o ano era 1956 em São Paulo os jovens entravam no cinema para assistir a mais um filme que tinha chegado dos Estados Unidos Mas eles começaram a gritar e a dançar no meio do filme ficaram incontroláveis a polícia foi chamada o governador de São Paulo reagiu determinou a prisão de quem a Gisele aquela forma um juiz disse que aquela música Era prejudicial à Juventude essa é a história de como rock chegou ao Brasil que eu conto agora esse tema foi escolhido pelos membros do canal numa votação bem apertada se você gostou desses outros temas e
quer voltar nas próximas enquetes é só se tornar membro do canal botão tá lá embaixo e o valor é bem simbólico esse vídeo aqui vai cobrir o período entre 1955 e 57 deixa eu mostrar as fontes que eu utilizei esse livro aqui be rock rock brasileiro nos anos 80 e faz um pequeno Resgate também do surgimento do Rock no Brasil mas ele não é tão aprofundado Eu utilizei também o livro rock brasileiro 1955 de Alberto Pavão E eu também recomendo duas fontes uma delas é o dicionário cravo Albin da música popular brasileira e a página
discografia brasileira.com.br do Instituto Moreira Salles então a gente está em 1955 vamos olhar primeiro para o Brasil desse momento ele era um país mais Rural do que Urbano a maior parte da população estava no campo a capital ainda era o Rio de Janeiro que aliás ainda era considerada a cidade mais populosa do país foi ao longo 50 que ela foi ultrapassada por São Paulo que só foi reconhecida como maior cidade brasileira em número de habitantes no senso de 1960 como é que as pessoas consumiam música nesse momento muito pouco pela televisão bastante pelo rádio e
também pelo cinema o cinema era o principal veículo para mostrar o que é ver de novo na música estrangeira principalmente e foi isso que aconteceu com o rock and roll em 55 chegou ao Brasil o filme Sementes da violência no original Blackboard Jungle esse filme falava sobre uma escola num bairro periférico em Nova York em que uma professora tentava impedir que os jovens caíssem na delinquência ele teve o Sidney potier fazendo um papel super relevante negro e os Estados Unidos viviam o tempo da segregação Mas então tá o filme foi exibido em algumas salas de
cinema em São Paulo a molecada foi e era um principalmente jovens entre 14 e 18 anos e aí eles entram sentam nas poltronas apagam-se as luzes e entra o filme direto com uma música de rock rocks cometas a música tinha sido gravada em 54 e 55 foi o ano do Bio holley ele que é um dos grandes nomes da primeira geração do rock and roll dos Estados Unidos a geração dos anos 50 mais para frente eu vou falar sobre a suposta quebradeira no cinemas Paulistas sobre esse filme importante de comentar é que essa música fez
muito sucesso a galera tava comentando muito sobre ela e a gravadora Continental decidiu então la no Brasil só que na voz tem um cantor brasileiro só que não existia cantor de rock os cantores como você vai ver ao longo do vídeo eles eram basicamente de samba de samba canção de marchinhas Então você tinha que encontrar alguém que topar se gravar nesse caso um rock que distoría do repertório e quem aceitou gravar o primeiro rock no Brasil foi uma mulher sim a Nora Ney foi a primeira voz brasileira gravar um rock ela só reproduziu a música
do New holley acompanhada da orquestra da gravadora eu também vou falar um pouco sobre esses artistas que estão nesses Marcos do início do Rock no Brasil o nome verdadeiro da Nora Ney era Iracema de Souza Ferreira ela era uma cantora principalmente de samba canção ela era conhecida por ser uma cantora de fossa de Dores amorosas mas dá para dizer que a Nora Ney que é o primeiro nome do Rock no Brasil era uma carioca muito rock and roll ela aprendeu a primeira música dela no violão sozinho de forma autoridade só depois foi até a aula
ela tinha um marido que batia nela e ela largou o cara processou ele ganhou o processo ela era tão Rock and Roll que em 61 ela cantou uma música que criticava o rock chamada cansei de rock é de amargar não tem mais jeito a nora morreu em 2003 aos 82 anos o disco que tinha a gravação de na hora de rock and rocks chegou a tá no topo das paradas de sucesso de uma revista O que mostrava que aquele estilo que ainda não era considerado um estilo tinha potencial e uma outra gravadora RCA Victor olhou
para isso e decidiu fazer uma versão em português da música do Bill holley e ela encomendou isso ao Júlio Nagib também era um compositor de sambas e marchinhas então ele se tornou o primeiro brasileiro a escrever um rock ainda que fosse uma versão ele deu a versão o nome de Ronda das horas e a voz escolhida para cantar o primeiro Rock em português no Brasil também foi a de uma mulher eleninha Silveira ela começou a carreira na Rádio Tupi de São Paulo em 53 tinha sido eleita a revelação feminina no rádio a letra do Nagib
falava basicamente de alguém estava esperando o relógio passar esperando o seu amor um dois três quatro cinco seis como na gravação da nora essa também foi Acompanhada pela orquestra da gravadora e era um músicos que tocavam outros estilos mas que leram ali a partitura e repetiram a música do bilh holy naquela época não havia banda de rock como ela veio se tornar depois na guitarra abaixo de bateria era uma coisa muito mais parecida com uma banda de jazz um contrabaixo acústico e instrumentos de sopro quase sempre e um coral também podia estar acompanhando sobre esse
período o pavão escreve nessa época não se tinha a ideia do que era Rock and Roll pensava-se que fosse uma espécie de buggy um modismo passageiro tanto que os locutores anunciavam Tais gravações dizendo o nome do Ritmo Foxtrot dois parentes esse bug é um tipo de blue e o Foxtrot é uma dança de salão Olha como tinha nada a ver quer dizer eles não enxergavam que aquilo era um ritmo só uma variação do que já existia e agora a gente virou para 1956 teve um Marco muito importante que foi um segundo filme esse sim fez
os cinemas pegarem fogo em São Paulo e era o filme ao balanço das horas o Bio holley e a banda dele eles são personagens desse filme porque a história é de um agenciador que trabalha em bailinhos e tipo a galera tava cansada daquelas mesmas músicas E aí ele não a cidade de interior nos Estados Unidos descobre a banda do Bio holley E aí eles chegam e encontram todo mundo dançando rock o cara pergunta para Mozart que que você tá dançando e eles levam eles para a cidade eles fazem o maior sucesso claro essa história do
filme mas ela representava de uma certa forma o que estava acontecendo nos Estados Unidos e esse filme também teve um Marco interessante que foi mostrar artistas brancos e negros se apresentando no mesmo palco [Música] algo que era um escândalo para os Estados Unidos naquela época [Música] no dia 19 de dezembro de 56 o filme ao balanço das horas foi exibido em três cinemas em São Paulo eu vou ler trechos de uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo que conta o que é que aconteceu a maior parte da plateia eram jovens entre 14 e
18 anos os meninos vestem blueding calça de swart desbotada com as bainhas dobradas que aqui é usada como indício de granfinismo e no lugar de origem utilizada para ordenha de vacas ou a limpeza de chiqueiros mas com chicletes e fumam leem gibis e imita uma lombrado enrolam os pullovers em volta do pescoço estão matriculados em colégios caros as meninas suspiram por James Jim e falam de Elvis Presley usam cabelos curtos despenteados assopra um publbogan e usam malhas colantes Então olha como o texto da reportagem procurava diminuir um pouco aquela audiência né eles estavam usando calça
jeans era coisa de quem ordenha vaca Mas aí o repórter observou tudo isso e depois o que começou a passar se você assistiu ao filme do Elvis sabe a cena da primeira apresentação dele em que as meninas começam a ficar loucas quando ele começa a mexer o corpo eu não sei se foi igual provavelmente não foi mas foi algo muito parecido os jovens batiam as mãos com passadamente gritavam e assobiavam para aplaudir rapazes subiram nas poltronas queimaram inseticidas para fazer fumaça e dançaram só os rapazes no espaço entre a tela e a primeira fila de
cadeiras a sessão foi interrompida duas vezes e depois suspensa por ordem da polícia que enviou duas viaturas do dops departamento de ordem política e social no outro cinema da cidade a polícia retirou da sala pessoas que se levantaram para dançar quando esse filme chegou chegaram junto as notícias de que essas badernas tinham acontecido nos Estados Unidos na Europa eles queriam acreditar que os jovens estavam só imitando o que eles tinham visto a acontecer lá fora e não que eles estavam reagindo a música de qualquer modo no dia 21 de dezembro saiu a notícia de que
o governador de São Paulo ou providências ele mandou um documento para o secretário de segurança pública dizendo determine a polícia de terço mariamente colocando em carro de preso os que promoverem cenas semelhantes se forem menores entregá-los ao honrado juiz o juiz de menores que é como se chamava naquela época baixou então uma portaria proibindo os cinemas de exibirem aquele filme para menores de 18 anos ele escreveu a dança do rock and roll o novo ritmo divulgado pelo americano Elvis Presley É excitante frenética e Alucinante e mesmo provocante de estranha a sensação e de trejeitos exageradamente
imorais exerce influência maléfica e prejudicial à Juventude ele ainda Apelou as estações de rádio que não tocassem músicas de rock ele não tinha poder de proibir até que se Estabeleça o equilíbrio psicológico dessa mocidade descontrolada em 56 É bom lembrar também o Elvis ultrapassou o bioharley como cantor de maior sucesso do rock nos Estados Unidos ele emplacou um Hit atrás do outro e por aqui no Brasil na virada 57 as gravadoras estavam sentindo falta de um rock genuinamente brasileiro escrito do zero em português cantado por um brasileiro quem teve a iniciativa de escrever o primeiro
rock brasileiro foi Miguel Gustavo que escrevia sambas e marchas Mas o que ele mais gostava mesmo era de escrever jingles sabe qual foi o jingle mais famoso que ele fez o da seleção do Tri então ele escreveu a música rock and roll em Copacabana uma letra que falava basicamente sobre Rock a dança mexer o corpo nada demais e essa letra foi entregue para o niteroiense Call me Peixoto nome muito importante para o surgimento do Rock no país O Cauby era de uma família de músicos tinha uma excelente pronúncia do inglês ele tinha demorado nos Estados
Unidos e era o mais próximo que o país tinha de um Elvis Presley um ícone do rádio era perseguido pelas meninas elas rasgavam a roupa dele e isso cantando samba né a gravação de rock and roll em Copacabana foi em 30 de janeiro de 57 foi acompanhado de uma orquestra da RCA e o disco foi lançado em maio essa música é a mais citada pelos pesquisadores como o primeiro rock genuinamente brasileiro claro que uma outra fonte pode divergir apontar outra música de qualquer modo em 57 as gravadoras começaram a se engajar atrás de artistas que
gravassem rock perceberam que tinha demanda por aquele estilo tinha gente querendo ouvir e que eram os adolescentes aquela faixa etária dos 14 aos 18 como não havia grupos de rock cantores de rock continuaram tendo iniciativas isoladas por exemplo Trio Rubi gravou Rock and Roll Marte [Música] aí o Júlio na gibe fez outra versão do Bio Holland dessa vez para se o later que virou Até logo jacaré e essa segunda versão do Júlio Nagib foi muito importante porque foi a primeira canção de rock a ser interpretada por um negro no Brasil e era o Paulistano Agostinho
dos Santos uma outra voz marca da era do rádio que era um cantor mais romântico Até logo crocodilo Até logo jacaré o Agostinho teve sucesso nacional e internacional inclusive como um cantor de outros estilos e morreu subitamente num acidente em 73 quando você tá vendo até agora ninguém se converteu ao rock depois de gravar uma canção de rock né outro marco importante que aconteceu em 57 foi o surgimento do Betinho que é considerado um dos primeiros guitarristas brasileiros do que se entende como guitarrista dentro do rock o nome verdadeiro dele era Alberto Borges de Barros
ele era filho do Josué de Barros descobridor da Carne Miranda aliás os dois acompanharam a Carmem em vários shows ele foi guitarrista de Orquestra de conjuntos de jazz Até que em 57 ele decidiu escrever um rock e ele fez isso numa parceria com o Henrique Carrillo Henrique autor daquele jingle das lojas Pernambucanas do que é de 62 lá o toque toque quem bate é o frio eu não deixo você entrar eles escreveram uma música rolando o rock que foi interpretada por Cauby Peixoto se a gente entrar na dança e essa música foi importante porque ela
foi a primeira a entrar num filme nacional que falava do rock era o filme Absolutamente certo esse filme tinha Anselmo Duarte Odete laraider se Gonçalves contava a história de um operário de São Paulo tava sempre duro não tinha dinheiro para casar com a esposa e aí ele conhece um apostador ilegal um cara envolvido com falcatrua gostei de você para um lugar onde toca rock sim o rock tava Sempre ligado a coisas ruins naquela fase E aí tem uma cena em que tem esse lugar que a galera tá dançando rock e a música é enrolando o
rock [Música] Betinho tornava-se assim um dos Pioneiros do rock Além disso ele foi um dos primeiros guitarristas brasileiros nos anos 50 ele já possuía uma Gibson que posteriormente trocou por uma Fender stratocaster havia Betinho era um roqueiro bissexto pois até meados dos anos 60 ele havia gravado poucos rocks a essa altura havia dois obstáculos para que o Roxy difundisse no Brasil o primeiro deles era de ordem técnica e tava nas gravadoras Como escreve o pavão nossas principais fábricas de discos não tinham representação de importantes gravadoras dos Estados Unidos assim sendo não poderiam lançar tudo que
entrava na Hits para Red de lá a solução eram as gravações em inglês feitas por aqui mesmo que vinham a substituir os lançamentos originais e assim elas continuaram convidando artistas do Samba majoritariamente para fazer gravações de rock e aí que entra o segundo obstáculo né não havia músicos de rock não tinha jovens bandas conjuntos ainda a cultura do rock ela só começa mesmo a se difundir a partir de 58 e principalmente em 59 quando vão entrar em cena Carlos Imperial Tony Tornado Celi Campelo entre outros você tá interessado em ouvir a continuação da história do
rock aqui no Brasil me nos comentários e até a próxima conexão leidiana