Olá pessoal tudo bem com vocês? ! Hoje a gente vai falar sobre os órgãos do sistema linfático.
Nas aulas anteriores a gente já viu quais são as funções desse sistema e também como o sistema linfático se organiza aí pelo nosso corpo através dos capilares e dos vasos linfáticos e hoje então a gente vai falar dos órgãos que fazem parte desse sistema que são chamados de órgãos linfóides ou órgãos linfáticos. Mas antes de começar a aula se você ainda não é inscrito no canal, clica no botão inscrever-se aqui embaixo e não deixa também de clicar no sininho pra você ser avisado todas as vezes que eu postar um vídeo novo. E aí já se inscreveu?
Bom, então agora a gente pode começar o assunto. Um dos principais órgãos linfóides ou órgãos linfáticos que nós temos no nosso corpo é a medula óssea, além de produzir células do sangue como hemácias e plaquetas a medula óssea também produz células chamadas de linfócitos. Os linfócitos são tipos de leucócitos e são as principais células do nosso sistema linfático fazendo parte do sistema imunológico estes linfócitos são produzidos na medula óssea a partir de células não específicas chamadas também de células tronco e depois de serem produzidos eles vão colonizar e outros órgãos linfóides como o timo, o baço, os linfonodos e dentro desses outros órgãos os linfócitos vão se multiplicando aí e substituindo a si mesmos.
Os linfócitos que vão pro timo, que é outro órgão linfóide eles vão se tornar um tipo específico de linfócito chamado linfócito T e aí o "T" vem de timo. O timo é um órgão bilobado aí que possui dois lobos e ele está localizado atrás do osso esterno e se estende a partir da glândula tireóide até a parte superior da cavidade torácica, esse órgão cresce durante a infância mas a partir da puberdade ele regride sendo substituído em grande parte por tecido gorduroso e tecido conjuntivo apesar disso, as suas células continuam funcionais Os linfócitos, então, que são produzidos na medula óssea e vão pro timo se tornam lá, os linfócitos T. E depois de sair do timo eles vão aí pro sangue, pra linfa ou semear outras estruturas como os linfonodos Agora, nem todo linfócito que é produzido na medula óssea vai pro timo, nós temos então um outro tipo de linfócito chamado linfócito B Os linfócitos B são produzidos na própria medula óssea e a letra B vem de uma estrutura chamada bursa de Fabrícius, que é uma estrutura presente nas aves.
Isso porque esse mesmo tipo de linfócito foi encontrado por pesquisadores nessa estrutura, na bursa de Fabrícius, em pesquisa sobre o sistema imunológico de frangos nós humanos não temos a tal da bursa de Fabrícius, mas nós conservamos o nome desse tipo de linfócito como sendo o linfócito B a medula óssea e o timo são considerados os órgãos linfóides primários porque eles são órgãos onde se originam ou se diferenciam linfócitos, mas além da medula óssea do timo nós também temos o baço que também é um dos órgãos linfóides. O baço é um órgão localizado na região superior esquerda do abdômen que tem um papel importante no controle, armazenamento e destruição de células sanguíneas. O baço também contém linfócitos e ele tem um papel aí na transformação dos linfócitos B em plasmócitos, células importantes para a produção de anticorpos Os linfonodos e as tonsilas também são considerados órgãos linfóides mas dessas outras estruturas a gente já falou numa aula anterior se você ainda não assistiu eu vou colocar aqui em cima pra vocês O baço ,então, e os linfonodos são considera os órgãos linfóides secundários Revisando então os órgãos linfóides são a medula óssea o timo, o baço, os linfonodos e as tonsilas Na medula óssea são gerados linfócitos a partir de células tronco quando esses reforços são produzidos parte deles vai pro timo se diferenciando em linfócitos T que depois de saírem do timo vão fazer parte do sangue e da linfa ou eles vão colonizar outros órgãos linfóides como os linfonodos Já os linfócitos são produzidos e diferenciados na própria medula óssea são chamado de linfócitos B.
O baço também é um órgão linfóide que ajuda na diferenciação de linfócitos B em plasmócitos. Lembrando que os órgãos que produzem ou diferenciam linfócitos são chamados de órgãos linfóides primários e esses são a medula óssea e o timo. Já os órgãos linfóides secundários são o baço, os linfonodos e as tonsilas.
Se você quer assistir todas as aulas de sistema linfático do canal clique na aba playlists. As playlists estão todas organizadas por sistemas e as aulas são sequenciais Espero que vocês tenham entendido e até a próxima aula.