[Música] Olá boa noite sejam todos bem-vindos hoje a gente vai fazer uma live muito especial a gente vai ter um encontro muito especial que eu vou conversar com o professor Marcelo Andrade que para muitos de vocês eu sei que dispensa apresentações porque eu já estive lá no podcast Caravelas e ele tem feito um trabalho excepcional de levar pessoas com Ah que realmente tem algo de interessante dizer tá então volta e meia eu pego os cortes do podcast Caravela Sempre tem alguém interessante lá e não é por acaso que o canal dele tem crescido muito no
YouTube porque ele tem feito um trabalho sério um trabalho honesto um trabalho Educacional muito importante que agora além da sua plataforma de cursos né ah que muitos de vocês conhecem agora eh será Coroado aí com foi coroado com a publicação de dois livros extraordinários sobre os quais ele vai falar para vocês hoje que estão em pré-venda mas que não vão durar muito aí então você tem a última chance de acompanhar essa Live e entender porque você não pode deixar de levar para casa os dois livros sobre os quais nós vamos conversar então já vou trazê-lo
para cá Boa noite Marcelo muito obrigada viu por est aqui prazer te receber essas edições estão simplesmente lindíssimas viu Parabéns de quem é o Projeto editorial projeto gráfico queem que bolou eu s CPI da área da da da curadoria Escolha dos ttos eu não entendo nada de editoração aí eu foi lá que fez tá muito bonito então eu não essa parte deção eu não entendo nada eu achei muito legal não mas ficou muito bom a introdução que você escreveu para esse aqui tá excelente eu tenho algumas perguntas sobre ela aqui é uma uma introdução de
uma outra pessoa mas esse livro eu fiquei muito feliz assim eu não eu não sabia né quando você me fal F Ah eu vou publicar uns livros sobre revolução francesa eu tô meio meio off esse semestre não Tava acompanhando quando eu vi que era o livro do Daniel mnu eu fiquei muito feliz porque esse é um livro muito importante para qualquer professor de História Moderna filosofia moderna porque justamente ele ele compila todo toda aquela atividade intelectual anterior à Revolução Francesa Ah que não necessariamente é tão discutida da perspectiva que ele discute aqui né e é
um clássico Então parabéns aí por ter trazido em língua portuguesa esse clássico da história das ideias da História do Pensamento tá enf esse autor é importantíssimo mesmo muito né e e se não não sem sem professores como você né o público às vezes não consegue ter a medida e chegar a referência correta e daí vem a minha primeira pergunta né bom primeiro lugar pessoal o link para você adquirir o combo tá na descrição Tá mas o meu objetivo aqui é fazer com que o professor Marcelo nos Explique a importância desse livro eu vou começar com
a primeira né que é o seguinte a a estratégia você publica um combo aqui a gente tem os os intelectuais toda atividade intelectual a a principal os mais conhecidos e também alguns panfletos menos conhecidos Ah e aqui os fatos históricos né na Revolução sanguinária do Louis madlan a gente tem documentos reconstituição história os fatos o que que foi de fato a Revolução Francesa e na escola você é professor de história né Inclusive a tua no ensino básico você sabe como é a romantização da da Revolução Francesa Então eu queria que em primeiro lugar você falasse
assim desde quando você tem a ideia de trazer a tona um combo que permita a gente ter noção dessa revolução que talou o universo que vivemos como você diz né ah talvez assim não sei qual foi o seu objetivo ajudar os professores de história dar mais cultura geral para as pessoas simplesmente gente colocar em circulação um combo que ajude as pessoas a terem uma visão de conjunto fale por esses dois livros então a ideia da editora surgiu esse ano né eu nunca tinha lidado com eu sou escritor também né agora vou publicar o meu 10º
livro mas eu sou eu em relação a editoração escolha de capa eh contratar Tradutor eu não sei nada então a gente fez parceria com quem entende para então Eh lançar uma editora visando eh publicar livros aqui no Brasil inéditos ou que sejam esquecidos né a gente tem algum alb de alguns livros aqui que já foram publicados no no Brasil mas estão esquecidos né a gente tem que começar com algum Olha então a gente resolveu começar com Revolução Francesa porque ela realmente foi a principal revolução da história a meu ver aquela que o herc com salve
comparou com o dilúvio né O que o dilúvio fez no plano material revolução fez no plano moral e político então a gente ia começar com ela não tinha outra opção a não ser começar com a um estudo dessa revolução então isso aí ficou Claro tem que ser Revolução Francesa aí pronto tudo bem aí nós vamos lançar Quantos livros 1 do 3 CCO né Não dá para lançar muitos aí resolvemos Então acho que um par seria bom uhum um par de livros seria bom com abordagens Diferentes né Eh E então a gente optou Então pelo o
mornet que é o mais conhecido que é um clássico né esse livro todo mundo que estuda é o período deve ler quem não conhece deve deve ler e e porque ele é importantíssimo e depois escolhemos um que tratasse do processo revolucionário que é o madelan né então um tratar das ideias do que gerou a revolução que é o mornet e o outro vai tratar do processo revolucionário que é o madelan então achamos que era um casamento perfeito uma dupla muito boa né Uhum outos objetivos aí da da gente encher com essa coisa de ideias é
combater a visão marxista e Liberal também né o Adam Smith também defendia que a causa das coisas era a causa Econômica então quando professores dessas linhas liberais e marxistas ficam falando que tudo tem causa Econômica o cara virou esquina é causa Econômica fez guerra é causa econômica e justamente eh o monê combate essa visão né porque então ao ele ao ele mostrar como determinados autores volter montesquie de der Pous eh eh ele mostra como esses autores influenciaram o pensamento daquelas pessoas e for foram justamente as ideias que foram a principal causa da Revolução Francesa não
causa Econômica ele deixa muito claro is Então esse é um é um livro que faz o enfrentamento dessa visão equivocada aí marxista e Liberal né você você sabe que você me lembrou justamente assim até os mais alguns hermeneutas refinados sempre tiram da cartola a história do inverno da falta de grãos e as pessoas ficaram quer dizer a a agitação dos Jornalistas em Paris não teve nada a ver com aquilo é não teve nada é né é o que eles o as conversas que eles faziam nos Club nos cafés nos salões e tal não tinha importância
Só o frio a crise econômica e tal o você sabe melhor que eu porque você Estuda bastante luminista você sabe que o dalber e o de derr combinavam eh discussões ridículas nos cafés para mostrar o ponto de vista dele então um fazia um papel de católico com ideias ruins e e tava lá de propósito para perder e outro com ideias iluministas supostamente magníficas ganhava discussão e aí todo mundo via ó O Iluminista venceu a discussão era tudo uma uma farça encenação era uma encenação e também e também as cartas que eles escreviam né porque como
as cartas eram lidas eram não eram documentos privados eram documentos para rodar na mão era era praticamente a coluna de fofoca da época er as cartas né eles também disseminavam pelas suposta cartas supostamente privadas justamente essas ideias porque na carta você faz assim a figura da intimidade e da Sinceridade ninguém acha que você tá fazendo sendo ator numa carta né tanto que quando eu estudei o de derr que eu fiz eu traduzi a biografia do de esse esse aí eu conheço bem quando eu estudei o de derr eu eu Para eu pegar assim a principal
eu tinha que ler as cartas né porque ele é malandro assim mas nas cartas você encontra ali todo esse jogo de cena que ele fez no romance religiosa que também é um enorme jogo de cena cruel para enganar um cara bonzinho então assim esses jogos que você citou eram eram constantes né mesmo porque eles eles subvertem a ideia platônica de do impacto da arte né sobre a mentalidade eles entendem né o Platão ele critica a poesia porque vai deformar a alma aí que que eles fazem eles querem de eles querem realmente reformar a alma com
aquela literatura Iluminista né então esse o o fato do mornet eh colocar o acento nisso aí também eu acho que é um cuidado filosófico que os marxistas não tem como ter porque os marxistas eles viram as costas a metafísica e a relação e o e de que forma que a alma é o motor né das nossas ações né então acho que é é muito restrito e o Marx é O Herdeiro do Iluminismo né Kant Kant Iluminista e Marx Herdeiro do Iluminismo liberalismo por Kant e Marxismo do outro lado que bom que que o morn não
tá nenhum desse lado muito Marx né via mas Kant também né É então o russ tem muitas o engels comentava sobre o russon também desses daí o que eu acho pior não sei se vai concordar para mim o russon teve mais Ah para mim também com certeza teve mais impacto na História do Pensamento ele influenciou diretamente o robers Pier o Napoleão depois vai influenciar o Marx né claramente Muitas das coisas do Marx vem dele e e outros né até se repercute até hoje aí né e Russo com uma variação do mito do bom selvagem a
teoria da da vontade geral que deu Base pro totalitarismo né sim sim sentão ele para mim foi o pior desses autores aí esses outr é Pode falar não não não é eu você tá tá perfeito e assim o rousse eu não sei só só um parênteses né para para confirmar o que você tá dizendo a coisa mais imbecil de tudo que eu li do Rousseau aa mais chata é a nova Eloí mas mas a coisa mais mais imbecil que eu li do Rousseau foi um de um escrito de velice então quando o cara chega na
velice continua sendo idiota você tem a medida de quem ele é né e e é o do revido promer soliter ele diz assim ai nossa Ai que horror chegar à maturidade e perceber que já não podemos viver a vida com sabedoria foi a coisa mais imbil que eu li na minha vida só podia ter vindo Russo Como é que alguém que chega a sabedoria tudo que a pessoa consegue você vê que ele não chegou ele acha que ele chama como é que tudo que a pessoa consegue fazer é lamentar que ela não tem uma vida
para viver quer dizer ele não entende entendeu nada ele não entendeu nada professor e ele abandonou os filhos né quer dier e ainda escreve um livro de Pedagogia que é o Emílio acho que o livro mais chato que eu li na vida a nova Eloí é pior bante O o aquele tá louco era um tipo assim horroroso russon né E esses outros Eram todos como você gosta muito de usar eu já assisti suas aulas aí do iluminist eram panfletários era gente foi vivessem hoje no século XX XX eles seriam comunistas eh e estariam faziam agitações
nas redes sociais e tudo quant é lugar eles eram agitadores eles são os herdeiros do eles são eu vejo os iluministas né como a uma uma os herdeiros do do que o Sócrates significou em Atenas mas muito degradados porque o isócrates tinha a um refinamento tal ele era um sofista né é era era um retórico fino os iluministas são meio erista né da lamber eu não sei eu estudei muita enciclopédia né E se você ler hoje em dia eu tenho dificuldade quando eu era mais mais moço aguentava mais hoje em dia eu tenho muita dificuldade
de trabalhar com com o discurso de abertura da enciclopédia o discurso preliminar porque é uma contradição atrás da outra eu falo como é que uma matemático se contradiz eu falei ah porque ele ele ele sabe que isso é uma contradição ele tá fazendo propaganda descaradamente e é um nível de propaganda Marcelo que me lembra assim sei lá as matérias da Veja propagandística sabe que lembra da época da veja que cada hora tava de um lado e era aquele texto panfletário que você torcia saí tinta mas não saía substância nenhuma então me me lembra muito isso
né esse é o perfil deles é verdade é isso mesmo que se a gente for ver o que que essa turma toda pensava é de uma pobreza impressionante né ou eram deístas ou materialistas porque Aliás na prática dando na mesma uhum E aí então eles eram muito povo era só bom de agitação né é infelizmente também teve eles tiveram contato com a maçonaria maçonaria também ajudou bastante a disseminar as ideias né a partir de a Maçonaria se organizou bastante lá naquela época ajudou a disseminar bastante as ideias o o voltair acabou entrando no último ano
né No ano que ele morreu na maçonaria né nove vol só fazia o que era bom para ele volé o cara malandro né malandro e a mesma loja do Benjamim Fran né cara de pau criticava superstição e no final da vida era Dourado como um Semideus que as pessoas queriam Apenas Tocar na roupa dele eh o busto ele já em vida já tinha busto homenageando ele né as pessoas ficavam em volta lá do das estátuas dele lá quer dizer um tipo assim horroroso né e defendia de um lado a liberdade de expressão e de outro
atacava a igreja católico estudou com Jesuítas e ficou atacando Jesuítas quer dizer um fulando de muita muita má fé né impressionante e além disso O voltair ele é um um dos primeiros grandes assim desse período que que é tão próximo do qual nós somos herdeiros Ele é aquele típico promotor promotor de idolatria né então ele promovia um culto a imagem dele ele realmente promovia esse culto a própria imagem e tá aí promover culto a própria imagem é promover Então na verdade o que ele tinha ali era uma atitude eh eh pior assim do que seu
idólatra ele promovia o negócio né E aquela a estátua dele eh eh velho e e decrépito também até ali você percebe a que a vaidade do volter ficou incomodada né então você eu eu Para falar a verdade tenho tenho acho que assim D li de em termos de qualidade o a confusão do diderot na velice eu acho até interessante interessante pra gente ver a confusão a que o Iluminismo leva uma alma porque o de derot se percebe ali no sobrinho de ramot que é como se ele tivesse diante de um espelho sem querer confessar que
ele tem vergonha do que ele é mas confessando sem falar então eu acho que esse caráter problemático do sobrinho de Ram torna essa sátira brilhante Para se entender o homem rachado que é O Herdeiro do nominalismo entende então eu acho que se a gente aproveitar a literatura Iluminista desse ponto de vista Funciona porque é como você pegar assim a a expressão de uma de um lista na literatura é a pessoa confessando a desgraça que ela é você consegue estudar objetivamente entendeu o resultado de uma alma degradada desse ponto de vista eu ainda eu ainda estudo
os iluministas estudo assim mas você entende de outro ponto de vista agora não não pode dar não tem como você ah ter respeito intelectual entende do ponto de vista filosófico porque é muito pobre mesmo como você disse né os homens do século 1 que eles copiam tem consistência apesar de todos os problemas que eu menciono no meu curso iluminismo e Revolução Francesa eu pego toda a filosofia do século 1 que é a moldura dessa do 18 que tá no livro do mornet por isso deixa só falar antes de te fazer mais uma pergunta pessoal Vocês
que são meus alunos O Marcelo Andrade fez a gentileza de criar um um cupom de 30% de desconto para vocês levarem esse esse como para casa tá eu vou terminando essa Live eu vou enviar esse combo pro nosso grupo do telegram não comprem por esse link tem um especial para vocês porque todos vocês que assistiram ao curso iluminismo e Revolução Francesa precisam ler esse livro que é continuação direta daquele curso bom Outra coisa Marcelo que eu queria te perguntar assim você mostra na introdução ao livro do madlan Ah que você realmente tem é crítico diante
do pensamento moderno você se coloca Você tem uma postura claramente crítica eu queria que você desse as três razões principais pelas quais você é um crítico do pensamento moderno bom e nossa TR é complicado sei você tem 50 eu sei que você tem 50 mas as três mais fortes se você quiser com as três mais fortes colocar subitens fica à vontade quant a gente você você você é bem dessa área mas eu sou mais ligado à história e ao direito né mas quando você estuda filosofia a gente vê que depois de São Tomás ja Aquino
nós vemos só numa ladeira abaixo né nunca se criou nada de sólido e dessa daí eu tenho o meu o meu vilão preferido que é o ocan Ah mas temos comum porque o que a gente vê tudo ocan requentado o empirismo é um ocan requentado o Iluminismo tem mundo tem muito do ocan o engels comenta do né dizendo que eles Ina ele o e o e ooto urar o materialismo né então o próprio Eng se considera um herdeiro eh do do do ocam ismo né e dessa visão eh nominalista né então o que a gente
vê é uma ladeira abaixo além desse ramo Eu também gosto muito de estudar coisas ligadas à gnose principalmente à cabala e a gente vê muita influência da cabala em vários Pensador por exemplo Hegel né Hegel tem uma autora chamada alessander Magi que e comenta lá das influências esotéricas e do re que realmente é impressionante então ele Secou o pensamento de Hegel e colocou lá na causa que o Hegel tem fontes herméticas fontes da cabala da astrologia etc né como o Renascimento é que trouxe tudo isso pra Europa né Eh troux hermetismo astrologia alquimia cabala todo
esse esoterismo aí né todo esse esoterismo sujo aí eles e aí o 17 começa racionalizar né o 17 começa a racionalizar e tem um monte nome lá que não era Jacob John e o João influência na política lá da Inglaterra o comenos né que fez a reforma de ensino era ligado Nossa esse esse é um vilão para mim também não curto comer eu não curto comer estudei bastante esse desgraçado continua E aí então então nós vemos toda uma sorte de sujeiras eh que culminaram na nossa filosofia do Século XX e XX eu sou acho que
muito do nosso mundo aqui é eh Lógico é consequência do pensamento filosófico e consequência da ação né Principalmente da escola de Frankfurt né e seus ramificações e e pensadores correlatos como Foucault Foucault tem muito da do pensamento da turma da escola de frankf né mesmo os que eles chamam eh outros que tenam destacado no fundo é muito parecido o que eles o que eles defendiam então Quais os principais pontos você falou el o pensamento moderno é antimetafísico é um combate Aristóteles as quatro causas de Aristóteles principalmente a causa final eh então um ódio à metafísica
um ódio à religião católica não tenha Pensador eh depois de uma data até hoje que não tem um profundo ódio eh da Igreja Católica né Então olha então o primeiro ponto é ódio da Igreja Católica ódio da metafísica e um desejo inconsciente ou inconsciente de destruir eh a civilização eh Cristã então Eh nós vemos é um trabalho de destruição que Tod filósofos fizeram e que os iluministas eh tem muita culpa né muita e muita culpa Ou seja é um quadro de rebelião em múltiplos aspectos rebelião contra inteligência rebelião contra harmonia rebelião contra contra veja contra
o criador né de maneira muito contra beleza né contra belza contra beleza contra beleza uma rebelião certo que Platão compreendeu eles ficam a filosofia moderna fica lutando e contra essa Tríade magnífica né que os gregos compreenderam e que foi muito bem desenvolvida na Idade Média né sim então não tem outra forma de eu pensar todo esse essa história da filosofia pós eh São Tomás eh no intuito de combater né Eh de combater o Iluminismo combater ocan combater pensamento do século XIX heg e Marx principalmente que os que eu estudei mais eh combater escola de Frankfurt
etc então a história eu vejo a história da filosofia como um campo a ser combatido né é engraçado você falar isso porque na prática né a gente observa que o os modernos né deam paraa frente voltam para Protágoras eles regridem então é uma antifilosofia né então não é que você combate a filosofia você combate a antifilosofia porque o São Tomás foi quem resolveu todos os problemas foi quem finalmente produziu a síntese entre o que tem de mais importante em Platão metafísica platônica e aristotélica você tem ali alguns problemas que acho que só São Tomás resolve
depois de São Tomás ja Aquino em termos de metafísica não tem nada que foi me parece tá porque é tudo muito mitigado você tem reducionismos ah em graus distintos né você tem autores mais ou menos reducionistas os empiristas produzem um reducionismo absurdo os racionalistas produzem um reducionismo aparentemente um de início menos pior mas também é um reducionismo pesado Então e e eu e eu não sei se você já leu um livro do Peter prft que chama the platonic tradition é maravilhoso um livro de 100 páginas Marcelo é lindo ele ele ele faz o seguinte ele
fala a grande ideia platônica que é a metafísica aí ele fala dos principais das principais contribuições o capítulo de São Tomás é maravilhoso Porque ele é o grande né metaf o maior metafísico que existiu né E aí depois ele começa a falar e e assim e a revolta contra o que ele chama de tradução platônica para falar da tradição metafísica eh que ele começa de ocan e e e coloca no meio até o tipo de degradação expressa pelo pelo terrorismo islâmico porque porque ele diz né el Isso é isso é algo que a gente tem
estudos né de fato a teologia a teologia voluntarista ela entra no Islã no século 9 né E aqui no ocidente ela ela começa a vingar no 14 com Lutero ela se espalha mas no Islamismo veio antes né E você vê o que F Que fim levou acabou com a civilização né É exatamente né e esse é um ponto grave a Revolução Francesa tem vários pontos graves né Um deles é o terror porque o terror foi foi foi usado como medida política né Uhum é terror por uso político Os Comunistas se aproveitaram dessa metodologia então não
tenha assim uma uma revolução sangue comunista que não tenha lá um um viés lá do terror jacobino do robespierre né robespierre que foi usou esse terror como arma política né e Os Comunistas Acabaram dando uma escala nunca antes imaginado na história da humanidade né então e você diga não pode falar não é isso que eu queria saber quais são os Paralelos que você acha que os professores de história deveriam estabelecer entre a Revolução Francesa e os desdobramentos da Revolução Russa porque a Revolução Russa tem um caráter burocrático de início e depois o terror vai se
instalando né os golpes de estado os golpes de estado des desses regimes totalitários eh tinha um caráter uma aparência burocrática né no terror do Robes pier era bom até até tinha essa tentativa de racionalização mas eu eu tenho impressão posso est errada se me corrige que no caso do do comunismo eles levaram assim no nazismo sobretudo eles levaram a a requintes de cudade essa racionalização do método que é pura brutalidade eu acho que como é que você acha que os professores deveriam explicar esse paralelo assim qual qual qual a maneira correta de apresentar isso então
eu acho que deveria começar com Renascimento na realidade que o renascimento toda aquela revolta introduziu vírus do igualitarismo em certos Campos né então por exemplo com Lutero introduziu o visto do igol taris na na na religião né então livre livre exame da Bíblia subjetivismo eh e tal uma fragmentação que religião antropocêntrica né antropocêntrica Então sai do campo teocêntrico pro campo antropocêntrico começa o vírus do igualitarismo tanto é que gente ligado a Lutero defendia igualitarismo como Thomas mun mesmo outro radical lá renascentis Campanela também s s na Inglaterra os levelers também defendi igualitarismo sim eu ia
eu estudei bastante a Revolução Inglesa uma das minhas próximas perguntas é o paralelo depois com a Revolução dos calvinistas dos puritanos né na verdade inglês então eu começaria com o estudo na realidade nascimento do protestantismo vios com determinadas ideias eh já causar foram causas né Lógico a a coisa vai sendo requentado também da Revolução Francesa inclusive o autor acho que é o dolson comenta né ele dá o nome de iluminismo segunda revolução protestante muito bom bom segunda revolução protestante Eu achei muito bem pensado que teve aquele primeiro surto de ódio contra a igreja que gerou
de efeitos negativos guerra guerra dos Camponeses na na Alemanha mais de quase 300.000 mortes guerra a a guerra dos 30 anos que também é um efeito disso milhões de mortos uma das Guerras mais sanguinolentas da história eh e e e ele dá o nome de segunda revolução protestante então não tem como eh pensar a Revolução Francesa se não estudar o renascimento e o protestantismo aí dá da Revolução Francesa ela avançou em teses subjetivistas de ódio à tradição isso é é importante ódio a tradição católica vai falar os renas gostava da tradição uma tradição ligada a
mstm gisto eh a tradição eh da gnóstica e tal que tu a prisca né que eles falavam eh prisca teologia ou prisca filosofia prisca teologia né tudo quanto mais antigo era melhor mas era uma revolta contra a tradição católica e os iluministas Revolução Francesa tinha um profundo ódio contra as tradições também né então eles reforçaram esse ódio contra as tradições reforçaram o igualitarismo a aí avançaram no igualitarismo político aí não mais teria uma classe de Nobres que seriam os responsáveis para para conduzir o povo né politicamente então introduziram aí o vírus na política introduzir conta
tradição reforçar o que o que o que vale à vontade do Estado quem manda no estado aí disso vai nascer o positivismo jurídico no século X que já tava bem é robado é exatamente que já tava germinado lá atrás sim contratualismo eh é o exagero do contratualismo então a a a revolução francesa ela Preparou a c o terror né que nós já comentamos Preparou a cama para para uma nova revolução para dar um passo a mais no processo de ódio eh contra a civilização católica Então se já se tinha feito o igualitarismo no plano religioso
eh o igualitarismo no plano político teria que vi o igualitarismo no plano material e reforçar os princípios né força do Estado o terror que a Revolução introduziu né E nó E aí a Revolução Francesa tinha também os Os Comunistas lá tin o babf o Eber que defend sim então toda essa eles eles eles defendiam o igualitarismo econômico lá que depois não passou lá a o o processo não avançou Mas então tudo isso gerou então a revolução rússa filho da Revolução Francesa e filha do liberalismo liberalismo não é oposto ao Marxismo liberalismo é pai do Marxismo
essa que é verdade mas mas Marcelo você não vê que o nominal eu vejo a a o liberalismo tem um tratado do Guilherme de ocan chamado que é o que eu uso para para falar sobre a a o gme a origem assim doutrinal do liberalismo que é o brev loio sobre o Principado tirânico esse livrinho do oan que é um livrinho celebrado pelas universidades uau oan ou paida é um livrinho que é muito estudado no Brasil tá porque até é difícil a gente achar ocan bem traduzidos eu eu me viro entendeu para dar minhas aulas
porque o meu curso de moderna vai de ocan a Kant o anual de moderna né E esse curso que eu F que é o Iluminismo em Revolução Francesa ele vai da Navalha de ocan a lâmina da guilhotina né porque justamente para mim para mim o negócio é esse entendeu a gente midade né é a mesma unidade né então é é é uma grande síntese desse meu curso anual de de história da moderna Mas é bem map palatável né agora você não acha que eu quando eu vejo o liberalismo para mim o liberalismo é extração direta
é a teoria política do nominalismo também eu vejo ali o mesmo o lock o lock para para mim é o filósofo mais chato de todos os tempos ele não tem originalidade nenhuma ele pega as teses políticas do oan e coloca numa roupagem mais aristocrática mas era Adorado pelos iluministas o voltair disse que ele foi o maior filósofo da história Imagina é claro Voltaire entendeu ele qual o único filósofo que o voltair conseguiu entender o cara entendia lebn não não entendia leibes foi um gênio gosto ou não eu sei que tem componente dignos tem problemas mas
le foi um gênio é assim o a a maneira como ele chega ao cálculo a maneira as as contribuições científicas do a a estrutura Da Lógica proposicional tem coisas ali muito interessantes né agora é um homem que você digamos assim você admira quando você lê Fala puxa ele tava tentando agora l não L meu Deus do céu você dorme aí eu falei o maior filóso todos volter é um cara que é um cara mais plá que eu já li na minha vida acho que o vol entendeu né porque ele não entendia nadaa V ler as
cartas inl as cartas filosóficas lá do volter as da Inglaterra cartas da Inglaterra é talvez há muito tempo atrás quando não lembro mais nada viu eu lii o o mais referência que que eu me lembro é o Cândido é que é a que a sátira do libes mas nas foi foi lendo as cartas da Inglaterra Marcelo que eu percebi que o voltair não Lia nada ele ia paraos salões na Inglaterra tomar chazinho aí ele ficou ouvia de orelhada ali os aristocratas conversando e depois depois depois escreveu o livro dele entendeu e eu peguei isso porque
eu tava estudando tinha que tive que estudar esses Ingleses todos chatos né eu falei meu vter nem leu esses caras que cara picareta Mas voltando ali ao ponto que eu queria eu queria que você explorasse um pouco mais pro pessoal a a relação entre os levelers diggers Hunters né todos aqueles radicais da do período da Guerra Civil inglesa e a Revolução Francesa porque eu descobri na minha pesquisa que o William Pet que era um cara daqueles círculos fo foi celebrado na enciclopédia porque ele foi um cara que pensou em planejamento Urbano com base em estatística
mas na verdade é porque era daquele círculo ah daquele círculo puritano entendeu eu comecei a perceber que realmente tem uma continuidade direta até na questão de promover os nomes que eram de lá mas eu queria que você falasse um pouco pro pessoal também dessa relação entre as então eu não sou um grande estudioso da da história da da Inglaterra desse período que eu tenho uma certa antipatia mas tudo bem é qual que a visão que eu tenho o o Infelizmente o pensamento lá na Inglaterra se corrompeu cedo né ocan era da Inglaterra né o duns
Scot lá do norte mais paraa frente vai ter Adam Smith rilme horroroso não rilme pelo amor de Deus péssimo só só parentes sa sabe como que eu falo paraos meus alunos quando eu vou estudar hilme eles são seminar eu falo ó todo mundo agora põe a camisa de força e começa marra manga porque a gente vai ter que ir até o final com esse negócio Aquilo é loucura né Marcelo a filosofia do rilme é loucura lal loucura total então quando o o o humanismo né o renascimento chegou lá na Inglaterra a Inglaterra já estava já
com uma longa decadência filosófica todo quando vem um pensamento ruim ele só pega se o ambiente tá decadente senão não Pega sim n não tem jeito não a coisa não é não tem um céu a sul e de repente aparece uma tempestade não tempestade pressupõe nuvem cinzentas e carregadas né senão não dá então o ambiente lá da Inglaterra já estava com essas nuvens carregadas né Eh contaminado aí por toda a sorte de pensamento então lá foi um terreno fértil eh pro protestantismo mas a gente tem que pegar lá uma figura que já citei mas que
é pouco divulgada que é o John de né que era ligada a Rosa Cruz e teve muita influência na corte da elizabe influência dela diz que na hora da morte ela ela como é que era a história Ela pediu ela queria viver para sempre né E ela pediu fez o último esforço pro John de para tentar fazer ela viver para sempre no leito de Mor eu não de mais os detalhes mas teve isso ela Vita acompanhou ela até a morte e não sei se ele prometeu para ela a vida eterna na terra ou ela queou
na magia não sei qual dos dois ai ai fica então não que ao contrário do que às vezes é divulgado na Inglaterra que é associado muito ao pensamento empírico ao racionalismo não lá teve muita eh influência da gnos do exoterismo que teve como marco John D mas depois não só ele o é outro autor que você estuda muito que é o Francis Bacon também era ligado a essa ele racionaliza a alquimia o para mim o Francis Bacon racionalizou a alquimia a ideia de tecnologia parte da racionalização da alquimia que é o conceito de magia natural
mas isso mesmo Ross que é o entusiasta dos modernos admite qualquer qualquer estudioso assim qualquer estudioso honesto seja entusiasta ou não dos modernos quem vai fundo a Aids o o Ross eles eles falam ó tá eles estão querendo racionalizar mas o que eles racionalizam é esse negócio aqui escuro entendeu então não dá para você eles admitem e o Paulo Ross é muito criticado pelos marxistas porque ele diz que até as tabela que o bacon chama de filosofia experimental são distração retórica então ele faz um Sama do Doido ali para falar do método experimental né então
sim e ele foi discípulo do John de mas volta aí essa figura que ia ser uma figura importantíssima então e então é é porque na a na corrente do pensamento a gente vê claramente essa linha mais gnóstica ou essa linha racionalista o autor pode ter os dois ao mesmo tempo ou só um se cruzando e andando na história e lá na Inglaterra essas duas linhas eh acabaram andando né D dessa linha mais o newton por exemplo fez um grande trabalho na física mas ele era ligado à alquimia obsessão Com calcular o fim do mundo obsessão
com Apocalipse né milenarista né eu baconiano milenarista da academia de ciênci da Inglaterra era ligado essas pessoas eh então então então o ambiente lá da da Inglaterra eh com um veio Esotérico um veio gnóstico e um veio racionalista quando esses dois juntam dá curto circuito né E aí provocou eh essas revoluções eh inglesas né Ou pelo menos ajudou eh a provocar e ajudou também a fomentar grupos radicais porque toda vez que você joga essas ideias no meio sempre vai ter alguém mais radical para defender um ponto de vista mais para frente aí que nasceram por
exemplo os quakers né os quakers eles os tremedor es Ah o espírito santo eles tinham que dançar freneticamente pro o espírito santo baixar neles fizeram colonização da da pennsylvania né o pessoal acha o pessoal acha que essa coisa do essa coisa do Neo dos neopentecostais saíram do zero o pessoal não tem noção dos pais deles lá atrás que já eram bem Pirados né porque o o protestantismo ele foi o Lutero melhor né ele foi uma junção do pensamento dioca com o misticismo alemão principalmente com é com e justamente então ele então o protestantismo tem esses
dois veios ele tem o veio mais racionalista e tem o veio mais Esotérico então em determinados locais ou momentos vai vai prevalecer um veio mais racionalista em outro local ou em outro tempo foi é o veio mais Eh mais do misticismo Alemão então anab as neopentecostais os quakers é dessa linha mais esotérica pessoal lá que é mais focado no sol escritura Verê origem da palavra se vem do grego do aramaico e tal que não tem essa visão neopentecostal mais da linha nominalista então nós vemos que o o o protestantismo também trilha desses dois caminhos né
então eh a a o ambiente na na Inglaterra já tava completamente é turvado ali naquele século X propício para vi as revoluções inglesas porque o pensamento teológico pensamento político é que vão gerar efeitos na política e não o contrário como é como for As pessoas dizem né Eh determinadas pensamentos é que vão criar eh modelos políticos né É essa a tese que nós defendemos e por isso que eu publiquei o livro do monê porque justamente isso que ele tá falando com outras palavras e lá na Inglaterra ISO misturando John de depois outro Místico um monte
de gente doida lá com uma linha esotérica É lógico que que o que que vai dar uma revira volta né então Claro aí mata o rei aí depois fazem uma Monarquia Constitucional que é a primeira na história daquela forma e que lógico influenciou a a revolução francesa inclusive gente na da da durante os trabalhos né da do processo revolucionário estava defendendo o modelo inglês sim mon É mesmo mas todo todos os fisiocratas todos né Marcelo defendiam o modelo inglês né turg eu tenho uma certa desconfiança que muitos eram republicanos de armário eles eram crítico republicanos
e não podiam eh eh falar ó sou Republicano porque senão fica uma uma coisa muito muito pesada muita contra medo de perseguição medo de perder espaço eu tenho não não consegui provar nada é só uma suspeita minha e muito que esses daí que defendiam Monarquia Constitucional no fundo eram cripto republicanos né bom mas ess é outra história então então essas ideias eh da porque a na verdade a revolução as revoluções inglesas anteciparam em 100 anos a Revolução Francesa né Essa que é verdade só não teve um impacto Mundial tão grande porque não não era a
França né a França que era o grande centro Israel maior potência econômica do mundo mas o grande centro irradiador de cultura do mundo então uma revolução tem um alcance Mundial como foi a de 1789 Só podia ser na França né não tinha outro país para para causar Eh esses efeitos assim como se a gente for imaginar uma revolução Mundial vai ter que vir dos Estados Unidos porque é maior mundo o centro irradiador da cultura e tal ex né então é lógico que tinha que ser eh a França né e é impressionante como essas ideias na
época não tinha internet telef como as ideias circulavam rápido né era impressionante porque olha sai da Itália depois já chega rápido na Alemanha depois já vai para a Inglaterra da Inglaterra volta pro continente com com uma coisa meio requentada e vai um caso clássico de da Inglaterra pro continente foi o Pombal né o Pombal sim incrível Diplomata lá na Inglaterra volta para p foi iniciado loja sônica na Inglaterra já volta para Portugal com Espírito Iluminista persegue os Jesuítas que era o único eram os únicos que faziam frente eh aos iluministas se não tivesse os Jesuítas
não tinha e se eles não tivessem eh eh perseguido tirados Jesuítas de Campo não tinha Revolução Francesa Jesuítas era a última muralha da cristandade Uhum Então eh o processo contra os Jesuítas começa em Portugal passa para Espanha depois França depois Exausta Até que a ordem é suspensa pelo papo eh então nós vemos que é tudo um plano né aí aí já tá na cara que é um plano né Eh e como as ideias circulam rápidas como a execução do plano avança É impressionante como aquele século 18 eh a Maçonaria e os que trabalharam Aliados com
ela já conseguiam fazer uma rede eh bem ágil né com executando né um plano né impressionante você você já chegou a a tomar conhecimento do office of address do herli que é o o herli ele é um ele é justamente essa figura ele era ele tinha um escritório da correspondên ele era uma central da distribuição das ideias e das cartas né então ele era tipo o central da informação Ou seja a central estratégica né e o hertle ele foi fundamental paraa articulação realmente de todos os grupos divergentes Porque se o que tem no protestante ismo
mais é briga então ali no office of address como eles eram todos como é que eles se se articularam eles eram todos baconian né então eles tinham esse ponto em comum que tinham os igualitarista e os baconian se entendiam e o hertle foi um grande um grande promotor daquelas ideias para pro continente também então isso que você tá falando é como as ideias circulavam tal quando a gente começa a estudar a a parte concreta você vê que tem havia essas figuras essas pessoas né que eram as grandes referências que iam passando essas informações e formando
as pessoas e e e facilitando o acesso daqueles que divulgavam as ideias nos círculos inclusive em em termos de participação de negócios ah eh todo tipo de negócio que os Estados Unidos era colônia então vários tinham tinham ações em Empreendimentos né então quando a gente começa a estudar concretamente a gente vê que é isso mesmo assim isso tudo que você tá descrevendo tem as pessoas que realmente trabalhavam agora eu queria fazer duas perguntas articuladas para você primeiro a gente o Padre Paulo Ricardo tem um curso que eu acho muito bom assim muito legal mesmo que
ele que é do Lutero sobre Lutero é um curso antigo e Ele defende ao longo do curso que o Lutero foi o primeiro ideólogo né fal o Lutero é o primeiro ideólogo e eu fal bom se ele é o primeiro ideólogo ele é uma espécie de pai das religiões civis o que pode parecer um paradoxo mas a gente acaba eu eu vou derivar essa conclusão desse dessa tese essa tese me obriga a dizer que ele acaba sendo um pai das religiões civis né E aí você tá você fez a articulação entre a Reforma protest você
falou aha Revolução Francesa é uma segunda reforma protestante né Ah e a gente vive na era das religiões civis Então eu queria que você amarrasse tudo isso porque com esses livros aqui qual a impressão que eu tenho que com esse combo que a caravela está publicando você dá a oportunidade das pessoas entenderem um pouco melhor onde é que elas estão onde é que elas caíram é assim as que estão no mar a né tá quem tá dentro da arca fica de sosl olhando segurando ali dentro Mas quem tá ali nos destroços entendeu pelo menos a
pessoa consegue entender uma mar remoto em que ela tá envolvida Então eu queria que você articulasse esses pontos Você concorda com o Padre Paulo Ricardo que o Lutero tenha sido o primeiro ideólogo e você concorda com a minha a conclusão A partir dessa tese que ele pode ser visto como uma espécie de pai das religiões civis Ou pelo menos promotor do tipo de sentimento atrelado à religiões civis que marcam nossa época e você acha realmente que a gente ainda eh que a nosso laço principal com a Revolução Francesa é essa essa clima de religiões civis
que eu pelo menos eu vejo por toda parte pode ser loucura minha não sei então interessante quanto do ideólogo eu tendo a não concordar mas aí é outra outra história agora quando essa daí do do Lutero tá tá ligado a religião civil É bem interessante por quê eh porque o Lutero ele quis ele era ele não ele não era pelo contrário ele foi um dos criadores do nacionalismo alemão né Uhum impacto na cultura alemão e na e no que a gente chamaria nacionalismo termo não poderia ser aplicado naquela época mas o embrião do nacionalismo alemão
tá no Lério quem reconhece isso é até William Scherer que escreveu ascensão e queda do Terceiro Reich uhum nós temos três figuras eh na lá naquela época de Lutero um pouco antes pouco depois que são os a tríplice figura odiosa que eh que deu Base pro absolutismo foi o próprio Lutero Maquiavel e Calvino então então o o o Lutero então o Lutero Ao atacar a a igreja de a a Igreja Católica era a instituição do Topo ele vai eh eh primeiro numa fase indireta depois numa fase direta Claro ele vai dar força para o segundo
que tá na na na pirâmide né que é os noves Vai dar vai dar força pois ele vai apoiar Os Príncipes contra os Camponeses então de fato ele na na prática ele ele ele ele sustentou né que os príncipes que deveriam ter o poder ele sustentou o Estado Absolutista ele sustentou o embrião do totalitarismo né então nós vemos isso claramente Ora se a religião eh não não responde mais a Roma né no caso Eh quem tá de fora sempre vai ter a a a referência é Roma Portugal Espanha Alemanha vai ter a referência que não
é da sua nação Dando uma uma ideia de universalidade paraa igreja católica ela é uma das notas justamente ser Universal a partir do momento que o Lutero favorece O Poder do príncipe e favorece uma uma religião eh Cristã nacional eh não sem excluir do próprio indivíduo as interpretações particulares o próximo passo Óbvio seria a religião civil Claro porque é o estado que tá mandando então no fundo o estado vai tolerar aquela religião enquanto foi interessante para ele ou vai criar uma nova ou vai persegui-lo vai fazer uma mistura dos dois né aí o próximo passo
vai ser com russon né que é o grande aí teórico o mentor aí realmente da própria religião civil e aí chega nos Estados Unidos Estados Unidos é a religião civil né A primeira nação formalmente quase uma religião civil é os Estados Unidos né então sim acho verdadeiro Essa visão que o Lutero ehia O pai aí da religião e civil né Eu acho que tem toda a lógica fazer seguir esse raciocínio Sim certo é uma impressão que eu tenho né porque o o Lutero eu vejo ele muito como ele teve um papel independentemente do que ele
buscasse o Lutero eu tenho que trabalhar no não tem como falar de filosofia moderna sem falar de Lutero né e eu sempre todo ano eu releio alguma coisa né Eh e não não tem como não perceber o Lutero foi um agente político fundamental na se ele queria isso ou não é outra história mas ele foi concretamente as ações dele modificaram a o equilíbrio político da Europa tudo bem que a coisa já tava estremecida mas ele foi lá e martelou entendeu foi lá e jogou tudo pro se você ti Você já leu conversas à mesa do
Lutero ah nossa esse livro é estranho né é muito pesado né só trechos é eu achei meio ele tem a gente tem ele em português achei meio pesado esse livrinho não é me bastante não é meia totalmente me faz um pouco mal eu tenho eu tenho um problema Marcelo muito grave que é eu tenho um amor muito grande pela excelência né E aí Eu começo quando eu começo a perceber que um autor extraído autor o que eu poderia para compreender alguma coisa E aí começa a vir xorume xorume xorume eu por isso que Marx e
e Hegel eu sou fraca dos dois porque desde o início que eu tentei ler é só xorume s via xorume ali então eu não tive a disciplina necessária que felizmente você teve para poder falar dele deles paraas pessoas né de compreendê-los ainda mesmo sentindo cheiro né Muito chorume aí eu fico eu vou deixando e Lutero aconteceu isso né Mas eu tento eu me eu me esforço tá eu me esforço eu eu eu preciso conhecê-lo melhor mas cada vez que eu mesa em chofre puro Já vou avisando é é então mas cada vez que eu conheço
um pouco mais de Lutero eu me impressiono ainda mais negativamente porque eu vejo ele como ag gente político e eu falo meu Deus do céu quantas pessoas ah o admiram por estar enganadas e como os professores de história falam falam erroneamente do que foi a reforma na escola né paraas crianças enfim bom eu que eu tenho uma última pergunta se você me permitir Deixa eu ver se eu tenho eu tenho tempo ainda tenho mais 10 minutos com você tá eu quero eu quero saber o que você é quero su avaliar ação de Kant porque aqui
o mornet vai falar dos intelectuais da Revolução Francesa que geraram aquele caldo para depois a guilhotina corre solta mas o Kant foi o cara que antes do terror se instaurar ele saiu foi correndo até a Estação quebrou a rotininha dele para aplaudir a revolução porque ele tinha o quadrinho do russon na parede né e o Kant ele ele é uma figura Central aí na História do Pensamento moderno e depois quando vem o terror ele Ai puxa vida nossa que coisa como se não fosse como se não fosse uma consequência da própria revolução a terror né
então eu queria que você fizesse avaliação de Kant porque ele é uma figura controversa né os ele é uma referência PR os liberais né então eu estudei Kant na faculdade sobre o ângulo do direito né Porque sim eh o o direito tem eh Pelo menos eu interpreto el como o direito moderno com três eh Pilares né e Kant Hegel e e e depois o aí só só da área do direito né o Kelsen né ah não conhecido Também conhecido mas é mais conhecido para quem vai estudar só direito Então essa TR aí Kant Hegel e
Kelsen né que são os pais essa Tríplice aí que foi o pais do do direito moderno do positivismo e tal então quando eu olhei que naquela época tava estudando na faculdade já defendia São Tomás e o direito natural então eu sempre vi o cant como opositor como aquele das aquele que ajudou a corromper o direito aquele que tinha uma um um um uns textos complicados aí um amigo meu interpretou como sendo complicado de propósito né acho bem interessante essa interpretação porque eh Às vezes você v Ah o autor é muito difícil entender Às vezes as
pessoas escrevem para não para não ser entendido mesmo como se tivesse que ter uma necessária uma chave hermética para decifrar é uma técnica que o Hegel utilizou né muito e outros essa essas chaves herméticas aí elas são são feitas de propósito então o cant eu sempre olhei com com um autor a ser combatido uhum depois eu li as críticas do Padre Leonel Franca com ele sobre ele que eu achei esplêndidas o o Padre Leonel Franca demoliu o cant reduziu ele a pó é impressionante a capacidade do Padre Leonel Franco Cine balde também atacou bastante o
tem uma bons ataques contra ele então quando eu vejo o Kant eh para mim é aquele autor que é para ser combatido mesmo Uhum E você acha que ele é a expressão eu tenho eu vejo ele como expressão da modernidade mas sobretudo do Iluminismo porque ele também tem aquele textinho dele o que é iluminismo é um panfletinho panfletinho é fantasiado de de filosófico entendeu os textos filosóficos tá tá tá bom são filosófico é uma filosofia ruim mas a ainda há ali né mas o que é iluminismo é um panfleto praticamente dizendo ah eh não não
com você é você é autossuficiente se você for racional vai firme e não Peça ajuda e não Estenda a mão para Deus porque isso não é importante a impressão que eu tenho é essa entende Você acha que ele dá pra gente ver ele como um ícone do do que foi a revolução francesa sim e não eh primeiro porque eh ele é um autor embora do erro muito mais profundo que os outros n der estudou com o Wolf né o Wolf lies né não tinha como então um aor muito mais profundo Então e o você vê
o volter se a intitulava o filósofo e tal Barro fica muito diferente tem até alguns estudiosos agora me fugi o nome de quem que coloca o cant a parte daa turna por causa do impacto difer que ele teria causado e Pelo modo como ele aborda as coisas diferente desses outros iluministas né então em parte sim parte não né Depende aí do ângulo que a gente Olhe né ângulo da profundidade do que ele acrescentou do impacto que ele gerou no mundo do direito ele tá tá meio por fora agora se você for ver aqu ele próprio
né relacionado com essa turma apoiou se dizia lá O Iluminista indiretamente e tal então ele fazia parte da corrente iluminista aí depende muito do ângulo Mas ele também Você não acha que ele também ele também exprime bem o o nominalismo típico da Ah bom agora você tá falando na coisa filosófica Ach o ele tem um traço gnóstico né Por exemplo de não compreender a realidade Então você o homem só compreende os fenômenos né daí que ele vai influenciar tudo turma da fenomenologia né Eh então aí você só compreende os fenômenos você não consegue compreender a
realidade em si mesmo Olha isso é o que a gnose sempre defendeu que tem um mundo oculto que a gente não tem acesso e que a gente só consegue compreender a aparência só mudou a frase só mudou em vez de usar uma palavra a ele usou uma palavra B né então eu vejo nessa base aí do pensamento do do Kant eh o que agnos sempre defendeu a mil séculos atrás de ter essa dualidade uma realidade oculta que ele deu um nome diferente que os gnósticos deram ou menos e o e a realidade aparente que ele
deu o nome de fenômenos né então claramente é gnose quem estuda gnose fala ass homem aqui tá defendendo a tese clássica da gnose né Marcelo sabe o que eu achei engraçado é uma das questões de prova que eu já fiz para meus alunos foi justamente o seguinte eh Explique como ah o gnosticismo se manifesta em três filósofos eu acho que na época eu pedi o descart e o Espinoza eu não lembro Se eu pedir o cant mas agora que você me falou eu tenho que começar a pedir o cant nessa minha perguntinha de último bimestre
vi é o cante lá que vai encaixar bem viu vai encai vai perfeitamente como é que eu olha só que o cant é tanta coisa para falar né Eh mas essa eu gostei eu gostei bom Marcelo queria te agradecer muito né agradecer também por você agora ter esse trabalho de editor né porque você tem uma vasta erudição você é é importante seu trabalho de curadoria para que as pessoas tenham acesso a a cons ampliar as perspectivas a respeito dos assuntos mais importantes tá aqui Pessoal esse é o combo tá eh quantos não tem muito né
tá vendendo rápido esse negócio né quantos comos a gente tem aind daqui a pouco acaba tá acabando rápido tá pessoal mas a gente não tá falando isso para naqueles negócios de ai marketing de de de emergencial Não não é isso mesmo é porque é é o seguinte isso aqui você fez tiragem limitada como é que é o fizemos tiragem limitada tiragem limitada nós vamos reavaliar para tentar eh trazer mais mas por enquanto é o que tem é esse né Tá então é isso pessoal porque é complicado é um projeto editorial muito bem feito muito legal
assim a a a letra eu achei legal o tamanho da fonte né e amo esse esse do mornet é um livro que todo mundo algum dia na vida vai ter que ler tá ele é muito importante vocês que gostam dos meus vídeos vão adorar porque isso aqui é um é um é um livro de história das ideias né história das ideias é o campo que eu mais adoro é é é o que mais me influenciou e vocês gostam do tipo de vídeo que eu faço isso aqui é 500.000 vezes melhor tá Fiquem tranquilos mas aqui
vocês vão gostar desse estilo porque ele tem uma capacidade ah de articular os cenários Concretos e espirituais diante de vocês tá isso que os historiadores das ideias fazem Então são muito legais o como tá na descrição queria recomendar muito também a plataforma de cursos do professor Marcelo Andrade até o João aigen João aigen que é colunista da esmeril eu adoro o João sou muito fã dele acho ele é fantástico ele é um dos professores da plataforma mas os cursos do do professor Marcelo Andrade de história podem ajudar você professor de história a se tornar um
professor melhor tá o trabalho que ele faz é um trabalho de formação de professores também não é só pro público em geral um trabalho de formação de professores né Marcelo eu acho assim professor de história meio deficiente Claro mas poem aproveitar né é eu agradeço aí muito seu convite e dou Parabéns aí pelo seu conteúdo também aquelas suas aulas que você fez iluminismo inclusive uma pessoa te entrevistando é meio chará né Marcelo né Você fez uma uma uma uma uma conversa assim mais ou menos como nós estamos tendo agora gostei muito do conteúdo que você
fala sobre Iluminismo você está de parabéns também gostei muito do conteúdo do Francis Bacon que você comentou muito bem do nova Atlântida é impressionante aquele aquele trabalho dele esse é um trabalho que todo mundo deveria ler do Francis Bacon é muita coisa da modernidade tá lá impressionante ó ele é o ele é o autor do projeto moderno ele é o arquiteto do projeto moderno agora Marcelo eu vou traduzir um dos textos do bacon que nunca foram traduzidos pro português ah que é um texto que ele mistura já tem aquele sabor milenarista que a gente vai
ver na na na na revolta dos Protestantes lá dos dos dos puritanos todos tem aquele sabor e tem o projeto moderno desenhado que é um dos primeiros que ele escreveu antes da Insta Magna antes do novo órgano e a gente só tem esse texto em latim e aí eu eu quando eu estudei o Frances bacon no mestrado eu eu eu tava boa no latim então eu li ele em latim e ficou né que esse latim científico Graças a Deus eu não esqueci né mas você sabe que o meu maior aproveitamento de ter estudado o latim
por causa de um autor que escreve nesse latim do 17 foi que hoje eu acompanho o São Tomás na suma e quando e quando a gente vê o São Tomás no latim Às vez muito mais claro porque a tradução da Loyola tem uns eh eu adoro porque por causa do aparato crítico e por causa texto Latino mas o São Tomás em latim ele é de uma clareza tão Impecável que eu não me sinto culpada por não gostar de heger heidger quero que seid gosto de filósofo Claro mesmo não gosto de filósofo obscuro acho que o
cara que tem caridade com o próximo vai tentar ser o mais claro possível e o Santa aí é um exemplo disso né enfim mas aí eu vou traduzir esse esse escrito ele deve sair ano que vem tá é é um trabalho que eu vou fazer nessas férias e aí eu vou até te te mandar quando sair porque na tem obrigado arura do projeto moderno mas é isso pessoal sigam por você que ainda não segue o professor Marcelo Andrade siga tá eu coloquei a a página dele porque você vai ver tudo que ele faz ali além
de canal do YouTube rede Instagram eh siga ali nas redes que vocês sempre vão encontrar conteúdo bom gente interessante e formação tá é um educador aqui que nós temos é isso muito obrigada então todos que ficaram Obrigado a todos Obrigado aqui até agora tá bom boa noite obrigada de novo Marcelo n