[Música] o arquétipo do Mago é um dos mais enigmáticos e fascinantes cativando a mente humana desde tempos imemoriais sua presença é evidente mitos lendas literatura filmes e videogames na literatura ele geralmente surge como um velho sábio vidente eremita ou um louco afastado da civilização e em comunhão com a natureza os animais e o mundo espiritual o mago é alguém que obteve acesso ao conhecimento Esotérico ou oculto tornando espiritual tangível possui o que William Blake o visionário artista inglês chama de visão quádrupla um entendimento da eternidade que confere um significado cósmico às menores coisas do mundo
dessa forma o mago mantém uma conexão profunda com o reino invisível coexistindo conosco mas em um nível de realidade ou consciência diferente agindo como mentor ou guia o mago aconselha não apenas seu povo mas até mesmo o rei no passado quando um rei sucumbia raiva e buscava punições injustas o mago com seu pensamento racional e equilibrado despertava consciência e a sensatez do monarca libertando de seu humor volátil na corte o mago desempenhava o papel de psicoterapeuta do Rei governantes que ignoravam seus conselhos frequentemente se tornavam tiranos conduzindo seus impérios à ruína o arquétipo do mago
mais conhecido é Merlin da lenda arturiana que também inspira muita da nossa ficção moderna Merlin um sábio dotado de clarividência profecia e poderes mágicos pertence ao gênero de romance cavaleiresca [Música] Cavaleiros heróicos dragões e donzelas em perigo Ele É o Conselheiro do rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda acompanhando-os na busca do Santo apesar de muitas vezes manter-se nas sombras a presença de Merlin é sentida profundamente o mago é retratado como uma figura enigmática distante e por vezes perturbadora sua origem é singular nascido de uma virgem e de um íncubo Merlin é uma criança
prodígio uma mescla do mundano e do Sobrenatural embora destinado a ser um anticristo a luz de sua mãe prevalece e ele se torna Encarnação do self simbolizando a união dos opostos como luz e escuridão essa dualidade é ilustrada na Lenda em que Merlin explica ao rei que dois dragões um vermelho e um branco lutam sob o reino causando a queda das paredes da Torre uma metáfora para problemas profundos e invisíveis que Merlin consegue perceber a figura de Merlin surge da tensão entre paganismo e cristianismo C Yung o famoso psiquiatra e psicanalista suíço observa que o
mago mantém traços de paganismo primitivo e uma conexão com o inconsciente ainda Pagão Jung descreve o mago como um ser que transcende a dicotomia Cristã habitando um estado original onde os opostos coexistem ingenuamente Esse arquétipo é visto como um destruidor e um Salvador capaz de unir forças contrárias com energia Demoníaca tornando-se um símbolo de unificação outro grande arquétipo do Mago é hermis trismegisto uma figura sincrética que un tote o Deus Egípcio da sabedor magia e escrita com Hermes o mensageiro dos deuses gregos Hermes trismegisto é venerado pelos buscadores da Verdade e muitos escritos de Sabedoria
como a tábua de esmeralda e os textos herméticos são atribuídos a ele estes escritos abrangem áreas como astrologia medicina botânica alquimia e magia além de ensinamentos religiosos e místicos os textos herméticos incluindo os papiros mágicos gregos e a c iranes são repletos de magia e conhecimento Esotérico contém feitiços fórmulas rituais e hinos para quase todas as situações imagináveis demonstrando as forças secretas da natureza e como manipulá-las para obter sucesso proteção e cura embora algumas vezes desacreditados como superstição muitos veem esses textos como uma valiosa literatura religiosa a história da magia é marcada por perseguições pois
era vista como uma heresia uma expressão religiosa indesejada e imprópria Especialmente na Europa moderna houve um período intenso de caças Bruxas a magia representa a sombra da religião englobando suas qualidades desconhecidas reprimidas e ocultas a Astrologia evoluiu para astronomia e a alquimia transformou-se em química e segundo Jung também na precursora da psicologia do inconsciente por isso A Magia é muitas vezes chamada de mãe da ciência os magos apesar da perseguição nunca foram totalmente extintos os arquétipos do inconsciente coletivo são Indestrutíveis uma das formas mais antigas de magia eram os rituais de fertilidade destinados a garantir
colheitas abundantes e mulheres férteis utilizando a magia simpática este tipo de magia baseia-se no princípio da correspondência onde semelhante afeta semelhante permitindo que atos realizados em rituais influenciem as forças da natureza por exemplo pinturas rupestres paleolíticas eram associadas à Magia da caça Talvez para encenar uma caçada ou consagrar o animal a ser caçado desde tempos remotos os seres humanos demonstram impulsos mágico-religiosos O Feiticeiro uma pintura enigmática em uma caverna francesa parece representar um grande Espírito ou Mestre dos animais datada de ser cerca de 13000 antes de. CR na antiga Mesopotâmia encantamentos Mágicos eram gravados em
tábuas de argila cuneiformes os aipu especialistas em artes mágicas medicina sacerdócio e erudição realizavam rituais e serviam como Conselheiros de reis e líderes a magia apotropaica que supostamente pode afastar o mal o que é prejudicial e nefasto usada para defesa contra feiticeiros malignos e influências as incluí amuletos talismãs e gestos protetores a prática de bater na madeira para afastar a mass sorte é um exemplo que perdura até hoje a magia apotropaica também se difundiu na Grécia antiga em que o Deus sumério era associado à magia e considerado a fonte Suprema de conhecimento Arcano para os
mesopotâmicos e egípcios a magia era inseparável da vida cotidiana sem distinção entre ciência racional e Magia os egípcios deificar a magia na forma do Deus eca focando no poder das palavras para criar a realidade a palavra mágica Abracadabra usada para combater doenças Possivelmente significa eu criarei enquanto falo isso se assemelha ao relato bíblico da criação onde Deus disse haja luz e houve luz ouos poucos outra expressão mágica Popular pode derivar da missa Latina oest corpos Este é o corpo de Cristo para os egípcios a magia permeava Nascimento Vida morte e além após a morte o
coração de cada indivíduo era pesado contra uma pena aqueles com corações puros começavam a jornada para aru o paraíso egípcio feitiços Mágicos do Livro dos Mortos eram usados para proteger e guiar o falecido através dos Desafios do submundo os grimórios conhecidos como livros de feitiços são tomos antigos frequentemente usados por praticantes de magia entre esses destaca--se o picatrix um livro de 400 páginas escrito no século X ou x ele compila saberes mais antigos sobre magia e astrologia fundamentados em ideias herméticas e neoplatônico por sua sabedoria e Piedade no cânone bíblico também é associado à magia
e ao ocultismo nas obras apócrifas no Testamento de Salomão ele dialoga com demônios e com a ajuda do selo de Salomão um anel mágico consegue controlar e comad dar esses demônios para acelerar a construção de seu templo outro importante grimório atribuído a Salomão é a chave de Salomão este livro detalhe os preparativos necessários para operações mágicas específicas fornecendo instruções sobre a criação e consagração de ferramentas mágicas essas ferramentas são utiliz para invocar espíritos com o intuito de obter conhecimento poder ou assistência em diferentes Empreendimentos Além disso o grimor especifica os materiais apropriados o tempo astrológico
ideal e os símbolos Mágicos necessários para Tais invocações o uso de qualquer ferramenta mágica requer uma série de Passos preliminares começando com a purificação Pessoal este processo de purificação é essencial antes de entrar em um círculo mágico e orações pedindo proteção divina no século X a literatura inglesa passou por uma transformação na percepção da magia CS Lewis Clive staples Lewis em seu trabalho sobre literatura da época destaca que Enquanto nas histórias medievais a magia tinha uma qualidade fantástica e de fadas no Renascimento ela se vinculou à ideia de conhecimento oculto acessível através de livros e
rituais estudioso se dedicavam a livros misteriosos pronunciando palavras Poderosas correndo o risco de colocar suas Almas em Perigo a magia se tornou uma busca arriscada e potencialmente Perigosa o alemão Johan jorg faust Alquimista e astrólogo é um exemplo arquetípico da magia renascentista dos séculos XV e X após sua morte ele se tornou um personagem lendário em várias obras de ficção Dr Fausto é retratado como um homem insatisfeito com conhecimento humano concluindo que apenas a magia Vale a Pena Ser apreendida em sua busca ele faz um pacto de sangue vendendo sua alma ao diabo em troca
de poderes mágicos por um tempo limitado mas ao término do contrato ele é arrastado para o inferno Heinrich cornélius agripa um Pensador revolucionário da época em seus três livros de filosofia oculta examina os poderes da magia e sua relação com a religião rejeitando formas proibid de feitiçaria inspirado pela magia cabalística e hermética de Marcílio fitin e Giovan pico dela mirandola agripa acredita que a tarefa do Mago é desvendar os segredos da natureza para revelar a maravilha da obra divina inspirando um amor mais profundo pelo criador paracelso Alquimista e médico suíço combinou medicina com magia liderando
uma revolução médica ele introduziu seres elementais e via o Cosmos como interconectado atribui significado espiritual aos elementos naturais John de matemático astrônomo e mágico inglês serviu como Conselheiro da Rainha Elizabeth I com uma das maiores bibliotecas da Inglaterra de atraiu muitos estudiosos junto com sir Edward Kelly um ocultista Ele desenvolveu a linguagem angelical ou enoquiana supostamente revelada por anjos em interações místicas a alquimia também teve um ressurgimento nesse período ncolas flamel um Escriba francês segundo a lenda descobriu a Pedra Filosofal alcançando a imortalidade as 12 Chaves atribuída basil Valentine e publicada por Johan to em
1599 descreve alegoricamente 12 passos para a criação da Pedra Filosofal permitindo a transformação de metais em Ouro Mercúrio a contraparte Romana de Hermes é uma figura Central na alquimia simbolizando a Pedra Filosofal Cau Yung descreve Mercúrio como um símbolo de totalidade representando a união de todos os opostos mercúrios está no começo e no fim da obra ele é metálico mas líquido matéria mas espírito frio mas ígneo veneno e ainda poção curadora um símbolo que une todos os opostos a distinção entre magia branca e magia negra é fundamental a magia branca é caracterizada pelo uso dos
poderes da natureza e da mente para fins benéficos ela é altruísta virtuosa e apoiada por um forte caráter moral o que leva a uma maior iluminação interior este tipo de Magia é utilizada para realizar serviços heroicos para a humanidade O Mago branco não se vê como um detentor de poder mágico mas sim como um canal para o poder divino que possibilita a realização desses serviços o objetivo último da sabedoria é entender a profunda conexão entre o ser humano e seu Criador uma relação baseada em Ágape o amor mais elevado que é altruísta e sacrificial comprometido
com o bem-estar dos outros quando alguém se desvia moralmente e utiliza magia para propósitos egoístas ela se transforma em magia negra uma força temida e Perigosa o mago negro abusa de seu poder para ganho pessoal buscando controlar ou causar danos aos outros a magia é portanto uma distorção egoísta dos poderes místicos segundo Jung a magia exerce uma compulsão que prevalece sobre a Mente Consciente e a vontade da vítima uma vontade Alienígena se ergue no enfeitiçado e se mostra mais forte que seu ego o único efeito comparável capaz de verificação psicológica é aquele exercido por conteúdos
inconscientes que por seu poder compulsivo demonstram sua afinidade com ou dependência da totalidade do homem os termos mago bruxo e Feiticeiro são frequentemente usados como sinônimos mas Cada um carrega nuances distintas um Mago é qualquer pessoa que pratica magia enquanto um bruxo é geralmente um velho sábio que dedicou muitos anos ao estudo das Artes mágicas já um feiticeiro possui um dom inato para magia ou adquiriu seus poderes através de pactos com entidades Sobrenaturais frequentemente Associados à bruxaria e ao Vodu encantadores são conhecidos por sua habilidade em lançar feitiços utilizando objetos Mágicos como amuletos e talismãs
necromantes por outro lado usam magia para se comunicar com os mortos invocando seus espíritos para prever eventos futuros ou revelar conhecimento oculto os druidas figuras misteriosas das antigas culturas celtas não deixaram registros escritos a referência mais antiga a eles vem do século 4 antes de Cristo com Alexander polor estudioso grego do século io antes de Cristo descrevendo-os como filósofos inspirados por Pitágoras e suas ideias sobre a imortalidade da alma e a metempsicose a transmigração e reencarnação da Alma após a morte místicos e gnósticos se dedicavam à meditação oração e rituais com o objetivo de alcançar
a gnose um conhecimento pessoal ou experiência Direta do divino este processo Visa a união da vontade ind com a vontade de Deus refletida na oração seja feita a tua vontade o Shaman obtém seus poderes através da comunhão Mística com o mundo dos espíritos Mirce Eliade descreve chaman como um técnico do Sagrado o chamado chamico geralmente envolve uma doença ou crise psíquica após superar essa provação e se curar o chaman adquire a capacidade de curar os outros a jornada através da Noite Escura da Alma pode arnos com uma centelha inextinguível a fonte de toda a luz
que nenhuma escuridão pode apagar o chaman não é apenas um curandeiro físico mas também protege sua comunidade da perda da Alma destacando o chamanismo como o mais antigo sistema de cura conhecido Marie Luis Von Fran observa que as raízes do sacerdócio e da psicoterapia estão no fenômeno primitivo do chamanismo e na existência de curandeiros sacerdotes frequentemente atuam como líderes espirituais conduzindo rituais e servindo de intermediários entre o humano e o Divino práticas como exorcismos transubstanciação e o uso de água benta e ervas abençoadas podem ser vistas como formas de magia o arquétipo do Milagre ou
efeito mágico emerge quando há uma expectativa esperançosa Por parte dos participantes este arquétipo está presente em diversas tradições e é evidenciado nos milagres realizados pelos fundadores das grandes religiões por exemplo Jesus frequentemente associava a cura Fé do indivíduo sua fé o curou Milagres portanto ocorrem em resposta a uma necessidade que transcende o ego como no caso bíblico de Moisés que tirou o água de uma rocha para saciar a sede de seu povo um ato compassivo não um truque egocêntrico Há muitos relatos de pessoas que evitam acidentes graves após ouvirem uma voz de advertência do nada
como se fossem alertadas por um anjo da guarda embora não tenhamos explicações Racionais para Tais eventos eles nos impactam profundamente o mago é responsável por essas erupções milagrosas em nosso mundo cotidiano oferecendo vislumbres do mundo transcendente Yung chamava Esse fenômeno de sincronicidade esses eventos nos proporcionam experiências luminosas que suspendem temporariamente nossas crenças Racionais e preocupações mundanas [Música] psicologicamente o mago é o arquétipo da transformação capaz de transformar realidades antigas em Novas ao mudar a consciência este arquétipo representa a autorrealização ajudando-nos a alcançar um nível mais alto de consciência e a reconhecer um poder superior maior
que nós mesmos Todos estamos constantemente em processo de transformação de nós mesmos dos outros dos objetos e do mundo ao nosso redor para o mago matéria energia e energia é matéria isso ecoa a lei da conservação de energia a energia não pode ser criada nem destruída ela só pode ser transformada de uma forma para outra essa ideia também se aplica a alma eterna e Imortal mesmo pessoas comuns sem perceber utilizam princípios básicos da magia conhecemos pessoas que emanam paz e carinho fazendo-nos sentir melhor ao estarmos perto delas da mesma forma pessoas com o mundo interior
caótico e desesperador afetam negativamente aqueles ao seu redor o mago entende as leis místicas que refletem as leis físicas a tábua de Esmeralda ensina como acima assim embaixo como embaixo assim acima para realizar as maravilhas da obra una o mago percebe que fundamentalmente existe um mundo unitário transcendente onde a realidade interna e externa coexistem conhecido como Uno mundos o mundo único o plano mágico e Sagrado é imanente em nós nos outros e no Cosmos o arquétipo do Mago nos conecta ao todo mostrando que o microcosmo e o macrocosmo se espelham o mundo está cheio de
magia e maravilhas para aqueles que têm olhos para ver e cabe a nós despertar para a verdadeira beleza da vida a ordem interior que estabelecemos reflete-se na ordem externa para alcançar a paz mundial devemos começar por nos tornar pacíficos cada um de nós ao se tornar mais saudável e vivo cria um efeito Cascata positivo nos outros essa é uma verdade compartilhada por quase todas as religiões do mundo expressa pela regra de ouro faça aos outros o que gostaria que fizessem a você ame o próximo como a si mesmo no mar rarata um antigo poema épico
sânscrito está escrito Nunca se deve fazer ao outro aquilo que se considera prejudicial a si mesmo esta em resumo é a regra do Dharma o Dharma promove uma vida virtuosa enquanto Karma sugere uma relação de causa e efeito onde Nossas ações influenciam nosso futuro e Renascimento existe uma lei fundamental de Equilíbrio Universal o que fazemos aos outros retorna para nós refletindo a energia Divina inerente a cada ser humano a terceira lei de Newton afirma para cada ação há uma reação igual e oposta estamos destinados a viver em harmonia uns com os outros e estamos interconectados
de maneira metafísica o filósofo estoico Marco auré escreveu o que fere a Colmeia fere a abelha quando prejudicamos outro também nos ferimos Nossas ações Retornam para nós Possivelmente até além de nossa existência física na cosmologia hindu e budista a rede de Indra é uma metáfora para essa interconexão é uma rede infinita com joias brilhantes em cada olho cada joia reflete todas as outras criando uma infinidade de reflexos isso simboliza a interconexão de todas as coisas onde cada parte contém o todo AD infinitum o mago da sombra se distingue como um praticante de magia negra cujo
foco principal não é o auxílio aos outros mas sim o controle e a manipulação para benefício pessoal Além disso O Mago das sombras carrega um conhecimento inflado sobre sua arte o que aumenta seu ego e o leva a explorar aqueles com menos entendimento esse conhecimento muitas vezes associado a um complexo de asclépio elimina a humanidade do Mago resultando em crenças grandiosas e megalomania este padrão é comum entre charlatões e líderes de culto que se veem como divindades devido ao seu suposto poder de cura e manipulação para evitar o uso maligno de seu poder é essencial
que cada um de nós integre nossa sombra caso contrário nossos conteúdos reprimidos podem assumir formas monstruosas controlando-os a conscientização e a integração desses aspectos sombrios são fundamentais para usar o poder mágico de maneira ética e benéfica contribuindo para um equilíbrio pessoal e coletivo mais saudável Mercúrio e Hermes Deuses de trapaceiros ladrões e mágicos assumem uma aura de ilusionistas em seu lado sombrio promovendo soluções instantâneas e mágicas para problemas muitas vezes a preços elevados desviando as pessoas de suas jornadas pessoais para um consumismo irracional esse fenômeno representa uma poderosa influência da feitiçaria maligna nos dias de
hoje contrariamente a travessura do trixter pode servir para desfazer a seriedade excessiva de um Mago ambos capazes de metamorfoses e ilusões que desafiam Nossa percepção da realidade ao fazer objetos desaparecerem eles destacam a simples verdade de que tudo é uma mera aparência na realidade a arte mágica em sua essência revela a estrutura fundamental por trás de todas as aparências eliminando detalhes supérfluos essa revelação desmascara a ilusão das 10.000 coisas revelando a unidade subjacente no entanto o malandro pode obscurecer essa verdade essencial até que realizemos o trabalho interno necessário para desvendar As Ilusões das aparências este
Vel de Maia ilusório e cosmético obscurece o verdadeiro caráter da realidade espiritual criando A falsa percepção de um mundo fenomenal real no contexto do hinduísmo somos participantes na Lila o jogo Divino do ser Supremo onde Toda a realidade se Desenrola como resultado desse jogo este entendimento revela a interconexão de toda existência enquanto buscamos compreender nosso papel Neste jogo cósmico no tarot o mago ocupa a posição número um imediatamente após o louco que é representado pelo número zero no baralho de Marcélia ele é retratado como um habilidoso malabarista de rua segurando uma varinha dourada e vestindo
trajes típicos de bobo da corte ou trapeiro a aba de Seu chapéu lembra um símbolo de infinito deitado sugerindo os poderes ilimit ados da magia já no baralho Heider veit o mago assume a figura de um sacerdote sagrado onde o chapéu é substituído pelo símbolo do infinito que representa a abrangência dos ciclos de criação preservação e Destruição essenciais no ciclo de nascimento Vida morte e Renascimento o número um simboliza a totalidade indiferenciada a partir da qual emergem os opostos fundamentais para o desenvolvimento da Consciência Humana esse número represent elevação em direção à unidade onde a
tarefa do mágico é unir-se à fonte única de onde todos nós viemos e eventualmente retornaremos na cabala a letra alev do alfabeto hebraico simboliza a unicidade de Deus refletindo a essência de unidade buscada pelo Mago na representação do Mago ele aponta uma mão para o céu e outra para a terra simbolizando o princípio hermético como em cima assim embaixo essa dualidade destaca a importância tanto das ações Celestiais quanto dos fatos da existência cotidiana o poder verdadeiro deriva do reconhecimento de Nossa interdependência com a terra com outras pessoas e com nossa fonte espiritual por isso muitos
xamãs tradicionais iniciam seus rituais conectando-se conscientemente e expressando gratidão à Terra as quatro direções as pessoas amadas incluindo seus mentores e ao poder espiritual ao qual servem quando nos permitimos ouvir nossa voz interior Nossa consciência ou intuição mesmo que outros possam considerar Nossas ações como loucura é nesse momento que despertamos o mago interior O Caminho do Mago é singular e Solitário uma jornada de exploração profunda da psique das imagens internas transformando o desconhecido em conhecido o inconsciente em consciente Esse é o cerne da Magia o objetivo fundamental da Psicologia junguiana investir tempo energia e recursos
em atividades como culinária música pintura ou escrita não apenas aprimora habilidades práticas mas integra o arquétipo do Mago parte essencial do processo de individuação o mago não apenas domina sua arte mas também compreende profundamente seu significado e conexão com a vida cotidiana a negatividade interna muitas vezes surge da repressão emocional não se trata de eliminá-la mas de transformá-la permitindo que ressurja seja reconhecida e assuma novas formas nos relacionamentos pessoais expressar emoções como dor ou raiva pode fortalecer vínculos e promover uma conexão mais profunda a psicanálise reconhece o poder curativo das palavras onde o simples ato
de falar Pode ser terapêutico os desafios externos que enfrentamos frequentemente refletem nosso estado interno é doloroso quando não conseguimos encontrar cura interior a verdadeira cura emerge do equilíbrio entre entre corpo alma e espírito apoiado por boa nutrição exercício físico e uma conexão espiritual autêntica todas as grandes invenções começam como ideias no inconsciente trazidas à luz pela atensão Consciente e transformadas em realidade pelo Mago na numerologia o número mestre 22 representa o construtor de sonhos capaz de manifestar pensamentos em realidade tangível a mente tem um poder tangível até de influenciar a cura física como demonstram os
estudos de Placebo no pensamento da Nova Era a Lei da Atração sugere que pensamentos positivos podem manifestar resultados positivos enquanto pensamentos negativos Podem trazer consequências adversas contudo essa abordagem tende a ser unilateral psicologicamente a verdadeira integração não é suprimir a negatividade mas sim permitir sua expressão e transformação reconhecendo que tanto positivo quanto negativo coexistem na condição humana fundamental é a síntese dessas polaridades que traz Plenitude ao ser equilibrando a totalidade psíquica e promovendo harmonia muitas pessoas buscam meditar ou Usar auto hipnose para implantar imagens positivas no inconsciente no entanto tentar controlar o inconsciente pela força
de vontade é fútil pois o verdadeiro acesso vem da observação dos Pensamentos e sentimentos interiores permitindo que as imagens surjam naturalmente o mago interior facilita essa consciência revelando potenciais internos que podem ser trazidos à luz ou transformados em expressões criativas elevando o ordinário ao extraordinário nossas imagens interiores anseiam por se manifestar Rompendo a indiferença que as aprisiona no inconsciente como uma escultura esperando para ser esculpida os artistas não criam mas liberam o que já está implícito uma metáfora para nosso próprio processo de descoberta interior em Estados de confusão ou caus interior mergulhamos no guia eterno
interior para clarear impulsos conflitantes e encontrar um caminho para harmonia interior Muito Obrigada por assistir e até a próxima [Música]