amém amém São Tomás ja Aquino rogai por nós Glória ao pai ao filho e ao Espírito Santo como era no princípio agora e sempre amém muito bom então é um prazer estar com vocês aqui mais uma vez hoje eh nós nós temos como como como o título dessa palestra né São Tomás ja Aquino como antídoto para loucura moderna e no fundo o meu objetivo aqui é tentar justificar o título ou seja por que São Tomás de Aquino é um antídoto Em que sentido São Tomás de aqui pode ser o antídoto e E é claro não
tô falando da pessoa de São Tomás ja Aquino estou falando eh da filosofia e mais do que da filosofia eu estou falando sobre eh a forma de pensar que Nós aprendemos com São Tomás só que para isso eu preciso a gente precisa se situar no que eu quero no que a gente chama aqui de loucura moderna ou se nós quisermos dizê-lo de um modo um pouco menos eh por assim dizer direto Quais são as limitações que caracterizam o tá conseguindo gravar não entrou comva tir entrou deu certo né então Eh se nós pudermos dizer de
um modo um pouco mais direto aliás um pouco menos direto Quais são os vícios de percepção que entraram os ruídos de percepção que entraram em nossa mentalidade moderna e que talvez e no meu caso eu não digo talvez eu digo com certeza condicionam de tal modo a nossa forma de pensar que nós não conseguimos entender a realidade ou nos dissociam dela o que é característico da loucura é um louco um louco é um sujeito que não tem um relacionamento correto com a realidade então por exemplo ele tá vendo coisas ou ele tá eh exagerando aquilo
que vê ou ou ou ele tem respostas eh desproporcionais aos estímulos nos externos isso é um louco né então o que que a gente quer fal dizer quando a gente fala de loucura moderna nós o que eu estou precisamente querendo falar é que existe um tipo de inversão da percepção que faz com que as pessoas enxerguem a realidade por assim dizer de ponta cabeça por que que isso acontece Qual que é a origem disso ou se nós pudermos se nós pudéssemos rastrear Como isso aconteceu eh de onde isso Partiu e qual que é a matriz
desse engano e eu Eu sempre gosto de começar fazendo uma uma espécie de excurso histórico porque eh véritas é filha temporis a verdade é filha do tempo né e e a gente precisa ver um pouco como que se desenvolveu eh eh esse esse esse digamos esse erro de procedimento Até que produzisse esse esse resultado que nós que nós temos nos nossos olhos e se nós pudéssemos rastrear nós chegaríamos ali ao final da idade média ou ao começo do final da idade média no momento em que nós temos o o aparecimento de algumas Seitas de origem
gnóstica o que que eu quero dizer com isso né em primeiro lugar origem gnóstica que que é a gnose a gnose é um tipo de filosofia de religiosidade até de espiritualidade que está baseada numa experiência que todos nós temos que é a experiência de que nós não somos exatamente o nosso corpo ou seja existe em nós algo que transcende realidade do nosso corpo e o nosso corpo sempre é percebido com algum déficit de auto eh compreensão ou seja nós nunca estamos plenamente felizes com o nosso corpo não existe uma pessoa que que que diga que
está feliz com o seu corpo de maneira plena né não existe qualquer esteticista sabe disso qualquer pessoa que trabalha com com com estética sabe disso com estética corporal mas todos nós temos a experiência de nos sentirmos isolados no nosso próprio corpo ou de que de alguma maneira o nosso corpo nos separa dos demais por exemplo quando Freud Na minha opinião enganosamente ele disse que a pulsão fundamental da conduta humana é o prazer é alibido e e não na minha opinião não pode ser assim porque ninguém busca o prazer por si mesmo é impossível você não
tem o prazer simplesmente pela ideia abstrata de prazer Ah eu quero um prazer né você sempre para obter prazer se volta a um objeto que objeto é esse é um objeto que eu quero tocar é um objeto que eu quero que me toque ou seja eu quero superar a sensação de isolamento corporal eu preciso superar aquilo então a a gnose está baseada nesta experiência fundamental que todos nós temos a igreja eh sempre entendeu que essa é uma das marcas características do pecado original quer dizer nós temos um descompasso psicológico em nós resultante dessa desordem introduzida
em nós pelo pecado eh são são São Paulo mesmo diz no final Capítulo 7 da carta aos romanos quem me livrará deste corpo de morte Graças sejam dadas a Deus etc tal nós gememos em nosso corpo ele diz no Capítulo 8 aguardando o dia do Senhor então é uma experiência fundamental que todo o ser humano tem o problema qual que é é que a gnose ela encontra uma explicação para isso que é tão errada quanto Atrativa Ela diz que a matéria é má a causa de que o nós estamos eh digamos assim com essa sensação
de inadequação é a maldade intrínseca da matéria portanto a gnose ela sempre tem um fundo de exar exacerbado dualismo o espírito é bom a matéria é má a matéria é péssima e portanto a matéria não foi criada pela divindade a matéria foi criada por um Deus mau aem cham de demiurgo esse Deus mal criou a matéria como elemento desagregador da divindade E na verdade a divindade está em cada um de nós de modo partitivo ou seja em cada um de nós por natureza haveria uma espécie de centelha divina e essa centelha Divina que que na
verdade outra coisa não é senão uma partícula da divindade a divindade teria explodido pelo pelo eh eh digamos assim pelo princípio da não contradição né o demiurgo também é uma partícula da divindade mas ele se volta para a divindade cria o princípio de identidade dizendo eu sou eu sou portanto os outros não sou eu e a partir daí as partículas da divindade se explodiram e foram enceradas pelo demiurgo Em uma matéria então Eh Deus está nesse copo Deus está nessa mesa Deus está no tijolo Deus está eh na planta do mesmo modo é a mesma
partícula Divina que está presente em todos os os entes Então você teria um princípio unívoco que seria a partícula divina e um princípio equívoco que seria a matéria a matéria nos separa e aquilo que nos une essa partícula Divina que estaria em nós porém o elemento primordial o que gera essa psicologia agnóstica é o elemento da maldade da matéria a matéria é ruim a matéria nos segrega a matéria nos separa a matéria nos divide nos distancia é uma barreira entre nós portanto a matéria sendo Má Ela tem que ser supressa ora e esse tipo de
convicção que está por trás daquelas seitas que surgiram no final da idade média por exemplo a seita dos cátaros e a seita dos albines não é à toa que São Domingos cri ordem dos pregadores para destruir a heresia cátara e a e aling não foi um excesso da Divina Providência esse A Divina Providência estava mostrando para a igreja e para nós todos até até hoje o quanto aquela heresia não é apenas uma heresia ela é um falseamento da percepção humana é algo mais profundo a heresia é uma ideia errada ali você não tem uma heresia
Você tem uma psicologia que é introjetada reforçada exacerbada na mente das pessoas e essa psicologia uma vez que entra no pensamento ela muda a percepção da realidade Como isso acontece Então os cátaros ah a diferença entre os cátaros e albines é praticamente nenhuma os albines são os cátaros do Monte Albi ali no sul da França Então é só isso mas a digamos o movimento espiritualista é o mesmo então o que que acontece naquele momento que faz as pessoas irem para o catarismo de certo modo o catarismo é uma reação à crise da igreja naquele momento
nós estávamos num momento profundamente difícil nós temos o século de Ferro século 10 esses dias eu até escrevi um texto sobre uma nota sobre eclesiologia em que eu mencionava ali ampassã século X falava das prostitutas que governavam Roma etc aquela coisa horrível Depois tem toda a polêmica das investiduras contra as quais se erigiu o papa se insurgiu Aliás o Papa São Gregório vi quer dizer retirou do do Imperador a prerrogativa de nomeações e coisas do tipo e depois e surgem as cruzadas e depois eh acontecem a acontece o surgimento das ordens mendicantes enfim existem vários
movimentos de reação a uma espécie de mização da igreja a igreja tinha se uido com a com poder temporal e Estava eh bastante prostituía em função do poder temporal Papas que eram muito mais governantes temporais do que propriamente chefes da igreja no sentido de que estavam mais preocupados com coisas digamos da da Ordem da matéria do que eh das coisas espirituais então surge um movimento de contestação que vai ganhando força e que com essas ideias eh totalmente corrompidas que que eles querem fazer eles querem levar a igreja para um caminho de espiritualidade Ou seja a
matéria é má então aigreja tem que ter riquezas a igreja tem que ser pobre ela tem que se despojar das suas riquezas o mundo é mal então nós temos que nos afastar completamente do mundo ter uma vida é despojada os cátaros não aceitavam os três primeiros Evangelhos Eles aceitavam apenas o evangelho de São João então eles tinham um rito eles tinham abolido sacramentos porque os sacramentos tem matéria como a matéria é má então não tem sentido de que você vai jogar a matéria na cabeça da criança água e você vai dizer a forma do batismo
e a criança vai receber a graça isso é loucura ou que você vai comer algo que é o pão que se converteu no corpo de Cristo o vinho que se converteu no sangue de Cristo não tem o mínimo sentido então eles abolem os sacramentos e eles têm apenas um rito que é um rito que consiste em eh a pessoa fazer a renúncia depois se abria sobre a cabeça dela o evangelho de São João e Se invocava o Espírito Santo sobre aquela pessoa e pronto apenas isso era a cátara um pouco mais eh um pouco mais
avançada depois havia outros ritos o rito mais sagrado entre os catos era o rito do suicídio mas não suicídio através da eh de uma faca que você enfia em você porque a faca é matéria se você enfia uma faca em você você tá então é o suicídio por inanição é morrer de fraqueza e fome então você perdendo matéria perdendo matéria até morrer isso que está presente na ordem individual também vale para ordem coletiva ou seja grande problema eh pelo qual o Cristo não volta por que que não acontece logo o fim do mundo é porque
o ser humano não entendeu os cátaros eh acreditam que Enquanto houver reprodução humana eh não vai haver o fim do mundo porque o ser humano tá procriando ele tá se multiplicando então eles proib um casamento justamente para que não houvesse a propagação da espécie não houvesse multiplicação de matéria não não surgissem novos seres humanos e aí com a humanidade toda morrendo e acabando o Cristo é obrigado a voltar você tem que ter o Juízo Final porque você eh eh obriga digamos assim a história a caminhar para seu fim então a visão cátara sobre o mundo
é extremamente negativa mas não apenas isso é uma visão negativa que ademais é altamente destrutiva você tem que destruir o mundo você tem que acelerar a destruição do mundo no fundo o o o bem só pode vir do mal o bem só pode vir da destruição só a destruição vai levar a libertação você tem que derrubar a ordem estabelecida você tem que acabar com as coisas tais como elas estão porque tudo o que existiu até agora não passa de mal de ruim o o bem está pra frente o bem e ele está no futuro Portanto
vocês vejam o o a perspectiva gnóstica é é uma perspectiva extremamente cética em relação ao presente e ao passado e profundamente utopista em relação ao futuro Então a nossa ação presente consiste em destruir o que existe porque da destruição vai surgir um mundo novo que o Cristo vai inaugurar que é o milênio um Milênio maravilhoso que que a a a uma das heresias que também aí se propagou foi a heresia da igreja Espiritual do Joaquim de Fiore que que é Igreja espiritual ele ele dizia que a a o Testamento foi era do pai o Novo
Testamento era do filho então você tem Encarnação os sacramentos etc mas vai vir a era do Espírito Santo e na era do Espírito Santo vai ser uma era em que ninguém vai casar todos vão ser Frades franciscanos ninguém vai ter nada todo mundo vai viver numa pobreza e numa felicidade Total você não vai ter nenhum você não vai ter mais sacramentos você não vai ter mais igreja na era do Espírito Santo Joaquim de Fiore eh propõe a ideia de que nós teremos o paraíso na terra então todos os olhos estão voltados não pra eternidade mas
para o desenvolvimento imanente da história que vai conduzir a um progresso sempre mais perfeito do que a ordem anterior então vocês vejam na na psicologia gnóstica eh o movimento da história é um movimento evolutivo por quê Porque e a partícula Divina foi encerada na matéria mas ela é viva Então o que acontece a pedra o mineral a não vida vai se tornar vida de algum modo Isso é uma crença na verdade pessoal apresenta isso como ciência mas é uma crença a não vida se torna viva Então você at as primeiras moléculas as primeiras células depois
você tem o surgimento dos dos vegetais depois você tem e o o de alguma maneira os vegetais e se tornam animais de alguma maneira os animais vão vão se aperfeiçoando etc até que aparece o ser humano Então já aí já não é mais a passagem da não vida pra vida mas é da vida pra vida consciente pra vida eh com com com capacidade de compreensão e aí o homem vai progredindo também ao longo da história até se tornar o Superhomem e depois de se tornar um Superhomem ele vai se tornar Deus ele vai chegar à
divindade ele vai atingir a divindade então o pensamento gnóstico necessariamente é evolutivo evolucionista por assim dizer e portanto sempre o futuro é melhor do que o passado a despeito de que o mundo tem piorado assim terrivelmente não é que o mundo está melhor a nossa experiência é o contrário disso e e mais né Nós não temos certeza nenhuma em relação ao futuro a verdade é essa nós só temos certeza real sobre o passado mas vejam aqui eu tô começando a mostrar inversão o gnóstico pensa que a certeza está no futuro ele crê no futuro de
uma maneira completamente utopista ele ele é um entusiasta do futuro e ele se reveste da autoridade do Futuro para julgar o passado e o presente então eh eu me lembro de uma frase que o o horkeimer escreveu para se não me engano o o agora eu me esqueci o nome dele polos acerca de um candidato a ser professor na na no instituto de filosofia e ciência chamada escola de Frankfurt né E e aí ele disse olha ele tem um problema e o problema é que ele não tem aquele olhar aguçado de ódio pela realidade por
tudo que existe esse é o problema que ele tem a experiência gnóstica é um olhar aguçado de ódio pela realidade uma uma postura aborrecida descontente e sempre preocupada com atraso nós estamos em atraso nós temos que acelerar a marcha da destruição do que existe para que venha algo novo é isso essa a perspec Então você tem uma inversão o futuro incerto se torna certíssimo e o presente certo o passado certo as experiências consolidadas certas elas são aborrecível em nome de algo que nós não sabemos nem o que é mas que é melhor do que o
que tá aí que nós não sabemos se vai dar certo mas que com certeza é melhor que o que tá aí e vai dar certo essa inversão é uma inversão psicótica é uma inversão psicótica porque eu estou abolindo a percepção que eu tenho da realidade Estou colocando no seu lugar uma ideia até que eh na na filosofia do Kant isso vai chegar a sua expressão mais bem acabada porque o cant abole praticamente a validade do conhecimento sensível ou ou ou da percepção sensível tudo que existe é abstração a abstração é a projeção das das formas
do conhecimento sobre a percepção caótica da realidade e eh a formação por assim dizer totalmente subjetiva de ideias que em nós elas acabam sendo as mesmas não porque a realidade é a mesma mas porque a nossa estrutura cognitiva supostamente a mesma portanto a verdade já não é filha da percepção da realidade A verdade é filha do Consenso entre nós e daí surge a a eh noção positivista que eh Preside toda a a a nossa maneira de lidar com mundo hoje em dia então por exemplo se os jornais se a comunidade científica se o Consenso acadêmico
diz uma coisa aquilo é dogma Ainda que os meus olhos digam o contrário ainda que minha percepção direta digo o contrário Então você perceber e dizer as coisas tais como você está vendo se tornou um crime E isso nós vamos sendo cada vez mais expropriados da nossa capacidade de perceber e de dizer porque a verbalização nada mais é do que a expressão das nossas impressões agora se eu criminalize as impressões através da criminalização das expressões e eu imponho a dextra um tipo de eh modo de falar modo de se comportar modo eticamente correto Politicamente correto
de ser eu já coloquei sobre o a pessoa uma espécie de eh de abolição da percepção ela já não percebe mais nada por si mesmo ela ela vai enlouquecendo ela ela ela se torna vítima da autop persuasão histérica quer dizer ela tem que se autop persuadir de que o que ela está vendo não é real que o que está o que ela está vendo é aquilo que vem pronto do Consenso exterior e isso tem tudo a ver com o fato de que para gnose a percepção externa o mundo material o mundo real é Malu ele
é enganoso você estar no mundo no mundo real no mundo material é você estar no mundo que está te enganando Ele é mal a verdade ela não tá aqui ela não está na realidade a verdade está na anamnese coletiva das partículas divinas esparsas na medida em que nós nos iluminamos mutualmente vamos voltando à unidade primordial puríssima vej como isso tem tudo a ver com Kant por exemplo ao passo que por outro lado em relação ao presente e absoluta certeza em relação ao futuro tem tudo a ver com a filosofia do Hegel porque o que que
é a filosofia do Hegel é o espírito encerado na história ele está ele é imanente história que está progressivamente se tornando cada vez mais espiritual portanto cada vez mais livre num processo dialético ou seja num processo de destruição das premissas e das antíteses para o surgimento de algo novo o processo dialético é um processo de revolução e Destruição ou seja com isto aqui você tem a fórmula para enlouquecer o mundo porque de um lado você abole toda a fonte de certeza do conhecimento individual que é o único que deveria existir é o único que existe
que só a a só a consciência individual é capaz de conhecer a coletividade não não conhece por definição então eu faço a abolição total da percepção individual a substituo pela percepção coletiva Então as únicas certezas que eu tenho eu tiro do indivíduo e por outro lado eu eu jogo no indivíduo a única certeza que ele não pode ter que é a certeza absoluta do Futuro que a crença cega de que o progresso vai se dar de maneira inexorável e tudo que existe tem que desaparecer tudo aquilo que eh eh é passado é obsoleto não importa
eh O Contestado pela experiência isso seja não importa o acúmulo de conhecimento que nós fizemos eh ao longo da nossa história a única coisa que importa é que nós temos que destruir tudo senão o que o novo não vai aparecer e só o novo é bom só o novo é é é melhor nós percebemos isso em diversos aspectos da cultura Então veja eh por exemplo nós todos temos hoje em dia medo do mundo medo da matéria eu vou pegar aqui um um uma coisa muito simples o quanto brincam conosco em relação ao mundo nutricional nós
temos pavor de comer isso está em nós Eu sou um homem gordo e eu vivo isso todo dia não isso não pode porque não sei o qu isso aqui não pode porque isso aqui não pode porque tem açúcar isso não pode porque tem gordura isso não pode porque tem sal isso não pode porque tem eh eh carboidrato isso não pode porque tem isso né Então quais são os alimentos proibidos quais são os alimentos permitidos tá tá tá tá tá tá tá e aquele inferno né você tem medo da matéria você tem medo mesmo por exemplo
o vício moderno de os modernos né o Senor Isaac Newton criou a a a ideia de que a forma substancial não existe o que que é a forma substancial a forma substancial é justamente o que há de indivisível na coisa então você tem um gato o gato não se divide a matéria sim se divide a matéria é divisiva a substância não a substância ela em si mesmo é indivisível ela pode se corromper ou ela pode ser gerada mas a substância é a substância então por exemplo se eu quebrar esse copo eu não tenho mais copo
porque a substância em si mesma é indivisível eh Então veja o que acontece os modernos aboliram a noção de substância porque o que o que eles o que eles vem é a matéria matéria quer dizer a matéria dimensiva aquilo que aquilo que que são Tomás chamava de e eh como se diz de corpo dimenso o inteiro pode ser medido pesado calculado etc tal e sobretudo ele é divisível essa característica eh eh primordial da matéria né então o que que você vai fazendo você vai quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando quebrando aí
você chega à conclusão de que não existe mais nada isto carrega a psicologia agnóstica na medida em que eu tenho que destruir mesmo eu tenho e a partir daquilo é que eu eu vou entender a realidade então então a física moderna tem muito disso né então por exemplo abolida a noção de substância eu digo não mas ah eh veja bem o eu não posso conhecer um gato Por que que eu não posso conhecer o gato Porque não eu tô vendo o gato por fora eu tô vendo o gato apenas na sua manifestação exterior para conhecer
o gato eu tenho que abrir o gato eu tenho que eu tenho que cortar o gato você já não tem mais um gato Então você vai conhecer o gato pelo não gato você vai conhecer o gato a partir da destruição do gato coisa que por exemplo os antigos não tinham esse tipo de problema né que eles V diz isso aqui é isso aquilo é aquilo enquanto que hoje ninguém mais tem certeza de que nada realmente é alguma coisa porque tudo é confundido com a a digamos assim a A Sua percepção da matéria ou seja tudo
pode ser explicado a partir da sua materialidade e como a materialidade é má e portanto Só nos resta dividi-la dividi-la dividi-la dividi-la dividi-la dividir para conhecer e se chega lá embaixo tem o quê tem a matéria a matéria pura a matéria assinal pela quantidade é o conforme o que S Tomás chamava mas o que que é a matéria só assinalada pela quantidade ninguém sabe o que é e e e nem é alguma coisa propriamente então vejam aqui você tem a fórmula para enlouquecer o mundo a abolição da percepção individual como fonte de ser e a
introjeção de certezas históricas coletivas escatológicas das quais ninguém pode ter certeza e é isso que está por detrás da Psicologia moderna contemporânea então vej por exemplo eu vejo isso nitidamente na igreja sempre o que vem no futuro é melhor do que o que está no passado então há um ódio e uma intolerância a tudo aquilo que se foi enquanto que há um entusiasmo extraordinário para aquilo que vem pela frente então a mentalidade Progressista ela é profundamente destrutiva eu via por exemplo e esses dias discussão sobre esse PL do aborto né E ontem eh grupos de
padres progressistas e bispos também eh vieram à luz para dizer que são contra o PL porque esse PL é absurdo por equip Pararam o aborto ao ao ao homicídio isso é loucura padres padres e bispos que vem a público para ser contra um PL que que é contra o aborto e eles diz não somos contra o aborto mas esse PL é absurdo o que que tá por trás disso qual qual que é a psicologia que está por trás disso a psicologia é o seguinte nós não podemos mais definir o a moral da sociedade o estado
é Laico a igreja tem que ser silenciada a igreja tem que ser emudecida a cristandade essa ideia de que a igreja define os rumos da civilização Isso é uma ideia antiga passada a igreja não tem mais essa função a igreja ela tem que ser um espaço de de Congregação de pessoas de boa vontade que queram se ajudar mutuamente fora com os dogmas fora com os sacramentos fora com as convicções fora com a moral fora com os mandamentos fora com tudo isso isso tudo tem que ser tem que acabar essa igreja tem que tem que tem
que ser destruída mesmo ela não é boa ela é dominadora ela é cesaropapista Ela é eh eh é a a lógica da dominação nós temos que subjulgar essa lógica da dominação a partir da lógica do do do do desfazimento de da igreja que se que some Que Desaparece que que ela já não existe mais no fundo é isso isso essa psicologia está entranhada na alma do Progressista quando você fala não mas a tradição da igreja diz assim pá pá pá pá pá que que ele diz mas quem diz que é assim a gente pegou a
escritura e a gente foi dividindo a escritura como a gente pega um gato e vai dividindo dividindo dividindo Então você pelo método histórico crío dividiu dividiu dividiu dividiu o que que tem por debaixo nada a gente fez a história dos dogmas dividiu dividiu dividiu dividiu que que tem por baixo nada então não tem certeza nenhuma tudo aquilo que a gente pode chamar de certeza não existe a única coisa que existe é o quê Nós temos certeza que o futuro é melhor do que o passado e que nós portanto temos que abolir tudo tudo aquilo que
nós temos como certeza isso tudo não passa de fundamentalismo não passa de eh eh eh de dogmatismo de obscurantismo eu temos que substituir isso eh antigamente era pela pela razão pela por crenças Racionais Atualmente como a razão na pós-modernidade também está sendo abolida em favor eh da dessa desse desse desse espécie de intuicionismo Esotérico né dessa dessa espécie de capacidade divinatória pela pela pela pela percepção meio que mistificada do do do do da das potências humanas etc então até a razão está sendo abolida e e só o que só o que resta é a vontade
Bruta É a vontade pura a gente vê isso por exemplo na na na na na marcha do da da esquerda né a Mar a esquerda tradicional a dadas as coisas como elas estão ela era até saudável diante do que nós temos aí hoje pelo menos ela tava preocupado com pobre com Operário com greve com sistema tinha algo ainda de realidade ali agora como o o o o capitalismo provou que ele melhorou a vida do pobre e o Pobre se ab burgues Então como é que você vai fazer a a a luta você vai jogar a
luta para uma esfera totalmente objetiva como ninguém tá feliz com o seu corpo Então quem é é mulher não tá contente porque é mulher o homem você tem que deixar descontente com a sua masculinidade também E aí você tem um problema racial você tem que gerar uma Aquela aquele descontentamento com a raça tem que est presente ali eh depois com sexo por uma noção de liberdade sexual e limitada e assim vai agora em que sentido São Tomás é um antídoto para isso por que que são Tomás é um antídoto para isso nesse sentido nós podemos
falar de algumas ideias de São Tomás que são efetivamente eu não diria ideias de São Tomás mas eh mais do que isso né a a forma de percepção quando você apreende o modo racional de proceder de São Tomás você facilmente não se deixa enlouquecer por todo esse tipo de manipulação e de alienação porque isso aqui não é outra coisa senão a completa fórmula da alienação em primeiro lugar nós temos um princípio eh cognitivo que é o seguinte Diferentemente de toda a teoria do conhecimento surgida desde o essencial nominalismo voluntarismo a epistemologia de São Tomás nos
devolve a crença nos nossos sentidos Ou seja eu não estou me enganando Na minha percepção a minha percepção real corresponde realmente realidade o que eu estou vendo realmente eu estou vendo e os fenômenos psicóticos são uma exceção que confirma a regra mas são uma exceção e uma exceção que precisa ser considerada então por exemplo a turma da neurociência que é totalmente materialista pelo menos na sua maioria e diz o seguinte que todos os nossos todo todos os nossos fenômenos psíquicos inclusive crença inclusive tudo mais tudo é produto dos nossos neurotransmissores das sinapses cerebrais né Qual
que é o problema disso O problema é que as sinapses cerebrais de alguém que está numa Psicose eh eh são as mesmas de que se ela estivesse na realidade tendo aquela mesma experiência então por exemplo se eu tenho uma psic que tá entrando aqui minha mãe que faleceu ou se entrasse aqui a minha mãe que eu pensei que tinha falecido mas não faleceu realmente as minhas reações seriam as mesmas porque o cérebro por si mesmo não é capaz de distinguir a realidade da irrealidade a de maneira muito Sutil então aí está a prova de que
nós estamos lidando com o conhecimento digamos de tipo material e e quando eu digo conhecimento de tipo material ou seja produzido por mim pela pela minha matéria cerebral a realidade existe mesmo e ela transcende imensamente minha capacidade de percepção e diante dela eu tenho que estar aberto eu não posso estar fechado então por exemplo Eh quantas coisas estão aqui presentes que nós percebemos sem conseguirmos expressar dou um exemplo quantas garrafinhas de água tem aqui ninguém sabe assim eu perguntando de chofre né mas elas estão realmente aqui quantos ladrilhos tem aqui embaixo eh ou por exemplo
Qual que é a distância que há aqui entre cada um de nós em relação a cada um de nós bom há uma quantidade de acidentes imponderável nós não conseguimos mesmo Que nós tivéssemos circunscritos a uma realidade muito pequena há uma quantidade impressionante de acidentes que estão ali que nós estamos percebendo mas que nós não conseguimos expressar Ou seja a realidade é muito mais rica do que a nossa capacidade de percepção a nossa capacidade de percepção ela de certo modo é até seletiva porém ela é real eu estou vendo a realidade ainda que eu não consiga
descrevera de maneira completa eu estou vendo essa essa percepção primária são são São Tomás chama isso de simples apreensão simples apreensão é a primeira operação do Espírito essa apreensão imediata em que os nossos sentidos vêm à luz os nossos ouvidos escutam os sons as nossas mãos tocam a extensão dos corpos e e são tocadas por eles eh o nosso olfato sente o odor o nosso Paladar sente o gosto e isso e eh é sintetizado internamente e aí isso forma a nossa o nosso Imaginário e a nossa memória imaginária a nossa inteligência age sobre essa imaginação
para formar conceitos esse processo que foi muito bem descrito pelos escolásticos não é uma ilusão é um processo um processo verdadeiro em que eu preciso aprender a confiar mais nas minhas percepções Todos nós temos essa essa essa experiência por exemplo eu às vezes são coisas muito banais até tinha eu vou contar um fato completamente despar particularizado para não gerar constrangimentos mas eh chegou uma pessoa na paróquia eu bati o olho e tive uma impressão depois o comportamento etc me induziu a ter uma eh uma compreensão diferente fale Ah eu me enganei só que passou mais
um pouco de tempo a minha primeira impressão se confirmou isso já inclusive já está estudado a primeira a primeira impressão a as nossas primeiras percepções às vezes nos dizem muito mais do que nós conseguimos entender Às vezes dão sempre sem e as nossas primeiras impressões Elas mostram que todo o conhecimento posteriormente formulado ele falha ele é falho ele é mais falho do que a percepção direta da coisa e o que me parece muito muito razoável porque por exemplo Tô vendo que essa parede é branca enquanto ela está dentro de mim então esse conhecimento por presença
em que o ente está diante de mim eu estou diante do ente eu estou vendo é o conhecimento mais importante ele é a mãe de todos os conhecimentos e para nós isso aqui deveria ser então por exemplo eu não acredito no que a televisão me diz aliás Graças a Deus eu nem assisto televisão uhum ou eu vejo com os meus próprios olhos ou ou não é um assunto para mim porque a televisão cria fantasia e o e no Brasil o Brasil é um país aterrorizante desse desse ponto de vista porque como aqui os meios de
comunicação mentiram demais ninguém mais os leva a sério então o brasileiro ele tem um dom divino de transformar tudo em piada tudo em gozação tudo em meme tudo em em em e eh zoeira né então como essa a gente é zoada 24 horas por dia com uma criatividade inalcançável quer dizer o brasileiro é objeto deveria ser objeto de estudo Internacional pela criatividade que tem então o fenômeno é incontrolável porque todo mundo já Vocês estão Isso é uma palhaçada isso aqui é um grande teatro e a gente está vendo que é o teatro né Nós estamos
tudos você estão ensenando estão querendo que a gente Acredite nisso aí nós não acreditamos é um teatro é uma besteira o brasileiro porque eles mentiram demais então o brasileiro já não acredita mais em ninguém então por por por por consequência disso eu acho que nós somos o povo do mundo inteiro que ainda mais tem a capacidade de pensar com a própria cabeça e de ver com os próprios olhos mais do que os outros povos por exemplo se você você aos Estados Unidos ou se você for talvez assim alguns povos mais tradicionais como os africanos eh
ainda sejam mais do que a gente mas enquanto nação nós eu acho que nós somos os campeões de percepção no mundo então São Tomás tira ess complexo cognitivo que nós temos e que nos dificulta a vida ele nos faz por assim dizer Enxergar com os nossos próprios olhos um segundo antídoto que são Tomás eh nos dá é o antídoto metafísico que é a sua admirável Platônico aristotélica que é original e totalmente [Música] eh digamos assim cheia de novidade [Música] dele que é a ideia de no fundo no fundo nós poderíamos falar is de diversos modos
eu vou dizer de um modo que você entender melhor que é a ideia da analogia da analogia do ser ou seja se a gnose propõe uma eh um um uma uma espécie de unívoco e equívoco postos do mesmo plano nós temos um uma coisa unívoca que se a a partícula Divina igual em tudo no cachorro e na na pedra no no no planeta Vênus no Lula a partícula Divina estaria espalhada em todo mundo Esse é o princípio unívoco e o princípio equívoco é a matéria pois bem eh São Tomás rompe com com esse tipo de
de de esquema e ele aprofunda a compreensão analógica do ser ou seja existe o ser o ser Divino o ser humano etc mas mais quando eu digo que o copo é e que a mesa é e que o homem é o que Deus é aqui a palavra ser ou o verbo ser tem um significado analógico ou seja não é a mesma coisa tem algo a ver mas não é a mesma coisa porque o ser é um ato intensivo e porque intensivo e Imperfeito nos entes ele é do ente Divino ou ou de Deus né do
ser absoluto do do próprio aquilo que ele chama de ys subsistence o próprio ser subsistente Então Deus é e todos nós somos em níveis diferentes de ser isso organiza nossa cabeça nos impede de cair em certas loucuras como as que existem hoje né então por exemplo essa semana uma pessoa me falou Padre eu estou muito tô muito perplexa porque morreu minha cachorrinha e me disseram na igreja eu fui marcar missa para ela de de de de pela alma da da cachorra E aí Me disseram que não se Celebra a missa pela alma da cachorra que
cachorra quando morre e ela ela morreu acabou e não existe céu dos cachorros e eu acho que existe um céu dos cachorros US né aí vai lá eu explicar pra moça que que não é assim né Por quê porque existem níveis diferentes de ser o cachorro é mas num nível muito muito mais baixo do que o de uma alma humana né mas como todo mundo entende que ser que vida é a mesma coisa e que há uma partícula Divina em tudo por exemplo o sor Leonardo ele é confess paní o písmo é justamente a doutrina
gnóstica que Deus não é tudo isso seria o panteísmo Deus é tudo mas Deus está em tudo como uma parte como uma parcela como uma centelha então Leonardo bof diz que a vida e a inteligência não são uma prerrogativa do ser humano são uma prerrogativa cósmica e ele já chegou a dizer que o ser humano é Malu é é pérfido e que ele vai ter que ser destruído ele é um vírus que está no mundo e E aí quando o ser humano for destruído as amebas vão começar a a as a vão começar a a
desenvolver inteligência e vão se tornar futuras professoras de matemática né tô tô tô aqui ironizando né mas no no fundo no fundo é isso quer dizer a imagem de que eh tem há uma partícula Divina em cada coisa e e portanto o ser de uma planta eles abraçam abraçam árvores e tudo mais o ser de uma planta é ser no mesmo sentido que o ser animal que é ser no mesmo sentido de um ser humano e é ser no mesmo sentido do ser Divino isso é um panismo penteo é písmo písmo e a gnose é
o qu é isso é pente issta pmo pentea a gnose é onde todos beberam a fonte né E aí o que acontece eh a analogia doente nos faz perceber seesse desnível e essa hierarquia que existe no Cosmo mas não como uma hierarquia de tipo essencialista em que você tem uma espécie de eh formas eh rígidas e frias eh que são trazidas à existência então parece que o que o universo é uma espécie de eh pudel de de de de de peças de encaixe fixas não porque isso essa visão essencialista já é já já é distorcida
mas de seres mesmo ou seja o o o mundo tá fervilhando de seres seres em intensidade diferentes e e esse fervilhar de seres é a realidade eles estão aparecendo milhões de acidentes diante de mim a realidade é riquíssima é inesgotável não é que o universo é inesgotável essa sala é inesgotável nós jamais conseguiremos conhecê-la na sua totalidade ela transcende muito mais a nossa capacidade de conhecê-la então o universo está hierarquizado está eh não apenas hierarquizado mas porque eu posso ter uma hierarquia rígida né mas ele está todo ele como decorrência de uma fonte eterna que
é ela desz respeito ao próprio Deus é é é Deus essa fonte eterna todos os seres estão aqui fervilhando na medida em que receb intensidades diferentes o ser de Deus né da parte de Deus eu quero dizer e o exercem mesmo em primeira pessoa dentro da sua intensidade Isto é maravilhoso é um outro modo de encarar o mundo Ou seja a realidade verdadeira Não é esse mundo cementado que é produto do homem a realidade mesma ela é totalmente eh como eu poderia dizer divinamente irregular ela é viva a gente por exemplo né Esses dias eu
tava conversando com amigo sobre arquitetura que que é arquitetura moderna traços retos você vai uma igreja moderna aquela coisa reta você entra você fica frio né que que é arquitetura tradicional Por que a gente entra numa igreja gótica por exemplo e a gente a gente se sente bem porque a uma igreja gótica ela ela é um conjunto de grossas que elas são encimadas por grandíssimo expostos etc você parece que você entrou numa floresta ela imita a natureza ou por exemplo se você vai a Barcelona e vê as casas feitas pelo Galdi elas te relaxam você
entra ali você fica psicologicamente por qu porque o Galdi ele tudo para ele tem curvas tudo é cheio de curvas porque a natureza não é retilínea então você você entra Nossa mas por que que eu tô me sentindo M não tô entendendo porque que eu tô me sentindo bem a arquitetura te alevia da sensação de que você está andando por entre formas matemáticas entre formas perfeitas então a analogia do ente nos devolve o senso das proporções esse senso das proporções depois se revela em tudo por exemplo na moral eu eu os católicos de hoje em
dia os os católicos eh ditos conservadores eles estão se tornando muito doentes do ponto de vista da da moral tornou escrupuloso então eles não conseguem ver o senso das proporções ess vez uma menina mandou uma mensagem assim Padre eh eu eu fui colocar açúcar no café eu tinha uma formiga dentro do açúcar Então mas mes assim eu adocei e tomei o café só que era sexta-feira eu tinha me esquecido e é proibido comer carne formiga carne quer saber is é pecado grave mortal eu falei assim Querida vai no Psiquiatra né porque isso aqui já já
virou uma outra coisa não tem nada a ver mais com Teologia Moral né mas por as pessoas não sabem mais o Censo das proporções el não conseguem perceber o Censo das proporções e isso vai tornando Todo Mundo Doido quer dizer se a não que eu disse uma mentira isso é mesma coisa que matar uma pessoa né eh Pelo amor de Deus né as pessoas perdem essa capacidade de de ver as proporções você veja que o protestantismo é é é feito disso O os pastores protestantes ensinam Que Não Existe pecadinho pecadão Pecado não tem tamanho Uhum
ah tá pera aí escuta mas não é isso não é verdade quer dizer que se a sua mulher olhar para um homem e se ela te botar chifre tá indo com ido para cama Qual é a mesmíssima coisa é isso que o senhor quer dizer não não é isso que eu quero dizer então ele tá descrevendo algo que é contrário à percepção dele é se você pensar por exemplo eh mesmo a a teologia por exemplo calvinista né que ela tem muito a ver com a modernidade porque ela conversa com o determinismo mecanicista eh Que tem
fundo materialista então no fundo Deus decidiu tudo desde toda a eternidade quem vai pro céu quem vai pro inferno as minhas ações tá tudo determinado Deus ele é uma espécie de eh diretor de cinema ele fez um roteiro e tá todo mundo aqui obedecendo o roteiro sem Liberdade nenhuma a nossa liberdade ela é uma [Música] ficção só que isso não corresponde a minha experiência real quando eu vou para sei lá pizzaria um rodilo de pizza aí a pessoa fala assim ah tem uma pizza aqui Aqui no Brasil é o país que inventa pizza sabores de
pizza né Tem uma pizza de rabada e tem uma pizza de Marguerita o que que você quer ah eu acho que eu quero a Marguerita ou seja ele decidiu ele tomou uma decisão e fez uma escolha a experiência dela é dele é essa uma escolha livre mas ele diz ele confessa com a cabeça que aquela escolha não é livre Então esse descomp entre o que se diz o que se crê e a a a percepção real enlouquecedor Deus não pode fazer uma coisa dessa quer dizer que Deus nos enganou ele ele nos colocou aqui ninguém
é livre não existe Liberdade nenhuma e a única coisa que existe é que nós estamos aqui recitando um roteiro não é verdade não é verdade então a analogia doente nos devolve o senso das proporções e devolvendo-os o senso das proporções a analogia doente nos faz estar abertos à realidade veja qual é o problema dos sistemas eh materialistas de entendimento de compreensão é que eles pensam o seguinte é o sistema fechado né então eles tentam explicar o mundo a partir de uma premissa materialista então por exemplo Toda a realidade ela é resultado do processo evolutivo mas
como é que eu posso demonstrar que esse processo evolutivo resultou na minha autoconsciência da evolução porque se isso é assim a do momento em que eu tomo autoconsciência da evolução eu estou dando um passo evolutivo como é que eu demonstro a ligação de uma coisa com a outra eu não consigo demonstrar ou seja uma concepção fechada ela sempre permanecerá eh hostil a realidade eu sempre vou olhar pra realidade com desconfiança não as coisas não são como elas parecem né existe um negócio oculto aqui existe uma coisa escondida eu vou ficar isso é uma neurose Praticamente
em todos os contemporâneos se nós pensarmos né o Kant eh ele ele ele quis descobrir as estruturas a priori do conhecimento as as as as chamadas categorias cananas né as estruturas a priori do conhecimento depois veio o Hegel e quis eh descobrir o processo digamos assim oculto da da do desenvolvimento histórico as leis do desenvolvimento histórico e a partir daí Todo mundo começou a falar das coisas cultas né então eh o o Marx fala da luta de classes que é a estrutura ali que está por baixo de tudo a tensão de classe e as pessoas
explicam tudo a partir da da luta de classes então por exemplo ontem mesmo eu escutava um eh exegeta ateu ex teólogo Batista é era Batista ele dizend o seguinte que eh a a percepção de Deus ela é um resultado da percepção do do nosso descontrole sobre a realidade então Nós criamos a ideia de que existe Deus que a gente pode no fundo negociar com o a natureza que é incontrolável mas que aí depois surgiu o sistema político Então as classes políticas entenderam que o melhor modo de você dominar a classe dominada é você eh usar
a ideia de Deus você dominar a ideia de Deus você cria uma teologia que mantém todo mundo comportadinho para fazer aquilo que você quer muito bem se isso é assim quem é que está por trás do que você está dizendo porque você tá querendo você tá querendo exercer sobre mim um poder você quer invalidar Todas as minhas crenças em nome de certo pressupostos que que são inclusive bastante indemonstráveis em que sentido você não pode voltar lá você não pode conversar com aquelas pessoas você não pode saber se as coisas são como ele tá dizendo se
essa er a experiência real ele tá projetando um de certo modo uma uma uma um pressuposto que é moderno o de que a economia define a sociedade no passado quando as pessoas não estavam nem aí para esse assunto porque eu não tinha o sistema econômico no fundo eu tô querendo plantar para eu comer Tô evitando de Morrer para para amanhã né então vejam tudo isso nasce de uma concepção fechada da realidade agora o com o São Tomás nós temos uma uma uma uma uma percepção aberta da realidade porque eu sei que a minha inteligência inclusive
ela também analógica e ela também é participada ou seja ela é alimentada desde uma fonte que a transcende aliás eh a ideia da substância né da forma substancial ela ela me ajuda a compreender isso por o que que é o eu essa capacidade que eu tenho de dizer eu ela não é resultado como dizem os racionalistas da minha psique porque da minha capacidade psicológica porque eu não me lembro de todos os fatos da minha vida a minha unidade psicológica é mínima quer dizer eu sou o que aconteceu comigo transcende muito mais aquilo que eu consigo
lembrar ao mesmo tempo a minha unidade não está na minha matéria porque veja o que que tem a ver aquele molequinho de de que nasceu desse tamanhinho com esse com essa jamanta que está aqui diante de vocês não tem nada a ver todas as células mudaram não tem unidade material nenhuma praticamente da onde vem essa unidade essa unidade vem desse fundo que está por baixo de mim ou neste fundo que sou eu que está por baixo de tudo que é o meu eu é minha o meu eu substancial é aquilo que a gente chama de
forma substancial e da onde que vem isso é esse ente permanente sobre o qual acontece todas as alterações se eu se ele não foi aut gestado da onde vem isso só pode vir de uma fonte eterna só pode vir de Deus mesmo então vejam a a filosofia de São Tomás pela Via analógica demonstra como o meu ser é participado e ele é participado não apenas enquanto ideia mas como dizia Platão mas é participado enquanto atod deer o meu ato deer não nasceu de mim mesmo ele não é aut gestado mas eu o exerço realmente então
vejam toda essa noção de que eh eh o os filósofos contemporâneos às vezes eles não é que eles estão errados o o a filosofia está mal enfocada né então por exemplo existe de classe existe existe é um fenômeno real mas eu não posso fazer com que ele transcenda e para além daquilo que Ele é então por exemplo o todo o esforço do derd para mostrar que tudo no mundo é linguagem tudo é linguagem tudo é linguagem tudo é linguagem Qual que é o problema dessa da dessa dessa percepção do do soir e do derd o
problema é o seguinte que eles tem uma certa razão porque nada escapa do reino semântico pro ser humano nada nada nada nada tudo tem um significado tudo absolutamente tudo só que justamente porque tudo tem um significado Eu Não Posso Explicar tudo a partir disso eu não consigo sair disso para explicar isso desde fora eu consigo fazer isso porque a partir do momento que eu me distancio e digo Olha tudo tem um significado isso que eu tô falando também tem um significado então não consigo sair disso ou como eh o o o Foucault né ele compôs
a a chamada microfísica do Poder todas as relações são relações de poder ele tem uma certa razão só que justamente porque todas as relações incluem algo de poder se eu quiser enxergar tudo A partir dessa Matriz eu não consigo sair dela para enxergá-la desde fora então não tem jeito eu tô eu eu eu eu eu eu estou me enganando a filosofia de São Tomás ela coloca a nossa inteligência na Perspectiva correta e a perspectiva correta é a perspectiva do atod secer e a partir daí enxerga o resto do ato de ser analógico e por fim
um terceiro antídoto que nos dá a filosofia de São Tomás é o antídoto moral Em que sentido no sentido de eu perceber que eu estou em movimento e que esse movimento Visa um fim ou seja o o ser humano essa está na base da ética de Aristóteles mas é infinitamente aprimorado por São Tomás há uma diferença entre uma vida boa e uma vida não boa há uma diferença essa percepção nós não estamos em enganados em relação a essa percepção então por exemplo qualquer pessoa louva uma conduta honesta e repudia uma conduta desonesta por exemplo se
uma pessoa é desleal qualquer ser humano é capaz de execrar a deslealdade e glorificar a lealdade Por que que eu não estou errado por que eu não posso pensar como nietzche por exemplo ou como Robs em que eh Na verdade o grande objetivo é eu prevalecer sobre todos cust o que custar né não que o Robs defendesse isso Robs aliás tem aspectos muito muito bons no no modo dele pensar mas o o niet diz exatamente assim o homem sem moral é o homem poderoso é ele que realmente é o Superhomem ele não tem mais escrúpulos
ele não tem mais culpa ele faz aquilo que ele quer e o que ele quer prevalece sobre os demais por que que isso não consegue pegar porque vejam nós temos os freios Morais São o grande o grande o grande obstáculo né o o Marx por exemplo ele ele cria de maneira totalmente segura na cabeça dele que como os meios de produção estão nas mãos dos trabalhadores estão materialmente nas mãos dos trabalhadores e os trabalhadores são a maioria os trabalhadores iriam fazer a revolução de qualquer jeito porque os meos de produção estão nas mãos dele então
por exemplo né digamos assim você tem uma uma uma indústria automobilística quem é que está manejando as máquinas são os trabalhadores então ele acreditava que chegaria o momento que os trabalhadores estão ali eles são a maioria eles vão dizer agora essa fábrica é Nossa não é sua e no entanto isso não aconteceu Por que que isso não aconteceu porque existe dentro de nós a percepção de que eu estou caminhando para um fim eu eu tenho em mim uma certa proporção para esse fim e a noção de propriedade Ela está incutida na minha alma eu não
consigo atropelar do meu fim de quem eu sou não tem como você consegue fazer isso em alguns casos mas você não consegue fazer isso com a humanidade inteira Ou seja eu preciso eh ser profundamente indutivo em relação às coisas Morais eu não posso ser Aventureiro eu tenho que olhar para que deu certo eu tenho que enxergar a realidade tal como ela se apresenta diante de mim eu tenho que ver o ser humano tal como ele realmente é inclinado para o seu fim e esse é o modo de procedimento que caracteriza o homem Virtuoso eh e
o homem Virtuoso ele é flagrantemente melhor do que o homem não Virtuoso o homem Virtuoso é prudente ele Analisa todas as coisas ele Pondera o homem Virtuoso é justo ele tem o que é dele e dá o que é do outro o homem prudente eh porque é justo ele é veraz ele é honesto ele é Generoso etc o homem Virtuoso ele é corajoso ele tem convicções e ele diz as coisas com com a Fortaleza devida na hora necessária o homem Virtuoso ele é eh temperante ele não é um um animal Indomável do ponto de vista
do prazer seja o homem Virtuoso é alguém que aprende com as com as suas experiências que aprende com a experiência dos outros que procura entender o jeito melhor de viver ele sempre tá de olho né É exatamente o que diz o livro do Eclesiastes o homem sábio Ele ama a casa do luto mais do que a casa do Neonato porque o neon nascido Não viveu Então você não sabe o que que vai dar aquilo agora a pessoa que morreu a vida dela chegou a sua forma final Então ele pode olhar olha essa pessoa aqui é
um pai de família honesto tem a sua esposa que o ama seus filhos seus netos seus bisnetos tem toda uma olha que coisa bonita a vida dessa pessoa eu consigo ter um senso de totalidade o mesmo vale pra sociedade a política de é ele como é que ele escreveu ele escreveu lendo as constituições dos países que existiam no tempo dele ele ele pediu que conseguissem para ele a cópia de praticamente todas as constituições que haviam na época e ele foi estudando a história ele foi vendo como é que os povos se desenvolvem ele foi vendo
que existem coisas que dão certo coisas que não dão certo ou seja não tem uma fé absoluta no futuro uma fé Aventureira no futuro então eh a filosofia de São Tomás ela ela ela nos engancha na realidade e por causa disso eu não me torno um aventureiro do futuro eu tenho responsabilidade isso significa que eu não vou assimilar novidades Não mas é mais ou menos como o corpo humano o corpo Nós só estamos vivos por essa porque nós temos esses dois sistemas em nós pela pela pela nutrição nós assimilamos novidades mas pela digestão nós só
conservamos o que é bom e jogamos O que é fora o que o que é ruim fora então se eu tenho só digestão eu não me alimento de novidades Eu não tenho como ficar vivo mas também se eu só me alimentasse de novidades não tivesse sistema digestivo eu morreria então nós precisamos das duas coisas porém o que nos impede de ser Aventureiros e de sacrificar o presente em função de um futuro eventual Que Nós não sabemos o que será é justamente a percepção de que o futuro eu não conheço e o presente e o passado
sim e eu sei lidar com isso é esse Realismo Realismo porque eu gosto dos autores e o pessoal diz que o por exemplo Machado de Assis é é é realista é pessimista não ele não é pessimista é Realista e ele descreve as coisas com um Realismo muito Vivo e cru para que nós entendamos você lê por exemplo o conto da cartomante né que o o o fulaninho lá tá traindo tá tá tá ficando com a mulher de um de um amigo e ele vai se enganando achando que tá tudo certo recebe uma carta anônima aí
fica com medo aí é chamado pelo amigo aí Passa numa cartomante a cartomante fala tá tudo maravilhoso vai dar tudo certo tudo perfeito ele vai descrever naquela cena o homem voando quase de tanta leveza da confiança tal quando ele chega pá o cara dou um tiro e mata mata mata o o o protagonista que já tinha olhado e tinha visto a mulher morta do lado de dentro ou seja o que que o que o machado está dizendo com isso isso nunca deu certo não é com você que vai dar então essa fé irresponsável no futuro
esse otimismo boçal só vai te levar para o buraco meu filho você não tem um sistema de conservação eficiente de autodefesa portanto são apenas algumas ideias eh aqui eu não tenho a pretensão de esgotar o tema nem de ser né só algumas ideias que nos ajudam a perceber de um lado a loucura moderna de outro lado a sanidade da filosofia de São Tomás ja Aquino alguma dúvida tem pessoas participando ao vivo não sei se elas conseguem fazer perguntas alguém quer fazer pergunta pelo hum pessoal