do Arival C eu sou Arival Dias Casimiro Pastor aqui da igreja presbiteriano de Pinheiros há 28 anos esse que é o melhor ou pior podcast das redes sociais né mas a gente capricha trazendo só gente boa gente de primeira Hoje nós estamos recebendo aqui o pastor Júnior pastor presbiteriano Professor escritor casado com a Natalie pai da Bianca do Samuel e da Nicole Eber prazão ter você aqui sua saudação aí pro povo Então primeiramente obrigado por me convidar me ter aqui no programa um Graça e Paz pros nossos ouvintes que Deus abençoe vocês acompanhando essa programação
e também sendo edificados com bom conteúdo tá bom antes da gente entrar aqui no bate-papo eu queria falar um pouquinho aqui dos nossos patrocinadores tenda criativa agência de Marketing e audiovisual A Tenda criativa é uma agência Cristã especializada em marketing digital se você é um empresário quer alavancar o seu negócio se você é pastor de igreja e quer fazer um trabalho bem feito das transmissões da sua igreja Então procure esse pessoal aqui da Tenda criativa também porte contábil escritório de contabilidade consultoria empresarial at to no mercado há mais de 20 anos eles atendem empresas comércio
prestadores de serviço e por fim a nossa querida on Big media que é uma empresa de desenvolvimento de Criadores de conteúdo Essa empresa é uma das melhores empresas do Brasil hoje a sede fica em Belo Horizonte é uma consultoria de inteligência digital no YouTube Então você cabeção você acha que você entende não você não entende tem um pessoal que que que faz toda essa leitura dos do do da da da da linguagem dos conteúdos Então esse pessoal é muito bom e eles têm como propósito identificar e desenvolver criadores de conteúdo conectando marcas com o seu
público tá on Big media lá de BH seja você também um patrocinador aqui dê visibilidade à sua empresa e apoie o nosso trabalho tá bom pastor Heber conta um pouquinho da sua história aí você que é um pastor hoje professor escritor uhum né uma pessoa muito querida muito respeitada muito admirada no nosso meio presbiteriano e fora também conta um pouquinho da sua história porque tá bom a turma gosta de saber da vida dos outros né ISS gosta mesmo então eu sou para quem não me conhece bem Eu sou filho de pastor O Senhor conhece meu
pai fui criado então no evangelho nasci meu pai já era um ministro ordenado Eu sou o filho mais velho tenho outros dois irmãos e eh mais novos que eu e criado nesse ambiente foi fácil enxergar o ministério como algo positivo algo que eu almejava um dia exercer certo então quando eu me apresentei para ser Pastor a primeira coisa que disseram é é porque é por causa do seu pai iso é é seu pai se tornou um grande professor e que você quer ser igual inclusive as pessoas me desanimaram com respeito a aí pro Ministério eu
eu me lembro eu eu gosto de contar essa história para mostrar que a gente quando Deus quer a gente ele coloca mesmo com com adversidades né quando eu fui me apresentar para o presbitério eu não tive uma boa uma boa aceitação e não por minha causa eu era novo eu não tinha um histórico muito longo na igreja mas eu acho que havia aquela coisa assim de O Weber junor tá pensando nisso por causa do pai dele né então assim Deus pela graça dele abriu as portas estudei me tornei pastor Hoje Eu Estou completando no próximo
mês 25 anos de ordenado Opa então eu já Pastori bastante ah tive chance de estudar eh teologia depois do bai elado então mestrado doutorado hoje eu ensino em duas escolas o principal lugar é no centro de pós--graduação a Andrew Jumper que é onde a gente tá treinando pastores no aperfeiçoamento do seu trabalho pastoral e no seminário JMC onde eu contribuo na formação de futuros pastores presbiterianos mas eu gosto de pastorear eu sou um pastor então tô cuidando de uma igreja lá em Santo André aonde eu tenho o privilégio de pastorear há 5 anos estô no
meu quinto ano lá então essas são as minhas ativid profissionais Senhor já falou da minha família acho que isso aí resume um pouquinho é a Natalie ela e vocês estão sempre juntos aí eh fazendo palestra para casais né já fizemos pouquinho não muito não mas a gente já participou por exemplo no evento aqui da igreja de Pinheiros no no e eh Impacto a gente falou juntos e eh foi bem legal os meninos convidaram a gente e deram uma ideia de da gente fazer alguma coisa junto e nós falamos juntos foi bem bacana a Natalie Tem
se tornado há pouco tempo uma pessoa acessada por outras mulheres para pensar um pouquinho sobre vida cristã feminilidade bíblica e acho que Deus tem me dado essa alegria de ver uma mulher madura Compartilhar esse crescimento eu acho também eu acho que nós precisamos né Eh dessas referências principalmente para mostrar a falsidade desses desses conceitos feministas né Nós vamos ter um evento aqui amanhã mesmo da Editora Fiel onde nós teremos três irmãs aí falando sobre essa questão da mulher do emprego da vida cristã do matrimônio etc inclusive uma delas eu conheço muito bem porque é minha
irmã então você já sabe já sabe da confusão aí né então já tem aí mais de 600 mulheres inscritas e vai então vai ser uma noite feminina aí vai ser uma benção legal eh eh você né na sua experiência eh ministerial você já também eh além de de de trabalhar com igrejas Você tem se dedicado a você tem um chamado né Deus isso aí é notório né Eu reconheço e eu vejo que Há muitas pessoas que querem eh a carreira acadêmica querem exercer o ensino Mas às vezes não tem o dom uhum né e a
gente vê em você isso né Não somente esse lado eh Pastoral mas também o lado eh acadêmico como é que você avalia hoje essa questão da formação dentro da nossa denominação hoje como é que tá o ensino teológico no Brasil como é que você vê isso Reverendo o ensino teológico ele sempre tem áreas em que ele pode melhorar mas o fato da gente estar mais voltado para ensino hoje mostra em alguma medida o nosso Avanço No desejo de ter melhor formação certo por exemplo o senhor é pastor H bastante tempo o senhor se lembra de
um tempo eh em que era mais comum ainda pastores sem formação se tornando pastores de todas as denominações e não diferente da IPB embora na IPB tenha havido um histórico mais forte de Formação teológica O senhor já se deparou com muitos irmãos de outras denominações que o cara falou bonito impõe a mão e ele é pastor não é então assim eu acho que isso tem mudado E isso tem mudado não só dentro da igreja presbiteriana tem mudado de maneira geral hoje você encontra muito Pentecostal que estudou teologia certo que em tempos né Há 20 Anos
Atrás 30 anos atrás não tinha eu acho que isso é um despertar positivo só que eu costumo dizer o seguinte verend é só o fato de estudar Teologia não significa que seja bom porque que que teologia Você tá estudando como é que ela te leva à prática Cristã à adoração do Senhor então e eu não me considero um acadêmico do jeito que eu conheci acadêmicos lá fora eu conheci acadêmicos que são extremamente desconectados da vida eclesiástica certo e eu não procuro ensinar de maneira desconectada da da vida eclesiástica e é por isso que eu gosto
do meu envolvimento eu não sou pastor de tempo integral como muitos que nos ouvem são o senhor é mas eu gosto de pastorear porque eu quero fazer essa conexão então eu acho muito saudável que as pessoas estejam interessadas em estudar mais mas eu não quero também dar a impressão de que ah qualquer curso de teologia é bom importante é estudar Teologia não que teologia Você tá estudando certo não eu eu entendo que e até o pessoal acha que eu sou contra não eu fiz eu não fiz uma formação eh até Por orientação do R boan
Ribeiro na época ele diz Arival Faça a sua formação na universidade né você já tem e eu fiz meu mestrado doutorado fiz no maquens e fiz na PUC Uhum mas eu sou um grande incentivador todosos que trabalham comigo aqui são incentivados a fazer os cursos de pós-graduação agora com com o foco de usar esse esse conhecimento no ministério sim e não é o título pelo título né não é você eh tem uma carreira acadêmica e eu acho que também que há pessoas que tem o chamado de Deus especificamente para isso né você o Reverendo Augustos
e outros aí que a gente vê que realmente tem um chamado tem um isso não tô dizendo que você não tem um chamado Pastoral mas não não não é para todo mundo eu eu entendo e eu me lembro que eu dei aula no seminário lá do norte durante 8 anos Augusto foi o reitor R Dead Jess tinha outros lá mas eu fiz para tapar buraco entendeu eu usava as apostilas do herit os apontamentos lá do Augusto e tudo e Mas eu vi que eu acho que tem pessoas de fato que tem agora uma questão que
eu que eu vejo eh eh e aqui tô compartilhando como pastor mais experiente sim na na minha época quando nós nos formamos inclusive lá o Augusto participou e outros que estão hoje servindo à igreja Paulo anglada e um monte de cara que que que tem a paixão também pelo estudo pela profundidade pelo compromisso com a palavra de Deus eh mas de uma certa forma eh houve uma arrefecimento do ponto de vista assim eh missionário eh Pastoral né eu vejo você que é um dos Sobreviventes aí que você gosta de gente gosta de igreja você é
um cara que tá na pesquisando lá escrevendo mas ao mesmo tempo você tem aquele coração Pastoral você acha que essa avaliação por exemplo é uma avaliação injusta porque o que eu vejo houve um houve eu digo principalmente na nossa IPB os professores não tinham muito conhecimento sim mas eles tinham uma influência ministerial Uhum eu me lembro quando eu me quando eu a minha formação teológica por exemplo lá era o Reverendo Gerso Golveia as apostilhas mimeografadas a gente Lia calvine berkoff em espanhol tinha que fazer o resumo de tudo isso mesmo isso mesmo e a gente
sofria para caramba tinha e mas aí tinha aquele contato Pastoral né como é que você vê isso você acha que eu acho que nós somos inevitavelmente impactados por essa geração midiática veja como a gente tá eh aproveitando de um recurso nós estamos gravando aqui um podcast que vai ser visto por gente que tá do outro lado do Brasil e que tem grande admiração pelo Senhor pelo trabalho de de Pinheiros mas não tá vendo ministerialmente que a coisa acontece isso inevitavelmente cria nos meninos o des de às vezes serem influentes pelas mídias serem influentes pelos Recursos
que hoje impactam e hoje tem acesso a muita coisa de Formação teológica tem bons livros saindo que antigamente não tinha então assim tem um ponto positivo Mas também sempre oferece perigos Eu acho que isso é verdadeiro lá atrás ó quer ver ó vamos falar de francamente sem saudosismo se lá atrás tinham coisas boas que o senhor lembra e conhece bem também havia uma ignorância com respeito a várias vários Marcos da nossa identidade por exemplo eu cansei de ouvir história de gente que acha que o West minister é uma pessoa então assim isso dentro da igreja
presbiteriana entendeu que eu já ouvi gente falando assim né Isso é só para mostrar assim que referências da nossa ignorância sobre a nossa identidade por que que a gente crê desse jeito Por que que a gente defende assim qual é a nossa identidade né então eu eu sinto que a gente tem ganhos e perdas então eh eh muita coisa boa sendo disponibilizada sim e graças a Deus por isso mas isso traz também tentações é se você é tentado a sempre ter a melhor preparação possível não ter contato com gente aí o estudo te tira de
junto de pessoas Então a gente tem que equilibrar isso certo né cer entende entendi entendi eh eh do ponto de vista de você também tá escrevendo eu sei que isso aí para você deve ser madrugada e muitas vezes renúncia de lá é isso meso férias a esposa reclamando e você do computador eh eh como é que você vê eu acho que você falou aí e você tem um envolvimento muito além de escritor eu vejo que você eh eh tem assim acesso não somente a casa Editora Fiel como é que você vê hoje essa questão da
produção literária teológica no Brasil eu acho que nós estamos vivendo num tempo em que a minha geração já usufrui e o senhor é um exemplo disso é usufrui de uma coisa que os nossos professores não tiveram quantos os seus professores publicaram livros em português ah pouco mínimo o meu também os meus eu Tinho professores Reverendo que diziam para mim assim e Eber Júnior tem muita coisa boa já não vou publicar não sei lembro do Reverendo João Alves João Alves não queria escrever nada quer dizer assim já tem muita coisa boa já tá na glória tá
com o senhor mas quer dizer aquela mentalidade de que eu não tenho nada a contribuir mas era um homem competente um homem inteligente eu me lembro do Pastor aqui de campinas muito completou o Adi Salum né ele acho que Ele publicou um livro de teologia recentemente isso final da vida Reverendo w demorou um tempão É isso mesmo mas olha que mudança de Geração O Senhor já tem vários livros eu tô tendo oportunidade de publicar também um pouco e Isso mostra que a nossa geração já tá eh eh sendo empurrada no bom sentido pela geração anterior
a geração do meu pai por exemplo já é uma geração que demorou publicar meu pai quebrou paradigmas ele foi publicar o primeiro livro dele com 51 anos de idade é eu me lembro é aqui 51 Pensa bem 51 Vera foi o primeiro livro dele eu me lembro quando ele ele ele foi lá em Recife eu era pastor em Olinda Uhum E eu recebi ele e o o o Andre Jumper aham e ele já estava lá acho que vocês já estavam morando lá ele fazend na formacia disz adival eu tive que aprender inglês agora com mais
de 40 anos né ele tive que a raça e tal mas eh eh eu vi ali também aquilo tudo foi uma ideia do Reverendo bané junto com aquela preocupação também de de de preparar pessoas lá para ao invés dos porque muitos pastores iam paraos Estados Unidos lá se desviavam se envolviam com a com a educação liberal então a ideia era montar esse centro aqui para dar essa formação acadêmica de qualidade e seu pai foi um dos dos precursores né foi um dos primeiros depois foi o Augusto e e e hoje eu acho que do ponto
de vista de Formação eh teológica a IPB eh foi muito beneficiada com esse projeto né do do centro pós-graduação Uhum agora eh você hoje milita tanto eu diria eu diria na educação continuada no no pós-graduação mas também no seminário como é que você vê essa questão da vocação Pastoral hoje uhum eh eh como é que você vê essa moçada essa meninada aí e você tem contato eh Será que a igreja eh ela tá precisando de uma campanha de vocação alguma coisa que a gente pudesse porque eh eh eh eu tenho observado que os meninos quando
eles saem do seminário eles já estão preocupados em fazer o mestrado doutorado né e e às vezes não quer o o contato com a igreja como é que você vê isso eu acho que o fazer o mestrado é parte de uma geração em que educação continuada é quase que mandatória por exemplo o senhor conversa com qualquer pessoa mesmo fora da área de teologia conversa com qualquer ovelha sua que tá saindo da faculdade não vai demorar muito para ele te dizer assim Reverendo tem que fazer um MBA certo porque aí o mundo Empresarial exige isso então
assim existe uma expectativa de que a formação continuada ela quase que é mandatória quando deveria ser uma opcional ela virou assim ó eu tenho que fazer para me atualizar tal então assim eu eu ensino a no bacharelado também e eu vejo eh quase todos os alunos que eu dou aula eu posso dizer isso de experiência eles estão envolvidos igreja e eles querem ser pastores de igreja o serem a fazer mestrado e doutorado eh brilha os olhos de alguns mas eu não diria que é da maioria não tá agora o que eles querem é ser pastores
de igreja agora e em em relação a isso acho que a grande luta é a gente ensiná-los a entender como é que a formação tá ligada com a o trabalho da igreja certo e como eles devem servir a igreja onde quer que sejam colocados acho que nós dois moramos nessa megalópole reverenda que atrai muita gente porque tem muitos benefícios vir para cá e às vezes as pessoas não querem estar no cantinho ali acolar tal quem ama a Igreja de Cristo tem que estar disposto a servir mesmo em lugares distantes então para dar um exemplo bem
concreto pros nossos ouvintes Olha só Acabei de vir eu lhe disse isso antes da gente começar a gravar acabei deo de duas aulas lá no seminário JMC eu dou aula de teologia sistemática mas hoje dando aula de Antropologia a minha aula quase inteira foi voltada para como é que a gente cuida de pessoas no aconselhamento como é que a gente lida com o pecado peado e mostra para eles a o problema do pecado que que eu tô tentando fazer lá quando enquanto professor é mostrar que conhecer essa teologia bem ela ajuda muito no nosso cuidado
de pessoas de gente e não é assim só conhecimento teórico é é no Cuidado de pessoas como é que eu trato de pessoas que estão sendo enganadas pelo pecado e e estão enredadas nesse nesse caminho ruim então eu acho que a formação tem que ser direcionada para o cuidado Pastoral É isso que eu tô formando eu tô formando pastores e não teólogos no sentido com T maiúsculo mas eu quero que eles conheçam a doutrina ela é prática e segundo que eh eles têm que amar a Igreja de Cristo onde quer que ela esteja e tendo
um chamado para um determinado local e para lá então eu tô falando dessas duas coisas porque eu acho que elas fazem bem e eu vejo que a maioria dos meninos pelo menos de boca dizem que eles querem isso se na prática eles vão ser ou não aí a gente tem que esperar para ver mas de boca eles dizem que querem ser pastores onde o senhor Abrir portas eh nós temos o privilégio né de fazer parte de uma denominação que tem pelo menos duas características fundamentais que é a questão da confessionalidade uhum e aspecto conciliar né
o aspecto conciliar Tira o foco da figura individual nós nos não nos reunimos em torno de pessoas mas de doutrinas de da palavra e vem aí a questão da conf alidade né sim que eu acho que isso aqui é muito importante e como é que você vê o que que você entenderia porque tem muita gente hoje que tá que não tá entendendo bem o que é a confessionalidade uhum explica para nós aí você que é teólogo confessional eu gosto eu gosto de usar uma ilustração da do mundo Educacional na lei de diretriz e bases né
do Ministério da Educação existem lá as escolas confessionais em distinção de públicas e particulares e tal o que que são as escolas confessionais de acordo com a nossa lei de diretriz base LDB são as escolas que professam um vínculo religioso Elas têm uma visão de mundo explicitada que eu costumo dizer eu gosto de usar esse ilustração é dizer assim na verdade todas as escolas São confessionais Enda só que só as confessionais explicitam certo porque todo mundo tem uma confissão Quando você vai ensinar você tem uma visão da vida do mundo coisa que você crê não
existe educação neutra não existe V exatamente e por conta disso na verdade os confissionario.com que não é Bíblia isso aqui é apenas a maneira como a gente aborda as escrituras é a exposição né a nossa exposição doutrinária exatamente a regra de fé é a palavra isso mas a vantagem de ter esse documento é que a gente tem um referencial sobre como é que a gente tá lendo as escrituras E aí esse referencial não vira não vira minha pessoa que que acontece em igrejas que são muito personalistas como o senhor bem diz que o o aspecto
conciliar ele quebra com esse personalismo é o movimento Místico né o é místico é é tudo em torno da pessoa o cara a igreja cai também fecha exatamente se ele fala que é a todo mundo diz que é a porque o espírito falou com ele é a não agora é B irmãos não se ele falou que é b então agora é B então assim eh ele vira a referência e quando alguém vira a referência essa pessoa não tem como ser avaliada porque não tem nada externo a confessionalidade ajuda a gente a avaliar uns aos outros
e confrontar uns aos outros de acordo com a verdade é nesse sentido que ela ajuda a gente né Esse é um dos pontos importantes sim eh é você sabe que tá tá havendo hoje uma migração muito grande talvez pela pelo acesso à informação através das redes sociais trabalho que é feito por alguns pastores né E por algumas igrejas também pregando exposição bíblica tá vendo um movimento migratório de igrejas neopentecostais pentecostais eh CCB e tudo para as igrejas históricas né como é que você vê esse movimento eu não sei e eu tô falando falando aqui realmente
de ignorância eu não sei se estão indo de maneira maciça paraas igrejas históricas eu sei que estão indo paraas igrejas que são fortes na pregação da palavra e nem todas as históricas são então assim por que que tem crescido o movimento reformado porque há muito tempo ele enfatiza a importância de expos Escrituras de ensinar doutrina enquanto Se Prega que doutrina é uma coisa para ser odiada e para ser amada porque a gente louva um Deus que a gente conhece então assim a gente então assim essa migração que eu sei que acontece para com igrejas reformadas
eu não sei dizer se isso acontece maciçamente para todas as igrejas históricas porque eu não vejo por exemplo Reverendo um crescimento de igrejas metodistas na mesma proporção ela é uma Igreja Histórica mas ela não cresce igrejas luteranas que é uma Igreja Histórica mas não cresce nessa proporção mas ela também de uma certa forma concordo mas percebe como não faz sentido Sair do neopentecostalismo e ir para uma Igreja Histórica faz sentido exo faz sentido sair de neopentecostalismo uma Igreja Bíblica é uma igreja que tem zelo por pregar as escrituras sei não sei se você concorda comigo
eh tanto o pentecostalismo eh o e o liberalismo eles se encontram lá porque eles saem da palavra não e e ambos Na verdade tem um ponto de contato que pouca gente eh Explicita que é Ambos são voltados pra experiência humana certo o liberalismo também o liberalismo também é voltado paraa experiência humana como o Pentecostal então é péssimo quando alguém sai desse ambiente vai pro outro descamba no outro lado do só que um lado acadêmico do experiencialismo entendeu o liberalismo oferece isso agora uma coisa que eu eu sou reformado eu sou já da quarta geração de
presbiteriano os meus avós se converteram lá no interior da Bahia o Alexandre riz que foi o missionário que andava a cavalo lá meu pai o ajudou e tudo e eu vejo eu tenho uma uma história na igreja presbiteriana nós somos eu diria assim herdeiros dessa reforma maravilhosa agora quando se coloca a ênfase por exemplo em pessoas em personagens históricos ao invés de colocar o foco na palavra porque tem muita gente eu fico preocupado porque tem hoje uns reformados de de Internet né Eu perguntei para um cara me disz eu sou reformado mas o que que
você leu eu não leio eu só assisto vídeo falei então Deus errou em ter dado a Bíblia pra gente devia ter dado um celular com vídeo né Então a nossa a a a nossa herança reformada ela tá muito fundamentada no ensino da palavra na reflexão e algo que produz um amor a Deus desde Deuteronômio Capítulo 6 né Isso mesmo e todo o conhecimento tem que se transformar em relacionamento profundo com Deus você vê hoje algum extremo eh nesse aspecto assim você tem essa leitura também ou não olha e existe existe às vezes um apreço muito
grande por C os teólogos como se a gente só aprendesse com eles eu acho que isso não é bom quando Dio assim não não eu eu Deus fala comigo através do Reverendo Hernandes quer dizer se não for Reverendo Hernandes Deus não fala comigo F clube né não é então exato É o que a gente tem que reconhecer é a multiforme e graça de Deus é como é que Deus fala com a gente através de diferentes servos dele e louvado seja ele por isso agora todos eles tem que mostrar um profundo conhecimento um um estudo Zeloso
para extrair e as riquezas da escritura Como é gostoso evendo quando um membro da igreja ouve alguém pregar e ele fala assim gente eu já tinha lido essa parte mas eu nunca tinha notado isso aí CTO Ah isso mostra e não é invenção da nossa cabeça se é realmente o que tá nas escrituras ISO mosta que tem muita riqueza lá pra gente compartilhar com o nosso povo e quando eles passam a amar as escrituras então a gente tá fazendo o nosso trabalho direitinho sei quando eles passam a focar em pessoas antes do que na escritura
a gente tá desvirtuando é nós tivemos uma experiência aqui na igreja de Pinheiros há alguns anos atrás que era o havia uma proposta de fechar a escola dominical né aos domingos acabar com a escola dominical e eu fui contra e junto com um grupo e nós começamos a fazer a escola dominical tendo como currículo somente a Bíblia Uhum Então os nossos adolescentes o departamento infantil hoje nós temos uma equipe que produz o material uhum só Bíblia o que que eu quero saber eu quero que uma criança que entra lá com 3 anos e sai aos
11 o que que eu quero que ele saiba da Bíblia tem que ter um quadro de de referência isso mesmo não é isso Uhum Então o o uma coisa que que que me preocupa eu digo assim é que quando eh eu vejo muita gente falando não eu sou reformado eu sou calvinista mas ele tá muito mais preso aos documentos históricos aos personagens históricos sem essa essa esse compromisso da palavra e de amar a palavra E aí vem um clima meio e belicoso beligerante né as pessoas se eu se eu discordo de você uma um ponto
aí já e a gente sabe que o pensamento reformado não entre os reformadores tinha discussões lá em Pontos uhum né que que você acha disso ou você não vê isso não não é Reverendo uma das coisas que eu ensino sobre confessionalidade é o seguinte confessionalidade é como se fosse um um retângulo dentro desse retângulo a gente ocupa espaços diferentes o senhor pode estar meio para um canto um meio pro outro tem um outro tá mais no centro e a gente tem nossas diferenças secundárias Mas se a gente tá dentro dos limites da confessionalidade nós estamos
juntos cer certo né então por exemplo eu não posso andar junto com alguém eh o senhor tá falando do que tem acontecido também lá na igreja onde eu Pastoreio chegada de gente de CCB são ensinados a não ler escritura eu não posso chamar Gente assim de irmão né eu não posso em nome da boa vizinhança chamar gente que despreza o estudo das escrituras de irmão então ah existe uma razão pela qual Nosa igreja se posiciona em relação a certas igrejas que se dizem igrejas mas que nós consideramos que não são irmãs né Então por quê
Porque tem um um limite que a gente tolera questão de batismo também né tem igrej Tem certas denominações que a gente não reconhece o batismo aqui também sim exatamente e quando é por isso que a gente não rebatiza a gente batiza porque a gente crê que ela nunca foi batizada ISO isso e essa questão por ex cceb a gente tem tido experiência aqui eh eh Primeiro eles não tem Bíblia para eles é desodorante porque botava debaixo do braço e tinha questões das Revelações Então essas duas coisas não fazem parte do do nosso da nossa crença
da nossa confessionalidade então É como se você começasse um processo novo de de discipulado mesmoa educação teológica com uma agravante que eles não têm cultura de escola dominical eles eles gostam né então mas agora eh uma pergunta para você como é que você vê por exemplo eh eh essa questão da da diferença que a bíblia coloca e que às vezes a gente confunde a Bíblia fala do crente Espiritual do crente maduro fala do crente fraco e fala do herge uhum né lá em romanos capítulo 14 Paulo diz que a gente tem que colher acolher uhum
os débeis na fé débeis na fé Isso mesmo porque você tem muita gente que não eh eh não conhece a doutrina reformada ele não professa o cara é arminiano porque ele não estudou ainda a doutrina da eleição e a doutrina da eleição não é uma doutrina Presbiteriana uma doutrina bíblica como é que você vê isso porque é assim às vezes às vezes o que eu sinto é que nós por termos o privilégio de termos essa formação acadêmica boa de termos é uma tradição bíblica reformada de teologia bíblica de teologia sistemática né que teologia sistemática para
mim é tudo se o cara não não gosta de teologia sistemática Ele não gosta da Bíblia porque né E como é que você vê isso é às vezes a gente vê esses conflitos eu não participo mas eu observo né Eh se o cara é menino parece que ele se o cara ele é dispensacionalista parece que el tá no inferno ele não é eu acho que às vezes falta a nós um pouco de tolerância porque a gente não distingue por exemplo A A A Irmandade da dos contornos denominacionais por exemplo se a minha igreja tem uma
confissão de fé que diz que para ser um presbiteriano um pastor um oficial presbiteriano em especial ele precisa crer naquelas doutrinas eu não posso abrir mão dela porque é o que define a minha denominação mas eu tenho Irmandade fora da minha denominação e eu preciso reconhecer isso como expressão da Beleza do corpo de Cristo que às vezes é diversificado então quando a gente não reconhece isso eu confundo irmandade com alguns contornos denominacionais eu tenho o privilégio o senhor mesmo tava falando do meu contato com irmãos de outras e eh de outras denominações com quem eu
já tive oportunidade de publicar livros porque eu tenho bom relacionamento com eles nós temos nossas diferenças pequenas em algumas doutrinas nós temos muito que nos une e o fato de termos muito que nos une faz com que a gente tenha proximidade Inclusive eu gosto de contar um exemplo legal que eu acho que os nossos ouvintes precisam saber Olha só Jonathan Edwards era um Congregacional que recebeu com muita admiração um jovem pregador chamado George whitfield na sua casa whitfield saiu da casa dele que pedindo a Deus tá no Diário do whitfield pedindo a Deus uma família
igual a de Edwards ele era um admirador da Sara Edwards e ambos Olha só um Congregacional recebendo um anglicano que depois seria do movimento chamado Metodista né Na época tava começando então um Congregacional tinha muito mais a idade com esse anglicano do que ele tinha com outros con reacionais dos seus dias que né o atacaram E aí um Um século depois um Batista chamado espu vai amar esses dois aqui e vai ter mais afinidade com esses dois do que com outros Batistas Olha que curioso três pessoas de Três denominações diferentes e são super próximos um
do é é isso é uma B eu não vou falar nada porque eu falei que eu sou Pentecostal reformado a turma quase me mata e e o cara pegou aí ele deu uma explicação sobre o termo histórico Pentecostal porque o pessoal parece que tem um copyright da rua azusa né que que Pentecostal é aquilo eu falei não eu tô falando lá de Atos dois né Isso é mais antigo eu sou um Pentecostal mais mais antigo né e e a reforma veio depois e a reforma foi voltar às Origens voltar à palavra né então todo o
movimento da reforma como a gente a gente precisa de uma reforma hoje que seria voltar novamente pra palavra mas você também é um especialista no Jonathan Eduard né você é um estudioso da vida dele eu gosto também já li praticamente os livros dele eu tô lendo e tô entendendo aos poucos aquilas afeições religiosas dele isso muito bom é muito profundo eu é mesmo é mesmo é é meio eu sou meio limitado então Eh Fala um pouquinho é porque a gente tem tem começou aí no passado a gente fez uns movimentos né Eh de congresso da
Fé reformada aham Agora nós estamos fazendo congresso de avivamento e Reforma espiritual você foi um dos preditores recente aqui sim que é justamente ah trazer de volta aquilo que o o Jonathan Eduardo sempre defendeu né que é um é uma uma piedade com conhecimento bíblico com inteligência porque isso ele é muito brilhante ele é brilhante ele é o foi reconhecido o grande Pensador americano quer dizer como é que a gente junta isso aí né Eu acho que ele é um exemplo extraordinário para quebrar com esse paradigma de que você estudar muito esfria o espírito por
favor não fala uma besteira dessa né verend você estudar as escrituras e ser profundo nela você esse frio espírito quer dizer Jonathan Edwards é uma quebra de paradigma porque ele é um homem reconhecidamente destacado até ímpios até ímpios estudiosos seculares reconhecem que Edwards é uma pessoa destacada ele é considerado a maior mente da América Colonial is é do período anterior à Independência não tem ninguém que tenha a Mente Brilhante que ele tinha e no entanto é um homem conhecido pela sua Piedade sim muito piedoso ele foi dispensado da igreja lá em Boss mas foi lá
pro pro meio dos índios ali foi o foi o sucesso dele a bênção da vida dele né is e e a gente tem procurado publicar algum material dele mas o que eu acho interessante também é que ele eu não sei se isso a nossa denominação ela nasceu como produto também de uma uma do Avivamento e ele também ele motiva as pessoas a orarem por avi ele fazia ele promovia reuniões de Pastores eh para eh pedir a Deus Avivamento né eh como é que você vê isso porque a nossa igreja eh já teve uma uma vertente
disso aí mas um negócio meio mais humano hum assim muito né assim agora que a gente tem o conhecimento eu acho que nós temos acesso hoje o cara só o fume se quiser né Tem muito material à disposição né não e e já tá claro não existe Avivamento verdadeiro fora das doutrinas da Graça de Deus uhum não existe o espírito santo que é o espírito da verdade não vai abençoar um movimento que não esteja fundamentado na Bíblia como é que você vê isso você você não você não gosta negócio de avivamento tem medo de fogo
não deixa eu explicar uma coisa evendo ó o Por que que as conversas de avivamento antes eram ruins porque eu acho que o modelo que muita gente aprendeu é um modelo de fy que é um modelo de fórmula é fórmula no sentido de é ser a e você faz alguma coisa que vai dar certo você bota aqui ó isso não e não funciona assim uma das coisas que o Jonathan Edward ensina pra gente é que isso é surpreendente a o lloy jnes mesmo dizia queria ISS mas nunca tinha experimentado isso orava por isso mas nunca
tinha experimentado isso prova de que nós somos pessoas que estão na dependência da soberania do nosso Deuso agora o que que uma palavrinha sobre avivamento pros nossos ouvintes não ficarem esperando nada mágico Eu costumo dizer assim que o avivamento conforme a gente enxerga nas escrituras Momentos Assim marcantes na vida do povo de Deus eles não são um outro tipo de obra do Espírito eles são a mesma obra do Espírito derramado de maneira mais abundante porque senão a pessoa fica esperando uma mágica que o espírito nunca fez Reverendo Não é isso não é verdade isso não
é verdade o que o espírito faz é o que ele sempre faz na vida da igreja só que por vezes pela graça dele ele faz de maneira mais abundante se a gente tiver isso em mente então o nosso coração não pode se frustrar caso o Senhor Deus não queira derramar Avivamento porque ele continua abençoando sua igreja sim ele continua abençoando sua igreja não é e a gente tem experimentado isso aqui na igreja de Pinheiros né já de uns alguns anos para cá né Deus tem feito coisas assim inexplicáveis eu diria só o povo vindo com
fome de Bíblia isso para mim já é um uma evidência deamento o cara falou não pastor eu não quero se você assistiu os nossos cultos aí não tem eu escuto são são assim né a atração do pregador nem nem se fala eu e hernand com aquelas roupas lá então Eh e a gente não faz nada e a gente vê né o O Mover de Deus eu eu creio assim eu creio que e é um momento de um transbordar de uma torrente né de um de um mas tudo também dentro da palavra uhum entendeu Por exemplo
e se você eh observar os avivamentos que aconteceram todos eles ou trouxe o cara para palavra trouxe santidade pra igreja trouxe aumento de temor a Deus de Senso da presença de Deus né tanto na consequência do Avivamento quanto na aquilo que que produziu o avivamento né Eh você acha que nós estamos precisando num Avivamento hoje na igreja brasileira ou não evangélica A gente sempre precisa da Graça de Deus reverenda e o que eu quero dizer quando eu ensino sobre avivamento é que o senhor Deus nunca vai deixar o povo fiel ae ele carente da sua
graça ele pode trazer um derramar mais efusivo sei ou pode ser um pouco menos mas ele nunca vai deixar o seu povo fiel e que busca ele sem a sua graça ele promete isso do nosso interior fluirão Rios deágua viva É isso aí estamos chegando aqui ao final do nosso do nosso bate-papo eu queria agradecer muito a você e continuar orando pela sua vida pelo seu ministério nós temos aqui uma lista de de de intercessores aí pelos pastores e pelos pelas igrejas também amém e eu queria que você fizesse as considerações finais aí pro Nosso
pessoal que a gente bateu aqui falou de tanta coisa né mas um monte de coisa né É tá aí pá queria encorajar os meus irmãos e os nossos irmãos que nos nos ouvem aqui a serem zelosos por crescer a no conhecimento bíblico Pode ser que você não seja pastor né não seja líder mas não significa que você não deva vai crescer no conhecimento das escrituras Então seja fazendo um curso seja lendo bons livros indicados por gente confiável você pode e deve crescer no conhecimento da palavra né Tendo tutores tendo gente que pode te instruir como
eu falei seja um curso seja num livro porque isso é querer amar o Senhor melhor então eu gosto de dizer eu vou terminar com essas considerações evenda que é assim ó a gente não ama bem aquilo que a gente não conhece pra gente amar devidamente a gente precisa conhecer então conheça bem o seu senhor para você amá-lo como ele deve ser amado Profeta Daniel diz que o povo que conhece o seu Deus será forte e ativo né amém e a base do culto Cristão é o conhecimento né saberi que o Senhor é Deus is Amém
muito obrigado Eber você até o próximo episódio grande [Música] abraço m