a Ciência do SOM VÍSIVEL e a MÚSICA | CIMÁTICA

21.66k views2022 WordsCopy TextShare
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
TEM INTERESSE EM AULAS DE PIANO, CRAVO, ÓRGÃO ou TEORIA MUSICAL? - https://iniciativaaccentus.wixsit...
Video Transcript:
é correto dizer que é música é a arte dos sons e sons não podem ser vistos É por isso nós fazemos distinção entre arte sonora e Arte plástica ou visual arte plástica visual como nome já diz é arte que tem por sentido principal os olhos enquanto que a arte sonora Ela carrega por cinto principal os ouvidos audição nesse sentido é claro a arte sonora ela também vai ter uma parte visível que é o instrumentista Reproduzir uma música por exemplo o concerto musical mas a música enquanto tal ela não pode ser vista Será mesmo teremos hoje
algumas descobertas da ciência cimática que é uma ciência que apesar de não ter descoberto algo novo justamente o porquê encontrou algo que é encontrado em todos os lugares surpreendeu a todos Este não é um vídeo científico que nós sabemos É apresentar algumas questões que nos foram levantadas pela ciência da cimática E com isso algumas Breves reflexões apenas responder uma pergunta não não é verdade que a música não possa ser vista Porém para ser vista ela precisa de um intermediário material isso porque a música é feita de sons e os sons são ondas frequências de ondas
que vibram no ar e na matéria então elas precisam de um meio material para que sejam propagadas nesse sentido para que elas possam ser vistas também exigem meio material quando uma música tocada para Que ela possa ser vista mesmo para Que ela possa ser ouvida ela precisa de um meio material a cimática é o estudo dessas ondas ela é a ciência do som visível aquela estuda é relação que essas ondas justamente tem como meio material a interação das duas porque quando você tem interação das duas você tem interação de matéria e onda o que você
tem como produto disso são formas geométricas e proporcionais justamente as descobertas essa ciência surpreenderam a todos pelo contrário de descobrir algo novo que foi encontrar nos sons algo que é encontrado em toda a criação para entender um pouco melhor mas se relaciona com a música que é o Marcos sonora Eu quero explicar um pouco também sobre o que que é arte plástico e visual distinguir isso da arte sonora porque a gente está fazendo de certo modo é aplicar uma arte visual algo que é arte sonora arteplástico visual tem duas características ela é imediata e completa
o que significa que eu a vejo imediatamente se eu ficar com o olho aberto diante de uma arte por pouquíssimo tempo aquilo com que é fotografado pela minha memória Então já tem análise aquela obra completa de modo imediato mesmo também eu não vejo meio prédio meio escultura outro detalhe também é que eu não preciso de um intérprete para mim produzir aquela arte quando Michelangelo compôs uma uma escultura sua Michelangelo morre e cai somos nós séculos depois vendo a mesma arte que ele mesmo composto já te sonora ela é perseguida pelos ouvidos é claro o sentido
é diferente mas ela é percebida de modo sequencial ela não é imediata e para que o veja completamente eu preciso de tempo para que eu possa vê-la ou seja uma música precisa dos seus três cinco 15 minutos para que possa ser ouvida completamente para que absorverte completa arte sonora completa eu preciso de tempo para ouvi-la como é que eu faço então para ligar as duas coisas que eu posso tentar fazer o seguinte eu posso tentar reduzir a arte sonora ao menor tempo possível para que assim eu possa ter uma percepção quase imediata e quase completa
nesse sentido a melhor fração que nós podemos ter da música e anota ou seja uma nota que compõem um texto melódico que compõe uma linha harmônica a menor nota que eu posso tirar disso é a parte mais imediata da música quando eu pego Então essa nota e eu a estico a reproduzir por algum tempo e eu faço isso um objeto material então eu começo a ter padrões revelados [Música] padrão geométricos eles variam de acordo com a frequência da nota só para vocês entenderem como é que isso funciona se eu tenho dó Central que eu dou
mais ao centro do piano e Analisa frequência desse dó ou seja a frequência de ondas por segundo do dó o resultado que eu tenho é 261.63 Hertz a medida musical ou melhor medida científica para vibrações por segundo então quando tá tudo dó eu tenho 261 ponto 63 vibrações por segundo esse lá lá padrão ele tem a frequência de 440 hz por segundo significa que a faixa de onda a distância entre um pico e outro do dó é mais longa certo enquanto que os 440 do Lar a distância entre um pico e outro de cada vibração
de cada onda são mais curtos e se sentido se eu tenho dó e eu tenho uma nota mais longa ou melhor eu tenho uma frequência de onda mais longa tem uma nota mais grave você tem a frequência de onda mais curta eu tenho uma nota mais aguda quanto mais curta a minha frequência de onda mais complexo é o meu desenho e a forma geométrica quanto mais longa é frequência de onda ou quanto mais longa distância entre um pico e outro mas simples é o desenho a forma geométrica que eu tenho reproduzida por esse som o
produto desse som dentro dos objetos que podem nos revelar esses padrões nós temos inclusive há desde que vocês não experimento cimático realizado com a música Moonlight Sonata de Beethoven as moléculas da água [Música] Resumindo então o corpo um objeto vibra essa vibração a vibração de onda essa vibração de onda ela vai gerar padrões geométricos quanto mais longa é a frequência de onda ou seja quanto mais longo é a distância entre um pico e outro de onda mas simples é o meu resultado minha geometria quanto mais curto é mais curta a distância entre um pico e
outro de onda mas complexa é a minha forma geométrica isso acontece porque a complexidade de padrões tem uma última relação com matemática com proporção matemática assim como na matemática tem divisíveis de dois de cinco sete nove doze assim do mesmo modo quando nós tratamos das frequências né então quanto mais mais alto fica um divisor ou quanto mais longa frequência nesse sentido mais complexa é a fórmula que eu tenho se eu tô trazendo da Matemática mesmo modo se trata um padrão geométrico que trabalha intimamente com a matemática então também no padrão geométrico essa essa complexidade então
no resultado que nós vemos do efeito cimático que nós temos é o seguinte um operação com a geometria como é que você faz para aumentar a complexidade matemática da geometria você aumenta o número de ângulos mesmo modo quanto mais alta é frequência que você toma mais complexa é a relação de ângulos das figuras geométricas a palavra que melhor descreve todas essas situações é a proporção então Imagine que como as razões matemáticas aumentam conforme a complexidade da forma geométrica a proporção se mantém a proporção se mantém e ela por mais que fique mais complexa permanece sempre
proporcional e essa proporcionalidade ela é necessária para que haja uma beleza íntegra verdadeira assim quer dizer quando olha para aquilo eu vejo naquilo verdadeiro a beleza porque a proporção a beleza das formas geradas pela pelo efeito cimático são verdadeiramente belos por que que eu digo que nada disso é novo porque tudo isso se encontra na natureza isso se encontramos minerais Os Vegetais mesmo os olhos humanos tudo isso todas essas formas essas proporções são encontradas de Monte na criação Mas voltamos agora a questão musical de fato a semente que ela vai apresentar para nós uma parte
visível mesmo da música as notas musicais porém é preciso entender o seguinte Apesar de nós podemos ter esses efeitosimáticos através da música que nós temos é uma arte visual então se você transformar certinho sonora em arte visual e não tivesse de fato as duas como que juntas porém é fato existe uma proporção matemática resultado dos efeitos da música do efeito das ondas porém a proposição das formas é vista pelos olhos e a formação das ondas de sons são vistas pelos ouvidos Mas de que modo que nós podemos fazer a percepção disso pelos ouvidas dessa proporção
pelos ouvidos afinal de contas Artes sonora ela deve ser enquanto o arte sonora não é preciso que nós tenhamos que transformar em arte visual para Que ela possa ser aproveitável então comparemos o seguinte modo assim como resultado pode ser mais simples ou mais complexo quando eu comparo um divisor e o número que está sendo dividido assim também quanto mais simples é o resultado de fração gerado por um intervalo mas consonante a minha nota mas consonante no intervalo então por exemplo quando eu tenho um intervalo de oitava que é um dó sobre outro dó o que
eu tenho intervalo de razão mais simples possível dois para um as relações entre uma nota e outra mais simples forma as notas mais consonantes as relações mais complexas entre uma nota e outra formam as intervalos mais dissonantes então eu vou tomar com vocês por exemplo por exemplo da quarta Justa e o exemplo do título que são dois exemplos Claros disso são dois exemplos que mostram para nós como é que o intervalo ele pode consonante e dissonante de acordo com a razão matemática por trás das duas notas [Música] as civilizações antigas notaram sem precisar de toda
a nossa tecnologia que existe algo de Belo nas proporções não só isso algumas equivocamente chegaram até mesmo atribuir noções divinas o mesmo divindades a música ou as formas os padrões que nós temos aqui são facilmente vistos na arte medieval por meio das esculturas por meio também da arquitetura talvez principalmente imagine vocês as catedrais as rosáceas são arquiteturas de belíssima proporção e isso era visto também na música do qual o exemplo Magno Sem dúvida é o gregoriano os intervalos no gregoriano são usados de moral ordenados e eles representam sempre o texto Então texto primeiro escrito depois
você faz a melodia sobre o texto e a melodia deve representar o texto Então os intervalos são utilizados para fazer essa representação o exemplo Claro disso o credo um quando ele coloca na frase que representa o que representa a descida de Deus mesmo a descida de Nosso Senhor Jesus Cristo que se encarna que recebe uma carne ele desce portanto do céu a terra Nesse momento você tem uma uma baixa na linha melódica você tem um padrão melódico que você tem uma baixa na linha lógica quando o texto canta e desencarnatos para representar bom Deus desceu
[Música] [Música] outro trecho que representa isso muito bem É o trecho Lacrimosa do hino gregoriano Dias Ira onde você tem intervalo de segunda menor que é o menor intervalo do nosso sistema ocidental e esse intervalo que é um dos mais impressionantes ele é representado Para justamente trazer essa sensação de tristeza lacre cremosa dias [Música] [Música] muito bem essa foi uma pequena exposição desse mate que como é que isso se relaciona com a música é claro como é que você se relaciona conosco afinal de contas mais importante do que entender as proporções entender como é que
na música isso nos afeta Será que você tenha gostado do conteúdo considere escrever isso no canal se ainda não é inscrito rapaz nosso conteúdo compartilhe com seus amigos curta o nosso vídeo para que tem mais relevância também e acesse nosso conteúdo também na descrição nós aqui antes damos aulas também presenciais online de piano cravo órgão e também teoria musical mas se você tem interesse por exemplo aprender música pode conversar conosco também tanto pelo nosso e-mail quando pelo nosso Instagram que está aqui na descrição Visite a nossa página também tem certeza que vai valer a pena
Ali você vai ter um pouco melhor o conhecimento sobre o que que é a iniciativa Muito obrigado e até logo [Música]
Related Videos
Acordes MAIORES e MENORES
4:12
Acordes MAIORES e MENORES
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
1,295 views
Por que existem 7 notas musicais?
14:49
Por que existem 7 notas musicais?
Maestrocastro Produções Artísticas
308,350 views
Avião de Lula pousa em Brasília, avaliação do governo; pesquisas têm alta inesperada; Irã x Israel
Avião de Lula pousa em Brasília, avaliação...
UOL
O fascinante papiro sobre infância de Jesus Cristo descoberto por brasileiro e colega húngaro
4:47
O fascinante papiro sobre infância de Jesu...
BBC News Brasil
475,333 views
Como Funciona A Harmonia No Jazz.
34:52
Como Funciona A Harmonia No Jazz.
Ozeias Rodrigues
66,422 views
A música mais antiga conhecida na História
9:21
A música mais antiga conhecida na História
Estranha História
227,220 views
Como funciona a CLASSIFICAÇÃO VOCAL
34:07
Como funciona a CLASSIFICAÇÃO VOCAL
Giana Cervi
157,667 views
Aprenda a ler partitura do zero em 10 minutos
10:38
Aprenda a ler partitura do zero em 10 minutos
Cecília Ramos
1,207,150 views
A MATEMÁTICA DA MÚSICA | A escala pitagórica
10:22
A MATEMÁTICA DA MÚSICA | A escala pitagórica
CertaMente
88,328 views
O ESPÍRITO da Música
8:42
O ESPÍRITO da Música
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
1,309 views
Seria Os Sons a Origem de Tudo ? Cimatica do Dr. HansJenny
11:53
Seria Os Sons a Origem de Tudo ? Cimatica ...
50Cinquentona Minimalista Clau Stucki
3,651 views
Há ALGO sobre a LUZ que a ciência ainda NÃO PODE explicar | Astrum Brasil
17:34
Há ALGO sobre a LUZ que a ciência ainda NÃ...
Astrum Brasil
387,045 views
GEOMETRIA SAGRADA
33:54
GEOMETRIA SAGRADA
Instituto Civitas Solis
141,627 views
A afinação pitagórica
16:51
A afinação pitagórica
Violino Arte e Técnica
6,739 views
O Canto Que Deu Origem ao Nome das Notas | UT QUEANT LAXIS
9:59
O Canto Que Deu Origem ao Nome das Notas |...
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
743 views
A mensagem da água (Massaru Emoto)
35:50
A mensagem da água (Massaru Emoto)
Respiração Terapêutica
17,289 views
TRISTEZA e FELICIDADE: Como percebemos isso na música? | Consonância e Dissonância
9:17
TRISTEZA e FELICIDADE: Como percebemos iss...
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
359 views
O Que PITÁGORAS Descobriu Sobre a Música?
7:38
O Que PITÁGORAS Descobriu Sobre a Música?
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
942 views
NeuroPost — Música em 8D e o cérebro
2:22
NeuroPost — Música em 8D e o cérebro
Quézia Anders
17,161 views
VOCÊ acha o CANTO GREGORIANO difícil?
14:11
VOCÊ acha o CANTO GREGORIANO difícil?
Gabriel Mazon - Iniciativa Accentus
137 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com