CLASSICISMO EM PORTUGAL | Escolas Literárias

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Literatura com Alencar
Hoje será a vez do Classicismo em Portugal para continuarmos estudando as Escolas Literárias, este a...
Video Transcript:
Oi e aí galera tudo bem vamos continuar falando da literatura portuguesa e agora é vez o classicismo e no classicismo está ele Luís Vaz de Camões um dos Poetas mais importantes da Língua Portuguesa e também muito presente em provas de vestibulares no ENEM então fica aqui comigo até o final porque literatura é com Alencar 1 E aí Olá eu sou professor Alencar em você está no canal literatura com Alencar quando a gente fala em classicismo o que que vem à mente galera clássico e tem a ver com o clássico tem tudo a ver afinal de
contas o classicismo é fruto do renascimento e o renascimento fez Renascer fez ressurgir o que a cultura clássica A Busca Pela perfeição pelo equilíbrio a utilização da mitologia lembra que a gente falou disso lá no vídeo do arcadismo depois dá uma olhadinha aqui no nosso canal e se a gente fala em retomar Um clássico Isso quer dizer o que o clássico tinha ficado de lado sim com a queda do império romano em 476 depois de Cristo cai também a cultura greco-romana e acende o catolicismo e esse fenômeno do ressurgimento do clássico vai inspirar então um
movimento chamado classicismo em Portugal que começa em 1527 essa data marca a volta do o estado de Miranda da Itália transando uma novidade para Portugal para língua portuguesa que é o doce estilo novo ou seja os versos com dez sílabas poéticas que foram bastante aplicados ao Soneto se lembra que é um soneto esse nome vende Soneto do italiano sonzinhos São pequeno é um formato na verdade medieval Kid lá para cá já foi utilizado por muita gente pelo mundo todo no Brasil por exemplo você tem Gregório de Matos Olavo Bilac Cruz e Sousa mais recentemente no
século 20 Vinícius de Moraes e lembra galera que o soneto é aquela forma que tem dois quartetos e dois tercetos são no total 14 versos e vocês sabem que o doce estilo novo acabou sendo bastante utilizado em poemas líricos e só aqueles que falam de intimismo expressão de sentimentalismos e já que estamos falando aqui de clássicos é que esse sonetos decassílabos lírico sair do classicismo trazem consigo uma ideia lá da Grécia do século 4 antes de Cristo estamos falando aqui do Platão sim a ideia amorosa segundo Platão vai aparecer aqui o amor segundo o filósofo
exclui a parte sensual e entra num contexto mais moral religioso filosófico Daí vem a expressão amor platônico que significa quando a gente tem aí um amor idealizado por alguém e essa situação aí que exclui a parte sexual acaba combinando muito com as relações de amizades amores não correspondidos ou agora é hora de falar do principal poeta lírico português que é o Luís Vaz de Camões anota aí em ele se utilizou muito da medida nova das dez sílabas poéticas falou também desse amor aí Platônico neoplatonismo né E para vocês começarem a e como é que era
poesia lírica do Camões eu trouxe aqui um poema que esteve na prova do Enem 2012 presta muita atenção no formato que o poema tem é um soneto presta atenção também na questão da métrica veja como os versos tem uma simetria são todos muito parecidos na questão do tamanho Olha só como vai ter também rima ou seja vai ser um poema todo perfeitinho e vai falar da questão do amor de admiração então fica ligado presta bem atenção que o poema Tá chegando mais antes disso que ela dica né não se esquece aí de se inscrever no
nosso canal se você não está inscrito ainda dá um like faz um comentário ativo Sininho toda aquela coisa que vai espalhando a literatura beleza e o soneto é assim Leda serenidade deleitosa que representa em terra um paraíso entre rubis e pérolas doce riso debaixo de ouro e neve cor-de-rosa presença moderada e Graciosa onde ensinando estão despejo o que se pode pôr arte e por aviso como por natureza ser famosa fala de quem a morte a vida atende Rara suave enfim senhora vossa repouso nela Alegre comedido essas armas são com que me rendi e me cativa
amor mas não que possa despojar-me da Glória de Rendido como vocês podem perceber o grande foco desse poema é a figura feminina a gente tem aí um eu-lírico que a pessoa que fala no poema ou na letra de música que não o teste as qualidades físicas psicológicas da mulher na verdade uma pessoa aqui sem defeitos apenas as qualidades vem à tona sem ensinar nada ligado a sensualidade ou a Sexualidade a gente tem uma mulher que está no plano Divino que extrapola a realidade que é perfeita que é de beleza venerável eu não sei se vocês
perceberam aqui no poema mas as qualidades da Moça é tão ligadas ao que ao comedimento a contenção ao equilíbrio nada muito extravagante o clássico galera não é extravagante e mais no final do poema percebam que o sujeito lírico aqui faz uma confissão ele se sente Rendido por essa mulher ele gosta inclusive de ser Rendido pelas características dela na questão do Enem o que que aconteceu eles compararam esse poema com uma pintura Não esqueça minha gente que é uma prova de linguagens Então isso é muito comum são muitas linguagens que aparecem e muitas vezes elas são
associadas relacionadas já aconteceu de poesia ser ligada a música ou então histórias em quadrinhos obras de arte Então nesse caso você tinha comparação desse Soneto com uma pintura do Rafael Sanzio que é um grande artista do renascimento eu estou falando da obra dama com unicórnio na questão alternativa correta é a letra c É porque fala de duas figuras femininas tanto no poema conta no quadro que são muito comparáveis porque ambas são equilibradas são como medidas a gente podia lembrar de outro poema do Camões aqui lírico muito conhecido que está na música Monte Castelo da Legião
Urbana Aquela banda muito famosa nos anos 80 90 estou falando de um soneto que se chama o amor é o fogo que arde sem se ver lembra dele né já deve ter ouvido a música também então essa música é pura intertextualidade porque ela mistura um Soneto de Camões e uma passagem da Bíblia Coríntios 13 que diz que ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos sem amor eu nada seria mais um momento importante agora da nossa aula em tá ligadinho aqui né faça eu sou anotação vai acompanhando porque agora é hora de
falar de uma outra faceta do Camões porque além de poemas líricos ele escreveu também uma Poesia Épica e ativar ética ou epopeia é aquela que vai falar de grandes feitos de um povo ou de alguém isso a gente comentou já galera no outro vídeo aqui do nosso canal chamado géneros literários Segura a Onda e depois dá uma olhadinha lá tá mostrar os grandes feitos é exatamente o que o poeta faz no livro Os Lusíadas de 1572 Quem são Lusíadas minha gente lusitanos portugueses o Camões resolvi mostrar a grandiosidade dos feitos do povo dele que vamos
combinar tava bombando aí no século 15 e 16 por causa das grandes navegações é uma obra incrível mas ela não é totalmente original o Camões se inspirou em alguém para fazer com certeza e como a gente está no classicismo ele vai se inspirar os grandes autores clássicos lembra que o Homero lá na antiguidade grega já tinha escrito quais obras e Leda e Odisseia enaltecendo os grandes feitos é ele que é o povo grego o Vigílio já tinha feito a mesma coisa com o povo romano na obra A Eneida que Camões fez deu uma olhadinha para
trás e disse Agora é a minha vez de falar do Meu Povo Ir para fazer isso olha que legal hein o Camões resolveu contar toda a viagem do Vasco da Gama lá no final do século 15 uma viagem muito importante porque ela foi o pontapé inicial para o comércio de especiarias com as índias né que o Oriente tem um pano de fundo muito interessante nessa obra não se esqueça aqui o clássico gosta de mitologia Então galera mitologia vai aparecer fortemente aqui principalmente em duas figuras Baco O Deus do vinho das festas Vênus a deusa da
beleza da fertilidade durante toda a narrativa em versos Vênus vai com a cara dos portugueses digamos assim e vai tentar ajudar o povo europeu já se não ele vai tentar atrapalhar Vai tentar dificultar de todas as formas a viagem porque Baco é muito bem visto no Oriente esse os portugueses conseguisse êxito na viagem e eu inclusive suplantar a fama do barco então nós temos aí uma espécie de plano Divinal da obra e tem também um plano tem renal que é o que a viagem se essa jornada então a Venturosa e dos portugueses passando pela Costa
da África tendo que enfrentar povos perigos para conseguir atingir o objetivo deles e eles atingem e como prêmio pela bravura eles recebem do plano Divinal a ilha dos amores ou Ilha dos Prazeres tem um lugar cheio de mim fazer uma recompensa Então por tudo que eles fizeram por essa coragem que eles tiveram aí é bom repetir você tá vendo que na verdade é uma narrativa em versos na verdade as grandes obras épicas vão contando histórias desse jeito e essa estrofe ou seja estamos falando aí de poesia e assim como acontece na poesia lírica a ética
também é bem organizadinha são versos decassílabos tem rima no caso de Os Lusíadas é usada a chamada oitava-rima que funciona assim a a b a b a b c os dois últimos rimam entre si Então tudo muito organizadinho bem do jeito que o clássico pede Valeu galera muito obrigado pela atenção de vocês mais um vídeo aí para o nosso canal esperem pelo próximo ela lá tá E aí
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