E aí, pega o seu café que hoje a gente vai falar do mínimo sobre finanças, tá? E é o mínimo mesmo. Não, não espere nada demais, mas eu tenho plena convicção que esse vídeo vai ser um divisor de águas na vida de muita gente.
Foi muito louco, né? Quando eu tava elaborando esse e essa essa ideia de vídeo, eu pensei: "Putz, que que eu vou falar? " Eu pensei, eu vou falar aquilo que eu queria ter ouvido antes.
Quando a gente fala sobre finanças, eu acho que abre um mar, mar de possibilidades. E diante disso, o meu objetivo aqui com você, principalmente, é setar a tua mentalidade para um caminho certo. E para você que caiu de para-quedas aqui, seja muito bem-vindo.
Meu nome é Lana Carolina, que a gente fala sobre desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional, pessoal e profissional. E se você não me acompanha nas redes sociais, me segue no insta @lanacarolina. Que todo santo dia eu posto minha rotina nos stories, que é a rotina de alguém que sonha muito grande e todos os dias tá se dedicando para chegar lá.
Então você vai ver um pouquinho de como é minha rotina, meu dia a dia, essa intimidade maior que às vezes aqui no YouTube a gente tenta ter, mas não dá para ter muito não, tá? Chega l de blá blá blá, chega de blá blá blá, vamos pro que importa, tá? O que minha mãe sempre me ensinou, o que a vida sempre me ensinou é que assim, o teu tempo, a tua energia, a tua capacidade cognitiva, o teu raciocínio são recursos limitados num sentido de não dá para fazer 1 milhão de coisas ao mesmo tempo, sabe?
Ah, não dá para ter dois corpos no mesmo lugar. Pois é, não dá para pensar sobre duas coisas ao mesmo tempo. Foco é muito importante e ou você tá focado em uma coisa ou tá focado em outra.
E é por isso que eu desde muito novinha, eu aceitei a ideia de que eu iria direcionar toda a minha energia intelectual, energia física, em produzir riqueza, em pensar em ideias que me dessem dinheiro, ao invés de ficar usando meu tempo para só pensar em como economizar. Mas calma, calma, não, não, não pega só aqui, tá? Hoje o que eu daria para você, pra gente começar assim já de lapada, há um equilíbrio muito saudável e que é muito bem-vindo.
Eu não quero que você passe uma vida inteira pensando em como não gastar dinheiro, em como economizar dinheiro. Eu quero que você passe uma vida inteira pensando em, cara, como eu posso produzir mais riqueza e produzir mais dinheiro? Não de uma forma bitolada, né?
Só que ao mesmo tempo eu quero que você busque muita inteligência e eu vou te entregar alguns caminhos aqui ao longo desse vídeo para você saber administrar bem os recursos financeiros que você já tem. Então, veja só, são duas habilidades ao mesmo tempo. A primeira é você ter ambição, você ter sonhos, você sempre sonhar alto e pensar assim: "Eu não vou limitar aquilo que eu quero, eu vou aumentar a minha capacidade produtiva de produzir riquezas, de ser um profissional raro no mercado, de ser alguém diferente.
Só que ao mesmo tempo você não vai perder a mão de administrar com muita sabedoria aquele dinheiro que você já tem, que já tá no seu bolso. Seja pouco ou seja muito, hoje não importa se na tua conta você tem R$ 200 ou se na tua conta você tem 200 milhões. Hoje não importa se por mês você ganha um salário mínimo ou se você ganha mais de 100.
000 por mês. A mentalidade é a mesma. Você vai produzir muita riqueza ao mesmo tempo em que você administra com sabedoria aquilo que você já tem.
Independente do momento de vida que você tá, começou a ganhar algum dinheiro, qual é o primeiro investimento que você vai fazer em tempo. Você vai comprar tempo. Você não vai comprar bens materiais.
Você não vai fazer nada que não seja relacionado a você ter mais tempo livre. O que eu diria ter mais tempo livre é o seguinte, tá? Vamos supor que você foi promovido, que você começou a juntar um dinheirozinho, só que na sua rotina você perde muito tempo tendo que cuidar da casa, que esse eu acho que é um exemplo bem universal.
É muito bom a gente ter uma casa cuidada e eu recomendo ter um ambiente cuidado, mas você precisa usar o seu tempo para aquilo que te dá retorno. E assim, ficar lavando louça, ficar tendo que fazer faxina, pendurar roupa, cara, isso é E eu sei que tem pessoas que me acompanham que hoje não tem a possibilidade financeira de contratar alguém. Então, veja bem, essa minha sugestão é para quem tá começando a acender de vida.
Ao invés de você comprar o carro no modelo do ano ou você comprar uma televisão nova ou você ir viajar, separe um dinheiro para pelo menos ter uma diarista. Separa o dinheiro para comprar uma máquina de lavar, porque você precisa ter tempo. Não somos todos nós que temos as mesmas 24 horas.
E absolutamente todas as pessoas que eu conheci de muito sucesso profissional e sucesso financeiro, elas não perdem tempo naquilo que não é a vaca leiteira delas. Então você vai ver pessoas contratando motoristas, diaristas, assessores, tudo que ela poder delegar, ela vai delegar. E eu sei que tem muitos empresários que acompanham o meu canal e na sua empresa com a sessão da internet, talvez você começou tudo sozinho igual a mim.
Eu editava meus vídeos, eu gravava meus vídeos, eu fazia minhas ths, eu fazia os meus, eu fazia tudo. De primeira você vai olhar e vai falar: "Caraca, mas se eu contratar alguém, eu vou ter que pagar essa pessoa por mês? " E daí você vai achar que você tá gastando dinheiro.
Só que existe um gasto oculto, que é aquele dinheiro que você deixa de ganhar porque você tá direcionando a sua energia em algo que não é atividade chave do teu negócio. Pensa eu, Luano, se até hoje eu tivesse gastando horas para editar um vídeo. Eu demorei muito para contratar um editor.
Isso é só um exemplo. E eu não quero que você fique apegado aos meus exemplos. Eu quero que você pense em como traduzir isso para a sua realidade.
Hoje, na sua realidade, às vezes comprar um carro é comprar um tempo. Ou só ter uma diarista, alguém que vá uma vez, duas vezes na semana para fazer aquele trabalho mais pesado de limpar banheiro, limpar janelas. Eu não sei, eu realmente eu não sei no seu negócio hoje, na sua vida, qual é a possibilidade, mas essa é a minha sugestão.
Segundo pilar, que eu diria que é um conhecimento mínimo para você que tá começando a pensar melhor sobre finanças em dinheiro, garanta qualidade de vida eh garanta saúde mental. antes de sair gastando a rodo com um monte de porcaria para impressionar um bando de gente que você nem conhece direito e querer acender socialmente de, ah, agora finalmente eu posso ir nesses restaurantes caros e sus, compre uma boa cama para dormir, compre uma boa cadeira para sentar, eh, vá atrás de, sei lá, às vezes você tá precisando fazer uma terapia, tempo de qualidade com quem você ama. antes de investir nessas outras tralharadas todas, porque pessoas que estão doentes mentalmente, sobrecarregadas, pessoas que estão cansadas, corpos físicos que não estão saudáveis, não produzem na sua máxima potência.
Se você não se alimenta direito, se você não tem uma musculatura de corpo que aguente o tranco, você não vai conseguir a longo prazo manter essa riqueza porque você vai estar doente. E olha que loucura. Hoje eu vejo milhares de pessoas que gastam dinheiro para ter um tênis de marca legal ou para frequentar lugares legais e estar não sei aonde e elas não gastam dinheiro para ir numa academia e elas não gastam dinheiro para ter um mínimo tempo ali na semana aonde elas vão estar com pessoas bacanas e um momento de qualidade, sabe?
você ir pegar um Airbnb com a sua família um final de semana e relaxar um pouco a cabeça. O que adianta você ser alguém forrado de dinheiro ou aloprado para fazer o máximo de dinheiro possível e você tá detonando a sua saúde física e a sua saúde mental? Vá no mercado e compre bons alimentos.
Não justifica você tá enchendo o teu corpo de porcaria só porque você tá buscando sucesso, porque a conta é muito alta a conta de um hospital, literalmente, tá? Literalmente um hospital é muito caro. E também porque se você tá doente numa cama, daí tá tudo no brejo.
Aí sim que você não vai conseguir fazer dinheiro nenhum e você vai est gastando dinheiro parado ali. Então essa segunda etapa é você pensar, cara, beleza, eu tô investindo no básico ali pra minha qualidade de vida. Quando eu falo do mínimo sobre finanças, é muito louco, né?
Porque talvez alguém aqui estaria pensando que eu, algum seguidor, né, de eu falar sobre investimentos. E de fato, eu acho que o mínimo do mínimo que eu poderia falar aqui para você, para não me comprometer e deixar isso para quem entende é: tira o seu dinheiro da poupança e coloca pelo menos um CDI, sabe? em qualquer coisa que seu dinheiro vai estar rendendo minimamente, mas não deixa o dinheiro parado porque tem inflação que corrói.
Só que aqui não é o meu terreno de expertise e eu deixo aí para vocês pesquisarem com outras pessoas, mas esse também é um mínimo do mínimo do mínimo do mínimo. É assim, não sabe, não fica com um dinheiro embaixo do teu colchão. Quando você tá fazendo um dinheirinho seu, se você não tem uma clareza de para onde você tá indo, você vai ficar muito em dúvida no que você deve gastar o seu dinheiro.
E quando você tem muito dinheiro disponível e muito, eu não tô falando nem de ter 20, R$ 30. 000, tá? Mas quando você já começa a ter um dinheirinho guardado, esse dinheiro é como se fosse um sinal verde.
Ah, eu tenho dinheiro. Então, antes que você faça a cagada de sair gastando de pouquinho em pouquinho, um iFood aqui, ai, uma coisinha ali na Séfora, um perfuminho, uma maquiagenzinha, uma roupinha nova, porque é assim, tá? Porque teu dinheiro desaparecer da tua conta sem você perceber.
Tem uma meta clara de onde você quer chegar. Ah, Luana, eu quero comprar uma casa. Ah, Luna, eu quero fazer uma baita viagem paraa Europa ou eu quero expandir a empresa, eu não sei.
Mas tem uma meta muito maior do que fazer com seu dinheiro. Não fica sem uma meta financeira, porque caso contrário vai ser muito fácil você justificar decisões impulsivas do presente, como por exemplo, ai, mas é claro que eu preciso comprar esse novo blazer aqui da Zara, porque é o meu posicionamento na internet. Nossa, esse aptrecho tecnológico, ele parece ser muito justificável.
Então, cuidado. Se você não tem essa meta, esse objetivo claro, um pouco maior de longo prazo, o teu dinheiro ele vai escorrer pelas suas mãos, porque você vai ficar gastando em coisinha, coisinha, coisinha. Então assim, faça um controle mensal de opa, quanto que eu tô gastando com iFood?
Quanto que eu tô gastando nessas brincadeiras de num cafezinho super faturado? Às vezes não tá na tua realidade hoje viver esse tipo de vida que você tá querendo viver. E eu vou, antes de terminar o meu vídeo, passar por esse pilar.
Por que diabos você quer viver um padrão de vida que ainda não é teu? Por que você quer impressionar pessoas que nem são amigos profundos ou pessoas queridas? Porque você quer se sentir pertencente a uma classe social antes da hora?
E até esse rolê de se sentir perticente a uma classe social, tipo assim, cara, tira isso da tua cabeça. Tem muita gente que nasceu com muita grana, que tem o pai que tem muita grana, que deu muita sorte na vida e tem muita grana. Você que fez o teu dinheirinho ali, ó, batalhado diariamente, vai tá cavando a tua própria cova de querer comprar bens materiais ou começar a frequentar certos lugares que ainda não fazem sentido pra tua realidade financeira, só para você se sentir pertencente.
É uma baita armadilha psicológica essa essa busca por validação externa. Você não precisa disso. Eu sei que atentador, ainda mais hoje com as redes sociais, tua vida virou uma vitrine, né?
Então assim, não basta só a roupa que eu saio. Agora as pessoas estão vendo o sofá que eu sento, o fogão que eu tenho, a panela que eu tenho. Cuidado com isso.
Não construa toda a tua validação em cima de bens materiais. Ah, mas olha só, eu tenho uma BMW, as pessoas vão me valorizar, Mas daqui 5 anos essa BMW vai est velha. E todo mundo vai olhar, é uma BMW velha.
E daí você gastou o pouco dinheiro que você tem para ancorar o teu valor num bem material que daqui um tempo vai perder o sentido. E se e se tirarem de você a tua identidade, ela vai escorrer pelas suas mãos, né? Porque, opa, se a minha identidade tá ancorada em tudo aquilo que eu tenho de bem material, o telefone da vez, o notebook da Apple, as joias e sei lá o quê, se te tiram isso, o que vira você?
Vira uma pessoa numa cama doente, deprimida, porque assim, né, é o que te sobra. Então, muito cuidado que é uma armadilha que hoje em dia tá assim, ó, facinho de qualquer um, eu, você pisar nela. Eu ando, eu falei, compartilhei nos stories com vocês esse tempo atrás, né, que eu ando muito, muito mais consciente de, opa, por que eu tô gastando meu dinheiro com isso aqui?
O que eu estou buscando de querer ter esse tênis dessa marca? Será que é porque eu gostei do tênis ou porque eu quero me sentir que, ah, não, eu tenho esse tênis porque pessoas com dinheiro t esse tênis e agora eu sou uma pessoa com dinheiro, eu quero mostrar que eu tenho com dinheiro. Não construa a tua identidade e o teu valor pessoal e não ancore em bens materiais, ancore em outros princípios, como por exemplo, o quão educado você é, seus valores, a tua inteligência.
Tenta ancorar em outras coisas e principalmente naquilo que você é com os outros. a tua simpatia, a tua educação, a o teu senso de justiça, a tua honestidade, que vai valer muito mais a pena. E antes de finalizar esse vídeo, a gente chegou numa num momento que a pessoa vai falar: "Tá, Luana, mas e aí como que eu faço dinheiro?
" Porque eu entendi, né? Como administrar, pensar sobre um dinheiro. E é por isso que eu vou te fazer a proposta de você entrar no stories para enriquecer, que lá dentro do meu treinamento eu ensino você a se posicionar da forma certa nos teus stories e ter uma comunicação que faça você vender sem parecer aquela pessoa desesperada.
Vender é só como se tivesse indicando alguma coisa para um amigo e aí você consegue se divulgar, divulgar suas habilidades, divulgar o serviço que você presta, divulgar o produto que você vende e daí você bota muito mais dinheiro no seu bolso. Porque é aquela história que eu defendo, né? Todo o conteúdo online ele faz rodar dinheiro.
Quando você posta que vai num restaurante, teus amigos olham o teu story vão naquele restaurante. Ou seja, o teu store movimentou dinheiro, só que foi pro bolso do dono restaurante, não pro teu bolso esse dinheiro. Então, se você quer aprender a movimentar dinheiro pro teu bolso, o link tá aqui embaixo do stories para enriquecer, que é assim que eu finalizo o vídeo com essa expectativa de que você vai clicar no link, fazer para entender como fazer muito dinheiro através dos seus stories.
Eu te encontro na próxima, é, no próximo vídeo da série, que a gente vai falar sobre o mínimo de redes sociais. Vai ser bem interessante, se eu fosse você, não perderia. E também se você não assistiu o anterior, assista que a gente falou o mínimo sobre desenvolvimento pessoal.
Eu acho que vai ser interessante.