ARISTÓTELES E STO. TOMÁS DE AQUINO - Parte III | Metafísica #07

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Padre Françoá Costa
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e continuamos a nossa aula tentando entender a metafísica de aristóteles e de santo tomás sem dúvida alguma um filósofo moderno que entendeu muito bem isso foi o famoso etiene e geliston que nasceu em 1884 em paris e morreu em 1968 78 em allshare foi filósofo historiador da filosofia e um dos mais destacados autores da chamada neo escolástica no estudo de santo tomás de aquino certo suas obras são e tem muitas obras na verdade tem uma obra chamada la liberté cheia de kart e lá teologia de 1913 a liberdade em em de kart ea teologia tem
um sobre o tomismo no sentido de uma introdução ao sistema de santo tomás de aquino em 1919 tem um estudo de filosofia medieval 1921 né dois volumes sobre a filosofia do da idade média né tem um uma obra chamada redecard discurso do método texto e comentário e enfim eu poderia aqui se tá muitas obras desse autor é uma das a última obra de retirar injeção com e santo tomás de aquino comemora a lista enfim é face cima é muito vasto trabalho de se bom homem desse bom filósofo né e assim é foi também prêmio nobel
de foi nomeado para o prémio nobel de literatura além do mais escrevia muito bem né então nessa terceira nessa quarta ela eu vou me permitir comentar alguns textos do c e a essência dele uma obra dele né e e então praticamente é isso que nós vamos fazer nessa aula quem tivesse a edição que eu tenho na mão da paulus né que é do ano 2016 se quiser pode até acompanhar a partir da página 95 e começa assim gilson no capítulo 3 que trata sobre o c&a resistência as reflexões de santo tomás de aquino sobre a
natureza dos e estão ligadas a definição aristotélica da metafísica como ciência do ser enquanto ser portanto é dessa máxima que nós também devemos partir mas pode-se entender lá em dois sentidos diferentes e no primeiro sentido ela significa a ciência daquilo que você é e das propriedades que ele pertencem enquanto tal vocês estão vendo aqui um primeiro significado da ciência metafísica né ciência daquilo que você é é e das propriedades que lhe pertencem enquanto tal e nós veremos o futuro que as propriedades dos e né que são os transcendentais no fundo são os transcendentais do c
é o mais próprio dos e inclusive se convergem né se convergem um no outro depois gersson é fala também e não segundo o sentido a definição aristotélica da metafísica significa essa ciência que tem por objetivo a classe dos seres que merecem por excelência o título de seres porque são no cent e do termo quer dizer entre eu vou continuar lendo um pouquinho mais tá entre as ciências teoréticas como a matemática ea física encontra-se uma com os objetos não está de modo nenhum engajado na matéria nem submetido ao c é a ciência dessas formas separadas imóveis
causas eternas de todo devir que são chamados de primeiros motores como sempre a metafísica estava fundamento de tudo né como já foi explicado em outras áreas em outras áreas em outras aulas queria dizer tá bom o comentador de aristóteles aqui vem o ponto mais importante a partir do qual eu subiria né comentador de aristóteles e santo tomás de aquino viram aqui aparece a maravilha de santo tomás de aquino comentando o santo tampa comentando aristóteles comentador de aristóteles e santo tomás de aquino encontrou sucessivamente todas essas teses e se esforçou para introduzir nelas um pouco de
ordem ordem ou se assim preferirmos strass delas a ordem latente a metafísica ele declara é a ciência suprema porque tem como objeto o supremamente inteligível que é o ser comum em comum e já expliquei para vocês que é para tomás de aquino uma ciência tanto mais alta é o quanto mais nobre é o seu objeto de estudo então em filosofia e solitária metafísica e a teologia enquanto tá o toda ela é uma ciência nobilíssima acima de todas as demais ciências irá tomás de aquino no início da soma de teologia por quê porque o objeto da
teologia a deus né outra coisa pessoal tão falando aqui de aristóteles e tomás de aquino e tem um citado muito eu tenho citado razoavelmente a suma de teologia né eu queria animá-los a ler né não sei se vocês sabiam que os dominicanos houve um tempo não sei se ainda é para ti com isso mas houve um tempo é sabido que o dominicano lia em um artigo da soma de teologia por dia e se ouvir falar né não entendo muito as normativas dominicanas mas eu vi fala isso sendo verdade ou não né não sou historiador não
vou atrás dessas coisas mas sem dúvida alguma e é quem sabe se eu poderia inspirar a nossa maneira de estudar a soma de teologia pessoalmente eu fiz isso durante vários anos e pude ler muito da soma de teologia fazendo apenas um artigo por dia né você sabe que muitas vezes na nossa vida o mais importante não é fazer muitas coisas né mas fazer é as mesmas coisas todos os dias e com perseverança a gente consegue muito no final de um artigo outro artigo e assim sucessivamente quem sabe dentro de alguns anos sem dúvida alguma terminara
poleiro por le toda a soma de teologia e continua etienne gilson é mas quais são as características do supremamente inteligível o maxime intelligible pode ser considerado inicialmente do ponto de vista da ordem a ser seguida na aquisição do conhecimento hora conhecer é conhecer pelas causas e o mais inteligível é então o conjunto das causas primeiras pelo conhecimento das quaes se chega aquele de todo o mais a metafísica assim entendida e apresenta então como a ciência das primeiras causas de tudo o que é e o max mãe dele dib né pode ser em seguida considerado do
ponto de vista de sua intelectualidade mas quanto mais intelectual é um conhecimento mais inteligível ele é um hora um conhecimento é tanto mais intelectual quanto menos sensível e consequentemente quanto mais abstrato ou mais universal a entender mais uma vez por quê que a metafísica é uma ciência que está acima de todas as outras justamente porque é é menos sensível né quer dizer você conhecer a estrutura do átomo é muito interessante mas conhecer aquilo que está por trás do átomo só não se ainda mais intelectual porque como diz a palavra né o intelectual é a coisa
intelectual se caracteriza pela sua não sensibilidade vocês sabem que em tomás de aquino e a a gente conhece né pegando as a a partir dos sentidos é os nossos cinco sentidos eles pegam as coisas que estão por aí né formam como que um fantasma e nessa expressão medieval que se utiliza né abstraindo através dos cinco sentidos né a nossa mente forma como que um pequeno fantasma sobre aquela coisa e o intelecto a gente ilumina aquela coisa então se dá o conceito né ou a coisa conhecida vou dar um exemplo mais prático né esse livro por
exemplo que eu estou comentando aqui agora algumas passagens eu olho para ele aí eu posso fechar o olho agora nesse exato momento dentro da minha cabeça tem um pequeno livro né feito pelos sentidos externos que se transformou então não pequeno fantasma do livro real que está fora de mim então meu intelecto ai o meu intelecto agente ilumina esse fantasma então eu puxa vida um livro então chega ao conceito daquilo que é um livro né então essa é mais ou menos a má bom então conhecimento quando a pessoa chega a conhecer o livro ele não tá
conhecendo este livro que eu que eu estou lendo aqui na sua materialidade mas ele está conhecendo este livro que está aqui na sua imaterialidade ou seja nós temos a forma do livro na mente né bom então o conhecimento é intelectual o conhecimento é está além do sensível ainda que abstrai do sensível está lendo sensível por isso tomás de aquino diz um conhecimento perdão fm deles são diz o conhecimento é tanto mais intelectual quanto menos sensível à ciência mais intelectual versará então sobre os princípios mais universais ou seja os e você como sobre as propriedades do
ser enquanto tal como o uno eo múltiplo ou a potência e o ato o fim pode-se considerar o maxime inteligibilidade do ponto de vista da inteligibilidade do seu objeto assim entendida a ciência primeira será a ciência do primeiro inteligível a ciência por excelência será a ciência do inteligível por excelência que hora o que há de mais inteligível é o que há de mais separado da matéria ou seja deus e as inteligências separadas que deu max intelligible que toma o quê que se está comentando aqui o tempo todo pegando de aristóteles e de santo tomás é
deus né portanto o conhecimento mais intelectual é o conhecimento de deus que seria a metafísica 36 lembram né ontologia e nos teologia teologia natural as três partes da metafísica certo muito bem então vamos pegar um outro texto aqui que vai nos ajudar muito a continuar entendendo esses conceitos metafísicos iniciais e diz fng só na página 99 não temos nenhuma exposição do conjunto daquilo que teria sido uma filosofia tomista redigida pelo próprio santo tomás mas as 13 mestras se encontram espalhadas em seus escritos teológicos porque como vocês sabem tomás de aquino para tomar já que na
filosofia muito importante especialmente a filosofia de aristóteles mas ele coloca tudo isso a serviço da divina revelação eu nunca mais aqui né principalmente o teólogo né mas como vocês sabem não existe bom teólogo se ele não é um bom filósofo né então por isso eu tô mais aqui não coloca tudo toda essa sua capacidade de pensar filosófica a serviço da revelação e da teologia bom então as 13 mestras filosóficas de tomás de aquino estão espalhadas é nos seus escritos teológicos aí daqui é certa ele tem opúsculos filosóficos tem obras filosóficas né e o interesse excepcional
que a observação de delas oferece se deve precisamente ao fato de que nela sempre se pode descer rir sem hesitação possível que interesse teológico é provocou tal progresso filosófico em particular em contrapartida como são tomás talvez não nos apresente seu pensamento filosófico útil você não em função dos problemas teológicos de gilson dos quais ele trata terminamos por nem sempre encontrar esse pensamento desenvolvido plenamente por si mesmo e por não sermos capazes de prever os e não raramente sobretudo no início de uma investigação na qual se falará dele e no caso em pauta não é no
início de seu comentário sobre a metafísica de aristóteles que são tomás santo tomás oferecem todo o seu pensamento sobre a natureza e o objeto desta ciência mas no livro 3 capítulo 25 do contra gentiles isto é da suma contra os gentios então ficar inclusive e essa biografia bibliografia da da com essa dica que pô eu tenho gilson summa contra gentiles no gentil no livro 3 capítulo 25 em que ele se empenha em estabelecer que o fim de toda a substância intelectual é conhecer a deus a metafísica é uma ciência assim como vocês já sabem é
para já para aristóteles a metafísica era teologia né realmente a porque o mundo moderno por que que a filosofia moderna tentou tanto retirar a metafísica da filosofia porque a metafísica por sua abertura essencial aos e ela ela chega ao ser maxime imperdible e portanto a filosofia moderna às vezes tão aversa a deus né e é justamente pela sua versão a deus deixa de ser tão moderna como ela pensa né fica muito antiquada é porque porque não está de acordo com aquilo que é que é real né a nós não para de acordo com aquilo que
é real e tá filosofia moderna na sua em alguns autores né a filosofia moderna em alguns autores é com essa aversão ao tema deus logicamente não quer metafísica e por isso se comentou tantas vezes que a filosofia moderna seria a derrubada da metafísica seria a digamos assim um ataque a metafísica e de fato ataque é né só que eles pensam que eles derrubaram a metafísica e no entanto não conseguir eu nem pensar se de alguma maneira se eles não existissem né e esse não entender se não partissem de algumas coisas para conseguir pensar nem que
seja errado então assim é o fim de toda a substância intelectual e conhecer a deus mas daqui é uma tese filosófica em o fim de toda a substância intelectual conhecer a deus é porque o homem o ser humano se realiza nos seus atos de conhecer e de amar né é o que nos diferencia dos animais nós somos animais racionais né a racionalidade é justamente se manifesta justamente e na nossa capacidade de conhecimento e de amor é o objeto da inteligência é a verdade e o objeto da vontade é o amor é justamente nessas duas operações
intelectuais a saber conhecer e amar é onde nós tocamos aquilo que é mais específico nosso quem é é porque corpo os animais tem também né agora a racionalidade do corpo que depois vai ser inclusive um tema interessantíssimo para a famosa teologia do corpo que vocês conhecem a racionalidade do corpo é racionalidade do corpo justamente porque o ser humano é é uma realidade completa corpo e alma e ao ser alma espiritual tem essas duas faculdade de conhecer dia marca e diferenciam de todos os demais animais e portanto faz com que o corpo do homem seja razoável
né seja tenha essa razoabilidade própria na que nos faz depois até pensar na dignidade do corpo humano né na e uma teologia do corpo em geral então e por quê porque a substância espiritual a substância intelectual o seu fim é conhecer a deus pessoal existe a substância meramente espiritual que são os anjos que nós vamos tratar aqui de jeito nenhum existe a substância intelectual o que também somos nós né só que a gente tem que considerar a realidade corporal também nós né mas enfim o importante é que tendo a realidade corporal não simplesmente tendo mais
sendo uma realidade corporal é nós somos uma substância intelectual e portanto o fim de toda a substância entrar conhecer e amar a deus e isso é filosófico quer dizer pelo fato de eu ter duas capacidades intelectuais e o hábito intelectual meu está em conhecer oi e ele acesso mais esse hábito intelectual ao conhecer a coisa mais intelectual que se separada da matéria né então a por isso a substância intelectual ela encontra o seu fim no conhecimento das realidades espirituais encontra o seu filho último no conhecimento da realidade mais espiritual seja o max miller intelligible que
a deus que é os e o ipc-s subsistem já que eles e que subsiste por si mesmo uma vez que eu por exemplo não subsisto por mesmo eu recebo meu ser de deus então eu tenho eu sou um ser participado e eu não sou desisto por mim mesmo deus subsistem por si mesmo ele não é um cê participar então ele é o maximo intelligible é o máximo inteligível porque sendo o subsistente por si mesmo é o cê né e essa realidade profundamente espiritual é a esta realidade o profundamente espiritual profundamente inteligível e intelectual está chamada
a nossa capacidade intelectual para conhecer e amar é impressionante essa queda por isso vocês deverão entender a objeção que algumas filosofias modernas têm contra a metafísica porque na sua abertura aos e a metafísica encontra-se com deus né é bom então eu queria comentar mais uma coisinha aqui né é sobre essa sobre é sobre a summa contra gentiles né que nós estamos aqui comentando na verdade é apenas o enunciado do problema basta para fazer compreender com que espírito santo tomás julgar a esse conflito entre duas concepções possíveis da metafísica e qual será a sua sentença sentença
há mais ou mais fácil mas o mais fácil é deixá-lo se explicar então aqui gilson é coloca um texto de santo tomás de aquino vou ler santo tomás de aquino agora tá aquilo que não se deve amar senão em virtude de outra coisa em vista daquilo que não se deve a massa e não por si só com você já gestando tomás de aquino com a sua clareza mental é é tão clara é tão simples que perturba a nossa maneira de dia entender né a gente acaba não entendendo um pensamento tão simples né vôlei de novo
e ainda que não se deve amar a ainda que não se deve amar senão em virtude de outra coisa e em vista daquilo que não se deve amar se não por si e o efeito não se pode ir ao infinito no desejo da natureza de outro modo o desejo da natureza seria frustrado já que é impossível superar o infinito hora todas as ciências artes e atividades práticas não devem ser amada senão em virtude de outra coisa pois nelas o fim não é saber mas operar e ao contrário as ciências especulativas devem ser amadas por si
mesmas incluam a metafísica e vista que seu visto que seu fim é o próprio saber e que não se encontra nas coisas humanas nenhuma ação que não esteja ordenada algum outro fim salvo a consideração especulativa isso permanece verdadeiro inclusive quanto aos jogos que parecem não visar nenhum fim pois tem no entanto em que eles convém já que é graças a eles nosso espírito se entretêm por assim dizer e nos sentimos em seguida mais fortes para retomar nossos estudos que humanidade tomás de aquino né então de vez em quando é preciso jogar um pouco fazer um
pouco de esporte né para depois retomar aos nossos estudos e de outro modo se precisar temos amar o jogo por si mesmo seria preciso jogar sempre o que não se faz portanto as artes práticas se ordenam as artes especulativas e semelhantemente toda a operação humana se ordena a especulação intelectual como a seu fim aqui entra aquela famosa expressão de que a filosofia não serve para nada a filosofia inútil né porque é uma realidade profundamente especulativa intelectual com tanta filosofia não serve a filosofia pelo menos como filosofia primeira que a metafísica ela não serve tá bom
só você falar de ética né a ética filosófica pode servir não é para orientar a vida dos homens né nesse sentido a gente pode falar disso é certa utilidade mas a filosofia primeira que a metafísica no serve para na e não é útil para nada né digamos assim não se busca a utilidade ao estudar metaphysik tá essa pergunta para que que isso me serve né não faça essa pergunta que se trata de desfrutar antes de entrar no mundo dos e de ter essa capacidade especulativa de procurar entender as coisas né de procurar entender o porquê
de procurar entender o para que do que que as coisas estão constituídas na sua essência mais profunda né do que que as coisas dependem na sua essência mais profunda é a ciência dos e é a ciência da contemplação onde não se visão prático se visa o gáudio especulativo né o gaudí especulativa a hora todas as vezes que ciências e artes são ordenadas o fio último cabe a arte ou a ciência arquitetônica cujas prescrições prescrições se impõe às outras por exemplo a arte da pilotagem da qual depende o fim do navio que é o uso que
dele se faz é uma arte arquitetônica cujas prescrições se impõe a arte de construir embarcações e e não é também a relação da filosofia primeira com as outras ciências especulativas com efeito todas as outras dependem dela da metafísica nisto que dela recebem seus princípios e diretivas contra aqueles que negam os seus princípios e por sua vez essa filosofia primeira está ela mesma completamente ordenada ao conhecimento de deus como a seu fim último do de seu nome de ciência divina logo o conhecimento de deus é o fim último de todos os conhecimentos e de todas as
operações do homem creio que essa altura a gente pode já entender o enunciado inicial de tomás de aquino nesse texto não se deve amar senão em virtude de outra coisa o perdão repita aquilo que não se deve amar você não em virtude de outra coisa em vista daquilo que não se deve a márcia não possuir ou seja em vista da metafísica e se a gente for mais longe em vista da teologia se a gente for mais longe em vista do conhecimento de deus porque a gente vê acima da ciência metáfise tá então eu tratei mais
o tema geral da metafísica nessa aula de tomás de aquino e utilizando sempre aristóteles nesse caso e na próxima aula nós vamos continuar com alguns outros aspectos ainda dessa relação aristóteles e tomás de aquino tá bom até a próxima se deus quiser
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