Fala, galera! Fala, indivíduos! Fala, alunos do ProEnem!
Sempre um prazer grande de estar com vocês, trocar uma ideia, conversar um pouco sobre um autor fundamental para a sociologia, chamado Émile Durkheim. Se gostar do vídeo, não se esqueça: curta, comenta e compartilha, assista até o final para ver um pouco mais sobre esse carequinha tão importante para a sociologia. Émile Durkheim é um autor que é fruto, é filho do Século XIX, um século com mudanças, alterações, que é influenciada pela Revolução Francesa, pelo Iluminismo, pela 2ª Revolução Industrial, e é um século que de fato nos trouxe alterações na forma de viver, de se comportar e de existir.
Essas alterações geraram e acarretaram a necessidade de uma nova disciplina, que estudasse as mudanças e alterações, de uma nova disciplina, que estudasse as mudanças e alterações, É fruto desse contexto que surge a Sociologia, que tem como o seu principal autor fundador a figura de Émile Durkheim. Durkheim é um autor que ao longo de muitos livros, como por exemplo "As Regras do Método Sociológico", "O Suicídio", ele nos fala conceitos que até hoje são fundamentais para a Sociologia. Fatos sociais, divisão social do trabalho, o próprio conceito de suicídio, ele também nos fala sobre ideias de solidariedade, sobre educação, religião, socialização.
. . Ele é um autor que nos traz uma quantidade de temas e conceitos muito grandiosa, mas sempre com um pressuposto básico.
Acreditar e crer que a sociedade molda o indivíduo, que ela controla comportamentos, atos, formas de ser e de agir. Para Durkheim, você não é o que é porque você quis ser, você é o que você é porque a sociedade te fez, te moldou, te tornou e te gerou dessa maneira. Na percepção de Durkheim, nossos comportamentos, que ele chama de Fatos Sociais, são comportamentos coercitivos.
Como assim coercitivos? São comportamentos que realizamos por uma da coerção da sociedade sobre nós. Entenda uma coisa: para Durkheim, a sociedade se torna poderosa, ela é relevante, fundamental para o entendimento da vida e do comportamento dos indivíduos.
Durkheim também ficará muito curioso em entender e compreender o que permite e possibilite nossa vida em sociedade, o quê faz com que eu, você, seus amigos, parentes, vizinhos, continuemos a viver em coletividade, a viver em grupo, vivendo em sociedade, o quê mantém esses laços de coesão, esses laços de proximidade. Ele diz que isso ocorre por um conceito chamado Solidariedade, que ele divide em 2 tipos: a Mecânica e a Orgânica. A mecânica é de sociedades mais tradicionais, mais arcaicas, e a orgânica, de sociedades mais modernas e tecnológicas.
Se quiser saber um pouco mais sobre solidariedade, está aqui o vídeo, é só ir lá procurar que comentamos mais sobre essas 2 tipologias existentes. Durkheim é um autor fundamental, sem ele a Sociologia não seria a mesma, A percepção dele da sociedade influenciar, moldar e controlar o indivíduo até hoje está presente em muitos estudos sociológicos. Se quiser saber mais sobre ele, pesquise outros vídeos no canal, você vai gostar, vai curtir - Durkheim é um autor fundamental.
Se gostar do vídeo, não se esqueça: curta, comenta, compartilha, nos fale o que achou, gostamos da sua opinião. Um forte abraço, e até a próxima!