na aula anterior falamos a respeito do primeiro e maior mandamento que é não apenas amar a Deus mas amá-lo com amor total de todo coração alma entendimento e força estendendo e ampliando o assunto dessa aula quero falar hoje a respeito de amor incorruptível e o texto que fundamenta não só A nomenclatura aqui o título da aula mas que dá o tom da nossa conversa Efésios Capítulo 6 verso 24 tanto a tradução brasileira como a NVI a nova ação internacional dizem assim a graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor
incorruptível quero destacar que as versões Almeida Revista Atualizada Nova Almeida atualizada em vez de amor incorruptível traduziram que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus a versão fácil de ler traduziu que a graça de Deus esteja com todos os que amam ao nosso senhor Jesus Cristo com amor eterno ou seja o amor que não acaba que não se estraga que não se perde a palavra Greg que se encontra nos manuscritos originais no Grego é aftar e ela significa incorrupção ou seja um amor que não se corrompe né que traz em si perpetuidade duração né então nós
precisamos entender que não apenas fomos chamados a amar a Deus e que isso envolve Amor Total ou seja não é só o que fazer é intensid todo o coração alma entendimento e força mas que isso também envolve a duração esse amor não pode ter prazo de validade e ele não pode sofrer depreciações ao longo do caminho então se queremos de fato entender essa declaração e obviamente ao falar que a graça seja com os que amam a nosso Senhor com amor incorruptível não significa que a bíblia tá dizendo que só há graça para essas pessoas afinal
de contas Romanos 5 termina dizendo que onde abundou o pecado superabundou a graça a graça não vem por Bom Comportamento não vem como uma resposta de mérito a boas ações mas evidentemente estamos falando daqueles que onde abundou o pecado a graça super abundou os libertou do pecado os levou à conexão com Cristo e agora estão andando empoderados pela própria graça para praticar a obediência estão andando nesse lugar de amor incorruptível a mesma graça que iniciou todo esse trabalho queera operar na mim na sua vida para que o amor não apenas permaneça mas para que ele
não se corrompa e evidentemente se há consequências do pecado como falei na aula anterior os que não amam a nosso Senhor Jesus sejam anátema foi a declaração de Paulo em primeiro os Coríntios 16:22 sabemos que por outro lado a graça a benção a favor para aqueles que andam no primeiro mandamento mas para entendermos a questão de um amor que não se corrompe nós precisamos falar primeiro da corrupção e da fonte da corrupção né biblicamente falando não há como separarmos o fato de que a corrupção está ligada ao ser humano né é muito comum ouvirmos pessoas
dizer ela é alguém chegou num lugar de poder de influência na na política pró corrompeu normalmente a gente diz não a pessoa não se corrompeu ela deixou extravazar a corrupção que estava dentro dela a verdade é que a bíblia trata isso como um problema que está lá desde o início porque é consequência de uma natureza humana pecaminosa né além de Adão e Eva que pecaram e abriram essa porta para que não só o pecado mas a morte a natureza pecaminosa entrasse no mundo nós vemos a Bíblia destacando desde a geração de Noé por exemplo em
Gênesis no capítulo 6 né no verso 5 a Bíblia pontua com toda a clareza qual era o estado da humanidade porque Deus teve que intervir o texto sagrado diz o senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo designo do coração delas era continuamente mal né quando olhamos paraa descrição da pal palavra de Deus evidentemente Isso vai ser repetido nos Versículos 11 por exemplo a Bíblia diz a terra estava corrompida à vista de Deus cheia de violência o verso 12 Deus olhou para a terra e Eis que estava corrompida
porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra Então Deus disse a Noé verso 13 resolvi acabar com todos os seres humanos porque a terra está cheia de violência por causa deles né ou seja era por causa do ser humano Eis que o os destruirei juntamente com a terra então desde o início nós vemos essa sinalização ao longo das escrituras não é diferente quando a Bíblia fala por exemplo sobre a condição e o comportamento da Nação de Israel né em Deuteronômio por exemplo no capítulo 9 no verso 12 Moisés assim o ciúme
disse levante-se desça depressa porque o seu povo que você tirou do Egito já se corrompeu bem depressa se desviaram do caminho que eles ordenei fizeram uma imagem fundida para si né Então o senhor disse se corromperam já foi depressa não demorou o apóstolo Paulo no Novo Testamento ele chama essa condição interior do homem a natureza pecaminosa de cativeiro da corrupção Romanos Capítulo 8 versos 20 e 21 sustentam isso né então Paulo diz assim pois a criação está sujeita à vaidade não por sua própria vontade mas por causa daquele que a sujeitou na esperança de que
a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção para Liberdade da Glória dos filhos de Deus que é o cativeiro da corrupção ela está presa no pecado nas consequências do pecado que envolve a corrupção do ser humano agora a liberdade da Glória dos filhos de Deus é aquilo que nos aguarda nosso espírito nascido de novo que reflete a natureza de Deus está preso dentro de uma estrutura de carne que o apóstolo Paulo diz em primeiro aos Coríntios 15:50 que carne e sangue não poemar o reino de Deus porque a corrupção não pode dar a incorrupção
a incorrupção está relacionada ao reino de Deus o reino eterno de Nosso Senhor mas a corrupção está relacionada à nossa carne então quando Paulo fala de um cativeiro ele diz que o espírito recriado a nova natureza está vivendo dentro de uma gaiola de uma prisão que é uma natureza com outra inclinação e é por isso que é uma grande Guerra e batalha que a palavra de Deus né vai escrever em Gálatas no no no no no capítulo C por exemplo no verso 16 que a carne milita contra o espírito o espírito milita contra a carne
existe essa guerra esse conflito porque no nosso espírito há uma nova natureza a natureza de Deus né mas na nossa carne há uma velha natureza Romanos Capítulo 7 verso 24 Paulo diz Miserável homem que sou quem me livrará do corpo dessa morte Nós também encontramos outras declarações de Paulo por exemplo escrevendo aos Gálatas no capítulo 6 nos versos 7 o depois dizer no verso 7 não se enganem de Deus não se zomba pois aquilo que a pessoa semear isso também colherá Paulo continua e diz no verso o quem semeia para sua própria carne da Carne
colherá corrupção Mas quem semeia para o espírito do Espírito colherá vida eterna onde está a corrupção na carne e toda a semeadura feita na carne né nesse tom de corrupção ela simplesmente vai nos arrastar para esse lugar de uma colheita errada e ruim então a inclinação normal natural do homem entregue a sua velha natureza pecaminosa é a satisfação dessa velha natureza é por isso que Efésios 4:22 diz quanto à maneira antiga de viver comportamento anterior vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza que se corrompe segundo desejos enganosos a se deixar renovar no
espírito do entendimento de vocês verso 24 a se revestir da nova natureza criada segundo Deus em justiça e retidão procedentes a verdade então deixar de lado a velha natureza que se corrompe segundo desejos enganosos a carne atraída pelo pecado pela gratificação imediata ela sempre vai trilhar o caminho da corrupção e obviamente isso pode ser refriado não é algo Irreversível mas sabemos como diz a palavra de Deus que toda vez que o ser humano né se afasta da palavra e a palavra de Deus nos foi dada para ser obedecida a corrupção certamente nos domin é por
isso que Neemias 17 nós lemos temos procedido de forma totalmente corrupta contra ti e não guardamos os mandamentos nem nem os estatutos nem os os juízos que ordenaste a Moisés teu servo né ou seja forma totalmente corrupta é não guardar a palavra é se entregar essa natureza que é rebelde Então precisamos de fato entender isso essa é a razão pela qual em Mateus 24 né Nós vemos o Senhor Jesus fazendo a seguinte declaração e ele está fazendo uma relação que nós podemos chamar de causa e efeito de causa e consequência né em Mateus 24:2 Jesus
diz Por se multiplicar a maldade o amor se esfriará de quase todos então no ambiente onde prevalece a maldade o pecado Onde reina a velha natureza a expressão da corrupção do homem cuja fonte a sua própria natureza pecaminosa ela tem o poder de esfriar o amor e começando do amor para com Deus não podemos deduzir que Jesus está apenas falando né do segundo mandamento ame o próximo como a si mesmo o amor esfria nisso mas não para com Deus então o amor ele se esfria em todos os ângulos e e e expressões possíveis por conta
do pecado Então esse é o primeiro destaque que eu quero fazer porque se queremos viver um amor incorruptível nós não podemos deixar que a a natureza os velhos hábitos comportamentos T um lugar de expressão na nossa vida já abordamos um aspecto mais prático da Santificação em aulas anteriores falando como precisamos dominar a velha natureza por meio da nova mas é evidente que isso tem que ser destacado se Queremos nos mover no cumprimento do maior e principal mandamento que é não apenas amar a Deus mas amá-lo de todo o coração não deixar que esse amor se
corrompa porque a corrupção do pecado vai eh esfriar Bom Jesus fala de se multiplicar a iniquidade ou seja ele não está falando apenas do pecado do homem mas está falando do pecado de outros de um ambiente coletivo de Pecado então dito isso eu quero destacar em segundo lugar aqui a corrupção do mundo porque é muito importante que a gente entenda que além da Guerra interna há também uma guerra externa né no livro de Tiago no capítulo 1 e no verso 27 Nós lemos a respeito disso quando a Bíblia diz assim a religião pura e sem
mácula para com o nosso Deus e pai é essa visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo né quando a palavra de Deus fala a respeito de nos guardar dessa contaminação do mundo não nos deixando ser afetado pela corrupção do mundo nós precisamos entender que isso se espalha né que isso é contagiante que isso afeta e a nossa responsabilidade não permitir que a contaminação ou a corrupção do mundo nos toque Nós lemos também segunda de Pedro no capítulo 1 e no verso 4 por meio delas ele nos concedeu as
suas preciosas e muito grandes promessas para que por elas as promessas vocês se tornem coparticipantes da natureza Divina tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo então aqui para que a gente escape da corrupção das paixões que estão não só dentro da gente mas de forma coletiva nos pressionando no mundo né Nós precisamos desfrutar da natureza Divina nos é comunicada pelo Novo Nascimento né somos participantes dela por direito mas se não nos inclinamos intencionalmente a ela como diz Romanos Capítulo 8 verso 5 né A Bíblia diz que os que se inclinam pra carne
cogitam pensam sentem as coisas da Carne Mas os que se inclinam pro Espírito vão cogitar ou seja pensar sentir as coisas do espírito e nós precisamos escolher a qual natureza nos inclina a corrupção que é no mundo é o transbordar da corrupção que há dentro do homem mas muito fortemente expressa agora pelo comportamento coletivo então não diz respeito apenas nossas lutas e inclinações mas uma pressão de seguir o fluxo né a maré a a forma como a sociedade tenta nos conduzir e biblicamente falando nós não podemos ignorar esse poder da influência que o comportamento que
as pessoas que estão nossa volta podem exercer inclusive sobre as nossas vidas o apóstolo Paulo Traz essa advertência em primeiro aos Coríntios no capítulo 15 no verso 33 quando ele diz não se enganem as más companhias corrompem os bons costumes né Por que que diz não se engane porque muitas vezes o crente pode pensar não eu tô aqui andando em Deus de uma vida diferente ninguém vai me afetar a Bíblia diz não se engane mas companhias convívio contínuo com pessoas que você não está em impactando e transformando pela conduta correta o quadro pode se reverter
e sim essas más companhias com o seu comportamento com as suas ideias com as suas falas podem de fato corromper bons costumes ou seja a prática disciplina de quem havia aprendido a andar de acordo com a nova natureza o amor pelo mundo e o amor por Jesus de acordo com o ensino bíblico são incompatíveis né o apóstolo Paulo inclusive diz em segunda Timóteo no capítulo 4 no verso 10 o que Demas Demas eram um dos seus cooperadores é elogiado né em outros textos em outras porções da Bíblia ele é citado por Paulo né No final
da epístola de de Colossenses no capítulo 4 também em Filemon Capítulo único verso 24 mencionado como um cooperador de Paulo e aqui ele diz porque Demas tendo amado o presente século presente mundo né me abandonou se foi para tessalônica então ele não está falando apenas da ausência de um cooperador que já foi fiel agora não está mais lá mas ele apresenta o motivo tendo amado o presente mundo né É isso que significa a palavra século né e é dessa forma como muitas outras traduções bíblicas vão apresentar essa declaração Como diz NVI né pois Demas amando
esse mundo abandonou então o amor pelo mundo ele não é compatível com amor por Jesus Então as pessoas que amam o mundo amam as pesso pessoas do mundo que se comportam falam pensam e agem de acordo com o mundo isso não apenas esfria o amor por Jesus mas acaba impedindo a gente de conviver com as pessoas que amam a Jesus porque as pessoas que amam a Jesus falam pensam sentem e se comportam refletindo exatamente o que é o amor por Jesus nas suas condutas então Eh quando a gente considera que o amor pelo mundo e
por por Jesus São incompatíveis você vai ver então que nós temos a Clara advertência de não amar o mundo a Bíblia não apenas diz o que devemos amar a Deus de todo o coração alma entendimento e força mas também fala daquilo que nós não podemos amar justamente porque a incompatibilidade entre uma coisa e outra primeira de João Capítulo 2 de 15 a 17 diz não Amem o mundo nem as coisas que há no mundo se alguém amar o o mundo o amor do pai não está nele porque tudo que h no mundo os desejos da
carne os desejos dos olhos a bêba da vida não procede do pai mas procede do mundo então o verso 17 arremata dizendo orora o mundo passa bem como seus desejos mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre né então há prazer no pecado e naquilo que o mundo oferece claro que há Eu já vi pregadores dizendo não o pecado não oferece nenhum tipo de prazer Eu normalmente penso se não oferecesse ninguém pecava só que Hebreus Capítulo 11 verso 25 fala dos prazeres transitórios do pecado O problema é que que aquilo que ele
oferece não dura a sua gratificação não vale a pena e a recompensa de morte se instala depois então a Bíblia mostra tudo o que há no mundo que não procede de Deus passa o mundo passa os seus desejos aquilo que né a gente pode considerar como desejo alcançado realizado é tão efêmero que realmente não compensa diante daquilo que traz de forma trágica mas o amor por Jesus que nos leva a evitar o mundo faz com que né a gente que anda na vontade de Deus a Bíblia diz aquele que faz a vontade de Deus permanece
para sempre e os prazeres e os deleites de andar na presença de Deus amando Jesus igualmente são permanentes agora depois de falar da corrupção interna que está associada à natureza do homem o ser humano é a fonte da corrupção Depois de falar da corrupção do mundo expressa no comportamento coletivo que são cada um desses indivíduos com corrupção interior extravasando e gerando com isso uma cultura uma Psicologia de grupo um comportamento coletivo eu quero destacar né a Bíblia apresentando um rótulo específico a respeito do amor ao mundo como um ato de infidelidade a Deus e Tiago
nos apresenta essa alegoria de uma maneira muito clara lá no capítulo 4 e no verso 4 quando ele diz assim gente Infiel esse texto aqui traduzido na Nova Almeida atualizada o texto que eu estou lendo aqui como gente infiel né aparece outras versões como apenas infiéis em outras versões como adúlteros e adúlteras a palavra na verdade empregada por Tiago no original grego é moxos né moxos diferente de porneia porneia fala de todo tipo de moralidade mas mcho fala da quebra da Aliança conjugal ou seja de adultério também aplicado num paralelo no plano espiritual para falar
de infidelidade a Deus mas em Essência infidelidade conjugal então ele começa com essa expressão né gente fiel aou adúlteros aí ele pergunta vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus aquele pois que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus ou vocês pensam que em vão que a escritura diz é com ciúme que por nós ansei o espírito que ele fez habitar em nós então quando a Bíblia fala desse paralelo do Espírito Santo com ciúmes Qual a ideia do ciúme aqui né Ele Está apresentando a relação da igreja com
Cristo naquela mesma lógica do paralelo bíblico da noiva com o noivo mas a Bíblia ela introduz aqui meio que aquela ideia o conceito de um triângulo amoroso quando o Cristão que deveria Amar Jesus tá focado no mundo amando o mundo ele se torna Infiel né ele está simplesmente quebrando o compromisso que ele deveria ter com Jesus mais uma vez nós temos não apenas um texto que mostra que o amor por Jesus e ao mundo são incompatíveis mas mostra que onde há amor pelo mundo perder seu amor por Jesus assim como normalmente onde há amor por
Jesus não há amor para com o mundo mas o mais importante não é apenas reconhecer amar um ao outro mas que amar aquilo que é errado que é o mundo é apresentado na escritura como a figura de um paralelo de infidelidade ou seja de prostituição no plano espiritual assim como a infidelidade a prostituição natural é uma que da Aliança conjugal a prostituição espiritual a infidelidade a Deus por amor ao mundo é apresentada exatamente dentro do mesmo paralelo O Curioso é que você vai ver várias pessoas que foram infiéis a Deus e foram tratadas exatamente dessa
forma seja indivíduos ou a nação de Israel a gente vai encontrar essa figura bíblica então por exemplo Hebreus Capítulo 12 verso 16 diz e cuidem para que não haja nenhum impuro ou profano como foi Esaú o qual por um prato de comida vendeu o seu direito de primogenitura palavra traduzida como impuro no original grego é pornos fala do homem que prostitui seu corpo fala da luxúria de outro por pagamento né fala eh eh eh de quem se prostitui quem se entrega a relação sexual ilícita aqui cabe todo tipo de Pecado de ordem sexual né agora
interessante que na sequência a Bíblia também vai dizer que ele foi tanto impuro como profano e nós entendemos que aquilo que naturalmente é chamado de prostituição como um ato de infidelidade é aplicado no plano espiritual por é o paralelo da infidelidade a Deus então o velho testamento também usa esse exemplo de prostituição com relação à nação de Israel profeta Jeremias vai falar a respeito disso então por exemplo em Jeremias no capítulo 2 a partir do versículo 1 Deus começa exatamente usando essa analogia o texto diz assim a palavra do senhor veio a mim dizendo vai
e proclame diante do Povo de Jerusalém assim diz o senhor lembro-me de você meu povo da sua afeição quando era jovem do seu amor quando noivo e de como você me seguia no deserto numa terra que não é semeada E vai dizer Israel era consagrado ao senhor Deus começa falando dessa dedicação da Nação de Israel mas o que é que aconteceu o verso 19 vai apresentar né com clareza esse paralelo da infidelidade no plano espiritual Quando o senhor diz assim a sua própria maldade o castigará e as suas infidelidades o repreenderam Deus trata de infidelidade
saiba pois e veja como é mal e quão Amargo é deixar o Senhor seu Deus e não ter temor de mim diz o senhor dos exércitos então a infidelidade é apresentada como arte de deixar o senhor verso 20 porque há muito tempo queb o seu julo rompi as ataduras que o prendiam Mas você disse não quero te servir pois em todos os Montes Altos e debaixo de todas as árvores frondosas você se deitava e Se prostituía então aqui Deus apresenta né Essa figura de prostituição E aí nós vamos entender porque toda uma construção Desde do
início da lei de Moisés no Antigo Testamento com Deus falando de forma tão dura e Severa contra o adultério né Se isso fosse tolerado na dimensão natural não fosse visto como grave e sério jamais o paralelo do plano espiritual poderia ser entendido assimilado e ouvido aliás nos dias de Abraão Nós lemos em Gênesis no capítulo 21 a 12 porque é que Abraão aonde chegava né mentia que S era sua irmã Alguém disse Poxa mas era uma meia verdade digo a meia verdade ou a meia mentira eles de fato eram irmãos por parte de pai mas
eram casados né não havia nenhuma restrição ainda Dada como foi dada por meio da lei de Moisés impedindo esse tipo de casamento e no início da humanidade na procriação isso aconteceu diversas vezes agora eles mentiram por uma razão e você vai ver no episódio de Gênesis 20 com abimelec né que a justificativa que Abraão dá depois é a eu dizia nesses lugares não há temor de Deus eles vão me matar para ficar com com a esposa pera aí o homicídio é pecado é mas esse povo que não tinha escrúpulo para cometer um homicídio dizia é
melhor matar do que adulterar porque eles entendiam que o adultério era algo tão sério tão grave contra Deus que eles preferiam encarar o pecado do homicídio que do próprio Adultério né estou dizendo isso não porque a gente tenha que ficar tentando estabelecer parâmetros mas a sociedade o mundo moderno tornou tão comum a ideia do adultério que às vezes você vê isso acontecendo no meio Cristão quase que nos mesmos termos índic estatística e no meio dos não cristãos né porque de alguma forma Nós perdemos o o o o escrúpulo da falta de um entendimento de algo
que deveria gerar zelo no plano natural isso nos rouba a capacidade de entender o espiritual né Assim como por exemplo a relativização do Casamento né Eh eh impureza em virgindade como é que a igreja vai entender depois o que é se guardar como noiva pura para o noivo o maior evento no calendário de Deus é um casamento e nós não estamos entendendo mais o que é o paralelo de se guardar para o Senhor porque isso foi relativizado então quando falamos da prostituição espiritual nós pramos entender que perder o amor corromper o amor e é um
processo gradual isso não acontece da noite para o dia né é a mesma coisa e deve ser entendido como prostituição no plano espiritual e assim como abominamos o crente que ama Jesus a prostituição natural deveríamos abominar a espiritual agora se os indícios de prostituição espiritual acontecerem O que é que nós devemos fazer né Apocalipse Capítulo 2 é o assunto para onde voltamos assim como na aula anterior quando falamos do maior mandamento não dá para evitar isso aqui mais uma vez eu quero encerrar falando sobre sobre esse assunto Apocalipse 2:4 tenho porém contra você o seguinte
você abandonou o seu primeiro amor você tem uma igreja de alta performance onde o senhor fala olha eu conheço suas obras seu Labor sua perseverança uma igreja de gente resiliente suportaste provas pelo meu nome não desfalecer né jos éch aprovo se dizem Apóstolos não são os achastes mentirosos controle de qualidade na igreja tudo de bom mas o senhor disse tenho conta você o seguinte você escorregou no primeiro no principal mandamento abandonou o seu primeiro o amor agora Deus não trata como pecado imperdoável né Assim como né ele vai falar a respeito né da Nação de
Israel por meio de Jeremias eu me lembro da afeição do do amor do meu povo né do seu amor quando noiva Quando você me seguia Deus tá da mesma forma lidando com a igreja eu quero isso de volta então ele diz no verso 5 lembre-se pois de onde você caiu arrependa-se e volte à prática das primeiras obras Então o senhor né nos chama em primeiro lugar a ideia é não deixar o amor corromper e precisamos guardar para que isso não aconteça se no meio do processo percebemos que evitar a corrupção do amor não aconteceu que
então pelo menos o processo seja abortado e acha arrependimento concerto e que nós possamos restaurar aquilo que vem se perdendo Porque quanto mais o coração se esfria mais distante permanecemos do senhor né em vez do lugar de intimidade partimos para um lugar de in amizade as consequências são severas e o caminho para se voltar ainda que a restauração seja possível na prática percebemos se torna um desafio cada vez maior então que possamos entender que esse primeiro mandamento é tão sério que a gente não apenas tem que se empenhar e dizer o amor tem que estar
lá mas depois de cultivar e expressar esse amor que haja em nós o zelo de dizer Nós também vamos protegê-lo se é o maior mandamento se é o principal se é o primeiro se isso é algo tão sério importante aos olhos de Deus nós não podemos deixar de vigiar nós não podemos vacilar precisamos guardar o coração precisamos guardar esse amor e não permitir que ele se corrompa se estiver sofrendo algum nível de deterioração Então vamos nos empenhar por restaurá-lo mas que de uma forma ou outra não entreguemos aquilo que é tão precioso tão importante a
Deus tão essencial a nossa relação com ele nosso amor por ele a esse lugar de corrupção que o senhor de fato possa adver o meu e o seu coração e não apenas nos instruir na doutrina mas por meio dela apresentar aquilo que ele espera de forma bem prática de cada um de nós