e aí e aí e aí [Música] e aí a 28 de agosto do ano 430 uma notícia percorre o mundo romano os vândalos de jerico cruzaram o mediterrâneo invadiram a áfrica último baluarte do império e poona está sitiada e nesse dia os cristãos começam a sentir a falta primeiros mais próximos depois todos do mar genial pensador de toda a cristandade agostinho bispo de hipona antiga cidade no vida entrega a sua alma a deus aos 76 anos de idade é o final de uma época e o início de outra [Música] e aí e esta é a
história de um homem carismático líder cuja caminhada começou em terra africana é nesses montes e vales agrícolas na região mais meridional do império voltada para o deserto eu nasci agostinho a 13 de novembro de 354 na cidade de tagaste ouço kiaras argélia com marca agrícola de trigo e azeitona graneleiro e dispensa de roma próspera província e colônia fiel e aí e de seu esplendor passado dão testemunhos esses vestígios arqueológicos com nomes imperiais bulla regia madaura cartago tuga a testemunha fiel de quanto aconteceu em sua vida em seu mundo aurélio agostinho cidadão romano de nascimento e
bispo católico durante 35 anos percorrerá e traçará em seus escritos um marco histórico grandioso que une sua origem no vida o final do império romano e o triunfo do cristianismo a estas paragens de aparência idílica da numídia romana estão longe do norte assaltados já pelos bárbaros será este naquele século 4 o império rachado dividido quebrado como esta ruína cuja as pedras serviram para construir outras cidades e o exército mantenha ordem as fronteiras do norte enquanto aqui na áfrica terra cristã regada com sangue de mártires trava-se outra batalha a da heresia religiosa entre católicos dona artistas
e pelagianos a violência extrema quebra às vezes a paço imperial nesta província cuja a gente está apegada às suas tradicionais crenças públicas estão aqui as ruínas do próprio o santuário do deus baal hammon a terra sagrada onde os cartagineses haviam oferecido sacrifícios humanos e seguia sendo lugar de culto pagão é longe do cenário violentos agostinho nasce na parte de sua pequena cidade pagaste no seio de uma família dividida quanto a fé mas não ambiente íntimo e sossegado como reflexo visual dessas pinturas e ele encontrará ainda criança em sua própria casa discrepância religiosa sua mãe mônica
carinhosa super cristã e devota o seu pai patrício funcionário do império respeitador das divindades ancestrais e marido infiel [Música] a la luz deste sol africano rainha de todas as cores que caem sobre todas as coisas estimula um pequeno grossinho de tal maneira que é descrever a poeticamente suas famosas confissões nesse mundo de camponeses e pastores longe das grandes cidades sente o gosto da natureza e mais tarde recordar a também neste livro sua primeira comoção religiosa e ainda menino houve falar da vida eterna que a nossa está prometida pela humanidade do senhor certo dia fui atacado
de uma dor de estômago que me queimava e fica em transe de morte até a minha mãe se assustou muito e pediu que me purificar assim com os sacramentos mas de repente comecei a melhorar em casa todos nós temos fé - meu pai que nunca quis apagar em mim a piedade crescente de minha mãe com apenas sete anos o jovem agostinho inicia sua instrução nas letras latinas frequentando a escola primeiro em sua tagaste natal e logo na vizinha cidade de madeira onde descobre os grandes autores latinos e assim mostra a elegante cena renascentista está este
afresco múltiplo que compõem a biografia completa do personagem é uma educação é baseada sobretudo sobre o ensino da gramática e da retórica um ensino e uma cultura eminentemente literária as ciências e as artes liberais eram bem pouco estudadas embora o ideal antigo fosse aquele do homem cultíssimo e ela quentíssimo em realidade tudo se diz ouvia na eloquência na oratória e por que odiava o grego quando eu estudei não sei entretanto me apaixonava língua latina na escola também me aborreci aquela cantinella de 1 e 2 dois e dois são quatro mas mesmo acionar vá com a
narração do cavalo de madeira cheio de gente armada e o incêndio de troia ea sombra de creuza na odisseia chorava adido morta que buscou sua última hora na espada [Música] e aí e com essa bagagem inicial e ajuda de um parente rico romaniano agostinho vai para cartago ao completar 16 anos em alguma dessas casas do antigo bairro público se instalou talvez o jovem estudante e essa capital da áfrica romana era então a mais importante cidade do acidente depois de roma [Música] e aí a cartago a metrópole romana reconstruída depois das guerras púnicas você converteu-se nos
primeiros séculos do cristianismo o centro nevrálgico do debate teológico mas agostinho veio aqui que tudo a retórica e assistia segundo conta o frequentemente as suas confissões em meio à turbulência da juventude que aqui vivia os espetáculos apresentados neste anfiteatro cheguei a cartago e em torno a mim que tava uma fervura de amores viciados toda via não amava mais amava o amar amar e ser amado era coisa mais doce para mim sobretudo se desfrutava do corpo da amada os espetáculos teatrais me cativava vão cheio das imagens de minhas próprias misérias e o fogo da minha paixão
o espectador sofre mas essa dor é um deleite para ele e aí [Música] e aí [Música] o esplendor por todo lado arte e dinheiro status de mosaicos que representam mitos e mundos distantes quando os estudantes revoltosos vida ostensiva dos ricos no comércio florescente mestres brilhantes e pagãos espetáculos públicos para a plebe imagem do êxito elegante convite para diversão e foco intelectual oposto às vezes a roma dominadora cartago e aí e era um lugar de encontro dos mais diversos povos de todo o império romano poderíamos comparar o hoje e a londres que reúne tantos povos ali
havia possibilidade de se ensinar retórica possibilidade de se fazer carreira tanto do ponto de vista literário como do ponto de vista de advocacia [Música] e as avenidas bem traçadas o porto epicentro de todas as rotas mediterrâneas das termas luxuosos as o bulício dos fóruns 60 mil espectadores cabiam nesse anfiteatro e assim era cartago aberta o mundo inteiro e ao mediterrâneo prometedor que chega até roma escolas academias tabernas comércio e posto de livros que papiros devem ter deslumbrado jovem agostinho quando buscava aqui com seus amigos o êxito profissional e a verdade havido de certezas [Música] eu
estudava eu então então fragilidade os livros de eloquência em que deseja sobre a sair por pura vaidade humana seguindo esse ensino descobri o livro de um certo do cícero que contém uma exaltação da filosofia da mente e do lado hortêncio decidi ler também as sagradas escrituras para ver como eram mas essa leitura não é para o soberbo sou os pequenos de espírito e assim começou agostinho aventura da razão em busca da obscura claridade da luz divina em cartago estudou filosofia aritmética geometria música e sobretudo retórica e logo decidiu instalar sua própria escola sua oratória vigorosa
e seus escritos cativaram personagens tão notáveis como pro consul 20 esse ano que o coroou com um prémio de poesia o e naqueles anos ensinava eu em cartago a arte da retórica e vencido pela cobiça vendia um palavreado o vitorioso ensinava sem engano a arte de enganar não para que meus discípulos usassem dela contra a vida de inocentes mas para defender muitas vezes culpados por aqueles anos tinha uma companheira não estava casado legalmente mas buscava nessa mulher a quem fui fiel o confuso amor de minha paixão e essa moça não seria certamente uma top model
daquele tempo essa moça e ele agostinho se ligou a ela devido a convivência com ela quando estava estudando retórica isso ele diz que guardou para com ela uma fidelidade maior que os maridos costumam ter pelas mulheres talvez pensasse no seu pai obcecado e sua busca de certezas agostinho se entrega ao estudo da astrologia o maniqueísmo uma seita em evidência que representava o mundo como a luta entre o bem eo mal o seduziu e o levou a debater com de seus mais famosos propagandistas fausto de milevo as suas elucubrações sobre eclipses e solstícios não lhe convenceram
[Música] e havia chegado a cartago algum dos bispos maniqueus chamado fausto aliado do demônio em cujos laços caíram muitos devido a sua grande eloquência também e o exaltava mas sabia distingui-la da verdade das coisas que eu ansiava saber havia lido muitas coisas dos filósofos que com grande perícia haviam contado as estrelas do céu e as areias do mar que logo comparei com as longas fábulas do maniqueísmo e chegou a hora da grande viagem desde esse velho posto de cartago hoje refúgio de pescadores na primavera de 383 desgostoso da cátedra e a convite de seus amigos
de roma decide abandonar em segredo sua amante sempre anônima seu filho adeodato de 12 anos de idade e sua mãe mônica é uma mudança radical em sua vida a minha determinação de ir para roma não foi para ganhar mais glória o dinheiro como ir prometiam mas por que tinha ouvido que ele os jovens eram mais sossegados nas aulas e havia mais disciplina não como em cartago que alvoroça vão com algazarras que tinha de castigá-los e há uma razão profissional acadêmica buscando onde poder lecionar ensinar alunos mais receptivos - indisciplinadas que os que havia tido em
cartago mas essa motivação superficial na alma de agostinho está se produzindo uma transformação que eu leva a distanciar-se de pessoas tão queridas como a sua mãe como seu filho vai deodato e como a mãe de seu filho e eis aqui os espigões em ruínas do porto romano militar e comercial de cartago e na partida de agostinho desse porto a imediata e sem aviso deixou sua mãe enganada rezando nesta basílica de são cipriano a pouca distância do porto seus muros destruídos e cobertos de mato conservam a memória daquele pranto amargo de mônica enganei a minha mãe
e fugir soprou o vento inflaram se as velas ea praia desapareceu da minha vista a hora essa boca do porto cartaginense agostinho saiu de noite para roma e ali o esperavam seus amigos e talvez o êxito profissional mas toda a viagem leva em si mesma a busca de algo novo e também o risco e a travessia do mediterrâneo naquelas frágeis embarcações era uma navegação tão perigosa que a imaginação das lendas de monstros deixaram registros assim daquele terror que ele marenostrum provocava nos marinheiros bom dia agostinho chega a roma fugindo sua vida aqui durante um ano
foi uma total decepção a capital do império era naqueles tempos o centro da buliçoso intelectualidade que se encontrava nas academias nos fóruns e na praça agostinho não teve aqui a sorte que vinha buscando a caiu doente se os discípulos de cartago era o indisciplinadas os de roma trocavam de professor e eu embora antes do final do mês e estes foros romanos vestígios de um esplendor desaparecido quando aqui chegou agostinho era um só capital honorífica do império do ocidente pois a corte o imperador já haviam se instalado em milão por razões estratégicas sua experiência romana durou
apenas um ano e foi decepcionante longe dos seus alunos para parceiros uma doença inesperada as discussões sem fim com seus amigos maniqueos há uma saída para tanto desalento ofereceu-lhe o prefeito da cidade de roma símaco um homem culto e pagam que ele abriu o caminho de milão ao eleger o professor de retórica na corte imperial até lá viajou agostinho para fazer se também de orador oficial uma espécie de ministro de propaganda encarregado de pronunciar os discursos e os elogios ao imperador rápido tem ocasião de mostrar sua eloquência o panegírico anual anti valentiniano segundo o imperador
menino cujas eficaz as virtudes teve que elogiar o orador agostinho embora com mais íntimo pesaro em poucos meses depois chega também a milão vindo da áfrica sua mãe mônica acompanhada da mulher de agostinho e de seu filho adeodato mônica empenhada em sua conversão ao catolicismo pede-lhe que dispensa a sua concubina e cássio legalmente com uma rica herdeira católica ali em milão agostinho encontrou um homem cujos sermões de farinha ou mudar de rumo bom dia cheguei a milão e visitei o bispo ambrósio famoso entre os melhores da terra aquele homem de deus me recebeu paternalmente e
muito se interessou por minha viagem comecei a admirá-lo não como doutor da verdade mas por sua afabilidade a ouvir seus sermões para conferir se sua eloquência estava à altura de sua fama ficava grudado em suas palavras na sua vidade de sua oratória assim decidi permanecer como catecúmeno da igreja católica e esta basílica dedicada aos mártires sobre cujas tumbas foi construída quando agostinho se encontrava em milão é o símbolo do êxito de ambrósio uma fortaleza frente ao poder imperial que exigia do bispo a entrega de um templo aos hereges arianos sua determinação sua eloquência suave e
amena e seu caráter afável a faziam de ambrósio o mestre que lhe dá novas luzes e a relação com santo ambrósio é uma relação definitiva para santo agostinho ele encontra em ambrósio o mestre que estava buscando as verdades que santo agostinho buscava as encontrava demonstradas na igreja católica pela mão de santo ambrósio ainda mais ensina ali a ler a sagrada escritura até então agostinho a lia de forma literal e ambrósio lhe mostra que se pode ler a bíblia de forma alegórica e abre a santo agostinho um horizonte impressionante agostinho trava uma relação de mestre e
discípulo com aquele bispo prestigiado que quando jovem foi governador romano seus sermões cheios de religião e alegorias tiradas da bíblia cativam os ouvintes o bispo de se lembra o catecúmeno africano não o santo ambrósio se encontra diante de si mesmo como um espelho uma pessoa com inteligência e perspicácia como a sua elemento que assusta santo ambrósio e santo ambrósio que acaba por sentir temor ante agostinho e chega a duvidar da autenticidade de sua conversão o meu dos estavam me a casar sobretudo minha mãe com a esperança que depois do casamento me batizasse foi arrancada do
meu lado então a mulher com quem havia compartilhado a vida durante anos meu coração ferido some grava ela de volta à áfrica fez um voto a deus de não ter outro homem e me deixou nosso filho adeodato nesse tempo vários amigos já tinham decidido por uma vida tranquila e nós ir tranquilo e é nesse ambiente da corte de milão aproxima-se o momento decisivo os sermões do bispo ambrósio a leitura de certos livros filosóficos a discussão com os amigos produziram um necessário encontro de ideias e sentimentos para atravessar a fronteira até a lúcia a lúcia só
faltava a conversão elemento simbólico os seus biógrafos denominam o fato a cena do jardim é uma voz infantil o toma e lei excitado por alguém invisível [Música] o agostinho contra o episódio com a intensidade de uma génese vital eo coloca entre as maiores representações do acontecido e aí e apressei-me a ir ao lugar onde estava alívio onde havia deixado o manuscrito do apóstolo do meio abre ao acaso ele em silêncio nada de bebedeiras nem em desatino nada de rivalidades invejas revesti-vos do senhor jesus cristo ela acabar a leitura desta passagem sentir como se uma luz
de segurança infiltrar em meu coração e se dissiparão todas as trevas de minhas dúvidas e em setembro de 386 agostinho se retira com um grupo de amigos a uma vila campestre perto de milão cassicíaco sobre uma verde colina a vegetação evoca o encanto e o sossego daquele tempo uma paragem ideal para meditação as fontes o arvoredo o próprio ar convidam à reflexão e ao diálogo sossegado [Música] e em um ambiente de convivência campestre entre amigos agostinho viveu aqui mais de meio ano dedicou esse tempo a pensar a escrever a debater e também a pôr em
prática um projeto ainda no início o monacato a convivência em comum que depois levará a prática com todas as suas consequências na áfrica agostinho havia deixado em milão suas obrigações do professor e orador para viver aqui com os amigos um projeto de vida e incomuns em mulheres um taquígrafo toma nota dos diálogos aqui vinham os caçadores nos bosques vizinhos e chegando gere do inverno alpino os africanos se ressentem da chuva e do frio chegou a hora do regresso barco subir a grande construção da cúpula de milão foram encontradas estas ruínas do antigo batistério de mármore
branco decorado com pintura as pedras semi-preciosas e mosaicos poli cromados onde o bispo ambrósio batizou santo agostinho na páscoa do ano de 387 e aqui dois vestígios daquele batistério em que agostinho com 32 anos de idade seu filho adeodato e o amigo alípio receberam o batismo três vezes devem ter sido empurrados pelo bispo ambrósio até colocá-los debaixo de um jorro de água conforme o rito o agostinho choraria mais tarde ao ouvir os hinos e cânticos da igreja e nesse ambiente de exaltação o grupo de amigos africanos quase monacal decidi poucos meses depois retornar a sua
terra e os viajantes fazem uma parada obrigatória nessa cidade de óstia antiga e depois em roma a frota do usurpador máximo bloqueava navegação para áfrica morta estava prosperidade dessa velha cidade porto imperial empório dos negócios de importação de trigo e azeite armazém de trigo de grãos e de peixe seco eram já tempos de decadência em hóstia tiberina onde agostinho conviveu alguns meses com a comunidade cristã junto com sua mãe mônica e em seu alojamento talvez numa casa alugada de algum cristão próximo a esta igreja onde assistiriam as celebrações litúrgicas deve ter ocorrido enquanto conversava com
mônica outra das experiências íntimas que marcaram a vida de agostinho o próximo ao dia de sua morte estávamos os dois a sós olhando pela janela o jardim da casa em hóstia tiberina descansando da viagem de milão e reunindo forças para navegar até cartago e em nossa conversa passamos todos os seres corpóreos até o céu e subimos mais e mais acima ela disse assim só desejava ver te cristão meu filho o que faço ainda aqui em terra em mim nesta terra o agostinho fala do êxtase de hóstia como um grande acontecimento em sua vida parece que
podemos contemplar duas paisagens uma paisagem externa física que ele descreve com os belos traços uma entardecer no sol que é refletido no mar e também uma paisagem interior que é esse diálogo de rara beleza é um show de grande intimidade entre mãe e um filho que parece que tiveram uma uma pequena experiência mística e foi grande a desolação do filho ao perceber que sua mãe estava prestes a morrer mônica morre depois de breve enfermidade abençoando os seus dois filhos agostinho e na vídeo seu neto adeodato e os amigos todos preparados para assar par de óssea
para cartago depois de breve estada em roma agostinho resistiu pronto e serra com muita dor os olhos de sua mãe amantíssima [Música] é a esta cidade portuária de hóstia tiberina chegavam no final do século 4º os mais ricos carregamentos de trigo com destino a roma aqui agostinho e mônica e levaram seu olhar de esperança e esse é o azul do mediterrâneo pensando na próxima a travessia no mídia natal onde agostinho se tornaria monge em tagaste regresso a áfrica junto com seus amigos decididos a iniciar uma nova vida agostinho nunca deixou de pertencer à sua terra
a sua gente afoga o cidade e o mistério arrastão um homem que decide voltar à sua cidade natal sinais de sua identidade como esse mausoléu público em tuga mausoléu do deus-rei maxximiza diante do qual ele passou alguma vez se unem o professor de retórica culto e de regresso à fé católica que chega da itália há muitos biógrafos modernos eles procuram sim indicar alguma característica própria de indígenas africanos em agostinho sobretudo o caráter apaixonado e a insistência em seu pensamento a importância em seu pensamento seu amor com um presente é o regresso a sua querida terra
no mídia no outono de 388 era carregado de esperança agostinho forma uma pequena comunidade contemplativa em tagaste que durará dois anos dedica seu tempo a escrever diálogo a com seus amigos de filosofia e religião e debate acerca de platão e de cristo dizem uma carta o seu amigo íntimo nebridio que morrera cedo mas é outra morte prematura de seu filho adeodato com 17 anos de idade jovem esperto e inteligente o que revolve suas entranhas e seu ser o agostinho ficou realmente abalado pela morte de seu filho tanto que não conta nada sobre isso não diz
uma palavra senti uma dor silenciosa algumas das perguntas que adeodato ele fazia eles recolhe no livro intitulado o mestre que é que é um livro de alta semiótica que é um livro que está como fundamento da pedagogia moderna e naquele retiro inicial de tagaste na tranquilidade às vezes pedrosa de seu pequeno povoado agostinho se entregou a contemplação e ao estudo o seu espírito foi marcado por mudanças profundas às vezes misteriosas que o levarão a descobrir novos horizontes para suas ideias é uma visita casual a esta cidade costeira hipona a mais importante da áfrica depois de
cartago com os 40 mil habitantes determinou o rumo de sua vida o entendimento do ser eleito por sua fama agostinho evitava visitar cidades em bispo de hipona era velho e o povo aclamou agostinho para ser ordenado sacerdote em e estas ruínas hoje abandonadas à intempérie falam da prosperidade de ir para o colégio agora submersa em água e vegetação seu teatro a quadrícula urbana de suas ruas que dividem os bairros nobres e plebeus marcam também a divisão entre os distritos cristãos o católico e o dono artista o agostinho chega na primavera do ano 391-a esta florescente
cidade de hipona e fundo em seguida aqui um mosteiro buscavam um lugar para viver com seus irmãos contar a mais tarde tendo abandonado toda a esperança deste mundo passado apenas quatro anos se converterá em bispo monge que percorre desde aqui todos os caminhos da na mídia a comunidade cristã vivia angustiada pela propaganda enérgica dos maniqueus e a violência dos donatistas o bispo católico o ancião valério de origem grega sequer fala bem o latim e sofre suporta isso como pastor e dessa situação violenta dão testemunho estas pedras reunidas no museu contigo as escavações mas agostinho tem
outra prioridade a fundação de um mosteiro seu projeto longamente amadurecido e quando ele se converte decidir abandonar a vida de retórico decide abandonar sua vida como professor e decide também abraçar o celibato coisa que lhe parecia impossível até antes quando o seu amigo alípio trouxe que eles abraçassem o celibato para se dedicarem ao cultivo da filosofia durante sua estada na itália agostinho teve notícia dos eremitas e como nesses mesmos anos fazia seu rival epistolar são jerônimo o célebre tradutor da bíblia buscavam a solidão e eles haviam escolhido o deserto para alcançar a perfeição sonhada mas
ele não seguiria esse caminho agostinho conheci a vida de santo antão escrita por santo atanásio e havia impressionado muito o que o radicalismo na opção de santo antão de retirar seu deserto deixando tudo abandonando tudo seguindo o convite de jesus cristo já deixar tudo para as pessoas pobres lhe havia impressionado ele imagina outra espécie de monacato talvez seu espírito de africano aberto a convivência não aceitasse a vida de anacoreta mudo e solitário assim em hipona põe em prática sua iniciativa seus monges rezaram juntos também viveram e trabalharam unidos e os mais preparados serão sacerdotes e
bispos é uma vez que ele aceita o sacerdócio a pedido a pedido do seu povo vai iniciar outra estilo de vida comunitária que é vivendo ele como sacerdote com outros companheiros e mais adiante quando o bispo liberar com outros clérigos a comunhão fraterna que é sinal da vida em comum e o serviço à igreja são os traços essenciais dessa proposta de monacato que perdurará pelos séculos o exemplo de santo agostinho e sua regra são os dois eixos desse ideal adotado como norma de vida por dezenas de institutos religiosos desde a idade média até nossos dias
primo propter quod e num esse disso kongregate unânime esse objeto e sim do mundo é tipo bob's animal fuga e corre um endermo é a regra que agostinho escreveu a 16 séculos está inspirada na sabedoria de quem conhece bem a grandeza do ser humano e na experiência e na cautela de quem percebe também e suas fragilidades e no refeitório de sua residência que ele comer mandou gravar uma frase para que todos aliás em todos os dias e tivesse em conta ele dizia quem é capaz de difamar a vida alheia não é digno de sentar-se à
mesa com a ajuda de seus monges elementos de combate e vanguarda agostinho inicia sua revolução a reforma da igreja graças a formação de seu clero bem preparado de propiciar a difusão de suas ideias e de sua influência o agostinho ele vivia em uma cidade e poona que era um porto marítimo onde chegavam de todas as partes do império da itália da espanha inclusive e até do oriente e era possível encontrar ali muitos monges que vinham cumprimentá-lo e visitá-lo ele trazer um cartas de jerônimo e de outras pessoas também e as quais ele respondia e mantinha
uma relação uma relação epistolar o deixe de sua sede de hipona cujas ruínas é vó com hoje a sua memória cresce o prestígio de agostinho alguns de seus adversários e recordam como flecha disparada na controvérsia doutrinária ao sua origem indígena africana embora ele se sentir se agisse como cidadão romano não entre essas duplas pedras de sua cidade o seu adversário mais notável era o bispo pelagiano juliano onde reclamo para ofendê-lo insultado o chamava o nome da o público pegus na realidade agostinho aceita porque era consciente plenamente consciente de ser de origem africana embora da língua
púnica soubesse apenas algumas poucas palavras agostinho se entrega ao governo de sua diocese aos escritos ea polêmica aqui na sua igreja podemos situar boa parte de suas discussões e quando o bispos postiga denunciando a brutalidade do circunceliões ala radical do adversário sugere aos seus fiéis que fossem ali apenas a 100 metros da igreja dos donatistas eles repetissem os mesmos argumentos que ele pregou a favor da autêntica fé cristã os debates públicos os escritos de belos sermões ditados com a perspicácia de um grande comunicador provocaram às vezes a ira de seus adversários agostinho denuncia os grupos
de exaltados fanáticos que perturbam a ordem ele tem esses bandidos que atacam os viajantes incendeiam os campos cantando hinos do notícias e o circunceliões eram violentos e diante deles agostinho pede que se faça valer a ordem pública portanto que se retome a ordem em situações de conflito mas creio que a imagem predominante de agostinho é de um homem de de grande senso pastoral muito próximo do seu povo em alguma ocasião ele lamenta o muito tempo que precisa até de cara resolver pequenos problemas domésticos das pessoas que vinham a ele como o juiz de paz aqui
antiga basílica cristã de bulla regia uma das cidades romanas mais prósperas na no mídia até aqui segundo as crônicas veio agostinho no ano 399 e pregou um famoso sermão aos seus habitantes que com demasiada frequência segundo ele e umas espetáculos de circo e teatro e o bispo viajante agostinho se alarma quando presidência nestas comarcas prósperas no interior da áfrica romana os rituais do paganismo praticado por alguns cristãos a desgostar onde também as festas que alguns cristãos celebram ante essas estelas funerárias como os pagãos são os dias e banquetes para livro dos mortos e honra dos
mártires que ele já havia proibido em hipona por causa da libertinagem nós temos que entender a época em que vive os cristãos a que se refere santo agostinho ele nasceu nos anos posteriores ao reinado de constantino esse que trazia a paz a igreja é do ano 313 edito e muitos cristãos vivem costumes pagãos e ele se refere aos que buscam leitores de cartas cartomantes aos oráculos consultavam os oráculos é gente que vive gente que vive tradições pagãs ele as critica duramente essa proximidade de agostinho com o povo o leva a intervir em assuntos que naquele
obscuro século 5º marca um progresso moral o que é admirável sua proposta de suprimir a escravidão quando aquela sociedade romana se defronta com caos ea invasão dos bárbaros agostinho conta que estando ausente de sua diocese chegou aipana uma remessa de escravos da áfrica subsaariana em parece que haviam sido comprados pelos gálatas em situações às vezes terríveis e disse agostinho que como era de costume na igreja na sua igreja fizeram uma coleta para comprar e libertar esses escravos tuga cruzamento de caminhos entre a áfrica proconsular romana e as regiões bebes essa passagem obrigatória dos viajantes que
iam a cartago agostinho deve ter passado por aqui várias vezes a caminho da capital em sua permanente peregrinação para assistir a mais de uma dezena de com e na capital com certeza areia tipaza mileto tuga fita fica bulla régia mais de 30 cidades formam o itinerário de agostinho desde puna os caminhos de suas visitas a outras igrejas e para assistir aos concílios em que exerceu sua liderança em uma famosa conferência sob os auspícios do império teve lugar em junho do ano 411 em cartago à qual assistiram mais de 500 bispos entre católicos e do notícias
mas tratava-se de alcançar a paz ea unidade entre os cristãos propiciada pelo egito do imperador honório agostinho foi porta-voz dos católicos no princípio ele como outros bispos africanos tô tentou buscar um caminho de reconciliação mas ele percebeu então que isso realmente não era possível nessa situação por causa dos ataques dos donatistas contra os católicos agostinho e outros bispos naquela época tiveram que apelar ao próprio poder imperial e o bispo de hipona prepara sua estratégia porque intui que ele ter ali em cartago a voz principal por seu prestígio e sua renomada oratória com seu conhecimento dos
homens e dos fatos e da importância transcendental desta controvérsia cuja origem é política uma vez mais agostinho se põem a caminho os donatistas tal como os católicos se consideravam a única e autêntica a igreja cristã na áfrica o egito do imperador buscava a paz entre eles na conferência agostinho rebateu os argumentos de seus adversários com tal viggore eficácia que o delegado imperial marcelino deu seu veredito final os donatistas haviam perdido o debate e foi uma vitória para agostinho e seu grupo já que ele os católicos africanos receberam uma grande ajuda do império naquele momento mas
isso não terminou ali o problema dona artista eventualmente o problema do na artista só seria resolvido depois das invasões dos vândalos e também você sabe a invasão dos muçulmanos agostinho nunca pediu a repressão contra seus adversários hereges apesar da violência desencadeada por alguns deles até o assassinato sempre buscou o terreno do entendimento que o deixasse fora dessa polêmica entre igrejas e o poder imperial e a igreja não deve estar junto do que chamamos de estado são duas entidades separadas com finalidades muito diferentes a igreja só pode ter esse direito de utilizar o estado para evangelizar
e santificar o povo de deus e o estado não deve ter o domínio sobre a igreja jorge agostinho realmente não buscava uma espécie de cristianismo medieval como acredita muita gente é mais uma ideia aqui é muito mais moderna a separação de territórios que são da igreja e do território que nós chamamos de estado em roma havia deixado de ser então a capital de um império despedaçado para converter-se e paulatinamente no centro da cristandade as igrejas cristãs gozavam já de grande autonomia e seus bispos eram pessoas de grande prestígio fica difícil distinguir nas controvérsias seu juízo
pessoal sobre a ortodoxia oi aqui é acordada nos conselhos e acredita o papa diria que agostinho pessoalmente tinha pouca influência na sede de roma e ante a qual se apresentava a simplesmente como porta-voz do episcopado católico africano a célebre frase roma locuta causa finita essa romance pronunciou e o assunto está encerrado não é e tem que ser interpretada como referido a um assunto concreto não como uma afirmação geral de forma alguma de valor dogmático em absoluto é nesse embaixo de ideia durante aqueles anos vibrantes destaca o duelo singular que travam por carta com maior respeito
o eremita jerônimo e o bispo agostinho e se põe em dúvida a autoridade da tradução da bíblia que jerônimo faz do texto hebraico e naquele mundo romano cuja principal energia é a do cristianismo a polêmica entre os dois colossos se acende eu creio que a liderança de santo agostinho foi maior que a liderança que são gerônimo gerônimo segue a uma elite de roma e um grupo intelectual com um certo grau aristocrático enquanto o santo agostinho se dirige a todo tipo de pessoas ea influência agostiniana nos séculos posteriores será definitiva os monges ao longo de toda
a idade média não se tão tanto jerônimo e sim agostinho e copiam em copiaram seus manuscritos e obras porque encontra em santo agostinho aquilo que estão buscando a e aí e quando as forças de climão e renuncia as duas viagens agostinho se entrega dia e noite a tarefa de escritor le estuda dita livros e cartas e prepara suas obras mais profundas que mostram a sabedoria e vontade de um pensador claro evidente sensível dialogante os dias de agostinho eram cheios sabíamos que ele não dormia muito bem durante a noite ele sofria de insônia e trabalhava à
noite os textos que estava escrevendo durante o dia é quando entregava as tarefas normais do bispo muitas vezes passava toda a manhã inteira mediando a solução de controvérsias legais que era entre seus vizinhos e entre seus paroquianos e esses mosaicos tirados das ruínas de hipona descrevem esse ambiente do bispo convivência cordial com os agricultores caçadores artesãos e gentes do mar os seus fiéis a quem dirige os sermões em linguagem simples não em seus livros entretanto são respostas às questões essenciais da fé da sociedade e do ser humano redigidos na ótica do grande escritor agostinho autor
de obras essenciais é o grande comunicador capaz de prender a atenção de leitores de todas as épocas as confissões à cidade de deus de trinitate day e quem lê as obras de santo agostinho encontrá-la grande diferença entre ler a cidade de deus e ler um sermão a cidade de deus é dirigido ao público culto romano pagão tratando de mostrar-lhe como o cristianismo não é responsável pelos males que roma sofreu então a um público culto gostinho fala com linguagem culta já os sermões que se dirigem a pessoas aos pescadores de hipona aos agricultores dali tem que
utilizar uma linguagem muito simples e assim o hulk experimenta que ele que lê sua obra há muitos dos que me conheceram e outros que não me conheceram querem saber quem sou eu agora quando escrevo essas confissões oi ou me escutaram ouviram falar de mim e querem saber por confissão minha como sou viajam os homens para admirar o alto das montanhas as ondas gigantescas do mar os rios caudalosos a imensidão do oceano o movimento dos astros mas se esquecem de si mesmo e aí e a narração autobiográfica de agostinho é sumamente original lirismo mística psicologia sagrada
escritura tudo se conjuga para compor suas confissões e lá confidência sofrida de um homem que marcou o seu tempo e é parte da cultura universal ultrapassando umbral autobiográfico diria eu que é mais acertado dizer que foi o inventor de um tipo específico de autobiografia que é um diálogo com deus aqui está a sua originalidade está obra agostiniana nos mostra também com páginas densas de intensa em inspiração o o traço poético de seu autor agostinho não se importa de abrir a alma de par em par reconhecer seus erros e sentir-se manchado mas manchado porque havia tocado
o mais baixo da humanidade e do mesmo modo que também havia descoberto é esse desejo essa fome de verdade de beleza de amor que é o mais sublime também da mesma unidade a sua outra obra mestra a cidade de deus apuram método de análise dos fatos humanos de que nasce a história agostinho não acredita como outros contemporâneos na imortalidade do império romano mas ele custava intuir o mundo sem ele e teve que responder a quem acusava os cristãos de serem a causa de sua destruição o mundo foi sacudido o homem velho despojado a carne prensada
como azeitona da importanto livre curso ao espírito os corpos dos muitos mártires estão em roma e roma está na miséria devastada na desolação foi pisoteada e incendiada por que choras porque caíram as pedras e morreram os homens e em que a memória dos apóstolos teria que a vê-los preservado para sempre dos godos a religião cristã não se ajustava ao império romano por que não ofereciam uma boa defesa ante as invasões que estavam acontecendo dentro do território do império agostinho teve que defender os cristãos contra os pagãos e também seus simpatizantes que se perguntavam se a
religião cristã era realmente responsável pela queda do império romano eu cai pô nas mãos dos vândalos no verão d431 um ano depois da morte de agostinho na parte de seu mosteiro rodeado de seus monges e de bispos fugindo da invasão é a primeira preocupação de todos depois de sepultá-lo na sua igreja a basílica da paz foi pôr a salvo os escritos de agostinho na sua biblioteca desde sua áfrica natal até o norte da itália velado hoje nesse mausoléu de pa via o corpo de agostinho fez sua última viagem os seus monges para se lá darão
a relíquia mais valiosa da igreja africana 35 anos depois da morte do santo acari ilha da sardenha o sepulcro do bispo de hipona corria perigo também ali depois da ocupação da ilha pelos sarracenos por fim depois de um acidentado a viagem suas relíquias chegaram a pátria no ano 722 graças a devoção do rei lombardo louis brando e o rei decidiu trazer a para via as relíquias do grande personagem padre da igreja agostinho dizem que comprou o por alto preço e trouxe-o de gagliari pelo mar levou agenor de gênova pela chamada via do sal pelas montanhas
e atravessou o rio corre e finalmente chegou até aqui várzea [Música] e desde as ruínas da cidade romana se divisa em todo seu esplendor a moderna basílica de hipona sobre o montículo da cidade argelina gianabara é o testemunho principal do bispo agostinho em sua pátria hoje terra muçulmana e ele é sem dúvida o maior pensador nascido em terras da numídia respeitado e admirado também por seus compatriotas a este território desde de cartago até a napa foi durante séculos um espaço fértil para o pensamento humano dele fica o que se deve ser reconhecido o que é
original santo agostinho é como a oliveira do estragaste tagaste é a áfrica essa zona fértil essa terra generosa que é a áfrica e este mausoléu é hoje lugar de peregrinação para os cristãos e lugar de visita respeitosa dos muçulmanos que nasceram em sua mesma terra eles vêm até aqui render em homenagem ou pedirem favores ao bispo cristão que nasceu dois séculos antes que o profeta não né que sentimos de santo agostinho como o nosso com patriota como um grande pai somos da mesma linhagem que ele veio assim eu sinto o que fica de agostinho 16
séculos depois de sua morte permanece sua memória em uma rica iconografia repetida em todos os estilos de todos os tempos e em todas as suas tarefas vai espiritual bispo monge escritor filósofo orador polemista e fica acima de tudo sua obra seus livros nas bibliotecas do mundo inteiro aqui o ali repletas com as traduções antigas e modernas de seus tratados seu epistolário seus sermões e em algumas como esta de el escorial espanha mostram-se com cuidado e orgulho manuscritos medievais e impressos de todas as obras capitais de agostinho a cidade de deus solilóquios confissões estão na lista
dos livros mais vendidos de todos os tempos o show do seu vasto epistolário cartas cruzadas com amigos pensadores pagam bispos hereges governadores formam com seus sermões um legado vital inesgotável cujo é tudo é um desafio para os especialistas que seguem encontrando novos dados sobre a vida ea personalidade de agostinho e ainda esperamos seguir descobrindo novos sermões de santo agostinho como é o caso dos últimos sermões que foram descobertos faz pouco faz pouco tempo mas esperamos que no futuro sejam descobertos novos sermões de santo agostinho porque dos 600 que temos aos 8 mil que pregou há
uma diferença muito grande assim foi agostinho de hipona escritor genial polêmicos tem mestre do pensamento reformador e padres da igreja fundador do primeiro monacato ocidental dizem os seus que nunca perdeu sua alma de no vida a áfrica e sempre viverá nele a viver a brilhante em seu pensamento como só o eterno o que tanto fascinou os seus poetas e seus filósofos santo agostinho é talvez o maior escritor da antiguidade ao lado de platão o fato de sua obra ter sido conservada em grande parte já é por si um atestado incontestável isso incontestável de seu valor
e permanece enfim seu espírito nos homens e mulheres que o seguem e pra ti com sua regra centenas de comunidades estabelecida em todos os continentes a alma de agostinho nome da e romano monge bispo segue viva muitos séculos depois da queda dos impérios cujo final ele anunciou e aí e aí e aí e aí [Música] e aí [Música] e aí