o nome dos quatro afluentes desse Rio primeiro é o
Rio pisom tá aí de 11 a 12 ele diz que esse rio rodeava uma terra chamada Ávila onde havia um ouro de alta qualidade havia pedras preciosas como Onix E essa resina aromática também muito cara que é o bidélio Nós não sabemos onde está hoje essa terra chamada de Ávila e muito menos onde está esse rio chamado Rio pisom lembre que depois disso aqui vai ter um Grande Dilúvio que mexeu com toda a geografia da terra e o que é que acontece é que os nomes foram mantidos mas os locais Já não são mais os
mesmos então a gente não sabe de muito a gente praticamente não tem ideia da Geografia Que era antes do dilúvio não não sabemos esse período aqui a gente não consegue identificar muita coisa nos dias de hoje com algumas exceções o segundo Rio é o rio gion que Moisés diz aqui que rodeia a terra de Kush cuja localização em certa também e depois o Rio Tigre vs 14 que corre pelo leste da Síria esse existe até o dia de hoje e o rio Eufrates também mencionaram no verso 14 conhecido também até o dia de hoje lembra
então que Moisés aqui tá dando uma localização e também descrevendo a irrigação do Jardim do Éden a partir do conhecimento geográfico e cartográfico da sua época a exceção do Rio Tigre e do rio Eufrates que estão no Iraque e que correm para o Golfo pérsico nós sabemos exatamente onde eles estão hoje Nós não sabemos de onde pisom a Villar Kush a gente não tem ideia portanto não adianta você procurar você não vai achar o Jardim do Éden a gente não sabe onde é sabe que naquela região ali da Mesopotâmia lá no afluente lá desses rios
que iriam frates que corresponde hoje ao moderno e Iraque né em algum lugar naquela região Mas a gente não tem como achar não tem como achar perguntei por que que essa descrição aqui de Moisés eu creio que Moisés quer destacar a bondade de Deus Deus criou um paraíso é isso que a palavra Éden significa às vezes significa um local irrigado ou também uma palavra significa Paraíso que é a tradução que ficou que pegou não é Éden o paraíso é geralmente considerado a mesma coisa porque Paraíso árvores belas frondosas frutíferas deliciosas uma terra cheia de ouro
uma terra cheia de resina aromática uma uma terra irrigada de rios e correntes ou seja eram Paraíso era um santuário como nunca se viu uma coisa extraordinária que Deus criou para o homem por que que Moisés está destacando isso para jogar em relevo a ingratidão do homem ele só ele ele não tinha que comer só de uma árvore para ver a seriedade do pecado do homem ele pecou contra um Deus Generoso um Deus bondoso um Deus que lhe deu todas estas coisas o cenário está sendo preparado aqui no capítulo 2 para o que vai acontecer
no Capítulo 3 por isso essa ênfase aqui nos rios os detalhes da terra e tudo para mostrar a generosidade e a bondade de Deus o Santuário Cheio de árvores lindas e boas com duas árvores especiais que haveriam de definir o relacionamento do homem com Deus que é Árvore da Vida é árvore do conhecimento do bem e do mal e aqui então chegamos na parte final que é a ordem que Deus dá o homem do verso 15 até o verso 17 Moisés Diz aí no verso 15 que após preparar o Jardim Deus coloca ali o homem
que havia formado o homem que havia formado nós temos que o homem foi formado no campo ele não foi feito no Jardim ele foi feito lá no pó da terra do campo e Deus então só depois o coloca no Jardim do Éden naquele Santuário Portanto o homem não pode exigir cidadania dizendo eu nasci no Éden sou cidadão Celestial não ele foi trazido para dentro do Éden e por isso que ele vai ser expulso de lá também quando ele desobedece a Deus mas ele não foi feito no Jardim foi feito no campo e é para o
campo que ele vai voltar depois que ele peca para ali ganhar o seu pão de maneira dura enfim Deus traz o homem para o Jardim e lhe dá a razão da sua existência imagina Adão acordando né o homem acordando tomando consciência de quem ele é e vem a primeira pergunta né quem sou eu E por que que eu existo né porque que eu tô aqui e Deus disse você tá aqui tá vendo esse Jardim maravilhoso Adão olha que coisa maravilhosa você tá aqui para cuidar disso aqui esse é o propósito da sua vida você vai
trabalhar Deus criou o homem lhe dar a razão da sua existência Deus coloca uma enxada na mão dele e diz você vai trabalhar você vai cultivar isso aqui e você vai guardar isso aqui talvez de animais selvagens que vão querer entrar e comer de tudo você vai guardar isso aqui talvez já que implicando que havia uma ameaça a presença invisível ainda não manifesta do mal porque ao falar árvore do conhecimento do bem do mal tá pressupondo que o mal já existia o que quer que seja Deus cria o homem e dá o sentido da vida
dele você vai trabalhar essa é a razão da sua existência tá aqui para trabalhar para cuidar disso aqui e é aqui que eu venho me encontrar com você aqui que eu venho encontrar com você portanto a gente já aprende daqui que o trabalho ele foi instituído por Deus como parte da existência humana faz parte do homem ele foi criado e logo em seguida foi dado uma missão em um trabalho para ele trabalho não é uma coisa que é resultado da queda não é uma coisa ruim mas o trabalho ele foi instituído por Deus na criação
e é no trabalho que o homem encontra realização propósito significado para sua vida também E aí a gente percebe que é um ponto interessante que o jardim é uma espécie de projeto onde o homem iria crescer amadurecer aprender a dominar a terra e usá-la para si quando ele foi criado ele tava nu ele não tinha ferramenta ele tinha um conhecimento do bem de que havia bem mal por conta da imagem de Deus nele mas ele precisava crescer ele foi criado Santo mas não significa amadurecido completamente desenvolvido havia todo um processo pela frente em que o
homem ia através do trabalho de relacionamento com Deus aprender o certo aprender o errado cuidar da terra preparar uma cultura não é para criar uma cultura dominar sobre a terra e assim por diante o Jardim era esse projeto onde tudo ia começar e Deus então lhe dá uma ordem Deus crio o homem traz para o Jardim lhe dá uma missão trabalho mas Deus também dá uma hora nessa ordem tá aí do verso 16 17 ele poderia comer livremente de todas as árvores do Jardim verso 16 eram muitas bonitas saborosas variadas e Deus bondosamente entrega tudo
ao homem dizendo assim pode comer à vontade é tudo seu fiz para você cada fruta mais gostosa do que a outra como de tudo não precisa nem pedir licença tudo é seu só tem uma coisa Adão você não vai comer daquela árvore que está no centro do Jardim junto com a árvore da vida que a árvore do conhecimento do bem e do mal Essa foi a única árvore que Deus proibiu ao homem não é dada a razão aqui no texto porque o homem deveria simplesmente obedecer a Deus pelo simples fato de que Deus mandou Deus
mandou por isso você não vai por isso você não vai o conhecimento do bem e do mal que o homem tinha era totalmente derivado de Deus preste atenção Nisso porque esse ponto é o mais importante aqui da passagem o conhecimento do bem e do mal que o homem tinha e que Deus haveria de desenvolver nele era baseado em Deus bem é aquilo que Deus diz que é bem é aquilo que Deus manda fazer mal é aquilo que Deus diz que é mau e aquilo que ele proíbe fazer certo é Deus quem vai dizer o que
é errado é o que Deus vai dizer que é errado ou seja o conhecimento do bem e do mal a ética do homem tinha como referência o seu Criador não era algo dentro dele certo é o que me faz sentir bem certo é o que é gostoso certo é aquilo que me faz realizar não certo é aquilo que o Meu Criador diz que é certo você vê que Deus diz olha você não vai comer e não dá nenhuma razão para Adão não dá você não vai comer isso é o certo é errado é você desobedecer
então desde o início o homem foi feito Guarda essa expressão até o referente ou seja o referencial de Deus dele é Deus ou para usar uma expressão que os reformados gostavam de usar o homem foi criado por Deus ou seja na presença de Deus diante de Deus e isso é sempre quer ele Crer em Deus quer ele não Creia o referencial dele inclusive sempre vai ser Deus até para ser ateu você tem que falar de Deus eu não creio em Deus então o homem até o referente ele foi criado assim Deus sempre foi o referencial
dele é assim que ele foi feito e assim que ele foi criado logo o homem não era moralmente ignorante Apesar de que ele era moralmente inocente a essa altura ele era moralmente inocente mas não era moralmente ignorante Deus já tinha dito para ele o que é o certo e o errado a pergunta é se o homem haveria de seguir aquilo que Deus disse que era certo e que era errado e aqui eu termino com o verso 17 termina a exposição no verso 17 com o aviso de Deus quanto a consequência da desobediência Deus diz assim
dá árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer porque no dia em que dela comer você certamente morrerá o homem passaria a conhecer o mal por experiência própria ele não conhecia o mal por experiência por ter provado mal ele sabia o que era o mal porque Deus disse a ele que era mal mas no dia que ele desobedecesse a Deus ele iria experimentar o mal por si só e não mais Tendo Deus como referência e esse conhecimento Experimental do bem e do Mal autônomo traria morte porque ele causaria a separação de
Deus e aqui pela primeira vez o conceito de morte aparece na narrativa porque até agora sempre o adjetivo é muito bom vida Deus viu que era tudo muito bom pela primeira vez aparece a palavra morte aqui e então no contexto a morte é o oposto da vida é o oposto de tudo que Deus havia feito tudo era muito bom até agora porque tudo obedecia Deus tudo caminhava de acordo com os preceitos de Deus tudo marchava de acordo com sua lei com seus regulamentos o homem foi criado como único ser que poderia ultrapassar os limites Morais
que Deus estabeleceria o homem foi criado Santo reto e puro mas com a possibilidade de transgredir a sua vontade era mutável ele agora queria obedecer a Deus mas ele podia decidir não obedecer ele podia fazer isso a desobediência então introduziria morte aqui é bom explicar porque Lemos que Deus disse no dia que você comer você vai morrer e a gente sabe pela história que Adão não morreu no dia em que ele desobedeceu então onde juntando todos os textos em seguida e todo nosso conhecimento né teológico dos estudiosos aí onde nós entendemos que o que tava
significado aqui é o seguinte quando Deus diz que no dia que você comer você vai morrer Deus estava significando primeiro morte espiritual morte como separação você vai se separar de mim e você vai morrer espiritualmente nós não vamos ter mais essa comunhão essa intimidade essa proximidade com que eu criei em você com o beijo da Vida O sopro da Vida em você isso vai acabar no dia que você me desobedecer você vai morrer para mim e eu vou morrer para você e depois disso Adão a vai haver outra separação que é entre seu corpo e
a sua alma eu criei você uma unidade fiz você do pó da terra e soprei em Você Ao sopro da vida se você me desobedecer essa união que eu fiz Tão cuidadosamente ela vai se desfalecer seu corpo vai voltar para a terra e seu espírito então voltará para mim eu que lhe dê esse espírito Então você se disparar e terceiro você vai se separar eternamente de mim você vai viver essa alma que eu coloquei em você esse sopro da vida que é imortal ele ficará eternamente separado de mim e nos termos do novo testamento né
Nós estamos falando de morte física morte espiritual e morte eterna que é o inferno tudo em semente tá aqui no dia que você comer você vai morrer Deus adverte o homem na sua bondade na sua misericórdia e na sua graça e assim termina Moisés o relato da criação do homem e da prova A qual ele foi submetido no próximo domingo mercê de Deus nós veremos a criação da mulher como Deus cria mulher e atrás ainda como prova da sua bondade a bondade de Deus não terminou aqui não como prova da sua bondade do seu amor
para com um homem ele traz alguém para ele que seja sua ajudadora que esteja como que diante dele mas isso é para o próximo domingo aqui eu quero terminar com algumas aplicações para nós primeiro Quero trazer essas aplicações peço a sua atenção o que que essa passagem nos ensina primeiro que não é possível conciliar a visão evolucionista teísta com a leitura histórica dessa passagem é impossível ou você lê Gênesis como história aqui e portanto exclui o evolucionismo teísta ou você vai adotar a visão evolucionista teísta e você vai ler esse texto como lenda como mito
como simbólico como um arquétipo ou coisa dessa natureza o evolucionismo teísta é uma tentativa de teólogos cristãos de conciliar o relato de Gênesis com a ciência a ciência que diz que o ser humano o homem Ele não é diferente dos animais porque todos procedem de um mesmo ancestral comum que que aconteceu é que a vida começa ela se tivesse fica ela se complica e naquela célula daquele organismo Inicial é que sai em todas as formas de vida Que nós conhecemos e isso através de um período de bilhões de anos milhões e milhões e milhões e
milhões de anos em que através do processo evolutivo então a seleção natural escolhe aqueles aquelas mutações aleatórias que vão permitir que determinado organismo sobreviva mais do que o outro então os evolucionistas eles querem pegar isso que eles consideram como científico e entender esse texto aqui e então é impossível você combinar a menos que você diga que esse texto aqui não é histórico não houve isso aqui isso aqui é um símbolo é um mito é uma lenda alguma coisa que está sendo contada aqui de maneira primitiva e parece científica a nossa dificuldade sim para para não
para ser completamente honesto com os evolucionistas teístas alguns deles dizem não houve realmente um Adão e uma Eva históricos Mas eles eram um casal de hominídeos que Deus escolheu no meio de uma população de hominídeo já tinha uma população humana e Deus escolheu um casalzinho de entre eles para continuar o seu plano de Redenção mas eles não eram únicos e não foram feitos no pó da terra Eles já existiam que vieram como resultado da evolução do descendente comum de todos né mas para nós isso representa um problema não vou entrar nem na questão da falta
de prova científica né de tudo isso e dos questionamentos que tem sido feitos por cientistas sérios a respeito dessa dessa desse discurso dessa narrativa evolucionista eu vou apenas dizer a dificuldade que isso representa para nós aqui para dizer que é muito difícil você ler esse texto como sendo um relato histórico e você ainda manter a posição évoteísta evolucionista texto primeiro porque Para nós todo o restante da mensagem da Bíblia Depende de que esses fatos aqui aconteceram exatamente como estão sendo narrados se Deus não criou um primeiro homem como cabeça da raça humana em um momento
específico da história então primeiro não existe representação não existe aquilo que a gente chama de solidariedade nem imputação se Adão não é o primeiro da raça Então nada do que ele fez se aplica a mim se ele não é o meu pai o meu ancestral nada do que ele fez se aplica a mim eu não posso ser culpado pelo pecado dele eu não posso ser considerado debaixo da Ira de Deus por conta do pecado original e da mesma forma também se não existe isso eu também não posso receber a imputação da Justiça de Cristo não
posso também não existe uma representação uma solidariedade se isso aqui não for histórico e real e além do mais como eu disse Cristo não pode nos representar já que Adão não nos representa Cristo também não e portanto não há necessidade de Redenção e não há necessidade de salvação e todo o resto da história bíblica se perde a gente pode parar aqui porque daqui para frente isso aqui não é história isso aqui não vale nada é papel você pode jogar fora pode tacar no fogo isso aqui não vai valer nada joga na lata do lixo e
o que é pior outras coisas afeta credibilidade de Jesus e dos autores do novo testamento que se referiram a esse episódio como sendo real vou só citar um aqui se você quiser abrir sua Bíblia primeiro aos Coríntios Capítulo 15 olha o que é que o apóstolo Paulo autor da maior parte do novo testamento ele diz Capítulo 1544 em diante semeia esse corpo natural ressuscita corpo espiritual se a corpo natural a também corpo espiritual pois assim está escrito o primeiro homem Adão se tornou um ser vivente veja Paulo tá sentando exatamente a passagem que nós acabamos
de exponho em Gênesis 2 ele diz está escrito o primeiro homem Adão se tornou ser vivente mas o último Adão que é Cristo é um espírito vivificante o que vem primeiro não é o espiritual e sem o natural depois vem espiritual Olha o verso 47 o primeiro homem formado do pó da terra é terreno Paulo acreditava ou não no relato da criação do capítulo 2 Claro que sim a ponto de fazer um analogia entre a criação do homem do pó da terra o primeiro homem o primeiro Adão e Jesus Cristo segundo o homem o último
homem o segundo Adão o nosso representante assim como Adão nos representou Cristo nos representa é por isso que eu tô dizendo se isso aqui se você não fizer uma leitura histórica você vai ter problema com todo o resto da mensagem bíblica vai ficar acariciando de fundamento segundo aplicação a passagem importante ensina que Deus criou o primeiro homem e o fez cabeça da raça como representante de todos os seus descendentes e assim que nós entendemos a obediência de Adão teria abençoado toda a humanidade e a sua desobediência trouxe morte para todos Exatamente porque ele foi o
primeiro assim Moisés prepara o cenário para queda que vai acontecer no Capítulo 3 e as consequências que atingem toda a raça humana e é com base nesse fato de que Adão foi o primeiro feito do pó da terra e que nós estávamos nele que na Bíblia Deus imputa bençãos e maldições aos descendentes vê isso na Bíblia quando Deus diz assim olha se você me Honrar eu vou abençoar você até mil gerações se você me desobedecer vou castigar até a terceira e quarta da geração geração daqueles que me odeiam Por que que Deus faz isso exatamente
por conta do conceito de solidariedade e de que nós encontramos no fato de que defendemos todos do primeiro homem que foi criado por Deus a passagem também nos fala em terceiro lugar sobre a real natureza do homem por um lado o homem era venerado e adorado nas culturas daquela época como no Egito faraó como na Babilônia Nabucodonosor que até fez um status para ele e no meio dos povos cananeus Onde os reis das cidades eram consideradas como filhos de Deus por outro lado o homem também na no antigo Oriente era visto como não tendo valor
nenhum ele era oferecido em sacrifícios sacrifícios humanos fazia parte da religião desses povos né o homem não tinha valor ele era oferecido em sacrifício escravizado a escravidão era comum naquele tempo ele era vendido ele era usado Ele era explorado a vida do homem não tinha valor entretanto encontraste Moisés apresenta um homem como a criação especial do Deus de Israel ele foi feito do pó da terra e não do sangue dos deuses como tem algumas narrativas orientais Portanto ele não é Divino e deveria ser grato a Deus Lembrando que ele vem do pó da terra mas
por outro lado é o único ser vivo que Deus fez de maneira direta se envolveu com suas mãos com seu sopro Portanto ele tem valor ele tem dignidade ele não pode ser tratado como coisa como objeto de compra e venda quarto essa aqui nós temos que lembrar o homem foi criado um ser moral capaz de escolher entre o bem e o mal ele não estava Moisés o que que Moisés quer dizer com isso que o homem não está debaixo do Capricho imprevisível dos Deuses Todas aquelas religiões eram fatalistas o homem não sabia o que é
que ia acontecer o destino dele tava na mão dos Deuses que eram totalmente imprevisíveis acordavam de mau humor e tomavam decisões conforme seu Capricho o homem também não é Prisioneiro das forças do destino e também não é guiado pelas estrelas ele foi criado com a capacidade de escolher entre o bem e o mal de tomar as suas decisões e ser responsabilizado por ela de fato na cultura daquela época o fatalismo dominava a visão com respeito ao futuro do homem o homem era estava debaixo escravizado do Capricho dos deuses do curso das estrelas do destino da
sorte do azar não diz Moisés ele foi criado um ser a imagem e semelhança de Deus ele tem arbítrio ele tem liberdade ele pode escolher entre o bem e o mal mas ele vai arcar com as consequências se desobedecer ele vai pagar por isso se obedecer ele vai receber a benção E é claro que tudo isso debaixo de um Deus soberano que tudo guia tudo faz um Deus bondoso que nos fez dessa forma quinto homem tá debaixo da autoridade de Deus e debaixo do seu pacto Deus não é somente o criador bondoso mas ele é
O legislador aqui pela primeira vez Deus entra com uma lei Até agora ele cria Mas agora ele legisla ele diz Olha tá vendo aquela árvore lei número 1 artigo número um da Constituição do Jardim do Éden parágrafo primeiro é proibido comer primeiro coma de toda a árvore parágrafo segundo Não coma da árvore do conhecimento do bem do Mal Deus passa leis ele não somente cria Mas ele tem autoridade sobre a sua criação ele diz isso é certo isso é errado sexto não é possível é só até o sétimo viu gente não é possível crer nessa
passagem e ser um relativista moral o que é um relativista moral são cristãos tem cristãos que dizem assim que a verdade é relativo que o certo e errado isso depende de cada pessoa uma das marcas do cristianismo bíblico é exatamente a distinção como nós já vimos aqui Deus não somente fez distinção na sua criação distinção Deus mundo luz trevas águas terras homem animal homem e mulher Deus fez todas essas distinções mas ele agora também faz uma distinção muito importante uma distinção ética entre o bem e o mal não são iguais não é relativo não bem
aquilo que Deus diz que é e mal é aquilo que Deus diz que é portanto se nós tirarmos Deus não existe um referencial externo para nós se a gente tira Deus como referencial do certo e do errado o que é que vai ser o referencial o homem e aí então tudo é relativo porque o homem que vai dizer o que é que é certo e o que é errado e o que é certo para mim não é o que é certo para você e o que é errado para mim não é errado para você o
relativismo é o resultado da ausência de Deus do homem que é até o referente mas nega a existência de Deus e ele começa a traçar suas próprias leis e a última coisa que eu queria dizer tudo isso nos leva queridos a nos humilhar diante do nosso Deus e ver a grandeza a enormidade do pecado a seriedade do pecado nós pecamos Contra esse Deus bondoso esse Deus santo esse Deus justo que nos deu tudo e nós insistimos em ofendê-lo insistimos e nos afastar dele e a misericórdia dele não para aqui porque Adão nada mais é do
que tipo do filho de Deus Jesus Cristo que um dia haveria de pisar aqui Não no Jardim mas no campo na terra amaldiçoada por Deus para nos resgatar Para nos trazer de volta para ele por isso o Senhor Jesus é a nossa Única Esperança Creia nele abraço de todo o coração e viva para a sua glória amém