Literatura - Gregório de Matos

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Para saber mais sobre o cursinho pré-vestibular mais forte e completo para o Enem e principais vesti...
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[Música] olá a todos sejam bem vindos a mais uma vídeo-aula do hexagonal laine eu sou professor lucas liberty e essa é mais uma aula de literatura aula 3 vamos falar de gregório de matos pra você que sofrem então chegou a hora de sorrir aqui a literatura um dos poetas mais importantes da nossa literatura não por acaso é o primeiro grande poeta na literatura brasileira está certo vamos falar de gregório de matos e claro pra entender legal de matas é importante a gente entender em que época que ele escreveu né o gregório então ele está é
um dos principais representantes junto com o padre antónio vieira do barroco na vale lembrar que o barroco é a primeira escola literária brasileira o início da nossa literatura se da lahuc intimismo na carta de pero vaz de caminha mas ali a gente não marcou na escola literária em sim então o primeiro primeira escola brasileira é o barroco tal que antes é o marco inicial não configura se estatisticamente como uma escola literária que o barroco enfim nossa primeira escola literária é nosso primeiro grande poeta e tá bom então barroco claro acho que vale a pena lembrar
algumas coisas é o barroco é fruto de uma conseqüência de um do que era medieval e depois renascentista portanto o mundo medieval até o centro e com o mundo renascentista antropocêntrico eo barroco no fim das contas está diretamente ligado a alguns contextos tanto na europa quanto no brasil na europa está marcada a questão da reforma protestante depois a contra reforma católica que vai no fim das contas esses embates todos de caráter religioso vão trazer um homem que fica dividido é um homem que fica entre a razão ea emoção né entre a fé ea razão entre
o canal espiritual e na verdade esse movimento essa sensação de movimento intenso do barroco vai sempre trazer uma espécie de angústia existencial o medo enfim o barroco trabalha muito com a idéia de contradição os paradoxos enfim nesse contexto pensando quê né a barroco de alguma forma se desenvolve na europa em função dessas perspectivas históricas apontar nessas disputas de poder as questões religiosas trazendo o tema sacro como um fundamento que havia sido de alguma forma redirecionado no renascimento então é de um lado o renascentista trazia as perspectivas mitológicas politeístas ao mesmo tempo que o mecenato da
igreja trazia o tema saco mas com a forma digamos nacionalista no caso do barroco nós temos um fundamento diretamente ligado às questões religiosas sacras católicas uma tentativa de retomada do poder católico né e o brasil é interessante que ele aparece aqui como um espaço do desenvolvimento da fé católica uma vez que há o catolicismo na europa está perdendo força as colônias passam ser um espaço de exploração da do desenvolvimento da ampliação da fé cristã é nesse contexto que aparece então o início da nossa literatura brasileira o marco inicial se dá a partir de 1600 e
monta uma publicação de um texto chamado prosopopéia é um poema épico de bento teixeira em homenagem ao donatário da capitania de pernambuco bom todos percebam que estamos ambientados aí no nordeste brasileiro é por isso chamado de literatura colonial tá barroco também aparece como seiscentista porque se dá em 1600 a então percebo que estamos no brasil que a colônia de portugal e por isso chamamos aí de literatura colonial aliás o termo literatura colonial vai ser utilizado até à independência claro né mas com perspectivas diferentes e no caso da literatura colonial de caráter barroco ela vai se
dar uma ambientação que é o nordeste brasileiro e no caso do gregório de matos especificamente a bahia que estava acontecendo no litoral baiano nós tínhamos magini aí né uma sociedade colonial enfim aqui um espaço ainda de formação da nação brasileira coisa e de cem anos entre poucos anos após o achamento descobrimento a chegada dos primeiros portugueses então a nação a esse lugar essa colônia essa parte de portugal que era o brasil né ainda engatinhava nas ruas estruturas mais pensem que mais de um século depois já tinha lhe alguma organização social e em suma nós tínhamos
uma sociedade patriarcal pautado na lógica econômica da exploração do ciclo considerado é a cana-de-açúcar é um ciclo da cana de açúcar essa sociedade é uma sociedade muito atrasada então você tinha lá elite né ô ô os proprietários de terra você tinha o clero sobretudo aí na proposta de desenvolvimento da fé cristã a literatura vai aparecer o padre antónio vieira enfim em consequência muito do que a gente chama lá da literatura formativo jesuítica mas então beleza né elites nessas figuras patriarcais muitas vezes na maioria deles português ou filhos de portugueses depois o clero os escravos tudo
bem e alguma parcela de homens livres pobres ali bom então percebo uma sociedade bem atrasada diferente do desenvolvimento das pequenas burguesia europeu européias aquela coisa toda e é nesse contexto nesse lugar da exploração da cana de açúcar no litoral do nordeste que vai aparecer a figura do gregório de matos acho que vale fazer um adendo importante para o aluno que está estudando porque é muito comum o aluno quando se trata de barroco imaginar as igrejas de minas gerais netre tal está errado isso não não do ponto de vista arquitetônico ou das do do desenvolvimento do
processo contra reformista que aconteceu lá na em minas gerais em ouro preto mariana todas as cidades históricas é lembrado aleijadinho do mestre ataíde enfim o que eu quero dizer para vocês é o seguinte na literatura nós temos uma grande exceção que que é isso é o barroco acontece na bahia padre antónio vieira e gregor de matos tudo bem o que acontece em minas gerais na época das igrejas barrocas na literatura é o arcadismo com outros escritores figuras como tomás antônio gonzaga e cláudio manoel da costa por que acontece isso e isso é uma peculiaridade uma
espécie de exceção da literatura porque quando se desenvolveu o barroco nas igrejas de minas os escritores os intelectuais que ali viviam eram vanguardistas eles estavam estudando na europa praticamente todos eles foram fazer direito lá em coimbra e trouxeram o pensamento vanguardista vinculado ao iluminismo portanto uma racionalização do pensamento que deságua lá na escola literária do arcadismo então acho que é sempre bom lembrar o aluno quando vamos falar de barroco que no caso do barroco na literatura brasileira não se trata de minas e sim bahia tudo bem bom beleza estamos ambientados esse é o contexto onde
vai aparecer a figura do gregório de matos aí gregório de matos guerra né o nosso primeiro poeta brasileiro ele nasce numa elite nasci numa condição interessante e o pai dele claro não queria que ele ficasse aqui no brasil até porque não tínhamos universidade e tal e é uma mãe era uma prática muito comum das elites brasileiras sobretudo anteriormente o surgimento das primeiras universidades aqui em terras brasileiras mandar os seus filhos estudarem na europa e o o o gregório de mattos ele tem uma uma uma personalidade muito forte assim sabe aquele cara tirador de sarro e
tal que perde o amigo mas não perde a piada desde pequeno ele era assim né muito falastrão enfim a piadista aquela coisa toda é interessante que de alguma forma o pai dele aqui vai perceber que o brasil não era o melhor lugar indicado para se criar um filho sendo da elite portanto ele foi mandado para fazer direito em coimbra tal então isso aí faz parte dos primeiros poetas que vão seguir essa tradição da elite brasileira estudar em portugal bom lá vai ele fazer direito aliás fazer direito uma característica daqueles autores que tinham uma tendência para
a literatura nessa época não havia o curso de letras em específico ele era quase que acoplado ao curso de direito todo mundo que fazia direito tinha que estudar literatura também e o o o gregório de mattos ele vai enfim junto a essa personalidade forte com os conhecimentos técnicos imagine ele vai para uma europa que acaba de viver todas as benesses do desenvolvimento racionalista renascentista né então ele convive há nenhum espaço onde há pouco tempo estava lá é luís vaz de camões entre tantas outras figuras importantes do renascimento europeu ele vai claro se lapidar intelectualmente vai
conhecer bem a poesia clássica enfim todos os toda a tradição da poesia e vai desenvolver ali o seu a sua poesia bem marcada por essa técnica então sim é um exímio sonetista né escrevia facilmente aquelas regras básicas da literatura técnica então a metrificação decassílabo jogo de palavras essas coisas todas a grande questão é que lá em portugal não é ele acaba além de se formar se desenvolver também acaba enfim sendo crítico fazendo poesia satírica mexendo com figuras importantes né gente da gente da elite gente ligada ao poder local e claro quando ele se forme e
estava morando por ali o o governo chega e fala meu amigo que já se formou né tá bom tal outra pessoa país né enfim para de sá caminhar as pessoas por aqui lá foi ele voltou aqui para o brasil e ele volta numa condição imagina o filho dele tiné vai arrumar vai trabalhar em vários momentos inclusive chegou a fazer seminário para se tornar padre mas não com não tinha nada a ver com a personalidade deles vão ver daqui a pouco porque ele tinha esse apelido de boca do inferno é também chamada de boca língua de
trapo enfim ele volta para o brasil casado começa a trabalhar como diplomata e tal mas aos poucos ele vai se entregando pra enfim para a boemia pra vida solta nas ruas néné na poesia e tal a questão é que essa esse movimento ele sair de uma família né no casamento de um emprego pra ir pro buscar no total na época deboche total e todos inclusive chegou a morar na rua com os mendigos então está diretamente ligado ao fato de que quando ele chega aqui é interessante pensar o seguinte imagina hoje é hoje em dia você
vai com um país subdesenvolvido e tal a e depois quando você vai fazer essa viagem é esse intercâmbio quando se volta para o brasil você percebe que algumas coisas vamos hoje em dia né se percebe que algumas coisas aqui ainda são atrasadas então a questão como segurança transporte saúde e ao ps mas iniciou hoje a gente vê essas diferenças claro estou falando fazendo uma comparação entre os países desenvolvidos e o caráter de subdesenvolvimento do brasil não estou falando mal do país né mas tô pensando nessa lógica se hoje isso acontece você imagina o gregório de
matos voltando para o brasil patriarcal ciclo da cana de açúcar uma numa baía completamente atrasada enfim e ele claro somando essa personalidade forte esse conhecimento sobre poesia e ele acaba abandonando tudo e abandona esposa abandonou o emprego vai viver na rua dos mendigos vai viver na boemia dizem as más línguas que ele tinha uma caminha um quartinho reservado em cada prostíbulo de salvador na então era um cara que se entregou então para bebida pra para as mulheres pra vida enfim tudo que as poesias que ele fazia passaram a ser reconhecidas de maneira oral assim né
parava numa praça pública lá estava o povo nem digo que ele falava seus poemas e e povo já decorou a casa de muitos poemas do gregório de matos inclusive foram foram registrados buscam no que a gente chama dos códices né futuramente por conta dessa dessa projeção popular enfim as coisas deles essas pessoas sabiam se você decorar o e tal e aí ele enfim entra para o escracho total e o interessante é que esse escracho total é um poeta muito crítico ao atraso da sociedade baiana a cientista colonial ao mesmo tempo que ela carrega alguns aspectos
técnicos da maior significação da maior importância enfim um grande poeta assim por se dizer né é interessante a gente pensar na primeira escola literária o primeiro poeta ele já é o boca do inferno é esse o brasil né gente bom dito isso há só uma coisa nós vamos falar das características da poesia dele mas é importante dizer que em um dado momento é tanto falar mal da bahia falar mal dos governantes fala mal de todas as instituições ele vai ser exilado nessa época tinha essa coisa né uma pessoa o prendia pensou a pessoa mandava botavam
navio mandava pra áfrica saber se era muito comum aqui no brasil e que o gregório de matos e vai ser exilado para a áfrica vou mandar ele lá pra angola se imagina vai embora daqui meu amigo que a gente não te quer mais né enfim ele foi foi para angola e tal e passou passou bastante tempo e tal e num dado momento ele conseguiu negociar enfim fazer uma avenida com ver cera dele lá e conseguiu voltar para o brasil está voltando pro brasil já mais velho e tal quando ele a porta ali no porto de
salvador descobrem que o seu gregório de mattos estava no navio e impedem ele de entrar na bahia imagina cara tá falou tão aliás na gente palavrão nevo cabular chulo erótico e trata de um poema dele que ele fala né a bahia feita de 2 é fiz um furtar outro poder eu percebo é bem pesada e tal claro que os dirigentes nem os governantes os poderosos aí da bahia não queria mais a presença dele por ali ele foi castigado com a com a impossibilidade de entrar em sua terra natal quando ele volta então do exílio de
angola percebe que ele está ali 9 no navio proíbe a entrada dele no fim das contas ele vai morar em pernambuco e lá ficou até o final da ida e morreu por lá foi enterrado então se quiser conhecer o túmulo do grego de março não adianta para a bahia tem que ir pra fernando kuhn enfim mas bom enfim hoje isso já está completamente ressignificado a bahia louva figura do gregório de mattos não só como o primeiro poeta da nossa literatura mas como uma importância local um sujeito que tinha um pensamento crítico os atrasos que era
o brasil colonial né então esse aí é um pouco entender quem é esse autor e claro sempre digo para os alunos para estudar literatura gente nós temos que levar em consideração a tríade né o contexto o autor ea obra eu entendo a época entendo quem é o autor de que maneira e trouxe uma reflexão não é uma produção literária relativa ao momento que estava vivendo então entender a bahia entender a personalidade do nosso primeiro poeta nosso língua de trapo é fundamental para que a gente possa entender como vão aparecer as questões sobre gregório de matos
e enfim classificar suas poesias aqui desse lado a gente vai agora para uma parte mais técnica que eu falei pra vocês é de que maneira esse contexto esse autor vão ser bom aparecer nas suas obras netão de ante mão é bom lembrar como disse para vocês que a poesia dele era muito bem pensado do ponto de vista formal muito técnica então dominavam muito bem as palavras enfim como elas iam aparecer do ponto de vista lírico né enfim nessa ideia de poesia ea literatura são fundamentalmente as suas características estão ligadas às antigas e os paradoxos né
lembra acho que é importante sempre marcar isso antítese em em uma língua portuguesa são palavras contrário então dia e noite alegria tristeza e paradoxos são idéias contrárias marcando portanto uma das características básicas aí do barroco que é fundamentalmente essa idéia de contradição tudo bem e aí agora vem a parte importante para que você que vai prestar os vestibulares você faz as questões que é justamente a classificação muitas e muitas questões vocês vão perceber que elas estão ligadas a uma claro a uma interpretação lembrar que interpretar são gente é a base do saber literário né é
não basta só interpretar o que a gente faz aqui no fim a crítica literária né ou seja a análise análise pressupõe não só o texto sua interpretação mas esses vários elementos que circundam esse conhecimento que é a crítica né ou seja um olhar científico para a arte e cada vez mais os vestibulares têm pedido isso é que você tenha um olhar científico para esse objeto que é um que arte portanto um dos olhares científicos está ligado à idéia de análise e observação e interpretação e aqui classificação pegando o montante da poesia dele é muita coisa
inclusive alguns grandes vestibulares do país escolheram né alguns poemas dele pra compor suas listas nós temos a primeira classificação aqui na verdade existem vários mas essas são as principais não é a primeira classificação é a classificação lírica filosófica e amorosa essa esse tipo de poesia do gregório de mattos é a parte onde ele vai fazer uma reflexão sobre as contradições da existência né o existencialismo contraditório do homem barroco em meio a esse mundo das disputas de poder religiosas etc e tal tudo bem e por isso nós vamo a apontar essa questão da existência ea subjetividade
que a idéia de subjetividade é que essas idéias paradoxais que regem e que no fim das contas não instigar o sujeito em sua reflexão de que ele é o que está fazendo aqui num mundo então é legal pensar que a humanidade não se tinha lá totalmente até o centro e na idade média totalmente antropocêntrica no renascimento e nesse momento bairro como também perdida está dividido né e por isso essa coisa do jogo da idéia de movimento esse movimento contrário que eu estou colocando aqui como uma coisa material ele aparece também formalmente na poesia lírica filosófica
amorosa a partir do conceito do soneto funcione cita que é um fundamento cult sexta vocês lembram que o barroco há duas modalidades de escrita é o concepts smo e ocultismo concepts não é aquele que não há uma preocupação formal vamos pensar o texto que não está escrito em formas diversos estrofes mas há uma preocupação racional no que diz respeito ao processo de argumentação o desenvolvimento intelectual que é uma característica que a gente foi bastante no padre antónio vieira também já no caso do gregório de matos sobretudo na classificação liga filosófica amorosa nós vamos ter ocultismo
ou seja uma preocupação estrutural formal diversos que se se se colocam a serviço de uma progressão semântica vão entender isso chamado de sony do funcionalismo né então o aspecto conquista dessa primeira classificação está diretamente ligado a um tipo de sonetos soneto você sabe que é uma forma renascentista né percebo um cara vai estudar em coimbra conhece a forma e ele traz para a perspectiva brasileira e não só brasileira mas fundamentalmente barroca que é o barroco a contradição então apresenta sempre uma tese que vai tratar de um assunto na sequência e pensa progressão semântica é o
desenvolvimento do assunto ano próprio poema no caso o soneto depois da tese ele vai trazer uma anti tese ou seja uma antítese o contrário da tese a tese antítese uma rona uma coisa e outra e por fim e por isso chamado de soneto fusionman sexta ele vai fazer uma fusão entre coisas contrárias que é a síntese portanto a síntese é a assumpção da tese e da antítese à síntese a fusão de coisas contrárias é na verdade a estética fundamental da escola do barroco percebam a diferença e quem já pensou lá no organismo por exemplo é
uma transição transição é quando você tem um elemento da escola anterior e uma antecipação do outro um barroco se estrutura então como uma escola porque ele tem uma estética difusão de coisas contrárias é como se as coisas contrárias fossem uma só no fim ele está falando da própria alma humana é dividida e ela tem uma constituição de concisão nesse sentido é de limite bem estabelecidos então somente funcione se ele vai aparecer bastante aqui trabalhando com essas questões existencialistas e essas questões da existência humana normalmente carrega um um conceito de subjetividade está no fim das contas
ele está trabalhando com a contradição deste embate entre razão e emoção é tão nasce o sol e não dura mais que um dia entre estes sombras morre a formoso quer dizer vai apresentando uma uma questão reflexiva se você pegar uns poemas têm muita perguntas também questionamentos em estrofes inteiras que são versos interrogativos ou seja essa questão que é base da filosofia pensar quem somos nós que estamos fazendo aqui tal e no fim das contas é interessante pensar alegria tristeza depois ele funde alegria tristeza um exemplo talvez mais material seria dia e noite que são coisas
contrárias ea síntese do dia e noite seria o crepúsculo essa sensação de lusco fusco do fim do dia que faz parte um pouco da sensação barroca que ainda que já entrou em uma igreja barroca sabe que tem um esse jogo de claro e escuro o tempo todo colocados numa mesma ambientação nos quadros também se você lembrar por exemplo do caravaggio é pintor italiano e vai trazer sempre esse jogo entre o claro eo escuro e claro essas reflexões na no caso da literatura parecem sustentada sair por essa perspectiva é de que o tome cada e fugiu
nista no caso da subjetividade de várias e várias questões colocadas tudo bem bom essa seria então aí uma uma primeira digamos uma primeira a o primeiro jogo de classificação da literatura do gregório de matos e um segundo ponto que eu acho importante que a gente dê uma atenção especial que é para a classificação da literatura religiosa tudo bem olha a primeira coisa se dizer sobre a literatura religiosa é que ela não é religiosa no sentido de ser uma figura a do clero falando ele está defendendo um ponto de vista religioso é ao contrário lembra que
o nosso autor tem o apelido de boca do inferno tudo bem então no caso da poesia religiosa dele é também de alguma forma em uma reflexão sobre a presença do clero no brasil e o os fundamentos da igreja católica na relação europa brasil a postura de alguns de algumas figuras eclesiásticas ali na bahia aqui assume um poder a acima do normal no que diz respeito a esse processo de de catequização e que fundamenta também uma lógica de dominação é você parar pra pensar em série se na cabeça do brasileiro fundamentos a dessa dessa lógica católica
como pecava culpa subserviência essas coisas todas o gregório de matos e como ele é um grande gerador de saúde mas justamente quebrar com tudo isso apontando as mangueiras dos frades apontando a postura de algumas freiras que no fim das contas é enfim imagina né aquele país tropical todo mundo enfim quebrando com as regras estabelecidas na bahia após a religiosa dele vai colocar o dedo na ferida da religião bem pois a religiosa ela quer pensar em um novo caminho se chegar a deus olha que interessante né se um jogo de idéias aqui colocado na poesia religiosa
ou o gregório de mattos diz assim olha tá existe um jeito de se chegar a deus é o primeiro deles é pela religião você imagina o homem e deus ea conexão do homem com deus seria por intermédio da religião até aí tudo bem é isso que a igreja católica defende a segunda a questão dele a questão satírica colocada está dizendo se eu chegar a deus por intermédio de outro caminho e o caminho que eu escolhi para chegar até deus é pecado mas como assim né professor é possível chegar a deus pelo pecado ele vai tentar
nos provar de alguma forma por intermédio de um de um questionamento da própria palavra de deus ou pelo menos a palavra de deus colocada ali pelas figuras do clero então a lógica utilizada pelo gregório de matos na sua poesia de característica religiosa justa se questionará a maneira de se chegar até deus tem o seguinte né ele disse o seguinte alguns poemas que ele fala pequei senhor mas não porque em pecado de voz alta clemência me despido eu sou a ovelha desgarrada cobraria e não quererá o pastor divino perdendo a voz ovelha a vossa glória aí
fala senhora deus como se afirmou na saca história né a gente tem que você nos ensinou a perdoá lá então ele fala eu pequei senhor eu sou um pecador am e você se não me que se não viria atrás de mim para me perdoar eu vou queimar seu filme dizendo isso nem quando ele fala assim a cobrar e cobrar a ovelha desgarrada então ele falou sou bem agarrada deus vem me cobrar cobras ovelha porque se você não cobrar sua ovelha você vai ter o seu rancho neverland o seu filme vai ser queimado vai perder na
voz ovelha a vossa glória contato daquela glória de deus vai se perder na ovelha que sai por aí desgarrado então quer dizer no fim das contas percebeu ele faz um jogo intelectual que deixa deus ea sacra história e tudo aquilo que a igreja profere uma situação um pouco difícil né então se imagina é como se todo mundo funk essa idéia de ovelha é uma grande metáfora da lógica dos fiéis né as ovelhas seguem o pastor logo as ovelhas segue os ditames da religiosidade e ele se propõe com um sujeito crítico essa lógica é é da
fé ser uma ovelha desgarrada e tudo vai por outro caminho ele vai cometer pecado e ele fala assim deus é melhor você ir atrás de mim e perdoar todos os meus pecados porque eu o senhor não se ninguém se você me largar para lá se você abandonar uma de suas ovelhas olha só você vai ter a sua glória e meio que é abalada pelo meu comportamento pecaminoso percebo então gregor de maio está propondo chegar a deus pelo pecado veja bem é o nosso boca do inferno é por acaso que ele foi enfim exilado essas coisas
todas bom tem uma coisa que ele fala assim a jesus cristo na hora da morte em resumo ele chega jesus fala só jesus então a seguinte cara eu morri tá e agora a néon posse ou para o céu ou para o inferno e chegou a hora meu querido jesus de você provar que você é o mesmo quem é jesus aquele cara bom que nos ensinou que a perdoar portanto os e chegou a hora de você provar que você faz aquilo que você ensina eu deus abenções se esse gregório de mattos ele colocou jesus na parede
gente ou seja jesus se você não me perdoar você tá sendo contraditório em relação aquilo que você diz você não ensina todos que todos devem perdoar o próximo é que devem ser boas pessoas então chegou a hora de jesus querido de perdoar todos os meus pecados e me mandar aos céus tudo bem então a jesus cristo na hora da morte no fim das contas percebi tem razão logicamente falando é claro que a igreja vai ficar muito empenho ter sido com tudo isso tudo bem então quer dizer é mais um motivo pelo qual o nosso primeiro
grande poeta nosso poeta gregório de matos vai é ser considerado essa figura tão polêmica e da nossa literatura tudo bem bom então depois dessas reflexões filosóficas amorosas líricas aí tá então eu sou um dado importante antes a gente passar pra satírica na parte amorosa aqui tá nessa parte amorosa mantendo todas as características do soneto funcione sexta eu quero acrescentar uma informação importante existe no gregório de matos a concepção da idéia de carpe diem que significa isso o carro pedindo todo mundo já ouviu falar e tal é um termo um clichê latino que vai se aplicar
também ao barroco e ao arcadismo esta intenção está numa um dado importante que passou aqui mas que tentou retomando o a carpe diem fica aproveite o dia tudo bem mas ele pode ser também atribuído à semântica e ao aproveite a vida tá lá no arcadismo onde o mundo bucólico as questões são racionais portanto claras e etc e tal e se ficar pedindo vai ser aplicado como princípio do sujeito aproveitar a vida de ocampo a tranquilidade a natureza aqui no bairro kuhn nessa reflexão existencialista sobretudo com o atrelado ao amor o car pedindo barroco vai ser
aproveite a vida enquanto está vivo fácil você tem que fazer agora porque quando você morrer se deus tivesse certo qualquer um de nós é pecaminoso nós vamos todos para o inferno a começar pela ideia do pecado original então ele falasse alguma aproveitar uma agora a vida e alguns sonetos alguns poemas dele trazem essa força do carpe diem barroco sobretudo por exemplo no convencimento a levar algumas donzelas pra cama então por exemplo alguma aproveitar a vida enquanto você está na hora de sua juventude até porque depois você vai envelhecer é o tempo aplica a todos a
sua pisada e no fim sabe o que acontece você se transforma em pó em nada tipo aquela pessoa que chega na balada vai estar cá vamos viver o agora vamos viver para sempre porque a gente não sabe o que vai acontecer da manhã e percebi que dizer isso no barroco é muito mais é muito mais forte é porque de fato a contra reforma católica trouxe um assombro muito grande para a sociedade da época lembra qualquer coisa eu tô falando lenda assim lembra dos estudos não porque a gente fina mas vou dizer assim é importante recordar
que a contra reforma então tinha as perseguições às fogueiras na lista de livros proibidos ao do index librorum prohibitorum quem tudo era proibido é do ponto de vista racional então um sujeito que está ali tentando refletir sobre a lógica amorosa o convencimento das donzelas para o amor ele utilizava então esse viés do carpe diem e esse carinho vai aparecer não só à crise somente no amor não só namoro mas em outros aspectos da vida e que vão sustentando um pouco essa lógica estou falando isso é importante porque existem questões sobre a lírica filosófica amorosa dodô
gregor de março em que vai ser cobrado de vocês observar o que tem de carpe diem colocado ali mas qualquer pedir esse carpe diem barroco de viver o agora de viver a vida de viver o em a plenitude do presente em função deste medo do futuro né em função dessa quase que inevitável idade do inferno uma vez que a morte é certa tudo bem bom beleza lembrando então a questão do carro pedindo voltar agora fundamentalmente para a gente encerrar a última parte da classificação da lírica da poesia do gregório de matos que é a sua
poesia satírica olha é justamente aqui na poesia satírica o a justificativa do apelido de boca do inferno ou de língua de trapo também na poesia satírica é já aquele momento que ele já abandonou a família abandonou a esposa abandonou o emprego de diplomar vivemos nos prostíbulos da cidade vivia também olha só a gente escondidos os mosteiros escondido nas igrejas ele tinha ali caso com uma dezena de freiras as feiras recebiam o gregório ali é porque ele fazia escrever poemas pra elas também e convencia e tal as feirinhas quer dizer né ele vivenciava de alguma forma
um pouco das da hipocrisia da igreja onde essas feiras o recebia o iteam com ele relações amorosas de caráter carnal se entendeu que todos queremos é bom mas é o primeiro ponto é dada da crítica da poesia satírica do glória é justamente a crítica perceba que dê uma atenção especial a todas as classes sociais e instituições da bahia a colonial está certo grau de março apontava os problemas de todas as instituições seja do clero seja do dos juízes seja do povo também até pro até interessante ele criticava elite do qual ele fazia parte mas criticava
o povo também ele é uma metralhadora gente né então assim até forçar e defende o povo não denunciava questões ligadas à raça então né a um lugar que o negro ocupava que era problemático sobretudo lugar da escravidão mas de alguma forma ele também dizia senhor para a tropa do tráfego o vaso a tripa quer dizer a tropa do tráfego nos pobres e vaza trip em outras palavras eu tô cagando então é enfim até me dou o direito de falar algumas palavras numa aula de gregório de mattos porque faz parte ainda da lógica desse autor tudo
bem é e aí então todas as instituições inclusive do qual ele fez parte em algum momento e aí isso é interessante surge a poesia erótica olha que interessante é o nosso primeiro poeta brasileiro além de ser um grande poeta é também um escritor de poesia erótica da melhor qualidade e também da melhor qualidade é com imagens construções jogos de palavras também que remontavam um pouco esse lugar libidinoso e às vezes satírico às vezes descamba o pornográfico um vocabulário chulo o outro é mais enfim é trazia esse vocabulário erótica que ele teve um poema que ele
faz o apelido que uma freira dava para o seu pênis no seu órgão sexual é que nessa época flor a gente fala épica palavrão mas na época um e se você procurar no dicionário vai ver que é um sinônimo de beija flor só que o beija flor aqui ganhou uma conotação sexual não era 16 hípica flor me chamais for aceito ser metais na flor melhor o passarinho que me dás quer dizer como seria emprestar sua voz para essa freirinha que fala sobre o beija flor que foi aí que obviamente não é todo mundo aqui é
inteligente e entendeu o que significa um beija-flor ea floraí da feirinha tudo bem entre tantas outras outros poemas bem interessante está pesado sair de caráter erótico que o gregório de matos vai desenvolver tudo bem então isso é importante então lembrar dessa poesia dessa dessa classificação de alguma forma nessa você olhar pra toda essa todas as suas formas eles são parecidos no que diz respeito ao lugar barroco o lugar da crítica ao mundo é colonial é de certa e tal mas é importante que você perceba essas vicissitudes aqui levantadas sobretudo a título técnico aí para o
vestibular que pode ser pedido pra você classificar pois e do grego tudo bem então gregório de matos nosso primeiro grande poeta e lírica filosófica amorosa religiosa e satírica beleza vamos agora tentar exercitar um pouco esse aprendizado em relação ao a literatura barroca do gregório por internet dos exercícios tudo bem vamos lá o primeiro exercício que aparece pra vocês na apostila ele está bem aquele exercício de afirmativas certas ou erradas né não fala assim considerando a poesia de gregório de matos eo momento literário que sobra se insere a vale as seguintes afirmativas afirmativa número 1 apresentando
a luta do homem no embate entre carne eo espírito à terra cel o presente ea eternidade os poemas religiosos do autor correspondem a sensibilidade da época encontram paralelo na obra de um seu contemporâneo padre antónio vieira ou quem percebeu prestou atenção nas aulas eu fiz vários paralelos entre os dois apesar de que percebam paralelos paralelos não se encontram na anuncia o infinito mas isso é outro papo da matemática são muito diferentes tatu ele encontra paralelo na gregório de matos mas ele é o padre é o do inferno é tudo bem mas essa afirmativa tá certo
assim e o paralela com toni vieira e as questões que levanta em sua poesia sobretudo religiosa mas de maneira geral desde sobre funcionalismo os paradoxos são colocados aqui nessa ideia de carne espírito r7 tudo bem a questão número dois diz assim os poética os poemas eróticos irônicos são um exemplo da versatilidade do poeta mas não são representativos da melhor poesia do autor por não apresentarem a mesma sofisticação e riqueza de recursos poéticos que os poemas líricos ou religiosos apresentam olha essa alternativa dessa afirmação está errada os poemas eróticos são tão sofisticados quanto os outros ou
seja ele mantinha a mesma lógica de produção poética tudo bem então aqui é uma mãe que uma pegadinha só a pierotti porque eu uso um outro vocabulário chulo da poesia fica menor em nenhum momento aliás a poesia erótica da melhor qualidade tudo bem como havia falado anteriormente depois afirmação número 3 como bom exemplo da poesia barroca poesia do autor incremento e exagera alguns recursos poéticos e deixando a sua linguagem mais rebuscada enredada pelos figuras de linguagem raras e resultados tortuosos olha figuras de linguagem áreas é resultados tortuoso cesash no isso é uma característica do barroco
no geral a gente pode aplicar um negócio de mato está certo alternativo afirmação 3 e depois afirmação quatro dias assim a presença do elemento lá nessa poesia resgata para a literatura uma dimensão social problemática da sociedade baiana da época um país de escravos o mestiço é um ser em conflito vítima e algoz em uma sociedade violentamente desigual é é uma afirmação também que dialoga com aquela explicação sobre a sociedade patriarcal e o atraso que o brasil vivia esse momento colonial né brasil ainda colônia de portugal portanto há uma 13 a 4 estão certas alternativa é
a ser também alternativas e depois vamos para a questão número dois está sempre a gente começa ainda anunciado depois o texto porque se a gente leu o texto sem saber anunciado a gente não sabe que a questão que é é sempre uma leitura vazia chama de lei que é burra então um produto anunciado todas as afirmativas sobre a construção estética ou a produção textual do poema de gregório de matos estão adequadas exceto uma essas questões e sete são boas também para a gente entender elas elas fornecem bastante dados para quem está estudando são boa né
olha que interessante ele fala assim é senhora dona bahia nobre o pulenta cidade madrasta dos naturais e dos estrangeiros madrid zemi por viva-voz em que fundaç o ditame de assaltar os que aqui vivem e abater os que aqui nascem se fazer isso pelo interesse de que os estranhos gabi isso os pais anos fariam com conhecidas vantagens e suposto que os louvores em boca própria não vale se tem força essa sentença more força terá a verdade o certo é pátria minha que foste terra de alarme sim dos ressabiados duro desse tempo da cidade haverá 200 anos
nem tantos podem contar-se e era isso uma aldeia pobre e hoje sou mais rica cidade então os pisavam índios e vos habitavam cafres hoje estes pais fidalguia arrojando personagens aqui está pedindo pra gente é assinalar então qual que era alternativa errada nem a errada é alternativa se a ausência de métrica por aproxima o poema do modernismo só perceber que o poema tudo metrificado enfim todo um jogo de de de tamanho do verso mesmo né e aí pensando nas outras nettheim as antíteses tem personificação da bahia né primeiro verso senhora dona bahia recebe conversa com o
bahia tal é o lírico usa esse vocativo então a bahia passa a ser uma interlocutora como se conversasse com a cidade sobre os problemas que ali passam né e claro falando dos amigos dos moradores locais os estrangeiros que a alternativa e depois pessoal então foi muito legal aqui eu gosto muito desse poema que é o da questão 3 e 4 é um poema típico da oratória né do que ele falava em público gritava que falta nessa cidade o povo responde a verdade que é mais por sua desonra e o povo responde à honra à falta
mais que se lhe ponha vergonha depois ele puxava o demove ver se a espanha por mais que falta e zaffani a por mais que a fama exalta uma cidade onde falta verdade honra vergonha então ele retoma resposta que seria desse interlocutor o povo depois ele assume isso o único verso e vai fazendo isso né quais são seus dos objetos pretos tem outros bem maciços mestiços quais destes lição mais gratos mulatos claramente uma poesia vinculada à sua fase satírica classe a todo critica todas as instituições né fala da justiça que é bastarda fala da acler e
zia né que o que os padres no fim das contas só querem te inveje certo fala das mangueiras das freiras né que ocupam dos serões os sermões e não se ocupam de disputas porque são imagina o cara tá chamando as freiras de nem imagina a igreja ficou feliz com isso tudo bem enfim há razão para a questão 3 fala nesse texto não há uma crítica à política econômica colocou o colonial se eu perceber que o google faz uma crítica à política econômica colonial em vários países mas especificamente nesse não sobretudo porque as outras não a
conduta moral baiano a gente percebe aqui e discriminação racial também a postura membros eclesiásticos e depois a 4 né em sua constituição foi uma marca se pela alternativa aqui uma regularidade formal se você olhar o texto é perceber uma pergunta uma resposta uma pergunta uma resposta à pergunta uma resposta três vezes em responder se repete e depois ele retoma no último verso da estrofe essas três respostas que uma espécie de interlocutor teria dado portanto há uma preocupação aí de uma regularidade formal nesse poema tudo bem a questão 5 fala é o poema escrito por glória
de matos no século 17 tinha 30 17 16 cêntimos né uma em que ela a alternativa à que ele fala representa de maneira satírica os governantes e a2 honestidade na bahia que ele falou a cada canto um grande conselheiro que nos quer governar kabbani vinha não sabem governar em sua cozinha e podem governar o mundo inteiro tem muito a ver com o mundo que a gente vive hoje para pensar no brasil continua assim né gente depois não há alternativa e por fim a seis que é uma questão de ser taxativa que fala assim o bairro
apresenta duas vertentes ocultismo e com cepticismo nesse jogo de idéias e identifique no poema o que é se a cutistas e conta com cepticismo tradicionalmente os poemas do grego são cotistas então você vai perceber que ele desenvolve é um pouco que conquista onde ele traz aí uma progressão semântica do que ele está desenvolvendo é só então você responder essa formação técnica e buscar elementos no texto que desenvolve então essa tese santistas e essa síntese e aí finalmente então cerramos aí a aula sobre o gol de marcos para ter valido a pena e continua então assistindo
as nossas vídeo aulas aí se preparando para entrar nos principais vestibulares em seu exame online sou professor lucas imbert até a próxima [Música]
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