Por que preciso batizar o meu filho quando criança? (A Resposta Católica, #4)

658.35k views1847 WordsCopy TextShare
Padre Paulo Ricardo
O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 1250 e seguintes, explica claramente o motivo pelo q...
Video Transcript:
Vamos então responder às nossas perguntas, às dúvidas dos nossos internautas. Dessa vez a pergunta que nós escolhemos é da Irani. Irani é catequista e a pergunta que ela faz é a seguinte: "eu quero saber, eu tenha situação de um pai, esse pai e essa mãe não querem batizar seu filho pequeno e o argumento que eles usam é que Jesus foi batizado quando adulto.
Ela quer saber: "existe resposta na Bíblia pra isso? Eu não consegui encontrar. Você pode me ajudar, padre Paulo?
" Então essa é a pergunta da Irani. Bom, Irani. A primeira coisa que eu gostaria de ensinar pra vocês.
Muito cuidado quando você aceita uma pergunta, porque quando você aceita uma pergunta o seu adversário já está arrastando você pro campo dele. Tá entendendo? Ou seja, essa pergunta é uma pergunta protestante?
Quando a pessoa pergunta onde está na Bíblia que eu devo batizar o filho quando ele é pequeno, de repente, se você aceita essa pergunta você sem querer já foi pro terreno do adversário agora você tá lá, no campo de batalha, sozinho, cercado de guerreiros inimigos e você vai apanhar. Por quê? Porque a pergunta já tá errada.
A pergunta diz onde é que está na Bíblia. Porque o pressuposto da pergunta é o seguinte: tudo tem que estar na Bíblia. Mas quem foi que disse que tudo tem que estar na Bíblia?
Nós católicos não cremos nisso, nós católicos cremos, veja só, que a Bíblia é muito importante, a Bíblia é a Palavra de Deus, ela precisa ser estudada e eu tenho um apreço enorme pela palavra de Deus e pela Bíblia. Quem acha que eu não amo uma as Sagradas Escrituras é porque simplesmente não me conhece. Fulano chega e diz: "ah, o padre Paulo acha que a Bíblia não tem valor, que os padres não devem estudar a Bíblia".
Mas pera lá, meu irmão, para com esse negócio. Me diga como é que eu acho que padre não deve estudar a Bíblia e, ao mesmo tempo, eu sou professor no Instituto de Teologia de Cuiabá, eu sou professor de grego e hebraico bíblicos. Como é possível isso?
Só se eu fosse esquizofrênico, maluco. Eu não posso ser professor de grego e hebraico, Bíblia de línguas antiga e dizer que padre não precisa estudar bíblia. Agora, uma coisa é dizer que a Bíblia é valiosa, como a exortação apostólica do Papa Bento 16, a Verbum Domini, dom precioso para a Igreja de Deus.
Muito bem, uma coisa é dizer que a Bíblia é importantíssima. Outra coisa é nós acharmos que a Bíblia é uma caixinha de resposta que tem que ter resposta para tudo, porque não é assim. Então, em primeiro lugar, a Igreja já batizava as crianças antes que o cânon do Novo Testamento estivesse estabelecido.
Deixa eu explicar essa frase. Você sabe que existem 27 livros no Novo Testamento. Esses 27 livros são idênticos com o dos protestantes.
Começa com Matheus, termina com Apocalipse. Estamos de acordo, não tem briga nenhuma sobre os 27 livros do Novo Testamento. Esses 27 livros do Novo Testamento que estão lá, eles não foram escritos juntos encadernados, editados, publicados e vendidos ao mesmo tempo.
A Igreja, durante dois séculos, durante dois séculos a Igreja viveu num momento de decisão. Para, inspirada por Deus, sim, porque Deus inspirou os 27 livros do Novo Testamento. Deus inspirava, enquanto aqueles apóstolos falavam mas de nada adiantaria Deus inspirar os apóstolos que falam através dos livros se Deus não inspirasse a Igreja que ouve aqueles livros.
Deus inspira quem fala e Deus inspira quem ouve. Então Deus inspirou também os nossos bispos. Inspirou também os Papas para discernir quais daqueles livros eram falsos.
Os livros falsos são chamados de apócrifos, a gente deixa lá na biblioteca é documento histórico, mas não é Palavra de Deus. Enquanto os livros inspirados por Deus são palavra de Deus, e são os 27 livros do Novo Testamento. Como que nós temos esses 27 livros, nós temos porque nós cremos na Igreja.
É difícil você crer na Bíblia se você não crê antes na Igreja. Vejam o nosso credo, a gente diz: "Creio em Deus Pai, todo poderoso". Credo que você que é catequista ensina.
Não existe em lugar nenhum creio na Bíblia, já viu isso? Por quê? Porque está escrito lá: Creio na Igreja.
Você crê na Igreja, como diz o teólogo Karl Rahnner, acho que os grandes teólogos liberais e moderninhos hoje, todo mundo aceita e aplaude Rhanner, muito bem, então vamos citar alguém respeitado por eles. Rhanner diz o seguinte: Deus é autor da Bíblia porque Deus é autor da Igreja. Nisso ele tem razão.
Ou seja, Deus fez uma Igreja. Agora esta Igreja foi o instrumento que Deus usou para escrever a Bíblia. Muito bem, então a pergunta não é onde está na Bíblia que eu posso batizar crianças, mas a pergunta é: a Igreja que Jesus deixou nesse mundo batiza crianças desde sempre?
" Essa é a Tradição da Igreja? E com que fundamento a Igreja batiza as crianças desde sempre? E entre os vários fundamentos, existe também um fundamento bíblico?
Aí sim nós estamos num ambiente católico, aí a pergunta mudou de qualidade, aí nós estamos do lado de cá, nós não estamos aceitando os pressupostos protestantes, porque o problema é esse toda vez que você aceita pergunta protestante você aceitou um pressuposto férreo deles, que é a chamada Sola Scriptura de Lutero. E esse pressuposto para nós católicos é impossível. Não é somente a escritura que prova as coisas, mas a fé da Igreja.
A Igreja que guarda esse tesouro da sua fé no depósito da fé que está na Sagrada Tradição e nas Sagradas Escrituras. Eis aí aquilo que é a nossa fé. Agora respondendo bem especificamente à sua pergunta, nós podemos dizer o seguinte: já no Novo Testamento existem alguns indícios e alguns sinais de que talvez algumas crianças pudessem ter sido batizadas.
Quando, por exemplo, São Paulo, nos Atos dos Apóstolos, é libertado, ele foi aprisionado em Filipos, um terremoto durante a noite o liberta, ele Silas saem da prisão então o carcereiro achou que os prisioneiros tinham fugido, ele vai lá e quer cometer suicídio. São Paulo diz: "pare". E ele pergunta: "o que devo fazer?
" São Paulo prega o Evangelho, ele crê e é batizado ele e toda sua família. Pode-se pressupor que toda sua família tivesse também crianças, mas isso é só uma pressuposição. Mas veja que a conversão do carcereiro e toda sua família indica um princípio muito importante e interessante da sociedade antiga.
Quando o pater familias, o pai da família, se convertia geralmente a família inteira se convertia. E aqui então nós vemos atestado na Bíblia uma prática da Igreja, ou seja, havia dois tipos de conversões naquela época, as conversões de pessoas individuais e as conversões de famílias inteiras. Ora, uma vez que uma família inteira se converteu, aí nós temos então o pressuposto para aquilo que nós temos hoje que é famílias católicas terminam com filhos católicos, batizando seus filhos desde cedo.
E por que é que não havia tantos batismos de criança no início do cristianismo? Por uma razão muito simples: não havia famílias católicas! Para você ter batismo de criança você tem que ter a família católica.
Daqui nós temos também uma outra realidade que é o seguinte: a Igreja acolhe estas crianças e batiza essas crianças na fé da Igreja. Por isso que a Igreja também instituiu o ministério do padrinho e da madrinha. Por quê?
Porque teoricamente, sei que isso depois na prática, infelizmente, não acontece. Mas, teoricamente, se o pai e a mãe da criança não quisessem educar a criança na fé católica, a Igreja se dispõe a indicar um padrinho ou madrinha que serão responsáveis pela educação católica daquela criança. Isso é tão verdade que o Código do Direito Canônico hoje, hoje, nos diz que se você quiser batizar uma criança, mas o pai e a mãe simplesmente não tiverem fé católica, mas só consentirem, você pode batizar se houver esperança de que essa criança seja educada na fé católica.
Então, por que é que Jesus foi batizado adulto? Bom, aqui nós estamos diante de outro problema. O batismo de Jesus não é igual ao nosso batismo.
O batismo de Jesus foi ao mesmo tempo mais do que o nosso batismo e, ao mesmo tempo, menos do que o nosso batismo. Ele foi menos do que o nosso batismo, porque aquilo era o batismo de João, um batismo que era só para penitência, para conversão, mas não tornava as pessoas filhos de Deus, por isso, o batismo de João era menos do que o nosso. E o batismo de João foi mais do que o nosso.
Por que ali Jesus recebeu uma unção especial, uma efusão do Espírito Santo, que foi derramada sobre ele de uma forma extraordinária, muito maior do que a unção que nós recebemos. Então o batismo de Jesus é algo muito especial. Jesus não é o parâmetro para isso.
O que nós precisamos olhar é a práxis da Igreja. Jesus disse que não abandonaria sua Igreja. "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos".
Então Ele não vai nos abandonar! Ele está com a sua Igreja. E é a Igreja que pratica a mesma coisa há dois mil anos das duas uma: ou ela errou numa matéria muito grave como é o batismo e Jesus a abandonou ou então ela é a Igreja verdadeira e continua fazendo aquilo que Jesus quer que ela faça.
Como Jesus é fiel a si mesmo e ele não pode se trair, eu acho que Ele não abandonou a Igreja. Não somente acho, tenho certeza. Por isso, vamos seguir aquele versículo do Evangelho, onde o próprio Jesus diz: "deixai vir a mim as criancinhas".
Que o batismo das nossas crianças seja isso, nós temos convicção e fé católica que quando batizamos uma criança nós estamos arrancando essa criança das mãos da escravidão do pecado e de Satanás. Entregando nas mãos de Deus e fazendo dela um filho de Deus, uma filha de Deus. Alguém que antes era só criatura escravizada pelo pecado original agora se torna filho de Deus.
Se você tem consciência da condição terrível que é não ser batizado, você então tem pressa de batizar. Os protestantes, na verdade, não têm pressa de batizar. Por quê?
Porque pra eles o batismo é uma coisa simbólica, uma tomada de consciência, o batismo não faz nada. Mas nós, católicos, não cremos nisso. Nós católicos cremos que o batismo é realmente uma intervenção de Deus que arranca aquela criatura da escravidão de Satanás e do pecado e a transforma em filho de Deus, que antes ela não era.
Abre a porta dos céus, da graça para viver uma vida melhor. Se você crê nisso, você vai ter pressa de batizar seus filhos, se você acha que o batismo é só uma cerimônia, ocasião para uma festinha, então é verdade, pode esperar, pode esperar quanto quiser.
Related Videos
Quem morre sem batismo vai direto para o inferno?
13:48
Quem morre sem batismo vai direto para o i...
Padre Paulo Ricardo
119,983 views
Por que sou católico?
25:51
Por que sou católico?
Padre Paulo Ricardo
818,616 views
Por que a Igreja condena o espiritismo?
12:55
Por que a Igreja condena o espiritismo?
Padre Paulo Ricardo
819,462 views
Luciano Subirá - BATISMO NAS ÁGUAS
12:01
Luciano Subirá - BATISMO NAS ÁGUAS
Luciano Subirá
248,541 views
01 - Resposta Católica: Por que os casais amasiados não podem comungar?
7:46
01 - Resposta Católica: Por que os casais ...
Padre Paulo Ricardo
80,734 views
Batismo | Desenho Bíblico | Catequese Animada
8:09
Batismo | Desenho Bíblico | Catequese Animada
Altierez dos Santos Catequese e Teologia Católica
66,602 views
"Batismo Infantil é Bíblico?" - por Augustus Nicodemus
3:51
"Batismo Infantil é Bíblico?" - por August...
Igreja Presbiteriana de Santo Amaro
442,706 views
O que devemos pensar a respeito do candomblé?
13:36
O que devemos pensar a respeito do candomblé?
Padre Paulo Ricardo
446,859 views
Escola da Fé - O Sacramento do Batismo (18/07/19)
54:11
Escola da Fé - O Sacramento do Batismo (18...
Canção Nova Play
146,745 views
Indulgências (A Resposta Católica, 34)
14:38
Indulgências (A Resposta Católica, 34)
Padre Paulo Ricardo
195,073 views
Batismo | (Mc 1, 7-11) #268- Meditação da Palavra
7:57
Batismo | (Mc 1, 7-11) #268- Meditação da ...
Frei Gilson / Som do Monte - OFICIAL
143,040 views
Por que os protestantes não acreditam na santidade?
9:49
Por que os protestantes não acreditam na s...
Padre Paulo Ricardo
413,505 views
Os 7 Sacramentos | O Sacramento do Batismo
6:01
Os 7 Sacramentos | O Sacramento do Batismo
TV Evangelizar
49,966 views
O que ensina a Igreja a respeito do Purgatório? Padre Paulo Ricardo explica!
14:39
O que ensina a Igreja a respeito do Purgat...
Padre Paulo Ricardo
722,036 views
Tatuagem e Piercing
12:58
Tatuagem e Piercing
Padre Paulo Ricardo
543,917 views
Como me relacionar com o meu anjo da guarda?
8:20
Como me relacionar com o meu anjo da guarda?
Padre Paulo Ricardo
1,313,694 views
Qual a diferença entre a Bíblia católica e a protestante?
16:57
Qual a diferença entre a Bíblia católica e...
Padre Paulo Ricardo
645,597 views
Deixe Jesus te mostrar quem você é! (Pe. Paulo Ricardo - Homilia - 14/01/2024)
37:06
Deixe Jesus te mostrar quem você é! (Pe. P...
Padre Overland
434,710 views
Por que batizar uma criança? O Papa responde!
1:09
Por que batizar uma criança? O Papa responde!
Vatican News - Português
96,624 views
Esclarecimentos sobre o Batismo - Pe. Fábio de Melo - Programa Direção Espiritual 16/01/2013
24:36
Esclarecimentos sobre o Batismo - Pe. Fábi...
Fabiano Pereira
269,694 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com