Nem Trivium nem Quatro Discursos, mas Sextivium e Cinco Discursos

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Carlos Nougué Tomismo
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Video Transcript:
divido este vídeo em duas partes na primeira tratarei do trío junto com o quadrel e depois tratarei da teoria dos quatro discursos então Vamos por partes por toda a idade média o trivium que se compunha de gramática junto com poética retórica junto com noções de direito e dialética ou lógica compost com o quadrel aritmética geometria com geografia e história natural música e astronomia as chamadas sete Artes liberais que era o conjunto de estudos que antecedia o ingresso nas facades superiores que faculdades superiores eram essa a de teologia Sagrada e a de direito canônico e enfim
a de medicina Havia três superiores então havia uma faculdade inferior que ministrava o trí e o quadrel e três superiores teologia Sagrada direito canônico e medicina e se como vamos ver esse conjunto especialmente o trí resultou da confluência heterogêna de várias doutrinas permitiu no entanto uma abundância de bons frutos filosóficos e foi o sustentáculo Educacional da mais pujante das civilizações que já houve na face da terra a cristandade medieval cristandade medieval no entanto por diversos motivos incluindo o humanismo hiper estetizante Hiper beletrista começou a ruir no já distante século 14 e foi no principal desdobramento
do humanismo ou seja o renascimento que de fato começou a derrocar o conjunto da sete Artes liberais o principal faltor de tal derrocada como nos mostrou o já falecido José monir Nasser foi o teólogo checo Jean am Comenius que viveu entre 1592 e 1670 que em sua principal obra a manha de não só faz pouco caso das sete Artes como estabelece as bases das pedagogias modernas que se desenham para fins antes de distribuição social que de efetiva Educação na advertência ao leitor que abre a obra de comos o checo este checo esboça o plano mestre
de seu Admirável Mundo Novo pedagógico e Vejam o que diz ele ali ouso prometer uma grande didática uma arte universal que permita ensinar a todos com resultado infalível nada menos que isto ensinar rapidamente sem preguiça ou aborrecimento para alunos e professores ao contrário ensinar com o mais vivo prazer dar um ensino sólido sobretudo não superficial ou formal que condu os alunos à verdadeira ciência aos modos gentis e a generosidade de coração enfim do alto de sua dizia com menios eu demonstro tudo isso a priori vejam vocês com base na natureza das coisas assim como de
uma Nascente corre Os Pequenos riachos que vão unir-se no fim em um único Rio assim também estabeleci nada menos que uma técnica Universal que permite fundar escolas universais a arrogância estava no ponto mais alto com comos e de fato já estão nestas palavras do Soberbo checo algumas das notas da pedagogia moderna Arte Universal ensino rápido resultado infalível ó tudo estabelecido de antemão o que redunda algo que não lhe É oposto senão aparentemente Porque de fato é uma inelutável consequência sua Que coisa é essa o renascimento do flatus vote sofístico so o justo nome de relativismo
flatos votes palavra vã basta então comparar o sistema educacional moderno e seus resultados com a pedagogia das sete Artes liberais e seus resultados para que ressalte a superioridade incalculável das sete Artes liberais sobre o sistema educacional moderno antes de tudo as sete Artes ordenam-se a verdade e sua complexidade enquanto o ensino moderno Visa uma formação simples e Universal tão somente na medida em que a luz de um sofista como Protágoras ou de um gorgas também sofista tem ao homem individual por medida de todas as coisas fosse isso possível depois o jovem medieval que pudesse ou
quisesse estudar as sete artes capacitava para sabedoria adquir efetivamente nas faculdades superiores enquanto o jovem atual sempre obrigado a cursar o ensino primário secundário não se capacita senão a curvar a servid a si mesmo Enquanto medida de todas as coisas e a ocupar certa posição na escala socioeconômica mas diga-se que contrariamente ao que pretende cer o universo escolar medieval não se distingue do atual por não ser Universal ou não tender a tal já o sistema carolo né de Carlos Magno propia ao ensino Universal e na Idade Média além de haver uma variada multiplicidade de instituições
de ensino para artesãos para moças etc se facilitava o acesso dos Estudantes pobres talentosos às universidades não tinham de pagar nada tudo era pago pelos estudantes ricos a diferença entre os dois universos educacionais reside portanto essencialmente na razão formal do acesso ao estudo o medieval era meritocrático e portanto essencialmente essencialmente n razão formal mesma do acesso ao estudo é e tinha por medida o alto a virtude do intelecto enquanto o sistema atual é chapad igualitarista porque tem por medida o baixo o mais material não é então de assombrar que aquele jovem medieval se distinguisse por
buscar algo superior a ele mesmo Porque de fato nossa alma só repousa na verdade enquanto o jovem atual é crescentemente egocentrista fundado num pretenso saber que não é senão um espelho deformado e idealizado dele mesmo e de suas pobres idiossincrasias e não é de admirar que então brotasse sábios verdadeiramente universais Santo Alberto Magno Santo Tomás ja Aquino São Boaventura enquanto Hoje tristemente quase não brotam senão especialistas tão especializados que de fato perdem de vista a universalidade da Verdade em que poderiam repousar e isto para não falar das consequências extremas do atual sistema educacional as quais
desgraçadamente enchem a até as sessões pol policiais dos jornais mas o conjunto do trío e do quadrel contrariava de certo modo O que podemos considerar aristotélico tomis a ordem das disciplinas E então a ordem pedagógica perfeitas não vou tratar aqui a ordem pedagógica perfeita vai além do copo deste vídeo para entendê-lo eh atenda-se às vicissitudes históricas do trí e do quadr comparando-os nesse mesmo percurso com os fundamentos do aristotelismo provavelmente tal conjunto de artes enquanto corpo didático escolar tem origem na Alexandria do início do século I floresceu ali então comunidade de estudos do cristianismo cuja
Fundação Rema segundo a tradi aanga São Marcos trse da didion né escola catequética pagãos conversos de iní modest a escol alcanou posição de destaque para o final do século I mais precisamente no ano 180 sob a direção de São pemo do Qual foi discípulo o célebre Clemente de Alexandria pois bem para Clemente de Alexandria é o saber se escalona em 5 graus o segundo dos quais ou seja em seguida a propedêutica dos párvulos ou meninos consistente precisamente no ensino da escrita da leitura e da Ira aritmética tá se dizia as sete disciplinas encíclicas Muito provavelmente
Tais cinco graus correspondiam ao programa de estudo da didas cion de então e quase certamente está naquelas sete disciplinas encíclicas A mais próxima origem pedagógica das sete Artes liberais sua forma mais definitiva porém né elas só adquiririam cerca do ano 800 com os capitulares de Carlos Magno e pelas mãos de alcuino O organizador da escola Carolin eman chapel né Eu disse porém mais definitiva para que se entenda isso é preciso que se retraem mais detidamente as vicissitudes doutrinais e programáticas das sete Artes liberais pode-se de algum modo fazer remontar a origem das sete Artes liberais
aos pitagóricos antes de Cristo bem antes e depois rastreá-la desde ah a sofística até Aristóteles e de fato é com este Gênio do método que era Aristóteles que já se dá perfeitamente a aquilo que podemos chamar a filosofia racional cuja dupla ordem de composição e de sustentação deve apresentar-se assim antes de mais nada ou seja de de cima para baixo antes de mais nada a lógica ocupa-se do ato das duas operações da Razão enquanto intelecto Ou seja a simples apreensão ou inteligência dos incomple e a composição intelectual estudada respectivamente nas categorias ou predicamentos com anteposição
da obra porfi isagoge ou tratado dos predic e ainda no perier hermeneias de Aristóteles eh que se traduz comumente por sobre a interpretação e que eu traduzo por sobre a enunciação ou proposição depois a filosofia racional ocupa-se dos atos da operação da Razão enquanto razão ou seja os atos em que se vai do conhecido ao desconhecido os quais por sua vez se subdividem de cima para baixo em discurso sempre verdadeiro ou seja sua parte judicativa e resolutiva ou analítica discurso que depende tanto da figura do silogismo tratada no livro de Aristóteles os analíticos anteriores como
da relações universais de necessidade dos conceitos na demonstração O que é nos nos analíticos posteriores do mesmo Aristóteles depois em discurso provável ou parte inventiva que com gradação de maior para menor certeza se subdivide ainda em dialética Ou seja a fé humana e a opinião suspeita de verdade e indução por sentimento estudada respectivamente nos tópicos na retórica e na poética aristotélicos e por fim o discurso falso com aparência de verdade que é tratado nos elencos sofísticas eh sofístico obr de Aristóteles mais conhecida como refutações sofísticas mas observem-se ainda duas coisas importantes primeira a lógica é
um todo de partes potenciais Ou seja a sofística a poética ou antes a arte do Belo para essa distinção leia-se meu livro da arte do Belo a retórica a dialética e aquele e aquela cujos tratados são as categorias o perias e os dois analíticos ou seja a parte que é propriamente filosofia racional a lógica tá eh segunda coisa bom para que se entenda isso de que é um todo potencial né a alma humana também o é nós temos a alma humana tem três eh partes uma parte é a vegetativa que nós Compartilhamos com os vegetais
e com os animais outra é a sensitiva que nós Compartilhamos com os animais e outra é que é propriamente alma humana que é a parte intelectiva é a mesma coisa é um todo potencial de partes potenciais a segunda coisa que há que observar é que a arte da gramática não é parte da lógica senão que é instrumental para a mesma lógica com a ressalva de que as partes potenciais da filosofia Racionais não se singem igualmente às normas da gramática menos estritamente a retórica e menos estritamente ainda a poética pois bem no conjunto de afluentes doutrinais
que vão desembocar nível contam-se não só o aristotelismo e o platonismo né além da já referida escola de Alexandria e de nomes ilustres como são Santo Isidoro de Sevilha né cujas etim teriam grande importância para os estudos medievais em geral tá e mas também o estoicismo por exemplo o estoicismo de um João o gramático Quem foi João o gramático também conhecido como João filopono de Alexandria viveu entre 490 e 570 era um neoplatônico e profundamente fluído pelo estoicismo ele era Cristão bom aliás atravessa a idade média e tem amplíssima vivência até hoje a opinião ecoada
por João gramática de que o nominativo Latino é caso como quando como mostra Aristóteles no perier hermeneias não é nem latim nem em grego nem em lugar nenhum a flexão do nominativo não é desinência casual ela é o que podemos dizer hoje vogal temática ao mesmo título que o são as vogais temáticas nominais em português mas disso eu trato detidamente eh em minhas duas gramáticas pois bem trata--se no entanto aqui do trívia medieval Inicial ou seja o de Anes da redescoberta e tradução ao latim das obras completas de Aristóteles né Eh o qual Diferentemente da
ordem que eu acabo de referir se caracteriza antes de tudo né o trí o trío posterior por incluir de certo modo a poética na gramática dde em parte deriva o beletrismo que predomina até hoje no ensino das línguas maternas e das línguas mortas mortas entre aspas depois por certo embaralhamento geral da ordem de sustentação das disciplinas e por fim por por certa desordem sob o nome mesmo de dialética na qual não se estudavam não só as obras que compunham a chamada lógica vetos Ou seja a isagoge de Porfírio a e a as categorias e o
permen de Aristóteles mas também o os tópicos de Cícero e certa dialética equivocadamente atribuída a Santo Agostinho após a tradução das obras completas de Aristóteles a dialética tendeu a chamar-se lógica e a abrigar exclusivamente Além Da Lógica vetos os analíticos anteriores os analíticos posteriores e os tópicos aristot sem que todavia se alterasse os demais dados de conjunto do trv Além disso o conjunto de trí e de quadr padece uma fraqueza uma debilidade em sua própria definição as ciências e as artes são hábitos intelectuais que se distinguem por as ciências T fim em si mesma ou
seja superar a ignorância enquanto as as artes buscam saber para fazer algo sobretudo externo são as disciplinas do fter do fazer é verdade que enquanto eh e na medida em que também fazem algo muitas ciências podem dizer sem sentido lato amplo ainda que impropriamente Artes assim Por exemplo quando a matemática faz equações de modo análogo as artes podem dizer ciência enquanto estudam seu sujeito em Universal assim por exemplo quando a música estuda Harmonia pode dizer certa ciência isto porém não se identifica com a distinção entre cias e artes em sentio próprio E assim a matemática
e ciência como a física e a metafísica ainda que as duas primeiras ou seja ah a matemática e a física sejam partes potenciais da metafísica enquanto a gramática é arte como o é a retórica ou como a Marcenaria Carpintaria ainda que as duas primeiras ou sejam apenas em sentido lato é que as próprias artes em sentido próprio se dividem H as artes servis e as artes liberais e tanto aquelas como estas se subdividem em espécies que por sua vez serão gêneros de outras espécies tudo isso está explicad detalhados em meu livro da arte do Belo
sem me deter aqui em Tais divisões digo porém que as artes servis são as artes mais propriamente do fatre e se dizem Tais porque se valem do corpo ou de algo corpóreo em ordem ao corpo ou a algo corpóreo e de fato o corpo é servo da Alma daí arte servis as artes liberais no entanto dizem se liberais porque se ordena a alma enquanto ela é livre do corpo mas o assunto se complica se pensamos que a maioria das Artes liberais incluídas as chamadas artes do Belo Ou seja a música pintura escultura etc se Vale
do corpo e de coisas corpóreas vale-se eh do corpo e de coisas corpóreas no entanto como meios e com intenção e fim significativos e como o fim tem primazia sobre o meio que conduz ao fim Tais Artes podem dizer-se também liberais as artes do Belo mas a poética Como diz a Aristóteles e como está suposto em tudo o que eu disse ordena-se a retórica mais precisamente a Conduzir à ela e o faz cumprindo ou alcançando seu duplo objeto o que a obra poética significa ou simboliza e o destinatário da obra e fazendo esse destinatário tender
ao bem e ao verdadeiro mediante o Belo e o fazendoo afastar-se do mal e do falso mediante o horrendo mas é isto mesmo o que fazem as demais artes do Belo razão porque que também se ordenam de algum modo a retórica logo são Artes liberais e a título e a título muito mais próprio que a geometria ou a astronomia vem-se assim por todo dito as debilidades ou fraquezas as incongruências as lacunas do sistema das sete ates liberais Mas pode objetar o seguinte isso que eu digo não é possível justamente por Como disse eu mesmo no
início deste vídeo este sistema o das sete Artes foi o fundamento Educacional da idade média do medievo com toda a sua pujança e brilho mas respondo a esta objeção nunca realidade social alcança toda a pureza do que se mostra necessário na ordem da contemplação o que nem sempre impede resultados muito bons como os assinalados porém hoje quando o aristotelismo tomismo não pode mais que clamar a verdade como no deserto e é efetivamente marginalizado pelo tremendo sistema educacional imperante temos todas as condições de estudar segundo a devida ordem das disciplinas e em ordem a sabedoria que
é a metafísica e a teologia Sagrada o que não se pode repetir como se fosse um mantra ele mesmo estima tangente de alguma maneira ao ideológico que havemos de seguir dogmaticamente todos os modos do passado medieval estejamos cer certeza de de que se se volta a cristianizar o mundo não se parecerá com o mundo do medievo Cristão senão quanto à ordenação essencial a Deus assim como somente quanto a tal ordenação a idade média Cristã se pareceu com o império romano Cristão ou com a chamada cristandade menor dos Reis católicos Isabel e Fernanda Carlos v e
Felipe i se portanto a idade média o medievo pode em certo sentido dizer-se a idade do Ouro da cristandade não pode no entanto dizer-se isso absolutamente ou seja miticamente e não entendê-lo é fornecer combustível exatamente aos que querem arrolar a religião entre as ideologias não o façamos e nos distinguirem Cabal e evidentemente como devido de toda e qualquer ideologia ou religião política se no entanto o uso dogmático do sistema das Artes liberais responde a outras intenções intenções antes Esotérico gnósticas então com muito uma razão a fortior havemos de revisá-lo segundo a corr ordem das disciplinas
Então temos então é que sem entrar em maiores detalhes O que é o trí Há de ampliar-se a um sexum sexum a saber gramática poética ou arte do Belo retórica dialética sofística que ensina a não incorrer em sofisma e lógica temos as seis artes do sexion que haverá de substituir ao trivium repito gramática arte do Belo ou poética retórica dialética sofística e lógica se se trata do quadrículos ponha-se noções de matemática incluindo geometria etc toda suas partes noções de música Se sequer mas hoje a complexidade da música e da Matemática exigem eh faculdade superior eh
particular né e ponto astronomia não entra mais aqui já não entra tá já não entra a astronomia é parte da física o que se pode sim é dar em complemento ao sexion tá eh a física de Aristóteles Isto sim Isto pode darse isso substitui com vantagem o quadr o que seria a física seria a física aristotélica a cosmia queia física moder grandement corrigida e preen idos conceitos a qumica iden a Biologia iden e a psicologia Não no sentido da Psicologia moderna que é antes Clínica psicologia no sentido de estudo da alma e suas potências Isto
pode e deve dar-se em complemento ao sextum então teria o sexv tá e um complemento que ainda seria necessário precisar mais em que se estudaria eh o o conjunto das ciências naturais tá que são repito a Física Geral aristotélica a Cosmologia a química a biologia e a psicologia tá isto mas noções eh necessárias de matemática em geral incluindo geometria e se se quiser eletivamente ou música ou arquitetura é claro inicial Tá certo ou música ou arquitetura ou escultura o que queira o aluno esse seria o que substituísse o quadrel então em lugar do trío o
sext vivel em lugar do quadrel Este complemento que ainda está por precisar-se com isso é termino a primeira parte deste vídeo mas a a segunda parte em que eu falo dos quatro discursos os quatro discursos são uma teoria a teoria dos quatro discursos eram era uma teoria de Olavo de Carvalho no livro em que trata dela dessa teoria ele diz que há quatro discursos primeiro o mito poético segundo o retórico terceiro o dialético ou tópico e quarto a lógica padece gravemente é dois defeitos este sistema de Olavo de Carvalho vejam sua preocupação sejamos justos não
é a preocupação do trí ou do Cível ou do quadrel ou de suas daquilo que eu digo que o substitui é aliás diga-se que eh trivium ou cível e esta substituição do quadrel dou inteiramente durante 5 anos na escola tomista mas voltando a Olavo de Carvalho ele padece dois graves defeitos Por quê ele não quer Eh dizer eh propor um método de educação ele quer tratar Teoricamente o discurso humano tá e o divide em quatro partes a primeira falha é que deveria ser deveriam ser antes de mais nada cinco tá acompanhando o seu a sua
mesma classificação mito poética retórica dialética lógica e ciência O que é óbvio Ou seja é é o discurso que vai da física de Aristóteles à metafísica tá ele não se confunde com a lógica senão que a lógica é é propedêutica a ele este é o primeiro defeito e o segundo é gravíssimo é hiper grave no discurso que ele intitula mito poético e que Aristóteles nunca chamou tal ele diz que esta divisão é aristotélica mas Aristóteles jamais a deu mito poética jamais eh porque Aristóteles distinguia perfeitamente por um lado a poética do outro a mitologia tá
a mitologia era uma pré-ciência era uma pré teologia para Aristóteles tá ele já fazia isso mas o principal problema do mito poético é que olav de inu nela neste discurso mito poético a religião eu esta numa aul sua no ano 2 sal engano na antiga faculdade da cidade na lagoa no Rio de Janeiro e ele explicou se sua teoria dos quatro discursos Nesta aula eu lembro-me que lhe perguntei onde entra a religião no mito poético ele hesitou por um instante e disse que sim ainda os que não acreditam no meu testemunho procurem sua vasta obra
vasta mais ou menos porque a maioria da sua vasta obra é de disputa com Os Comunistas reduz-se a isso mas procure-se em Sua obra qualquer negativa disto que eu tô dizendo ou qualquer coisa que negue o que eu estou dizendo eu já vou dizer como considera essas coisas mas incluir a religião no mito poético que já está errado aristotelico porque a mitologia Como eu disse é uma pré-ciência uma pré teologia e não poética confundir mito com poética mitologia com poética é um grave erro mas muito maior é confundir religião sobretudo a verdadeira com o poético
qual é a diferença é que o poético é discurso do homem enquanto a religião é discurso e palavra de Deus pois a escritura no discurso poético é pelo menos próximo ao sacrílego portanto repito H cinco discursos a o discurso poético ou da arte do Belo retórico dialético lógico e científico são cinco discursos e de modo algum a escritura sagrada pode incluir-se no discurso mito poético o poético é discurso de artistas humanos enquanto a escritura é discurso e palavra de Deus muito obrigado pela atenção e até nosso próximo vídeo
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