i [Música] e aí galera tudo bem beleza vamos estudar aqui corporeidade o corpo criança criadora de culturas e conhecimentos bem naquele mesmo esquema anotações análise de trechos e é isso ao final vou resolver exercícios desse tópico com vocês bem como gente quando eu falo de quanto estão falando em algo que se desloca netão o corpo a corpo é algo que se desloca a não colocar desloca-se só que o corpo também manifesta outro outras ações é o corpo por exemplo fala corpo pensa que ele manifesta o pensamento o corpo sente sente dor sem felicidade enfim emoções
então o nosso corpo é muito complexo e através dele nós mostramos quem somos o que fazemos nós mostramos uma série de coisas precisamos quanto corporeidade então isso na verdade quando eu falo do corpo e da corporalidade enquanto o ato o por idade tudo bem pra começarmos a gente tem aqui o paulo freire o corpo é a nossa realidade terrena uma realidade que se prova pela motricidade se a um sensível inteligível um cérebro e um espírito estão todos integrados numa mesma realidade nada significariam sequer seriam fora da totalidade que os integra o paulo freire na verdade
está tudo dizendo que pra gente está se posicionando com relação ao corpo e ele está indo vamos assim além do platão é o platão iniciou essa idéia pelo menos a gente eo tenho como referência da filosofia clássica da grécia antiga essa idéia de divisão entre corpo e mente o género de casa na frente vai também se utilizar dessa visão platônica e hoje nós temos uma superação disso na verdade corpo mente é tudo a mesma coisa nós somos seres não ser isso é marcado pela dualidade do a 'lista corpo e mente mas pela integralidade nós somos
culpados nós somos corpo e mente ao mesmo tempo juntos então o paulo freire nos passa isso essa é ele manifesta essa compreensão e os corpos para o paulo freire são seres humanos em construção ok então continuando que a falta do paulo freire o que ele ensina é que os corpos são seres humanos em construção seres humanos em construção na sua complexidade em construção o tempo todo constantemente aprendizagem a seres humanos em construção é sujeito que estão o tempo todo aprendendo e se transformando a partir das aprendizagens e um ponto que é importante é que a
gente vem então a gente pode trazer aqui já é esse tema aprendizagem paulo freire fala sobre aprendizagem paulo freire os seus textos assim como outros autores dá mais ou menos da mesma linha crítica vai dizer o que a aprendizagem e aqui a gente pode até junto do qual frei a gente pode citar que também houve gotti ao freire um leitor também um estudioso do bigode esq e através dos ensinamentos de ambos a gente vai entender que a aprendizagem é algo que acontece só dentro da sala de aula a educação foi muito importante mas à aprendizagem
ocorre a todo momento enquanto sujeito está se movimentando e interagindo com o meio natural cultural e social está criando novas possibilidades de aprendizagem a partir dessas interações nós temos que valorizar esse aspecto da aprendizagem é o fato dela não ocorrer apenas em sala de aula então aprendizagem ocorre o tempo tudo a partir do próprio corpo que quer dizer isso quer dizer que não adianta nós tentarmos é mobilizar as crianças né impedir que as crianças se movimentem para dizer olha você precisa prestar atenção para aprender porque a criança em movimento também está em processo de aprendizagem
bem o outro trecho do paulo freire aqui já da pedagogia da autonomia diz assim se estivesse claro para nós que foi aprendendo que percebemos se ser possível ensinar teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais são paulo treina e valoriza as experiências formais embora não dê tanto destaque mas ele valoriza muito as informais estão nas ruas nas praças no trabalho nas salas de aula das escolas também o mas as informais trabalhos não dirigidos atividades que com as quais nós nos deparamos sem haver então essa formalização da atividade então todas essas a tudo aquilo que
acontece nas ruas nas praças no trabalho nas salas de aula das escolas nos pátios de recreios em que variados gestos de alunos de pessoal administrativo de pessoal docente se cruzam cheios de significação e o que o sujeito quer diante das interações ele quem entender o significado das coisas quer buscar sentido então está no processo ativo de construção do conhecimento através do movimento nós também buscamos intensamente temendo que o movimento gerado pelo corpo só que o movimento não é só não é mera motricidade o movimento busca por conhecimento é busca por significação movimento da expressão movimento
tem caráter simbólico e não apenas o motor bem por isso que nós não podemos separar corpo e mente porque o sujeito que esse movimento se expressa sujeito que se movimenta utiliza a mente pra aprender é diante das interações acho que isso aí já dá uma boa clareza para nós não é no entanto nós temos que entender o seguinte como que nós estamos concebendo corpo com a idéia de corpo que nós temos aí nos últimos anos então vou colocar sua idéia de corpo atualmente atualmente ou nos últimos anos nos últimos anos é complicado falar que na
verdade isso aqui já nós vamos alcançar 100 anos que ser humano pensa dessa forma no mínimo net antes e de toda a mídia e e da economia é é capitalista enfim e essa forma de pensar que eu vou trazer professores ela já é vigente bom é ter consciência né que estão a querer fugir disso querer simplesmente uma outra realidade pensar em algo utópico não é importante ter consciência do que acontece nem sempre nós temos como eliminar a realidade que está diante da gente às vezes nós basta ter consciência para quem possa agir um pouco melhor
diante dela então qual é a idéia de corpo é a imagem associada à idéia de sucesso de felicidade o corpo ele passa a ser um objeto necessário para que a pessoa possa ter é felicidade inclusive o corpo ideal é alcançar o corpo ideal quando a gente vê o corpo de alguém numa foto e aquele e aquilo se torna um estereótipo positivo por exemplo a idéia de poder então tá aí olha a idéia de corpo nos remete também a ideia de poder de desejo ok isso quer dizer o quê quem foge do estereótipo acaba-se marginalizando a
pessoa por exemplo quem é a pessoa que está que tem um corpo que não condiz com a idéia de sucesso felicidade poder é a pessoa que tem por exemplo uma deficiência é a pessoa obesa sou muito baixinha a não são pessoas que já são julgadas às vezes por vieses mesmo viés do inconsciente que já são julgadas pelo próximo sem ter podido se manifestar mas nem abriu a boca ainda pra falar alguma coisa para mostrar conhecimento simpatia empatia enfim não teve a oportunidade de interagir por meio da fala e ela já está sendo julgada pelo estereótipo
físico ali então é muitas vezes isso ocorre no piloto automático é através de vieses do inconsciente mas é óbvio que não vou falar disso agora né bem feito isso é é feita essa análise inclusive isso faz com que muitos jovens hoje fica idealizando corpo tem muitos jovens sofrem porque querem ter aquele corpo e não o próprio quem nunca né você nunca se sentiu mal por que você estava de repente se olhando no espelho poxa vitor me triste comigo queria ser mais próximo daquela pessoa que tem o corpo mais mais forte de repente esse é um
pouco mais alta então na verdade isso aí são um sofrimento gerados pelas influências que nós temos agora a gente tem que tomar muito cuidado para não permitir que isso se intensifique a ponto de adoecer nossas crianças a fazer com que as nossas crianças aí nós mesmos fazer com que os nossos alunos quando digo nossas crianças nossos filhos nossos alunos não a doença por causa disso não cresçam aí também vítimas desse pensamento bem falando de um ponto filosófico vou colocar aqui filosofia não é de forma bem de forma bem prática vamos dizer assim o pensamento cartesiano
e da racionalidade que vem lá né tem herança lado platão ele nos influencia já há muito tempo não é tão pensamento cartesiano fruto da filosofia de renê cá lá no século 17 o pessoal fala século 16 mas o de karnaz em 1596 não seja no final do século 16 na sua filosofia do século 17 é seus pensamentos suas produções aí o rebekka bem e esse pensamento cartesiano ele se apóia no dualismo corpo e mente então a leitura que o género de kaká fazia no ser humano era justamente essa que o sujeito ele é constituído por
corpo e mente como coisas diferentes havendo inclusive uma soberania da mente da consciência sobre o corpo nessa relação corpo e mente a soberania está aqui na mente a soberania está na mente na consciência mas nós mudamos essa concelho são então hoje colocar aqui hoje nós já temos uma outra concepção com a concepção e fala aí concepção atual é decorre obviamente paradigmas emergentes paradigmas que vão contestando o paradigma da racionalidade tal então eu vou dar aqui um exemplo tá um exemplo é um ponto de partida para nós que é o ideal uma honra por exemplo é
um exemplo pra não ter que falar muitos nomes vou falar o quê na educação sempre aparece para nós morra morra eu acho que foi naturalizado francês ou enfim tem essas duas relações aí ele ela ao todo a sua teoria da complexidade todo o que ele escreve diz respeito à teoria da complexidade e ele já tem uma visão diferente de ver o ser humano de forma do ao corpo e mente com coisas separadas vê assim como outros filósofos também por exemplo da fenomenologia e tal a visão de corpo integrado à então aqui nós temos a manifestação
de uma visão de corpo integrado corpo e mente são a mesma coisa dissociados corpo desculpem corpo e mente não corpo integrado corpo integrado ou seja a visão se tenha como totalidade em vez de falar corpo e mente corpo já é corpo mente expressão sentimento e emoção racionalidade é tudo tudo junto ok ser humano é compreendido como totalidade colocar isso aqui também e acho que é interessante ser humano concebido em sua totalidade da adi colocar beleza vejam aqui corpo integrado pensar o corpo como totalidade é considerar um elemento de comunicação e expressão para com o outro
e com o mundo ter visão de totalidade implica valorizar as dimensões físicas intelectuais e psicológicas éticas morais entre outras constituintes do ser ser humanos em isolá las em isolá las então não posso falar se a dimensão física é uma coisa dimensão moral e intelectual psicológico é outra inclusive se nós aprofundar os estudos que envolvem hoje saúde psicologia neuropsicologia é é comportamento do ser humano a gente vai entender o que é que realmente somos pessoas sujeitos integrados todos integrados inclusive você já deve ter ouvido falar que o nosso intestino por exemplo ao segundo cérebro nós temos
por exemplo há algo muito importante que acontece no intestino que a produção de serotonina e que influencia diretamente no comportamento do sujeito ou seja contribui muito com a química do ser humano e que influencia no seu comportamento na sua forma de viver e de se relacionar com as pessoas nós sabemos hoje que questões comportamentais estão diretamente relacionadas aquilo que está no nosso inconsciente ou seja o ser humano não é mente e corpo nós somos tudo cuidar da saúde a cuidar da mente cuidar da mente a cuidar da saúde física também então essa é a visão
dos dias atuais sobre o ser humano enquanto corpo integrado enquanto sujeito complexo tá aí continua que implica também no sentido de se considerar a totalidade como contexto do mundo no qual o sujeito está inserido então implica além disso que nós vimos também no sentido de considerar a totalidade como o contexto do mundo no qual o sujeito está inserido é eu vou colocar aqui nós falamos da motricidade ou até já fiz alguma alguma enchente fiz alguma algum comentário que eu agora pouco pra vocês então assim a motricidade não é simplesmente o movimento isolado não é um
movimento isolado a motricidade na verdade trata do corpo em ação a uma outra cidade isso é corpo em ação beleza mas coloca em ação que que é ação a ação é um movimento que eu faço com alguma intenção eu não faço um movimento sem intenção existe um desejo por trás uma vontade que está se expressando por meio da ação isso é a motricidade se não fosse a motricidade não teria amplo impacto na formação intelectual do sujeito e que nós sabemos que tem inclusive a partir dos estudos do e valor não é bem veja o seguinte
o que a motricidade então corpo em ato corpo em ação trata-se de movimento com intencionalidade movimento com intenso ou na liberdade e quando o sujeito se movimenta tendo a intenção de algo ele está na verdade buscando superação superação a criança em movimento é a criança que quer alcançar alguma coisa alguma coisa que representa um sucesso naquele momento para ela a criança que quer pegar alguma coisa rasto banquinho sobe no banquinho ela não está apenas se movimentando ela está buscando superação está buscando cumprir um desafio a partir das suas capacidades e após essa ação ela ganha
uma nova visão de mundo com possibilidades de aprendizagem superiores por isso que a motricidade é tão importante um pouquinho mais sobre ela vejam aqui ó a motricidade possui estrita ligação com a corporeidade que somos nós seres humanos carentes por isso mesmo dotados de movimento para a superação de nossas carências nós somos seres humanos carentes para a psicanálise o ser humano sempre quer alcançar o bem-estar a satisfação então o movimento é na verdade uma forma de suprir uma carência consequentemente buscando uma satisfação e com isso ele nos dá a possibilidade de evolução cognitiva intelectual e prova
então essa integralidade característica fundamental do ser humano bem então nós precisamos superar essa concepção do al porque senão a gente acaba oferecendo um processo educacional é equivocado cheio de restrições de limitações para os alunos por isso que o paulo freire lá no treino no ter no trecho que nós vemos agora pouco ele diz o corpo o que ele é sensível inteligível né é é sensível inteligível ao mesmo tempo a ao mesmo tempo sem dissociações sem o momento de ser sensível e um momento de ser inteligível não as duas coisas ao mesmo tempo as duas coisas
se integram as duas coisas se completam oc bem e aí vem a questão da observação o professor por exemplo ele tem esse papel de observar o aluno observar a cor por idade não tem esse é o nosso papel diante de crianças então no que diz respeito à observação a gente precisa esclarecer que olhar a cor por idade e olhar a cor por idade do sujeito é buscar a expressão olhar a cor por idade do sujeito é buscar a expressão porque sujeito que está se movimentando que está se expressando que está agindo ele está na verdade
o que se expressando apresentando intencionalidade apresentando uma ação não apenas motora mas simbólica também e aí o corpo vai a partir do momento que observo buscando a expressão e obviamente compreender essa expressão eu estou diante de personalidade de cultura de identidade bom vejam aqui a corporalidade constitui-se das dimensões então física que a estrutura orgânica biofísica motora organizadora de todas as dimensões humanas emocional afetiva extinto pulsão afeto é isso também corporeidade não pára aqui na física além da dimensão física ela constitui se também de uma dimensão emocional afetiva mental espiritual cognição razão pensamento e da consciência
e ainda sócio histórica cultural constituída de valores hábitos costumes sentido significado simbolismos todas essas dimensões estão indissociáveis na totalidade do ser humano constituindo a sua corporeidade ea gente precisa então falar um pouquinho dessa dessa questão do corpo na escola eu acho aqui corpo na escola corpo na escola e para falarmos do corpo na escola nós precisamos então superar vou colocar aqui o cartesianismo a teoria racionalista line é o cartesianismo baseado na filosofia racionalista do decap pelo menos nesse aspecto da corporalidade da concepção do ser humano tão superação do o cartesianismo porque na verdade o cartesianismo
ele ele está muito forte no nosso sistema social ele rege o nosso sistema social ele rege influencia o sistema educacional porque pela forma de pensar então o cartesianismo ele tem um ele ele nos prepara para um pensamento muito baseado na especialização muito baseado no reducionismo muito fragmentado e do analista por exemplo qual é um movimento bom movimento certo qual é um movimento que as crianças devem adequar se ele vai conseguir essa especialização numa aula de educação física o que vale é saber pra ficar bem o sport só mas é aquilo que é fruto da cultura
do sujeito da identidade deles não tem valor pra escola que importa é de antes da audi sport o aluno tem que apresentar performance movimentos especializados enfim então se eu não elimina essa concepção eu vou segregar eu vou excluir dentro da escola aquele que não tem talento por exemplo que normalmente se fala se talento néné quem não tem talento simplesmente às vezes não tem mesmo esse talento e não tem interesse em aprender um esporte que não que não atende aos seus desejos suas necessidades das suas vontades às vezes esse aluno ele tem interesse por momentos bem
diferentes por uma dança diferente por outro outra forma de se expressar que a escola não leva em consideração porque porque ela está a pegada a um modelo bem tradicional ainda de educação é que acaba sendo segregador vejam aqui esse trecho santos o modo cartesiano de ser direcionam o olhar das pessoas exclusivamente para o que é objetivo e racional inclusive esse objetivo é racional é um convencionado e é é inclusive dentro de relações de poder não vamos nos esquecer disso disse considerando a dimensão da vida e da cotidianidade a emoção sentimento a intuição a sensibilidade a
corporalidade isso aqui tudo perde fica tudo em segundo plano perde importância quando eu o meu olhar é muito objetivo é racional tudo aquilo que tem natureza subjetiva eu não dou atenção não priorizo eu não valorizo vejam esse outro trecho aqui em nosso país a concepção cartesiana de homem foi introduzida pelos jesuítas já a catequização dos índios porque os índios deveriam alcançar o que comportamentos tidos como adequadas e corretas não é alterando os seus hábitos culturais estabelecendo uma rotina pela manhã era dedicado ao aprendizado intelectual e pela tarde eram realizados os exercícios físicos a cultura do
índio é totalmente deixado de lado e ele passa então por um processo de aculturação beleza então é isso a escola acaba é a vez de potencializar o sujeito ela acaba excluindo o sujeito mas vou falar um pouco mais disso na próxima partida o trabalho a solo em duas partes já volta em 50 e vamos tomar um café lá a gente já volta para terminar esse conteúdo valeu