A Luna ela faz parte do espectro digamos assim da tradição do Imaginário revolucionário não é ela esboço de alguma maneira uma revolução Total um verdadeiro estado de exceção dos oprimidos como diria lá o Walter Benjamin tão nesse sentido ela é algo que a todo momento e quanto mais a gente vai para o futuro cada novo futuro vai ser um novo presente a gente vai olhar para esse passado lá em 1871 e vai sempre tentar ver do que ou o que naquilo naquele acontecimento formidável mas ao mesmo tempo trágico o que naquilo tudo pode nos ajudar
a continuar lutando contra Os Vencedores daquela época em alguma medida Continuo sendo Os Vencedores de hoje ó [Música] ó eu vou tentar nesse breve fragmento nesse breve extrato um pouco rememorar não é a comuna de Paris tá fazendo agora vai completar Não ela tá completando 151 anos agora em março de 2022 nessa rememoração eu vou um pouco tratado livro do Michel Louve e do Oliveiras ensinou o caderno azul de Jane a visita de Marx a comuna de Paris lançado pela boitempo no ano passado né livro que é sobre uma hipotética mas na verdade inexistente não
é como a gente sabe viagem de Max ao lado da filha Jeny a Paris em plena Comuna de Paris 1871 na época Max estava exilado em Londres na Inglaterra não é a gente sabe que a coluna exerce uma Fascinação não por acaso Oi hoje na casa dela diz respeito a um passado aquilo que volta é bem de me chamava da tradição dos oprimidos que de alguma maneira ainda fala ao presente ao nosso presente Ou pelo menos ao presente visto da perspectiva dos oprimidos não é e também porque acumula de uma certa maneira ela foi muito
inovadora ela foi Como disse o próprio Mark o primeiro esboço de um governo dos trabalhadores do Povo mas com todos os limites que eu próprio Max depois vai apontar sobretudo posso fato não é e a coluna é Cloud num contexto muito específico não vou vez que a gente pode dizer que era marcada por múltiplas crises não era o momento da guerra franco-prussiana na guerra entre a França EA Prússia vencida pela Prússia e não é a queda do império de Napoleão terceiro Paris ficou cercada pelo exército prussiano não é um dos dobramentos também da guerra é
em 1871 a unificação Alemanha a partir daí que Alemanha significa depois a se tornar uma grande potência europeia como sabemos não é e em torno da qual em grande medida vão ocorrer inclusive as duas grandes guerras já no século 20 não é então a coluna para dizer ela é Cláudia é mede Nesse contexto 18 de Março de 1871 o povo de Paris o povo para a gente se recusa a entregar os canhões estavam em um Marca um bairro conhecido de Paris e 26 de Março é instaurado o governo provisório a comuna de Paris exatamente sobre
a liderança da Guarda Nacional o governo do adopting such esse foge de bares vai para Versailles no então dá-se início à chamada comum em Paris que tanto nos fala até hoje é a tradição revolucionária nenhuma das marcas da coluna era quer dizer a probabilidade de correntes políticas em que setores sociais envolvidos na trabalhadores e trabalhadoras recorrentemente sobre os artesãos não é parte da pequena burguesia e mesmo das classes médias professores desempregados artistas como veremos daqui a pouco enfim não é isso refletia de alguma maneira a situação também do movimento operário na época não vale lembrar
que a Europa tinha passado é pelas revoluções de 1848 não é que talvez o primeiro momento não é o site diz que é o pecado original da burguesia que o primeiro momento que a contradição entre a burguesia e proletariado e o povo se aflora não é que elas duas classes que tinham pelo menos na França se unido em outra o antigo Rei e não é agora se sinta e de alguma maneira forma vou formar a grande contradição dentro de uma sociedade burguesa não é não por acaso a primeira internacional sociação internacional dos trabalhadores fundada em
1964 vai colocar lá no início do seu Manifesto de fundação EA emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios Trabalhadores se você já já não dá mais para confiar numa aliança com a burguesia como havia mostrado a experiência das revoluções de 48 e não primeiro internacional Como você sabe que eles estavam lá os marxistas foram assim denominados na verdade de maneira pejorativa pelos seguidores do bakunin e também estariam na presente na primeira internacional a partir de 1868 mas estavam lá também os pronomes tá seguidores do produto socialista francês os blanquistas e referência alguns Bang também o
que é promocionar conspirador francês não é tão a coluna de alguma maneira ela é uma expressão dessa pluralidade não é dessa perspectiva mais ou menos plural e diversa na medida do possível e as próprias medidas da coluna de alguma maneira também refletem essa tonalidade não é por exemplo sim são do o dono as oficinas que estavam fechadas foram reabertas para que as cooperativas funcionar sem na forma de cooperativa geridas pelos próprios trabalhadores a jornada de trabalho foi reduzida chegou-se a postular a possibilidade de uma jornada de 8 horas o que para época era bastante avançado
vale dizer não é sim são do exército igualdade entre o sexo é o calendário revolucionário da Revolução Francesa foi novamente adotado que é uma medida muito interessante muito importante porque estabelece um pouco uma nova relação com o tempo mostra o quanto as revoluções são também uma interrupção da continuidade histórica Como diria o Walter Benjamin não é a demolição dos monumentos ou mesmo das igrejas que refletia o poder dos vencedores e na história por exemplo a coluna wandon que era uma coluna e refletir a Vitória da França não é volta é bem já me dizia dos
monumentos de cultura que são também monumentos de barbárie não é a coluna de uma certa maneira entendeu isso e depois abaixo portanto a como coluna abandonar entre outros é monumentos não é então a coluna é por isso que ela talvez nos fale tanto ainda hoje nos stig tanto ainda hoje 151 anos depois não é ela é expressa é quer dizer esse momento de imaginação de inovação histórica não é aqueles que estavam a em Paris quer dizer sublevados nas barricadas de uma certa maneira estamos submeter tendo aquele que o bem já me chama chamaria das fantasmagorias
políticas da sociedade burguesa o meu Benjamin vai dizer se referindo ao teu muda e graças a ela se dissipou a illusão de que a tarefa da revolução proletária força de consumar a obra de 1789 da Revolução Francesa e Estreita colaboração com a burguesia Redentora precisa inventar algo novo e a comuna foi de uma de certa maneira e se expressou essa inventividade esse poder imaginativo é claro que isso também pode até definido os seus limites bem evidentemente Mas é uma maneira ela nos deixa esse legado até Deus mandato zero revogáveis na coluna não é se criou
mecanismos de democracia de baixo para cima numa espécie de articulação de combinação entre democracia direta democracia representativa então é uma espécie de ensaio a pizzaria na ação política quer dizer política vai deixando de ser uma esfera separada acima dos cidadãos e das cidadãs não é então daí portanto eu gostaria de repetir de Freeza café Fascinação exercida pela coluna ainda hoje e essa Fascinação é que é exatamente captada eu devia não é na sua efervescência na sua concretude pelo romance do Michel laub e do Oliveiras ensinou o caderno azul de Jane obrigado pela boitempo o ano
passado é dizer é um livro que ao recriar de forma imaginativo essa hipotética embora inexistente visita de Marcos com a sua filha a coluna na imaginando encontro de Marcos um revolucionários franceses ou não franceses mais que estavam envolvidos na coluna o Michel novo o câncer ou de alguma maneira é deram expressão Mais concreta mais Sutil a esse acontecimento histórico que a gente conhece em geral a partir das grandes datas os grandes nomes e assim por diante Então acho que é esse Um Talvez o principal mérito desse romance histórico imaginativo como os próprios autores no meio
né e assim um dos pontos fortes do livro além desse que Eu mencionei desse que de alguma maneira oi gente o espírito Geral do romance é o fato de que eles deram a voz primordial a voz narrativa ADM a filha do mar o que de alguma maneira uma forma também de enfatizar o papel absolutamente Central que as mulheres tiveram na coluna Luiz Michel na família velha elas Elizabeth de metriose quero uma russa que participou da coluna entre outras personagens o e dando voz A Gene eles problematizam um pouco a visão do próprio mar isso é
interessante não é o Max muitas vezes ele estava mais preocupado e me aceito aos limites da coluna antes de qualquer coisa quer dizer a numa vamos sua imediatamente sobre Versailles onde estava o governo não tem gerado não estou criou o banco central ficou tem baseado a mente preocupada em fazer eleição preocupado com a legitimidade democrática e assim por diante não Max fez várias críticas embora evidentemente depois tenha saldado o acontecimento mas o Max a verdade seja dita era muito sete o antes da eclosão da coluna de que algo como a coluna pudesse acontecer não é
tão bendo essa voz a GM a também essa problematização dessa visão às vezes muito maximalista do mar que fica apontando o dedo dizendo como as coisas deveriam ter sido e com aqueles que estão lá envolvido e dizem quer diziam que era muito que as coisas na prática era um pouco mais é tá ligada não é e outra coisa que o Michel violive empresa sendo chamam a atenção e que é muito interessante é um dos pontos altos também dessa atmosfera lá da Comuna de Paris não é é que eles um pouco imaginam um encontro entre o
Max supostamente lá em Paris não é e o Hubble jovens aborto Hubble que de fato participou da kumura eu gostaria de ler um pequeno trecho em que eles contam esse encontro numa das assembleias que acontecer da coluna e é muito interessante eu vou ler o parágrafo que tá na página 72 é isso esse peixe que eu vou ler ocorre logo depois o Max EA Jenny terem recebido um poema de um de um outro jovem que estava lá presente nesse encontro tão "nesse momento um jovem de olhar Vivo e lindo rosto de adolescente se aproximou de
nós é a Diane narrando tá eu vejo que vocês se interessam por poesia comentou um sorriso levemente irônico né porque ele tinha visto eles receberem uma poesia do outro jovem o que a poesia pode fazer por uma revolução como esta perguntou o moro na o jovem desconhecido respondeu sem hesitação a mão a pena vale tanto quanto a mão no arado pai o Marcos ficou surpreso com a resposta mas achou sugestiva atraída pelo olhar intenso e melancólico do jovem poeta eu quis também de fazer uma pergunta o qual deve ser na sua opinião o objetivo da
coluna a mudar a vida afirmou ele é como se jogasse uma banana de dinamite pai pensou por um momento e depois respondeu antes de tudo transformar o mundo não acha foi a minha vez de falar alguém talvez essas duas palavras de ordem possam se transformar em uma só nosso jovem amigo parecia satisfeito com a conclusão mas também estava apressado para Assembleia tomada pela curiosidade perguntei de seu nome Arthur foi a resposta lacônica insistir o que mais Hubble desse ele antes de desaparecer na multidão eu gosto muito desse trecho porque aqui o Michel o violive adesão
Senor Então na verdade retomando o final de um discurso do André Breton um surrealista francês não é que o André Breton termine esse discurso em 1935 dizendo a transformar o mundo desse mar mudar a vida desse Hubble essas duas palavras de ordem para nós são uma só por como se chama ouvir e Olívia vencedor imaginasse o encontro entre o Marcos e o e o Arthur Gamble junto com Marcos junto com a filha Jeny um o Arthur Rambo e plena coluna e que eles conversando um falou tem que mudar a vida o Hubble outro transformar o
mundo ou vice-versa e a Jenny Talvez isso seja uma coisa só foi isso por André Breton falou algumas décadas depois Relaxa essa essa passagem muito também sugestiva ver esse romance é do Michel novinho e do hollivier levando ensinou porque ao mesmo tempo nos mostra e com isso eu vou concluindo uma das grandes lições que a comuna nos deixes não é que é necessário ao mesmo tempo mudar a vida e transformar o mundo e não é É verdade nós sabemos que a comuna foi derrotada quer dizer é já pouco tempo depois vença meses estavam lá em
Versailles não é invadem Paris não as bancadas são uma sacada se fala um 30 mil mortos não é a própria primeira internacional não sobreviveu a derrota da comuna ela ainda permaneceu perdurou por um tempo mas acabou sendo dissolvida e1876 ou seja cinco anos depois no entanto Apesar ou por causa da derrota Como eu disse lá no início é a coluna ela faz parte do espectro digamos assim da tradição do Imaginário revolucionário não é ela esboçou de alguma maneira uma revolução Total um verdadeiro estado de exceção dos oprimidos como diria lá vão ter dentes então esse
sentido ela é algo que a todo momento. e mais a gente vai pro Futuro cada novo futuro vai ser um novo presente a gente vai olhar para si passado lá em 1871 e vai sempre tentar ver do que ou o que naquilo naquele acontecimento formidável mas ao mesmo tempo trágico opinativo tudo pode nos ajudar a continuar lutando contra Os Vencedores daquela época em alguma medida continuou sendo Os Vencedores de hoje então muito obrigado e ficamos então um 150 no anos em demorando a como nesse acontecimento tão importante da história mundial e E aí