HOMEM E MULHER OS CRIOU - Homilia - XXVII Domingo Comum (2024) manhã

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Padre José Eduardo
Se alguém quiser fazer uma oferta espontânea para a Paróquia, pode realizar um depósito/transferênci...
Video Transcript:
irmãos e irmãs vivemos numa sociedade em que a estrutura familiar está mais do que nunca [Música] vulnerabil a família sociedade primária célula Madre da sociedade parece que se tornou descartável para que por fim apenas as estruturas econômicas permaneçam sendo as estruturas da sociedade isso se reflete em nossos usos e costumes Especialmente na facilidade com que os casamentos se deterioram é inegável porém que toda experiência de divórcio é uma experiência dolorosa dilacerante Para Não Dizer amput que carrega uma parte do indivíduo consigo em suma o divórcio continua sendo uma falência e ninguém se agrada com ela
é justamente esse o tema da primeira parte do evangelho de hoje alguns fariseus se aproximaram de Jesus para pô-lo à prova perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher uma tradução mais rigorosa seria se era permitido ao homem repudiar a sua mulher de fato no tempo em que o verbo se encarnou havia dois grandes rabinos que disputavam uma interpretação sobre o motivo justo para o divórcio o Rabino hilel a acreditava que qualquer motivo poderia ser suficiente para o marido repudiar a sua mulher por exemplo que ela queimasse A comida já do outro lado
o Rabino shmi era mais conservador ele dizia que era necessário haver um uma fornicação Um Ato Imoral feito por ela para que ela fosse repudiada portanto eles colocam aqui a questão a Jesus dentro do debate rabínico da época e ao invés de tomar uma decisão dentro desse debate Jesus faz duas perguntas bem ao modo judeu Dizem que o judeu sempre responde com perguntas né uma vez perguntaram É verdade que para um judeu é verdade que um judeu só responde com perguntas respondeu quem que te disse isso Dizem que é assim então Jesus respondeu o que
Moisés os ordenou os fariseus responderam Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio para despi-la Jesus Então disse foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento ou seja do que Jesus está falando aqui claramente antes de Moisés um homem poderia mandar embora sua mulher demiti-la repudiá-la sem uma certidão de divórcio ou seja ela permanecia ligada a ele e ao mesmo tempo não tinha mais um marido portanto ela iria morrer de fome naquela sociedade patriarcal fortemente baseada na força masculina ela iria ela iria perecer então Moisés determinou que o marido desse
uma certidão de divórcio para que pelo menos ela ficasse livre para casar-se com outro num contexto de completa dependência da mulher acerca da força do homem foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreve esse mandamento ou seja Moisés não deu um mandamento para dar um direito ao homem de certo modo Moisés escreveu o mandamento para impor uma obrigação para dizer que ele não pode fazer aquilo que ele quiser e de fato aqui Jesus diz claramente Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento na pergunta do
Rabino Aliás na na resposta anterior do judeu ele responde Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio Jesus delicadamente fala não pera aí não é que ele permitiu ele deu um mandamento ele não deu para vocês um direito na verdade ele impôs uma obrigação em defesa da parte mais fraca e a parte mais fraca Qual é a mulher porém Jesus diz no entanto e Aqui começa digamos a doutrina de Jesus a respeito do divórcio que é fantástica nós temos aqui como que um paralelo daquelas adversativas de Jesus no capítulo 5 do Evangelho de São Mateus Quando
ali eh ele diz os antigos diziam não matarás eu porém vos digo tá tá aqui Moisés Nos deu esse mandamento no entanto desde o começo da criação Deus os fez homem e mulher ora ISO Esse é o primeiro dado que nós precisamos ter claramente Presente porque hoje em dia as pessoas estão anarquizado até isso né Deus fez homem e mulher por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne assim já não são dois mas uma só carne portanto que o que Deus uniu o Homem não separe é
interessante que aqui nós estamos nos conectando com a primeira leitura do Capítulo 2 do Livro do Gênesis Quando Deus traz todos os animais a Adão mas ele não encontrou nenhum tipo de auxiliar semelhante a ele a palavra aqui em hebraico é ezer que pode significar tanto ajudadora auxiliar como complementar e assim por diante a poesia bíblica faz Deus impor um sono ao homem Deus retira a costela de Adão ou seja sua lateralidade dela forma mulher e Adão canta é a primeira música que se cantou no universo segundo esse relato dessa vez sim é osso dos
meus ossos e Carne da Minha Carne Ela será chamada mulher foi tirada do Homem nós nos poderíamos [Música] perguntar se o homem queria se sentir auxiliado completado não seria mais lógico que Deus tivesse tirado dentro da lógica bíblica um outro homem da costela de Adão para serem dois parceiros dois companheiros dois amigos por que que Deus retirou da costela de Adão do lado de Adão PR indicar igualdade de dignidade justamente um ser tão diferente do homem quanto a mulher porque Ambos são totalmente diferentes do ponto de vista por exemplo da [Música] mente a mente da
mulher é um Primor de organização ela pensa em tudo todos os dados estão conectados etc a mente dos Homens só pensa uma coisa de cada vez pensa naquilo depois pensa no outro e pensa com a vontade de ficar sem pensar nada o quanto antes então já aqui nós temos causa para muita briga né porque marido acorda de manhã por exemplo domingo um dia de sol bonito como esse hoje nós vamos fazer isso e aquilo aquilo aquilo outro tal aqui vamos ali vamos a mente dele não porta ele fica com uma tela azul buga Pois é
não seria mais fácil que Deus tivesse feito o contrário e não tanto nos corpos masculino e feminino estão contidos justamente os elementos de um diálogo e de uma complementaridade que pertencem à ordem da criação ou seja se se desprenderse se se desdobrar do homem uma imagem especular outro igual a ele não haveria um diálogo em sentido profundo só pode haver a dimensão de a lógica quando o outro tem aquilo que eu não tenho quando o outro é aquilo que eu não sou e quando eu encontro nele aquilo que eu não encontro em mim portanto a
natureza masculina feminina do ser humano é de lógica é isso que está assinalado na sua personalidade e essa digamos natureza dialógica do ser humano é o espaço no qual Deus continua operando a obra da criação trazendo novos seres humanos à Terra ora em função de todos esses dados que o casamento deve ser encarado ou seja o marido por exemplo que reclamasse que a sua mulher fala demais uma mulher que reclamasse por exemplo que o seu marido eh é muito parado não faz as coisas que ela quer estaria reclamando de que a sua mulher é mulher
e o seu marido é homem isso pertence à diversidade sexual mais elementar de todas e isso deveria nos fazer pensar que para sustentar um casamento é necessário exercitar muitas virtudes é necessário ter paciência é necessário saber escutar é necessário ter perseverança é necessário ter uma decisão firme é necessário ser maduro para pensar em primeiro lugar no outro e não em si mesmo enfim é necessário um conjunto imenso de virtudes que me façam lutar pelo meu casamento porque é um fato Ninguém chega a 50 anos de casado sem feridas Sem marcas profundas na alma sem ter
passado por situações difíceis complicadas O que Jesus está mostrando aqui mais do que um mandamento É a lógica da vida não é fácil se casar às vezes eu penso até que Deus dá uma cegada na galera antes aí depois que a pessoa casa tira a cegueira aí a pessoa perce aonde ela se meteu não é fácil o casamento exige de todos exige virtude às vezes virtude heróica exige compromisso exige um esforço gigantesco é por isso que Jesus diz depois que os discípulos chegam em casa e começam a perguntar você vê que os discípulos ficaram incomodados
né quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá Adultério contra a primeira e se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro cometerá adultério é interessante porque no Evangelho de São Marcos se menciona até a mulher se a mulher repudiar o seu marido o que parece pouco comum na cultura Judaica embora aja Estudios que em alguns lugares no tempo de Jesus descobriram documentos de divórcio da mulher pro marido por exemplo os judeus no Egito eh também em outras cidades em torno ali de Jerusalém massada por exemplo mas nós não
sabemos se isso é uma exceção ou é uma regra o que parece é que são Marcos já está falando para os pagãos e na cultura Romana sim existia a possibilidade de que a mulher repi o marido Jesus não está dando tanto uma lei dizendo é proibido se divorciar O que Jesus está dizendo é para de se enganar achando que você vai encontrar uma coisa mais fácil lá na frente não é não é simples é complexo casamento requer maturidade casamento requer uma psicologia forte casamento requer virtude não é simples ora então trazem a Jesus crianças Talvez
para mudar do assunto não sei mas trazem umas crianças para que Jesus as tocasse na lógica do texto Isso parece ter certa conexão com o tema anterior uma vez que os filhos são o resultado do amor fecundo os discípulos as repreendiam então Jesus disse deixai vir minhas crianças não as prois porque o reino de Deus é dos que são como elas em verdade vos digo que não receber o Reino de Deus com uma criança não entrará nele e abraa e as abençoava impondo-lhes as mãos esse gesto de Jesus encontra um paralelo no velho testamento no
capítulo 48 do Liv do gesis quando Jacó abençoa os 12 patriarcas de Israel os seus 12 filhos e especialmente os dois filhos de José Efraim e Manassés ele os abraça cruzando a mão sobre as suas cabeças ou seja o que o texto pode estar querendo indicar para nós a criança aqui é um símbolo do remanescente do povo do resto que permaneceu fiel desse que é chamado muitas vezes no velho testamento de de Israel meu pequenino Judá minha criança ou seja é uma imagem também da igreja a imagem dos anim como se diz em hebraico dos
pequeninos de Deus daqueles que são os preferidos porque são pequenos porque não se [Música] valem então Jesus diz quem receber o reino de Deus como um Pequenino esse entrará [Música] nele mas ele abençoa e impõe a suas mãos ou seja há uma promessa de permanência Fiel do Senhor por todo o tempo e muito além do tempo queridos irmãos se nós quisermos construir uma família sólida Nós Todos precisamos ser simples se um cônjuge humilhar o outro se os filhos humilharem os pais se os pais humilharem os filhos se a linguagem não for a da simplicidade e
do Amor a bênção de Deus não permanece sobre o lar e portanto ele perde a sua consistência que o Senhor nos ajude a ser simples amáveis dóceis que ele nos ensine a carregar a força da sua virtude mas também a simplicidade e a singeleza da sua graça amém
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