ó pronto começou a gravar bom boa noite para todo mundo bem-vindos vamos conversar sobre as estruturas clínicas começando pela neurose correto eh e um dos pontos que a gente pode começar neurose é pelo mecanismo fundador da neurose ou seja o que Funda a neurose ali no início de todas as coisas mandei um resuminho para vocês eh que eu organizei a partir desse livro muito bacana quem não tem posso mandar no pdf eh esse livro muito bom do luí Garcia Luis Alfredo Garcia Rosa tem um capítulo específico sobre recalque é em Freud tá não não não
entra no lacam eh o obviamente o do do próprio Freud né de 1915 que é o capítulo recalque eh esse do Bruce fink que tem sobre as três estruturas clínicas Só não vai ter sobre muito bom Bruce é um autor muito bom e escreve de um modo muito claro muito acessível inclusive ele lançou um livro novo já no mercado aí foi traduzido pro Brasil tá vendo essa semana eh e a partir então sobretudo desses eu fiz um resumo pra gente poder começar a conversar sobre Recal lembrando eh alguns a gente vai começar a falar sobre
recalque é claro que o assunto recalque puxa para outras questões por exemplo o recalque puxa para nome do pai mas a gente não vai falar sobre nome do pai hoje o recalque puxa paraa questão da lei lei então tem alguns termos que vão aparecendo aqui e já ficam o fio condutor paraa conversa depois eh então só lembrando que nesse primeiro momento a gente vai falar primeiro sobre recalque depois fora clusão desmentido Elisão então perceba que a gente vai falar neurose psicose perversão autismo aí a gente volta aí a gente vai pro próximo tópico da neurose
Deu para entender e depois que a gente conseguir alcançar os principais conceitos aí a gente coloca um do lado do outro para tentar comparar um com outro depois a gente ainda tem que pensar nas subdivisões ou seja dentro da neurose a gente tem que pensar pelo menos na fobia na neurose obsessiva e na histeria dentro da Psicose perceberam Ou seja é é óbvio que é um caminho delicioso mas não simples né Sérgio Você levantou a mão lev levantei mas já tirei a dúvida porque eu fiquei meio perdido porque eu assisti a gravação da última aula
eu Não assistia a aula que era sobre estrutura Clínica quando você começa falando de recalque recalque é é o estatuto da da neurose da neurose da neurose então então agora já entendi aí quando você falar na fora clusão e e na aí você vai Não entendi eh eu fiquei meio perdido porque falei Bom ela não tá falando na na na estrutura Clínica mas tá também Desculpa tá não Não tranquilo veja até tem um um material que eu mandei lá atrás para vocês quem não tem ele ainda eu não consegui eu não tive tempo de terminar
de arrumar do jeito que eu quero ele então ele tá incompleto e cheio de erro entendi mas esse outro material que eu mandei para vocês há um tempo atrás veja só aquela tabelinha comparativa das estruturas tá vendo Sérgio eh então você tem neurose psicose né então você tem a neurose a Psicose a perversão e o autismo aí a gente começa aqui ó número um veja como o nosso percurso é curto né número um mecanismo Fundamental e o número um da neurose o recalque que é o nosso encontro de hoje então o que sa você já
você já mandou isso aí mandei mas pode posso mandar de novo Eh então agora agora Renata agora essa o autismo como quarta estrutura já é uma uma unanimidade não existe alguma coisa na que é unanimidade não não não desculpa desculpa não é na psicanálise não existe unanimidade mas já é na verdade e na ciência de modo geral Se alguém quiser lançar um algum projeto de pesquisa questionando a lei da gravidade vai ser aceita e vai ter verba para pesquisa tudo bem mas tem mas tem questionamento sobre isso tem né Tem inúmeros eh a o autismo
como quarta estrutura vem desde a década de 1990 com o casal lefor a rosine lefor né Eh a partir daí você tem alguns autores sobretudo vinculados à escola brasileira psicanálise no Brasil Associação né mundial de psicanálise eh quem que considera o autismo como quarta estrutura ali sobretudo a partir do casal lefor o maleval então o maleval ele vai eh eh propor e eu gosto muito do trabalho do maleval o autio e sua voz eh ele vai propor Então a partir dessa pesquisa do casal lefor da década de 90 a partir do início dos anos 2000
ele propõe o autismo como quarta estrutura então é o que se fala há mais ou menos 30 e poucos anos né Eh mas que é um consenso não não não é um consenso de modo algum nem entre os lacanianos nem dentro da própria escola Brasileira de psicanálise ou da associação Mundial porque se você tem o Patrício até tava com o livro do Patrício tá no escritório eh eh por exemplo o Eric loran vai para uma outra via eh o Miller pensa mais próximo do Eric Lohan o Patrício junta de algum modo e tenta organizar o
Patrício argentino tenta organizar Mas levar o Eric loran e Miller numa mesma lógica numa certa organização entende isso só dentro de uma mesma escola agora imagina se eu coloco as outras escolas uma ao lado da outra aí a briga é certa mas a gente tem que tomar uma decisão né então aqui e e eu brinco outro dia até alguém postou isso na na nem lembrava que eu tinha falado isso não mas achei engraçadinho agora vou usar para sempre que eu falei isso na alguma aula eh não trago verdade Traga uma proposição teórica então Eh é
uma decisão entende então nessa decisão a gente tá Considerando o autismo como quar estrutura por Eu particularmente como eu trabalho muito com autismo e Trabalho há 20 anos com autismo como a gente tem crianças adolescentes adultos eh e há determinadas manifestações eh que mesmo com o tratamento funcionam não como um problema mas como um modo de funcionar no mundo e isso avança para todas as idades eh parece ser necessário pensar nessa lógica outra coisa interessante a Bartira tem um inclusive na segunda-feira que vem viu gente às 8 horas da noite no grupo do autismo a
Bartira vai estar com a gente lembrem de entrar no link do do autismo na segunda às 8 da noite a gente estudou o capítulo da Bartira e ela vai conversar com a gente que é da escola Brasileira de psicanálise da do Espírito Santo eh Ela traz uma ideia interessante de que a ideia de teia de espectro na p conversa com a ideia eh de estrutura na psicanálise e é interessante quando coloca eh uma ao lado da outra até pra gente pensar numa conversa entre a psicanálise e a psiquiatria por exemplo bom mas vamos voltar pro
nosso tema de hoje Então veja Por que que a gente vai falar sobre recalque porque a gente tá falando sobre as estruturas na semana passada vocês vão se lembrar que a gente falou assim Bom a gente tem que tomar uma decisão de um ponto de partida uma ponto de partida seguind a história da psicanálise é a neurose que é onde tudo começou né o primeiro eh a primeira estrutura proposta por Freud é neurose a gente não toma neurose como base para pensar porque ela é melhor ou pior tá claro isso a a neurose é um
ponto de partida porque historicamente ela foi a primeira Aída digo isso porque eu já fui cobrada Ah vocês falam como se a neurose fosse uma vantagem como se todo mundo Tivesse Que Ser neurótico não gente tem vantagem nenhuma nem vantagem nem desvantagem é o que é a questão fundamental é historicamente a neurose foi a primeira estrutura a primeira proposta eh eh da psicanálise a primeira organização teórica então a gente acaba partindo dela porque o Freud começou com ela tá eh então a neurose por causa disso a gente vai falar sobre recalque aí em vez da
gente a gente teria duas opções aprofundar em neurose primeiro e descendo aqui nessa linha certo ou fazer um paralelo e ir nessa direção par Particularmente eu achei interessante a ideia de vir nessa direção fazendo um paralelo conforme cada item desse então por exemplo eh se a gente vai falar hoje sobre recalque na semana que vem sobre fora clusão depois desmentido depois eles vão deu para entender Eh agora qualquer uma das duas vias seria possível eu não sei qual que causa mais ou menos confusão Se a gente fosse nessa via semana seria retorno do recalcado ou
seja sintoma né e na próxima seria sobre castração e percebe que aqui a gente estaria fazendo uma revisão de várias coisas que a gente já falou nos outros encontros posso fazer uma enquete aí pra gente decidir se a gente vai nessa direção ou nessa direção vocês T uma opinião para dar que que você acha já que você falou aí acha que a gente deve nessa direção ou nessa direção na tabela que que você acha Sérgio e Fernando que levantaram a mão por que você prefere na na na horizontal a vertical aqui é é mais porque
quando eu perguntei eu fiz a postagem sobre recalque aí Me perguntaram da foraclusão eu falei sobre foraclusão Me perguntaram sobre desmentido eu falei sobre Elisão entendeu e eh quando eu fui postando na internet sobre as estruturas eh foram me pergun contando sobre mecanismo fundador das outras me chamou atenção porque as perguntas que me fizeram foram nessa direção e não nessa foi mais pela reação na na rede social mesmo que que você acha Fernando eu eu acho que é uma boa pela comparação que vai ser feita de uma para outra porque com certeza você vai acabar
falando de algumas outras dessas coisas que estão nos itens 2 3 4 e 5 é quando for fazer a comparação não é tá vendo nada é difícil você não falar tenho certeza que vai ser difícil para você não falar de qualquer modo a gente vai seguir a tabela toda a questão Em que direção a gente vai para ficar mais claro e você Sérgio Você acha que a gente deve na horizontal ou na vertical eu eu acho que a gente deve ir na horizontal fazendo a comparação entre as estruturas então e tem aí ISO eu acho
mais interessante né Ok então vamos tentar na horizontal se a gente ver que tá ficando atrapalhado a gente repensa né Alessandra que que você ia falar eu ia falar exatamente isso eu acho que a gente vê na horizontal a gente começa a ver um tema aí você quer saber como que é na perversão você quer saber como que é na Psicose E aí eu acho que a gente já tá seguindo uma linha Eu também acho que horizontal É melhor então vamos nessa e se então a gente vai nessa daqui então ó mecanismo né Maria Ângela
mecanismo fundamental Então essa hoje recalque semana que vem tem forclusão na outra desmentido na outra Elisão Depois vamos para as consequências retorno do recalcado Esse é revisão Porque a gente já tem uma aula sobre ele né Delírio e Alucinação fetiche e a borda borda composta por três elementos objetos autísticos duplo interesse lembram dele depois a gente vai paraa castração né Eh as protesto contra a cassação ela sequer é reconhecida né registrada por causa da forclusão ela é desmentida na sua existência Deu para perceber Então a gente vai nessas linhas horizontais Tudo bem então bora trabalhar
então pela tabela que a gente escolheu aqui nós vamos começar com recalque Deu para entender a sequência mando lá no grupo de novo então se alguém perdeu a tabela tá vou colocar na pastinha também então vamos lá eu mandei para vocês o vou vou até projetar aqui porque tem uns termos em alemão Talvez seja útil ó Então vamos lá eh eu marquei aqui em amarelo alguns pontos só pra gente não que a gente não vai ler tudo né mandei para vocês então o resumo desses quatro livros desses quatro capítulos eh em relação a esse esse
tema pra gente poder conversar então a primeira coisa eh a primeira coisa que chama muita atenção que eu achei bem divertido quando eu fui estudar é que o Freud ele buscou eh alguns dos seus conceitos eh nas operações bélicas nas operações militares de guerra eu sempre acho muito interessante por exemplo no eu não sou muito fã de futebol Mas eu achei muito interessante quando eu li no winick winick tem um chama Doce Veneno acho que é o nome do livro Ah enfim tem um livro do winick e eh sobre futebol eh e ele vai falando
sobre a origem militar de vários de vários termos né do do do Futebol Eu não sou fã de futebol Mas eu achei muito interessante a quantidade de termos militares que se usa numa partida o narrador vai narrando e falando um monte de termos militares como se fosse uma guerra né achei interessante essa lógica isso aqui também me chamou muita atenção a quantidade de termos militares que o Freud utiliza eh para pensar então a a a fundação né a fundação do inconsciente inclusive como se a gente tivesse de algum modo no campo de batalha e talvez
estejamos mesmo por exemplo uma batalha entre eh o desejo e a realidade Talvez uma batalha entre a pulsão e as exigências da Lei percebe talvez de fato estejamos constantemente numa batalha e por causa dessas batalhas então ele busca né nas operações militares algums dos seus termos inclusive do recalque Então esse esse termo verd eu não sei se pronuncie assim adequadamente tá eh que é traduz tanto como recalque como nas duas das três edições que nós temos para português estão como repressão diga Sérgio é isso mesmo verd verd a tem que fala alemão fluente aqui é
o que vai corrigindo a gente no meio do caminho n isso aí toda vez que eu for falar falo o que fala fal pergunta para elk pergunta para el ch eu eh então continuando aí veja esse termo por que que ele é importante ele vem vocês vão perceber que todos as operações aqui todos os conceitos fundamentais perdão conceitos fundamentais não eh vocês perceberam que ali na tabela a gente foi colocando por exemplo o Deixa eu só colocar aqui os mecanismos fundamentais vocês vão perceber que os quatro mecanismos fundamentais começam com esse mesmo sufixo V eh
e esse sufixo então ele aponta para uma proibição e uma proibição de qu é esse é o ponto o que se proíbe Por que se proíbe Quais as consequências disso que se proíbe o que retorna do que se proíbe perceberam que a gente vai falando sobre as estruturas a partir disso porque se proíbe o que se proíbe Quais as consequências do que se proíbe como que se maneja com a proibição o que retorna do que se proíbe são as perguntas que a gente tá fazendo ou seja qualquer proibição gera Enigma gera pergunta e as perguntas
que a gente faz são em tornos dessas dessas proibições por isso todos esses mecanismos fundadores das estruturas começam com uma proibição ver né é ver mesmo ou elk ver ó falei Fer tá vendo eh F vai igual F né Volkswagen igual o f é que n Volkswagen N é isso aí é eh mas é sufixo é prefixo na verdade né prefixo é prefixo is prefixo é prefixo eu errado mas tá tudo certo ah o texto desculpa é não o erro foi meu mesmo eh continuando que funciona então no sentido de uma proibição né gente isso
aqui foi hoje 6:30 da manhã então pode ser que tenha uns erros aí tá vocês por favor levem aí tá eh então continuando eu mandei para vocês a sete porque eu tava escrevendo a seis tá eh que funciona então no sentido de uma proibição ou seja seja algo que se opõe ao substantivo drun que eu não vou nem tentar falar Eh que por que significa então uma forte demanda para ceder a um desejo interno então a proibição Então se drang é uma forte demanda para para ceder a um desejo interno o que que é a
proibição disso a proibição a essa demanda Ou seja a proibição de ceder a esse desejo interno então é como se de algum modo a própria tradução do termo Já fosse a definição do conceito então a gente já não precisa ir tão longe a própria tradução já dá pra gente o material então seguindo um pouco mais adiante veja eh o que faz que tenha né de ser reprimido ou e subjugado eh assim significa o ato de reprimir e subjulgar o desenho o desejo interno eh significa então o deslocamento mas sem ter um para onde deslocar e
esse sem ter para onde deslocar ele é muito importante ou seja eh H Então dessa proibição para onde que vai esse desejo porque o desejo ele não vai desaparecer porque ele foi proibido Vocês já viram alguma coisa que é proibido simplesmente desaparecer Então o que é proibido não desaparecendo a pergunta que fica é para onde ele foi esse para onde ele foi é não há um lugar para onde ele ir não tem um para onde e esse não tem um para onde com lacam volta de um modo muito primoroso quando ele diz inclusive que o
recalque o retorno do recalcado são a mesma coisa o Freud diz algo parecido Tá mas o o lacam eh ressalta ainda mais então se o recalco e o retorno do recalcado são a mesma coisa É como se a gente tivesse dizendo que não tem como saber do recalco sem sabe sem o retorno recalcado quem dá notícias de que o o o recalque ex o retorno do recalcado porque na verdade eu não tenho onde buscar o recalque eu tenho como saber pelo que retornou sabse lá de onde entende então entendam isso houve o deslocamento desse desejo
que foi proibido para um não onde para um não lugar não não se tem esse onde agora agora vamos paraas polêmicas a questão da tradução o Freud autorizou a versão em inglês que o recalque por repressão tá então quando a gente tem a tradução por exemplo da companhia das letras que Manteve a palavra repressão em vez de recalque eh é importante a gente lembrar que foi autorizado pelo Freud eh e foi autorizado pelo Freud no sentido de que ele queria uma palavra que fosse de uso cotidiano na língua recalque não é uma palavra tão utilizada
na língua portuguesa como repressão repressão é uma palavra que até uma criança talvez saiba o que é e Recalque não nesse sentido em busca de uma palavra mais coloquial mais usual na língua portuguesa o próprio Freud autorizou a tradução para inglês de repressão e consequentemente para português também lá na frente Eh agora tem polêmicas Eu particularmente gosto mais do termo recalque eh o termo recalque ele faz mais sentido e eu concordo aqui com Garcia Rosa né ele faz mais sentido porque repressão Dá a ideia de algo mais consciente o policial reprimiu o bandido o pai
reprimiu a criança entende repressão dá uma certa noção de algo que é visto naquele momento então a polícia reprimiu os estudantes né e não os recalcou Então por conta disso eu particularmente também prefiro o termo eh recalque mas não posso dizer que o termo reprimido tá errado até porque foi autorizado pelo próprio Freud que é o dono do conceito né seguindo um pouco mais adiante então o que que é recalque o recalque ele aparece antes da fundação da psicanálise Então a primeira vez que o Freud utiliza esse termo eh em 1893 a psicanálise é fundada
em 1900 como a gente já conversou antes o termo recalque já existia só que o termo recalque ele ainda não era um conceito muito bem estruturado aparecia como a palavra que aparecia aqui ali nos textos mas não como um conceito muito bem estruturado porque para ele se tornar um conceito bem estruturado a psicanálise tinha que descobrir a associação livre entende ou seja se vocês voltarem lá na primeira aula que a gente falou sobre a regra fundamental sobre a associação livre que só existiu a partir do abandono da Hipnose vocês vão perceber as consequências disso por
qu voltem lá na primeira aula com o abandono da Hipnose pela associação Livre eh descobriu-se o fenômeno da Resistência com o fenômeno da Resistência o Freud começou a se interrogar sobre esse eh o que há por detrás da Resistência né a resistência é uma proibição do quê lembra que a gente fez a pergunta lá atrás sobre o ver como proibição então proibição do quê proibição para quê proibição para onde proibição entende então como a quando a resistência surge o Freud Levanta a orelha de que por detrás da Resistência há uma proibição e a pergunta sobre
a proibição leva a essa primeira proibição a ser elaborada que é a do recalque então só com a a o abandono da Hipnose a regra fundamental da associação livre e o fenômeno da Resistência é que o recalque Pode pode ser de fato eh materializado como um conceito e à medida que o que foi materializado como conceito aí tem um ponto muito interessante ele não se torna qualquer conceito ele se torna uma Pedra Angular Ou seja é uma espécie de pedra fundamental né aonde toda a edificação da psicanálise vai surgir Olha como esse conceito é importante
E por que que ele é essa Pedra Angular da construção da psicanálise eh ela é essa Pedra Angular porque é o que vai dar origem ao aparelho psíquico e o aparelho psíquico vocês sabe ele é muito importante a gente tem que conversar em algum outro momento mas eu vou falar rapidamente aqui sobre a primeira tópica e a segunda tópica do Freud tá então o Freud ele tem duas tópicas que são dois modos de pensar aparelho psíquico num primeiro momento na primeira tópica o Freud pensava aparelho psíquico dividido em Consciente pré-consciente e inconsciente na segunda tópica
ele pensa dividido em isso eu e super eu ou e de ego superg é uma questão de tradução também não vale a pena brigar por isso eh veja Qual que é a diferença entre a primeira tópica e a segunda tópica na primeira tópica havia a ideia de uma divisão mais clara entre Consciente pré-consciente e inconsciente na segunda tópica eh essa divisão não fica mais tão claro o superu ele advém de influências da cultura ou seja de influência externas mas se torna eh inconsciente e se torna uma parte dura do eu eh e o isso que
tem seu material que advém ali do desejo e da pulsão compõe também uma parte do eu percebem de tal modo que as três instâncias psíquicas não são três instâncias separadas as instâncias psíquicas são partes do funcionamento do eu e também não são completamente conscientes ou inconscientes são a mesma coisa o o há algo de consciente e de inconsciente no isso no super eu e no próprio eu então essa divisão entre pré-consciente Consciente e inconsciente da primeira tópica o Freud percebe que não é possível mantê-la desse modo então ele vai pra segunda tópica significa que ele
anula a primeira tópica não significa que ele absorve a primeira tópica Nessa proposta de instâncias psíquicas Mas qual que é o grande lance aqui do recado o recalque Então como uma pedra fundadora né como a fundamentação de uma estrutura de de uma teoria completa e qual que é a teoria completa aqui que depende do aparelho psíquico então o recalque Funda o aparelho psíquico e é consequência do aparelho psíquico também e isso é é algo eh que De algum modo gera uma polêmica que não é uma grande polêmica mas gera algo pra gente pensar como é
que ele sofre efeito ele é consequência do aparelho psíquico e ao mesmo tempo fundo aparelho psíquico guardem Então essa questão então a gente diz olha o recalque ele é consequência do aparelho psíquico a medida que ele advém de uma certa luta de uma certa batalha lembra da luta da Batalha na da questão militar que o Freud aponta ele é consequência então de uma luta de uma batalha que acontece ali no âmbito do aparelho psíquico mas ao mesmo tempo recalque Funda o aparelho psíquico e a pergunta que fica é como é que ele Funda aparelho psíquico
e a consequência do aparelho psíquico o Freud Responde essa pergunta propondo recalque primário recalque secundário então ele propõe então que o recalque não é um acontecimento único ele é mais complexo do que isso então vamos avançando um pouquinho mais eh seguindo um pouquinho mais deixa eu pegar meu óculos Nossa meu óculos tá tão sujo eh seguindo um pouco mais Então a gente estava falando então sobre o recalque como fundador então da do funcionamento da configuração do modelo de psiquismo proposto por Freud Lembrando que esse modelo de psiquismo passa por duas teorias a primeira tópica a
segunda tópica ou seja duas teorias ao longo da da da obra do Freud eh mas então o recalque não apenas afasta da consciência a representação de desejos inaceitáveis como promove uma ruptura que estabelece então a Dois Mundos né a consciência e a inconsciência o Consciente e o inconsciente e entre eles algo que o Freud chama de pré-consciente algo entre esses dois mundos bom temos Então esse paradoxo né Qual que é o paradoxo se o recalque é um Marco fundador do aparelho psíquico né como que é possível né Eh se não pode haver recalque sem um
aparelho psíquico constituído ou seja se o recalque vem é consequência do aparelho psíquico como é que ele pode ser também o fundador do aparelho psíquico para resolver esse Recalque Ah esse Recalque para resolver esse paradoxo né para resolver esse paradoxo para resolver essa essa aparente contradição o Freud Então fez uma distinção teórica entre recalque originário que é o recalque primário e o recalque secundário que ele também chama de recalque propriamente dito tá esse Recalque primário ele ganhou vários nomes recalque originário recalque primário recalque orgânico recalque vocês vão perceber em vários artigos diferentes nomes para ele
eh mas seria um recalque não só anterior ao aparelho psíquico como fundador do aparelho psíquico tá então no artigo de 1915 que é esse artigo que aqui tá com o nome repressão e só tem ele por enquanto traduzido como repressão ele vai ter na autêntica mas ainda não saiu eh no volume da autêntica no volume então de no no artigo de 1915 né o recalque que na verdade tá traduzido como repressão o processo de recalcamento é de eh descrito em três fases então fixação ou inscrição se fixação ou inscrição o que que é inscrição do
aparelho psíquico recalque primário então o recalque originário ou recalque primário e por que que ele chama recalque originário que ele dá origem ao aparelho psíquico Por que que ele chama recalque primário porque ele é a primeira construção do aparelho psíquico e por que fixação ou inscrição perceb são todos os nomes que vocês vão ver fixação inscrição original primário dando notícia de um ponto de fundação de um ponto de partida eh o recalque propriamente dito e outro que nós Já estudamos que é o retorno do recalcado Inclusive a gente estudou o retorno do recalcado sintomas xixis
vocês se lembram de todas as formações do inconsciente né que tem a ver com o retorno recalcado que a gente estudou bom a fixação ou a inscrição corresponde então a esse Recalque primário que que é esse Recalque primário ele é a condição necessária para todo o recalque não existe a possibilidade de haver o recalque propriamente dito sem haver o recalque primário né Eh nessa fase então do recalque primário é negado ao representante da pulão o acesso à consciência ocorre então uma fixação né Deixa eu autorizar aqui ocorre então uma fixação da pulsão ao representante a
inacessibilidade do representante pulsional a consciência não permite afirmar que ele seja retido no inconsciente e veja ele não tem como ser retido no inconsciente porque ele vai dar surgimento ao inconsciente então aqui não vai ter uma fixação desse conteúdo ao inconsciente o que vai haver aqui é na verdade a origem do inconsciente um ponto origem da Constituição do sistema psíquico e a fundação do inconsciente Então qual que é a solução do paradoxo do que o Freud dá em 1915 né o recalque primário ou inscrição ou fixação é anterior à existência do aparelho psíquico serve Então
como referência paraa cisão né paraa ruptura paraa fatura para cisão paraa divisão aí eh do psiquismo causado pelo recalque propriamente dito que é o secundário estabelecendo assim um ponto de origem da Constituição dos sistemas esse ponto de origem da Constituição do sistema é importante a gente entender o seguinte por que que eu acho interessante que o Freud tenha trazido assim agora é minha da minha perspectiva Essa Ideia de um recalco primário para tirar Inclusive a coisa de algo inato porque imagine o seguinte se o recalque primário é a fundação do inconsciente a fundação do aparelho
psíquico a gente não pode dizer portanto que o aparelho psíquico é inato é inconsciente que vai ter aparelho psíquico já dentro da barriga da mãe que vai ter aparelho psíquico antes do sujeito nascer que portanto também se a neurose é resultado eh do recalque se eh fundada a partir do recalque a neurose também não é inata então é interessante eh e aí vem as provocações em relação à coisa do inatismo né Eh então a ideia aí é que eu particularmente Acho interessante de pensar em um recalque primário é a ideia de que então a neurose
eh Seria algo que advém da Cultura como um resultado da cultura e um resultado que não acontece de uma só vez um resultado inclusive por isso a gente vai falar de neurose na infância de neurose infantil que é por exemplo aquela neurose que aind que lá do adulto que a gente chama de neurose infantil que vocês conhecem do homem dos lobos eh então a neurose não só ela não se dá de uma só vez a h acontecimentos para que essa neurose advenha como ela também não seria inata porque o recalque primário seria um primeiro para
dar as possibilidades do recalque secundário acontecer e então haver esse mecanismo fundador da neurose propriamente dito vamos conversar um pouco Fernando mas esse Recalque primário ele Seria algo específico não pode ser cultural não o Freud ele vai dizer que o recalque primário seria o recalque da cena primária e a cena primária eh por exemplo no homem dos lobos a cena primária seria a a ideia de que os pais copularam para que o homem dos lobos nascesse né eh mas ali é nome dos lobos não significa que essa seja a cena primária para todos mas é
um exemplo de cena primária a cena primária seria o encontro com algo impossível de ser eh suportado ou registrado eh não é necessariamente ainda traumático porque você nem tem um aparelho psíquico para poder chamar de trauma esse encontro Mas seria um encontro com uma cena primária uma cena originária segundo Freud que não é lembrada que não é registrada e porque não não por que que não é lembrada ou registrada Fernando porque não tem aparelho psíquico para registrar ainda né não é lembrada não é registrada mas causaria uma cisão causaria uma ruptura o Freud aponta o
recalco primário ligado a essa cena primária essa cena mas isso ser isso seria na na na na logo após o nascimento alguma coisa do tipo tem aí tem uma lembra aquelas polêmicas que a gente falou das idades em relação ao Freud a Ana Freud a melan Klein tem uma briga aí importante tá eh Você lembra que a gente que por exemplo durante a obra do Freud de 1905 a 1938 ele muda a idade do épo algumas vezes eh a ponto do lacam finalmente chegar a uma conclusão de que é melhor não pensar cronologicamente essa questão
lembra que a gente tá falando sobre isso no edpo se o edpo é um referencial eh por exemplo a Melanie Klein fala de um supereu precoco a melan Klein fala de um supereu no bebê mesmo isso é da melan Klein eh o Freud já vai não não fala desse super eu e a melan CL fala de um superor inclusive anterior ao edpo tá Ah mas aí já é uma teoria diferente um pouco e tem sua validade é interessante o que que ela argumenta tá tem um ponto interessante aí mas que a gente não vai entrar
eh então se eu mudo a idade do épo eu acabo mudando a a idade de toda essa formação que tem a ver com a aparelho psíquico percebe Mas vamos supor Fernando que em algum ponto foi se considerando a ideia do édico ser cada vez mais cedo a Ana Freud tinha a ideia de um épo mais tardio tardio mesmo 5 se anos de idade tá Ana Freud propunha o épo lá na frente uma época que hoje a gente olha e vê o o que a gente chama de período de latência né esse exercício da linguagem a
criança tentar localizar a relação dela com o mundo eh que lugar que eu ocupo no amor dos meus pais para onde que de onde que eu vim para onde que eu vou ou seja nessa época hoje por volta aí dos seus qu 5 6 anos a gente já pensa em latência né na época da Ana Freud Ana Freud propunha que o éo seria mais ou menos eh nessa época um pouco antes da alfabetização mesmo e ela tava muito vinculada a questões de educação nesse sentido então todos esses processos aconteceriam um pouco mais tarde mas se
a gente puder supor que o edpo é mais cedo que isso vamos cronologicamente é difícil a gente propor porque as crianças são muito diferentes mas eu vou chutar aqui um épo por volta dos 3 anos de idade né esse épo por volta dos 3 anos de idade como fica a questão anterior a ele que é a própria formação do aparelho psíquico bem anterior a isso agora se você perguntar de idade você sempre complica minha vida Fernando porque nem o Freud mas eu imagino Eu imagino o recalque já na mentação você acha que não antes dos
do anos bem antes eu imagino ele bem antes agora o o Freud ele vai falar por exemplo sobre a questão das da neurose na infância né não a neurose infantil A neurose da criança o Freud vai dizer por exemplo que é possível notar uma uma criança já com seus primeiros traços de histeria muito cedo com 2 TR anos de idade eh e vai dizer por exemplo que por outro lado os traços eh mais neuróticos obsessivos nota-se numas nas crianças um um pouquinho depois por volta dos 4 5 anos de idade mais próximo ali ao período
da do letramento e a fobia por sua vez pequeno ran tá aí para provar nota-se no intermédio Entre esses dois ali entre as primeiras manifestações da histeria e as manifestações da neurose obsessiva o que levou o Freud Inclusive a dizer que na origem de toda a neurose estaria a histeria a histeria seria a base inclusive da neurose obsessiva e não à toa a gente encontraria manifestações da histeria na neurose obsessiva também percebe tudo muito bem cedo é o que o que eu imagino É porque quando se fala de recalque é alguma coisa que ficou nessa
fase oral eh recalcado e que vai gerar uma neurose lá no futuro Apenas não necessariamente de imediato tô muito errado com relação a isso não você não tá muito errado mas é tão lá na frente eh é né porque assim a a ideia por exemplo eu me lembro de você falando de de de demanda né e e eu comentando que o bebê propõe a demanda né vem com a demanda e e como ninguém sabe direito que ele tá pedindo né o que ele tá demandando taca-lhe alguma coisa na boca pensando é fome né É alguma
coisa assim lá no futuro essa pessoa vai ficar neurótica de alguma forma eh eh e e e viver isso com algum transtorno alimentar ou com cigarro ou alguma coisa que ela leva a boca depois mas aí você entende que a neurose tá muito antes do transtorno alimentar sim sim sim sim vai roer unha vai né ser um Infante gordo alguma coisa do tipo então a inscrição nas estruturas é bem antes disso tanto que a gente tem as psicoses da infância as neuroses da infância só que a gente coloca esses da infância na frente não é
à toa né Eh eh a gente coloca na frente porque tem uma manifestação um pouco diferenciada primeiro a gente fala aí do pequeno perverso polimorfo a gente coloca então a base das estruturas advindas de um funcionamento perverso a gente vai falar do pequeno perverso polimórfico quando for falar desmentido eh e a gente vai falar de neuroses da Infância e depois da neurose do adulto então tem já há a neurose bem cedo mas ela não é exatamente igual a neurose do adulto até porque tem alguma coisa muito muito importante que acontece na puberdade tem alguma coisa
muito importante que acontece no que o Freud chama de drama puberal que o lacam vai chamar de segundo despertar sexual tem algo que se confirma muito importante paraa questão da estrutura a estrutura já estava lá mas algo se confirma e se modifica e se organiza a partir desse a a a a partir realmente Dessa descoberta do corpo depois ela essaa descoberta do corpo a partir da latência e vamos tentando andar um pouquinho mais Sérgio microfone como você falou aí inscrição isso eu poderia remeter isso para lac com a inscrição que ele fala pela linguagem me
explica que que você pensou porque eu pensei o seguinte que eh quando o Lacan fala o aparelho o inconsciente de Freud é diferente do inconsciente Lacan inconsciente Lacan Lacan diz que o inconsciente é o discurso do outro né então na realidade a inscrição ess recalco originário talvez temha a ver com a com a inscrição quer dizer é como a linguagem penetra no corpo né perito essa primeira inscrição só que o essa primeira inscrição em termos freudianos ele vai falar que é esse deparar com essa cena primária que tomem como cena primária eh para se deparar
e acho que a linguagem pode ser um desses pontos Ah eu vou eu vou usar o termo traumático mas Vocês entenderam que é difícil falar de trauma antes do aparelho psíquico está lá né Eh mas se deparar com algo de insuportável que leva a uma cisão que leva a uma ruptura essa ruptura demarca a divisão inclusive entre consciência e inconsciente a Amália pergunta se eh essa divisão haveria por exemplo na estrutura psicótica eh por Excelência Amália quando a gente fala que na Psicose o inconsciente está céu aberto porque não há recalque a gente tá dizendo
que o recalque inclusive o primário é algo específico da neurose eh porque na Psicose por Excelência a gente poderia dizer que não há inconsciente à medida que que o inconsciente seria resultado dessa operação primeira que é o recalque primário percebem Então se o inconsciente ele é um resultado do recalque e o recalque é o mecanismo fundador da neurose eh ele não Funda a Psicose qual seria o análogo de Lacan paraa cena primária a linguagem você pega aí a se encontro com o grande outro é um significante né um significante um significante exatamente então então então
eu entendi é isso mesmo Isabele então agora com o que você falou em relação à linguagem porque me veio à cabeça aqui a questão do do Nascimento como um trauma né que seria então esse esse Recalque primário que não é registrado também né como que não é registrada a criança não registra absolutamente nada do Nascimento né não fica nada na verdade eu acho que é um entendimento nosso né né que tá de fora seria isso Como assim criança porque assim quando ela nasce né Eh eu não sei se a palavra é o trauma de Fato
né porque quando ela ela sai da barriga ela ela ela acaba eh criando um outro um outro ela vem para um outro lugar né Então essa criança de alguma forma ela Vamos colocar em uma aspas nesse trauma matiza talvez eu não esteja usando a palavra não esteja usando a palavra correta mas e aí quando quando você falou agora a questão da linguagem e aí já eu eu tô pensando aqui outra coisa em relação ao primário até então eu tava fixada nessa nessa nesse trauma Nascimento E aí eu pensei bom pode até pensar no trauma Nascimento
mas é importante a gente lembrar o seguinte da Perspectiva da criança não fica nenhum registro do próprio Nascimento inclusive se ficar registro do eh brincando agora tem um autor japonês que chama mxima eh eu gosto muito dele eu não sei se vocês já ouviram falar do mxima ele escreveu uma um Pavilhão Dourado eu acho que é o livro mais famoso dele mas ele tem quatro livros é uma tetralogia que quando ele entregou o o último livro inclusive ele cumpriu a cena do último livro é interessante isso a tetralogia é a história do Mishima desde antes
do próprio Nascimento até a morte eh seria uma uma autobiografia E no caso do Mishima ele narra o próprio Nascimento e e não é ficção na Perspectiva dele ele supõe que efetivamente ele está narrando o próprio Nascimento ele fala da da da da luz que ele viu ali né Ele fala da água que tinha na bacia é muito interessante ele narra o próprio Nascimento da perspectiva do ser que quia nascer é muito interessante o livro O último livro do mima e talvez por essa por esse último você dessa tetr que foi o último da vida
dele ele narra a própria morte que seria uma morte bem tradicional aquela Como é que chama aquele aquele ritual japonês de abrir a própria abdomen esqueci Ariri arir e por essa E aí que que ele faz e ele faz isso mesmo ele entrega pro editor o livro e execut escuta e para que todos vissem a cena ele faz isso quando ele tá 44 anos de idade Ele era escritor e alter ofila concorreu ao Prêmio Nobel de Literatura um outro japonês ganhou no lugar dele aquele livro do das Belas adormecidas das Jovens adormecidas foi o que
ganhou o Nobel o outro japonês que ganhou eh e aí que que ele faz para todo mundo assistir a morte dele Isabele ele sequestra o embaixador dos Estados unidosa né né a ele não queria fazer nada com o embaixador mas ele queria que os olhos do embaixador dos Estados Unidos fosse os olhos do mundo sobre a última cena dele e aí ele faz toda essa cena que passa no mundo inteiro afinal ele sequestrou e não ele sozinho não ele mais dois foram três que se mataram ali na na hora e ele repete exatamente a cena
que ele tinha escrito no último livro entregue ao editor eu Suponho que o editor nunca imaginou nossa deixa eu lá interromper porque ele vai fazer isso daqui né e eh princípio mas ele a a o Miller estudou esse autor eu tem muita gente estudou esse autor esse autor é importantíssimo paraa psicanálise ali esse funcionamento então por exemplo eh eh reconhecer o próprio Nascimento o Miller colocou no ponto eh de algo da Ordem da da Psicose da foraclusão ou seja do esse esse primeiro Nascimento então não teria passado pelo recalque primário não sei se eu confundi
as coisas ou piorei mas eh eh mas veja o seguinte no caso do do recalque aí vamos voltar aqui no texto acho que talvez fique mais claro olha Eh pera aí cadê meu aqui meu mouse aqui eh importante destacar então o momento no qual ocorre né esse Recalque primário que é essa primeira inscrição por isso que quando o Sérgio falou da da da da língua né da da da da do simbólico do registro né da linguagem eh é possível a gente pensar nisso porque é a primeira inscrição né que coincide pelo né com o que
ele chama de cena primária é portanto nesse instante que a cena primária instaura sua inscrição inconsciente e não a inscrição no inconsciente porque o inconsciente não existia né ele o inconsciente passa a existir a partir da ruptura dessa cena né Eh por isso não seria uma inscrição no inconsciente mais a a inscrição do inconsciente Então essa inscrição acontece no registro do Imaginário na forma de traço imagem minmo não sendo então passível de ser verbalizada né Eh precede a aquisição da fala lembra-se que o encontro com a linguagem não tem a ver com aprender a falar
ISO está claro né sujeito ele pode não ser não verbal ele pode não falar está atravessado pela linguagem o encontro com a linguagem é de outra ordem né bem anterior e independente aí da aquisição da fala somente com a aquisição da fala que vem depois que vai emergir Então esse sujeito simbólico capaz de significar essa cena primária não uma cena primária da qual ele se lembra mas uma cena primária que será construída tá por exemplo o que que é a cena primária que vai ser construída sabe quando a criança o Freud fala sobre isso no
texto de 1907 se eu não me engano e esclarecimento sexual das Crianças carta aberta Dr FS que é uma carta bem legal eh ele diz uma coisa interessante ele fala assim as crianças elas vão ter duas dúvidas fundamentais para conseguir se localizar né como indivíduos a primeira eh tem a ver com a diferença anatômica a gente estudou e a segunda com a própria origem né isso Ricardo o mito individual do neurótico perfeito eh e aí essa coisa de saber de onde eu vim eh e é curioso porque veja os pais contam tranquilamente Isabele de onde
os filhos vêm quando a gente fala queos pais que eles têm que fazer esclarecimento sexual que eles têm sobre a origem aí eles contam só até a parte que veio da barriga da mamãe aí quando a criança pergunta mas como é que eu fui parar lá aí todo mundo trava ninguém quer contar essa parte Ora por que que é tão problemático contar como é que foi para lá não é todo mundo Teoricamente todo mundo foi para lá mais ou menos do mesmo jeito Por que que ninguém quer falar essa parte de como que foi para
lá e aí esse mistério em torno disso dá uma ideia de que isso é proibido vocês lembram que o recalque tem a ver com a proibição de algo retorna então a coisa da proibição então percebe que esse mito né esse retorno da a partir da aquisição da fala eh dessa cena primária parece ter a ver portanto com essa capacidade de significar de construir um mito de construir uma historinha daquilo que foi proibido que de novo no caso do homem dos lobos seria a cópula dos pais a gente brinca comando negócio a cópula dos Pais porque
é impressionante a quantos pais têm dificuldade de explicar De onde veio o neném não de sai da barriga da mãe mas a ideia de que um pênis penetrou uma vagina e ali houve o encontro a parte do espermatozoide de óvulo os fazis dão conta essa parte eu vejo que eles dão conta porque tem uma metáfora aí no espermatozoide de óvulo mas como é que o espermatozoide foi colocado lá dentro fala a verdade quantos pais dão conta de falar isso tranquilamente Rosane Então você tá trazendo Essa parte aí de como falar pareceu um um meme assim
meio meme meio não a mãe gravou contando pra filha que ela não ia poder mais ter filho aí elas ficaram assim mas tá e a outra chorou não vou querer um irmãozinho Mas por que que você não vai poder aí depois a maiorzinha olhou e falou assim ué se você não pode ter filho por que que foi meu pai que fez a vasectomia se o neném sai de você tá vendo ó a menina coisas pois então por que que foi por que que ele operou se o neném sair da sua barriga aí ficou queele cri
cri cri né então e essas perguntas entende Olha quando a criança faz essa pergunta ela percebe que pela falta de resposta e pelo Enigma em torno daquela questão que tem algo de proibido que vem dali Deu para entender né então esse Enigma dá essa notícia falando tem uma tem uma propaganda essa da Inglaterra sobre a a criança vira pra mãe fala assim mãe o que é virgem aí a mãe vai explicar lará O que é virgem a mãe tentando assim dar uma belíssima aula de educação sexual aí a mãe termina de pergun de de explicar
a menina fala e extra virgem a menina queria saber sobre azeite essa propaganda eu acho maravilhosa é uma propaganda de azeite que eu acho que hoje não passaria mais Mas voltando aqui especificamente pra gente poder fechar nosso tema então o recalque o recalque primário vocês deu deu para entender então é um traço né e é um traço eh que no final das contas depois ele só vai não é que ele vai retornar porque ele não ficou registrado no inconsciente consciente nem tinha ele vai ser construído ele vai ser construído a partir de um certo Enigma
de uma certa proibição que fica ali em torno agora o recalque propriamente dito né que é o recalque secundário que o Freud vai falar que eu recalco propriamente dito ele vai atuar então sobre as Produções psíquicas derivadas das represent da representação demarcada pelo recalque primário então o recalque primário é como se ele deixasse marcado o caminho entende eh Então o que vai vir do recalque secundário tem a ver com certo traço Deu para entender porque que ele chamou de traço um certo traço que ficou ali dando uma espécie de rascunho por onde o recalque secundário
vai passar então o recalco primário ele dá a direção o traço a marca para o recalco secundário Então essas Produções são verdadeiros caminhos que podem levar a representação isolada né no primeiro momento do processo de Recal bom eh Outro ponto importante aqui e aí a gente vai direto por causa do tempo o terceiro e último momento da elaboração teórica do Freud neste neste capítulo nesse nesse livro nesse texto sobre recalco de 1915 É sobre o retorno do recalcado a gente teve essa aula lá atrás vale a pena voltar então o retorno do recalcado é possibilitado
pelos desdobramentos da representação original via uma série de A a aqui é linear tá das distorções tem um erro aí deixa eu explicar de outro modo Então veja deixa até tirar aqui por causa do tempo também Pari a apresentação vamos ah só pra gente fechar então o que que é o retorno do recalcado veja o recalque propriamente dig eu não tenho notícias nem do recalco primário nem do recalco secundário tá claro o recalco primário Eu não só não tenho notícias de que a única coisa que ele deixa é um traço né ou seja um certo
caminho por onde o recalco secundário vai passar o recalque secundário por outro lado eu também não tenho de fato registro dele a não ser pelo que ele retorna agora quando há o retorno do recalcado E aí inclusive por isso tanto o Freud quanto lacama mas o Lacan vai enfatizar mais eu até deixa eu pegar aqui Recal o Lacan vai até enfatizar um pouco mais quando ele diz assim olha a o recalque propriamente dito tá na página 86 da da coleção da compania das Letras Ah o recalque propriamente dito portanto é um pós recalque é interessante
a gente colocar essa coisa do pós recalque ele se dá por retroação inclusive um conceito que ele vai trabalhar aqui também é o dinástico para glish Card que é o dia posterior por retroação então o recalque eu não sei dele no momento em que ele acontece e eu não sei dele no sentido da manifestação dele próprio como que eu sei sobre recalque por retroação não só depois por retroação se tem a noção dele e eu sei dele por retroação pelo quê pelo que retorna do recalcado então o retorno do recalcado no final das contas é
a única prova de que o recalque existe por aquilo que retorna Qual é o prin principal retorno do recalcado que a gente conhece o sintoma existem outras formas da do conteúdo recalcado voltar sim lapsos esquecimento xixe ou seja sobre as formações do inconsciente as formações do inconsciente é o termo que o lacão utiliza Qual é o termo que o Freud utiliza formação de compromisso Por que formação de compromisso vocês lembram lá do do do da Guerra o termo vem do militarismo ou seja há umito diante desse conflito a possibilidade de haver uma espécie de manejo
desse conflito de comprom de trégua Obrigada tava faltando a palavra de trégua então o retorno do recalcado é uma formação de compromisso ou seja uma espécie de trégua desse conflito que que nos dá notícia do recalque que na verdade ocasiona ali o recalque então aquilo que no final das contas é uma trégua é uma formação de compromisso é uma formação do inconsciente então há algo que se forma e que escapa do inconsciente para que o recalque possa se manter é até interessante falar assim Ah então o que escapa do inconsciente é o que fracassa do
recalque Não não é o que fracassa é o que sustenta a possibilidade do recalque se manter senão fica igual a panela de pressão né vai enchendo enchendo enchendo explode Ou seja a única possibilidade desse conteúdo recalcado permanecer recalcado é que alguma coisa escape Qual a única possibilidade da panela de expressão Não explodir que sai aquele vaporzinho ali em cima ou seja a única possibilidade de o recalque manter operando o conteúdo recalcado manter-se recalcado é que algo retorne algo escape dando notícia tanto da sua existência do recalque do inconsciente quanto Mantendo a sua eficácia Isabele a
gente passando pelo recalque primário e o secundário e até chegar no retorno do recalcado eh é um um é um processo normal de todos nós ou ou neurose a gente chega no eu posso dizer que todos somos neuróticos de alguma forma não vai acontecer para todo mundo eh vai acontecer fundamentalmente a neurose você vai ver que tem outros modos de de lidar com esse encontro com a língua de lidar com esse encontro com o outro de lidar com o desejo esse não é o único modo nem o melhor nem o pior não é o único
também existem outros modos a gente agrupa em quatro né mas esse é um deles eh Mas essa não é o percurso que todos vão fazer esse é o percurso que vai acontecer na neurose eh e o retorno a gente vai ter notícias disso pelo sintoma hã especificamente da estrutura neurótica especificamente a estrutura neurótica esse percurso não vai ser igual na Psicose na perversão eh eh e na na e no autismo vai ser diferente então o retorno do recalcado tá claro a gente tem então a a a a a possibilidade de saber que o inconsciente existe
a possibilidade de saber que o recalque aconteceu a possibilidade de manter o conteúdo inconsciente lá guardado no inconsciente ou seja eh o recalque ele foi bem-sucedido e a gente tem notícia disso por aquilo que retorna dele do retorno recalcado eh e retorna dele por exemplo pelos sintomas que a gente que é o que a gente vai encontrar na clínica por exemplo eh só pra gente fechar eu coloquei no segundo ponto também como que seria o recalque o retorno recalcado pro Lacan coloquei a partir do Bruce fink desse livro que eu falei para vocês eh esse
aqui introdução Clínica à psicanálise lacaniana eh porque ele tá muito bem organizado então ele começa lá 127 sobre recalque e depois sobre retorno do recalcado então o que que é importante a gente apontar ali o recalque ele não apaga nada então só retomando Freud a partir de Lacan o recalque ele não apaga nada né O que acontece no recalque já que ele não apaga ele espel entende ele gosta para fora mas para onde para um não lugar não existe exatamente você não vai abrir a cabeça de ninguém e achar esse lugar para onde essas coisas
foram ele espel para um não lugar então não apaga nada a realidade é só recusada e expelida da consciência n né e é interessante também um outro ponto o recalque não recalca o afeto esse ponto que eu queria deixar aqui guardado o o que tem de recalcado não é nem a percepção nem o afeto o que fica recalcado são os pensamentos os pensamentos ideativa né oi a parte ideativa né os pensamentos inclusive estruturados como linguagem né que afinal veio do encontro com a linguagem como você bem disse então o que se recalca é a parte
relativa à linguagem por isso inclusive o inconsciente estruturado como linguagem porque o que foi recalcado é da Ordem da linguagem por isso que a angústia tão é tão difícil né porque ela vem sem linguagem inclusive então a o as a percepção e os afetos aos quais estão ligados essas ideias esses pensamentos que é estruturado como linguagem não é recalcado e por não ser recalcado é por via deles que o retorno acontece Tá certo então é porque esse conteúdo que foi recalcado se liga a um outro conteúdo pela via do afeto que não foi recalcado que
acontece comigo é que algo retorna vamos pegar pegar um exemplo trágico por exemplo a questão do abuso sexual na infância eh ora a o acontecimento foi recalcado aparentemente nada fica aí quando chega na adolescência e que começa ter Então as primeiras experimentações com o corpo o que acontece com uma certa frequência com alguém que sofreu abuso sexual na infância aquilo que era para ser experimentado como uma autorização uma satisfação pode retornar por causa do afeto que não foi recalcado eh essa esse corpo que eu posso agora me satisfazer dele parece fazer uma cola uma ligação
pela via do afeto um conteúdo do corpo que alguém se satisfez sem a minha autorização consegue entender e aí o esse encontro com o corpo que era para gerar prazer e satisfação por exemplo era sofrimento desespero fechamento impossibilidade de se haver com eu me satisfazer desse corpo por um afeto que puxou um conteúdo recalcado E aí é curioso porque essa pessoa vai paraa análise e fala eh eu não consigo transar eu tento eu quero eu gosto do fulano mas quando eu penso nessa possibilidade me dá um desespero eu caio em choros e a pessoa começa
a transformar isso em Enigma Por que que isso acontece comigo de onde que vem isso Deu para entender e o de onde que vem isso ora o afeto é como se o afeto tivesse fazendo uma ligação a um acontecimento a um pensamento a uma ideia que foi recalcada mas o afeto não foi a percepção não foi então o sentimento do corpo fica o afeto relativo à aquele acontecimento fica Deu para entender só que fica descolado né não sei porque que eu tô sentindo isso Rosane ou pode ser pode acontecer de outra forma também ao invés
dela dela refutar dela não querer ou dela querer mas não conseguir ela conseguir Não não ela conseguir mas ela permitir de alguma forma inconsciente esse corpo seu usado sem autorização dela novamente com relacionamento abusivo pode Rosane muito pode acontecer e o que nos importa veja não tem um um um manual que diga sempre que acontecer is na história sexual de uma mulher significa que ela foi abusada esse manual não existe o que existe é um enigma se em algum momento coane ela perguntar por diabos isso entende ou seja eh O que que significa isso e
essa pergunta vai conduzir a uma investigação que pode chegar por exemplo a algo recalcado que pode ou não ter ligação com por exemplo um abuso em outra é época eh mas não existe o manual o que existe é quando há um acontecimento na tua vida no teu corpo no teu pensamento graças a Freud di de passagem a gente faz Enigma por exemplo se a gente tá mal a gente pergunta gente por que que eu tô tão mal por que que eu tô tão irritada às vezes dá uma patada em alguém e alguém pergunta mas por
que que você tá me dando patada que que tá acontecendo hoje olha que maravilha a gente não aceita mais que os acontecimentos passem sem ser questionados desde tanto a gente se questiona como a gente questiona quem tá ao redor isso não é maravilhoso hoje em dia por exemplo se uma criança vai ali Tira dinheiro da carteira do Pai a gente não é para o pai mais dar uma bronca como se não tivesse nenhum sentido nisso é para perguntar por que que você pegou dinheiro lá que que tá acontecendo que que você quer me dizer que
você não tá dizendo ou seja o que que a gente vai dizer transforma esse metaf Isso é uma mensagem investiga o que que essa mensagem quer dizer então desde Freud a gente não vê mais as coisas como banais ou como acontecimentos fortuitos a gente passou a tentar interpretar os acontecimentos como tendo alguma coisa por detrás esse alguma coisa por detrás é a teoria do recalque O que que tem por detrás disso que você diz disso que você faz disso que você não se autoriza disso que acontece Essa é a base da Clínica das neuroses bom
entendido recalque semana que vem então a gente vai para fora clusão tudo bem Lembrando que a gente ainda vai entrar porque a linha vai descer também beijo para todo mundo bom descanso beijo boa noite enquanto a travessinha boa noite boa noite boite Obrigado tchau boa noite tchau tchau