Curso de Algoritmo Aula 01 Introdução

38.69k views2389 WordsCopy TextShare
Professor Edson Maia
O que é necessário para aprender a programar computadores, desenvolver apps, jogos? Lógica de Progra...
Video Transcript:
salve salve deves aqui quem fala Edson Maia Se o professor no curso de algoritmos e lógica de programação na hora de hoje nós vamos iniciar um novo curso uma nova série de vídeos aqui nessa plataforma e para que a gente possa começar é importante que você entenda o seguinte nós vamos começar um dos mais desafiadores estudos na área da Computação algoritmos computacionais lógica de programação é uma área que causa muitas dúvidas pra algumas pessoas só que é uma área aqui basicamente você pode aprender se você tiver bastante dedicação pensar logicamente não é difícil é que
é apenas Organização das ideias e definir claramente o que nós queremos e o que é necessário para você trabalhar com algoritmos e lógica de programação você tem que aprender que tá tudo problema pode existir uma muitas ou mesmo nenhuma solução o nosso foco é desenvolver soluções para problemas é mas devemos ter paciência e bastante perseverança se você não tiver paciência vai na força do Ódio mesmo e é fundamental tem vontade de aprender tá isso daí é essencial vontade de aprender curiosidade da educação Aceite o Desafio de aprender a desenvolver aplicações programas sócios jogos a programar
você tem que entender que a programação é baseada em lógica de programação a lógica utilizada para criar soluções que resolvam problemas é por meio dela que a gente estruturas ideias e a gente começa a escrever os programas computacionais escrever programas é o mesmo que desenvolver por isso Muitas pessoas não conhecidas como desenvolvedoras ou deves que vem développement é a palavra desenvolvimento em inglês ou deweloper quer desenvolver todo mesmo a programação é feita a partir da escrita de códigos Esses códigos eles são chamados de algoritmos é importante a gente escrever algoritmos então programar é o ato
de escrever algoritmos um algoritmo é uma sequência finita de passos que levam a execução de uma tarefa os programas são algoritmos inscritos usando uma linguagem de programação e existem basicamente dois tipos de algoritmos os algoritmos não computacionais que utilizam linguagem natural para poder resolver problemas do nosso dia a dia como como fazer uma receita de bolo ou como tomar banho ou como trocar um pneu e também Existem os algoritmos computacionais são aqueles que utilizam a sintaxe de uma linguagem computacional para resolver problemas computacionais as linguagens de programação são as mais diversas existem centenas de linguagem
de programação só que a gente pode agrupar elas basicamente em dois grupos o primeiro grupo seriam as linguagens de baixo nível são as linguagens de máquina elas usam muitas declarações e muitas instruções um exemplo de linguagem de programação de baixo nível da linguagem assembly existem também as linguagens de alto nível que vai ser principalmente o foco do que a gente vai trabalhar ao longo do nosso curso são linguagens utilizadas para expressar problemas e algoritmos elas usam menos declarações do que as de baixo e Existem várias linguagens de alto nível cê tem mais mágico fechar Pascal
Java PHP Python javscript dentre outros e as linguagens de baixo nível versus as linguagens de alto nível na linguagem de baixo nível o programador ele se preocupa com o tipo de hardware para o qual ele vai desenvolver já na linguagem de alto nível o programador se preocupa com abstração ele se concentra no problema e na resolução do mesmo a sintaxe da linguagem toda linguagem de programação possui uma sintáxi próprio sua mover aqui rapidinho assim táxi é a forma específica de escrita dos códigos de programação cada linguagem tem uma sim táxi que é um conjunto de
códigos e regras de escrita toda linguagem de programação possui a sua própria syntax abaixo nós temos os exemplos de como você escreve uma mensagem que é o hello world uma famosa mensagem que é utilizada para quem trabalha com programação que é o famoso olá mundo escrito em duas linguagens de programação diferente a esquerda nós temos ele escrito em Python e a direita nós temos ele escrito em ser observa em que a escrita em Python é feita em duas linhas de código basicamente EA escrita em linguagem C é inscrito basicamente em cerca de seis linhas e
é importante a gente dominar as técnicas de programação entender da lógica de programação e como escrever algoritmos só depois de que a gente deve se preocupar em aprender de fato uma ou mais linguagens de programação linguagens de máquina versus linguagem de usuário a linguagem de programação de alto nível é bem próxima da linguagem do usuário que a nossa língua falada né português ou inglês o espanhol mas ela é bem distante da linguagem de máquina porque a máquina seja o computador celular ou tablet os games eles trabalham com uma linguagem que a gente chama de código
binário para que a gente possa programar o computador a gente precisa converter a nossa linguagem de alto nível para uma linguagem de máquina quem faz isso basicamente é o compilador o compilador é um programa que converte a linguagem de alto nível para linguagem de baixo nível todo o programa escrito em linguagem de alto nível precisa ser compilado a dor possa executado quando eu falo aqui computador seria computador tablet smartphone e qualquer dispositivo que possa ser programar durante a compilação toda assim táxi à verificada se tiver algum erro o algoritmo não é compilado só que é
importante destacar para vocês o outro ponto mas linguagem de programação podem ser divididas em dois grupos elas podem ser linguagens compiladas ou seja aquelas que precisam de um compilador para gerar um código que pode ser executado e existem as linguagens que são chamadas de interpretadas que são linguagens muito comumente utilizadas para quem programa principalmente para web as técnicas ou paradigmas de programação Existem várias técnicas paradigmas o modo de programação o primeiro mais conhecido é o programação sequencial basicamente ela é feita através da execução de comandos ou rotinas em sequência e todo o algoritmo todo o
código independentemente do paradigma ele deve ter um começo meio e fim exemplos de linguagem de programação sequencial linguagens de scripts linguagens S Kelly programação estruturada também conhecida como procedural ou modular Ela é formada basicamente por sequências estruturas de decisão e estruturas de interação que é o mesmo que repetição elas usam sub-rotinas e funções existem vários exemplos de linguagem de programação estruturada o procedural responde da exemplo aqui do PHP que pode ser também procedural e o por quê uma outra linguagem de programação também temos também o paradigma conhecido ó ó é o orientado a objetos ele
utiliza classes objetos métodos e atributos Existem várias linguagens de programação que estão adequadas para o paradigma orientado a objetos ser mais mais fechar e Java Python e Java Script o próprio PHP que foi citado anteriormente existe também a forma de programação chamada programação funcional atualmente ela está sendo um pouco mais visada Existem várias linguagens de programação que são consideradas funcionais como escala elixir Haskell prolog dentre outros e agora o nosso foco principalmente vai ser prestar atenção em dois tipos de paradigmas que é o paradigma estruturado ou procedural que a base da programação e o paradigma
orientado a objetos no meu canal tem curso de PHP procedural um curso completo de PHP procedural e também tem um curso completo de PHP orientado a objetos Quem já tem conhecimento maior de programação já sabe essa parte base de programação de lógico pode acessar esses cursos que já tem lá todas as bases fundamentais para que você possa programar no PHP procedural ou pega P orientado a objeto só que ao focar na programação estruturada o procedural e na orientada a objetos a gente tem que prestar atenção Principalmente nesse ponto aqui a programação estruturada é formada por
três estruturas básicas sequências estruturas de decisão e estruturas de interação que é o que a gente vai aprender bastante ao longo de E aí e geralmente quando a gente começa a estudar lógica de programação geralmente a gente aprende a fazer algoritmos em sequências depois a gente aprende a trabalhar de forma estruturada ou procedural e mais para frente a gente aprende a trabalhar de modo orientado a objeto o conceito de lógica quem trabalha com programação precisa compreender o que é lógica lógica é a coerência de raciocínio de ideias uma sequência coerente regular e necessária de acontecimentos
o mesmo que coisa né e existem vários exemplos de lógica a gente tem a lógica que aplicada em conceitos matemáticos EA lógica que aplicada em conceitos que não são matematicos que seria o que a gente chamarei aqui de lógica relacional basicamente a lógica nos ajuda a chegar a conclusões com base em algumas informações é porque aprender lógica A lógica é fundamental para gente programar ela ajuda a gente a manter o foco nos conceitos não perdendo tempo com alguns detalhes e pormenores técnicos ela ajuda na compreensão e na resolução de problemas mas o que estudar na
lógica existem basicamente quatro focos que a gente deve trabalhar ao estudar lógica voltada para a lógica de programação primeiro lógica de relacionamentos ou lógica relacional segundo procedimento de decisão e decisão ou de escolha ou condicionais lógica matemática que é fundamental além disso a gente precisa também saber a respeito da tabela a verdade esse conceito gente vai aprofundar ao longo das próximas aulas e quando a gente fala de algoritmos a gente tem que aprender a escrever algoritmos a representar esses algoritmos e as formas mais comuns da gente representar algoritmos são duas através de pseudocódigo e seu
do código é literalmente seria código falso ele é o esboço do algoritmo é você escrever ele geralmente usando linguagem natural no caso a gente aqui escreve em português as pessoas de outros locais escreve em inglês em espanhol de acordo com a sua língua Nativa e normalmente ele é feito construções simples como início o ação procedimento e marcando lá o Finder a notícia do código existe um conjunto de palavras que a gente chama de palavras reservadas ou seja são palavras que são usadas para indicar o começo o fim do algoritmo são usadas para indicar ações ou
partes de comandos que a gente vai executar ao longo do nosso algoritmo outra forma de representar é através de fluxogramas é muito comum você encontrar fluxogramas para representar algoritmos em livros e é muito comum a gente também vê a respeito deles informações sobre isso quando a gente estuda o ML nos cursos técnicos e até mesmo nas universidades então é uma forma gráfica da gente representar os algoritmos só que o nosso foco do curso não vai ser representar algoritmos utilizando fluxogramas a gente vai focar principalmente a trabalhar com seu do código e também com algumas linguagens
de programação e como a gente escreve algoritmos para escrever algoritmos é importante que a gente relembra o conceito de algoritmo o algoritmo é uma sequência finita de Passos ou seja tem começo meio e fim esses Passos são necessários para que a gente possa executar ou seja fazer uma tarefa os passos ele não podem ser redundantes Ou subjetivos eles precisam ser claros e objetivos toda algoritmo possui palavras reservadas como início e fim para delimitar o seu Bloco de comandos aqui a gente tem um exemplo de um algoritmo simples que algoritmo usado para somar dois números observa
que tem a palavra reservada algoritmo tem o nome do algoritmo depois vem a palavra início depois do comando escreva o primeiro número o comando escreva segundo número o comando some o primeiro e o segundo número o comando escreva o resultado E o fim do algoritmo Observe que você tem aqui uma sequência de Passos e com uma linguagem bem clara e objetiva de tudo o que precisa ser feito para que a gente possa resolver o problema que é somar dois números Quais são as fases importantes quando a gente pensa na resolução de problemas informáticos ou computacionais
são três basicamente o primeiro a gente precisa analisar o problema entender o problema e tentar pensar nas soluções segunda a gente vai ter desenhar ou escrever o algoritmo pode ser através de rabiscos mesmo no papel pode ser através de anotações em bloco de notas ou até mesmo desenhos em aplicativos do celular ou do computador mesmo Ah e por fim a gente vai para codificar são aí a gente pode começar a escrever em cima do código de fato Ou mesmo escrever dentro de uma linguagem de programação caso a gente já esteja começando a trabalhar com a
linguagem especificamente e quais são as regras necessárias para que a gente possa resolver problemas do ponto de vista computacional primeiro Usar somente um verbo por frase nós vamos lá que os comandos era escreva some por exemplo a gente pode ter comando de como Leia clique e arraste Então você tem um verbo de ação por cada frase segundo quando você for resolver o desenvolver pense em fazer isso como se você fosse para alguém que não é da área da informática você tem que escrever com uma linguagem que seja clara sucinto use frases curtas e simples é
importante seu objetivo já viu falar sobre isso não usar palavras de sentido dúbio ou sentido duplo né que é duvidoso então esses são os 5 passos necessários para a resolução de problemas quando a gente for pensar em escrever qualquer tipo de algoritmo e daí Chegamos na Hora do Desafio hoje eu desafio vocês a se comprometerem em seguir uma trilha de estudos para poder aprender algoritmos e lógica de programação nos próximos vídeos a gente já vai começar a trabalhar com algumas ferramentas no computador e vou indicar também algumas ferramentas que vocês podem utilizar no celular no
tablet ou smartphone para que a gente possa de fato começar a escrever os nossos primeiros algoritmos E possamos aprender o que é necessário para poder compreender de fato o que é a lógica de programação e o que a gente precisa estudar para poder aprender a escrever programa de computador seja programas para sistemas operacionais seja programas para web seja programas para aplicativos móveis seja jogos ou qualquer outro tipo de aplicação não se esqueçam de curtir e compartilhar e assinar o canal salve deves até a próxima
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com