Assim é a vida na Islândia: o país mais estranho do mundo?

5.07M views2915 WordsCopy TextShare
Lifeder Portuguese
Curiosidades da Islândia e fatos sobre sua história, geografia, paisagens, cultura, tradições, costu...
Video Transcript:
Islândia é um dos países mais belos que você pode  visitar. Se você tiver o privilégio de fazê-lo, com certeza irá te deixar com a boca aberta, e  se já foi, tenho certeza de que você concorda. Trata-se de uma terra de vulcões: é  possível que você se lembre da erupção do Eyjafjallajökull em 2010, e também a mais recente  do Fagradalsfjall.
Desculpe-me pela pronúncia, mas como você verá as palavras islandesas são  realmente difíceis de pronunciar. Na verdade, neste vídeo vamos ensinar as mais comuns. Islândia é também um país de formações e  geografia tão estranhas à vista que é um dos principais países escolhidos pelos diretores  de Hollywood para filmar suas produções.
Você se lembra dessa cena de Prometheus?  Sim, é na Islândia. Essa de "A Vida Secreta de Walter Mitty" também é na Islândia.
Essa de  "Game of Thrones". Ou essa de "Interstellar". Fique comigo para conhecer essas  100 curiosidades sobre a Islândia; você conhecerá aspectos desse país que não  podem ser vistos em nenhum outro lugar do mundo.
Antes de começar, peço que você  dê um "like", isso realmente me dá muita motivação para continuar fazendo  vídeos como este. Vamos começar! 1-Devido à sua localização próxima ao Círculo  Polar Ártico, a Islândia é um ótimo lugar para observar as belas auroras boreais; geralmente elas  começam a partir do meio ou final de setembro.
2-Durante todo o verão na Islândia, as noites  são claras e brancas, como em um conto de fadas. Ou seja, você pode se levantar à meia-noite  e, se houver lua visível, poderá observá-la em um dia que parece algo mágico e estranho.  Isso é conhecido como o sol da meia-noite.
3-Durante o inverno, há a noite polar e o  sol está escondido durante 24 horas do dia. 4-Os islandeses celebram a Natal com  muito entusiasmo. Eles geralmente se vestem com roupas com estampas natalinas,  como casacos com renas ou Papai Noel, e é uma época caracterizada  pela alegria e felicidade.
5-Esta é uma imagem da  Islândia no auge do inverno. 6-O primeiro nome do país foi  Snæland ("terra de neve"), cunhado pelo navegador viking Naddoddr, um  dos primeiros habitantes das Ilhas Faroé. 7-A capital da Islândia é Reykjavik,  a capital mais setentrional do mundo.
8-É conhecida como a terra do gelo e do fogo, pois 11% de sua superfície é coberta  por glaciares e 30% por campos de lava. 9-A Islândia é a segunda maior ilha  da Europa, depois da Grã-Bretanha. 10-Estas são as casas tradicionais da Islândia.
11-Na Islândia, os pais não podem chamar  seus filhos como bem entenderem. Eles devem escolher de uma lista autorizada  de cerca de 2. 500 nomes por gênero.
12-Os sobrenomes na Islândia são formados  pelo primeiro nome do pai ou mãe, com o sufixo "son" (filho) ou "dottir" (filha). 13-"Olá" em islandês é pronunciado "Halo", "obrigado" é "takk", "sim" é "já",  "não" é "nei" e "adeus" é "bless". 14-Os nomes masculinos mais comuns na Islândia  são Jón, Sigurður e Guðmundur; enquanto para as mulheres os mais populares  são Guðrún, Anna e Kristín.
15-Os islandeses são uma das  pessoas mais altas do mundo; os homens medem em média 1,81  metros. E as mulheres 1,68 metros. 16-Na Islândia, você pode visitar o Grande Geysir, um dos mais impressionantes do mundo, capaz de  jogar água fervendo até 80 metros de altura.
17-É um país muito pequeno e com menos de 400 mil habitantes. Tem mais ovelhas do  que habitantes! Há 600.
000 ovelhas. 18-O custo de vida na Islândia é alto. Uma  refeição em um restaurante barato custa cerca de 20 dólares, uma coca-cola cerca de 3 dólares,  uma cerveja importada mais de 7 dólares, e um apartamento de uma quarto aproximadamente  1500 dólares mensais, dependendo da área.
19-Os elfos, huldufólk ou "pessoas escondidas"  fazem parte da história islandesa desde que os vikings chegaram pela primeira vez à ilha. A  maioria dos islandeses não acredita nos elfos, mas uma grande parte da população não  está disposta a negar sua existência. 20-Existem quatro feriados islandeses que  são considerados como tendo uma conexão especial com os elfos: Véspera de Ano Novo, Décima Terceira Noite (6 de janeiro), Noite  de Solstício de Verão e Noite de Natal.
21-Na noite de Ano-novo, os islandeses acendem velas para orientar os elfos em sua  jornada em busca de novos lugares. 22-Islândia é um lugar maravilhoso  para ver baleias, podem ser vistas ao redor da ilha e nas fiordes do  norte há uma população permanente. 23-O salário médio na Islândia é cerca de 3600  dólares por mês, um dos mais altos do mundo.
24-Um prato típico islandês é o hákarl, tubarão  fermentado. Ele é feito a partir de carne de tubarão-peregrino, enterrada com pedras por meses  e secada. O produto final tem um cheiro de amônia.
25-Há cem anos, todas as bebidas alcoólicas  foram proibidas, mas logo em seguida todas elas foram legalizadas exceto a cerveja. A  cerveja foi legalizada em 1 de março de 1989. Diz-se que devido a este contraste, as mulheres  e os homens da Islândia são fortes bebedores.
26-As águas termais mais famosas da Islândia  são as da Blue Lagoon ou Laguna Azul, um balneário geotérmico localizado  no sudoeste perto do aeroporto. As águas estão em uma temperatura média entre  37–39 °C e são ricas em silício e enxofre. 27-Islândia é um dos lugares  onde vivem os puffins, aves marinhas de bico colorido.
Mas  não só os admiram, eles os comem. Até mesmo o coração fresco é consumido cru  como parte de uma refeição tradicional. 28-Na ilha arquipélago de Vestman é onde está a  maior colônia do mundo de puffins do Atlântico.
29-Islândia tem sua própria raça de cavalo,  o cavalo islandês, de pequeno tamanho. 30-No Parque Nacional de Thingvellir  está a fenda Silfra, um dos dois lugares na Terra onde é possível observar a  divisão entre duas das maiores placas tectônicas. Lá as placas tectônicas da  América do Norte e Eurásia se separam.
31-O Parque Nacional de Thingvellir também tem  importância histórica, pois foi lá que no ano 930 depois de Cristo foi fundado o Alþingi ou  parlamento islandês, um dos primeiros do mundo. 32-O sufixo "foss" em islandês significa  cachoeira e certamente que há cachoeiras muito curiosas na Islândia. Como  Hraunfossar, a cachoeira de lava, onde a água cai diretamente do  interior do campo de lava sólida.
33-Dettifoss é uma cachoeira com 45  metros de altura e 100 metros de largura, com uma vazão de 400 metros cúbicos por segundo.  Como a Islândia é considerada um país europeu, esta cachoeira é a de maior vazão na Europa. 34-Reynisfjara é conhecida como a praia  negra dos trolls, devido às suas grandes formações de basalto.
De acordo com  a tradição, as três grandes colunas de pedra que emergem do mar seriam trolls  petrificados ao serem expostos à luz do sol. 35-Entre os youtubers mais  seguidos na Islândia está Kaleo, a banda de Blues Rock islandesa e a  fotógrafa de autorretratos Sorelle Amore. 36-Hafthor Julius Bjornsson, um  dos homens mais fortes do mundo, com mais de dois metros, é islandês. 
É possível que você se lembre dele interpretando o personagem "The  Mountain" na série Game of Thrones. 37-Anita Briem, Ágústa Eva Erlendsdóttir e  Hera Hilmar são atrizes islandesas famosas. 38-Islândia é o primeiro país  do mundo a proibir legalmente o pagamento diferencial entre homens e mulheres.
39-Você quer ir à Islândia e economizar? Entre  os viajantes é comum fazer carona e os islandeses estão acostumados a levá-los. Mas tenha cuidado,  se você estiver em um local isolado pode andar horas e horas e não encontrar um carro ou ter  azar e os poucos que passarem não pararem.
40-Os islandeses são pessoas muito  trabalhadoras. Islândia é o país da Europa com a maior quantidade de horas trabalhadas,  com uma semana de trabalho média de 43,5 horas. 41-As islandesas venceram três  vezes o concurso Miss Mundo, então também têm o maior número  de mulheres bonitas por habitante.
42-A variação do vento na Islândia  é tão grande que existem mais de 100 palavras para falar sobre o vento em seu idioma. 43-De acordo com a mitologia islandesa, Grýla  é uma gigante que tem a habilidade de detectar crianças mal comportadas durante o ano e no Natal  vem das montanhas para buscá-las e comê-las. 44-De acordo com a tradição islandesa, é melhor  ter recebido roupa nova antes da véspera de Natal, caso contrário, o feroz Gato de Yule que vagueia  pelos campos cobertos de neve vai te devorar.
45-Islândia é um dos países  com maior longevidade no mundo, com 83 anos para as mulheres e 80 para os homens. 46-Neste país, há cerca de 48% de mulheres e  52% de homens, com uma idade média de 38,4 anos. 47-A água da Islândia é uma das mais puras  do mundo, portanto, não requer tratamento.
48-Todos os islandeses falam  inglês além do islandês e também aprendem dinamarquês, embora falem pouco. 49-Um estudo genético da população da  Islândia indica que a maioria dos homens que se estabeleceram no país era de origem nórdica,  enquanto a maioria das mulheres vinha da Irlanda. 50-A Islândia tem superfícies tão geladas que  não existem condições para a sobrevivência de formigas, então esse país é o único em que  não existem formigas em seu território.
51-Islândia é uma ilha localizada na  linha divisória oceânica do Atlântico entre América e Europa. Por isso, ela  tem uma grande atividade vulcânica, com cerca de 130 vulcões,  dos quais 30 estão ativos. 52-Tecnicamente, a partir  do ponto de vista geológico, metade da Islândia é americana  e a outra metade é europeia.
53-Embora tenha apenas 120  jogadores profissionais de futebol, a Islândia conseguiu eliminar a  Inglaterra na Eurocopa de 2016. 54-Islandia é o único país da  OTAN que não possui exército. 55-A palavra "edredon" vem de "eider", uma ave de Islândia cujas penas  eram usadas para preencher edredons.
56-As estradas na Islândia são curiosas.  A única em ótimas condições é a Estrada 1, ou Ring Road, que circunda a ilha. Quanto maior  o número da estrada, pior é a sua condição.
57-Junto à lagoa glacial de Jökulsárlón,  está a Praia dos Diamantes. Você verá um espetáculo único, com pedaços de  gelo flutuando no rio e no mar, bem como grandes pedaços de  gelo como diamantes na costa. 58-É um dos países do mundo onde  mais livros são lidos por pessoa e quase todos os seus habitantes  tocam algum instrumento musical.
59-A Hallgrímskirkja ou igreja de Hallgrímur, é uma igreja luterana localizada em  Reykjavik, capital da Islândia. Sua fachada é inspirada nas fluxos de lava da ilha.  Com 74,5 metros é o edifício mais alto do país.
60-Apenas 23% do território da Islândia  possui vegetação, e 14% está coberto de gelo. 61-Alguns rios da Islândia fluem  indiferentes ao frio e isso é porque suas águas chegam a 50 graus celsius. 62-Se você visitar a Islândia, você deve  fazer caminhadas pelo Sólheimajökull, um glaciar no sul da Islândia, entre os  vulcões Katla e Eyjafjallajökull.
Você caminhará por lava solidificada  cercada por gelo branco intenso. 63-Uma grande atração turística na Islândia  é visitar as cavernas de gelo dos glaciares e admirar as variações de luz e cor do  gelo, desde o branco até o azul-turquesa. 64-Como é lógico, com tantos jorros termal,  na Islândia há usinas de energia geotérmica que utilizam os vapores do interior  da terra para gerar eletricidade.
65-Esse é um dos países melhor conectado na  internet, por toda a ilha você tem sinal de wifi. 66-Júlio Verne se inspirou no  vulcão islandês de Snæfellsjökull, na península de Snaefellsnes, para  sua obra "Viagem ao centro da Terra". 67-Na Islândia, é comum praticar a  "soneca nórdica" para bebês, ou seja, os pais deixam os bebês em carrinhos  estacionados na porta de lojas, cafés ou restaurantes para dormir  enquanto eles fazem compras ou almoçam.
68-A flor nacional da Islândia é o  Drada de oito pétalos ou Holtasoley, uma arbusto com flores com 8 pétalos  brancos e numerosos estames amarelos. 69-O animal nacional da Islândia  é a Águia-de-cauda-branca. 70-O "svig" é uma comida tradicional da Islândia,  consiste de uma cabeça de ovelha cortada ao meio, cujo pelo e cérebro são retirados e é  cozida.
Às vezes, é curada em ácido láctico. 71-O doce preferido na Islândia é o sorvete, especialmente o "Bragoarefur", uma  mistura de sorvete com doces em opções a escolher, como caramelo triturado,  biscoitos, bala de borracha, frutas. 72-Em Skógafoss, uma cascata localizada no rio  Skógá, há a lenda de que o primeiro colonizador viking da área enterrou um tesouro em uma  caverna atrás da cascata.
Se você o vir, ao pegar a alça do baú, ele desaparece. 73. Nas praias de Ytri Tunga, no sul da  Península de Snaesfellnes, e Hvitanes, nos fiordes ocidentais, você pode ver focas.
74. Na vizinhança de Tálknafjördur,  nos Fiordes Ocidentais, estão as fontes termais naturais de Pollurinn.  Você pode aproveitá-los gratuitamente, pois são mantidos pelos moradores  da cidade sem exigir nada em troca.
75. Nas margens do fiorde Skutulsfjörður, na cidade  de Isafjordur, fica o Westfjords Heritage Museum, com exposição permanente em uma  das casas mais antigas da cidade. 76.
A escultura mais famosa da Islândia está em sua capital, Reykjavik, e é chamada de Sun  Voyager, projetada por Jón Gunnar Árnason para comemorar o bicentenário da cidade. É uma  escultura de aço que lembra um navio viking. 77.
A rua mais longa da Islândia, e  uma das mais antigas, é Laugavegur, no centro de Reykjavik. Tem 2 km de extensão  e seu nome significa "rua das águas", já que antigamente era o caminho para ir  até as fontes termais para lavar roupa. 78.
Na Islândia surgem periodicamente  novas cachoeiras, devido ao derretimento das geleiras. Até 2007, a cascata Glymur com  197 metros de altura era a mais alta do país, mas nesse ano surgiu outra,  a Morsárfoss, com 228 metros. 79.
Em Reykjavik fica o Museu Perlan de História  Natural, que possui uma impressionante cúpula de vidro. Eles até recriaram uma caverna de geleira  dentro, com sons, gelo e 15 graus abaixo de zero. 80.
Os islandeses adoram praticar  esportes como futebol, basquete, vôlei e hipismo, mas o esporte nacional  da Islândia é, na verdade, o handebol. 81. Existem apenas 7 espécies de mamíferos  terrestres vivendo na natureza na Islândia: raposa ártica, rena, vison, rato do campo,  rato doméstico, rato marrom e rato preto.
82. Na Islândia não há trens nem metrô, as pessoas viajam de carro, a pé  ou na linha de ônibus da capital. 83.
Um dos pratos típicos da Islândia é  o Kútmagar, uma espécie de pudim feito de estômago de bacalhau recheado com  seu fígado. parece delicioso, certo? 84.
O licor emblemático da Islândia é o Brennivín,  um conhaque às vezes chamado de Svarti daudi, que significa Peste Negra. É feito de purê de batata  fermentado, aromatizado com sementes de alcaravia. 85.
Na Islândia é ilegal manter cobras, lagartos  e tartarugas como animais de estimação, e cães só podem ser mantidos com permissão  especial. Com gatos não há problemas. 86.
Parece estranho, mas na Islândia  o boxe foi proibido até 2002, pois foi considerado incitar a violência. 87. O pico mais alto da Islândia é o  Hvannadalshnjúkur com 2109 metros, localizado a nordeste do vulcão Öræfajökull. 
O maior desafio é aprender o nome. 88. Na Islândia não há mosquitos, o único que  existe está guardado no Instituto Islandês de História Natural e foi capturado por Gisli Mar  Gialson na década de 1980 no cockpit de um avião.
89. Os islandeses têm o maior número de  ganhadores do Prêmio Nobel per capita no mundo. Não porque tenham muitos prêmios  Nobel, só há um, Halldór Kiljan Laxness, Prêmio Nobel de Literatura em 1955,  mas seus habitantes são poucos.
90. A falésia do Cabo Látrabjarg, que  alberga milhões de aves marinhas, é a maior falésia de aves da Europa. 91.
Embora a Islândia não tenha nada de tropical, a Universidade de Agricultura da  Islândia mantém uma pequena plantação de bananas. Eles produzem bananas a cada  18 meses devido ao peculiar ciclo de luz. 92.
Vatnajökull é a maior geleira da  Europa em volume e a segunda em área, cobrindo 8% da massa terrestre da Islândia. 93. As crianças islandesas colocam o sapato na  janela do quarto todas as noites durante 13 dias antes do Natal.
Isso ocorre porque  eles são visitados pelos 13 Yule Lads, cada um dos quais deixa um pequeno presente. 94. É um dos poucos países que possui  um banco de informações genéticas de todos os seus habitantes.
Bem como  um enorme banco de dados genealógico. 95. O Harpa Concert Hall é a sala de conferências  e concertos de Reykjavik e sua fachada é composta por muitas peças de vidro de diferentes tamanhos  e formas que refletem tanto o céu quanto o mar.
96. A Islândia tem três parques nacionais,  incluindo o maior da Europa, o Parque Nacional Vatnajökull. Depois, há o Parque Nacional  Snæfellsjökull e o Parque Nacional Thingvellir.
97. A Islândia tem uma alta taxa de automóveis  per capita, com 1,5 veículos para cada habitante. 98.
Na Islândia é comum redirecionar estradas  ou alterar projetos de construção para não afetar áreas rochosas onde acredita-se  que existam casas de elfos ou igrejas. 99. O museu local de Ísafjördur é o  edifício mais antigo da Islândia, datado de 1734.
Na Islândia, as casas antigas têm  o ano em que foram construídas nas suas fachadas. 100. Os islandeses adoram Pilsur (cachorro-quente  islandês), em Reykjavik existe uma barraca de rua famosa porque Bill Clinton comentou que  eram os melhores cachorros-quentes do mundo.
Acabamos com essas curiosidades da Islândia. Se  você conhece mais alguma por ter visitado o país, deixe nos comentários. E se você gostou do vídeo, dê um like e compartilhe com sua família e amigos. 
Espero encontrá-lo aqui novamente. Até logo.
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com