Se Deus criou o Universo, quem criou Deus? As descobertas científicas do último século são unânimes em afirmar que o Universo teve um início. A lógica também demonstra ser impossível uma quantidade infinita de dias no passado e que obrigatoriamente existe o dia um.
O argumento cosmológico diz o seguinte: Tudo o que veio a existir, possui uma causa. O Universo veio a existir. Logo, o universo possui uma causa.
Toda causa é externa e independente do seu efeito. Por essa razão, uma vez que a criação do Universo é também a criação do tempo, do espaço e da matéria, o criador precisa ser eterno, infinito e imaterial, O único ser que se encaixa nessa descrição é Deus. Mas se Deus é a causa do Universo, quem causou Deus?
Na verdade, só faz essa pergunta, quem ainda não compreendeu o argumento cosmológico. Não é tudo o que existe que precisa de uma causa, mas tudo o que veio a existir. Deus sempre existiu.
É impossível que o criador do tempo tenha tido um começo, pois para haver “começo” é preciso haver tempo. Um Deus que transcende ao tempo, jamais poderia estar sujeito a ele. É um Deus eterno, que não teve início e jamais terá fim.
Se Universo se fosse eterno, também não precisaria de uma causa. Porém diante da lógica, das evidências científicas e da própria Bíblia, o começo do Universo e a eternidade de Deus são verdades inquestionáveis.