Ecce Homo 19 - A Arte

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Tatiane Maria
TV Escola - Série: Ecce Homo - Episódio 19: A Arte
Video Transcript:
o site on art a distribuição sinapse i hoje em dia a arte não se limita a esculturas e pinturas quando nos defrontamos com obras que não obedecem às regras a geral mente desconforto leonardo da vinci disse que a arte deve ser mais do que pintar a arte requer genialidade humana hoje vemos os artistas como criadores que usam sua obra para expressar a sua visão do mundo durante certos com o valor de uma obra era calculado com base no custo dos materiais e no tempo de criação hoje algumas pinturas são vendidas por dezenas de milhões de
dólares em um mundo no qual muita gente abandonou a religião o público em geral e os colecionadores tendem a elevar alguns artistas ao status de semideuses os museus substituirão os tempos no mundo moderno a idéia de que a arte pode ser um veículo para os valores espirituais não é nova de fato há quem acredite que a arte primitiva servia principalmente como intermediário entre deus eo homem o poder das imagens os seres humanos começaram a produzir arte bem cedo na história as esculturas mais antigas estatuetas de pedra o marfim tem mais de 30 mil anos de
idade mesmo nesses dias remotos nossos ancestrais desenhavam nas paredes de profundas cavernas as pinturas em cavernas que sobreviveram melhor são as que estão em partes mais profundas a temperatura ea umidade são constantes o ano inteiro é como se tivessem maravilhoso sistema de controle climático de museu a somos e os naturais a maioria das pinturas em cavernas mostra animais por muitos anos acreditava-se que fossem usadas para ensinar os rudimentos da caça e para fins religiosos na comunicação com os deuses mas ainda desconhecemos seu significado verdadeiro os pintores tentaram recriar o rebanho de divisões no outono quando
há um período em que se unem e fazem o que os especialistas chamam de já for dar na poeira eles rolam pela terra escutas é o ritual de infertilidade do visão é isso está reproduzido pelo artista e o tempo da quaresma o português o fim do vídeo no antigo egito arte tinha claramente um propósito religioso os egípcios acreditavam que os espíritos dos mortos poderiam viver eternamente na arte esta criança levou a produção de milhares de retratos durante quase quatro mil anos os artesãos não tentavam ser originais ou subversivos eles obedeciam às ordens do faraó dos
dignatários ricos neste período determinou a relação entre arte e dinheiro e existe até hoje os egípcios desenvolveram técnicas eficientes de retratar o corpo humano ela diz também vamos pensar na lógica das convenções egípcias mesmo que nos pareça os trans a única maneira de saber como é o nariz e vendo um de perth os egípcios sabiam disso representavam a cabeça humana de perfil com os olhos voltados para a frente queriam mostrar que a pessoa tinha belos e largos ombros que são representados de frente se estiver andando que será mostrada dando um passo e as pernas são
mostradas de lágrimas chuva só isso tudo muito lógico do ponto de vista egípcio requer exatidão mesmo que para nós parece engraçado novo ao contrário dos egípcios gregos tentavam mostrar o espaço em profundidade eles inventaram os canos as regras da matemática usadas para demonstrar movimentos e proporções ideais do corpo humano em meados do século 5 antes de cristo o escultor políticos criou o diabo - especialmente para ilustrar os cânones a liga e os gregos escolhiam belas garotas velo jovens os modelos eram sempre jovens os dia do - de políticos não é só no glorioso ele tem
ritmo logo depois os ombros os quadris joelhos e os pés e todos têm ritmo e planos contrastantes a ondulação um movimento conhecido como ciência dos planos mas se você ficar na frente do espelho e tentar reproduzir a posição exata de dia do - vai dar com a cara no chão porque a posição não é natural os gregos deram uma dose de intelecto a representação da beleza natural e pura no século 1º antes de cristo os romanos conquistaram a grécia mas segundo um antigo ditado uma grécia conquistada sempre conquista seu feroz conquistador todos os ricos de
roma queriam réplicas de estátuas gregas mas se a indústria da reprodução na idade média nossa herança greco-romana desapareceu com a disseminação do cristianismo por quase 600 anos os artistas criaram principalmente cenas da vida religiosa os concílios da igreja católica decretavam de que certas partes do corpo não deveriam ser mostradas na nossa senhora só é possível ver o rosto não vemos as orelhas ela está coberta como uma freira claro que os hábitos de freiras de livro deste estilo era a única forma de as pessoas da família sagrada serem mostrados uma contradição direta às representações gregas de
deuses que poderiam estar completamente no chão sempre negro os artesãos eram considerados meros servos de deus e trabalhavam na obscuridade eles conceberam um paraíso maravilhoso que ajudava a esquecer o sofrimento da vida na terra as catedrais medievais brilhavam com afrescos vitrais que ensinavam às massas analfabetas os episódios principais da vida de cristo e dos santos as obras de arte começaram a ser assinados por volta de 1300 de outro de bandoni foi um dos primeiros artistas a ficar famoso junto de outro foi um mestre da primeira renascença com sublime intuição e esbarrava nas leis na perspectiva
mas não as racionaliza vacina nem criavam as teorias chuva medição e racionalize são litel isle a perspectiva que ali antes de outro veja como missais eram ilustradas veja os afrescos em igrejas romanescas se deus fosse mostrar lhes deveria ser muito alto e nós os santos eram de estatura média e o povo era muito pequeno e xingam a hierarquia no desenho sem perspectiva espiritual ea shire de outro pintava são francisco recebendo os estigmas de cristo e por surpresa cristo e são francisco edição do mesmo tamanho surpresa pista está fácil a ação militar de outro viveu em
florença uma cidade estado governado por famílias ricas no século 14 os florentinos eram grandes colecionadores de obras antigas por toda a itália às pessoas que descobriram a genialidade da arte greco romana o artista e seu tempo leonardo da 20 grande mestre renascentista gênio técnico e científico sonhava retratar o invisível como muitos pintores e escultores da época a 20 acreditava que os artistas deveriam ter status de criadores a partir de então os artistas foram separados dos artesãos que eram considerados meros feitores um artista como rubis ganhava bem a burguesia rica e os nobres queriam obras assinadas
e pagavam aos artistas na proporção de sua fama e não fãs sabemos por exemplo que rubens tinha uma fábrica de pintura ele contratava ótimos trabalhadores um se especializava intuito era em tecido outro pintava frutas e flores eram todos especialistas roubem chegava e juntava as tudo michelangelo foi outro artista reconhecido em sua época profundamente místico ele acreditava que a beleza era o caminho pelo qual a humanidade poderia se comunicar com deus o teto da capela sistina revela seu talento de mestre no século 17 em diante as academias determinaram que trabalha e belas artes era intelectual as
convenções estéticas academias eram ditadas pelos maiores artistas do mundo com a crescente influência adversário o centro das artes passou da itália para a frança andas e eu diria que o lugar mais importante e onde ocorreu o desenvolvimento mais importante foi a frança a frança do século 17 em diante quando pensamos em idéias de estética e beleza ea forma como devem ser as obras esculturas acho que isso foi muito importante porque teve impacto no resto da europa e nas idéias artísticas ocidentais principalmente devido à ascensão de monarcas absolutistas reis quando falamos nos estilos de luís com
as suas e luís 15 ou 16 isso nos diz alguma coisa mas isso quem decide é o que era velho segundo as regras da academia cenas mostrando personagens históricos odontológicos estavam no topo da hierarquia depois vinham os retratos as cenas do cotidiano paisagens e naturezas mortas gêneros considerados menores apesar da popularidade no século 19 ea sobrevivência de um artista dependia de ele ser aceito no salão de paris e do armani ainda era desconhecido quando apresentou seu almoço na relva o salão de 1863 o tamanho da obra foi uma surpresa porque telas daquelas proporções costumavam ser
usadas para cenas históricas além do mais maneira misturado juntos no o retrato à paisagem e natureza morta o júri não gostou do novo estilo e rejeitou a obra mas não foi o único cuja obra foi considerada déficit de 3 mil obras foram rejeitadas confrontado com uma onda de protestos o imperador napoleão 3º ordenou que se fizesse uma exposição em separado o salão dos recusados na exposição a tela de maneira se tornou o primeiro sucesso escandaloso a história da arte dois anos depois o salão oficial aceitou outra tela de maneira a bela olympya causou outro escândalo
é melhorar piac olímpia uma modelo cujo nome era vitoriana ram está em uma cama por razão alguma sem justificativa o que foi campeã e fuck como naquela época é preciso haver uma razão uma história o público inventou uma história uma história sexual e sórdida e insalubre baseado em victor rio na ram que deveria ser uma prostituta de classe baixa em uma cama desfeita melhor maneira teve o infortúnio de inventar um estilo no qual a única justificativa era a própria obra sem histórias mensagem ou significado sons ele abriu uma porta depois cezanne começou a fazer pinturas
sem justificativas além da obra em si ea tendência seguiu até a arte moderna criando uma nova forma de integrar luz e movimento nas telas os impressionistas e seus sucessores revolucionaram a pintura van gogh genoa money o slogan fizeram mais do que retratar a realidade com exatidão a usar uma arte como um meio de expressar seu mundo interior aos poucos os artistas deixaram de lado as técnicas convencionais eles exploraram novos ângulos novas perspectivas em 1907 picasso pintou a primeira tela cubista as senhoritas de avião a classe comercial de medicina alguns amigos dele professores de medicina o
convidaram a visitar o hospital salazar onde as infelizes prostitutas morreu de sífilis e eram basicamente largadas por que nada podia ser feito por elas de melhor rost twic pessoas com sífilis terciária têm rostos terrivelmente de formar o nariz à fundaç deixa os olhos ficam saltaram june rooney juízes é aterrador palpite quando ele viu aquelas mulheres em tal estado deplorável descobriu a solução plástica para as tempestades de formações que faria nas duas mulheres de obras de um cada vez mais os artistas usavam a arte para criticar a sociedade questionar a ordem estabelecida esta obra do artista
dadaísta francis picabia expressa o medo de a mecanização transformar os seres humanos e robôs futebolistas italianos como umberto boccioni achavam que a única coisa a se fazer com a arte do passado é enterrá la uma das idéias era de que a arte era uma coisa morta estava em museus era feita para cemitérios ou achavam que os museus eram o cemitério da arte deveriam ser explodidos eliminados isso é estranho porque quando pensamos na itália pensamos na maior parte do mundo mas para os jovens artistas da virada do século era o passado morto pesando sobre o mundo
que se moderniza vá embora a arte abstrata se torna uma das mais importantes tendências ocidentais wassily kandinsky foi o precursor ele explorou cores formas e linhas mas grandes movimentos sociais modas e estilos de vida e guerras continuarão a inspirar artistas a famosa guerra única de picasso e ilustra os horrores da guerra civil espanhola embora os artistas critiquem a sociedade são os primeiros a questionar a si mesmos e seus propósitos eu diria que minha obra pictórica é uma grande catástrofe porque eu acho que todos os pintores modernos estão presas na grande decadência que caracteriza a nossa
era muito nova quando comparo o meu trabalho com o de rafael e leonardo claro que eu me sinto humilde nos anos 60 em the wall ties do como o papa do movimento da arte pop se interessou por objetos que simbolizavam a sociedade consumista americana o tek na gal talvez melhor do que qualquer pessoa ele possa ter encarnado a crise do homem moderno que se identificava com a máquina funcionava como máquinas gesta grande doença coletiva ameaça do materialismo ele desenvolveu uma imagem poderosa que integrava virtualmente todos os problemas da sociedade americana da época e uma fé
onde o órgão será importante por muito tempo mesmo que assim como maneira não tenha tido a idéia da contribuição feita por sua obra tudo isso aqui à porter a arte no mundo a aventura humana a história da arte também é uma história de trocas e aprendizado entre culturas diferentes por muitos anos o japão foi uma sociedade fechada mas em meados do século 19 abril os canais de comércio com outros países foi quando os artistas ocidentais descobriram as xilogravuras japonesas o povo ocidental não conhecia muito arte asiática mas desenvolveu um gosto por cerâmica azul e branca
e outros tipos enquanto os japoneses mandavam cerâmica para a europa em especial para parar e esperança a embrulhavam no que consideravam sapé o velho e comum no papel mas por acaso havia estampas maravilhosas de xilogravuras japonesas muitos artistas como eu ganhe e outros dos estados unidos como o whistler foram muito influenciados por esta arte ao ver o pastel os estampados se interessaram mais por ele do que pina sereno e sério as xilogravuras são feitas com o entalhe de uma imagem em madeira e sua impressão do papel os japoneses usavam um bloco em talhado para cada
cor do desenho a grande onda de venda legal é uma das impressões japonesas mais famosas do mundo é legal a contemplava o assunto no caso as ondas por um longo tempo mas como os impressionistas que ele não as desenhava como as vias para ele o importante era recriar a sensação de ameaça o efeito acentuado pela inclusão de pequenos barcos a arte não se desenvolveu da mesma forma no mundo todo as paisagens eram muito populares na china bem antes de surgirem na europa é a prova da veneração de chineses pela natureza o interesse nas formas de
arte tradicionais cresceu no último século cresce a demanda por cerâmicas chinesas esculturas budistas máscaras africanas e vasos maias mas o turismo é uma ameaça à criação artística o mercado turístico incentivar os artistas a usar técnicas de produção em massa parar de produzir arte para produzir mercadoria o covas de páscoa ou cranianos com menos erros por exemplo os mais finos são obras de arte a tradição remonta ao século 12 pelo menos decorar ovos não necessariamente para a páscoa piores os ovos são símbolo da fertilidade e são magnificamente decorados é preciso procurar muito para encontrar finas criações
individuais porque eles são feitos às centenas aos milhares existem em toda parte em décadas recentes artistas do mundo todo se voltaram às raízes tradicionais e aos elementos integrantes de sua cultura para trabalhar só alguns depois de treinar gwen ocidente voltaram para casa e redes cobriram a própria arte às vezes parecemos quase verão jackson pollock shiney otis off e com uma noção de natureza e paisagem árvores a água a vizinhas mesmo sendo uma versão abstrata pode ser uma obra extremamente bela história como resultado desta política são cruzada mundial as fronteiras que separam a arte do artesanato
desaparecer i lembro de quando fizemos a exposição os mágicos da terra e mostramos a obra de um artista africano que fazia caixões mas eram cartões desde um branco decorado de forma a lembrar a personalidade do finado era um era uma beleza verdadeiras obras de arte o pluricultural 'lista se tornou uma característica importante da arte moda devo uma das vocações da arte moderna é encontrar um caminho de volta uma essência que alguns chamam de arcaica é r traz semi religiosas ou preocupação as mágicas muitos artistas já modernos são fascinadas bokorensis de conceitos ocorra só tanto vencer
o santa inés jogada do conceito a necessidade de criação é universal geralmente é através da arte que descobrimos a riqueza de uma cultura o que é a arte na paisagem artística de hoje todos os estilos vivem juntos desde os anos 60 vemos obras bizarras em museus depois de formas e cores os criadores contemporâneos se interessaram por novos materiais metal plástico e lixo industrial laser ou vídeo transformaram esculturas em instalações o público em geral fica quase sempre desconcertado pela arte moderna o botafogo é um dos problemas do mundo de hoje referente à arte e aos artistas
é que é preciso um bom nível de educação para entender a arte porque é um desafio há muita arte que não é auto explicativa e precisa ser esclarecida a certos artistas do século 20 como o italiano já comete cujas status de pessoas são muito muito estranhos diz frange a todo tipo de significado oculto nessas obras e como você pode explicar las disse não entender de acordo desde que marcel do xavi conseguiu fazer seu famoso urinol ser aceito como obra de arte parece que tudo é possível como aladim e buscar nossa nem ar geral ou tão
sério e pomposo e fiquei feliz ao descobrir que poderia injetar humor nela eu aprendi muito quando descobrirem um morro foi uma libertação da líbia não é uma simples questão de rio mau humor negro que não é feito para ver o chorar que fala por si show é uma emoção nova que serve de coisas que não podemos analisar com palavras jack como sabem museus de arte moderna estão cheios de coisas surpreendentes porque seus moradores não têm critério que tem medo de recusar qualquer coisa ou seja artistas inteligentes enxadristas conditions perceberam que precisam de estratégia para fazer
sucesso na arte da estratégia precisam se tornar celebridade e depois no frio e promover essa celebridade os artistas devem ser estrategista se quiserem fazer sucesso o inep é a lição que aprendemos com de xampu e muitos críticos acham triste em sociedades industrializadas nos seus comerciantes de arte empresas e governos substituir um patrono os ricos e monarcas a classificação de um artista depende mais da crítica de comerciantes do que de reconhecimento público arc muitas vezes a arte foi dominada por jóias tudo e uma elite pequena exame de certa forma pode ainda ser assim a pseudo eis
alguém fez um estudo sobre os mais importantes comerciantes de arte hoje as atividades no mercado determina o valor da arte e alegam que poucos comerciantes das todos com galerias de nova york foram responsáveis pelo que ficou tido em como a arte mais importante da atualidade olha em nossa sociedade de consumo as pessoas especulam com obras de arte como no mercado de ações quando um artista morre o preço sobe o japão será que este ano quem decide qual é a melhor arte moderna e o dinheiro há quem ache isso lamentável no passado a arte era definida
como uma forma de beleza imaginada e concebida pelo homem na época o conceito de beleza obedecia a um claro o critério de estética isso isso é uma obra de arte ou não o público deve conseguir entender porque sua vez mais os artistas não ligam se a bela ou não taggart chan reinventa os seus critérios o juiz tinha certamente não existe mais um critério universal as autoridades estão desesperadas porque estão perdidos arte moderna é só para iniciantes devemos voltar às formas realistas o que é belo e eu que não é a arte moderna é geralmente desconcertante
ela nos compele assim como ao artista a questionar os limites o mistério da criação a criação artística é um processo misterioso e ninguém conseguiu esclarecer ainda pesquise aqui a isso é arte sigam o que faz disso arte do rádio é a arte quando uma pessoa representa algo espiritual metafísico não significativo e positivo dos sons felipe gonzález márquez um dos maiores artistas lutam para usar sua arte servindo a própria idéia de sagrado sec e o roto eles chegam a lugares sagrados nos lugares de adoração repito sejam crentes ou não não é uma questão de fé religiosa
mas de sentido do sagrado com creme eles entendem que hoje o que conserva vida do artista encontrar e seguir o caminho do significado hoje se não tem significado não tem nada atualmente os artistas podem desenhar e representar tudo em computadores obras espetaculares podem ser criadas no computador mais uma máquina pode criar uma obra de arte sozinho a área quando quando nós pensamos em artistas a forma de arte mais importante é a verdadeira expressão de algo seja no papel em qualquer material que contenha a mão do artista não literalmente mas a idéia de que o artista
fez isso a ideia da mão do artista se valorizou com o progresso da tecnologia ea introdução da robótica por exemplo em séculos recentes percebemos que a criação artística é mais do que habilidade e técnica museus expuseram obras feitas por pacientes de hospitais psiquiátricos e esses artistas não tiveram treinamento no mundo os aspectos importantes da criação nos últimos séculos é o reconhecimento de que artes não é um simples ofício klein se pode aprender claro que você precisa aprender mas o que distingue um artesão de um artista é um som e energia há a crença de que
algumas pessoas têm algo dentro delas que aflora e entulho do que fazem porque uma obra ganha o louvor máximo e entra para o rol das obras primas há quem ache que a genialidade de monalisa reside na atmosfera especial criada pela luz enevoado da pintura outros atribuem ao sorriso enigmático da personagem que há quem veja como o sucesso orquestrado por fabricantes de camisetas certamente é o retrato no magistral e não sabemos se é um retrato realista mas parece ter resumido a cemig ltda diz à renascença a a palavra enigmático é sempre desagradável a fé na genialidade
do artista transformou a forma como vemos a obra desses criadouros percebemos um artista uma pessoa capaz de representar seus ideais de perfeição e beleza mas o que é a perfeição jardim em razão da casa geração de artistas diz conseguir fiz a maior de todas as telas até chegarmos ao quadrado em fundo branco de malevitch que foi segundo alguns a máxima da história da arte progredimos muito desde então o ideal de arte é o passado ou o futuro é uma discussão intermináveis a minha estante versão sá sempre se diz que as obras de arte iniciam um
diálogo silencioso com os que apreciam é a capacidade de fazer emoções aflorarem e as torna grandes obras embora a criação não seja vital para a sobrevivência humana perseguimos esta atividade curiosa desde o início dos tempos graças à nossa imaginação os humanos são a única espécie animal capaz de produzir imagens a arte é útil para transmitir informação a denunciar injustiças ou nos dar uma nova visão do mundo sem dúvida os egípcios tinham razão em ter pinturas permitem a sobrevivência da raça humana a arte sempre nos possibilitou retratar muito da história e há razões para crer ea
aventura vai continuar os seres humanos sempre serão impelidos a expressar sua visão do mundo a versão brasileira ao jonílson
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