Ainda devemos seguir o Antigo Testamento? | DDTcast #07

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
olá ou vinte e dois dedos de teologia antes de começar o programa uma breve nota do editor quando este episódio foi gravado tivemos um problema técnico com a captação do áudio de um dos convidados mesmo assim e recomendo que você ouça o episódio até o final pois a abordagem do tema ficou excelente afronta cancelo goró nessa um copo com dois dedos de teologia seja muito bem vindo ao 7º podcast 12 de teologia foi algo martins e eu juro que não sou economista eu sou o roteiro e eu tenho como sou sacerdote jesus cristo portanto segundo
o sacerdote mudou e é aí que começa com a conclusão já que sou o guilherme nunes e eu estou gravando esse podcast no sábado não tenho problema com isso já a a melhor da nossa de casa como é que é eu trouxe aqui dois colaboradores dois amigos das pessoas que eu admiro muito muito mesmo que abençoou muito a minha vida pra falar sobre a lei sobre o antigo testamento e sobre nosso relacionamento com ele a argentina segue a lei será que a gente tá tudo em outra lei será que a gente ande no mista será
que a gente tem que cumprir ainda as leis do dia chamei os economistas como é que tudo isso fica aí a falar sobre este assunto depois da leitura de janeiro [Música] hoje tão senhor joão da bota nós estamos aqui para falar sobre os patrocinadores deste mês do nosso podcast é isso aí tamo junto viva vamos patrocinar esse negócio opa esse podcast polêmico e tozé entregue para você também pela box 95 o seu clube de assinatura literário reformado favorito e melhor também é o favorito justamente porque é o melhor que entrega os melhores livros os brindes
mais legais tem a equipe mais bacana e os melhores parceiros também isso os melhores parceiros com certeza pra você que está num no fundo da caverna você que se perdeu numa ilha com uilson no fundo do mar como tom hanks e não sabe o que é a bota 95 é um clube de assinatura em que você paga um valor mensal e você recebe uma caixa maravilhosa uma quantidade de produtos de valor superior àquele que foi pago com frete incluso sempre com um livro uma surpresa uma revista com artigos e editoriais além disso o que mais
se ouviu na box além de imagem a nossa reage assim às foi especial do mês da fama não vai ter de novo não sei para quem recebeu recebeu que não recebeu não recebe mais amém estamos todos agradecendo mas tem gente que não recebeu e ficou querendo saber o seu amor é assim as ferragens foi polêmica ferragens e teve seus os amantes de seus detratores da reforma também foi polêmica nem estava no tema olha além do que você falou do livro bridge a revista gente também tem uma parte importante que é contribuir e incentivar missões no
então a gente a gente contribui comissões financeiramente mas além disso a gente contribui divulgando trabalhos missionários hoje o comfort luanda e é o adote um pastor que é legal e geralmente vêm livros exclusivos ou livros que são lançados antes a estar disponíveis ao público geral e algumas versões livre como capa dura que só pode ser encontrada na box 95 já tivemos na box livros que você só encontra na box nenhum outro lugar isso sob o técnico pode dar para vocês isso isso vai acontecer de novo em dezembro viu formação de primeiríssima mão que em dezembro
vai ser uma edição exclusiva só os associados vão cb rapaz essa bola está do balaco baco de estourar a boca do balão e em novembro a gente também está mandando um livro muito bom não é edição exclusiva mas é um lançamento belíssimo dados do estudo parceiro que eu não posso dizer ainda porque alguns associados não receberam mas é você vai receber e poucos dias e aguçou a caixa já foi postada e abafou irmã pelo poder as caixas já foram todas postadas na verdade hoje o pessoal já está dando todo o caminho já tem gente recebendo
ou coisa maravilhosa bota tem cinco se escreve assim na box e sempre vale a pena é isso e assine na box ou seu podcast com o conteúdo podcast a gente é muito identificado mesmo são sempre temas interessantes discussões boas e com o conteúdo box nós temos tido alegria o privilégio de mandar material de qualidade então assine leia têm acesso a bons livros isso é uma ferramenta essencial importantíssimo para você crescer como cristão para ser aperfeiçoado e crescer em conhecimento diante de deus na vida perante deus é isso aí mas não é só o bloco 95
que traz esse podcast maravilhoso pra você o pessoal do grupo imo sempre se faz presente aqui patrocinando e mantendo e custeando todo o trabalho que está relacionado com o podcast do g-12 a você já tá ouvindo grupo ii monsenhor joão da box eu tô vindo cara me inscrevi no youtube no canal deles e é uma benção roupa música de qualidade para a igreja local recebe muito feedback de muitas pessoas dizendo que não conhecia o grupo que agora não consegue parar de ouvir e que estão levando para suas igrejas nem se maravilha então você não conhece
ainda o grupo íntimo entre um canal do youtube entra no canal do facebook deles olha o que eles estão produzindo e você pode ter acesso também othon canções de qualidade que a gente sabe que hoje em dia novos cursos sofrem muito né deus tem nos dado bons pagadores e nos dados bons cantores mas bons compositores costumam ser mais raros pesado grupo tem composto música é fornecida de graça para quem tiver interesse de crescer também no mundo musical na sua própria igreja então confere lá no grupo i mas faz um trabalho excelente e você tem a
obrigação moral de apoiar os grupos que apóiam aquele conteúdo que você consome o que você vai receber hoje aqui no egito hoje não foi possível porque o grupo imo também meteu a mão no bolso e quis puxar a produção desse podcast então assim a box vai conhecer o grupo emo e vem com a gente neste podcast sobre o antigo testamento para hoje o panteão interessantíssimo e nossa é muito bom ouvir 30 pesada valeu foi o tom é com um abraço e podcast pra todo mundo é nóis [Música] então vamos lá vamos começar pelo final porque
assim a gente já começa a definir direitinho o que é que a gente acredita e o que é que a gente vai defender aqui vou começar falando que eu coloco já que eu sou o russo negócio começou o meu da reta primeiro né eu acredito que nós não seguimos a lei mas que nós seguimos a lei de posição é que todo o antigo testamento com o seu caráter normativo ele passou ele foi escrito da parte de deus para o povo judeu mas ainda assim acredito que ainda que o texto tenha sido normativo para o povo
judeu ele é didático para a igreja ainda que não seja novo para a igreja um princípio de idade com o princípio moral a verdade espiritual por trás do tejo de tratamento e me parece que o modo como jesus e os apóstolos usar o antigo testamento aplicando a igreja não como algo que era normativo mas como algo que era fundamentalmente didático a gente não sabe nada do tipo tratamento como judeu seguir onde o fechamento a gente segue de uma forma superior maior muito mais olhando para o princípio moral de atividade geral que aguente o tratamento do
que seguindo como se fosse uma cartilha de judeus pra onu a igreja ou coisa assim a respeito sobre isso porque o que eu penso é basicamente a mesma idéia é de que o novo testamento trata a lei com uma unidade então não terá uma divisão na clássica da visão é informado de que a preparação não repassando a lei então a visão dela é é unidade só uma vez que paulo fala de forma negativa da lei está falando como tudo falando a lei de moisés mesmo eu acredito sim na forma da lei mosaica perdidos causaria um
documento de uma aliança feita com a nação de israel então nós somos a igreja há por trás disso uma visão diferente aliança uma visão diferente da igreja oriental de continuidade da lei mosaica nós sim podemos e devemos jogar lei com um lado um olhar positivo porque a lei está debaixo da casa para seguir para todo o setor inspirado útil então tem utilidade só que não de maneira direta e imediata e não tapa lei mosaica no gênero de lei então como lei ela passou pra mim não é basicamente diz também que o mesmo é é parecido
quando vocês eu entendo que existe uma aplicabilidade indireta hoje para a igreja da lei e ela é usar o antigo eo novo testamento de várias formas diferentes a essa idéia de continuidade de continuidade é interessante porque a forma que a gente observa como os autores do novo uso o antigo é diversa então por mais que a gente diga que ele não tem sa essa lei direta para os cristãos ainda assim nós observamos vários livros do antigo testamento novo que pressupõe algum tipo de guia a para a vida ou algum tipo de proibição e cumprimento algum
tipo de exemplo no antigo testamento então o algo novo do novo testamento está sobre os ombros dos gigantes do antigo testamento é bem diferente daquilo que a gente encontra no cristianismo liberal nos andino mistas ou nos cayos fábio da vida que a deus veio pra no cristo veio para nos libertar do deus de um tratamento diferente era falso ou coisa assim não tínhamos a palavra de deus é o que a gente observa também paulo a forma que ele usa o antigo testamento é sempre procurando algum tipo de exemplo de amor por exemplo eu devo ao
meu próximo como é que eu vou amar o próximo é lícita alguma coisa lá de levitt pois é então entendo que o antigo testamento e são as lentes de amor no sentido de que quando paulo geralmente usa aquilo é justamente para falar daquilo que é o centro da lei de cristo o centro dessa nova lei que seria o amor nesse sentido então a idéia é que ele usa o antigo testamento por exemplo efésios capítulo 6 ele está ali ele cita o quinto mandamento que é o rappa e mãe a promessa do mandamento não tem relação
com a terra a promessa do mandamento em relação com outra coisa que parece que paulo estava modificando ele faz um ranking publicado no box ele não é uma interpretação da lei exatamente porque é uma mudança além de significado é exatamente no final ele muda anual se fartaram do velho testamento essa posição que a gente vai defender aqui ao longo do podcast tem um nome está a desenvolver uma relacionada a algum modelo tecnológico maior que chamaria a vez de dispensar jornalismo é se a gente colocar num uma escala de continuidade e descontinuidade né se você observa
que mais continuidade você tem aí um lado os economistas né aquela mais contínuo ser judeu na verdade uma vida mais prática um pouquinho mais para o centro você vai ter aí até hoje é dada à aliança né a idéia ali do pacto mais pra cá no meio você tem o que a gente chama de teologia da nova aliança o avanço progressivo que seria no meio por acaso você vai ter uns pessoas progressivo que esse lado mais a descontinuidade mais ainda pra esse lado você vai ter um espelho revisado e lá na ponta você vai ter
o clássico se fosse para fazer essa relação bem na ponte é bem é talvez tenha mais coisas na ponta onde ficou muito na visão do mesmo ele ele denomina a visão dele de luterano modificado então a idéia ea idéia de que aquela aquele contraste que lutero estabeleceu a lei aquilo que deus exige e o evangelho aquilo que deus faz por nós então essa minha resposta ler sem obediência minha resposta ao evangelho deus e crença essa distinção o dunga vai dizer não é só uma questão individual é uma reunião a questão que a eu quando leio
a bíblia ou encontrar sempre lei evangelho douglas acredita o seguinte qs contraste o evangelho ele é estabelecido no novo testamento como contraste histórico ou seja houve um tempo da lei o tempo do evangelho mas é claro a de pessoas no testamento que tinha o evangelho lá mas quando tal fala por exemplo que a lei foi até certo ponto e depois deu a fé a fé em cristo é esse digamos assim esse quadro e histórico que pau estabelecem datas e vai ser pra mim é um quadro que não fechavam estabelece então é uma visão tão interessante
tem muitos pontos de contato com o profissionalismo contudo eles chegam a conclusões parecidas por caminhos diferentes caminhos exegético diferentes sobre essa questão de sistemas biológicos né e relacionar eu me sinto à vontade também falar e falar do mesmo porque não há essa relação direta também com algum tipo de sistema e eu não sei se você está é aquela ideia do procuro aquela da mitologia grega né da cama lacrou é hoje corta etapa pesquisas que parece isso nosso sistema começou sacando procusto e é esse o texto bíblico passado mas a gente importa o tempo que a
gente não quer se for muito pequena então acho que cada um tem para tentar cabendo o sistema é a cara e nunca me meti que é louca que a ideia de proximidade financiamento você fica naquela luta de quando será a próxima muitas vezes do texto você fica longe do sistema um pouquinho né então se você quer fazer com que o texto de que o sistema vai dizendo então essa luta porque eu acho que o grande ponto na minha sala de deus quer dizer a questão seguinte você sempre vai chegar no teste com o sistema sempre
tem que fazer esse consciência do sistema os pressupostos sistema está disposto a sacrificar a esses pressupostos na hora que o texto claro de skardu chanfrado então é complicado você pode estabelecer a adaptação da lei você pegar um teste gatas e assim o cara se esquece que usam pegaram tudo isso aquele testamento de idade muito claro ao fazer o seguinte não pode escolher parte da lei você tem então quando você vai promover também tem muitas vantagens claras que deixam evidente para mim assim cara a lei é um todo não tem você ficar fazendo divisão zinha pequena
da lei não dá fazer ea galera que devia lei três partiram das finanças a divisão de tática não é uma moda que é o final é crucial para manter alguns sistemas para a explicação para alguns trechos é crucial a divisão de partida então esse sistema para mim o do brasil por exemplo tem espaço tempo e nos ativos é tem obras a lei em um artigo do ex roma também fantástico sobre esses caras simplesmente ser assim para essa divisão em partes da lei é fadado ao fracasso não sobrevivam a exegese então é claro que você pegue
seu sistema disso nosso sistema é eu entendo que essa relação é interessante da aplicação da lei por exemplo ela pode ser didática se ela for posterior e não a priori então entendo que se ela for a priori como no caso de thomaz de aquino ela se torna é um sistema que vai ter tudo se encaixar dentro dele agora se ela for posterior e eu posso olhar para jesus e paulo e percebeu que a de continuidade o que jesus afirmou que jesus redirecionar ele e dizer sem moral e ética e moral isso é imoral porque porque
em usei essa situação da lei de forma posterior depois da análise do texto agora uma maneira que eu penso que é essa relação de mma chego no texto me afastando um pouco do sistema ainda que o sheik no texto como o sistema é quando a gente observa as próprias formas que os autores eles colocam as coisas por exemplo como paulo coloca suas polaridades nós encontramos várias modalidades e paulo por exemplo algo de antiga nova algo desse judeu está em cristo algo de estar sob a lei está sob a graça exigem escolaridade e quando a gente
vai observar o que aconteceu na nova perspectiva em paulo estendal naquela idéia da consciência mais individual a esses senhores da idéia de que é um problema é mais crítico cristológico não do legalismo é dado o nome do pactual você vai ver o dano quando ele vai levar aquilo para questões nacionalistas ou a grande questão é quando eles é definir as qualidades não existe uma popularidade tão grande assim entre judaísmo e cristianismo meio século o judaísmo não seria religião legalista segundo eles e o cristianismo não seria o que seria falar com ela vai viajar de graça
não seria isso o condomínio pactual ajudar isso também seria assim uma religião ligação eximiu de redefinir wessis falar nada agora porque eu acho importante manter as qualidades de paulo em si nesse sentido como um ponto de partida o que ela me faz ver melhor aquilo que é continuidade aqui não quer descontinuidade paulo então quando observa alguns usos por exemplo do antigo testamento eu entendo que existe continuidade desse continuidade dentro de alguns podem deixar um exemplo aqui existe uma certa continuidade naquilo que são as crianças comuns com o judaísmo como o monoteísmo então certa forma paulo
reafirmou no otimismo ainda que esse monoteísmo no novo testamento ele fica mais complexo por conta que redireciona cristo ao espírito santo mas ainda assim é um terreno comum então aqui é uma continuidade sem problemas com o antigo testamento que diogo monteiro uma outra idéia seria a aplicação baseada nas narrativas o testamento nomeia corinthians 10 por exemplo o filé corinthians 11 ele vai olhar lá da hora tá vendo o povo lá tá vendo que aconteceu no deserto usando meio que uma idéia de de aplicação moral mesmo ele não considera o antigo testamento como se fosse um
texto espúrio o passado conheci nem considero como algo relevante para a vida da igreja até a gente tem medo de usar davi e golias por exemplo o daee é cuidado com o que você não olha aqui de forma moralista mas o novo testamento uso muitas vezes o antigo testamento famosa lista sem problemas claro que no bom sentido então há outra forma de continuidade nas prescrições legais por exemplo éticas comuns ao antigo testamento de certa forma paulo e vai usar na primeira corrida e 5 ou 6 49 essa idéia de ética com 11 principalmente em relação
à questão de casamento a questões de adultério a questão dessas coisas né só mais outra que representa mais duas a idéia de continuidade por lógica por exemplo aquilo que acham os padrões de deus na história epal encontra isso no esse padrão agora entre isto e ele faz uma espécie de apologia a última continuidade que eu vejo dentro dessas prioridades são os que o pastor levantou que pra mim é mais importante a qualidade mais importante é justamente paulo le o antigo testamento não dando uma idéia de eu tenho uma genética melhor do que o judaísmo não
é só isso é a questão espiritual de tudo o que paulo vê ele vê por conta do espírito porque aqueles que não têm um espírito eles não sabem as coisas de deus a idéia da primeira corinthians mas como é que paulo então vai usar o antigo testamento já que ele tem essa questão do mistério que agora revelado eu entendo que a questão da história da revelação essa idéia de que ele olha a lei a escritura como uma história e é nessa história aonde ele vai observar por exemplo que enquanto a lei tinha um papel proeminente
na antiga na nova ele vira meio que um parêntesis ele apresentar como parentes então pra mim parentes na igreja parece que paulo caso parece é a lei quando ele se viu uai até um certo tempo de tal forma que quando chega cristo cristo se torna esse aps então é pra terminar com esse ponto dessa continuidade é isso aí falou da nova perspectiva mais uma vez foi quando eles reduziram a questão de paulo em gálatas a questões de marcadores nacionalista sem falar da questão do do exílio além de niterói mas trazendo essa idéia de que obras
da lei são basicamente marcador o problema lá não são os marcadores em gálatas o problema é muito mais é parece que eles não estão percebendo a função histórica salve fica da lei naquele momento em que chegou não é tanto é que nós temos aqui alguns marcadores e agora agentes precisam a idéia é maior vocês não estão sabendo o papel a função atemporalidade e nessa história só fica da lei de tal forma que quando ela chega ela chega com a proposta chega assim para apontar para alguém uau se fartaram do velho testamento a gente já estabeleceu
o seguinte de que a gente gosta do antigo testamento é ajudada pelo fogo no velho e marcial nem nada certo a gente gosta de tratamento a gente entende que ele tem uma função tem uma função didática ainda funciona pra igreja serve pra igreja uma forma ainda a gente entende que existe uma descontinuidade no modo como o serve pra gente uma continuidade ou seja há um aspecto em que aquilo que ela era continua aquilo que era deus continua a gente já percebeu que existe um aspecto que nós não estamos lendo a partir de um sistema e
que isso não é ingenuidade hermenêutica é realismo e neodímio é colocar os nossos pressupostos em conflito com a leitura sempre entendendo o texto com um pouco de significado como ruas e praças contra por muitas vezes aquilo que acredita que escolherá os três jogos 3d com a gente ea gente vê como se fala agora guilherme ses relações de continuidade e descontinuidade a lei que polaridade detenções que paulo vai colocar de agente e as tensões são muito sérios na estrutura se vê muitas vezes paulo falando que a gente segue a lei outros três falam que segue a
lei jesus falando não vejo os primeiros profetas paulo falando a timóteo que toda a estrutura estrada poderoso princípio para a função para correção e que a lei é boa de que ela é útil como estamos em lei por outro lado a gente encontra paulo falando que a lei era sombra e que agora a gente tem a coisa em si e que já passou por um raio que nos levavam um pedagogo que um bye baby sitter que nos levou até à maturidade cristo e tendo a maturidade observado entre 70 conhecidos e mais assombra o autor de
e mails falando que com a mudança de sacerdote a mudança de lei campanha muito forte dizendo a gente vê todas esse aspecto de contas idade e um aspecto cérebro de continuidade que a grande grande pulo do gato é como é que se relaciona essas duas coisas nesse debate tudo é que o meu ponto foi tentar fazer uma análise de inscrição mais relacionado com as formalidades do próprio texto a idéia de antigo novo mesmo a ideia de de algo que é a aliança mosaica com é contrastado mesmo com a nova aliança então essas qualidades nos ajudam
a fazer uma forma melhor e antes de ir lá com três passos da lei ou coisa desse tipo é muito interessante porque existe popularidade muito sério em paulo e em jesus também eu lembro de joão jardim joão diz que diz no começo que a lei veio por meio de moisés mas a graça ea vida o meu jesus ea impressão que dá é então não tinha graça e moisés então tendo jesus quem sabe que não sabia que existia graça e moisés quem sabe que existe lei em jesus mas o autor bíblica que quer criar uma organização
e quer criar um clima de divisão existia uma lei existe uma graça e ainda que essas coisas de uma forma se sobrepunham em algum nível essa sobreposição ela tem um aspecto de tensão a gente tem que pensar que é o seguinte a gente botar o impostão assunto talvez vão ser muito importantes mas o assunto de lei ele é essencial para entender o evangelho na minha perspectiva romanos alguns não essa questão de lei é um problema para os gaúchos por cento que há uma certa polêmica que lidam com a problemática mas roman não tem problema nenhum
e paulo ele fala de forma negativa da lei não somente em carros que é um assunto polêmico que poderia se não há um fator negativo da lendária porque a galera lá estava usando a lei de forma equivocada e que na outra ponta estão gerando crescer também recebeu o nome joão romano tem problema tem problema nenhum e ele fala de forma negativa da lei é um elemento importante entender por que o raul fala de forma negativa da lei a no começo que não são polêmicas que pra entender o evangelho o aspecto negativo da lei esse é
um ponto pra mim é de grande importância está também assunto aqui agora só para reforçar que eu fiz algumas notas aqui eu reforçar uma ideia para a cebit mães que eu falei no começo que pra mim ler leika então lei é um gênero literário então eu não posso te falei com o tipo de instrução tem a galera estava na [ __ ] toda a instrução ambiental se você não pegar as palavras leitor à noite justamente a alegada quebra transgressão e há paralelo com o mandamento com o prefeito tudo mais então nem a lei tem que
ter aquela eo testamento é pegar uma lei do antigo testamento e vou tirar um princípio tipo assim é pago sábado e transformam domingo entendeu só que a emi fazenda sábado então é sábado entendeu ontem não pode a não ser que se quer dizer que uma mudança deste domingo van e se você conseguir uma mudança que saiba domingo então essa linha interna na sua forma de lei a internet não ficar parecendo não a gente ficou com princípios que precisa de ti não pensei no brasil em deus e por lei a lei para dizer sábado ea lei
específica né ou seja deixa bem claro que os levitas quebravam a linha 17 não é da mente não está após escolher qualquer dia que eu não amo os caras pra valer porque dão lhe o jogador não se guarda na segunda eo povo deságua no sábado e vai até sábado e o povo trabalhar no sábado os levitas estão quebrando aí então a lei é muito específico em que trabalhei com um lei são tão importante nesse ponto aí alguém pode argumentar o seguinte que é não mas ele tá pegando o princípio da criação com relação ao sábado
só que tem que ir com calma aí porque como é que o princípio da criação é aplicado de forma explícita aos clientes da nova aliança no novo testamento com relação ao descanso entre o descanso eterno e não em relação ao chamado nós já temos um descanso sabático entre jesus e caiu fabril argumente que o sábado foi feito por conta do homem à aplicabilidade disso pra israel foi diferente daí é diferente na igreja anual se fartaram do velho testamento interessante encontrar esse porque a gente vai ver no gênesis e ver a criação de descansando não existe
nenhuma regra estabelecida sobre tem que descansar no sétimo dia que o homem de confiança de deus quiser que deus criou criar também deixou escapar também e deus fez a mulher tem que fazer mulher também como é que é isso é muito absurdo você simplesmente né pega o ato divino e transformar o ato divino e um imperativo moral para quem está assistindo aqui pra quem tá lindo aquilo não existe como fazer simplesmente a partir de gênesis 1 e 2 se estabelecer um princípio de descanso de sábado num molde do antigo testamento para a igreja hoje tanto
que a aplicabilidade que é feita pelo autor de brews aplicabilidade naquilo que representa claro que a gente pode dependendo do modo como você quer criar esse princípio acima de tudo você tadeu descansou netão quem sou eu para descansar e também que um dia de descanso talvez haja um princípio que pode ser aplicada às vezes o descritivo era imperativo mas quando eu tenho que descansar então eu pego o princípio de descansar no sábado digo beleza mas a princípio é não é lei não é esse o ponto é reconhecer que quando paulo fala de moisés e tá
falando de lei é aquilo que deus exige do seu povo e se ficar mente é por isso que a lei de moisés não está vinculada nós cristãos diretamente e de forma imediata e direta é sério pelo filtro de jesus cristo por isso gosta de dizer que a lei de tratamento hoje pra gente que é cristão ela é didática mais uma relativa exige o princípio de tático da unidade geral algo que dá um princípio de aplicar mas ainda mais norma mas lei para vender a atenção interessante ainda dessa questão da atualidade é porque a gente nunca
depreciando a escritura no sentido quando a gente olha por exemplo paulo ele fala de forma negativa da lei mas ainda em segunda corinthians por exemplo 3 ele disse que aquela aliança aliança mosaico ela tinha uma glória ela era gloriosa não era falta de glória o problema a questão é que quando chega nova é uma glória é muito maior e aí o que ele diz lá em segundo agora de 3 é que quando esta chega a outra termina aí faz três paralelo janeiro faz lógico se chegou então ele faz um paralelo qualitativa não vai ser dessa
idéia é muito superior àquela não é que aquela faltava alguma coisa no sentido de glória no paulo é porque essa é muito superior o último é de temporal agora quando esta chega a outro acaba então é essa idéia de que nós quando estamos olhando no teu pensamento vai depreciando entender a função e o papel dele agora quando esse texto aí ainda dentro desse ponto de a lei veio através de moisés é ea verdade graça em gaza e e veio por conta de cristo a ideia lá interessante naquela relação graça sobre graça ou graça depois de
graça o que é aquilo lá no verso 16 porque quando ele fala lá tem até uma discussão das versões únicas que fica aquela posição zelador antes se a ideia é graça sobre grassam duas graças que graças a essa julgar a aquela conjunção ali de suporte vai ter que dar uma explicação para a gente onde ele era assim porque a lei então quando ele compara duas graças a meu entender que ele está falando porque a lei foi dado por moisés ou seja uma graça cuidado com mais 10 só que a verdade eo guia graça ela veio
por conta de cristo agora com a relação então essa entre essas duas coisas e eu entendo a lei que pode ser traduzido sim é graça no lugar da graça que já tinha ele não está falando que uma foi modificada tá falando que um chegou no lugar daquela que já tinha então a liga a gente precisa discutir se deixa um pouquinho de forma textual para entender a função da preposição ea função da conjunção dessa relação o que seria aquela graça sobre graça e como ela se relaciona conversa 17 a lei foi dada através de moisés e
agressividade através de cristo ao meu ver os próprios autores do novo testamento a gente não vai ter graça viúva graça no sentido de é o favor de deus para com o seu povo uma relação de deus só que agora em cristo tem algo que substitui aquela ea sua expectativa no antigo testamento em janeiro sobre as passagens da lei que venciam os responsáveis já está uma lei que venciam então claramente avião expectativa e tem a lei vem disse lai né e tem a lei que venciam ea expectativa no antigo testamento à tona esperando quando vê o
perfil da nova aliança que deve colocá-lo no coração nem ninguém vai se acomodar com essa senhor total todo mundo vai conhecer o senhor povo da novela todo mundo conhece o senhor a ferramenta usa essa idéia de alguns não quero não que lei é se colocar no coração e moisés completamente a lei da expectativa porque a nova aliança exige um novo documento é essa descontinuidade aliança que eu acho que é muito importante ressaltá o cara não tem como se lê elas tendem a a ajustar como tem muitas coisas aqui nas possibilidades do mal é complicado ele
ter sido dada nova aliança assim eu vou fazer aliança com o povo não é com a aliança como é que não são duas linhas distintas sobre o desemprego supera disse que a nova aliança na renovação da direção o cara não tem como não tem cara funciona convidar um carro novo mas é o velho que eu pintei não sei como funciona isso você chegar lá o nível de empregos é é complicado você leu livros hebreus e tudo que ele fala sobre a idéia de que ficou antiquada e caducou mesmo essa ideia porque é natureza profética da
lei é um ponto que que chegaram e mateus 5 é pra mim é de cumprimento tiros cumprir a lei no sentido de que ele estabelece a continuidade profeta entre a lei de moisés ela ideli a oportunidade porque é uma profecia cumprimentam relação de história direta ele está se desfazendo de fechamento mas como a profecia que chega de alguma forma ele anula que vem mas já vai fazendo que não anula uma interessante mas assim é o futebol é assim não penseis que houve no amway ele usou a mesma expressão quito 10 não penseis que vim trazer
paz à ene3 padrão gente sabe que não tem estrutura para sustentar só fazendo um anjinho anos está prevendo um falso entendimento é como se tivesse trocando palavras assim o governo lá eu vim cumprir só consegue cumprir em um aspecto em comprimento envolve algum tipo de dano à deam também estão ainda as falhas em um contraste gigantesco triangular e cumprir como se cumpre fosse o contrário à nossa mente o esclarecimento da palavra um lado interessante que matou 5 quando jesus começa a dizer como é que a gente segue a lei da época dizem a gente vai
estabelecer a lei ele vai sair gente obedece a lei e os profetas mas como é que a gente obedece a lei e os profetas não é da mesma forma que ajudou o brasil a linha foi bem diferente mas olha não vocês ouviram ele cita a lei e todas as seis antigas ele está quente é um tema estranho não acham tradição de ideia e como algo porém é como algo estético talvez seja uma coisa muito boa que bem questionável contraste crescente os personagens entre as relações dela está fazendo uma idéia de continuidade e essa idéia de
continuidade com a idéia de desenvolvimento a galera sempre do deco porém como no entanto é isso é um erro porque a idéia há um contraste estava estabelecendo do conteúdo da fala de cristo aquilo foi dito eu estou dizendo isso é um contrato que lhe chamem da pragmática de contextual agora até a função dela e é justamente ele dá mais um passo no discurso ele falou algo vou dar mais um passo não estou continuando que eu estou dizendo tô dando um passo agora mas eu acho que a gente tem que evitar dizer se está fazendo isso
aqui é a senhora que a interpreta legal pode ter interpretado está aprofundando ele está aqui ele está fazendo é tem hora que tem tudo nelson né disseram que o juramento por exemplo a lei sobre o aumento de seu anúncio em junho mas havia recomendações sob juramento de tratamento apresentando o que há de continuar em todas as 26 entre aspas né a atitude seria o sinamm mil entre esse ponto que eu acho que jesus ele não é pedir um legislador anual se fartaram do velho testamento é muito estranho ver como intérprete quando às vezes ele se
contrapõe ao que estava lá não está dando significado mais profundo mas eu tenho lei sob juramento de engajamento e agora não pode jogar nunca então como é que eu tenho todo um significado mais profundo que é o oposto do significado textual e existem coisas significados profundos que não são tão atuais se pensa no não matar o cara não matar e matar a não mais no coração ódio que é o princípio mais um tá no texto pronto aí vem um gênero é esse é o ponto do gênero lei porque não marcar em gênero lei é nova
não matar no gênero bem não é voltar a estar com raiva de mim não tem isso cara do gênero lei é matar enquanto isso vai além desse ponto é a roqueira bárbara isso vai dar a palavra dele em relação àquele ele não tem 30 anos e está adicionando relação não é uma nação onde está sendo legislador está no monte também com 100 assinaturas acaba que é isso o processo às vezes a gente segue a e segue o antigo testamento em que segue a lei mosaica de uma forma no sentido que a gente está seguindo uma
versão cristológico de fechamento no sentido está olhando pra lei e observando na lei aquilo que cristo fez a lei eo modo como cristo adicionou coisas a lei e vou chamar de equidade geral esse princípio moral que está por trás do julgamento jesus ele acha principal que é posterior e à posteriori não estava lá mas jesus trouxe pra gente e esse princípio moral às vezes inclui a lei que era do último fechamento a a lei para não matar ainda vai do mesmo jeito aí se é estendido não é a um aprofundamento teológico de chamar assim da
lei inclui a lei mas às vezes inclui além do treinamento às vezes aprofundamento teológico é oposto aquilo que é dito o chamamento eu gosto do paulo aplicar isto é quando paulo cita a lei sobre boi ou não tapa boca do boi quando está trabalhando eg conta de bule tal comentário na terra para quando está aumentando o salário passará ao aedes por acaso é a respeito de bois fechar preocupar de forma nenhuma eu pessoal tá maluco paulo é um instrumento é doido podem escrever sobre boi como é que ele está pensando em boi neves não é
por causa de nosso primeiro tempo bastou o pastor grande boi no caso em análise mas qual é a idéia de paulo cara o jegue porque foi mesmo que negócio tenso mas com a parada porta dizendo dança do boi entendeu educar não é sobre boi é sobre a gente então parece que aplicar são paulo faz da lei exclui significado normal da lei a gente não precisa seguir de boi mas a gente tem que seguir um significado muito mais profundo que essa lei tinha que é um princípio de o trabalhador é digno de comer enquanto trabalha esse
tipo de coisa ele acha um princípio de equidade ele achou força moral naquilo que aplica a igreja sem transformar em lei a nova estão justamente continuidade é comum elas elas se ligam ali agora é interessante notar dentro desse gênero de lei que qual é o papel dela nessa antiga aliança como um todo essa relação ao segmento como um todo que eu entendo ok a deus deu a lei essa lei vai servir como propósito que faz dela tem um gênero bastante claro de dentro de mim aquela questão mas será que dentro da antiga aliança a lei
era realmente o lapso ponto principal então quando eu leio hebreus eu entendo que parece o sacerdote ele é como se fosse o ponto ali principal da antiga aliança não necessariamente a lei porque porque a argumentação do autor de hebreus no capítulo 7 é que se muda o sacerdote necessariamente tem que mudar vai tocar isso a coisa mais louca de brews cara hebreus é um texto que eu não sei como o sistema reformado tradicional sobrevive abril porém o que se devia em três partes se uma lei é cerimonial só que a cerimônia é a base da
outra porque segundo lembrou fazendo o seguinte vamos propor que a divisão está correta tendo a cerimônia ordem moral ea lei civil beleza aí elas tão querido partido tem unidade custou ao brasil o seguinte para o sacerdote é a base da lei à parte cerimonial a base de tudo como usar essa palavra mudou lá né durante um sonzinho metal em tese a idéia ali não é a modificação de uma lei é a troca da lei e também mudou mudou o sacerdote necessariamente muda se aquela ideia lá é uma ideia de eu não estou modificando a lei
existente ou tirando ela e colocando o outro lugar então a galera da data não informada ela precisa tratar esse texto ali olhando essa palavra lá porque é interessante como pau como paulo de branco e e eu to levaram como lucas a viagem de promoção do seminário é fazer isso no futuro dizia abram suas bíblias na carta de babel em abril todo mundo treme a chegada da pm de lucas se você analisar por exemplo o que falar do grêmio é um pouquinho do artigo junto com a palavra nuns dentro do autor de pelo menos sete vezes
todas as vezes que ele vamos articular com o ativo é para se referir à lei conjunto quando ele usa isso sem o artigo ou é pra dar alguma qualificação essa lei ela vai estar passando alguma coisa do tipo ela não era suficiente está qualificando ou ele está falando uma coisa bem específica sobre ela nesse caso aqui no capítulo 7 com diz que mudou ele também está falando lá como com articular e econômicos ou seja a ideia de a lei dando essa idéia de como um todo e ali não há nenhuma qualificação textual a ela por
exemplo a lei dos sacrifícios a lei de cerimônia lei não então como não há essa qualificação contextual e lá tem um artigo quando a gente pega o livro de deus como um todo é mais provável que ele esteja falando da lei como o dodô que somente de uma parte um alvo específico da lei então tratam textualmente eu vejo dessa forma lá e esse é o uso constante do novo testamento não é impressionante como ele usa no um singular na maioria das vezes a ideia de unidade também é a lei não são as leis ou e
as qualificativas a oitava tem vários uso de leis mas o uso geral de lei do novo testamento é singular e é uma indicação clara de que a referência alemão sai do mesmo a gente encontra então vários está lidando aqui com as várias passagens que nos falam sobre esse aspecto temporal da lei o gálatas é o texto por excelência para lidar com esse tipo de assunto e que a lei é tratada como babysitter que só tem função só deve existir até o dobro da maturidade chegando à maturidade no caso que é cristo tira se manda embora
você deve ser emitir em tendeu a babysitter a babá que não exclui o trabalho de babá serviu a um tempo você percebe então lhe que a lei ela tem função temporal a gente imagina que a gente faz a aplicação decide a passagem muito evangelista e pessoal né eu uso a lei e mesmo a pedro cara bota regras e tal e aí eu entrar quando trabalhei como lei mosaica trato lei como princípios morais sérios é um abuso do trecho então apresenta vários princípios morais não é um organismo da pessoa percebe que é um pecador a maldita
engraçada que tem no inferno 5º ciclo do colo do capeta aí eu faço que aí eu apresento a graça salvadora e talvez em certo sentido com o fim de vida das aplicações de promoções dá para fazer isso o evangelismo paulo faz meu 15 romano representa pra cá a ira de deus a dureza do pecado e tal então e apresenta o evangelho no capítulo 3 mas ele não é um texto sobre o evangelismo um texto sobre a temporalidade da relação de deus e que deus se revelou temporalmente de uma forma até um certo momento e quando
você recebe a coisa em si a sombra perde seu significado e você não usa mais a sombra e sentido ea impressionante paulo não somente em carros e romã bem só que de forma mais sutil né ele tenta fazer com que você tenha consciência com o poderoso também do seu momento histórico na redenção cara é impressionante se você não souber qual seu momento histórico na redenção você vai a vacilar em relação a deus você não vai valorizar a coisa da vida a você vai por exemplo no caso do povo lá que recebeu a carta aos hebreus
a querer querendo manter os dois no adeus emotivo com jesus e tal se você tem que ter a consciência do momento histórico que essas grandes questões do novo testamento a relação por exemplo de judeus e gentios e tem a ver com essa questão agora uma caixa preta aqui que são passagens do antigo testamento que dizem por exemplo que a eterna embora confesse tentei reformado acham ruim pois é né a lei é nunca tive essa questão da lei é muito mais é entendo que há uma relação dessa atividade da lei com relação à aliança mosaica a
idéia de que a aliança mosaico é condicional se você fizer isso você vai ter aqui senão você vai ser uma opção então eu entendo que há uma relação dessa eternidade com também a continuidade da aliança e eu entendo que a lei que ela é eterna porque ela ainda continua lenta vale ela não é mas é uma coisa que te rasgo entendeu não há coisa que abandonou como se fosse uma coisa errada falsa e mentirosa é isso que acho interessante no sermão do monte é muitas vezes fale que não viole a lei que tem um novo
líder um novo méxico e falando as coisas doidas não parece convidar iso e ele se levanta do monte e vai pela primeira vez fazer um discurso público sobre qual é o seu ensino e traçar o completamente oposto à cultura judaica vigente bem aventurado no currículo o senhor é o pobre de espírito não é aquele que chora que é na terra ele vai começar a fazer uma um contraste e vai dizer olha não sou o cara não só um novo outra coisa isolada na realidade eu não vim para abandonar o que eu não vim a cumprir
eu não vim fazer o que veio antes era falso mentiroso que estão seguindo falsas religiões religião certa é essa que eu sou outra outro cara eu vi no berço do antigo testamento e eu vim aprofundando o significado da lei então a lei será eterna pra mim pra mim está relacionado ao fato de que a gente ainda está sujeito de alguma forma esse é o qualificativo importante de alguma forma nós ainda estamos sujeitos a tudo que rolou no testamento é porque era a revelação do caráter de deus a um povo específico e sendo de uma revelação
trata de deus ainda que temporariamente condicionado geograficamente condicionado etnicamente condicionado do pacote mencionado a essa relação era de 2 uma forma então a gente ainda tem uma forma sujeito aquilo que significou o antigo testamento porque eu acho que essa lei até na hora da verdade ela permanece no cumprimento no processo de compra mas em um evento e nas suas possibilidades de aplicação pra gente alguns que acham até o significado de ollanta humala palavra terno de tratamento é porque é bom dizer que o lula é terno em hebraico é fraca o livro do l bonita né
aquela série está mas nunca clube do catar e aveia agora tá então tem passagem que diz por exemplo que levítico elas uma vez que até então nesse sentido eu pego essa passagem que diz a nossa eterna vai lá onde veio de brews então o cara vai ter que em outubro vai ter que entender que nem dá um baile fica pela azul então vai ter que ficar só que o lance do eterno é uma era em que propõe lá no livro dele lá no livro e na participação no livro que da parte dele fala né que
ollanta ele é tipo era até do acerto era tão não necessariamente sempre até recentemente ainda que você não queria tratar dessa forma você tem que vincular justamente a essa era a antiga aliança dentro das suas condições estabelecidas em lei interna na parte de quem lá na medida que isso aconteça anual se fartaram do velho testamento isso não é um problema só para a gente saber nós vamos continuar isso é um problema geral na visão da lei né a lei a ser votado é tênue a lei é civil e eterna como é que isso se aplicaria
a gente vai matar ovelha ainda e coisas assim não é interessante essa questão da eternidade da lei falando também da sua qualidade é que o que dá a entender que o antigo testamento toda a lei moral nessa lei imoral mas ninguém disse hammad obviamente o empréstimo por exemplo né a idéia lado você vai emprestar para alguém necessitado e e não cobre juros e tal rapaz de um aspecto civil ali se for pra fazer essa divisão mas há um aspecto moral que é justo agora que aspecto é esse lá é justamente do cuidado do amor do
próximo é por isso que o poderoso paulo citando antiga ele pode jogar muito bem sem a parceria é um exemplo concreto do que o amor existe olhe lá no levítico lá que vai ter um bom carro e descrição do que é alguma outra coisa em relação a isso é como o próprio moisés ele aplique de cabelo lá e deuteronômio sim quando você pega as aplicações de lá pro cachorro capítulo 18 tal como ele vai aplicar isso a 16 ele vai aplicar cada aspecto da do de carros da adoração questão do python coisa altamente específica para
o povo de israel então é complexo fazer essa divisão então a idéia de que naquela era estava nessa vigência a lei como um todo para o povo de deus no próprio moisés ele trata assim né então existe um perigo da gente desprezar a sabedoria dentro da lei civil vão dizer se os aspectos civis se existe essa idéia é estranho que haja divisão da lei porque eu vou botar você perder porque três porque morava na casa civil uma criança quarta linha técnica e uma quinta que ela familiar eu digo não o caiu a civil céu thalma
dietética continua a família mais ou menos aí eu podia criar 70 e 28 divisões da lei v caiu 1 ano caiu o outro e bel prazer existe algum saque de vida e mais existe alguns fora da linha formada dentro do próprio funcionalismo que faz a divisão da lei de deus que vão que vai arrebentar somente essa idéia de que a lei mosaica foi internalizada é daqui na axé 2010 o irã eu acho interessante porque me parece que o que há o reformado chama de lei moral que às vezes brasil foi muito arbitrário né é aquelas
leis o tratamento que o princípio de tático para o novo tratamento será igual a princípio normativa onde o tratamento então pra mim o que é uma lei moral seria lei que é uma coincidência ética entre aquilo que não praticá lá e quem pratica aqui então não matarás através de um formulário moral nem a lei moral que se aplicou esta por aqui agora você pensa não a não usar ter sido distinto na roupa né não cozinhar a carne no leite da mãe e se as coisas todos se fosse nesse centro aula é essa idéia de fazer
essa relação aqui mais externa eu entendo que não haveria problema em tão más como ponto isso é imoral certo é nóis não se viu qualquer civil isso nenhum caso o aspecto religioso disso também nenhum aspecto puramente de moral privado de moral ou às vezes um pouco tanto público mas não tão público é meu hotel como ficou como é a roupa eo mas esse aspecto da lei que nada nem civil nem sacerdotal ou talvez cair e não imoral não é tratado como imoral tratado como ao cair de uma forma que alguns tratam como uma unidade de
solúvel mas vai ter um problema o quarto mandamento sábado quando chega lá mas não existe elementos aqui cerimoniais ou essa ideia cerimonial idéia moral é quando a gente pergunta mas o que é cerimonial é o fat siu sabe todas aquelas coisas relação a israel o que é moral laboração ou juntar àquela idéia de separar um dia para o senhor condição de adoração ok mas qual é a fase do mandamento é um ponto num dos vídeos lá no canal provocações elogiou a idéia de qual é o ponto onde estamos é qual el ayn rand do mandamento
é a adoração descanso havia um mandato isto de adoração no antigo testamento proporção de 1 para dourar bem eu encontrei aqui não existe talvez braga deu se numa nota de rodapé do livro dele um texto que ainda é altamente questionável a forma que ele aborda então que fica ok então a gente tem que guardar o chamado como ele está no quarto mandamento que é indissolúvel uma unidade solúvel como é que a gente guarda hoje dono do mundo então essa idéia é justamente fazer essa ponte direta mas qual o problema o problema que a gente tem
um vício de fazer teologia por semelhança então se você tem uma visão muito contínua do antigo testamento você seja a necessidade de achar elementos do antigo que valida elemento novo então eu tenho que achar o tom soturno batismo a gente tem batido no orçamento tem que achar um momento parecido antigo haja confusão eu tenho o domingo né no novo orçamento que aí eu vou procurar um elemento chamamento que é o sábado é aplicar de forma indevida o sábado o domingo e tem um excelente livro do cassoulet do fato de chamar o dia do senhor que
disse que o domingo não é o sábado cristão o domingo é outra coisa totalmente além do sabiá que se poderia aplicar o sábado para domingo então não é só eles na lei do sábado ninguém morria por exemplo por quebrar e do sapo que não adoro naquele dia ele morrer porque ele está trabalhando é então é você para descanso e há uma violação clara e do princípio de serem de sono uma unidade de solúvel da calú é porque está lá então assim o chá bar como vários autores como duas moças outros têm colocado como caso o
teste justamente essa relação da lei moral pra gente hoje né anual se fartaram do velho testamento é pressa é interessante que o sábado ver no meio da lei do orçamento é impressão que dá é que o sábado está para moisés o que a circuncisão estava para braã é o sábado era um selo principal da aliança de deus com o povo ali moisés é a relação parecer que a circuncisão é um sinal individual eo chá bar era uma coisa mais pública mas da comunidade inteira sábado a circuncisão civil o povo forma geral então se você tem
o principal símbolo antiga aliança sendo o sábado como é que com a queda da aliança permanece com o principal símbolo aliança dessa política é essa a grande chance depois de escorar o sábado porque a gente te curar qualquer dia e como sabe a coisa que eu falo muito baixo o que configurou no sábado e criar uma confusão ainda com um fuzileiro e quiseram saber de confusão na comunicação 12 anos 11 anos do im espero que ainda mantém domingo ela tem que ser no sábado porque no sábado jesus queria dizer alguma coisa né de querer mostrar
a cara esse princípio descanso no sábado ou seja aplicando não vale mais não não funciona da mesma forma alguma coisa alguma coisa aconteceu quando jesus no capítulo 12 de mateus ele fala que ele é o senhor do sábado é quando eles assim vocês não deixe seu entender que ele está fazendo uma provocação pra como os fariseus estavam é aplicando os princípios lá das tradições desde o chamado aquelas leis que eles fizeram para proteger as leis eles vocês não leste aí ele vai citar o caso de davi no caso da viagem não sabe se ele foi
chamar ou não foi a gente não tem essa idéia já que davi fez um chapéu em fim o conselheiro esclarece o seguinte ele quebrou ele quebrou ea escritura não condenou ele e você não sabe explicar a dentro de si do que você o sistema de vocês conseguem explicar se é geralmente toma como exceção não a sessão um ponto de cristo é você não consegue explicar seu filho ainda assim alguém pode pensar naquele príncipe maior ou menor mas jesus aqui é davi davi suas roupas não é qualquer um ai jesus vai citar o exemplo do sacerdote
ele vai dizer o que vocês também não viram lá que o sacerdote ele quebra o sábado quando ele vai fazer a troca dos pães e tudo mais ou seja qual é a idéia ela ainda é o seguinte para ir porque é que o sacerdote está livre de quebrar o sábado para servir o tempo há uma relação entre chamma e tempo que jesus está estabelecendo é tanto que no versículo depois de dizer sim a quem está aqui é maior que o tempo porque parecia que a de uma escala de valores ali aonde o tempo estava com
certa prioridade sobre o tabaco e aí quando jesus assim aqui tem está a quem está aqui é maior do que o temer é agora a pessoa está muito maior então eu entendo que existe uma pista lhe assim como o templo é direcionado desta nova aliança a jesus que ele mesmo e direciona a uma pista de superioridade até a lista as coisas apontavam ou seja quem está aqui o senhor sabe superior ele ele serve a mim então os meus discípulos não quebraram nesse sentido ele não era um trabalho trabalhadores espíritas e os ciclos em praga durante
nove semanas 0 discípulos né eles não estavam fazendo algo que é habitual a o trabalho deles não era entretanto alguma coisa nos evangelhos não sinaliza que eu vou é notinha de rodapé básica que só pra onde viu rápido tim é cara é muito estranha um golo de davi no antigo testamento que os filhos deles é um sacerdote não deixe seu testamento ele fecha a estola o cara toca na rua morre né aí eu dava inveja escola a ser aquele senhor ainda acontece nada não é interessante essa relação e aí o salmo 9 7 10 euros
ao mundo fala da sociedade para sempre né é um deles e então a essa relação dele com o sacerdócio é uma coisa muito forte a impressão que dá é que o título realmente estava querendo prefigurar em da via figura de cristo como recebedor de profeta muito louco isso então pra resumir a ideia é existe uma lei de deus sim deus não é sem lei mas a lei de cristo é a nova expressão da lei de deus dentro da nova aliança primeiro corinthians nov efe o menor praticada você vai ver as interpretações reformadas texto aí não
dá não dá o primeiro gol em 29 é o tejo o carro aquele livro dele tem de mudar acho que a fiel é sobre o ministério a cruz é uma coisa assim que analisa os trechos de óperas corinthians na hora de fazer o mais interessante é líder com 29 o comentário do golfe também é complicado você vê aquele trecho paulo dizendo claramente eu não estou sob a lei e expressam sobre a lei ser usado como a questão a sobre a condenação da lei na a maldição da lei é muito louco porque o que usa o
formato sempre falei de forma geral nesses textos que paulistão está sobre a lei é transformar tudo em um show de baixo a maldição da lei das metas de mal só que uma eu sei que é um argumento ridículo mas quem vai assumir a gente também não ter gostado ligado à calma calma calma não tivessem mais novo de gostar ou desgostar dizer que ele não tem mais habituado não é tão baixo não tem maldição da minha vida tá bom mas assim não tem como se encontra a maldição da camisa 6 não acontece na argumentação não tá
escrito textualmente lá isso é uma imposição de uma tentativa de desfazer o tecido que não diz mas a gente nem de disso falou ao telefone e diz é muita gente está falando sobre o hospital angeles kuta na vida dele eu me fiz como que debaixo da lei para o debate da lei e eles vão poder ter dito que seja judeu para que deu então em relação ao time que está debaixo da lei seja deu ele talvez mude com 12 cores diferentes que deve estar lidando com gente se converteram ao judaísmo que então não são de
deus no chão debaixo da lei diz que está eles embora eu mesmo não esteja debaixo da lei não for baixa lei está debaixo da lei está relacionado não confirmar suado mas está relacionado com seguir a lei com obedecer à lei e ele de novo e eu me fiz como que sem lei para os em lei ou seja como se não tivesse baixado lei mas ele bota o parêntese embora esteja em baixa de cristo e cria uma relação de compra posição muito forte eu não estou debaixo da lei de fechamento não estão seguindo até a minha
como judeu segue mas eu cheguei no segundo uma lei que parece uma outra lei fica aquela cristo nu au se fartaram do velho testamento nós primeiro continuava o texto fantástico mas também tendo em 75 19 quando ele diz assim a circuncisão não significa nada ea circuncisão também nada é carvão da lei nada é mais assim o que importa é obedecer os mandamentos de deus como ele entende como é que se diz assim eu tomo como ponto de partida além da unidade a circuncisão é lei é a lei de deus tá beleza e perde assim essa
lei aí vale nada o que vale é o mandamento de deus então tem uma descontinuidade do tamanho do mundo que eu acho assim o reforço do nosso conceito de descontinuidade parte do nosso conceito da aliança que é importantíssimo no nosso concelho de umidade da lei eu acho que esses dois conceitos são é complicado você manda você ter um senso de unidade da lei ou seja não tem parte a lei ali é um total de 603 mandamentos né beleza se você perguntar começo de estudiosos judeus ele usou essa expressão 600 mesma gente pegou a prancha por
exemplo mas esses três mandamentos e não é de 10 mandamentos os mandamentos então se torna verdade conselho como um todo ea idéia de mudança de aliança mudanças e novas mudanças de lei se você pega o texto diz que vai colocar a confusão como o que não é mandamento é fazer o que se gosta ou não é mãe de deus então tem um ano de continuidade muito grande dita é eu vejo aí uma questão interessante é como você leu um texto de seu contexto o princípio básico das vezes é o que eu vejo é a galera
diz assim a mais a lei continua porque a gente tem que ler 37 à luz de tal texto então por exemplo paulo romanos capítulo 13 paulo fala da lei que é a questão da lei né e assim não eu tenho que ler brews à luz de outro texto porque se você quiser é usar aquele princípio assumiu se como regra da fé não tenho desculpa também mas este blog um texto mais simples de produtos mais completos realmente assim o texto que o golpe interpreta que não gosta é só isso porque quem é que vai definir qual
mais simples mais completa a idéia do tucano dentro do cano nesse sentido eu tenho um texto que ele vai influenciar toda a manhã e ninguém se comunica assim minimizar o tempo interpretar esse seu irmão de água luz de outro irmão eu tenho que aguentar esse livro a luz de outro livro terá ao mandar carta ao mundo acusava a mulher não mas que ele interpretado à luz de outra conversa que ele fez em 1912 com outra pessoa mas não faz nenhum sentido eu fiz o filme para ouvir sobre o sistema e ao as passagens claras nos
ajuda a entender o discurso eu acho que tem um ponto relevante isso no paddock a luz ea passagem que pode trazer me tirar a penumbra da ultrapassagem mas ela nunca vai dizer o que aquela passagem antes em uma outra passagem não pode conferir sentido a passarela vai lançar luz porque existe ali chegam sem balizas controladoras né e défice vai encontrar uma contradição essa contradição apontar um problema excelente resolvido o texto é assim como na loja da fé eu tenho outra passagem que diz a aí encontram a sua passagem diz não a anchieta tem um problema
então um trecho ajudar a interpretar outro mais com o negócio esse problema encontrei eu vou ter que olhar os 23 não só pra um outro olhar os dois textos e olha lá dentro do contexto o texto com significado de cada um eu não posso é opa esse trechinho está atrapalhando as outras interpretações como falei isso e chinho se encaixar bem bonitinho no modo como o novo sistema se você faz isso nunca vai mudar de sistema não vai corrigir o sistema nunca vai corrigir seus erros e lógico também vivem os pontos cegos é esse ponto interessante
que por exemplo primeira 49 lado de baixo da cama quando paulo fala de baixo do que está falando aspecto condenatório na idéia de condenação da lei porque a maioria desiste ou alguns que a eu li é por conta de gálatas que ele vai falar só que graf fazer isso em gálatas também reducionismo porquê porque dizem são paulo que está usando além da alta só no sentido de condenação e mais um princípio de vida de guia para a vida continua meu problema com essa afirmação ainda nem tanto que ela diz é o que ela deixa de
dizer que realmente pautado android existe um caráter de condenação na lei existe mas o que está faltando a isso não é um aspecto da lei isso para ele está usando toda a lei para o cante a idéia é esse era um papel dela a função dela se a gente pegar um texto que não é tão escuro porque se foi escutar é também um ponto da nossa terra que é como os 33 21 paulo vai falar sobre a justiça que se manifesta agora pela fé e ele vai dizer lá a idéia dele é a seguinte existe
uma justiça de deus que ela agora é manifesta parte da lei só que ela também é confirmada pela lei pelos profetas a ideia era se manifestou aqui mas não significa que não tinha nada apontando para ela lá tinha algo apontando para ela lá e quem estava apontando para ela a lei e os profetas paulo como é que a gente recebe os benefícios diz dessa justiça pra nós é através da obediência à lei paulo continua nos velhos ensinam é através da fé na obra de jesus cristo ok paulo a gente anula a lei agora a pergunta
lógica dele aí vai dizer não nosso que confirmamos nós é isso a palavra la cruz que se agora ela é nós afirmamos é agora como é que nós afirmamos ela nós afirmamos é uma medida que nós olhamos para o que ela apontava que é justamente para essa justiça agora essa idéia do tejo que como o ponto que paula está usando lei lá no sentido de apontando sua temporalidade ea sua função indicadora de que alguém ia chegar a lei é o mapa de um tesouro agora ele está falando aqui a parte da lei geral aí eu
não posso olhar não é que é na lei em si não é o que se manifestou foi a partir da lei a lei apontava e os benefícios que chega até mim agora é justamente pela obra de cristo na cruz aí a gente vai pagar agora pergunta o que é e qual é o padrão de certificação para o cliente aí a gente vai cair mais e mais uma vez aquela questão da escolaridade paulo é lei espírito nós não estamos mais debaixo da lei e ea questão de mandar um espírito entendeu então entendo assim tem que ter
cuidado porque a escritura não se contradiz mas não significa que ela diz a mesma coisa em todo texto os aspectos eles vão aumentando e esses aspectos observados dentro do próprio texto sim anual se fartaram do velho testamento eu tenho um livro chamado ao o testamento aos cancelados gerando um caos madruguinha som e até que o tabu dos dez mandamentos que foi cancelado ela gosta do maldito assim né meu não muito ruim me ofensivo mas é um livro talento de um ano uma corrente teológica que tem estado muito famosos que é meu corpo em teologia é
que a tecnologia da nova aliança que é muito próximo da educação i sentido no muque que são novas correntes de novos sistemas de pensamento que conforme previsões intermediárias que tentam levar com seriedade as visões a respeito da lei você pensa no confronto hoje né do kindle dólar hoje nessa tensa no batom aliança no rio comentou o mesmo profissionalismo são visões a respeito da de um sistema bíblico que tentou fugir de meras polarizações entre socialismo em aceitar o negócio tentam ser mais maduro me parece que esse debate da lei um debate muito sério que a gente
não tá levando a sério no nosso debate popular no modo como a gente tem desenvolvido por causa de substituição confessional por submissão eclesiástica por pertença e pertencimento e por um tipo de humildade que nos impede as vezes de allen a esse é um debate muito mais sério fora do brasil aqui não aqui se você gosta das coisas cheque você é taxado de herege manifestação de estarreja uma pessoa com um formato mais nosso grupo não pega ou não pega mais novas conferências e coisas assim então as pessoas têm muito medo de falar sobre esse assunto mas
acaba que esse tipo de debate está fazendo aqui uma coisa que não existe certo eu eu tive interesse em trazer você só discutir sobre isso e um com amigos meus preferidos falaram aí a questão faz um debate é muito injusto é uma guerra assimétrica começar com um debate sobre isso traz um reformado um cara não é formado nesse necid da lei se não existe nem produção de conteúdo dessa agenda talvez esse seja esse podcast o primeiro contato e muitas pessoas uma visão mais contínuo da lei quando fui lá fora você tem duas mães falam sobre
isso e têm cartão falam sobre isso você tem lá falam sobre isso tem um milhão de outros teóricos de peso tá todo mundo tem hoje uma carta falando muito sobre isso né e são coisas que não viram tradução para site é formado não vira livro traduzido por uma editora porque eu tive assunto que tá danado pra quem conhece inglês reconhece o trabalho do outro estão lá fora que muitas vezes chega no brasil para e esses materiais eles têm 11 na robustez da energética muito legal após o carro que você fala com ele sobre outras mulheres
em que carlos henrique é o cara da nova perspectiva né eu já disse paulo castro diretor da fiel e falou que mentiu e brilhante realmente ele é um cara que realmente diferenciada e o pastor disse que o antigo tinha dito cara do meu carro que eu pago para ouvir néon cara que realmente quando me criticarem o kit com peso eo atlético conjuntas de peso o pai por exemplo o pai é um cara que todo mundo tem que ver com o pastor revelaram uma produção cada um que ele é um monstro né a dissertação de doutorado
na área puxa vida e tem material muito denso naná e vou ter que ter o seu site o jornal né então espero responder todas a ele mas quem respondeu com mais dignidade e 15 para o hátila de fogo do globo você pega um cara com douglas morreu ele é fantástico cara ele é um cara tem a mentalidade energético assim eu acho que existe gente de peso e quando digo pesar peso no contexto energético assim são sjcc no ponto porque a no debate teológico cara as implicações das implicações o cara caminho até a gravação evitar mais
tanto que a aplicação de verdade até hoje a partir daqui deu disse que a partir daqui vou dizer isso e vai caminhando e agora esses casos eles estão lutando com texto e todos eles acaba de editar tem essa visão de descontinuidade da lei que está colocando aqui né eu o que é interessante com ninguém assim que o cara ele tem uma idéia exegética linha preocupação de zeziel é que quando ele olha que uma outra vertente por exemplo ela possui alguma coisa boa e não vai ter problema ea quem dá a entender que é mais fácil
olhar para aqueles pais se que tá parecendo lá então por exemplo você tem essas novas correntes que têm surgido agora você percebe que elas estão meio que olhando assim com alguma perspectiva hora que tem um problema lá agora é que é bom eu vou pegar aqui não é só assim vou pegar sol que é bom porque o que dá a entender que no texto há exageros do texto ela saiu aqui a idéia da cama da tecnologia ela só um pouquinho vou agora pegar e quebrar tudo aqui porque a bíblia minha cama o sistema é que
tem que ser quebrado ou ou mudado na medida do possível e você vê por exemplo eu eu ver o ponto seu como é que eu vou lhe dar o seu exemplo de textos assim o tecido né que mais se falou da dor de comer carne com um dia na vida pessoal mas não tarda categorizado como lei né então eu creio sim cara gostou de um freio e gosto dele e abordagem liberação de vaga o seguinte você vai ler o antigo testamento vai procurar entender o que ela está fazendo a parte do pressuposto de continuidade então
não vou poder seguir a lei na risca como lei né a escola a ideia da barba e muitas vezes é uma frustração da gente é esse gesto porque não tem explicação as leis e ipad não queira fazer o bem para nós a malta do mais puxa mas sabe que muitas a explicação para isso o texto não é essa de fazer o que estou fazendo aqui você ficasse bem tudo mais não é então o que eu vejo é que a grande dúvida a gente possa então vamos lá resumindo como é que vou ler o testamento eu
não vou olhar seguindo as leis como ele não siga assim então olha aquela lei com o paulo fez por exemplo no caso além dos pais né acho que é o quinto mandamento é ele vai pegar a aplicar para a terra como um todo e faz a aplicação não faz uma interpretação então eu vou pegar aquela lei vou te entender que vai fazendo tratamento com o impacto com significado então a aplicação para cá nesse sentido ela se torna útil palavra de paulo neto a palavra de deus é útil falar nesse processo você vai realmente aprender muita
coisa tirar mas também está mais do que cortar a barba a base bíblica para o rosto limpo né é um cara que hoje é complicado você você vai poder fazer isso vai vai conseguimos vencer e conseguir cp garante sacrifício deste imposto caro é o valor da minha aproximação a deus envolve morte de um inocente né deus após ninguém pode se aproximar de qualquer maneira então se tira muitas aplicações daquele instante a partir da idéia de que não tomamos a lei no gênero lei de pensamento mas muita gente vai ficar meio que boiando mesmo assim alguns
casos algumas leis porque não podia cozinhar o animal no laser sinceramente o complicado você vai ver os comentários levítico é mais especulação do catador [Música] e aí nesse ver se esse pó como o início a melhor maneira de a gente olhar como o tratamento pode ser aplicado é olhar diversas formas que os autores do novo eles aplicando então até a questão do uso do antigo e do novo testamento é e você observa complexidade que é tão alguns é também autor só nos censos plenário e aquela idéia de um significado mais profundo que eu vou me
agarrar aqui mas em outro momento que a tecnologia mesmo tem uns momentos que dá idéia de outro referente então a essa idéia do uso do antigo ea gente pode olhar para o autor de brews como autor de abril só olha para o antigo testamento a senhora isso aí obsoleto ele está dizendo é que até agora que passou está prestes a desaparecer ou seja vai chegar um momento que não vai precisar mais professor do antigo testamento porque não vai precisar mais apontar lá para dizer olha quem tá botando pra cá vai vai desaparecer tudo é consultor
de 2010 não mais precisar fazer isso pra vocês não é porque vocês vão ter observado que a plenitude de tudo eu entendo que essa forma que os autores do novo uso ao antigo deve sim ser algo base lá algo que pode manter uma idéia de pagar e limites até pra gente como aplicar essas coisas né na nossa vida uma segunda coisa é qual o domínio das coisas a que nós estamos trabalhando isso dá um exemplo quando eu pergunto qual é a aplicação diz pra minha vida eu estou indo além da exegese estou indo além da
teologia bíblica eu estou entrando no campo da teologia sistemática e estou chegando agora no outro campo da teologia pastoral o prático vamos colocar assim o qual há a ideia a ideia que quando eu chego num texto e já com uma preocupação o último de perguntar qual é um avanço para a minha vida eu posso perder completamente a idéia do horizonte do outro aquilo passa a não ser mais um diálogo mas o mundo ao longo de um dia pra mim mesmo eu não chego lá porque o horizonte da expectativa é justamente esse eu vou chegar lá
na expectativa de que o meu horizonte expandido o meu horizonte a funcionar mas vai acontecer alguma coisa comigo então com essa idéia é preciso entender qual é o domingo das coisas que eu tô trabalhando se eu chego num trecho querendo provar um ponto tomar deakin participação da lei lá eu vou eu vou agora tá rolando muitas coisas a mim agora é claro que essa idéia de tecnologia energética teologia pastoral ela não é bem uma linha é como se fosse um ciclo também há uma interação entre as outras ainda que eu procure uma certa prioridade nossa
gente mas o meu ponto é que quando ele pergunta isso vai servir pra gente e hoje a gente tem que ter cuidado para não pular ou então deixar de fora outras outras áreas do conhecimento teológico sem elas a ficar mais complicado você isso é pra hoje isso não é pra ouvir eu acho que falta eu sei que é um sonho porque o assunto mas tá ligado falta essa essa pegada exegética galera falta texto faltou kwt trabalhar o texto é muita ideologia muito teologia e sentiria muito conceito tecnológico e o cara não avalia o conceito a
lógica de que se fala agora ai meu deus que deixe isso para mim cara já tá dizendo que tem que fazer então não deixa ser guiado e nem a forma a forma de ele fazer biologia não é orientada pela palavra já chega com o modelo estabelecendo que consegue fazer teologia ele não vê a bíblia dizer assim não faz todo dia assim dessa maneira dessa forma que sua tecnologia é uma coisa interessante ela como por exemplo é que nem aquela interação entre a o que é uma dedução o que é uma intuição e o que seria
uma abdução a idéia de que esse algo intuitivo que eu vou juntando ali a a ossada evidências uma a idéia de do tipo que eu já chego olhando ali ou deduzir o que é mas essa idéia de habitação é eu junto às evidências e eu vou tentando deduziu que já é mas eu sei que a minha doação pode mudar se chegar a outras residências também não já como está ali está investigando não pode ter sido isso mas se chega um mundo tudo o que ele viu isso é esperado já de que alguma coisa se chegar
alguma coisa nova que vai mudar a minha ideia então eu devo ter cuidado isso que quando estou lendo o texto eu posso dizer senão eu total a linha lógica interna é faz sentido mas porquê porque estou colocando a minha lógica interna e eu não estou percebendo que pode chegar outra coisa eu vou ter que olhar para o que eu vi anteriormente de uma outra forma e 16 justamente olhar porque o vídeo outra forma rapaz eu já li aqui será que eu vou olhar totalmente diferente sim se chegar alguma evidência mais é voltar um pouco acima
da lei nem no top que chama atenção também a relação da lei o amor porque quando você vê por exemplo passagens da bíblia envolvendo sábado por exemplo por que eles não sabiam lidar com sábado porque parece que a lei não somente a ponta para o amor mas o amor também uma chave de leitura da própria lei por isso que ele está no hotel para o jumento cair num buraco lá atrás mas foi uma pessoa doente poder curar então compram esse cara tem a chave para encarar o sábado tem um amor ele não é somente uma
6 o que é amor lembra que essa parada também é assim eu sei o que é amar seu lei só também no poço ea lei sem amor não é posição legalista posso fazer direitinho sem postura amorosa o amor e que também não somente aquilo que para onde a lei aponta mas também é a chave para entender e aplicar o próprio lei gálatas fala isso é aquela idéia de que amar você cumpriu a lei alguém está vendo você fez a lei ali a gente tem que ter cuidado que é o cumprir a lei em quando está
num ponto add store que salve com essa questão qual é a função da lei dentro desse fato histórico e assim olha vocês fazem isso vocês cumprir nesse sentido profético e finalmente chegar ao ponto que ela estava apontando e não necessariamente estão fazendo elas é um ponto importante a gente estabelecer jesus cumpre ea gente é obedecer cuba no sentido de que não na obediência mas agora a própria moça no vídeo ali montado na lei na época profético anual se fartaram do velho testamento uma coisa que dizem muito é a mais é a lei de deus muda
a lei na expressão do caráter de deus como é que esse revisão da lei acaba ficando sempre coisa né é uma coisa que sempre me chocou muito o seminário foi promovido para mim lei e técnicas adão e eva como foi isso ela lei de deus a noiva aí adão e eva caem e continuou como folhas não percebo esta vai comer porque pelo sol do rossim arar a terra então a alimentação está relacionada à ara a terra continuava sendo vegetarianos veganos e lá chegando em vida né a ganhar uma liga mesmo depois da queda otv1000 serviu
também não aí você pega 79 e e pode comer tudo menos sangue então liberou geral o banco de sangue com noé e chega na lei de moisés a idéia restrição muito louca apenas animais puros os impuros não o puro é aquele que o roni tem um casco fendido e não pode pensar que também foi moisés e chega em jesus e liberou geral começando vai comer tudo claro que é um pouco abatido mas você tenha lei de deus aí a norma de deus mãe de deus mudando profundamente né podiam acordo com o coordenador pode optar por
outros quatro meses 15 meses essa pergunta aos mais além da manifestação carta de deus qual dessas é uma inversão completa de deus né mas é a idéia é que você não pode olhar só o aspecto excelente não é permanente toda lei uma invenção do caráter de deus mas em referência a alguém é a referência o caráter de nosso povo o canal de deus a um povo específico num tempo específico um período específico o tio tratamento é cara de deus o time também é por isso talvez seja mais maduro pensar na lei como uma infestação da
sabedoria de deus onde nós que diego ramos é quem tem falado muito sobre isso ele falou comigo sobre isso é um assunto legal e que a lei seria melhor atendida com uma sabedoria de deus aplicar o seu povo é também o que eu penso que o seguinte é não posso falar simples né a lei é a manifestação do caráter dele assinam o texto não há citação bíblica da hoje quando da estrutura com ela de uma forma pontual às vezes forma direta e às vezes forma indireta o caráter dele né quem está falando sacrifício por exemplo
apontam para essa idéia de que ele é santo por exemplo é a de que não se pode aproximar se de deus de qualquer maneira então isso não é de forma direta dessas palavras ajuda a gente a fazer essa a relação entre o caráter de deus é a lei de deus era igual a cara aí vem o pólo iguala lei de deus com a lei de moisés né pra mim lei de moisés é um é lei é o documento do pacto com israel é ea lei a terra de deus é a lei de cristo que é
simplificado namoro coisa talvez a gente possa pensar já em casos em que a lei vai contra o caráter de deus é o divórcio além de voz no tratamento a cláusula de exceção é deus e do contra o próprio caráter por causa do pecado do povo e diz olha pode vencer em casa é lutério mas no princípio não era assim deu só faz isso por causa da dor no coração de vocês então eu odeio de volta mas permite o divórcio é uma coisa que ele não gosta mas que lhe permitia falei então e voz e acaba
quebrando fazendo essa idéia a lei expressa a palavra de deus comum de câncer não pode ser a chave interpretativa para as leis vou procurar sempre a palavra de deus a lei aqui que se encontrar de voz é pra você não vai encontrar o cara veio votar na verdade o mau caratismo do homem na lei entendeu então acaba que a declaração não pode ser por isso que não pode ser assim né a lei realmente expressa um caráter individual eu penso que expressa é o caráter de deus em contato com a natureza como no ser humano agora
a lei de cristo eu penso que sim eu acho que o ponto interessante é o antigo testamento não é a lei mosaica e outra nem toda a instrução de deus de todo antigo testamento se resume a lei mosaica nesse tipo eu tenho provérbios lá então você pode ser senão mais provérbio tem base há na lei mosaica tem um problema disso mas tem muitos problemas ali que faz parte de uma sabedoria além da da lei mosaica e alguns pontos assim que ele vai dizer se olha o caminho mais provável é aquele por sabedoria por como deus
trabalha num pacto é mais provável que esse caminho aqui seja o melhor está ainda que isso não seja uma lei em si não é o filme que deve andar e ele quando crescer vai não vai se dar melhor e isso não é a lei mas qual é o princípio jogando mais confortável pra que ele quando crescer não se dizem alguns apontam pra tradução e talvez seu jeito que eu tenho seja o melhor da produção mas de outros que em relação à riqueza ea pobreza se você conseguir imaginar sequer eu andar porque vai ser assim alguns
imaginam que está relacionada não usar não tem de usar a questão é um princípio é nova então quando a gente olha a palavra é essa idéia de ensino a eu estava lendo acertas as redes de um cara que ele analisa é é o senhor como pedagogo no antigo testamento como deus é que se coloca aquele que ensina o que é e que requer uma boa hidratação alguns por algumas dificuldades mas o ponto dele é que em todo o antigo testamento até as narrativas deus usa para ensinar o seu povo alto na atividade que o tempo
todo o christopher lloyd fala muito isso sobre essa medida adicional de que muitas narrativas apresentam um ponto teórico né a gente vê isso os projetos com hidrogênio e pode encontrar isso tudo está muito bem agora a pergunta então é por exemplo estava respondendo à pergunta de um jovem a questão do sexo antes do casamento ea questão que envolve muito a idéia da hipermodernidade tal é será que os valores cristãos não estão ultrapassadas e aí a pergunta foi se valores em alguns valores cristãos na ideia dele como as leis detecta sair dela passaram o que me
diz que essa lei por exemplo sexo casamento também não passou comenta não sexuais com noemi diferente sem essa ideia então a questão não é não é a pergunta não é se sexo no casamento errado a pergunta é o que é errado ou seja estão invadindo o campo da ética está relacionando ela com a teologia perguntando se tudo ou é o nosso padrão de moral nosso padrão moral é deus ou seja estou aqui analisando princípios que o óleo da líbia minuto então é deus porque deus fala esse princípio moral deus me deu regras ele me deu
ele é o criador agora como é que eu sei que isso é errado como é que eu sei que não passou por conta do encontro cristo falando justamente fazer uma junção de dois trechos totalmente são separados e os se unir ao seu passado ele fez uma mulher e de um acordo com hands on gentes 2 ele está olhando pra que dizem sim isso continua e é a essa afirmação entendeu alguns pode perguntar mas jesus não é não não diz que é errado o diz a questão da habilidade e aí agora vamos fazer para liberar não
porque o princípio da lei ela voltava justamente o amor eo amor ele ele faz com que o óleo essas coisas ele não está errado vai contra o criador isso vai contra a natureza que ele estabeleceu por quê porque a lei ela aponta pra isso então à medida que eu olho pra ele hoje eu olho com essas lentes alguns não gostam disso que vou dizer então a lei de cristo amou e isso é muito geral e isso é muito pior que tá não tou equiparando as duas coisas ou dizendo quando eu olho para o antigo e
ver como os autores aplicam estou inocente óleo existe um padrão de benefício ao próximo que é uma expressão do amor que a lei própria apontava e agora chegou ao seu ápice não mais com base no novo mandamento vos dou não mais com base no amor geral mas qual é o novo mandamento amai-vos uns aos outros com base em amor da cruz de cristo cruz de cristo passa a ser essa base lá então meu black quando a gente invadir é racionalmente sim porque porque antes de tudo nós temos uma moral essa moral é estabelecida em deus
eu não estou fazendo a relação direta com a lei mosaica está fazendo a relação direta com deus antes de tudo e aí como acontece essa expressão na revelação de deus que é como eu posso conhecê lo daí eu posso tirar as implicações até nós para minha vida na medida que o óleo contexto canônico e não exatamente por uma parte só anual se fartaram do velho testamento acha que vale a pergunta o que ela de cristo sim a lei de cristo é um tratamento mais alguma coisa número 49 a dizer não estou sob a lei de
moisés não mas não quer dizer que não estou sob nenhum trabalho de christina é a visão mais comum que eu tenho ouvido é são os ensinamentos dos apóstolos ensinamentos e exemplos de vida dos apóstolos de jesus cristo ter sido isso ou seja o novo testamento basicamente essa ideia seja alguns documentos ratificados no novo testamento então nessa perspectiva você entende o seguinte foi tudo anulado logo a palavra mas no que vai dar confusão também do mundo é a a lei de moisés a alimport paulina a lei de moisés e até jesus então agora a partir de
jesus eu vou ver o que jesus ratifica repete ou não ao traje novo pensamento seria essa idéia agora é interessante que você vê os autores no pensamento que se conhece consciência pode fazer o que vos escrevo é mandamento de deus ele tem essa consciência ficar escrevendo realmente tem um peso cara chama aquele que traz grande mandamento é uma palavra tem um peso muito grande eu olho pro para a lei de cristo não só como aquilo que ele falou aquilo que foi repetido e trazem de novo pelos apóstolos mas também o modo com que o jogo
de fechamento e aplicar ao aditamento a mesma forma a mesma coisa que ele fez então quando o desmatamento e uso método de jesus projecto de testamento encontra essa é a força moral esse princípio a eqüidade geral no encerramento do encontro lei de cristo ele também né eu tenho uma coisa muito maior que é onde o fechamento como ensino para figurar de jesus no berço onde jesus nasceu na e como 11 a voz de deus que jesus me ensinou a interpretar a forma dele a gente pega mateus nós temos cinco discursos nas grandes e discursos a
linha editorial do monte ele combina com o discurso da grande comissão e o que eu acho legal a que exige assim em sim eles tudo o que eu vos ensinei a uma ligação em mateus cristo como aquele que veio como um messias para agora organizar essa nova comunidade messiânica ea combinação não é em cine clube que está na lei o que eu ensinei mas enfim em tudo que eu usei alguém pode dizer não a ele ensinou que deve seguir além disso o quiosque mas dentro daquele contexto maior eu faço uma ligação com os discursos que
fez sermão do monte que toca de certa forma cada ponto da nossa vida por exemplo mateus 5 matheus 13 as parábolas a relação do crente é nesse período entre vida de cristo ali a questão dos irmãos católico a questão do casamento a questão da disciplina eclesiástica então essa ideia parece que bateu estamos levando dizer tudo que eu vou te ensinei justamente esses cinco discursos que organizei e aí é claro que tem as suas implicações então essa idéia de que a lei de cristo eu tendo ela também cristo falou como ele olhou para trás mas também
uma ligação com o discipulado de forma que cristo passa a ser um certo modelo a gente tem medo de dizer que transporta o nosso modelo ao cristo é inalcançável não ganhou a humildade de cristo ao serviço de cristo nunca chega lá mas paulo usa cristo como exemplo e assim eu também lembro usa olha ele deixou um exemplo é que a gente siga agora siga quem cristo agora o que é seguir a cristo né eu acho que essa idéia do angular que aquela ideia de de fazer o que ele fez e seguiu seu exemplo pedro falou
até das os seus esforços dele então não era o seu é um espaço que fará josué e tal é nos passos de jesus que faria eu existe uma relação entre ética e escatologia cara perfeito a idéia do prefeito rapidinho também nós aqui do lado de pedro né então há uma relação direta quando você deixa a visão escatológica a sua moral pode ser negociadas e começa a negociar e você vê o contato ele trabalha com a licenciosidade como judas também trabalha ele vincula isso aos fazendo aí a ele não viu ainda é é fã ele vai
ter que pagar deus foi um dia como me havia a galera ficar zoando nem assim a cadeia chegou ainda essa falta de escatologia justificavam o comportamento a digamos assim uma moral completamente aliás não falta de moral completa então é interessante porque hoje em dia a galera muitas vezes está focada em alguns tópicos cultura espaço na cultura cosmovisão para lá seria para beleza tudo bem beleza não é mais a questão aqui isso não é o mais importante isso é importante quando começa a focar apoio a rafael que vai ser o presidente do brasil e nem fazer
campanha pra fulano de tal prática' essas preocupações são legítimas mas quando pega uma escatologia e o foco acabou a minha moral é completamente afetada é por menos que me dissertação do mestrado em sociologia política e off the wall uau se fartaram do velho testamento pra encerrar são os três pastores aqui então foi a pergunta mais pessoal eu terminei tentam responder como é que vocês pregam no antigo testamento a igreja você olha vou dar um exemplo que eu peguei algumas vezes elas eu peguei todo antigo testamento uma igreja assim cada domingo um livro mas antes de
ler eu li primeiro corinthians 10 quando paulo vai usar a integridade do povo de israel como um tipo caracterizá-la netão ti para o povo de deus a minha perspectiva é a seguinte quando paulo autor de hebreus judas figura de pedro com para o fracasso do povo de israel apontando pra gente e integrando dizer se podem cometer a mesma coisa para dizer olha quem quiser vocês são o verdadeiro povo de deus também é assim é preciso agir assim porque não é assim assim eles agiram assim certamente nós podemos agir da mesma maneira eu não acho que
essa ideia tão indo com essa vou colocar se em sua chave interpretativa que paulo me dá que eu acredito que me autoriza a fazer isso eu tô dizendo o seguinte quando eu leio os fracassos do povo dizendo que somente no dia assim tá vendo aí ó uma coisa eu sei que vocês ao contrário tem que olhar pra ele disse eu não falei isso aí cada acho que o verdadeiro povo de deus porque na nova aliança ninguém junto você conhece a deus todo mundo cansado mas na antiga aliança atuando conhecendo não é nova nem todo mundo
conhece a deus então quando eu vou quando o antigo testamento antes do antigo foi paulo peguei essa essa declaração paulina e esse modelo de judas segura de pedro paulo e brews onde eles usam antigo testamento mau exemplo do antigo testamento para dizer você não são assim é como a en 313 pessoas havia subido 3 na ressacada no deserto a venda pode ser o mesmo com a gente poderia fazer exatamente o contrário seguinte carlinhos de jesus e estavam sub 20 eu sou jesus não podemos cair de 80 daquela maneira a gente perde é o povo de
deus então eu faço esse esquema é negra cruel eu faço procuro fazer pontos de contatos se mais claro sempre então o antigo eo novo testamento exemplo falar sobre o sofrimento de fazer uma relação logo do sofrimento dentro da nova aliança nesse esquema como pastor não colocou então por exemplo a gente quando vai e isaías isaías fala muito da esperança e tudo mas se a gente não vincular direito essa esperança para com o povo de deus dentro da nova aliança gente perde ponto justamente do contexto canônico da ideia geral então por exemplo eu entendo que primeira
de pedro quando ele usa a palavra esperança foi uma palavra só quatro vezes em esperança só que não significa que ele usa o conceito de esperança somente quatro vezes porque a gente não pode fazer uma ligação entre conceito palavra ele pode eu posso falar um conceito pra vocês têm mesmo a palavra o conceito tá lá ele usa várias vezes o conceito toda vez que ele faz ele usa o conceito esperança e líderes com isaías ou numa alusão ou notação direto agora qual é o ponto a esperança em isaías era de alguém que estava esperando algo
justamente a idéia apontando pro messias já esperança dentro da nova aliança parece que o ponto que está colocando lá não é de que alguém está esperando nesse jogo assim é a segurança que alguém que já foi alcançado naquela coisa que os profetas ansiaram saber o tempo que os anjos ansiar por executar então ah eu acho que quando você faz essa relação por exemplo o sofrimento de jó ele é muito destrutivo a ideia com ele perseverou a ideia como ele ele sofreu chorou e ouvi a ideia do lamento aquela aquela idéia fala muito de quem eu
sou diante de deus e quem como eu posso relacionar gente deus a idéia do que pode acontecer comigo a idéia da fragilidade da minha vida à idéia de quem eu sou essas questões são antológicas também tocou mas eu sempre tenho que relacionar o que esse sofrimento lá de jó com o sofrimento agora dentro da nova aliança o mali não nos toca lá joão falcão é uma relação de sofrimento então sempre você fazer esses pontos de contato é saudável essa essa consciência histórica e isso você tem um consultório eu tô ali eu posso falar do caráter
de deus eu posso falar como deus ele se relaciona com o seu povo e como ele deseja isso a paciência de deus nosso povo mas eu nunca posso perder essa essa consciência histórica e esse olhar econômico para a ideia porque por exemplo eu olho pra jovem hoje com a perseverança dele mas tiago olha pelo amor de deus na vida de jogos e cinco jovens e virou contra a misericórdia de deus que estava sendo demonstrada desde então o ponto é que eu posso sim olhar para essa perseverança de oil posso olhar a maneira como ele passou
a sofrer eu posso olhar para os alvos encontrar lhe palavras no meio do sofrimento tá então por exemplo quando aconselhando pessoas que estão passando por dificuldades de pressão o profunda tristeza eu digo pra só quando vocês não tiverem mais palavras por conta daquela corrida muito profunda deus deixou pra vocês palavras que são os alvos kant cole é não é uma expressão aqui não afeta a revelação de forma histórica aquela expressão de uma alma justamente em 2 sofrimento mas mais uma vez eu vou olhar agora esse sofrimento a luz da consciência histórica então eu não tenho
trauma assim não tenho medo de dizer a de usar o antigo testamento não posso obviamente você não pode dar um tratamento que você é dar continuidade em não é isso é loucura anual se fartaram do velho testamento o que eu faço é sempre localizar na história da revelação daquele texto então o total diz no btu você tem dois mundos tem que ter um mundo econômico do texto eo nosso tem o mundo homossexual do texto nosso mundo a cultura do trecho nosso ea gente sempre tem até a língua do texto o nosso é nossa língua público-alvo
texto nosso público alvo que sempre foi a transposição não pode fazer acordo foi apressada de óleo que paulo pra você a ampal tapando os coríntios depois que eu descubro que passou para os corintianos é que eu escolhi ele falou pra mim o que fazer com que o fechamento e interpretar o local da revelação como um dos mundos e transporte então um texto foi escrito por davi para o povo vai cantar o primeiro tempo que o síndico para o bis a el ficou para davi e depois que eu encontrar significado é que o tento atualizar varrendo
a jovem revelação então o cristo tinha visto em vindo ainda essa nova revelação tem um orçamento veio ainda então eu pego essa nova relação à estrutura e trago um trago ao significado do texto mas trago a mensagem do seu irmão entendendo que quando pega o novo testamento é muito mais fácil falar ou seis eu estou trazendo a gente ok paulo falou pra gente que passava os cristãos quando eu eo tratamento o uso muito mais se a pessoa a que eles tentem interpretar essa divisão não é aqui davi falou isso para o povo israel e viu
descreveu dessa forma dessa forma ficou dessa forma eles fizeram isso no contexto deles e depois que eu estabeleço bem clara a igreja o que é que esse texto ele ficou pra eles nomes como é que se chega pra gente então que eu faço esse processo bem feito eu consigo respeitar o contexto de de continuidade e descontinuidade foi muito melhor então pegamos alvos a e quanto muito de militarismo salvo da via lhe como um líder militar os sábios em precatórios muito isso eu tenho a visão muito mais contínuo da infecção então me parece muito que o
sal em precatório é sempre do contexto e regicídio as pessoas querem matar na av dentro de um contexto de guerra militar e davi ele é representante no cuidado de deus com o povo de israel então o povo se levanta contra um avião que levantaria um servo do senhor então é um contexto muito claro e forte que a gente não tem como aplicar uma multa pesada gente a galera hoje ter chamado de oração em precatórios ficou todo mundo sabe como o sabiá para os 19 com aquilo tudo tranquilo não me parece que a aplicação quanto mais
contínua quando eu respeito o contexto a implicação na vida de davi o que já representava o israel colocar o serviço ser total de da vinci é sentido com o contexto de guerra militar em povo já tá metido aos meus inimigos adiantou também que é um menino davi nunca vi uma outra nação outro poder militar querendo matar ele uma guerra então não é o cara do trabalho que é passar por cima de mim não colega da escola quem gosta de mim é uma coisa de davi com um representante de deus na terra no período específico então
eu tenho quando eu entendo o contexto que é quando foi preso o réu eu tenho um outro aplicação para o tempo atual e nenhum tento me colocar no lugar da via coisa assim ao poder orar em pregação da viola integração eu começa a interpretar aquilo que também apresentava como tipo de jesus e como é que se ele se coloca dentro conta da revelação de deus eu tenho outra aplicação para uma igreja quando faço esse processo é o pós estruturalismo ele acusa de que é impossível uma contextualização sem a afetação significado do texto que toda construção
social aquela de construção do eu de um determinado momento histórico mas após falar mais difícil você ter me neutro cantasse uma possibilidade de contextualização deve significar do rush ele vai falar isso as rédeas dos indicados essa idéia de que eu tenho ao núcleo central mas aquilo que o veículo está nele vai falar que essa idéia de que o significado é tão complexo que ele possui algumas sedes alguns pontos que é difícil perceber o que é indicado que passou sem ficar mas existe a mim é um dia que maior aplicação ou melhor a implicação não são
vários significados que eu tenho tem um significado e essas sedes aqui é onde aquele momento das implicações que vão sair naquele significado então muito obrigado por ter nos ouvido até aqui muito obrigado pelo pela participação de vocês para rômulo pastor guilherme muito obrigado você que acompanhou mais um podcast aquino dois dedos de teologia valeu galera valeu pessoal este podcast foi ditado por mak e botar o que produções
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