santos voltam hoje nós é tomando genes não queria isso vai fazer pergunta participar para fazer uma coisa mais dinâmico apesar de que na semana passada teve um só perguntas um só tempo mas o agente percebeu que todo mundo já avançando querendo saber coisas do capítulo mundo capítulo 2 adão e eva para lá no capítulo 3 mudança se o zuza 100 pra sair o conteúdo nós nem começamos o capítulo primeiro e hoje a gente começa o capítulo 11 degeners separei aqui acho que seria bom a gente lê todo o capítulo o trecho todo que a gente
vai ficar um bom tempo neste capítulo 11 e hoje eu trouxe pra a promessa a grande promessa que é o texto em hebraico narrado por um locutor é claro que muitos vão entender o que está sendo dito né mas o importante aqui é a sonoridade texto poesia a gente ouviu o som a rima das palavras ver como que isso tem uma cadência como que foi feito para ser cantado mesmo a sinagoga e qualquer experiência do som muito boa porque era muito diferente da experiência de ler o texto em português e hebraico é o texto original
ele tem um sabor uma rima um ritmo no uso de palavras técnicas avançadas de combinação de som que na poesia chamado dia a aliteração a pronúncia o som tem muito valor e por se tratar de um texto que é também um texto poético a gente precisa ter contato com essas outras dimensões do texto e vamos já entrar também algumas coisas de conteúdo uma coisa precisa chamar a atenção o bruxo out que nesse livro degeneres apesar de a essência do comentário deles é fraca a abordagem dele literária do livro the genius é forte nisso é forte
ea gente precisa saber valorizar o ponto forte da obra do autor e aqui ele faz a primeira proposta que seja dividido assim do capítulo 1 versículos ao capítulo 2 versículo 3 é uma unidade e é importante dizer isso que nós já falamos não tinha capítulo não tinha versículo não tem separação entre as palavras não têm vidro não tem ponto isso tudo é coisa moderna que foi colocada no século 17 um depois da invenção da imprensa isso não a de modo que essa divisão do final do capítulo no início do 2 não foi uma divisão bem
feito essa divisão não foi feliz porque não foi feliz porque no capítulo dois versículos 1 a 3 é que finaliza no sétimo dia então na sequência da criação 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º e ficou de fora foi colocado no capítulo dores não foi uma divisão adequada do livro de gênesis não é a divisão dos judeus fazem eles dividem porções e se essa porção avança muito mais ultrapassa o capítulo 5 a porção bexiga então é realmente tem que fazer esse ajuste aqui mas na proposta do áudio com uma proposta bem interessante porque pega a
própria lógica da divisão em dias nós temos capítulo ver se com um até capítulo 2 versículo 3 ele propõe o seguinte nunca no versículo 1 do capítulo tem uma declaração sumário da criação resumo no princípio deus criou os céus ea terra resumiu tudo que vem em em seguida é um detalhamento dessa magna declaração espiritual nós vamos da importância dela aí no versículo 2 mostra o estado em que a terra se encontrava no primeiro momento da criação que elas em forma e vazia amorfa e vazia ela ganha contornos ela ganha forma e ela é preenchida depois
da sua criação é muito importante a gente acompanhar essa lógica a ele propõe do versículo 3 ao 31 na sequência das criações criação pela palavra de deus diz que a coisa se crie as coisas surge da palavra de deus outro elemento muito importante pra gente é não há uma criação feita pelas mãos de deus deus não usa mãos não usa corpo até porque ele não tem né não nessa tradição hebraica deus é imaterial ele é puramente espiritual ele só usa a palavra ele diz que as coisas se fala em casa e se um dos nomes
de deus na literatura hebraica aquele que diz em um mundo se faz é um dos nomes de deus aquele que diz que o mundo se faz basta ele dizer que as coisas acontecem depois nós temos no versículo um do capítulo 2 uma declaração interessante que diz assim ó assim pois foram acabados os céus ea terra e todos reservas uma declaração de finalização criou finalizou fechou e daí diante a criação segue o seu curso de aperfeiçoamento muito interessantes também e por fim nos versículos 2 a 3 do capítulo 2 é o sétimo dia o shabat ou
o sábado muito interessante também isso porque a gente já vê o viés religioso do texto é o texto pretende comunicar uma fé pretende comunicar uma experiência religiosa tanto que ele articula a criação terminando com o chamado olha que interessante isso ou seja o povo hebreu já tinha experiência de observar o sábado já tinha experiência religiosa do sábado o que a experiência religiosa do sábado sexta-feira num determinado horário depende muito das condições astronômicas mas nós vamos fazer uma aproximação mais ou menos entre 17 e 18 horas variando de um local para outro começa o shabat porque
o dia começa no anoitecer quando surge a primeira estrela ou se for visível a lua quando começa a surgir bati na sexta feira no sexto dia de sábado vai até o sábado 17 e 18 horas não é como a gente que o dia começa à meia noite termina à meia-noite não é assim que eles contam então a gente já começa a detectar que havia uma prática religiosa uma experiência religiosa do povo abril em a partir dessa experiência religiosa o povo hebreu através dos seus escritores os seus autores inspirados espiritualmente inspirados ou diríamos nós espíritas através
dos seus médiuns relatam a criança colocando um shabat é muito curioso é muito curioso que a gente percebe o viés religioso da poesia a poesia quer dizer o seguinte o deus que nós acreditamos o deus que nos orienta o deus que nos instruir é o autor do cosmos é o criador de tudo é uma declaração importantíssimo numa sociedade da época que acreditava que cultuava vários deuses um deus criador de cada coisa separada então eu tinha um deus da água um deus do céu um deus do a um deus da nuvem um deus do relâmpago um
deus da natureza eram deuses é um panteão de deuses cada qual é criador e responsável por um por algo da criação aqui não aqui começa a deus um deus único o deus é um só criador ele é criador de tudo ele é um toda a criação tem um plano de unidade são importantes também porque são duas grandes declarações do texto interessante alguém quer perguntar uma coisa como tal caladinho podemos avançar bom então essa estrutura agora vamos sentir o texto que vocês querem primeiro hebraico em português e hebraico vou colocar aqui pega o microfone por que
esse texto é protegido por direito autoral né é um é uma narração de todo o velho testamento feito por um locutor e bra judeu né um locutor de israel então a gente não vai poder disponibilizar o áudio na internet que está sob proteção do direito autoral nós vamos apenas colocar aqui aí pessoa ouve né mas não é corresponsabilidade nossa mãe se tivermos a resposta da onu foi nós vamos lá então 23 achado chi chi chi pará e no rio a chamada em lei e nem a mãe porque tô do ing na onu e na coxa
e paraná vai e vai envolver eo errado rio a mãe a mãe marcha em casa por aqui ó achei melhor dar aqui ó craque a chamar a mãe e volver eo cheney manhã o rio a mãe me causa da chamada e meio na conta e rada de terra ela ia baixar vai reinar mãe claire o livro ea baixa era a mãe carga mínima ganhar é o link do miami é login quando chega na área deixa ele ser madrinha zera seria o setor eliminou a chance da romã a área mas acho que tu acha que a
chamá-la na coxa pelo em quito o chanceler chinês raia é o fiel na área hoteleira que acha mãe menininha de toninho está já se achava que sua mãe da menina e psicológica na femi nêgo vai à reunião em quito vai valer o amor comigo é camarim vai amigo é ao fim em porto alegre aí ela vai envolver em uma hamish foi o de login do ons em aritméticas aí a lâmina bem mapa remmers de haydn oeiras liminar foi reino vai assumir a tarefa de eliminar nesta primeira liminar mente colonizada malev nêgo olhar pelo rio quito
o rio nasce a lei no que demonstrei no youtube ganham nova chamar embu freima rola a arremessar uma vez na arena vai pra ela no rio no alto leblon em sua chamada em natal dos correios será a chegar ao terror na área com night achar prefere lavar a roupa chamar o cachorro vai a júri popular vale sem olhar e logo entrou na chave graças à direita do gol do bayern e qualquer eo haxixe graça na tua geração vai para a xiv e nunca escutou e vou chamar um técnico renato achar banana de longe machucar o
sétimo dia é isso é bom claro não dá pra entender mas a gente percebe para quem prestou atenção no som a cadência é mexer para o rio e para chamar veio da área e aí vai querer é cadenciado e dar umas paradas na cabeça porque é isso mesmo as frases são divididas assim elas são sempre uma parte ascendente e uma parte descendente uma parte ascendente uma parte desse excedente então começa assim bechi tubarana elohim eta chamarem verdade só tem 10 sobe sobe 10 e vai criando uma cadência natal lembra quase que um treino fazendo assim
a roda de um treino e vai gerando aquela sequência muita sonoridade parecida jogo de palavras do som casar porque é não é uma rima como no português né é uma rima rítmica então as rimas acontecem no assento forte das palavras e isso é muito bonito porque a gente vê o artesanato da composição como é que as sílabas fortes elas vão me mandar elas dão direitinho tá tá tá tá tá tá quase que a marcação eu compraria um metrônomo né é quase que a marcação de um compasso o metrô mudando pá e tá tá tá tá
uma marcação perfeita só para a gente entender o artesanato do texto pra gente a cabeça questão legal porque é a via de entrada cerebral outra é a entrada é de direita então é interessante porque a aaa e amiga de uma forma séria falando exatamente e tem um aspecto interessante porque em algumas questões do culto a gente tem disso disso embora isso não tenha sido preservado assim integralmente mas a gente tem pêlos salmos por exemplo ea tradição hebraica acabou recuperando alguma coisa o texto era cantado então por exemplo no verso né bersch para pelo im é
taxar vetar e é um canto gregoriano que inspirou o canto gregoriano então era de fato a experiência se imagina isso num silêncio e essa sonoridade porque não estão trazendo isso aqui para mostrar a experiência do hebreu com o texto que não é uma experiência de nós ocidentais do século 21 racionais apressados estressados ansiosos não é isso não tinha essa experiência de laboratório ou por ter um laboratório no microscópio é isso né era de fato uma assistência em que a pessoa entrava em contato e isso ficava gravado porque como fica na nossa memória é como pode
o peixe vivo viver fora d'água fria como pode um peixe vivo viver fora d'água frio como poderei ver sem falar que decorou eles não decora eles isso emprega na sua alma na escola fica na sua alma eu ea gente lembra dessas canções sofre cantiga de ninar ou cantigas de infância né os escravos de jó jogava isso fica porque tem uma melodia tem uma rima é construído para entrar na alma mesmo uma cadência no hemisfério direito você tem uma experiência com aquilo e eu não gostaria que o nosso estudo aqui fosse um estudo puramente intelectual de
ficar analisando palavras analisando conscientes que se não a gente perde essa é aspecto você falou do hemisfério direito da sensibilidade da ligação afetiva com o texto e isso é tão importante nós tivemos um grande jurista no brasil miranda pontes de miranda é um grande jurista ele dizia assim primeiro requisito para se fazer uma boa interpretação de uma lei que você seja um grande intérprete de uma lei e aí está pensando numa lei por exemplo um código civil uma lei de antecedência né são centenas de artigos milhares de artigos dá um trabalho de interpretar aqui um
código penal pode processo civil um estatuto da criança e do adolescente um código de defesa do consumidor está pensando numa lei esse grande qual é o primeiro requisito é ser um grande interno de uma lei e gostar dela curioso com ódio você vai com tanta má vontade que primeiro tudo o que é de bom vai escapar e você vai ser tendencioso você vai ver com milhões de pedras na mão vai destacar apenas falhas e não vai conseguir fazer uma hermenêutica integrativa não vai conseguir fazer uma inter a ação que integre que salve que recupere que
de unidade não vai fazer um e mail de destruidora e que é o que acontece muitas vezes com quem vai interpretar o velho testamento a pessoa vem com tanto ódio no coração que ela só consegue destruir aquilo não tem jeito mas nós vamos ver que esse é um texto-base texto-base lá tudo sai daqui tudo está se apoiado aqui até mesmo jesus nos seus ensinos de isenção no princípio não era assim no princípio não era assim se referindo ao belluschi ao princípio aqui ao gênero é preciso a gente tem um afeto pelo texto a aprender esses
aspectos emocionais o texto poético outra coisa que é importante aqui já tínhamos falado já das mensagens centrais né deus é o criador deus é uno e toda a dimensão religiosa do texto penso que é que você tem uma experiência religiosa por isso até a prática religiosa de observar o sábado quando a discrição da criação então é óbvio que não ter científico nos parâmetros até porque nós podemos falar em ciência 2.500 anos antes de cristo acho que não né então seria uma índia ou sem gracinha a gente querer abordar isso aqui consciência embora o texto tenha
sido objecto de fanatismo uma série de coisas não leu o texto em portuguesa outra experiência dele aí vamos continuar falando mais outras coisas eu vou tentar reproduzir a entonação dado a os ritmos né no princípio criou deus dos céus ea terra a terra porém estava sem forma e vazia havia trevas sobre a face do abismo e o espírito os pais a vapor sob as águas disse deus haja luz e ouvi-los e viu deus que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas chamou deus à luz dia e as trevas noite
houve tarde e manhã o primeiro dia e disse deus aja firmamento no meio das águas e separação entre as águas de cima e as águas fez foi deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento e assim se fez e chamou deus ao firmamento os céus houve tarde e manhã do segundo dia disse também deus a junta se às águas debaixo dos céus num só lugar e apareça porção seca e assim se fez a porção seca chamou deus terra e ao ajuntamento das águas e mares e viu
deus que isso era bom e disse produz a terra relva ervas que têm sementes e árvores frutíferas que dêem frutos e segundo a sua espécie cuja semente esteja nela sobre a terra e assim se fez à terra pois produziu relva ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto cuja semente estava nele conforme a sua espécie e viu deus que isso era bom ouvir tarde e manhã o terceiro dia disse também deus aja luzeiros no firmamento dos céus para fazerem separação entre o dia ea noite e sejam eles para sinais para
estações para dias e anos e sejam para 10 no firmamento dos céus para alumiar a terra e assim se fez e deus fez deus os dois grandes luzeiros o maior para governar o dia eo menor para governar à noite e fez também as estrelas e os colocou no firmamento dos céus para alumiar em a terra para governarem o dia e à noite e fazerem separação entre a luz e as trevas e viu deus que isso era bom ouvir tarde e manhã no quarto de disse também deus povoense as águas de enxames de seres viventes e
vou em as aves sobre a terra sobre o firmamento dos céus criou pois deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam os quais povoaram as águas segundo a sua espécie e todas as aves segundo a sua espécie e viu deus que isso era bom que deus nos abençoou dizendo sete segundos multiplicadas em cheias azuis mais na terra ou tarde e manhã do dia disse também deus nos apenas seres viventes o vosso espécies animais domésticos répteis e animais selvagens segundo pés e fez de outros animais selvagens segundo a sua espécie nos animais
domésticos conforme o sucesso de todos os répteis até vossos 10 viu deus que isso é bom e também que se deus façamos o homem à nossa imagem com foco em nossa semelhança tem raiva no domingo sobre os peixes do mar sobre as aves dos céus sobre os animais domésticos sobre toda a terra e sobre todos os répteis que na segunda criou deus 8 homem à sua imagem à imagem de deus criou o homem e mulher os criou e deus nos abençoou lhes disse sede fecundos multiplicai vos enchei a terra e sujeitaria dominai sobre os peixes
do mar sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra e disse deus ainda eis que vos tem o dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que a fruto que de semente isso vos será para manutenção ou para mantimento ea todos os animais da terra ea todas as aves dos céus ea todos os répteis da terra em que há fôlego de vida toda erva verde lhe será para mantimentos e assim se fez viu deus tudo quanto fizeram
e eis que era muito bom ouvir tarde e manhã o sexto dia assim pois foram acabados os céus ea terra e todo o seu exército e havendo deus terminado no sétimo dia sua obra que fizeram descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito e abençoou deus o dia sétimo e os anti ficou o que nele descansou de toda a obra que como criador fizeram um teste interessante em todo mundo pois bem vamos agora uma lógica do texto geralmente a gente começa a querer entender o texto do primeiro ver se o genus capítulo
do 11 e vai na seqüência o que eu vou fazer uma outra proposta agora não que a gente vai estudar vamos estudar essa seqüência ao fazer uma outra proposta é a gente ter um olhar aqui agora que vai dar um insight para todos nós vamos ver de trás pra frente só pra ver de trás pra frente pensa num camponês peregrino criador de ovelhas cabras e cabritos que come peixe pão feito de trigo vinho que é uva fermentada planta colhe cuida de animais um deles traz seu movimento e todo o sábado para de fazer tudo para
orar e para ter um contato uma experiência mística e espiritual religiosa com deus ok vamos pensar assim tão de trás pra frente 7º dia deus santificou que a santificar já vimos isso se separou para ele reservou para ele então nós temos um dia para cada coisa cada coisa tem seu dia cada coisa foi criada num então tem o dia internacional do sol e da lua que é o quarto tem o dia para cada coisa e o dia de deus é o sétimo porque eles santificou seja reservou ele separou para ele nesse dia não se faz
nada de fazer fazer ou seja não se tira o leite da cabra não se tosquia ovelha não se faz o pão não é não faz nem cozido de de carne anunciar a terra não se colhe é o que está no universo do camponês nada nem a comida nem limpar a tenda nada pode ser feito ou seja que significa não se pode manipular o mundo material no sétimo dia porque porque o sétimo dia é o dia do espírito é o dia santificado é o dia para atividades espirituais não é dia para manipular nada material é o
dia da meditação da oração do canto e o sábado começa com a ceia que tem que ser preparada antes do início do chamado não posso parar cedo depois que sábado começou porque se faz essa senha porque na hora que começa o shabat que é escureceu apareceu a primeira estrelinha apareceu eu faço uma refeição porque eu só vou comer 24 horas depois o documento aqui agora 56 6 horas só vou comer no dia seguinte que mesada mas vou ler vou cantar vou dançar ou viver o dia reservado para o espírito é claro dentro desse universo aqui
o universo aqui de quem escreveu o texto então vocês estão percebendo que o último vão de trás pra frente com como é que começa começa com experiência de liga de honra de mesa é o sétimo dia e aí vai ou seja os seus animais domésticos do que ele se alimenta então que criação está falando o que o relato da criação está falando de tudo aqui o homem camponês têm acesso o que têm acesso a animais domésticos a criação deles têm acesso a répteis têm não tem novas regras não passa na plantação então quando foi criado
retas ele colhe r1 planta não tem semente para cada coisa ele é um pântano colhe os frutos por exemplo fruto do trio não é lá um grãozinho que vai amassar e vai virar farinha para fazer pão então quando foi criado isso ele não se orienta pelas estações as estações são determinadas pelo que não é pelo sol pela lua dia noite então quando isso foi criado ou seja toda a criação está centrada na terra isso aqui não é cosmologia não tá falando da criação do buraco da supernova do multiverso falantes a primeira impressão que a gente
tem aqui é que até o centro do universo mas meu deus para aquele camponesa era mesmo mas eu tenho uma notícia que vai assustar todo mundo pra nós também é porque tem alguém que está visitando buraco negro que experiência nós sabemos disso sevilla então olha que não é o texto ganha uma beleza né ele está falando do que tá na mão dele do que está no horizonte percepção dele e ele começou a escrever e com a perfeição né uma porção ser baixo não tem água em cima tem algo embaixo que ninguém está imaginando aqui que
já vi uma descrição da evaporação da água do ciclo de água tem água que está embaixo tem água da embaixada assim declaro treva à noite mas o que é importante nisso os camponeses poetas sob orientação de moisés né da escola mosaica que redigiram esse texto que aperfeiçoar esta terça descreveram tudo que eles podiam perceber tudo que eles podiam perceber o ataque e nos deram uma mensagem tudo que existe pelo menos o que nós estamos percebendo tudo que existe é obra do criador é isso que estamos hoje nós podemos fazer uma declaração mais ampliada universo com
mais 200 bilhões de galáxias cada galáxia com mais de 100 bilhões de sóis quer dizer o nosso criador é um criador muito mais robusto muito mais robusto sentido de amplitude e amplitude né de amplidão mas aqui eu queria desfazer uma pretensão de todos nós quanto nós somos pretensiosos porque a gente acha que os que escrever estes lhe esse texto aqui são muito muito muito muito menos inteligentes do que a gente nós somos bons alguns conhecemos atom partículas física quântica cosmologia big bang agora multi versos não tem só o universo não tem vários agora nós temos
que dar uma pausa no texto para trazer alguns elementos do espiritismo da codificação de kardec para poder ampliar a nossa percepção a gente entender o que está acontecendo aqui no evangelho segundo o espiritismo primeiro capítulo do evangelho segundo o espiritismo não vim destruir a lei que nem cadé que coloca um item curioso isso se chama aliança entre ciência e religião porque é que isso foi colocado nesse capítulo aliança entre a ciência religião dizendo que a doutrina espírita propõe uma fé raciocinada que a fé raciocinada não é fé racionalizada tem muita gente confunde o ferry racionalista
que é diferente totalmente diferente é fé raciocinada significa que quanto mais eu aprendo com a ciência mas a minha fé tem condições de alçar vôos mais anos porque ela continua fé só que é uma fé que vai fazendo uma grande angular uma lente que vai se abrir cada vez mais captando um horizonte maior isso aqui foi acionada porque o que a ciência não é capaz de explicar nem um por cento do universo se alguém tem dúvida disso vão lá na cosmologia hoje já se sabe da energia escura e da matéria escura juntas elas representam 96
por cento do universo o que os físicos cosmólogos ea somos tem a dizer sobre energia em sua matéria escura existem dizer o seguinte estamos no escuro não sabemos nada nada nem o que é não ter um aparelho para medir não sabemos absolutamente nada isso significa que os cosmólogos você vai no observatório em nova york você vê 1 mil o substituto substituto do caos é guiné dizendo nós não sabemos nada sobre matéria energia escura que ele está tentando dizer nós não sabemos nada sobre 96% de tudo dos 4% nossa lei não saberemos 100% dos 400 então
não sejamos também e ingênuos a ciência também é bem limitada embora seja apaixonante necessária é importantíssima porque a ciência também é concessão de deus aos homens por isso kardec propõe a aliança casamento marido e mulher aliança a religião os dois têm que estar casados têm que ser acarinhar tem tem que se amar tem que tratar bem tem que cuidar um do outro essa é a proposta da doutrina espírita a doutrina espírita cuidando criando fazendo carinho tratando bem estimulando a ciência ea ciência cuidando do aspecto religioso respeitando a mando aperfeiçoando é isso que a aliança porque
porque cada que faz essa proposta ora falar no livro dos espíritos nas leis morais então nós sabemos que um livro terceiro de o livro dos espíritos é composto de 12 capítulos 12 o capítulo 11 que é uma introdução dessas leis e uma conclusão que o capítulo 12 que fala a perfeição moral perfeição moral o capítulo 11 chama lei divina ou natural e aqui começa a mudança de paradigma que se deve entender por lei natural pergunta o que se deve entender sobre a lei de mendelssohn que se deve entender sobre a lei da gravidade que se
deve entender sobre a lei dos fluidos dos compostos químicos que se deve entender sobre as leis físico químicas que regem a combina a combinação da asma dos elementos atômicos que estão na tabela periódica que se deve entender pela lei natural essa é a pergunta que vocês respondem à lei natural é a lei de deus é a única verdadeira para a felicidade do homem a felicidade do homem indica lhe o que deve fazer ou não fazer e ele só infeliz porque dela se afasta mas só falam de lei moral lei natural capita falando sobre lei de
gravidade ou sobre lei moral ser feliz ser infeliz vamos lá a questão 617 qual a abrangência das leis divinas refere se a alguma outra coisa além da conduta moral agora acadêmica fazendo a pergunta reversa a lei divina é só lei moral tem distinção entre química física geologia evangelho tem diferença essa é a pergunta a lei divina é só moral então jesus vence na lei divina nós vamos ver isso aqui tá lá que são 625 126 127 daqui estou na 617 mas sejamos vence na lei divina a lei divina essa lei moral aí eles vão responder
a todas as leis da natureza são leis divinas visto que deus é o autor de todas as coisas então eu passei na ufmg vou fazer o curso de química muito bem você vai estudar deus você vai estudar a religião não será enorme só absurdo o que está falando é um absurdo não no paradigma do espiritismo no paradigma espírita estudar química é estudar aspecto religioso da criação avançar um pouquinho argumento da gestão o tom estudar química é estudar leis de deus a lei de deus estudar biologia seres orgânicos é estudar leis divinas estudar geologia é estudar
leis divinas a estudar evangelho é estudar menino também ok bom o sábio estuda as leis da matéria o homem de bem estuda e prática as leis da aula de enfoque numa eu tô aperfeiçoar meus sentimentos me torna um homem de bem na outra eu tô aperfeiçoando inteligência e tornam sábios sabedoria e amor mas tem uma perguntinha 633 que é uma pedrinha no sapato uma pedrinha de cinco toneladas porque aqui fica parecendo não mas é isso aí o homem sábio que quer desenvolver a inteligência que esta não sabe vai estudar as leis da física da química
da cosmologia nos a tons biologia sociologia psicologia era um homem de bem a estudar e praticar o evangelho lei moral conduta mas tem diferença que são 633 a regra do bem e do mal que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade não pode ser aplicada a conduta pessoal do homem para consigo mesmo a afirmação de caderno vamos explicar isso aqui no meu relacionamento com o próximo qual é a regra do bem proceder faça o outro aquilo que você quer que o outro faça você essa regra áurea é chamada aqui por kardec de regra da
reciprocidade ou da solidariedade eu sou solidário ou recíproco só faz o outro aquilo que eu quero que o outro me faz é uma reciprocidade a medida do meu amor ao próximo é o amor a mim mesmo se eu me amo no nível x eu amo o próximo nível x seu miami no nível x a elevada três eu amo próximo livro x elevada 3 porque ninguém vai imaginar que jesus ama o próximo como haroldo ano próximo mas a lei não é amar ao próximo como a si mesmo então jesus ama a si mesmo como o próximo
então ele ama a si mesmo infinitamente mais do que eu me amo o amor que jesus tem por ele é infinitamente maior infinito não é mensalmente maior do que o amor que eu tenho comum é por isso que ele ama o próximo muito mais do que eu mas o cadeq dizendo assim a regra da reciprocidade não vai ter a conduta comigo mesmo o que é o parâmetro comigo como é que eu vou saber se estou fazendo mal para mim eu estou fazendo bem para mim agora eu comigo não tem ninguém qualquer regra achar a ele
na lei natural a regra dessa conduta e um guia seguro e agora porque toda vez que eu falo de moral tô falando de relacionamento com o outro mas não tenho agora eu comigo qualquer estamos fazendo bem ou está fazendo mal para mim eu tô me respeitando também desrespeitando eu estou me amando ou não estou amando como é que eu sei pergunta ele pode buscar um guia seguro na lei natural a gente olha tá perguntando nas leis da química nas leis da física nas leis da geologia da biologia na lei natural que é também lei divina
olha que os bispos respondem quando comecei em excesso isso nos faz mal pois bem é deus que vos dá a medida do que necessárias quando ultrapassar essa medida só escolhidos punido com deus a chegada da se o mesmo em tudo dá-se o mesmo em tudo ou seja só tô dando um exemplo simples mas é em tudo a lei natural a lei natural traça para o homem mitch de suas necessidades quando ele ultrapassa quando ele ultrapassasse esse limite é punido pelo sofrimento então quem pune um sofrimento que passou do limite vem sofrimento fora da medida se
o homem sempre escutar se essa voz que lhe diz basta interessante evitaria a maior parte dos males de que acusa a natureza de que acusa natureza muita calma para quem já assistimos 11 era já não fala assim é recuperar o fôlego calma nós estamos dizendo que não tem diferença entre lei natural em lei divina porque não tem diferença se lei natural lei divina porque se eu fui estudar o estômago os processos químicos que ocorrem no estômago o tamanho do meu estômago o que cabe nele o que eu posso poli dentro com que freqüência eu posso
por coisas dentro dele algumas coisas que são agressivas pelo que eu não posso toda hora ficar colocando dentro dele eu não posso deixar de colocar coisas dentro dele se observar leis físico químicas e biológicas do estômago do estômago não estou falando de nada sobrenatural eu vou conhecer os princípios que regem o funcionamento físico do meu estômago eu vou descobrir que por trás desses princípios a vontade de deus que estabeleceu limites e justa medida justa justo é o que é bom eo que é mau o que é certo num certo e errado mas o que é
bom eo que é mau o que é adequado o que é equilibrado e o que é desequilibrar seu observo eu estou bem se eu não observa o que acontece sofri mento sofrimento mas você está querendo dizer que eu aprendo sobre deus que eu aprendo sobre as leis de equilíbrio que deus quer estudando estoma eu não assisti os espíritos que ditaram a qualificação para kardec bom então aqui tem uma coisa curiosa tem uma coisa curiosa e aqui a gente lembra do nosso querido amigo doutor ricardo invadiu nosso médico homeopata não é seja vai doutor carta do
eu estou fazendo isso e roupa onde que você recebeu que está fora da medida porque toda doença toda doença é um sofrimento para dizer ao homem você passou da medida qual é a medida qual é a justa medida a justa medida é a lei de deus mas confuso quer dizer que quando o estudo tabela periódica funcionamento dos elementos químicos eu estou estudando lei de deus então se você está querendo dizer que o que está escrito aqui é o que francisco de assis dizia que se você quiser conhecer deus basta você cuidar do jardim quer conhecer
deus é não perder assim faz um pedacinho o joão já enfrentam você quiser como essa planta prepara até do ficou olhando observa você vai ter uma experiência de deus porque porque todas as leis de deus estão no crescimento de uma semente de feijão é então faz sentido gênesis começar falando sobre a criação das coisas faz total sentido porque se eu observar o curso do sol se eu observar a regra das estações se eu observar como só funciona eu estou aprendendo sobre lei moral eu estou aprendendo sobre o evangelho chaíça gerou não esse é o paradigma
espírita quer aprender sobre como os anjos se relaciona das esferas celestes estuda com que o átomo de hidrogênio relaciona com oxigênio porque não é do átomo ao arcanjo que se desfez quando a careca do átomo ao arcanjo porque o arcanjo começou no atom é e reproduz tom todo que a série chamada série filogenética né desde o início da espécie das de todas as peças orgânicas ele ele revê tudo até chegar na espécie humana ou seja eles tudo capítulo de gêmeas antes de nascer nove meses de curso que a gente faz de capítulo de gênesis você
começa lá e vai pegando tudo réptil ontem que o banco vai tudo tudo tudo que até chegar à am 540 540 branco mas eu julho escreveu no branco bonita maravilhosa foi inspirada em junho os inscritos que exercem ação os fenômenos da natureza os espíritos que exercem ação nos fenômenos da natureza agem com conhecimento de causa em virtude do livre arbítrio ou por impulsos instintivos irrefletido olha a resposta um sim outros não façamos uma comparação figurar e essas miríades de animais que pouco a pouco fazem emergir do mar e ilhas e arquipélagos os corais acreditais que
não haja aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária harmonia geral entretanto são animais do último grau que realizam essas coisas provendo as suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de deus pois bem do mesmo modo os espíritos mais atrasados são úteis ao conjunto enquanto sim saiam para a vida antes que tenham plena consciência de seus atos de seu livre arbítrio atua em certos fenômenos dos quais são agentes mesmo de forma inconsciente primeiramente executam mais tarde quando suas inteligências estiverem mais desenvolvidas comandaram e dirigiram às coisas
do mundo material mais tarde ainda poderão dirigir as do mundo moral é assim que tudo serve tudo se em cadeia na natureza desde o ato primitivo até o arcanjo que também começou pelo atom admirável lei de harmonia da qual o vosso espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto ou seja tudo é um lutador tudo interligado na criação tudo pecinhas mas uma trabalhando para as outras e não ganhamos alta complexidade ou seja é uma lei só regendo tudo a lei que rege os atos é a mesma questão solar a gente vê que a fórmula é
a mesma você pega uma galáxia mesma coisa do ano é o mesmo princípio que rege tudo precisa sair hoje não basta olhar o seu corpo os órgãos também células que se une forma o terceiro ter sido se uniforme ó óleo se um fórum corpo é tudo a mesma coisa por isso o gênesis começa descrevendo isso a partir da experiência do camponês a partir da experiência da terra é claro para ele até o centro do universo onde está o centro onde você está é referencial é o seu referencial eles narraram o referencial deles e bastava inscrever
um tributo se eles escrevessem aqui o crescimento do trio o processo de nascimento crescimento desenvolvimento do trio ele já estaria escrevendo toda a lei divina toda ela tá lá no trigo é incrível né é incrível porque você começa a então as substâncias químicas e tá um cristal está lá aquele tanto de ato os formandos molécula para aí gente já não são as famílias espirituais sem falar o palco de fibonacci sem falar o que quer dizer a essa casca dele né essa casca dele além de ter todos os elementos nossa esqueletos seguem princípios matemáticos que são
de todas as formas da natureza que é lei divina que é natural é lei divina ou natural é a mesma coisa a mesma coisa então se eu busco alguma coisa da física traz pra cá há um princípio da física é também evangelho se estava alguma coisa do evangelho é também física não existe essa distinção no espiritismo a doutrina tem um triplo esse aspecto porque aspecto como você aborda eu posso abordar o mesmo fenômeno do aspecto do químico e possa abordar o mesmo fenômeno o aspecto físico e possa abordar o mesmo fenômeno aspecto geólogo isso é
só você tá olhando que fenômeno mesmo o fernando não se divide só que você tá dando foco em algumas coisas não é isso e por isso que hoje é moda dizer o enfoque multidisciplinar isso quer dizer o que o fenômeno é sempre maior do que o nosso enfoque não existe ciência filosofia e religião na natureza essa divisão não existe isso é só um enfoque você pode enfocar as coisas de uma perspectiva científica enfocavam perspectivas filosófico ou enforcado numa perspectiva de um lado mas as coisas são o que são elas mudam você mudou sua lente para
que o fotógrafo foi lá e troco a lente é o tiago chegou aqui mudou a lente mudou o foco mudou a coisa não há coisa é a mesma então isso é muito importante para a gente era algo que eu queria trazer de hoje deste primeiro dia porque vai dar o tom do nosso estudo vai dar o tom essa conversa é essa tendência é que as pessoas têm de ficar contrapondo religioso a cientista químico a padre gente isso é demodê já passou já era isso já acabou em 1857 com kardec só acabou acabou essa é a
grande contribuição do espiritismo para a humanidade acabou a palavra de ordem é a aliança união recursos juntar enfoques para que o nosso enfoque seja cada vez mais grandioso cada vez mais amplo cada vez mais profundo cada vez mais eficiente é por isso nós vamos ver o andré luis descrevendo física quântica no livro mecanismo da mediunidade para terminar o livro falando do evangelho do papel magnético de maria josé e dos outros espíritos que sustentaram a nação de jesus só para explicar e falar de física quântica esse é o paradigma espírita essa é a maior contribuição do
espiritismo ao pensamento humano não tem divisórias não tem divisórias então se alguém pergunta pra gente assim você spears é religioso pergunta errada pergunta errada nós não funcionamos nesse paradigma não funcionam disse para eu ler o capítulo de gênesis ou eu como estou fazendo agora estudando as matérias do pré vestibular é para aprender um pouco mais quando estou lá estudando química eu estou estudando o evangelho também é a mesma coisa não tem diferença a minha mãe porque eu sei que elementos físico-químicos do meu corpo representam parâmetros de equilíbrio dados por deus seu desobedecer por exemplo se
eu não obedecer sono alimentação descanso e relaxamento ele coisas eu vou sofrer consequências do meu desequilíbrio da linha da harmonia porque eu saio do equilíbrio e da harmonia proposta pela lei divina eu sofro mesmo né quem teve diarréia quem tem outra gástrica quem tem um problema de som sabe o que eu tô falando é sofrimento se você não amar não respeitar não cuidar do seu estômago você vai amargar problemas ligados ao estômago porque deus está castigando não é isso né porque ele estabeleceu parâmetros de equilíbrio e voltar mas o ricardo está doendo o que está
fora da medida que está fora da medida isso é maravilhoso tom com isso gênesis ganha ganhar outros ângulos a nossa mergulho aqui no texto ganha dimensões inusitadas mas a gente vai ver que muitos já intuíam isso e no nosso próximo encontro eu vou trazer alguma coisa desse comentário judaico do livro de gênesis que já fala nosso coisas bem interessantes sobre isso de não haver distinção entre lei natural e divina que é tudo a lei divina muito interessante isso meu deus essa que vai ser dura e chita comentário é da arte scroll em hebraico com as
partes em inglês é todo em inglês não existe em português então é isso fica essa grande questão para a gente meditar pensar como que essa bonita que deus está em tudo em tudo do micro ao macaco as mesmas leis funcionam tanto as leis do mundo material quanto às leis do mundo moral seguem o mesmo princípio no mundo material elas têm nome no universo moral elas têm outro nó então a força fraca o força forte que ligam as partículas no interior do ato um tem um nome a força que liga os seres nós chamamos de atração
de amor a mesma lei o mesmo fenômeno só que ele vai se desdobrar mas ele tem as mesmas leis em equações perfeitas é deus é deus