é fácil imagem ao período de produção de um filme Antes tivemos a pré e depois temos após o período de filmagem de um longa tem em média 8 a 12 semanas são curta-metragem pode variar entre uma a cinco ou seis diárias dependendo da complexidade do roteiro a média de três diárias que seriam mais comum uma diária tem média de 12 horas que conta do tempo que você sai da sua casa até o retorno é diária inclui café da manhã café da tarde de aumente de 15 minutos cada e o mola para o almoço sendo que
a uma hora passa a contar do momento em que o último da equipe e se senta para comer e na prática nem sempre exatamente assim mas enfim esse é o ideal eu acho importante respeitar o tempo da equipe que significa basicamente respeitar a sua equipe e acho que é fundamental também respeitar as doze horas de descanso entre uma diária E outra eu já trabalhei como diretor de arte em filmes onde isso não era respeitado e é muito cansativo o rendimento cai o mau humor cresce e a fórmula para dar errado é essa o ator estava
organizado com o que deve ser feito e não perder tempo ele no 7 inventando coisas em cima da hora outra dúvida sobre o que foi planejado é demonstrar respeito também pela equipe e um ou dois dias antes da primeira diária de filmagem eu gosto de fazer uma reunião geral pelo menos mais uma é além daquele Inicial na produção e nesse momento eu recomendo que todos estejam é reunidos e desta vez a equipe ainda mais completa incluindo quem vai fazer making off assistentes e Estagiários contra-regra enfim todo mundo nessa reunião eu acho importante que passar ali
todos juntos a ordem do dia é especialmente em casos de curtas já repassar 80 o dia de todas as diárias de filmagem para cada um entender o tempo de chegada para cada departamento é estar pronto para que na hora da firmar que você possa habilitar a ação e tudo correr como planejado a conversa entre departamentos dessa reunião também a bastante importante para que tudo esteja a linha e ali no primeiro dia de filmagem e como funciona um dia no set bom chega a produção para preparar o café começa a chegar os técnicos e geralmente por
fim os atores o geralmente chega com os primeiros e vou embora com os últimos e filme de baixo orçamento O diretor não só dirige ele ajuda a arrumar a mesa do café e passar figurino se for preciso assistência de direção está ali é cuidando para que tudo esteja pronto para gravar o primeiro plano do dia e o diretor conversa com a equipe Para retomar o que será feito em proporções maiores com grandes orçamentos o ator ainda não não está presente nesse primeiro momento é um estande em que está ali no estande é um ator contratado
apenas para a troca uma espécie de Dublê do ator com a mesma estatura o mesmo Biotipo e figurino do ator para que a fotografia possa ajustar a iluminação enquanto o ato linda toma café o dorme no seu ter que o meu caso em Hollywood e uma vez que a senhora está iluminada iluminação com a atrás da filmagem Então tem que tá e o são já deve se posicionar para o bumbum Não vazar no quadro os atores são chamados você os recebe repasse o estado emocional do personagem retorna Em que momento do filme que veio antes
e que o momento que vai depois para situar o ar tornando dramaticidade da cena que será filmada em sai ação e depois eu falarei Mais especificamente sobre o trabalho com os atores Mas já adianto que dia todo iniciantes eles costumam esquecer dos atores porque tem tanta coisa para fazer para ver para falar que às vezes eles acabam ficando de lado não se esqueça de Atenção se os atores não os deixem ficar em dúvida sobre o que vai acontecer naquele plano ou naquela cena estiver algum toque de desempenho para dar o seu autor é faça isso
próximo ele e não gritando tal do outro lado do do Set e isso porque você disse a gente vai acompanhar a ação por vídeo assistir e com fones eu considero essenciais hoje em dia o vídeo assistir Eu já vi é filme são de errado porque enfim você quando quando você vê apenas pelo monitor da câmera você não vê ação completa você e assim para ter ali o filme próximo dos seus olhos e poder acompanhar em detalhes a ação porque não sempre alguma coisa vai acabar passando batido um bom vídeo assistir a fundamental também para equipe
de arte de figurino para esse departamentos verificar o trabalho deles enfim com o ator ensaiado ou atriz é tá tudo pronto para filmar o primeiro plano do dia chegou a hora que você esteve esperando por meses ou até anos você Finalmente vai dirigir um filme e agora você entende que realmente tinha muita coisa por trás disso nesse momento a direção de fotografia da os últimos ajustes de luz você dá as últimas instruções aos atores você ou o primeiro assistente pede silêncio no set e a partir desse momento ninguém mais entra e ninguém mais sai o
diretor pede som então diretor de som ao técnico São confirma gravando som ou foi o diretor pede câmera e o operador de câmera responde câmera foi e O Paraquedista bate aquela que Tite câmera só a cena 5 vamos 1671 a concentração e assunto lá de onde estão escritos os números da Sena e o do plano e ia da tomada e falando altas de informações para gravar mas também na pista de som e sair rapidinho então o diretor fala ah são os atores começam a atuar até que o diretor fala corta E aí ele disse Valeu
o vamos fazer de novo e indica o que deve ser aprimorado na próxima vez até que dois tem que sejam considerados satisfatórios e é sempre bom fazer um segundo take mesmo por segurança caso tenha passado alguma coisa abatido no primeiro mesmo convite assistir como alguém da produção passando atrás em fim ou enfim na hora se você não vê e na tela grande todo mundo vai ver então depois que você está satisfeito com 2 tanques por segurança Você Grita valeu e próximo e nesse momento a equipe eo elenco sentem confiantes o filme está acontecendo e assim
o filme vai sendo feito o Plano A Plano sem na cena a média chamaram 18 a 30 anos por dia de a complexidade dos planos pelo tempo total da diária mas quanto menos planos por dia melhor é para trabalhar com mais cuidado em cada pão sem tanta correria e como é óbvio ao fumar uma cena a gente não filme exatamente o plano na duração exata do corte a gente sempre dá um pouquinho de Margem nas pontas Para para que possa ter um ponto de corte depois para o editor mesmo que você saiba exatamente o ponto
de conjunto você quer é bom dessa margem sim ali para montagem e de modo geral a técnica de filmagem mais comum é a do plano máster ou master shot que consiste em primeiro filmar a cena inteira de um ângulo distante mais aberto e em seguida repetir os trechos da ação em pontos médios e Close são chamados pelos de cobertura às vezes até entre alguns detalhes e tal as vezes o ponto de cobertura ele pode ser dispensado mas não acho recomendável fazer por segurança mesmo E o planejamento da atenção ações e dos planos Gerais é uma
das tarefas básicas do diretor EA encenação dos planos a seleção e na extensão dos planos de cobertura para o diretor vai assegurar o tempo de edição e o time do Movimento dos cortes um time do movimento e do momento os cortes Aliás você não vai conseguir montar uma cena como Aquela que vemos no antes do filme do filme Garota exemplar não tiver planejado filmar todos os conta planos de todos os detalhes e senti o ar esses outros planos é muito mais complicado do manipular o Templo da ação e preencher a ação com outras informações vai
ficar um make muito estático é na montagem você não vai ter material para manipular isso então quanto mais material filmado melhor vai ser vai ter mais possibilidades para como eu falei antes não tem que voltar e refilmar no meu último curta eu planejei uma determinada a cena apenas com dois planos Foi uma cena no ônibus e ela foi chamada de atualização então foi meio que na correria e ela uma cena meio caótica eu postei apenas dois panos que eram entre o casal se encontra em outro detalhe que eles tocam as mãos e era isso deu
certo funcionou e depois a gente filmar esses dois planos lá no sete meses tem te e ela não quer fazer um contar plano do outro ator e eu não quis eu achei que não precisava mas depois na montagem eu achei que precisava então fica a dica se tiver tempo mesmo que você acha que não vai precisar é é melhor fumar Por garantia esse curso no fim das contas a gente resolveu na montagem de um jeito que o plano não vai mais fazer falta ninguém vai assistir sentir que tá faltando alguma coisa mas se tivesse ele
se dou mais fácil para justamente manipular o tempo e alterar de um plano por conta plano mas enfim vivendo e aprendendo e Vale lembrar às vezes é necessário fake a alguma coisa de um canto para o outro por exemplo às vezes só será chamado a câmera na mão movimento e que o rosto os atores uma mesa Então se faz necessário retirar a mesa é porque não vai aparecer mesmo então você fiquei ali o movimento no plano próximo e depois mais aberto que você coloca mesmo lugar e ninguém vai notar a não ser claro que seja
algo muito gritante comecei sempre mencionei passa batido e facilita o trabalho de operação de câmera e antes de encerrar eu gostei de compartilhar mais uma experiência mim e sobre o meu curta-metragem calmaria que foi um curta-metragem que teve 17 D imagem bem turbulento bem diferente do que o título do filme sugere o filme Deu certo o final das contas ele entrou em algum festivais mas a filmagem a gente teve enfim azar com o clima que oscilava muito com a bebê que ela nossa triste que ficou doente lavar muito só esperar minha sobrinha mas também foi
culpa do meu se preparam eu fui pensando nas imagens eu queria registrar e nos planos que eu havia previsto e esqueci do conceito quando as imagens que eu queria registrar falando errado por um motivo ou por outro eu não sabia por pelo que substituí-las se eu tivesse ido comigo meu amor the board eu poderia ter me inspirado respirado efeito um filme melhor mas de novo vivendo e aprendendo porque realmente às vezes nos 7 você vê o seu filme desmoronando o que que não é bom o bastante mas depois de cinco ou seis tem que você
realmente não sabe como melhorá-lo e acha que pode ser esse mesmo na correria o cabo no vídeo assistir não liga e fala conta de ryoma tudo você diz vamos fazer sem vídeo assistir mesmo às vezes e de enquadrar do jeito que você queria na peça você disse que vai desse jeito mesmo ou troca de lente demora muito e você disse vai passar em ti mesmo e são essas as pequenas concessões que a gente vai fazendo e que podem ao fim comprometer o filme que a gente queria fazer por isso planejar uma ordem do dia é
mais tranquila e menos corrida é melhor para garantir o resultado final de seu trabalho e também a sua sanidade e o set de filmagem e depois que você acha que você tem o seu take chamado aquele que valeu você assistir ele junto com a equipe e todos se tu não acha que funcionou você acha que é isso mesmo e assim e aí se embora fazer o próximo eu acredito que esse seria o mais ideal é para um set de filmagem e o que eu aprendi ser o meu método de trabalho e aqui agora algumas dicas
finais é fundamental é ser um líder ter Domínio das suas funções e conhecimento das suas responsabilidades ser uma voz a ser ouvida respeite e trate bem toda sua equipe se preocupe se eles estão sendo pagos eles estão confortáveis e se estão sendo devidamente um dos com boa comida e sejam eles vegetarianos ou veganos a equipe movimentada começa a ficar mal humorada e isso é um fato então respeitar as diferenças entre os membros da sua equipe e ser um elo entre eles é fundamental é verdade é que só o cachê ou oportunidade de fazer um filme
e não basta a sua equipe ela precisa gostar de você e se eles não estão nem aí para o seu filme não tem como ficar bom então seja legal é isso é o mínimo que você tem que ser por enquanto é isso e até a próxima aula 1 E aí [Música] E aí [Aplausos]