Introdução à Fenomenologia

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Vanderlei Carbonara
Nesta aula são apresentados aportes introdutórios à Fenomenologia de Edmund Husserl.
Video Transcript:
olá estudante este vídeo slide fará uma introdução aos estudos sobre a fenomenologia uma das mais influentes correntes de pensamento filosófico da contemporaneidade no vídeo teremos dois momentos primeiramente farei algumas considerações de contextualização sobre a fenomenologia e seu criador o filósofo edmundo russell na segunda etapa orientar a leitura das páginas iniciais do livro fenomenologia de bd ser boy o vídeo será breve e terá foco em ambiental na reflexão para aprofundar os estudos com a leitura referida como já mencionei uma das correntes de pensamento mais influentes do século 20 é a fenomenologia muito embora a palavra fenomenologia
tenha usos que remontam autores e períodos anteriores a corrente de pensamento filosófico do século 20 e que adota esse nome possui características bastante específicas dentre essas características está a proposição de um método o método fenomenológico é muito importante ter presente que a fenomenologia nasce como refutação de duas perspectivas presentes à época o naturalismo que se funde com o positivismo e os chamados se coloristas que são teorias gerais sobre as questões humanas num período em que o desenvolvimento do conhecimento acadêmico impulsionado pelo naturalismo positivista ocorria na perspectiva das notícias de chapman as ciências naturais a fenomenologia
irá posicionar critérios que justificaram as gastas risk shopping o que literalmente se traduz por ciências do espírito e que expressa o nosso entendimento de ciências humanas e sociais portanto os estudos sociais e do comportamento humano encontraram no momento do fenômeno lógico uma abordagem que lhe seja própria e assim não precisarão mais adequar-se aos modelos empírico indutivos das ciências naturais nesse contexto as ciências sociais e psicologia além da própria filosofia serão fortemente influenciadas em seu desenvolvimento pela fenomenologia em seu método de investigação de modo menos directo mas também com grande influência a educação receberá contribuições das
reflexões fenomenológicas de modo indireto a partir de contribuições advindas da psicologia da filosofia e da sociologia ciências sociais aplicadas como é o caso do direito da administração e da economia também receberam influências da fenomenologia conhecido como filósofo alemão pela identificação cultural com o mundo germânico é do mundo rússia nasceu em próximo diz então território do império austro-húngaro hoje incorporada à república checa e do mundo é de família judia e 1886 converte-se igreja luterana porém sua ascendência judaica o seguirá marcando por toda a vida sua formação acadêmica deus em astronomia e matemática com tese doutoral sobre
a teoria do cálculo de variações defendida na universidade de viena em 1882 seu interesse pela filosofia posterior a partir de 1884 passo é estudar com o francês bretano iniciando aí suas investigações filosóficas que o acompanhariam por toda a vida além de brincando também têm significativa influência de fred com quem trocar correspondências nos debates sobre filosofia e método merece destaque a sua interlocução com dilton a carreira docente de rússia desenvolveu se em três períodos na universidade de yale entre 1887 em 1901 depois em gante ninguém até 1916 onde inicia suas aulas sobre fenomenologia e finalmente em
fraiburgo onde desempenhará a carreira de destaque entre 1916 em 1928 ao longo dessa carreira teve inclusive como assistentes max scheler edith stein e martin ryder que se tornariam importantes expoentes do pensamento fenomenológico aposentado em 1928 com o céu segue ministrando conferências na universidade de freiburg até 1933 quando é compulsoriamente afastado de todas as atividades na universidade em decorrência de sua ascendência semita rider será um membro do partido nacional socialista responsável pelo desligamento de rússia é nesse contexto que em 1935 ele profere sua famosa conferência sobre a filosofia ea crise europeia com uma segunda versão ainda
no mesmo ano em 1938 para proteger os inscritos de russell da perseguição nazista o monge francisco herman levando vereda transporta os manuscritos para nuvem na bélgica com o seu morre em abril de 1938 feitas essas considerações com finalidade de contextualização passaremos agora alguns apontamentos que visam orientar a leitura da introdução do livro fenomenologia do professor britânico david ser born publicado no brasil pela editora vozes na introdução do livro fenomenologia o autor convida o leitor a fazer alguns exercícios com os sentidos a quem usa óculos sugere retirá los e colocá los novamente e assim experimentar ler
o texto há quem não usa óculos sugere os primeiros olhos para experimentar diferentes sensações da visão na leitura do texto observe que ao sugerir esses exercícios visuais o autor está não só referindo o que é visto em si mas também a sensação de como é que se vê a experiência de ver e dever de distintos modos observe as imagens que se seguiram o que você vê essa fotografia tente identificar detalhes diga qual é o assunto da foto ficou evidente a sua visão houve alguma dificuldade em identificar os elementos da imagem agora vamos a uma segunda
versão para o mesmo tema o dou uma coisa posso adiantar a você o objeto fotografado é o mesmo para gerar essas duas imagens sobre o mesmo assunto eu utilizei diferentes recursos com a lente da câmera fotográfica mas imagine que você possa assim velas pela sua própria experiência visual mediada por óculos ou outras formas de uso de lentes distintas quem sabe uma lupa ou qualquer outra forma vamos a um novo conjunto de imagens veja a primeira identifique o assunto nesta fotografia você conseguiu vou lhe ajudar veja essa nova foto sobre o mesmo assunto que tal agora
deu para identificar então olhe bem em detalhes para o galho com folhas que está na parte mais à frente da imagem repare nos detalhes das folhas repare bem aproxime-se agora observe os mesmos detalhes nessa terceira foto sobre o mesmo assunto você reparou diferença nos detalhes das folhas entre a segunda ea terceira fotos pois agora identifique a placa de trânsito mais ao fundo em formato de seta que aparece bem ao fundo na parte central da foto procure as três imagens você percebeu as diferenças se preferir de um comando de pausa no vídeo e observe com calma
todos os detalhes agora vou pedir a você algo diferente não pense mais em descrever cada uma das imagens mas descreva a sua experiência em observar as imagens como foi que você intencionalmente ateve-se hora alguns aspectos ora outros que processos reflexivos estabeleceram nessa experiência que aspectos das imagens mais afetaram os seus sentidos pense portanto na experiência que você desenvolveu com esses objetos as imagens pois bem feito exercício com as imagens agora voltemos a falar sobre a fenomenologia o foco da fenomenologia não é a análise do objeto ou seja não se ocupa em descrever cada uma das
imagens em si o foco da fenomenologia é a experiência perspectiva a experiência perceptiva implica pensar a experiência na página 13 do livro ser bonifácio uma referência importante sobre a distinção entre prestar atenção a experiência e prestar atenção ao que é experimentado uma coisa é prestar atenção ao fenômeno a experiência da visão de um objeto o que não é o mesmo que prestar atenção no objeto visto o foco da fenomenologia não está na análise do objeto mas do fenômeno veja que na página 14 o autor dá destaque a expressão a própria experiência observe ainda como na
página 15 o autor traz ao contexto explicativo a ideia de intencionalidade como um elemento decisivo da fenomenologia observe que uma coisa é apenas ter nossos sentidos afetados pela manifestação de um objeto e outra coisa é a intencionalidade ação da consciência com que nos relacionamos com essa manifestação ou fenômeno a partir da página 17 você perceberá que o autor avanço em relação à idéia de experiência observe como argumentação passa de algo que é particular ele diz todos esses momentos estão ligados por serem todos de ou sobre uma coisa particular então que passa de algo que é
particular para uma concepção de fenômeno relacionado à idéia de mundo a partir daqui ganha importância o modo como são referidos na fenomenologia objeto e o sujeito não cada um em separado mas nas possibilidades de implicação entre eles sobre essa imbricação entre o sujeito eo objeto observe o que é dito na página 20 uma afirmação guia da fenomenologia é que a estrutura de manifestação de intencionalidade não era arbitrário é nem idiossincrática o caráter não arbitrário retira do objeto a possibilidade de determinação do conhecimento assim koa sim como caráter não edil sincrético retiro do indivíduo a determinação
do conhecimento portanto aquilo a que trataremos como conhecimento verdadeiro não será nem determinado pelo objeto nem pelo sujeito mas por algo que está entre ambos na mesma página você perceberá uma sutil observação que indica a fenomenologia num caminho distinto daquele operado pelas ciências da natureza o chamado naturalismo científico ou apenas naturalismo isso ao dizer que o interesse da fenomenologia é marcadamente diferente do tipo que propõe hipóteses sobre as causas de nossa experiência aqui está o indicativo do afastamento radical da origem com o positivismo enquanto positivismo assumir o modelo das ciências da natureza como determinante para
todo o conhecimento a fenomenologia busca algo mais profundo e oferece a possibilidade de se pensar o conhecimento acerca dos fenômenos humanos por outra perspectiva o debate sobre o distanciamento que a fenomenologia assumir em relação ao naturalismo irá estender-se na sequência do texto a partir da página 21 até o final observe em especial como é acentuada a ideia fenomenológica de intencionalidade enquanto o naturalismo entende que somos afetados pelo ambiente sem dar relevância intencionalidade portanto ao sujeito a fenomenologia ocupa se da relação entre sujeito e objeto entenda se o objeto como meio veja inclusive como o autor
propõe a comparação entre uma citação de um naturalista 41 phenomenon rússia as quais começam da seguinte forma a primeira decorre eu sou um objeto físico situado em um mundo físico a segunda de vocês eu sou consciente de um mundo infinitamente estendido no espaço enquanto a primeira citação enfatiza uma passividade a segunda assumir a forma da intencionalidade portanto ação da consciência a partir desses primeiros aspectos iniciamos nossos estudos sobre a fenomenologia nas próximas aulas nos dedicaremos a conhecer um pouco mais dessa corrente do pensamento filosófico contemporâneo que deixou marcas bastante fortes para ciências humanas e sociais
desejo um ótimo os estudos em especial uma boa leitura do texto do professor ser boy
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