Galera, essa semana saiu notícia no Banco Central que pode afetar bastante o Nubank, o famoso R monte de gente tá desesperado perguntando: "Duda, vai quebrar, vai fechar? Que que vai acontecer? " Vou explicar tudo agora nessa aula extra aí por causa do tanto de gente que tá desesperada.
Primeiro vou ler rapidinho aqui alguns sites aqui, ó. Banco no Bank pode deixar de existir após proposta do Banco Central. Banco Central pode acabar com o funcionamento do Nubank no Brasil.
Mudanças no Banco Central podem acabar com o Nubank no Brasil. No Bank vai fechar em 2025. Banco se manifesta.
Primeira coisa que você tem que entender, galera, o que que é um banco e o que é uma instituição financeira, porque tudo tem a ver com isso, tá? Se você tem uns 25, 30 anos, você lembra que h algum tempo só existiam aqueles bancões famosos, como Bradesco, Itaú, Caixa Econômica. Hoje em dia existe um monte de empresa, um monte de banco, um monte de bank, um monte de instituição, fintecas, caramba.
E a gente fica meio perdido o que que é um banco e o que que não é. Então, a gente tem aqui instituições financeiras bancárias, ou seja, banco, e instituições financeiras não bancárias, que são instituições financeiras que fazem um monte de serviço que o banco faz, mas que não é um banco. E o Nubank está nessa característica aqui, nessa categoria.
Você sabia que o Nubank não é um banco? Pois é, é uma instituição financeira, tá? Qual que é a grande diferença?
Uma instituição financeira também você pode ter conta lá, também pode deixar o dinheiro lá, também tem investimento, também pode ter empréstimo, pode ter praticamente tudo que um banco tinha. Qual que é a diferença do banco pra instituição financeira? Um banco ele tem três características.
Primeira, ter agências, agência na rua, na esquina, na avenida, na paulista, agência. Segunda característica, ter conta corrente. Se você tem aí uns 30 anos, você deve lembrar que antigamente a gente tinha uma conta corrente e conta poupança.
Hoje não se fala mais nisso, é tudo conta digital, né? Banco tem conta corrente. E a terceira característica e o banco é que o banco pode ter um negócio chamado depósito à vista.
O que que é depósito à vista? Faz de conta que você tem uma nota de dinheiro. Não tenho nenhuma nota aqui.
Uma nota de dinheiro. Lembra quando antigamente você ia lá no caixa e falava: "Moço, eu vou depositar esse dinheiro faz quando você ganhou R$ 1. 000 da tua avó.
Vou depositar lá no banco. Você ia lá no banco, pá, tá aqui caixa R$ 1. 000, deposita aí para mim".
O Nubank não tem isso. Então o nobank não é um banco, assim como vários outros também não são. É uma instituição financeira.
E agora, qual que é a treta que tá acontecendo? Como tá surgindo um monte de empresa agora que oferece serviço bancário, você deve ter reparado que até na Marisa agora dá para você fazer cartão de crédito. Todo mundo tá fazendo serviço financeiro.
O Banco Central tá ficando, ô, pera aí, velho. Todo mundo agora quer oferecer serviço bancário e fala que é banco, sendo que não é. Por exemplo, 99 Pay, você pode pôr teu dinheiro lá, mas não é um banco, é um aplicativo de motorista.
Só que eles estão fazendo serviços financeiros também. E aí, essa semana o Banco Central determinou que toda instituição financeira que não é banco, banco, lembra que eu falei aqui as três características, agência, conta corrente, depósito à vista, não vai mais poder usar o nome banco ou bank, que é banco em inglês, e o nobank entra nesse caso. E aí o Banco Central se for aprovado e tudo indica que vai ser, ele vai obrigar as empresas que não são banco, mas que usa nome como banco.
Quer ver? Vou dar alguns exemplos aqui. C6 Bank, Nubank, Willbank, minha avó Bank.
Tem uma renca de empresa que tá usando bank no nome sem ser banco. E aí o Banco Central tá falando: "Não, não, não, não, chega essa passada aqui, vocês vão ter que mudar o nome". Inclusive o Nubank.
Então, o Nubank vai ter duas opções agora. ou eles vão ter que se transformar num banco e aí eu não sei como que é o processo, eles têm que dar entrada lá no Banco Central, vai ter que ter as características de um banco que hoje ele não tem ou vai ter que mudar de nome e não vai mais poder chamar no Bank. Provavelmente eu acho que o que é mais rápido é o Nubank mudar de nome e aí provavelmente eles vão se chamar Nu, só nu, né?
É o nome esquisito, vai ficar estranho, né? Nu, né? Tá pelado.
Que que é, né? Mas vai ter que tirar o bank porque não é banco. Agora uma observação que eu quero falar aqui para vocês, pessoal, aqui no Brasil, acabei de tomar banho, tô todo molhado aqui meu cabelo de tão agoniado que o pessoal tava.
Falei, vou gravar agora, ó. Só é quinta-feira, feriado, 9 horas da noite, tô gravando aqui. Pensa o seguinte, galera, é muito difícil um banco quebrar no Brasil, principalmente um banco enorme como Nubank.
Toda hora surge gente com esse papo. Ah, oh, Nubank vai quebrar. Mas não vai.
Bom, até pode, porque não é impossível, mas é muito difícil. Sabe por quê? Entenda o seguinte, hoje o Nubank já é o terceiro maior banco do Brasil em número de clientes.
Passou o Itaú esses dias, tem mais de 100 milhões, acho que é capaz de ter passado o Bradesco também. Então, primeiro banco maior no Brasil em número de cliente, Caixa Econômica, deve ter uns 150 milhões de conta lá. Depois vim o Bradesco com 110 e depois o Nubank com 100.
Só que o o Nobank cresce tanto que eu acho que já passou o Bradesco e já é o segundo maior banco do Brasil, tá? Que que eu tenho a ver com isso, Duda? Que que você tem a ver com isso?
Seguinte, você tá falando do segundo maior banco do país, que tem mais conta no país. Imagina se esse banco quebra 110 milhões de brasileiros sem dinheiro. Isso acaba com o Brasil inteiro, meu.
Acaba com o Brasil inteiro. Porque nesses 110 milhões de pessoas, tem gente pobre, tem gente rica, tem conta empresarial, tem conta pessoa jurídica. Se 110 milhões de pessoas perderem o acesso ao dinheiro, vai um monte de gente.
Metade do Brasil vai ficar sem dinheiro para fazer compra, para fazer compra no varejo, vai ficar sem dinheiro para pagar imposto. Tá entendendo? Um banquinho vagabundo que tem 1000 cliente, tudo bem, isso aí não afeta o Brasil.
Agora, no bem quebrar o Bradesco, o Itaú, acabou o Brasil, cara. Acabou o Brasil. Tanto que você vai falar: "Ah, Duda, mas você tá falando que é difícil um banco quebrar, mas o banco master aí tá tá meio que quebrado.
Só que você viu que já apareceram outros bancos para comprar ele. Por isso que eu tô falando, um banco pode até ficar mal, só que se um banco enorme assim fica mal das pernas, ou outro banco vai comprar, ou o próprio governo vai comprar. Porque se esse banco quebrar, meu amigo, começa a acontecer um um bagulho um atrás do outro de treta no país, que o Brasil vai se afundar totalmente.
Então não fique agoniado com esse papo de que o Nubank vai quebrar. Quer ver? Nubank, Banco Inter, que também deve ter 30, 40 milhões, sei lá, de clientes, Itaú, Bradesco, qualquer um desses bancos, se ele ficar ruim, o próprio governo ou outro banco vai chegar para solucionar o problema ali, porque senão o Brasil trava.
Não só o banco se perdica, mas todo o comércio se perdica, porque a gente tá falando de 100 milhões de pessoas que vão perder o dinheiro. Fica tranquilo. O rolo que tá acontecendo tem a ver com o nome do banco e não com o banco fechar, falir, sair do Brasil e coisas do tipo, tá?
No bem tá crescendo pr caramba. Daqui a pouco vai ser provavelmente o banco número um aí, número de cliente, acho que vai passar a Caixa Econômica em breve. Vamos ver, né?
Tá bom. Mas gravei esse vídeo aqui só para vocês ficarem tranquilos mesmo e vão acompanhar aí para ver se realmente vai mudar de nome, né? Aí eu vou ter conta no Nu, né?
Vamos ver. Tamamos junto, galera. Vou deixar outros vídeos aí na tela.
M.