Caio Fábio - A Vida na Graça (Anos 90)

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[Música] Disse Jesus aos discípulos havia um homem rico cujo administrador foi acusado de roubar os seus bens Então chamando-lhe disse que é isso que ouço de ti dá contas da tua administração porque já não poderás ser meu administrador o administrador de consigo agora que farei o meu Senhor me tira o emprego cavar não posso e de mendigar tenho vergonha eu sei o que ele fazer para que quando for demitido da administração me recebam em suas casas chamando assim cada um dos devedores do seu senhor disse ao primeiro quanto deves ao meu Senhor ele respondeu 100
Batos e azeite disse-lhe toma tua obrigação e assentando te depressa escreve 50 disse depois a outro e tu quanto deves Ele respondeu 100 couros e trigo disse-lhe toma tua obrigação e escreve 80 louvou aquele Senhor o injusto administrador por haver procedido prudentemente pois os filhos desse mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz eu vos digo grandi amigos com as riquezas da Injustiça para que quando estas vos faltarem vos recebam eles nos tabernáculos eternos ó pai aqui está a palavra de Jesus Aqui está a parábola da tua graça e nós
pedimos agora que tu nos Abras a mente tu derrames luz sobre o nosso rosto para que nós sejamos iluminados e para que nós possamos discernir a tua palavra e o teu espírito para nós nesta manhã nós pedimos que seja assim em nome de Jesus amém amém podem [Música] sentar-se que é isto que ouço a teu respeito presta contas da tua administração porque já não podes mais continuar nela palavra de Deus nos dá conta em contextos em locais os mais diversos de que haverá um dia de prestação de contas cada ser consciente cada ser que sabe
de si que se percebe como alguém que existe no universo vai ser julgado vai ser pesado vai ser objeto de escrutínio algum dia esse juízo de Deus que virá esse dia da chamada pra gente prestar contas vai ser o dia mais Fantástico de todos porque o juízo de Deus não vai acontecer conforme as nossas concepções matemáticas de juízo juízo Divino não é um mero encontro aritmético de contas a justiça divina quando aplicada a vida humana levea em consideração todos os elementos que compuseram a existência todas as luzes que se teve todas as oportunidades que se
recebeu todas as advertências que nos chegaram todo o conhecimento que a gente tinha todas as possibilidades que nos foram abertas todas as compreensões que foram dadas enfim todas as coisas que compuseram a nossa existência leva em consideração as nossas dificuldades leva em consideração os nossos condicionamentos levea em consideração quem foram os nossos pais aonde nós crescemos como nós crescemos como fomos tratados como fomos mal tratados levea em consideração todos os elementos objetivos e subjetivos históricos e psicológicos ou seja o juízo de Deus é tão perfeito é tão crist italino é tão justo é tão amplo
É Tão Profundo é tão detalhado e é tão generosamente comprometido com a própria justiça que diz o livro de provérbios que desse dia até o ímpio sairá satisfeito não é mesmo valeu a pena é pro inferno que eu vou é para lá mesmo que eu tenho que ir mas esse dia vem esse dia vai chegar é dia de encontro de contas e aí talvez você diga mas o meu saldo para esse dia talvez esteja super positivo há algumas semanas atrás eu encontrei uma pessoa que disse olha eu tô cada vez mais feliz porque em relação
aos 10 mandamentos eu só tô errando em dois tem oito ali que eu tô ótimo Espero que até o fim eu consiga chegar Zerado assim com Deus aí ele me perguntou e o senhor Reverendo sa bem nos 10 mandamentos eu falei eu tô horrível perdi os 10 aí ele arregalou os olhos falou senhor Perdeu nos 10 eu falei perdi nos 10 ele disse mas como eu falei ele disse para não ter Deuses diante dele teologicamente falando eu não tenho nenhum Deus Diante dele mas de vez em quando eu percebo que certas coisas em certos dias
em certas horas se tornaram para mim mais importantes do que Deus ele disse para não fazer imagens de esculturas e eu não faço mas às vezes eu percebo que em alguns momentos determinadas pessoas se transformaram em elementos quase que míticos na minha cabeça que tomaram a posição do ídolo ele disse para não tomar o nome dele em vão e eu não blasfemo mas às vezes eu percebo que o nome de Deus entra nas minhas confissões e alguns contextos dos quais Deus não tem nada a ver com aquilo e ainda hoje eu me lembro de ocasiões
em que eu preguei com veemência e eu fiz afirmações absolutamente contundentes sobre a vontade de Deus afirmações essas das quais hoje eu me envergonho porque eu tenho certeza que Deus não tem nada a ver com aquilo ele falou para guardar o dia dele para o santificar e eu não sei nem o que é isso que que guardar o dia do Senhor para o santificar os caminhos de santificação do dia de Deus percorrem subjetividades que transcendem muito simplesmente a separação de um determinado dia para que nele nós nos tornemos mais religiosos Honrar Pai e mãe é
mais do que visitá-los beijar-lhe as testas Dizer deus abençoe eu sou grato pelo que me fizeram é muito mais do que prestar-lhes assistência da veliz tem a ver com uma reconciliação profunda com a imagem do Pai com a imagem da mãe e quem de nós está profundamente reconciliado com a imagem do pai e com a imagem da mãe quem de nós não carrega conflitos de natureza psicológica complicadíssimo em relação às figuras parentais Quem de Nós não vive ambiguidades interiores enormes sobre esses dois papéis Quem de Nós não fica profundamente com raiva da mulher não é
pela mulher é porque num determinado dia ela se pareceu com a sua mãe quem de nós às vezes não reage a uma relação para com o marido ou para com a figura Pastoral ou para com a autoridade constituída não em função daquela coisa em si mesma mas em função de um trauma relacionado a essa figura paterna que nos vem de tanto tempo atrás não matarás e eu nunca matei mas meu Deus quantos matadouros já existiram dentro de mim quando sentimentos de hostilidade de energia homicida não viajam pelas Emoções da gente a tal ponto de que
Jesus diz no Sermão da Montanha de que esse mandamento chega ao nível dessa subjetividade existencial aonde frequentemente Quem nunca matou é Homicida na alma não adulterarás é outro mandamento on no Sermão da Montanha Jesus chega e o desob jetiva e o subjetiva chega e diz olha você nunca foi pra cama com a mulher do seu próximo mas se no seu coração você já olhou ou você olha ou você sabe que tem vontade de olhar ou você diz que não olha olhou Com intenção impura no coração aí no íntimo já aconteceu não dirás falso testemunho Eu
nunca fui a um tribunal acusar ninguém injustamente mas quantas versões eu já passei adiante quanta fofoca quanta boataria quanta coisa que a gente diz olha eu ouvi dizer tem pressão que é não tô bem certo não mas tudo indica E aí a imagem de alguém vai se corroendo porque a gente passou uma versão adiante e acrescenta um ponto acrescenta um conto cria uma história aí a gente acaba todos nós se tornando autores de ficção e alguém paga conta e para terminar ele diz não cobiçarás nada que não é teu nem a mulher do próximo nem
a vaquinha dele nem o boi nem o Monza nem o vetra Nem apartamento na praia nem a casa de campo nem a posição dele nem a inteligência dele nem a sabedoria dele nem a cultura dele nem a calça de grice dele nada e Deus colocou esse mandamento aí para que se houver algum idiota no nosso meio que acha que obedeceu os nove tenha certeza que quebrou a cara nesse aí vem os Escritores tando do velho mas especialmente os do novo test do novo testamento e nos dizem com clareza e objetividade esmagadora que aquele que quiser
ser justificado pela lei precisa obedecê-la toda porque quem quer que seja que tropece num só mandamento se torna julgado por todos os outros e por isso Paulo vem e passa um veredito porque todos pecaram e todos carecem da Glória de Deus e convoca fariseus religiosos humanistas filósofos moralistas qualquer um para ficar em pé e dizer que passa no escrutínio porque ele diz que diante do juízo de Deus todos nós fomos achados em falta todos esse dia portanto vai chegar o que Jesus está nos dizendo nessa parábola que ele nos contou tem profunda relação com tudo
isso que eu lhes falei notem que essa é uma sequência de parábolas as parábolas anteriores todas afirmam uma coisa a perdição humana é a parábola da ovelha perdida é a parábola da dráma perdida é a parábola do filho pródigo do ser humano perdido e agora aqui é a parábola de um administrador ambíguo a ênfase é a mesma todos nós experimentamos perdições E aqui quando ele chega nesse momento ele está dizendo Olha quando esse dia chegar cada um de nós vai se perceber vai se discernir como esse administrador que ficou a quem das demandas a quem
das reivindicações a quem da tarefa por isso é melhor se preparar para essa hora ele diz é melhor ser Esperto é preciso aprender a deixar de ser bobo essa hora vai chegar e olha meu filho como é que você vai se aproximar desse escrínio e dessa pesagem as mensagens portanto dessa parábola dentre as muitas que a ela podem se relacionar basicamente eu diria aqui nesse contexto à luz do que a gente está falando há duas que não podem ser esquecidas primeira delas diz que nesta vida todo gerenciamento é imperfeito meu gerenciamento moral é imperfeito meu
gerenciamento espiritual é imperfeito meu gerenciamento psicológico existencial é imperfeito a maneira como eu administro o que eu tenho o que eu sei o que eu recebi o que eu posso as portas que se me foram abertas as oportunidades que me foram dadas as energias de alma que eu recebi para criar para realizar para fazer acontecer eu gerencio de modo imperfeito o que eu recebi eu Sou administrador Infiel da minha inteligência da minha cultura da minha história dos sentimentos do meu coração Eu Sou administrador Infiel segunda mensagem básica que aqui se afirma é aquela que diz
que todos os relacionamentos neste mundo sempre acabam se transformando em grandes encontros de Conta essa é quase que uma obsessão relacionada a vida chega uma hora em que a gente quer saber sobre Perdas e Ganhos chega uma hora em que a gente é avaliado à luz de custo e benefício E aí quando essa hora chega se a gente não leva para essa hora mais do que recursos de crédito pessoal a gente é afastado da missão da nossa vida se você pensar em qualquer relacionamento humano você vai ver que ele passa por aí eu toda hora
encontro casais em crise vejo que a crise deles é porque eles fazem contabilidade relacional quem é que deve mais a quem quem é que errou mais com quem às vezes eu encontro até alguns que me dizem o seguinte Olha nós nos divorciamos mas a minha consciência tá tranquila porque eu tenho apenas 30% de erro ela tem 70 e conseguiu chegar a esse nível de especificidade ou então ela diz olha eu tenho muitos Eos Mas ele tem 52% Fantástico e diz aqui a parábola que a menos que a gente se aproxime dessa hora de encontro de
contas com alguma coisa além de débitos e de créditos é isso que fica e quando é só isso que fica o julgamento é assim bombástico quem tem mais ganhou quem tem menos perdeu seja com a vida ou seja com Deus a Palavra de Deus prossegue e nos diz que a mensagem de Jesus em relação a tudo isso que foi dito aqui não é negativa é profundamente positiva eu não preciso me apavorar nem magar nem me neuroti nem adoecer com a constatação de que na vida os meus gerenciamentos de possibilidades são sempre imperfeitos e de que
os relacionamentos acabam sendo encontros de conta porque Jesus passa isso e diz algo positivo para Além disso ele diz é assim que em geral as coisas acontecem mas não é assim que precisa ser se você aprender essa santa esperteza de viver você vai passar da aritmética e da matemática do encontro de contas para uma vida na graça ele nos ensina como tratar a questão da nossa infidelidade da nossa imperfeição E da nossa relatividade e ele diz basicamente duas coisas A esse respeito a primeira é que ele diz que quem sabe que não sobreviverá ante o
julgamento absoluto trata desde já de relativizar todos os seus vereditos O homem tava lá ele é um administrador ele tá gerenciando de modo errado e Infiel os bens do seu senhor ele ouve dizer que vai ser chamado para prestar contas aí ele entra em crise diz o que que eu vou fazer trabalhar no eu não posso mendigar eu tenho vergonha ele pensa e o texto grego diz que ele tem um lampejo um negócio assim tipo eureca já sei manda chamar todo mundo que deve ao seu patrão chega ali um diz quanto é que você deve
meu filho ele diz 100 ele diz escreve 50 rapidinho paga 50 e Vai em paz meu patrão prefere ter 50% de alguma coisa do que 100% de nada chama um outro diz e você sai eu devo 60 põe 40 aqui põe 30 Deus te abençoe paga rápido e aí ele pensa que ele não vai poder sobreviver ao julgamento absoluto do patrão por isso ele trata de relativizar os seus vereditos se eu for me apresentar durante do meu patrão com uma continha certinha eu tô arrebentado por isso deixa eu estabelecer já um outro padrão de juízo
deixa eu relativizar as contas já pega quem com quem ele tem que lidar e não trata essa relação de modo absoluto já trata essa relação de modo relativo é 100 põe 50 é 60 põe 30 e tenta estabelecer um outro padrão não o padrão da ti bética o padrão da Graça eu toda hora sou solicitado para fazer julgamentos acerca de coisas e de pessoas cada vez mais eu me nego a dizer qualquer coisa porque quem sabe que não pode sobreviver ao julgamento absoluto tem que começar desde já a relativizar todos os seus vereditos quem sabe
que se for pesado diante de Deus vai ser achado em falta precisa começar a pesar a vida já o outro próximo com extrema generosidade desde aqui e desde agora segunda coisa que Jesus ensina é que quem sabe que não tem na vida tudo para dar tem que aprender a dar tudo que tem eu não tenho nessa vida para dar tudo o que eu precisaria dar a Deus por isso eu vou dar a ele tudo que eu tenho o administrador tinha que dar tudo mas ele não tem tudo para dar por isso ele resolve recolher o
que ele pode dar tudo que tem eu vejo toda hora Car de gente que não dá nada a Deus porque diz que não tem para dar a Deus tudo acha que Deus precisava receber por isso não tendo tudo para dar a ele não dão nada mas a lógica que Jesus ensina é o contrário quem não tem tudo para dar tem que ter a inteligência e a sabedoria de dar tudo que tem eu fico toda hora vendo um bocado de gente ah eu gostaria de dar isso eu gostaria de dar aquilo eu gostaria de me oferecer
para isso eu digo mas por que que você não faz não porque eu não tenho ainda tudo eu não tenho esse conhecimento eu não tenho essa condição Eu não tenho essa força de caráter eu não tenho ainda essa moral impoluta eu não tenho ainda essa força de vontade eu não tenho ainda esse recurso Eu não tenho ainda esse tempo eu não tenho ainda essa paixão e eu não tenho ainda e Os anos passam a vida passa e porque ele não tem tudo para dar ele não dá nada Jesus diz olha se você não tem tudo
para dar se não tem 100 para dar dá 50 se não tem 60 dá 30 quem não tem tudo para dar tem que dar tudo que a [Aplausos] conclusão é simples e é forte nesta vida se eu quiser sobreviver diante de Deus Diante do próximo eu não posso fazer opção pela lei exterior pelos moralismos que apenas pintam fachadas eu tenho que no meu coração vão fazer opção pela lógica da Graça que reconhece a sua incapacidade de gerenciar de modo absoluto os recursos que recebeu de Deus para viver mas justamente por isso porque quer ser tratado
com graça trata a vida com graça porque quer ser perdoado perdoa porque quer ser acolhido acolhe porque só que não tem tudo para pagar aceita dos outros a relatividade do que eles têm para dar e aí faz estoque de Misericórdia faz poupança de graça bem-aventurados os misericordiosos porque eles alcançarão misericórdia Pai perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores Se você for querer viver para essas continhas da religião você tá perdido enche a sua mente da generosidade da Graça de Deus seja gracioso para com o próximo e espere graça do seu Deus
quem não tem tudo para dar Traz a ele do que tem eu queria orar com você que ouviu a palavra de Deus hoje e que há muito tempo F esmagado por esse sentimento de inadequação de infidelidade de relatividade de incoerência e que justamente porque você percebe isso você acaba não dando nada a Deus parece aquele administrador que deve 100 porque não conseguiu recolher 100 não dá nada Jesus está dizendo olha não conseguiu recolher sem dá tudo que você conseguiu recolher [Música] a religião é que ensina pra gente que a gente tem que pagar tudo seguindo
essa lógica chega o dia do pagamento a gente não tem tudo para dar a gente não dá nada Jesus diz olha começa a trazer tudo que você tem aposta tudo na misericórdia do teu patrão ele não é patrão ele é pai se um patrão trata um empregado desonesto assim imagina o que o pai pode fazer por um filho consciente da sua inadequação que deseja trazer a ele o que reuniu o que conseguiu na expectativa de que aquele que começou a boa obra em nós venha completá-la até o dia de Cristo Jesus se essa palavra de
Jesus falou com você de algum modo de alguma forma e falou forte falou fundo e você quer orar comigo eu queria que você saísse do seu lugar e você desse uma chegadinha até aqui à frente eu quero fazer uma oração com você agora em nome de Jesus pode vir queem não tem tudo para dar dá logo tudo que tem B quem sabe que não sobreviverá o julgamento absoluto trata de relativizar seus vereditos porque se houvera sábia atilada matreira porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz
no mundo todos os nossos recursos são de origem ambígua iníqua você vai do dinheiro a tudo mais não há nada não há bem nenhum nesse mundo que não esteja maculado mas desses recursos de origem iníqua fazei amigos transforme o mal em bem transformem O equívoco em Graça transforme [Música] a própria consciência da sua incapacidade em virtude de Misericórdia dos recursos de origem inqua fazer amigos para que quando esses recursos os faltarem vocês tenham muitos amigos espalhados por aí na Terra e no céu é assim que a gente faz amizade com homem com anjos e com
Deus quando a gente trata a vida com misericórdia Deus trata a gente com misericórdia eu sei que eu não posso ficar em pé e sofrer o escrutínio escrutínio absoluto do juízo Divino por isso eu tenho que relativizar todos os meus vereditos eu não tenho tudo para dar ajuda-me a dar tudo que eu tenho Senhor Jesus obrigado por essa lógica estranha da Graça que chega a ser chocante que chega a ofender os nossos princípios de moral humana chega a ser algo escandaloso que tu dizes aqui tão escandaloso que a gente até evita ler pensar e pregar
sobre isto mas eu te agradeço pela tua coragem de dizeres o que a tua graça é E com isso tu não estás tentando nos acomodar nem nos acalmar na nossa infidelidade tu estás apenas dando paz à nossa mente desur nosso interior nos fazendo sentir acolhidos pela tua graça para que a gente acolha os outros com graça e para que tenhamos paz para nos converter dia para diminuirmos esse Abismo das nossas incoerências para que as pontes se estreitem que a nossa rachadura vai se tornando uma fissura cada vez menor mas sempre sabendo que o que ocupa
os vazios do nosso ser diante de ti não é nada além da tua graça senhor quero pedir hoje de manhã que o espírito esteja usando esta palavra de graça para curar a alma magoada machucada aflita perturbada na sua culpa na sua incoerência na sua raiva de si mesma na sua consciência de inadequação cobre-nos com o teu sangue senhor porque o teu sangue nos purifica de todo pecado obrigado porque tu estás nos ensinando a fazer amigos na Terra e No Céu entre os homens entre os anjos e na tua presença em teu nome Jesus amém [Música]
amém [Música] n
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