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oi boa tarde a todos e pedimos desculpas pelo atraso vamos começar agora com um pouquinho já tá nosso ciclo de informação na nosso terceiro encontro então de hoje é o que é educação popular lembrar da gente que a gente está fazendo esse ciclo de formação com todos os voluntários de umas nós ele não ciclo voltado para os voluntários né o nosso objetivo é aprofundar os conhecimentos que a gente já tem é aprender um pouco mais e debater questões muito voltadas para o pré para a questão próprio demais nós por isso a gente vai ter hoje
como todos os sábados esse primeiro momento em que nós vamos ter a palestra né o professor carlos brandão hoje j marques também educador e depois a gente tem os nossos grupos de discussão que são essa parte fechada para o jogo vantagens do prédio que a gente faz a bater o que a gente discutiu né que a gente ouviu e lembrando né galera que é para vocês fazerem perguntas questionamentos provocações e a gente sempre tentando manter o tempo vamos trazer isso para os convidados e para começar hoje então eu chamo professor carlos brandão professor educador popular
é o nosso segundo convidado j marques e tendo alguns problemas técnicos para se logar né para se conectar por isso a gente ainda está esperando mas tudo dá certo ele também vai estar aqui hoje conosco mas agora então professor carlos brandão conseguindo bem-vindo ao nosso círculo de muito bem agora obrigado fernanda boa tarde a todas e todos imagine numa tarde de sábado mesmo em tempo de quarentena estão reunidas reunidos para esse encontro é uma alegria muito grande aí eu já não sei quantas vezes aqui no brasil fora do brasil e eu me reunir com pessoas
claro muito mais vivencialmente do que virtualmente é para falar sobre educação popular para dialogar com outras pessoas sobre educação popular mas cada vez que isso acontece principalmente agora nos anos 2000 2001 de 20 é a alegria é maior porque quando eu me lembro que nós começamos a trabalhar com isso a falar essas palavras no começo de 1960 é para vocês terem uma ideia paulo freire e aí a primeira equipe dele no nordeste é não chamado setor de extensão comunitária da então universidade do recife oi hoje federal de pernambuco 1960 2020 e eles estavam mesmo sendo
ainda até sem usar essa palavra educação popular o que foram as primeiras sementes imaginem um canteiro por terra pronta mas sem nada e de repente primeirinho e sementes são lançados entre 1960 e agora quantas outras é expressões ligadas à educação quantas teorias por exemplo o construtivismo e outras mais surgiram depois foram esquecidos não se fala mais o apenas se fala no curso por exemplo de história da educação por um pequeno grupo no reduto da ingestão de se mantém aquela tradição da educação popular tá aqui nos reunimos e só durante esse período de quarentena deve ser
a sétima oitava vez que eu me reúno com pessoas para falar sobre a educação popular ao vivo o presente e quanto mais com partido não só agora e eu atravessei com educação popular com paulo freire marcos arruda ernani maria fiori sendo exilados com companheiros mortos com companheiros presos torturados todo o período da ditadura 6482 bom então às vezes quando eu estou lidando com pessoas que trabalham com educação com as férias a portagens de educação educação campo muito por ibope muito rústico e me perguntou assim mas por que que há uma diferença entre a educação popular
e por exemplo a educação ambiental eu também escrevi livros sobre educação ambiental educação para a paz que vitamina livro sobre educação para a paz e educação em direitos humanos existem algumas diferenças mais alguma fundamental e ela não aparece nos livros ele omitido esquecido a educação popular ea educação que aqui no brasil depois na argentina no chile no uruguai no paraguai e outros países que viveram períodos terríveis ditadura como educação inscrita pensada de alugada e praticada entre pessoas presas torturadas e exiladas e até mortes por que eram praticantes da educação popular eu me lembro de tempos
e talvez seja melhor maneira de começar a compreender o que é a educação popular e que nós e o presente trabalhava no movimento de educação de base em que nós tá tocando o telefone aqui mas não ligue não em que nós e antigos livros exclusivos pedagogia do oprimido esconde a hora de paulo freire onde você conseguir um livro que eu escrevi muitos anos tá que ele espanhol educação popular e processo de conscientização é porque era o livros considerados subversivos proibidos compostos amar portas amor próprio paulo freire marcos a rio arruda um companheiro querido também 16
anos no exílio por isso uma abertura talvez um pouco dramática para lembrar essa enorme especificidade da educação popular por ser uma educação que não apenas é tentar se dirigir às pessoas do povo como tantas outras mas se colocar junto com o povo e assim o serviço e para quê que eu pude superar os indígenas quilombolas vocês que estão eu também nós todos juntos juntas que consigamos um dia criar esse outro mundo possível mais humano mais solidário mais inclusivo bom então é isso considere isso uma abertura vamos juntar um ser gente de repente refogar sem que
recomeçasse se existe uma coisa muito interessante na educação que talvez não haja em outros campos da atividade humana é que é muito polissêmica ela não só tem estruturas têm graus diferenciadores que vão da educação infantil até a pós-graduação não só tem as filosofias da educação desde a grécia antiga na que embasam a educação mas ela tenta milk chama aqui de vocações da educação abrir da exemplos a educação para paz educação ambiental educação em direitos humanos educação e feminismo educação quilombola não só pelos sujeitos a que ela se dirige preferencialmente mais em nome do que ela
é praticar ela é praticada então vamos tentar compreender o que é educação popular sem definir o que é pior maneira de buscar compreender bom e se você já tiver uma comunidade indígena a gente esse ano mami os guarani aqui do sol e vocês vão ver que mesmo independentemente de haver ou não na escola pública ali uma escola de educação indígena ali é uma educação e me chama tem outro por hoje os outro forma indo educação educação interna oi meninos indígenas meninos camponeses meninos que não bora as meninas às vezes não precisam da escola para aprender
e na sua comunidade com os pais com os mais velhos uma curandeira com velho artesão porque a gente poderia chamar os saberes essenciais daquele grupo daquela comunidade tanto assim de uma tribo yanomami uma comunidade quilombola uma comunidade camponesa das muitas que eu pesquisei por esse brasil uma bolsa os 17 18 anos um rapaz 18 e 19 estão prontos para casar responder por suas vidas e constituir uma família e viver em harmonicamente no interior daquela comunidade porque aprenderam com as pessoas e sem escola sem instituições em vivos os saberes os conhecimentos os imaginários os mitos as
tradições os costumes daquele grupo e não é uma educação popular no sentido que eu vou falar agora mas é uma educação e povos é uma indo é uma educação própria daquela comunidade daquele grupo social existe vou pensar um pouco em termos de momentos do brasil existem situações e momentos em que foram pensadas educações dirigidas não apenas as elites governantes e aos senhores aos filhos dos senhores primeiro colonizadores depois do brasil independente do próprio país o tempo que nós somos o império havia barões e conte para todo lado e mesmo em campinas hoje eu moro tem
várias ruas com nome de barão onde até onde fica unicamp barão geraldo de rezende mas houve um momento em que por exemplo é a igreja católica igreja católica inclusive às vezes até com o heroísmo de muitas pessoas se dedicava à educação dos indígenas que viu aquele filme a missão com tudo que a gente possa fazer de crítica no entretanto era uma gente cuja preocupação era não apenas educar alfabetizar é o filho do senhor outro professor ponto médicos mas se o outro o índio só que curiosamente na história do brasil isso era muito dividido por exemplo
a vim do ponto de vista de informática é muito mais interesse catequizar catequizar e oferecer conhecimentos que a gente poderia chamar de educação a indígenas do que os negros escravos que eram milhões e que eu invejo viverem lá nas florestas viviam redor do mundo dos brancos inclusive na casa dos brancos e me lembro que anos atrás eu tive uma aluna maria de lourdes que resolveu fazer com o tema de tese de doutorado o estudo sobre a educação dos escravos no brasil é nos tempos da escravidão sabe de uma coisa ela acabou desistindo porque não encontrou
um documento né suas várias pesquisas e com por cento documentos antigos indo é a bibliotecas e centros de documentação afinada a mesma coisa com relação aos camponeses aos homens do campo a minha mulher por exemplo tá falando lá na sala com o meu filho ela que nasceu e viveu até e para uma cidade maior uma pequenina cidade uns 500 habitantes no interior de goiás ela aprendeu a chamada as primeiras letras como a tia dela que tinha apenas metade de um curso primário e que numa sala com carteirinhas feitas pelo marido de restos de caixote improvisou
uma escolinha uma escolinha quem ganhou o grande romance uma romance escrito em língua portuguesa o grande sertão veredas a dizer que o riobaldo tatarana ano o personagem principal do romance primeiro aprende numa escolinha o professor depois ele mesmo antes de virar de avulso virar professor se não chegamos ainda na educação popular o melhor caminho das vezes compreender uma coisa é ao invés de partir dele chegar ele depois de uma longa viagem então vamos continuar nossa viagem no final do século e 18 no brasil era ainda é e na colônia começo você fazer nove as escolhas
públicas anota esse nome públicas começaram a ser criadas na europa da prússia na rocha na frança da inglaterra naqueles vários países no império austro-húngaro daquele então ela serve públicas no sentido de quero escolas patrocinadas e mantidas pelo governo pelo poder de estar ah e por uma primeira vez eles se destinavam a pessoas de polvo de povo principalmente em tempos em que houve com a revolução industrial uma fortíssima migração de camponês analfabeto para a cidade londres paris berlim e todas elas eu quero ver um públicas não eram populares públicos no sentido de que mantidas pelo povo
estendidas as mulheres que mantidas pelo poder estendidas um por mas cujo interesse era de uma maneira semelhante mas sem a mesma vocação religiosa era provocar uma certa conversão das pessoas que aprendiam primeiras letras firme nas contas e também princípios fundamentais do que entre aspas eu vou chamar de cidadania cidadania mas não com o interesse de promover essas pessoas que continuavam servos como na rússia operários as fere nível de miséria de pobreza camponeses quase passando fome servindo a rico e senhor e sobretudo migrando para cidade ele se ilustras em os ilustras hein e aí o que
bolso ditos reais da rainha da inglaterra ou então é da república na frança prontos a morrer pela pátria oi ou então quando essa educação chega inglaterra que está em plena explosão da revolução industrial seus filhos da classe média para cima sejam educados para ser os futuros engenheiros médicos professores como eu cientistas diplomatas e outros mais e que a massa do povo seja alfabetizada seja entre aspas civilizada para se tornar é a força de trabalho no campo principalmente na cidade então uma educação que é pública acho que não é popular a política então é uma primeira
compreensão agora do que que era seria educação pública e popular imagine a sociedade em que nós vivemos ele não vai ficar bem feitinho não como um triângulo olha aqui um triângulo aqui em baixo à parte do triângulo aqui um vértice e aqui o outro um triângulo equilátero tudo bem essa base quando você vai de sociedade civil a sociedade civil somos nós é você que tá me ouvindo não é a fernanda lacombe sou eu não é a gente da sociedade as pessoas da sociedade os seres humanos mulheres e homens os coletivos a partir das famílias os
núcleos familiares as comunidades associações os movimentos como o mst e nós somos a sociedade civil quando a nossa constituição está escrito que todo poder emana do povo e em nome do povo será exercido algo que os nossos governantes em geral lei mas ou não sabe o que é o imediatamente esquece esse povo é isso nos nós a sociedade civil que é a única esfera único chão do mundo social que tem uma razão de ser em si mesmo é hoje o grande show as francesco russo chamava isso de o povo soberano e esse vértice aqui eu
vou fazer com essa bom para ficar aqui desse lado não é esse aqui como chama de poder de estado deixa eu ver o reino federal governo estadual governo municipal e é nada mais nada menos do que uma dimensão da sociedade pois é o sincero mami felizes que só não precisam ter poder estar é tão rifa bosco de uma pro paulo francês chamado sociedade sem estado e nós temos o poder de estado possível pensar na sociedade começou a cidade complexas como a nossa sem poder testar só que se poder estado uma democracia plena ele não tem
o direito de se servir do povo seja da sociedade civil nos o constituímos quem é o presidente da república é nosso servo ele não era o senhor eu lembro de uma vez o tempo do lula ainda que eu tava fazendo uma palestra no lugar muito próximo é o palácio do congresso era um nexo e ela encontra os também sobre educação e eu me lembro que eu apontava na direção do andar de cima onde devia estar o lula e dizia aquele senhor que lá está que eu constituir para me servir durante quatro anos se chama luiz
inácio lula da silva e agora estão o outro que eu não constitue não é e não gostaria de ver aonde está senadores deputados prefeitos sobre o servos a cada quatro anos nós o povo soberano e os constituímos através do nosso bom às vezes voltamos errado às vezes voltamos um pouco melhor tanto assim que democracias onde realmente existe uma cidadania efetiva cada vez que o primeiro-ministro não se mostra confiável ele cai ele cai na desconfiança da sociedade civil e ele destituído forma se o novo cover e o que que problema é que em grande parte da
sociedade com as nossas aqui por exemplo os países da américa latina esse poder de estado não investe não apenas patrocinar educação mas produziu educação em nome ea serviço da sociedade civil produz uma educação a seu próprio favor para servir e fortalecer a ele o governo constituído mas com uma coisa pior e aqui vamos constituir o nosso triângulo agora com outro vértice e lá no tempo do buço século 18 não a viu que agora o mundo dele era assim o nosso mundo é assim porque nós vivemos o mundo em que há de mais da sociedade civil
e do poder público existe uma outra esfera que fecha o triângulo outro lado chamado poder do capital só os fera do mercado e não existe entre os índios yanomami não existe uma comunidade quilombola pode existir na cidade vizinha e não existia no tempo do russo mas existe agora e com mais essa esfera que mais do que eu poder estado só tem sentido enquanto me fere a nosso serviço ou seja para criar meios produzir produtos que vão de pão a computador que sirva sociedade civil ela se constitui uma esfera matriz da sociedade e ela começa a
se apresentar uma tela e nome da qual a produção de bens água é vida agro é pop você se lembra dos anúncios de televisão querendo nos convencer que não mais o camponês que meu mais aquele homem da enxada na mão que foi a comida no nosso prato baixo uma coisa abstrata chamada agro ou seja o agronegócio e o rabo negócio do capital cujo objetivo único é produzir louco ele é uma essência é básica na vida social quando lá na educação aqui na educação quando lá na universidade agora mesmo eu vou ter um encontro com ex-alunas
da unicamp quando nós nos queixamos da biquíni utilização da universidade produtivismo da universidade tem sido a grande polêmica inclusive anterior a esse governo escolheu nos está deteriorando tudo isso apressada mesmo acho que me chutando contra o que contra o universidade pública é porque emanada e patrocinada pelo estado eu sou pago pelo governo do estado de são paulo só professor de universidade estadual já foi pelo governo federal quando era professor da federal de goiás ou da unb e a educação assim como a saúde assim como a segurança pública assim como tudo mais que deveria ser exercida
em nome da única esfera de uma sociedade que tem sentido esse mesmo todo poder emana do povo e em seu nome será ezersiso ela em época de ditadura e atrás do nazismo do fascismo é o seria o estado eu te toco para que você seja um bom soldado e morra pela pátria e esse bosque até hoje até hoje mas hoje em dia cada vez mais esse estado está delegando ao agro é pop ao banco itaú ou bradesco as multinacionais não só em grande parte dos seus recursos e ele invade terras indígenas ele de floresta amazônia
ele cria embaraçosa uma reforma agrária ele boi cota movimentos como esse tendo que ele mal não foi nosso presidente falou que ele não é contra ele é muito luxo só que ele não responde por e ele apenas um cão de fila ele é apenas um serviçal do mundo empresarial no mundo empresarial o mundo empresarial que pode ser um o pedreste que pode ser uma bayern como é que pode ser inclusive uma tv globo é que invade todas as esferas da nossa vida muito bem e o que que educação popular e a educação pela qual paulo
freire foi preso e depois foi exilado durante 13 anos no brasil educação em nome da qual marcos arruda meu querido amigo há mais de 54 anos foi preso torturado quase morto e depois de gelado e é uma educação que criada é na sua face mais atual é com pedagogia do oprimido de paulo freire tanto que nós falamos educação popular de vocação freiriana a parti do seguinte princípio não é de uma sociedade civil se vivemos num mundo em que o lugar substantivo da vida o que é a base da sociedade o povo escrito na constituição e
do em nome dele de educação saúde sanidade segurança e tudo mais deve ser exercido e tudo que se constitui na esfera produtiva na esfera de poder só tem sentido enquanto servem essa base e mais do que isso se gosta de vivemos numa sociedade em que nessa sociedade civil nos vemos agora inclusive nessa pandemia uma imensa maioria da população é popular do duplo sentido popular enquanto povo o quanto o povo soberano a base da sociedade e popular enquanto a esfera da sociedade a classe social ou a pluralidade de classes sociais semente marginalizados postas à margem excluídas
com direitos mínimos a sua dignidade a sua vida não sou aqui no brasil no mundo inteiro há pouco tempo atrás eu via uma entrevista de um grande outro polo club livros trouxe até me espantei que eu não pensei que ele trocasse nesse tá sons e ele comentando a constituição francesa lá na frança é considerada por muitos a sociedade que tem a constituição mais aperfeiçoada e mais avançada e ele dizia a nossa constituição é uma beleza tal como ela foi feita no século 18 ela não precisa cuidar só que temos uma coisa lamentar todos os cidadãos
aqui habitantes tem os mesmos direitos só que cidadãos franceses de primeira classe têm mais direitos do que os outros cidadãos de segunda classe os franceses mais pobres os motoristas e o ônibus os carinhas na rua os camponeses operários e e esses ainda tem mais direito do que os que vivem aqui e que seria um cidadão de terceira clássico os negros imigrantes da áfrica é uma de muçulmanos vindos dos países árabes então teoricamente a todos e a todas se aplica teoricamente por igual os bichos princípios constitucionais é só que se você for negra ficando migrantes operário
francês o professor de universidade os teus direitos à saúde à educação à previdência liberdade consciente diferenciadamente aplicar e num país como o brasil pior eles são desigualmente aplicados bom então educação popular era se constitui quando se vê por exemplo o pedagogia do oprimido vou voltar lá no comecinho de paulo ela se eu ponho aqui ao que ocorre a chamada educação bancária ele vai usar esse nome educação para ficar olha aqui ó servindo é essa esfera e essa esfera o seu próprio poder e principalmente por isso não de bancária ao mundo do capital irritou lucas europa
pesquisa ele instrui até algumas escolas públicas são boas e hoje mesmo eu estive conversando com uma professora de escola pública em são paulo admirável a uma mulher que dedica uma vida é a educar a criança de preferia lá e taboão da serra é assim que condições e através de que projectos e propostas emanados de um lugar chamado secretaria de educação no caso estadual ou ministério da educação e quando uma educação dirigida homens do campo da educação do campo é uma educação que não apenas leva conhecimentos da cidade para o campo para transformar meninos e meninas
camponeses e obedientes produtores no campo ou na cidade dos interesses do capital e quanto que se educação popular levado ao campo vai ser uma educação que não apenas represente o mundo que essas pessoas vivem mais que querias condições através das quais as pessoas proposição educação bancária e educação rural tradicional se tornem conscientes do seu próprio saber se tornem pessoas críticas com relação ao mundo em que vivem e sejam capazes de transformar em segundo que vive se eu pudesse resumir eu não sei o médico não me deu nenhum sinal não sei se eu passei da hora
fernanda por favor se eu pudesse resumir princípios básicos da educação popular eu diria o meu educação dirigida a fazer com que pessoas meninas meninos jovens homens adultos mulheres homens do campo na cidade aprendam o seu próprio saber o piercing com a sua própria mente olá sejam os condutores do seu destino dia login com outros aquilo que aprendem sabe transforme através do que aprendem sabe diálogo e as suas próprias mentes e as suas próprias disposições está no mundo esse uno se organizem desde pequenas comunidades como talvez essas estão perdidas aí a voltas das nossas falhas e
para transformar o seu próprio muito que é grande questão que se coloca para nós e seguinte vamos nos suceder de quatro em quatro de cinco em cinco anos trocando os nossos governantes mas sendo da mesma maneira postos à margem principalmente com relação as pessoas do povo vamos reproduzir apenas modernizando por exemplo eu escrevi minha dissertação de mestrado com uma máquina de escrever escrevi de doutorado com a máquina de escrever elétrica e tenho escrito agora com computador tecnologicamente minha vida mudou muito e mais a substância do mundo em que eu vivo estrutura real de segunda que
eu vivo tupia melhorou eu diria adjetivamente por exemplo muito poucas mulheres no meu tempo de estudante ingressar na universidade sobretudo um curso como engenharia medicina negros então era tão raro que logo a tv globo correia para entrevistar um menino negro que conseguiu entrar no universidade hoje em dia temos problemas de educação do campo pedagogia da terra cotas raciais cotas ep 61 olá seja melhorias e vejo vocês nenhuma delas data de presente nenhuma delas de cima para baixo em uma delas saídas do congresso ou do palácio da alvorada todas elas fruto de anos e anos de
lutas e sindicatos e movimentos de professores de camponeses de pessoas da área da saúde de todas as esferas isso é apagado da nossa memória a principal virtude é do que eu chamaria aqui educação popular é que as mais diferentes maneiras mais diferentes que o gás eu quero tem criado grupos coletivos movimentos no campo na cidade entre indígenas e quilombolas entre mulheres entre homossexuais e levantou a cabeça e dizem não não é esse o mundo que nós criamos ele foi criado imposto sobre nós se somos todos ou por lei divina para quem crer o negócio a
constituição iguais e não apenas perante a lei e os sujeitos a felicidade a inclusão a liberdade a uma vida de qualidade é uma qualidade de vida seja estendidos a todas as pessoas é isso velho paulo freire querido amigo meu querido companheiro começou a pensar lá no recife 1960/61 depois no chile depois quando foi exilado para genebra mas trabalhou principalmente com exército colônias portuguesas percebi qe são tomé e príncipe guiné-bissau e depois voltou o brasil e retomou a luta com os bolos apoio dos movimentos corporais educação popular ela é basicamente educação vivida é praticada pelos mais
diferentes coletivos populares nas suas várias lutas e aquelas que precisa para os gregos que representa as mulheres que apresentam que o poderes que representa operários os sindicatos associações a nossa cut a minha a unicamp associação dos docentes da unicamp todas elas frentes de luta frente de enfrentamento é a e segundo injusto que justamente nesse momento desses anos e não apenas por conta da academia tem transformado esse país esse país tão maravilhoso como a gente tão maravilhosa no pandemônio academia vai embora oi e o pandemónio pega nos fazer com que ele também passe e seja esquecido
gente eu acho que eu já falei demais a fernanda educadamente fernanda querer você ela não falou nada tudo bem fernanda tudo certo ser muito achei muito do meu tempo e não professora que na verdade infelizmente não sou convidado que a biota teve algum problema com três conectar né é isso é muito difícil a internet está muito ruim eu acho que a sobrecarregada de uma forma geral a gente até acabando dificuldade de se comunicar com ele infelizmente ele não vai participar hoje então até por isso eu dei uma bem mais tempo para o senhor professor porque
eles acabou que sofram e eu dou eu tenho 80 anos paulo freire do rubem alves não miguel arroyo querido miguel arroyo vivo ainda e mais saudável até do que eu mas eu sou do tempo em que meia hora era o tempo que se usava para dizer bom dia pessoal deixa eu me apresentar se você dá o cara estranha o fernando eu não sei como é que a gente faz agora eu vi que horas são olha isso aqui jovem que horas então a gente stephanie meu suco continuar deve ter algumas perguntas eu gostaria de alugar o
ideal seria que as pessoas pudessem conversar também entre elas né que você por você tem professor como que a gente vai fazer eu vou projetar na tela então a gente está falando as perguntas vão aparecer na tela e aí a gente quer até o senhor consegue ler elas né e a gente vai respondendo e daí a gente então acho que vai tá mais 6:15 a gente pode ficar nas perguntas a gente inclusive lembrar o senhor que seu compromisso depois não isenta tenho compromisso algumas alunas linhas quanto é que você nasceu mesmo 9494 alunas minhas de
1990 nossa nos antes de você nascer eu já estava dentro da hora os moços que agora ela já com filhos na universidade vão se reunir para conversar comigo veja você fernando rapaz eu vou colocar professor a primeira pergunta deixa eu falar uma coisa eu precisava ir no banheiro hahaha de uma água também é quantos minutos cinco minutos e a gente vai passar para as perguntas e depois dos grupos de discussão tudo certo quem inclusive as pessoas vão pensando nas perguntas vão colocando aqui nos comentários uniforme um pouquinho de você você é estudante já formou o
que que você fez o quê que tá fazendo agora só para professora para todos que estão assistindo alarme essa governador estadual do pré né mas eu sou formada em letras na oi gente portuguesa e literatura olha aí letras clássicas você sabe olha aí você que fez isso você sabe que o paulo freire ele fez curso de direito não é senhor me abandonou logo depois semana vais a vocação dele sabe o que que era gramática portuguesa nossa sua vida dele professor pouco tempo trabalhando com gramática portuguesa a paixão do pau não era educação educação depois eu
tava contando a história do serviço de extensão comunitária porque foi que pintou mas de pelos o amor do paulo era língua portuguesa para casa desenvolveu o método de alfabetização né é o caminho para casa e lindo alfabetização de experiência com gramática portuguesa só que ninguém fala isso é feio quem sabe você ainda faz um trabalho sobre a importância do amor a língua portuguesa na apresentação do prêmio e paulo freire o seu trabalho bom não fui eu banheiro não vou tirar o centro daquela um pouquinho pessoal vamos fazer então esse intervalo de cinco minutos né infelizmente
o jt ver o nome é estético de não vai poder participar então a gente ficou só com a fala do professor carlos brandão vão pensando nessas perguntas vamos aproveitar esse intervalo também para beber uma água para pensar um pouquinho e aí a gente vai fazer vai seguir com as nossas perguntas até 6:15 6:20 e e vamos os grupos gente expulsão também e a gente vai retirar a tela então pessoal para dar esse intervalo mesmo é isso a nossa atividade vai continuar a gente ainda vai ter parte das perguntas tá bom então não sumam continuar aqui
com a gente e não é aproveitem esse pequeno intervalinho que a gente vai fazer um e a agora vocês estão escutando né agora sim né galera bom nós vamos retornando né antes disso antes de professor é só lembrar né que umas nós os professores os alunos né nós estamos participando de algumas campanhas de solidariedade durante a pandemia né uma delas inclusive a da frente cd de que o jogo mais norte uma das ele deixa fazendo parte assim como também campanhas em manguinhos comprinhas em nilópolis montanhas em caxias então se você é forte parte da sanidade
entre em contato com a coordenação mas em contato com os demais professores para ver como que você pode participar e aí vou trazer de volta o professor agora o professor vendas em volta tô te vendo fernanda que pena que você é carioca já estamos de volta fernando você é carioca também na verdade na verdade eu nasci em petrópolis mas eu moro no rio já muitos anos então assim petrópolis e agora eu sou carioca posso dizer eu nasci onde copacabana me ajudar nasci no posto dois e meio de dez anos lá morei 16 anos a gabi
sabe onde tenho dois irmãos morro tem uma floresta ela acabava o quintal da minha casa nossa aí eu queria ficar noivo de uma carioca e rompemos até por razões político-ideológicos e fui me casar com uma goiana essa que eu falei nossa tudo de goiás e aí foi para lá não casados até hoje você veja você parabéns professor e tem seis nos casamos nossa a gente serve professor dez perguntas a gente teve só uma que é da ana que é nossa coordenadora da turma de petrópolis sal também petrópolis eu vou colocar o senhor me disse você
consegue ler o marcos arruda fala sobre a socioeconomia solidária educação popular seria base de seu pensamento muito bem ana lúcia muito beijos o show pegar uma coisa aqui na espera aí espera aí é essa é o marcos arruda no cs ana lúcia conhece marcos arruda que é carioca foi doeu mora no maita e esteve preso e foi torturado até quase a morte sobreviveu e foi o mais longo exílio ficou 16 anos no exílio voltou no brasil e quase junto com paulo freire inclusive ele participou em genebra de um instituto criado pelo paulo e outros exilados
chamado ithaa um e inclusive marcos arruda trabalhou na áfrica junto com o paulo freire voltou ao brasil ele é dois anos mais moço que eu é um jovem que 78 anos e continua um batalhador como como foi no passado e o marcos é interessante que a graduação dele é em geologia depois e fez o mestrado em economia e depois ele fez o doutorado na federal fluminense com gaudêncio frigotto em educação educação e marcos arruda vila na rússia ele dividiu a tese dele enorme em dois volumes e três livros e não essenciais e muito pouco lido
seja o preço que esse país e justamente pela pergunta da ana lúcia tá aqui o volume 3 educação para uma economia do amor a educação da práxis e economia solidária e esse é o terceiro volume eu fiz inclusive é aqui é contra cava escrevi a contra-capa do livro do marcos arruda e justamente ana lúcia o marcos juntando com o economista com o educador ele é anos está envolvido com a economia solidária economia solidária no brasil gente é nós nós fazemos todo mundo link se o um elo entre educação popular e tudo aquilo que se criou
na américa latina que eu chamo de experiências emancipatórias nas várias áreas e ainda há fogo vir eu estive numa live com querido amigo e também já é avô o ivan vasconcelos primeira outro tipo interessante ele é médico que fez a pós graduação em pedagogia e ele é um dos responsáveis pelo enlace entre medicina popular e educação popular mesmo justamente no encontro trabalhando esse tema agora em tempos de pandemia então na verdade é eu eu quero aproveitar a colocação da ana lúcia a educação procurar sozinha isolada solta não é seria mais ou menos é lembrando a
a nossa querida fernanda formada em letras e o pegar um poema de cecília meireles e queria entender o poema toda através de uma linha apagar todos os assuntos eram aline pensa que aquilo é o poema era um dia muito comum cortar poemas pela metade pegar só um pedacinho o poema de só se compreende o seu todo a mesma coisa educação popular ele não pode esquecer que aí eu vou chegar lá na questão da economia solidária que a educação popular era um surgiu sozinha não brotou sozinha e só na pedagogia no começo dos anos 60 quando
tudo isso estava esse anunciando pipocando é bom eu fico imaginando uma fernanda lacombe que nasceu 92 se ela ainda se lembra de pessoas que um chico buarque de holan o tempo todo interno é gilberto gil jovens meninos de colégio quando eu tava na universidade e que começaram a criar uma música que inclusive obrigou alguns deles a um exílio é sei se lari você viu caetano chico que é uma música crítica música de protesto então na verdade é a educação popular nasceu mais ou menos engraçada com teatro do oprimido de augusto boal com cinema novo com
a poesia música de protesto com os movimentos sindicais no campo cujo movimentos sindicais na cidade inclusive aqueles que saíram o pt o lula até junto com paulo freire moacir gadotti e demerval saviani que eu escrevendo os documentos sobre educação para o pt e economia solidária e economia solidária ea teologia da libertação ea política da libertação e a investigação-ação participativa então na verdade quando você pensa como o guarda-chuva mais entanto aqueles enormes que deu para várias pessoas né se eu poderia dizer a educação popular ela está presente em todas as situações e que pessoas se encontram
dia logo procuro pensar de uma maneira crítica e criativa o mundo em que ela vivem e se organizam para mudar o alguma dimensão desse mundo a saúde e saneamento a questão ambiental a própria educação escola ou então todo da sociedade em todas as sociedades são paulo freire esse uma coisa muito sabe dizia nem todos os educadores são professores paulo freire educador e professor como eu sou o professor e o educador tanto que ele dizia ai dos professores que não são também educadores que você pode ser um médico se for de ser uma cantora você pode
ser uma professora de língua e literatura você pode ser o dentista aparecer o geólogo a e parte cima o link onde quer que esteja não apenas estuda e trabalha naquela sua área mas através dela tenta de alugar com as pessoas tenta se organizar criar coletivos você acabou de dar um exemplo estamos aí no processo de pandemia por dia cada um tá cuidando da sua própria vida aliás muitas pessoas estão preocupadas apenas com a sua própria vida né talvez eu agora preferência inclusive e veja tá aqui tá deitado nessa rede aqui olha a pessoa que eu
conheço que tem uma rede no escritório existe trabalho que eu ganhei no ceará deitado o romance de clarice lispector mas estou aqui igual com a fernanda tá igual como a lúcia não sei que outras pessoas o vídeo vocês frente a um coronavírus nós podemos estar única e exclusivamente preocupados com a nossa saúde podemos até pior e quantas pessoas estão desfazendo podemos querer ganhar dinheiro aproveitando as facilidades entre aspas abertas com essa pandemia e suas que estão aí roubando o que fosse promovendo politicamente às custas de sofrimento dos outros existem pessoas estão se organizando e eu
chamaria isso de uma experiência de economia solidária em vez de estar iniciando da sua economia e fica caçando fulbe e quem tá desempregado e quem vive na rua e quem é um alguém que não é da minha família que ele é do meu mundo próprio aqui de repente precisa de mim e deixa eu fazer alguma coisa deixa eu me organizar e cozinha economicamente fazer coletas juntar recursos constitui cestas básicas e distribuir para as pessoas umas não basta isso a gente não pode viver para promovendo é com o nosso trabalho a subsistência de outras pessoas precisamos
criar o mundo em que a economia solidária aquela em que pessoas se ajudam mutuamente através dos bens se transformam economia política ou seja que ela seja capaz de transformar nossa economia capitalista as marcos arruda tem escritos arrasadores excelente sobre isso numa economia de troca não não me economia de dinheiro e de bens e as pessoas mas uma economia entre pessoas através dos bens que são princípios da economia solidária tá bom assim análise é nascer de saúde infelizmente eu acho que a gente vai encerrando por aqui porque a gente ainda tem que fazer discussão nos grupos
depois pois é para tuas coisas primeiro sentem medo ele tem um site olá eu sou chorar de sítio e ir lá eu coloquei livros meus artigos é à disposição de quem queira então anota aí www e a partilha da vida tudo junto e a partilha da vida ponto com.br cê entra lá tô eu cercado de flores no jardim nilópolis livros de antropologia de educação e meio ambiente de poesia e assim por diante segunda coisa eu combinei com a fernanda lacombe o que você vai escrever eu já escreveu e eu vou te mandar em anexo alguns
escritos sobre educação cobrar são paulo freire que teriam a ver com essa nossa fala terceiro recado acabou de sair o que é educação meu velho livro de 1981 nossa mãe já pensou você aqui o enigma 9 edição daqui olha até uma índia lá do méxico onde eu morei na capa e eu vou mandar também o endereço de uma livraria livraria do brandão onde por internet tem uma amiga e aluna minha vendendo alguns livros mais novinhos as rosinhas então deixa eu dizer pra você isso é ótimo trabalho de grupo agora o melhor momento que são que
o brandão falou então tome como rascunho o rascunho o que importa é o que vocês vão começar de alugar agora e eu falei pra vocês vão dialogar vou trocar ideias e não importa de onde venham a educação popular tinha um princípio básico que vem lado pedagogia do oprimido em qualquer pessoa que quer que ela seja é autora única e repetível do seu próprio conhecimento e qualquer que seja o seu conhecimento ele é diferente de outros conhecimentos de outras pessoas mas não é desigual nós somos em nossas vidas e saberes diferentes mas não desiguais em ninguém
aí sabe menos do que eu sabe diferente de mim e é isso que vai muito beijo até outra que a gente me veja por aí o professor muito obrigada não é uma alegria te conhecer a combina lúcia de lacerda gonçalves também tem mais esteja por aí não sei quem que é mais um abraço e lá vou eu para outro alarme agora eu vou às vezes urnas um abraço jeito obrigada para pessoa olá pessoal a gente agora vai para os grupos que são os mesmos das outras vezes e que vão tá no nosso grupo geral do
whatsapp da formação né esse momento é sobre áreas de pré e a todos muito obrigado obrigado por estarem com a gente até agora obrigado por ter acompanhado e vamos seguir nesse caminho né que a gente já viu que já tem tanto tempo que foi feito por pessoas muito antes de nós e que a gente continua que fazendo cada educação e educação popular e aí
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