o Olá pessoal você está no canal entendendo a arte com professor Garcia Júnior [Música] Espero que esteja tudo bem contigo e não esquece se gostar do vídeo deixa ele o like e te inscreva no canal clica no sino para modificações Cometa vontade e compartilha com a galera Valeu na vida o áudio e hoje vou dar continuidade ao conteúdo de história da arte dessa vez falando sobre Barroco Brasileiro Se você perdeu a aula sobre barroco europeu dá uma olhada bem aqui no nosso canal para poder assistir essa aula e tem um aproveitamento bem melhor bem como
você viu no vídeo anterior sobre barroco europeu aqui nesse Card o Barroco foi estilo artístico desenvolvido na Europa usada como instrumento pela igreja cristã católica Romana para a recuperação dos fiéis perdidos pela o cântico mandado aí por Martinho Lutero que foi chamado de contra-reforma no Brasil chegou tardiamente apenas no final do século 17 tendo seu apogeu no século seguinte o século 18 o Barroco foi um transmissor da cultura europeia e das leis dos costumes católicos entre os nativos e cativos no Brasil a palavra Barroco como nós vimos na aula anterior é de origem espanhola bairro
rico que significa uma pérola de formato irregular na imagem você pode ver as ruínas da igreja de São Miguel uma construção de 1.687 uma arquitetura feita por Jesuítas uma construção feita por índios Guaranis vamos entender então a melhor essa história do Barroco no Brasil no início do Brasil colonial final do século 16 arte produzida visava a satisfação das necessidades mais imediatas um lugar para o bucho nem um ambiente para um desenvolvimento mais refinado dos estilos artísticos as construções civis militares ou religiosos são todas mais modestas aí nesse período e a igreja cristã católica Romana era
o centro da vida social daí a sua importância muito grande nesse momento nessa época na Europa os artistas há muito tempo já viu abandonado esse estilo de arte barroca e arte voltava-se para os modelos clássicos e o chamado neoclassicismo E também temos uma aula sobre isso aqui no nosso canal no Brasil Estilo Barroco é claramente associado então a religião cristã católica Romana por todo o país aqui inúmeras igrejas construídas segundo os princípios da arte barroca então o barroco e tem uma força muito grande principalmente na arquitetura nessa fase do início aqui no Brasil nesse período
também há outras e como cadeia as câmaras municipais moradias de pessoas ilustres chafarizes e fontes públicas e outras que apresentam nítidas características da arte barroca bem no início da colonização brasileira no século 16 as cidades e Vilas não apresentavam nenhum planejamento urbanístico especial são sem higiene e sem escoamento de águas ou esgotos ou mesmo a preservação da saúde pública ultrapassado de como as cidades eram construídas de modo assim sem muito planejamento obedece o modelo medieval português com ruas estreitas e sinuosas as casas Unidas umas às outras como um longo corredor com uma ausência total de
jardins ou plantas na paisagem e veja essa imagem aí de como era a construção de uma cidade mais ou menos no período do Brasil colonial como o Brasil um país tem de território muito extenso Então você vai ter diferentes momentos de desenvolvimento da arte barroca nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração e áreas portuárias como por exemplo Minas Gerais Rio de Janeiro Bahia e Pernambuco encontramos igrejas com trabalhos de relevo em madeira chamado talhas né quando a madeira é Talhada e ela é usada para a decoração o enfeite das igrejas ou de
outras construções e nós temos também as portados né cortadas que eram decoradas com esculturas em geral feitas de Pedra Sabão uma matéria-prima muito facilmente achado no Brasil e explorada pelos escultores já nas regiões onde não havia nem açúcar Nem ouro arquitetura ter refeições mais modestas então você vê aí uma em relação entre a prática comercial né a prática de Mercantilismo e de exploração associada à riqueza daquela área como por exemplo Minas Gerais é com muitas meninas uma área de grande mineração logo no local que era mais rico aí no Brasil colonial propiciando um financiamento de
obras maiores mais detalhadas mais luxuosas de acordo com as características da arte barroca posteriormente a arquitetura Colonial vai ter uma forte influência nesse Barroco europeu aí do século 18 e a unisys do século 19 curiosamente de modo tardio em relação ao que era feito na Europa já que o Barroco tinha caído em desuso na Europa nessa época como a gente já falou que era mais com o neoclassicismo o partido do modelo inicial da igreja de Jesus em Roma na Itália e inspirando-se nas modificações da igreja de São Roque de Lisboa Portugal as igrejas do Brasil
terão sempre esses elementos com algumas variações um retângulo em frontão triangular uma herança helênica grega encimado por uma cruz por se tratar de uma igreja cristã católica Romana janelas no couro e uma porta de entrada que a gente também pode chamar arquitetura dentro da casa que deixa a roupa de cortada existiram porém com a como a gente já falou outras construções né de âmbito civil além do âmbito religioso a decoração comportadas de cantaria colunas e volutas e relevos na sua Chagas variam das mais ricas para as mais simples das abadias as capelas Então você vai
ter diferentes formas de arquitetura Barroca de acordo com a riqueza da região e os acréscimos laterais de Torres ou pequenas sineiras já são modificações introduzidas com sentido de combinar o tradicional com inovações Barrocas italianas de frontispício sem Torres como a igreja de Jesus em Roma vamos ver aqui alguns destaques regionais de acordo com o desenvolvimento da arte barroca voltada mais para a arquitetura e depois a gente vai ver sobre a pintura EA escultura no norte do Brasil as dificuldades de penetração e fixação do homem influente no povoamento e consequentemente no desenvolvimento cultural da região em
outras partes do Brasil principalmente no litoral arquitetura Barroca pode prosperar em Pernambuco a partir de 1759 Recife teve um grande crescimento econômico entre suas construções Barrocas mais bem cuidadas está a Igreja de São Pedro dos clérigos bom então em João Pessoa capital da Paraíba encontra-se convento Franciscano de Santo Antônio um conjunto formado pela igreja e pelo convento e pela capela da Ordem Terceira em Salvador que durante muito tempo foi capital do Brasil na segunda metade do século 17 era o centro econômico da região mais rica do Brasil e também a capital do país aí encontramos
igreja se riquíssimos como a igreja de São Francisco Observe um pouquinho aí a Igreja São Francisco em Salvador Bahia a igreja de São Francisco na capital baiana começou a ser erguida em 1708 riqueza de seu interior todo revestido de talha Dourada que a madeira entalhada e revestida folheada a ouro conferir o título de a igreja mais rica do Brasil o espaço interno de vez em três Naves uma central e duas laterais as naves laterais são mais baixas que a nave central ou seja o pé direito a altura da nave Central é maior do que as
laterais as naves laterais são mais baixas que a nave central e nela se encontram os Altares menores também guarnecidos por grande número de trabalhos com motivos florais e arabescos Dourados anjos e atlantes observe o coco aí os detalhes da arquitetura Barroca o Rio de Janeiro só viria a ter destaque econômico e cultural com o início da extração do ouro em Minas Gerais do século 18 com seu corpo a cidade do Rio de Janeiro passou tem um intercâmbio entre a região de mineração e Portugal que era a coroa que governava a colônia brasileira e 1763 tornou-se
a nova capital do país então mudou de Salvador para o Rio de Janeiro como a capital do Brasil colônia fundada no século 16 a cidade de São Paulo e seus arredores não tiveram o mesmo desenvolvimento que outras regiões no fim do século 17 os paulistas organizaram as bandeiras na então nós que nos os bandeirantes que seguiam para as minas gerais lançando-se as atividades de mineração EA exploração dos recursos naturais encontrados no Brasil enquanto isso São Paulo para Minas eu pobre estagnada por todo o século 17 e as ordens religiosas apenas ergueram modestas igrejas Barrocas com
poucas se destacando com uma igreja e convento da Nossa Senhora da Luz II em Minas Gerais foram os bandeirantes que eu faria um pouquinho antes os bandeirantes Paulistas que desbravaram as terras mineiras começaram a explorar ouro e pedras preciosas e fundaram os primeiros arraiais da região da item do crescimento de diversas idades e com os primeiros edifícios importantes a evolução da arquitetura mineira não foi rápida primeiro tentou se utilizar a técnica construtiva Paulista de taipa de pilão até chegar ao processo de construções com muros de pedra na pintura do Barroco Brasileiro você tem também a
associação a arte cristã católica Romana principalmente dos tetos das igrejas em que eles usam o mesmo princípio que na Europa você vai ter uma sensação de pesca ativa né E que O Observador Olha a pintura no teto e como se ele estivesse com o céu se abrindo vendo Santos as figuras é que fazem parte da a Cristã católica Romana na pintura do Barroco mineiro destaca-se Manuel da Costa Ataíde executando obras nos forros das igrejas revelando Um excepcional domínio da perspectiva a lei de serviço em telas e painéis pintados para a sacristia e paredes laterais tendo
uma obra destacada como a igreja de São Francisco em Ouro Preto veja só sua pintura revelam domínio da técnica dessa perspectiva utilizando uma técnica semelhante à usada pelo pintor italiano André poço mestre Ataíde cria uma pesca ativa em que as colunas parecem avançar para o alto sugerindo que o teto se abre para o céu é o nome que nós podemos destacar na pintura barroca foi o frei Jesuíno do Monte Carmelo pintor paulista paulista mais conhecido do período Sem dúvida o nome mais conhecido do Barroco mineiro e brasileiro foi Antônio Francisco Lisboa o famoso Aleijadinho principal
Escultor do período além de arquiteto e decorador de igreja tendo sobre sua autoria inúmeras obras em museus igrejas principalmente na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais mas é a cidade de Congonhas do Campo que abriga seu mais importante conjunto escultórico próximo à Igreja de mesmo nome da cidade com Estacas de madeira em tamanho natural narrando A Paixão de Cristo pouco se sabe com certeza sobre a sua biografia que permanece até hoje envolta em um certo véu de lenda e controvérsia tornando muito ardo o trabalho de pesquisa sobre ele e ao mesmo e quando em
uma espécie de herói nacional os estudos revelam que o apelido Aleijadinho foi dado devido a uma doença que acometeu o artista em 1777 fazendo com que ele ficasse deformado fisicamente andando de joelhos e trabalhando com instrumentos descobrir amarrados aos seus punhos onde recebi a ajuda de escravos e de outras pessoas que se encontravam próximos no seu ambiente de criações A escultura do Barroco Brasileiro era vista como um complemento da arquitetura muitas das esculturas eram feitas em madeira uma matéria-prima que era facilmente achado no Brasil Então os artistas acabaram se especializando nesse tipo de técnica de
escultura Mas também você tinha a pedra sabão material que era muito usado principalmente para ficar no lado exterior das construções das igrejas já que a pedra sabão era muito mais resistente às intempéries sol chuva calor e frio porque a e aqui pode se estragar facilmente expostas a esses a essas intempéries em algumas das esculturas eram ricamente ornamentadas com tecidos finos roupas de verdade jóias e até mesmo cabelo humano como você pode ver o Barroco Brasileiro é extremamente importante para a cultura brasileira de um modo geral muitas dessas construções dessas obras arquitetônicas são património da humanidade
e elas foram tombadas pela Unesco e outras entidades tornando-se então pontos de preservação um tanto da história como também para o turismo para que você possa enriquecer a sua cultura Eu recomendo muito com você quando puder faça uma viagem para conhecer esses lugares é bem essa aqui foi a nossa aula de história da arte sobre barroco brasileiro e espero que você tenha gostado e se gostou mesmo deixa aí teu like se inscreve no canal clica no sino para notificações comida à vontade ir compartilha com a galera valeu e [Música]