Sacerdócio Real: Exposição de 1 Pedro 2.9 – Augustus Nicodemus – Fiel Pastores 2017

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Ministério Fiel
33ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes 2017 Saiba mais sobre a conferência: http://www.minist...
Video Transcript:
na verdade a minha preocupação deixou de ser a turma do corinthians desde ontem é que eu falei mal do pique e eu sou pastor de uma igreja em goiás então os membros da minha igreja eu já recebi mensagem dos meus espiões eles vão dizer que esse mês eles vão dar o dízimo em pike tal eu tô mais com medo disso do que é com o torcedor do corinthians é muito bom queridos bom dia a todos antes de irmos pra nossa palestra eu gostaria de sugerir a você se livra do happy hour sobre amy neurótica e
interpretação da bíblia só que escrito de uma forma extremamente prática e fácil de ler e acessível a todos ele fala ele começa tratando das questões canônicas quem escreveu a bíblia a bíblia um livro humano é um livro divino ela tem erros dos seus manuscritos antigos foram transmitidos acuradamente quem determinou que livros poderiam ser incluídos na bíblia que uma discussão perene com a turma da igreja católica não é depois ele entra em questões relacionadas à interpretação porque a interpretação é importante ele dá um pouquinho da história da interpretação da bíblia e aí entra nos princípios gerais
de interpretação e sugere livros e materiais para é que possam nos ajudar a interpretar a escritura depois ele entra na questão do significado é uma questão muito importante hoje a gente tem que fazer a diferença entre sentido do texto e o significado dele sentido sempre é único mas o significado ou aplicação sempre podem ser muitos então essa distinção é precisa ser feito e vai resolver muitos problemas como interpretar a profecia a literatura apocalíptica é um excelente livro para quem deseja mergulhar nessas questões e aproveitar ainda mais a leitura da bíblia é recomendado aqui mesmo muito
bem e vamos abrir a palavra de deus agora na primeira carta de pedro capítulo 2 meu tema nesta manhã o sacerdócio universal dos santos um dos crentes particularmente conforme foi compreendido por lutero primeiro de pedro 2 de 1 a 10 despojando vos portanto de toda a maldade dolo de hipocrisia sem invejas e de toda sorte de maledicências desejar ardentemente como crianças recém-nascidas o genuíno leite espiritual para que por exemplo seja dado o crescimento para a salvação se é que já tem diz a experiência de que o senhor é bondoso chegando vos para ele a pedra
que vive rejeitado assim pelos homens mas para com deus eleita e preciosa também vós mesmos como pedras que vivem sós edificados casa espiritual para ser de sacerdócio santos a fim de oferecer de sacrifícios espirituais agradáveis a deus por intermédio de jesus cristo por isso está na escritura esse que põe em ciam uma pedra angular e leite e preciosa e quem ela crer não será de modo algum envergonhado para vós outros portanto os que credit suisse a preciosidade mas para os descrentes a pedra que os construtores rejeitaram essa veio a ser a principal pedra angular e
pedra de tropeço e rocha de ofensa são estes os que tropeçam na palavra sendo desobediente para o que também foram postos voz porém sois raça eleita sacerdócio real na ação santa povo de propriedade exclusiva de deus a fim de proclamar diz as virtudes daquele que vos chamou as trevas para a sua maravilhosa luz boys in que antes não era esposa wu mas agora só os povo de deus que não tinha alcançado misericórdia mas agora alcançar estes misericórdia até aqui a leitura da palavra de deus oremos mais uma vez pedimos nosso deus que ter o espírito
santo nos ilumine na compreensão da tua palavra faz o deus com que o ensino aqui revelado seja aplicado o nosso coração ea nossa vida dá-nos clareza de entendimento da nossa humildade para nos submeter ao ensino da tua palavra e acima de tudo que tem o espírito santo transforme o nosso coração ea nossa mente para que possamos crescer mais e mais no teu conhecimento é o que pedimos em nome de jesus amém com o dissemos queridos o meu tema nesta manhã é o conceito do sacerdócio universal de todos os santos de todos os crentes esse conceito
foi uma das maiores contribuições de martinho lutero para a reforma protestante particularmente para a eclesiologia protestante não é que ele foi o único que falou sobre isso mas ele foi o primeiro a perceber claramente essa doutrina e as suas implicações posteriormente calvino expandiu esse conceito é de uma forma bastante consistente bem como também os demais reformadores muito embora a os detalhes disso nem sempre foram unanimidade especialmente na segunda geração de reformadores mas em espaços o que havia acontecido é o seguinte a igreja católica medieval começando a isso havia começado já com os pais da igreja
clemente apontado às vezes como sendo originador da idéia havia estabelecido o conceito de que os pastores os ministros os bispos eles funcionariam como espécie de sacerdotes na igreja mediando a unidade e o povo é na presença de deus ea idéia foi se desenvolvendo recebendo apoio de alguns pais apostólicos até que no período medieval na época de lutero já estava firmemente estabelecido na igreja católica o conceito de clero e leigos ou de homem espiritual e homem temporal o clero ou os clérigos que eram chamados de homens espirituais eram aqueles portadores das ordens sacerdotais as ordens da
igreja católica eram os monges os padres os bispos os cardeais e o próprio papa eles tinham poderes para perdoar pecados através do confessionário da confissão auricular eles tinham poderes para ministrar a extrema-unção que garantia o perdão último de pecados para evitar o purgatório ou para minimizar a entrar no purgatório poderes para transformar durante a ceia usando aquelas palavras em latim o pão eo vinho no verdadeiro corpo de cristo jesus ou seja nas mãos dos claros clérigos estava os sacramentos da igreja através dos quais era comunicada graça salvadora o que fazia com que os não clérigos
os homens chamados de temporais que consistia de todas as outras vocações eles é dependiam dos clérigos para sua salvação na igreja católica medieval pra você ser salvo você depende do ministério dados dos padres dos monges dos curtas dos bispos porque através deles é que deus ministrava pelos sacramentos a graça salvadora e essas outras vocações então como por exemplo artesão os artistas a trabalhadores rurais diaristas é comerciantes eram consideradas vocações terrenas temporárias inferiores àquelas do aquela vocação clerical o espiritual então os pra mostrar essa diferença então os clérigos eles vestiam de maneira diferente eles tinham aquelas
roupas faziam um tom surdas que eram espécie de corte de cabelo e usavam estolas e tinham toda uma maneira de viver com que os diferenciava completamente do povo em geral quando lutero entendeu que a salvação era pela graça pela fé somente e não pela mediação da igreja dos seus sacramentos ele entendeu que essa separação de clero e laicato homens espirituais e homens temporais ela era anti bíblica não fazia o menor sentido e ele então pra ele chegou à conclusão que na verdade todos os cristãos eles são sacerdotes todos os cristãos não existe uma casta privilegiada
na igreja que possa deter algum benefício espiritual e através de quem deus ministra salvação aos de mães ele deixou isso muito claro uma obra chamada a nobreza cristã da raça alemã que foi escrita em 1520 onde ele estabelece então e ele acaba com essa ele propõe essa separação é essa é o encerramento aliás desse conceito de clérigos e leigos e não eu cito aqui uma das frases dele do livro ele disse que o papa o bispo façam assunções tons uras ordenações consagrações os civis estão diferentemente dos leigos podem fazer um ícone hipócrita o ídolo pintado
a óleo mas de forma alguma podem fazer um cristão de um cristão um ser humano espiritual de fato somos todos consagrados através do batismo como diz pedro na primeira de pedro 29 eo livro de apocalipse capítulo um verso 10 o que lutero queria dizer com isso ele queria dizer que cada cristão verdadeiro podia fazer aquilo que o sacerdote no antigo testamento fazia e que os clérigos na era cristã havia usurpado ou seja cada cristão podia interceder pelos seus irmãos cada cristão pode ajudar os seus irmãos com conselhos e palavras cada cristão pode pregar a palavra
de deus cada cristão pode chegar se diretamente a deus por meio de cristo e cada cristão pode oferecer sacrifícios espirituais a deus como orações e louvor era isso que eu queria dizer o que é que ele não queria dizer isso é importante também ele não queria dizer que nós não podemos ter um ministério distinto na igreja como pastores presbíteros diáconos ele reconhecia que de entre os seus pares deus levantava pessoas com dons específicos e que deveriam ser separados para ministrar palavra de deus não que eles fossem pessoas distintas e diferentes os superiores mas apenas a
eles deus encarregou uma função diferente na igreja quem entendeu no ter errado por exemplo foram os quais os quatro times que aboliram qualquer ministério dentro da igreja aqui no brasil a gente tem alguma coisa parecida na congregação cristã que eles não têm rejeitam o conceito de pastor embora tenha anciãos mas é durante a história da igreja é essa má compreensão do pensamento de lutero levou a vários grupos a abolirem completamente a idéia de ministros pregadores ou pastores inclusive remunerados é que de alguma forma o passe um ofício ou uma função na igreja não era isso
que lutero estava querendo dizer também não quero não estava querendo dizer que cada cristão é o seu próprio sacerdote e que tinha direito a um julgamento privado em matérias de doutrina e prática essa é outra distorção do pensamento de lutero da ideia do sacerdócio universal ou seja cada crente ele tem o direito de julgar privadamente matérias de doutrina e prática decide por ele mesmo o que lutero na verdade que dizer é que todo cristão é um sacerdote de alguém e somos todos sacerdotes uns dos outros nós todos nos ministramos podemos nos animam estar nos ensinar
juntos apresentamos a deus sacrifício de louvor que são fruto de lábios que professam seu nome é interessante lembrar que não quer desenvolver essa do tom é doutrina em conjunto com a doutrina da comunhão santoro ou seja da comunidade dos santos vocês nós somos sacerdotes juntos servimos adeus juntos ministramos uns aos outros é nesse sentido então que lutero desenvolveu o tema e uma das passagens inclusive citada por ele nessa obra de 1520 e em muitos outros lugares das suas obras em que ele baseado nesse conceito de que todo cristão é um sacerdote é exatamente a passagem
que tem que há na primeira carta de pedro capítulo 2 verso 9 que está bem no meio do tejo que eu li para vocês e eu queria então ver essa passagem nesta manhã com vocês e ver o que é que pedro quer dizer com a expressão que aparece no verso 52 sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo está falando para os cristãos e também o que ele quer dizer no verso 9 voz porém sois sacerdócio realçam os dois versos que luther usava na primeira carta de pedro para defender isso que eu acabei de explicar
para vocês vamos ver então o que é que pedro queria dizer com isso a minha expectativa é que essa doutrina ela seja apresentada com toda clareza para nós com todos os desafios e implicações que ela tem para o dia de hoje eu preciso fazer um aviso não é de que eu vou ler o texto da minha perspectiva escatológica a milene sexta eu sei que nem todo mundo compartilha dessa mesma perspectiva porque nós vamos tocar na questão de israel então já de cara vou avisando que eu sou a milene sexta e vou fazer a leitura do
texto a partir dessa perspectiva aos queridos irmãos problema nisto se tiver algum dispensasse o analista né minhas desculpas antecipadas mas é por aqui que nós vamos muito bem alguma coisa sobre a carta então a 15 de introdução essa carta foi escrita pelo apóstolo pedro provavelmente pouco antes da perseguição começada por nero onde pedro haveria de morrer então alguns datam a carta e no início dos anos 60 talvez anos 62 ou 63 antes que a grande perseguição promovida por nero começasse a essa altura nero era o imperador os cristãos espalhados pelo mundo já estavam sofrendo o
início da perseguição inicialmente pelos judeus depois pelos pagãos pedro entrando então talvez de roma ele escreve aos cristãos de cinco províncias do império romano essas províncias estão mencionadas aí nos versos 1 e 2 com o objetivo de confortá lo sim fortalecê los em meio àquela as perseguições causadas como eu disse pelos judeus posteriormente pelos pagãos e finalmente pelo império romano com toda a sua força pedro quer mostrar pra aqueles cristãos sofredores de que maneira eles deveriam passar por aquelas tribulações como cristãos que ano o contexto imediato é o seguinte pedro começa a carta falando da
grande salvação que eles tinham em cristo jesus é o que ele fala do verso 3 até o verso 12 e é impressionante a estrutura treme italiana da passagem ele fale bem diz a deus que nos regenerou para uma vida esperança no verso 3 depois ele fala do senhor jesus cristo no verso 8 a quem nós não vimos mais querendo nos alegramos com alegria visível e cheia de glória e finalmente ele fala do espírito santo que já no antigo testamento dava testemunho através dos profetas dessa grande salvação que viria através dos sofrimentos do cristo e que
através dos apóstolos verso 12 havia o anunciava agora a chegada dessa salvar são ele fala dessa grande salvação como que pra dizer aos cristãos perseguidos embora vocês sejam rejeitados e perseguidos pelos poderes deste mundo entretanto vocês são objetos do plano redentor do deus trio no então por isso alegra em si no meio de todo o sofrimento de vocês a partir do verso 13 ele fala das implicações que esta grande salvação traria e ele começa naturalmente falando da santidade de vida do verso 13 até o verso 21 o verso mais conhecido aí é exatamente o inverso
15 quando ele diz é tornar vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento porque escrito está a sede santos porque eu sou santo como conseqüência de terem sido salvos por esse deus triúno nessa grande e poderosa salvação eles deveriam ser santos como esse deus salvador é sam a segunda explicação está no verso 22 até o verso 25 e pode ser expressa no na palavra do verso 22 amai-vos decoração uns aos outros ardentemente como implicação da salvação eu devo viver uma vida santa em primeiro lugar segundo eu devo amar aqueles que como eu foram
igualmente salvos e alcançados por essa graça e chegamos na nossa passagem capítulo 2 onde ele apresenta uma terceira consequência da salvação que é o crescimento é o nosso crescimento juntos mediante administração que fazemos uns aos outros estados estando todos ligados à pessoa do senhor jesus esse é o tema que vai nos ocupar então vamos dividir então a passagem da seguinte maneira 1º pedro diz de que maneira de que forma eles deveriam crescer está aí nos versos de 1 a 3 depois ele fala qual é o propósito desse crescimento está no verso 5 no verso 6
ele explica como é que isso pode acontecer porque ele vai dizer uma coisa extraordinária ele vai nos chamar de sacerdotes e ele vai alguém naturalmente vai perguntar isso pode ser uma vez que sacerdócio é uma categoria que pertence à nação de israel e finalmente a conclusão dele nos versos 9 desde que nós somos sacerdotes então vamos chegar vamos ver como o fio da meada do pensamento de pedro né eu estava comentando um pouco antes de começar esse estudo não estava com o tiago é como o pensamento de pedro aqui ele é intrincado ele está misturando
algumas metáforas a metáfora de uma casa junto com a metáfora de um templo ele puxa ilustrar ele puxa o conceito de sacerdócio do antigo testamento não é uma passagem muito muito fácil mas não deixa de ser como toda a escritura extremamente rica preciosa para nós vamos então primeiro lugar como nós como aqueles cristãos deveriam crescer espiritualmente em meio às provações e dificuldades em primeiro lugar alimentando se da palavra de deus versus 1 2 e 3 portanto despojando-vos de toda a maldade dolo de hipocrisia sem invejas e toda sorte de maledicências desejar ardentemente como crianças recém-nascidas
o gênio lei de espiritual para que por ele ou seja dado o crescimento para a salvação se é que já temos a experiência de que o senhor é um dom então o primeiro ponto de pedro é vocês têm que crescer mediante a palavra de deus vocês têm que se alimentar da palavra de deus e ele tá três modos aqui pelo qual o três qualificações é de se alimentar se da palavra de deus o primeiro nós temos que nos despojar de tudo aquilo que impede que nós nos apropriamos da palavra de deus 11º despojando vis despojando
vis despojando vos portanto de toda maldade dono de hipocrisia inveja de toda sorte de maledicência o portanto aqui remédio para o que ele disse antes o que é que ele disse antes ele tinha dito no verso anterior no verso 23 que nós somos regenerar os não de semente corruptível mais de incorruptível mediante a palavra de deus ea ele diz no verso 25 que esta é a palavra que vos oe evangelizada portanto versu2 desejar e ardentemente como crianças recém nascido o genuíno leite espiritual para que por ele ou seja dado o crescimento para a salvação que
leite espiritual é esse o contexto é claro é a palavra de deus eles foram regenerados por essa palavra é essa palavra que foi implantado no coração deles é a palavra que foi evangelizada e através dela da palavra do senhor que eles devem crescer mas para que isso aconteça primeiro ele eles têm que se despojar de tudo aquilo que impede essa alimentação que eles sejam unificados pela palavra que ele mencionando o verso um maldade dolo e por crise e inveja e toda sorte de maledicência ou seja atitudes carnais que no meio da comunidade impedem o verdadeiro
crescimento espiritual para que a palavra de deus seja aproveitada e para que ela produza o crescimento espiritual necessário é preciso que nós limpamos o terreno do nosso coração pra que essa palavra implantada produza frutos então você tem que crescer crescer como alimentando se da palavra de deus como é que eu faço isso o primeiro você tem que se despoja de tudo aquilo que impede que a palavra tem efeito no seu coração a gente pode pensar na vida diária quando você vai fazer a sua devolução o now abre a palavra de deus a sua mente está
cheia de uma série de coisas que vão tirar o foco vão de energia e você daquilo que é a palavra de deus está dizendo e que vão impedir aquele contato direto e precioso com a palavra de deus eu sei que você tem essa experiência separa um tempo para ler a bíblia para orar se abre o texto mas a sua cabeça está cheia de coisas de imagens de textos de áudios que você colocou na sua cabeça durante o dia todo através das mídias sociais ou através de qualquer outro recurso conversas no trabalho conversas na escola e
aquelas coisas que são contrárias à palavra de deus então para que a palavra seja proveitosa é necessário em primeiro lugar que nós nos despojarmos de tudo aquilo que impede que nosso coração e nossa alma se apropria dela segunda coisa você tem que desejar ardentemente esta palavra versu2 assim como um bebê deseja o leite materno é a figura que ele usa aqui no verso 2 ele se refere à palavra como genuíno leite espiritual e diz que nós devemos ansiar por ela como um bebê anseia ser amamentados com leite da sua mãe a figura fala por si
só é uma figura de desejo a figura de de busca intensa nem os pais sabem exatamente do que a que pedro está falando aqui e nós temos que fazer isso pedro dias no final do berço 2 porque é por esse leite é por esse essa palavra que é semelhante ao leite que nos é dado o crescimento para a salvação nós já estamos salvos mas ainda não há salvação aqui a salvação do seu estágio completo a salvação inclui o perdão da culpa do pecado isso acontece na regenera na justificação aqui agora a salvação inclui a libertação
do poder do pecado é o que está acontecendo agora é um processo que vai durar a vida toda e a salvação inclui a libertação da presença do pecado nosso coração que só vai acontecer na ressurreição dos mortos na glorificação ou seja não sentir a salvação é algo que já temos mas também é algo que está em andamento ainda não está completo estamos sendo salvos ainda nesse sentido e essa salvação progressiva é feita através do leite genuíno espiritual que a palavra de deus então para que eu cresça eu preciso da palavra preciso ler a palavra e
eu preciso querer isso desejá-la almejava como a criança deseja o leite que vai alimentá la então temos que crescer diz o apóstolo pedro como através da palavra mas como é que eu receba palavra primeiro despojando despojando vos de tudo aquilo que for contrário a ela segundo desejando ardentemente como um bebê desejo leite de sua mãe e terceiro tendo como base a experiência da bondade do senhor verso 3 se é que já tem diz a experiência de que o senhor é bondoso ele está se referindo aqui a salvação a salvação nada mais é do que experimentar
nos a bondade do senhor para conosco que nos perdoa que nos aceita que nos recebe então se nós já experimentamos a bondade do senhor para connosco se já fomos salvos então nós podemos começar o processo de crescimento então três coisas relacionadas com o primeiro ponto cresçam através da palavra se livrando de tudo aquilo que é contrário a palavra desejando ardentemente essa palavra e tendo como base a experiência da bondade do senhor que está no início da sua vida cristã então com base nisso vamos crescer espiritualmente mas aí tem uma outra um outro ponto aqui ainda
no tema de crescimento nós temos que crescer nos alimentando da palavra de deus versos de 1 a 3 e temos de crescer nos a chegando ao senhor verso 4 chegando vamos pra ele a pedra que vive rejeitado assim pelos homens mas para com deus eleita e preciosa aqui está a segunda maneira pela qual nós crescemos nós temos que nos chegaram ao senhor isso significa buscá lo buscar a presença do cristo vivo buscar ter comunhão com ele não somente pela palavra que já foi mencionada nos versos anteriores mas mediante a oração e porque nós devemos nos
a chegar pra ele porque ele é a pedra que vive notaram que é assim que pedro qualifica no verso 4 chegando vamos para ele a pedra que vive e pedro vai explicar que essa pedra é a pedra olá do novo templo espiritual da nova casa espiritual que deus está construindo em substituição à antiga casa espiritual o templo do antigo testamento deus está fazendo uma nova casa que está edificada sobre uma pedra só que essa pedra não é uma pedra de concreto como era no tempo do antigo testamento eu sei que estou sendo é anacrônico aqui
mas é uma pedra viva não é uma pedra pedra mas é uma pedra viva deus está construindo um novo tempo um novo povo e esse povo e essa casa espiritual estão edificadas sobre a pedra que a jesus cristo por isso que eu tenho que me a chegar a ele para que eu possa crescer juntamente com ele nesse edifício novo que deus está fazendo ele a pedra que vive e pedro disse eleita por deus cristo foi eleito por deus jesus como homem foi escolhido de entre a humanidade para ser o messias ele foi eleito por deus
para ser a pedra do novo edifício que deus está construindo e não somente é eleito e porque o eleito ele é precioso diante de deus e assim nós devemos ver a cristo à medida que nós nos aproximamos dele apesar que final do verso 4 ele foi rejeitado pelos homens talvez aqui pedro quero dizer a vocês também são eleitos e preciosos diante de deus embora vocês estão sendo rejeitados pelos homens que estão perseguindo vocês mas a cheguem se a cristo porque ele é a pedra que vive eleita e preciosa para deus embora também rejeitado pelos homens
ou seja nessa comunhão com o cristo que é a pedra angular do novo é difícil que deus está construindo que nós vamos crescer o crescimento que vem de deus até que a nossa salvação seja completa qual é o propósito então aqui é o meu segundo ponto primeiro é essa essa determinação para que nós cresçamos e segundo com que objetivo o qual o propósito de deus para que é que eu tenho que me alimentar da palavra dessa forma e me a chegar a cristo como pedra que vive o objetivo é que eu no final seja com
um sacerdote ministrando no novo templo de deus nós somos vistos aqui no verso 5 eu quero ler com vocês veja só comparação eu tinha falado daquela comparação também vós mesmos ou seja da mesma forma como cristo é uma pedra que vive rejeitada pelos homens mais colhida eleita e preciosa pra deus assim também vocês são peças 5 como pedras que vivem estão sendo edificadas casa espiritual para servir sacerdócio santo a fim de oferecer de sacrifícios espirituais agradáveis a deus por intermédio de jesus cristo ou seja aqui nessa passagem pedro diz que os cristãos eles à semelhança
de cristo que é a pedra que vive eles também são pedras vivas daquela casa espiritual nova que deus está edificando e cujo fundamento é cristo a pedra viva ele quer dizer com isso que nós somos membros do corpo de cristo é outra metáfora que usará no novo testamento para significa é essa união nós somos membros do corpo de cristo somos irmãos em cristo pertencermos à mesma comunidade espiritual que a igreja gloriosa do senhor jesus esse templo é que nós estamos tentando destruí chá o verso 5 nem tem pelo menos uns oito conceitos diferentes esse templo
está sendo edificado por deus pela palavra mediante jesus cristo no antigo testamento havia sacerdotes no templo edificado por salomão esses sacerdotes haviam sido separados e consagrados para o serviço de deus mediante determinação do próprio deus dada na legislação mosaica entregue o alto do monte sinai pela mão de moisés o objetivo desses sacerdotes sacerdotes que como é que compreende uma tribo inteira era tribo de levi era oferecer constantemente no templo sacrifícios em prol do povo e esses sacrifícios eram regulados por muitas leis determinações e normas quanto aos animais quanto ao tempo quanto à forma de tratar
os animais quanto aos objetivos para determinado pecado havia uma oferta para determinado pecado havia outra oferta havia diferentes formas de entrega também de tarde vaz dízimos e ofertas que serão também feitas até pelo sacerdote eles não somente ofereciam todos aqueles sacrifícios dados pela lei de moisés o prescrito pela lei de moisés mas eles também oravam pelo povo intercediam pelo povo no momento do sacrifício eles também ensinavam a palavra de deus ao povo ministravam a lei ao povo de deus que alivia no tempo para ouvir a palavra não somente no tempo dos sacrifícios mas também em
ocasiões especiais durante as festas durante as celebrações os sacerdotes eram como que mensageiros da parte de deus para trazer a palavra dele o povo eles especialmente depois da época de davi cantavam os louvores de deus no templo cantando os salmos e de entre eles distinguir os levitas para fazer isso os levitas além de trabalhar nos sacrifícios e ir e também ajudando os sacerdotes em toda aquela administrações eles também cantava entoavam os louvores de deus o que pedro está dizendo é que tudo isso que era feito do antigo testamento pelos sacerdotes naquele templo de salomão agora
está sendo feito pelos cristãos em comunidade deus está edificando uma nova casa que substitui o templo é uma casa espiritual composta de pedras vivas e ali ministram os crentes como os sacerdotes isto é eles oferecem sacrifícios espirituais agradáveis a deus que é o termo que pedro lusa no final do verso 5 vocês são sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a deus por intermédio de jesus cristo ou seja aquilo que era feito no antigo testamento agora todo feito por uma tribo por uma raça o povo específico determinado tomado de entre a nação de israel agora
todos os cristãos fazem eles inter cedem uns pelos outros eles ministram uns aos outros e eles servem a deus com louvores juntos eles chegam diretamente a presença de deus e juntos oferecem sacrifícios espirituais agradáveis a deus não mais de animais mas aquele é o fruto de lábios que professam o nome do cordeiro de deus que tira o pecado do mundo isso eles fazem diz pedro preste atenção aqui porque aqui se faz aqui está a conexão com os velhos seguintes versos seguinte isso eles fazem por intermédio de jesus cristo é o final do verso 5 chegando
à linha de pensamento vocês foram salvos capítulo primeiro agora você tem que crescer como é que se cresce primeiro recebendo a palavra você se livra de tudo aquilo que é contrário a ela 'você já desejam ardentemente vocês chegam pra cristo que é a pedra viva como pedra viva ele é a base é o fundamento de um novo edifício do qual vocês fazem parte como tijolos pedras vivas estão crescendo junto juntos e o que vocês o que é mais parecido com isso é o que aconteceu no antigo testamento não tinha um tempo no antigo testamento onde
sacerdotes ministravam faziam coisas específicas e exclusivamente pois bem vocês são hoje o equivalente a mesma coisa vocês são sacerdócio santo para ministrar a deus sacrifícios espirituais agradáveis a ele em cristo jesus que é o sumo sacerdote e que ofereceu o sacrifício final eo último pelos nossos pecados imediatamente não é o judeu na audiência pede a palavra mas pedro você está transferindo para os cristãos alguma coisa que era prerrogativa da nação de israel mais do que isso de uma tribo a tribo levy como é que você pode fazer isso jesus era da tribo de judá ele
não era nem sacerdote e você de repente está transferindo tudo para os cristãos a resposta de pedro é mostrar pelas próprias escrituras judaicas que deus já tinha dito que ele erre queria um novo templo sobre uma nova base e com outros sacerdotes ele faz três citações em seguida do antigo testamento com o objetivo de mostrar três passagens que se referem ao messias como sendo uma pedra de escândalo para a nação de israel ao mesmo tempo em que ele era a pedra fundamental de um novo tempo espiritual quais são essas três passagens primeira isaías capítulo 8
14 a 15 abr e como diz assim a palavra de deus ele se referindo ao messias vão começar às 13 não lhe saía 18 ao senhor dos exércitos a eles santificai seja ele o vosso temor seja ele o nosso espanto e livros será santuário quando isaías disse isso já tinha um santuário mas agora isaías fala de um novo deus será o santuário mais ser a pedra de tropeço e rocha de ofensa às duas casas de israel laço e armadilhas moradores de jerusalém muitos dentre eles tropeçaram e caíram serão quebrantados enlaçadas e preços profeta isaías já
dizia o falava de um novo santuário e rígidos sobre uma pedra na qual judeus tropeçar iam os moradores de jerusalém tropeçaram e muitos seriam quebrantados lançados e preço outra passagem que eu quero citar que pedro cita é isaías capítulo 28 no verso 16 portanto assim diz o senhor deus eis que eu a sentei em ciam uma pedra pedra já aprovada pedra preciosa angular solidamente assentada aquele que crê não foge já está se referindo na mesma linguagem há uma pedra que deus colocou em sion jerusalém nação de israel povo escolhido de deus e que era base
de um novo é difícil porque ele é chamado aqui de pedra angular que é a pedra base da construção e que quem confiasse nessa pedra quem nela se apoiasse não fugiria ou não seria envergonhado ou não seria frustrado nas suas expectativas porque ela é a base do verdadeiro tempo e agora nós vamos para o salmo 118 peço 22 estou lendo as passagens que pedro cita em seguida depois eu vou pular juntas salmo 118 verso 22 salmista diz assim a pedra que os construtores rejeitaram essa veio a ser a principal pedra angular isso procede do senhor
e é maravilhoso aos nossos olhos aqui o salmista diz que deus colocou uma pedra que era a principal pedra pedra de ângulo sobre a qual todo o edifício era elevado que foi rejeitada pelos próprios construtores mas que isso o fato de que deus colocou essa pedra e que os construtores a rejeitaram isso procede do próprio deus e é uma coisa maravilhosa espantosos aos nossos olhos essa é uma das passagens mais citadas no novo testamento ela é citada em mateus 21 42 o próprio jesus com paralelo e marcos 12 10 e 11 em lucas 2017 e
mais tarde pelo apóstolo pedro em atos capítulo 4 verso 11 e agora pelo nosso apóstolo pedro outra vez aqui na primeira carta ou seja pra dizer exatamente isso que deus haveria de substituir o templo o sacerdócio a casa de israel por conta da sua rejeição do messias por um novo povo que seria um novo templo baseado uma casa espiritual viva que sir guia sobre a pedra que os construtores a nação de israel havia rejeitado pelo próprio messias vamos agora para pedro estas são as passagens que lícita e vamos ler agora no contexto ao terminar o
verso 5 dizendo que nós os cristãos são sacerdócio real para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a deus por intermédio de jesus cristo pedro então se apressa mostrar a base bíblica para essa afirmação de que há um novo sacerdócio que são os cristãos erigidos sobre o novo sacerdote que é jesus cristo formando um novo templo caso espiritual que a igreja peço 6 por isso está na escritura ele cita então verso e isaías 2816 eis que ponham em ciam uma pedra angular e lady preciosa quem ela quer não será de modo algum envergonhado lembra que isaías disse que
entrei não foge não é pedro que interpreta não faz nenhum sentido é não vai ficar envergonhado e vai fugir não é porque cresceu o confiou numa falta falsa esperança não quem crer nele não ser a inveja não será frustrado a sua expectativa será correspondida aí ele explica no verso 7 para vós outros tá falando para os cristãos portanto os que credit services a pedra é uma preciosidade vocês cristãos que crê no senhor jesus cristo que ele é o messias é o filho de deus é a base do novo povo de deus de fato ele é
precioso mas ainda versus 7 para os descrentes são judeus que rejeitaram messias a ele cita salmos em 1822 a pedra que os construtores rejeitaram essa veio a ser a principal pedra angular e ele emenda com a citação de isaías 8 14 15 pedra de tropeço e rocha de ofensa e aí ele aplica aos judeus são estes os que tropeça na palavra ou seja ouvir o evangelho as boas novas de que deus havia mandado messias que jesus cristo o messias prometido por israel que ele vem em cumprimento de todas as palavras dos antigos profetas da nação
mas eles tropeçaram na palavra ou seja eles não criam na palavra e isso foi o motivo da queda dele é isso que o tropeço faz são estes os que tropeçam na palavra sendo desobediente expor que deveriam ter obedecido a pregação do evangelho como deus havia determinado para o que também foram postos à passagem difícil interpretar podemos dizer que pedro está dizendo que essa queda ela de fato de o judeu já viu daquela geração de judeus já havia sido posta para isso ratifica com que pedro vai dizer e romanos 9 10 e 11 pela queda de
israel veio salvação gentios' ou a gente pode dizer que interpretar isso aqui como pedro dizendo que essa queda trouxe a condenação da nação judaica eles foram postos como exemplo do que acontece quando se rejeita a palavra de deus qualquer uma das duas interpretações é possíveis ele é possível agora a conclusão o que o que pedro então tá dizendo aqui em resumo quem crer em jesus cristo não será envergonhado isaías 2816 porquê porque ele a pedra preciosa quem não crê tropeçará nele isaías 8 14 salmo 118 22 por isso então ele conclui dizendo no verso 9
voz porém aqui a última parte da minha mensagem voz porém em contraste com a desobediência da nação judaica a incredulidade dos judeus o tropeço deles em contraste com eles vós sois três coisas raça eleita sacerdote real povo de propriedade exclusiva de deus que é o verso 9 com o objetivo de proclamar lhes as virtudes daquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz aqui pedro está usando intencionalmente a linguagem do pentateuco para se referir à nação de israel como povo exclusivo de deus quando ele se refere agora os cristãos dizendo voz porém em contraste
com judeus diz obedientes vós sois a raça eleita ele está citando êxodo 19 de 5 a 6 onde deus se refere explicitamente a nação de israel como aquela raça aquele povo aquela etnia que ele escolheu e adotou exclusivamente para si pedro agora transfere esse título e essa prerrogativa para os cristãos vós sois agora raça eleita vovós que créditos no messias segundo soy sacerdócio real ou seja uma realeza de sacerdotes sacerdotes que pertenciam à nação de israel da tribo de levi que não tinha nenhuma outra nação que tinha uma função específica administrar a deus no tempo
somente eles podiam entrar no santo dos santos mesmo assim o sumo sacerdote uma vez por ano na no dia do yom kippur no dia da inspiração e derramar sangue sobre o próprio relatório por toda a nação era uma coisa exclusiva dos judeus agora pedro toma essa designação e aplica aos cristãos dizendo vais voz em contraste com eles vós sois agora o sacerdócio real e ainda ovos de propriedade exclusiva de deus também no verso 9 ainda povo de propriedade exclusiva de deus que é exatamente a expressão que moisés uso em deuteronômio sete versos 6 e deuteronomy
14 verso desde 2002 o esporro exclusivo do senhor por isso voz não terei sobre vosso corpo marca de outros deuses não adorar eis os seus ídolos não vamos misturar eis com outros povos porque sois povo exclusivo de deus vocês pertencem somente a deus ea nenhum outro pedro pega essa frase essa designação e transfere para a igreja para os cristãos para aqueles que crêem que jesus é o messias vocês são o povo propriedade exclusiva de deus com a mesma missão final do verso 9 a fim de proclamar diz as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz é ser a missão de israel no antigo testamento israel deveria ser o canal o meio de transmissão das verdades que deus lhes havia revelado a todas as demais nações pedro agora toma essa missão e transfere para a igreja esse é o objetivo de vocês agora como raça eleita sacerdócio real e povo de propriedade exclusiva de deus agora que privilégio r dar todos estes privilégios que deus deu a nação de israel mediante a fé em jesus cristo gentios' agora se tornam os sacerdotes o povo de deus na ação exclusiva de deus
mediante a fé em jesus cristo alguns poderiam se sentir superiores mas aí pedro acrescenta no verso 10 voz sim que antes não era explosivo o povo vocês antes não era um povo de deus vocês eram pagãos gentil sim crédulos mas agora vocês são povo de deus vós que não tinha alcançado misericórdia de deus havia deixado aquelas nações nas tramas sem o conhecimento da verdade mas agora pela pregação do evangelho a misericórdia as boas novas de deus estava sendo espalhadas em todo o mundo e eles haviam alcançado misericórdia ou seja pedro que está fazendo uma citação
de oséias 2 23 não é aqueles que não buscaram estes foi tenho busquei que não tinha alcançado misericórdia a ele seu de misericórdia pedro acrescenta isso para dizer para os seus leitores cristãos não pensem que vocês são melhores do que os judeus porque isso que está acontecendo esses privilégios que vocês estão recebendo é simplesmente por conta da misericórdia e do favor de deus com a conclusão então a que nós chegamos irmãos da exposição nessa passagem fica muito claro então o que é que o conceito do sacerdócio real sacerdócio santo na passagem significa significa isso que
os crentes em jesus fazem parte da igreja como pedras vivas que compõem o edifício santo a nova casa espiritual o novo israel de deus que eles cooperam para o crescimento desse povo através dos seus dons espirituais ministrando uns aos outros através de orações conselhos ajudas encorajamento contribuições que todos nós juntos como os sacerdotes oferecemos a deus sacrifícios espirituais agradáveis por meio de jesus como os sacerdotes sozinho no antigo testamento que todos nós proclamamos ao mundo as virtudes de cristo e do seu evangelho e essa verdade traz implicações tremendas para nós hoje como trouxe para a
reforma protesto nos dias da reforma também traz para nós hoje no ambiente evangélico em que nós vivemos se é que podemos tomando o termo evangélico no seu sentido mais amplo primeiro à luz desse conceito do sacerdócio de todos os crentes que participam da comunhão dos santos e juntos se edificam nós rejeitamos o conceito de homens especiais de um giro do senhor em que ninguém pode tocar pessoas que têm privilégios dentro da igreja e que se arrogam como canal de autoridade de revelação sobre o povo de deus nós rejeitamos isso em nome da reforma protestante mais
do que isso em nome do texto bíblico rejeitamos conceito judaizantes dentro da igreja como chamar púlpito de altar rejeitamos conceitos como chamar cantores levitas rejeitamos a prática no meio das igrejas históricas ea tendência dentro das igrejas reformadas de concentrar tudo na mão dos pastores dos presbíteros e dos diáconos esquecendo que todos os crentes são sacerdotes a gente fala pouco sobre dons espirituais e sobre a administração e as atividades que todos os crentes podem fazer a gente resume quando a gente chega pessoa chega na igreja o que eu posso fazer pra igreja boas opções só ser
eleito presidente eleito de aquilo ser consagrado pastor ou líder de banda será que é assim e o conceito de sacerdócio onde fica então também é um tapa na nossa cara na igreja reformada quando a gente enfatiza os ofícios como sendo a única maneira na igreja de servirmos a deus esquecemos de falar dos dons espirituais e sem dúvida uma última implicação prática muitas outras é contra os desempregados não podia deixar de falar quantos disse grelhados essa doutrina do sacerdócio do universal dos crentes só faz sentido se for na comunhão dos santos onde nós ministramos a nós
mesmos onde todo mundo é sacerdote de alguém ministrado por outro como é que você vai desfrutar os privilégios de ser um sacerdócio real e santo isolado na sua casa vivendo de culto de internet ou de textos que você leu querendo ser cristão mas não querendo participar da comunhão aqueles que crêem em cristo jesus infelizmente cresce no nosso país o número daqueles que nós chamamos de desgrenhados e não estou dando bronca aqui naquelas pessoas que não podem ir para uma igreja sei de casos e casos de pessoas em comunidades isoladas que elas dependem o que elas
ouvem pelo rádio ou pela internet para sobreviver ou pessoas têm graves problemas de locomoção de saúde e que elas dependem dos vídeos e textos que elas conseguem obter no youtube nas mídias sociais graças a deus pela tecnologia deus abençoe vocês queridos irmãos mas eu me refiro àqueles que esse recurso podendo eles se recusam a participar da comunhão dos santos esquece essa doutrina fundamental para a nossa classe e elogia que é a comunhão dos santos onde se onde os sacerdotes que somos nós nos ministramos e somos ministrados que deus nos ajude a recuperar essa doutrina tão
preciosa é muito preciso necessária para os dias de hoje como nós dissemos no debate os 5 solas no expresso a reforma toda expressão apenas as o teologia da reforma a reforma abrangeu outros pontos como eclesiologia como é que nós acabamos de falar que precisa ser resgatado também que precisa ser reforço que precisa ser revisto e trazê lo de volta para ter seu pelo impacto na igreja de cristo nos dias de hoje que deus nos abençoe irmãos também
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