GRAMSCI E OS TIPOS DE INTELECTUAIS

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TV Grabois
Para pensar a produção de ideias e valores, Gramsci criou uma tipologia dos intelectuais. Fábio Palá...
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e os intelectuais sempre tiveram um papel importante nas disputas de poder eles são em grande medida os artífices da construção de uma hegemonia O Pensador marxista Antonio granchi refletiu sobre o papel dos intelectuais você sabe o que ele disse sobre esse tema se sim eu te convido a recapitular o assunto comigo aqui nesse vídeo mas se você não conhece assim importante formulação de grande então vem comigo eu sou Fábio Palácio e começa agora mais um Cultura em movimento e [Música] e a [Música] reflexão marxista sobre o papel dos intelectuais era um ponto alto na primeira
metade do século 20 com teórico marxista italiano Antonio grande seguindo a trilha aberta por Lenny grande chapéu fundou e renovou a reflexão sobre esse tema em textos como aquele que foi traduzido no Brasil como os intelectuais EA organização da cultura nesse trabalho o comunista italiano desenvolve uma visão original sobre o papel dos intelectuais na organização da produção cultural do ponto de vista metodológico grande chinova ele não considera a questão apenas sob o estrito ponto de vista o pacto da luta de classes sobre a produção de ideias valores e hábitos para o autor italiano a luta
de classe se reflete no terreno simbólico não diretamente mas de modo mediado nessa perspectiva seria simplório sim vira Cultura em dois grandes blocos monolíticos com formados por intelectuais burgueses e proletários indo além do fator diretamente classista grande e se incorpora à sua análise o elemento sociológico que na Perspectiva marxista se constitui no fundamento último da existência das próprias classes a divisão social do trabalho e do conhecimento na visão grande shihan na força da divisão entre trabalho manual e espiritual teria criado uma classe de letrados que cultiva ilusão de estar situada acima dos grupamentos fala em
disputa na sociedade obviamente pessoal como adverte o próprio grande não existe nenhum entre os seres humanos que não possa ser considerado um intelectual se a gente pensar bem até mesmo um menos qualificado dos trabalhos manuais requer um mínimo de destreza criativa porém segundo grande é igualmente inegável que nem todos os seres humanos desempenham na sociedade a função de intelectuais esse processo se torna mais claro à medida que se forma historicamente uma categoria especializada no desempenho de funções culturais como definir do ponto de vista teórico-metodológico esse grupamento social grande explica pode se encontrar um critério único
para caracterizar todas as diferentes atividades intelectuais e para distingui-las ao mesmo a forma é essencial das atividades dos outros grupamentos sociais o erro metodológico mais difundido parece-me o dia ver situado esse critério de distinção no âmbito intrínseco à própria atividade intelectual e não ao invés disso no conjunto do sistema de relações em que esta e portanto os grupos que a personificam se encontra no complexo Geral das relações sociais ou seja pessoal da mesma forma que a chave para análise do proletariado não pode ser buscada no interior de sua atividade mas no papel desempenhado por essa
classe no quadro geral das relações sociais o mesmo procedimento deve fundamentar A análise da intelectualidade importa menos conhecer a atividade precípua dessa classe no que definir suas inter-relações com os demais agrupamentos sociais é com base nesse pré é isto que grande coloca a questão fundamental de sua reflexão os intelectuais constituem um grupo social autônomo e independente ou cada grupo social possui sua própria categoria especializada de intelectuais apesar da aparente de injuntivo entre essas duas alternativas Grêmio esse responde afirmativamente as duas questões sua análise contempla portanto uma espécie de dupla natureza do processo cultural a cultura
com o trabalho EA Cultura como poder claro que esses dois aspectos não se dissociam na análise gramsciana nessa visão é possível afirmar por um lado que cada grupo social na senha do meu terreno originário de uma função essencial no mundo da produção Econômica cria para si ao mesmo tempo de modo orgânico com uma ou mais camadas de intelecto o queridão homogeneidade e consciência da própria função não apenas no campo econômico mas também no Social e no político a Portanto o pessoal uma categoria de intelectuais que Grand me chama de orgânicos diretamente responsável pela administração cotidiana
da hegemonia das classes dominantes Quando surge na cena da história o empreendedor capitalista não está sozinho traz consigo o cientista o técnico da indústria o economista o administrador o jurista o comunicador sem o trabalho dessa massa de especialistas seria impossível afirmar se não como abstração que as ideias dominantes são as ideias da classe dominante na visão grande xiana os intelectuais orgânicos que uma nova classe cria e projeta nada mais são do que especializações das suas as funções sociais em outras palavras esses intelectuais são aspectos parciais da atividade primitiva de tipo social novo que a nova
classe trouxe à luz porém pessoal ao lado dos chamados intelectuais orgânicos podemos encontrar na vida cultural a existência de outras Epa de especialistas devotada funções de elaboração e difusão de ideias registro controle documentação entre outras tarefas necessárias à administração da vida política civil e Militar trata-se da classe de intelectuais denominados por gramich tradicionais grande chefe nessa categoria da seguinte maneira cada grupo social essencial surgindo na história a partir da estrutura Econômica anterior e como expressão do desenvolvimento dessa estrutura encontrou os intelectuais pré-existentes as quais apareciam aliás como representantes de uma continuidade histórica que não foram
interrompida nem mesmo pelas mais complicadas e radicais modificações das formas sociais e políticas esses intelectuais pré-existentes percebem a força que emana de sua continuidade histórica e de sua qualificação que nada mais é do que trabalho acumulado esses intelectuais muitas vezes se sentem em situação de Independência em relação as classes dominantes no limite ele chega a se considerar o próprio grupo social dominante hora embora isso jamais seja a verdade nós estamos diante de uma postura que cobra consequências políticas muitas corporações intelectuais se valem de posições privilegiadas seja nos Empreendimentos econômicos seja no aparato é Civil ou
militar para arrancar vantagens e concessões junto aos reais detentores do poder econômico e político esses estados burocráticos uma vez recrutados para o trabalho técnico nas instituições do estado não abandonam suas convicções políticas e ideológicas ao contrário valem-se do Poder burocrático para a conquista de vantagens e para realização de suas difusas aspirações de classe isso ocorre na maioria das vezes de maneira digamos positiva por dentro da legalidade Mas pode ocorrer também de forma negativa com recurso a chantagem ao suborno a adulteração e outros expedientes à medida que contribui para situar o trabalho intelectual um conjunto das
relações sociais à tipologia pensar na por grandes revela grande poder explicativo mas essa conceituação é entendida de forma esquemática vejam Às vezes a mesma classe intelectual pode ser dependendo do tempo e do espaço tradicional ou orgânica veja-se o exemplo daquela que é talvez a mais típica categoria de intelectuais tradicionais os corpos eclesiásticos como a ponta grande A igreja monopolizou durante muito tempo uma série de serviços de alta qualificação instrução pesquisa registro documentação direito orientação moral Assistência Social e toda uma série de outras atividades que hoje são catalogadas ou como serviços técnicos científicos ou como componentes
da chamada erudição no passado está cerdotes eram orgânika mente ligados às aristocracia fundiária seu poder se aqui paraval da área e a ponto de a igreja romana partilhar com os senhores feudais a propriedade da terra contando inclusive com garantias legais mais tarde com a ascensão da burguesia grande parte das funções antes desempenhadas um religiosos lhe foi subtraída isso é claro não ocorreu sem muita luta e muita resistência o processo teve certa radicalidade E no fim os intelectuais religiosos perderam poder real embora jamais tenham deixado de existir a medida que outros tipos de funcionários e alta
qualificação herdavam parte de suas funções sobre a era burguesa na área do direito esse processo ocorreu de forma bastante Clara não por acaso grande afirma assim se vem formando uma aristocracia da toga com seus próprios privilégios evidente que dentro a aristocracia da toga como também dentro de outros segmentos da intelectualidade a níveis diferenciados de organicidade ou seja de coordenação política com a classe burguesa dominante parte do meio jurídico é composta de funcionários inorgânicos que se restringem a zelar pela continuidade da tradição jurídica e de seus experientes isso não significa que esses funcionários não possuo convicções
e interesses de classe Eles apenas são mais volúveis o que se revela na multiplicidade e por vezes na estranhesa nos sistemas ideológicos seguidos por conta dessa menor clareza os segmentos inorgânicos afirmam seus interesses de forma menos articulada e consequente do que eu fazem os setores orgânicos seja da magistratura seja de outras profissões intelectuais esse elemento de divisão entre há mais ou menos orgânicos faz com que a vontade dos setores burocráticos nem sempre se apresente coisa nesse caso como afirma grande em suas Breves Notas Sobre a política de Maquiavel a vontade é dirigida a um fim
mas é e necessita em geral de um longo processo para centralizar se organicamente e politicamente o processo se acelera quando a vontade específica desse grupo a burocracia coincide com a vontade os interesses imediatos da classe alta não apenas o processo acelera se mas manifesta-se de súbito a força militar desse extrato que às vezes organizado de talentos a classe alta ao menos no que respeita à forma das soluções Senão também no que tange ao conteúdo foi o que aconteceu com a chamada operação lava-jato em meio a uma crise política hegemônica de grandes proporções ser um grande
com os das classes dominantes copo taram e empoderaram Procuradores e demais membros da operação forjando uma unidade de vontade que potencializou ação política de segmentos da burocracia no estatuto isso nos leva algo muito importante que foi teorizado por grandes ele sugere que a função mais essencial do chamados e intelectuais orgânicos seria Conquista para suas posições e interesses da maior parcela possível de intelectuais tradicionais nesse intuito não é incomum que os intelectuais orgânicos lancem mão de movimentos de reforma intelectual e moral Vale lembrar que o êxito da assimilação de intelectuais tradicionais é tanto maior quanto mais
o grupo aspirante a dominância consegue formar seus próprios intelectuais orgânicos a forma grande xiana de conceber o papel dos intelectuais é a forma mais desenvolvida e acabada abordagem em sentido semelhante porém menos sistemática que já havia sido pensada por Lenny grande contribuiu portanto pessoal para elevar a novo para tomar o entendimento de como se processo no concreto os mecanismos da luta pela hegemonia naquilo que diz respeito ao trabalho dos intelectuais se você curtiu esse vídeo curta comente compartilhe com as pessoas próximas sua ajuda é muito importante para levar nosso trabalho a um número maior de
pessoas a gente se vê na próxima quinta-feira com mais um Cultura em movimento e [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música]
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