e já estive aqui em jfora outra vez para falar sobre temas menos teológicos tais como ideologia de gênero e cultura da Morte e coisas afins e é uma satisfação estar com vocês todos irmãos que estão chegando na igreja católica e podermos falar um pouco sobre a natureza da igreja que é o tema dessa palestra recentemente eu assistia um vídeo de um teólogo protestante brasileiro em que ele falava sobre o cânon bíblico e apresentava uma teoria que é a teoria do Canon Auto autenticado a teoria conhecida não é nenhuma novidade mas a apresentava de um modo
muito eu diria eh persuasivo pela repetição com que as ideias eram repisas o tempo todo e durante a exposição no fundo o argumento Central dela era era muito simples quem definiu cânon não foi a igreja quem definiu o Canon foi o próprio Canon por quê Porque o cânon foi definido por [Música] Deus aqui existem vários problemas o primeiro deles é a confusão entre a inspiração Divina da sagrada escritura e o cânon ou seja seja a lista dos livros inspirados segundo a confusão entre a inspiração da escritura e a Bíblia em si Ou seja eu não
posso dar a Bíblia atributos divinos ela não é Deus eu não posso fazer isso com ela ela é uma palavra inspirada por Deus mas ela não é o próprio Deus sen não nós caímos numa espécie de bibliolatria que no fundo é o caminho pro qual eh digamos assim singam todos os fundamentalismos porém o problema Central daquilo que esse teólogo dizia é a incapacidade de entender que os autores bíblicos do novo testamento são eles mesmos igreja ou seja um debate de teologia bíblica Na verdade era uma fachada o problema essencial que está por trás é um
problema eclesiológico Ou seja eu estou fazendo a teologia bíblica entrar num esquema eclesiológico que é o esquema eclesiológico protestante clássico Ou seja a igreja dos Apóstolos eh ninguém sabe exatamente o que era o que veio depois disso é uma pluralidade indeterminada e portanto tudo que veio na sequência é eh plenamente eh inventado ou feito ao modo como como se quea fazer enfim e aí as eclesiologia vão surgindo como alternativas de um grupo ou de outro para o problema de como vive a fé cristã e a pergunta fundamental é o que é a igreja vejam essa
pergunta parece ser uma pergunta secundária uma pergunta até eu diria um tanto um tanto tosca Mas ela é a pergunta dos nossos dias é a pergunta principal do nosso tempo e é a pergunta que está por trás de todos os movimentos de reforma assim como de todos os sismos de todas as heresias assim por diante O que é a igreja o conceito igreja ou o termo igreja aparece no Novo Testamento por todos os lados Digo no Evangelho de São Mateus aparecem duas vezes e o evangelho de São Mateus é o único que que de fato
cita a palavra igreja mas depois em Atos nas epístolas eh especialmente nas epístolas de São Paulo mas também em todas as outras no Apocalipse etc aparece esse termo igreja ora Será que os apóstolos ou os Escritores eclesiásticos aqueles que escreveram os Escritores sagrados que escreveram o Novo Testamento quando falavam de igreja estavam pensando em coisas diferentes ou eles tinham uma ideia bem determinada do que eles estavam falando essa é a pergunta fundamental por quê Porque se nós entendemos que eles não sabem do que estão falando eles estão falando de uma espécie de fantasma de de
uma ideia genérica então digamos assim a as as múltiplas infinitas eclesiologia protestantes tem razão ou seja cada eclesiologia é plenamente válida Porém isso coloca em cheque a própria inspiração Divina da escritura Por que que inspiração Divina é essa que inspira aos autores sagrados conceitos e termos completamente equívocos em que um não tem relação com o outro e sustentando-se essa ideia digamos assim de eh etérea de igreja eu tenho que demolir a a inspiração Divina da sagrada escritura e o edifício da reforma cai por terra também para destruir a a a Igreja Católica você também tem
que destruir a reforma não tem muito Para onde Para onde para onde escapar Ora se a escritura é inspirada e se os autores do novo testamento quando falam de igreja estão pensando na mesma realidade então a igreja é uma sociedade os reformadores acreditavam nisso eles acreditavam que a Igreja era uma sociedade eles divergiam eh na natureza dessa sociedade uma sociedade de que essa essa era a questão fundamental mas que é uma sociedade todos eles acreditam que é uma sociedade se para Calvino é a sociedade dos predestinados para Lutero é a sociedade dos crentes enfim eh
você vai ter que resolver outros problemas que são subsequentes que é o fato de que a igreja tem joio e trigo Então você você vai ter ali inegavelmente Crente e não crente eh homem piedoso e homem não piedoso predestinado e não predestinado então mais uma vez el se retorna ao problema igreja é um termo equívoco ou seja eh eu Existe uma realidade chamada igreja que ela subjaz a uma série de noções de igreja então volta ao conceito voltando ao conceito esquizofrênico volta a problema fundamental do novo testamento percebem não sei se vocês estão acompanhando o
raciocínio que eu tô fazendo ora então eu preciso admitir que a igreja é uma sociedade e que ela é uma sociedade visível e tangível aliás seria muito estranho que o verbo tenha se encarnado para deixar todo mundo Na incerteza e seria muito estranho que [Música] eh por exemplo ele tenha dito que edifica sua igreja eh sobre a pedra mas ninguém sabe onde ela está ou que a igreja seja uma uma uma entidade aleatória como alguém dizia esses dias um um senhor veio conversar comigo ele é protestante Batista e e ele se apegava a ideia de
igreja apenas a partir da digamos da natureza semântica da palavra igreja então igreja é uma assembleia onde tem uma assembleia de gente ali a igreja bom então então a torcida do Corinthians é uma igreja eh ou qualquer agremiação humana é uma igreja Veja a coisa teologicamente mais profunda e é por isso que quando São Roberto Belarmino tenta responder essa questão e a contrasta a meu ver de modo definitivo contra os reformadores ele dá uma natureza visível e verificável da da igreja a igreja é a sociedade dos fiéis que professam a mesma fé celebram os mesmos
sacramentos estão sob a jurisdição dos mesmos pastores Esta é a definição de igreja ela não é como querem os tradicionalistas contraposta pela eclesiologia do Concílio Vaticano i não a eclesiologia do Concílio Vaticano io explora a natureza da igreja como um mistério a fim de não esvaziá-la Numa Fria definição sociológica mas não nega essa mesma natureza sociológica que a igreja tem ela é uma sociedade que se verifica nessas três características principais a profissão da mesma fé a celebração dos mesmos sacramentos e o governo Eclesiástico dos mesmos pastores ou seja sob a autoridade do romano pontífice hoje
todos esses três traços da igreja estão sendo colocados em questão por diversas pessoas por exemplo há aqueles que privilegiam a profissão da mesma fé e ficam procurando picuinhas doutrinais aqui e ali e para apontar quem é herge quem não é e para se apresentar como a verdadeira igreja pouco importante se essa verdadeira igreja tá reunida num num cocheiro se é constituída por um grupo de 15 pessoas doidas ou seja lá o que for outros privilegiam a questão dos sacramentos não é que tem que ter a mesma liturgia a liturgia tradicional vejam hoje a ideologização do
rito Romano tradicional é um problema visto que a igreja sem sempre foi plurirreligioso mas veja por exemplo nós temos o rito de asai e madai é um rito católico que não tem as palavras da Consagração os e é a as tem apenas de modo invocativo O sacerdote pede a Deus que torne o pão no corpo de Cristo torne o vinho e sangue de Cristo mas não tem propriamente ditas em primeira pessoa as palavr da Consagração é um rito católico então vejam quando eu Privilegio um aspecto em detrimento do outro eu posso eu posso cometer um
atentado contra a unidade da igreja e em terceiro lugar nós temos o regime Eclesiástico ou seja os mesmos pastores o que para nós é absoluta mente Vital e eu eu fico muito preocupado com pessoas que estão vindo para a Seara católica e aqui chegando com o ímpeto de questionar a autoridade suprema do Papa a legitimidade do do do do do colégio Episcopal e assim por diante porque Ou seja você sai do do de uma de um do protestantismo para cair numa seita de Matriz católica saiu do protestan protestantismo mas o protestantismo não sai exato saiu
do protestantismo mas o protestantismo não saiu dele eh e inventando coisas das mais esdrúxulas por exemplo isolando eh textos ou falas do do dos pastores da Igreja do seu contexto eh original o que é É muito problemático porque é diferente você ter por exemplo uma eh declaração uma Encíclica uma uma bula um ensino magisterial solene ou menos solene e por exemplo uma fala que eu faço no encontro e que eu digo alguma coisa no sentido antropológico é muito diferente uma coisa da outra então vejam essas três características elas são simultâneas e elas constituem a igreja
elas são constitutivas do que é a igreja simultâneamente a mesma fé os mesmos sacramentos e o mesmo regime Eclesiástico se eu não considero essas três características da igreja simultaneamente eu decao num tipo de eclesiologia que foi condenado pela igreja vejo que recentemente houve um congresso em São Paulo no qual eh houve uma mesa redonda e falaram sobre esses temas de tradicionalismo católico eh sedevacantismo não sei quê E alguém disse não o sedevacantismo não é herético porém fez falou lá errado por causa de eu levantei a mão falei alto lá existem heresias eclesiológico existem sim heresias
eclesiológico por exemplo o joaquin ismo Em que consiste o joaquin ismo o joaquin ismo consiste na crença de que existe a estrutura da igreja mas dentro dela há uma igreja espiritual que é a verdadeira igreja e todas as as e eh afirmações eclesiológico todas elas extraem a sua força da gnose antimaterialista Ou seja a igreja precisa ser espiritual porque no fundo a matéria é má e como a igreja precisa ser espiritual acreditava o o ab fiora que então Eh vai chegar um tempo em que a igreja vai ser tão espiritual que não haverá mais sacramentos
que não haverá mais sacerdócio que eh todos eh serão eh eh eh místicos e o que o importa é uma espiritualidade eh alta elevada imaterial e assim por diante ou seja o Joaquim é uma heresia que está na matriz da eclesiologia protestante porque o que há de comum entre todas as eclesiologia protestantes é justamente a invisibilidade da igreja a igreja tem que ser uma estrutura invisível conhecida apenas por Deus e como costumam fazer os nossos irmãos eles vão pegando textos isolados e tirando o contexto por exemplo o reino de Deus não está aqui ou ali
mas eles ele está no meio de vós Cristo está falando sobre a graça eles estão eles estão entendendo a igreja como um todo e assim por diante ou eh onde dizer o filho do homem está aqui ou está ali não acrediteis porque quando o filho do homem voltar Bom Jesus tá falando da parusia ele não tá falando da sua presença Mística na igreja não está falando disso são são textos que são eh digamos assim desnaturalizados para darem sustentação à heresia jainista que no fundo tá no tá tá por detrás disso daí há um livro do
do padan rubac com o qual tem muitas diferenças porém é um livro interessante ele fala sobre a influência é a posteridade Histórica de Joaquim de Fiore assim como por exemplo e e existe outra heresia eclesiológica que é o galicanismo que diz assim tem um Papa em Roma mas aqui a gente faz o que a gente quer é a gente que decide quem vai Bispo é a gente quem ordena quem a gente quer e a gente vive a disciplina eclesiástica o nosso bel prazer Mas é verdade tem o Papa lá em Roma isso é herético porque
eu preciso estar sobre a mesma unidade jurisdicional eu não posso cometer um atentado contra a unidade jurídica da igreja sem deformá-la é impossível que isso aconteça e as variações do galicanismo como o josefin ismo e outras todas partem da mesma noção que no fundo é a politização da igreja porque vejam quando os soberanos nacionais quiseram ter hegemoni sobre as decisões internas da igreja Isso já é um problema desde a polêmica das investiduras com são eh Gregório vi mas volta quando os estados nacionais são formados nos séculos 1819 e 17 181 e que depois se reconfiguram
em propostas de igreja fora da igreja Ah tem um papa rezamos por ele mas nós não somos obedientes aquilo que ele que ele determina é um outro erro então o que nós precisamos observar é que a igreja simultaneamente carrega estas três determinações da sua natureza e essas três determinações não podem ser corrompidas em benefício de uma delas sem deformar a própria natureza da igreja esse é o primeiro ponto segundo ponto São Roberto Belarmino mostra como a natureza dessa sociedade que é a igreja é uma natureza [Música] perfeita ou seja ela é idônea para atingir os
seus fins e tal idoneidade é uma demonstração da sua origem Divina São Tomás já havia dito na Suma Teológica que uma sociedade perfeita deveria ser uma espécie de misto dos três regimes humanos possíveis a monarquia a aristocracia e a Democracia mas S Humberto Belarmino eleva isso ao máximo do seu apogeu ele mostra que é necessário que haja uma monarquia do romano pontífice e que o o romano pontífice justamente tem que ser um monarca Supremo porque o seu ofício é custodiar a fé católica Porque a fé católica tem que ser uma e a ele que cabe
O encargo por todas as igrejas é muito interessante que são Roberto Belarmino configure a sua eclesiologia em função da fé porque vejam é bastante Evidente se é um só Deus uma só fé um só batismo eu tenho que ter uma cabeça visível que seja o garante dessa unidade qualquer Padre sabe se você faz uma reunião de conselho fala assim vamos ter quer mestre mês que vem e todo mundo diz vamos então tá bom Aí você fica sentado e espera o dia chegar não vai acontecer nada você tem que ter o responsável pela barraca tal responsável
pela barraca tal responsável por isso responsável por aquilo e você tem que colocar por assim dizer um CPF por trás do CNPJ senão você não senão você não aciona alguém que tem esse Ofício o Novo Testamento demonstra que Cristo não apenas fundou uma instituição uma sociedade e se ele não o tivesse feito que Deus encarnado é esse que vem salvar o mundo e deixa tudo assim h a livre escolha de cada um h o livre arbítrio de cada um e Cada um faz o que quer e cada um tem que encontrar o seu caminho pera
aí não teria sentido se a divina revelação da qual ele é o cume é a verdade sobre natural que nos guia para a vida eterna então ele tem que fundar uma sociedade que seja a custódia dessa verdade mas não basta isso você tem que colocar um CPF por detrás desse CNPJ imenso tô falando em termos metafóricos né Ou seja você tem que ter alguém que tem esse Ofício e que justamente ele tem um Poder Supremo porque a fé é o bem Supremo e que ele tem uma jurisdição Universal e que ele não seja súdito de
ninguém por isso que ele tem que ter até um estado porque ele tem que defender a fé ora só que não basta defender a fé é preciso que a fé seja ensinada e para que a fé seja ensinada você não pode ter o doutor Universal da igreja lá em Roma e basta você precisa ter aristocratas bispos que são Príncipes próprios das suas circunscrições e são eles que vão ensinar a fé diretamente ou através dos seus colaboradores mais diretos que são os presbíteros contendo sob sua jurisdição uma igreja perfeita que nós chamamos de igreja particular porque
ela é uma verdadeira partícula da igreja ou seja ela tem todas as notas de eclesial dentro dela ela tem um bispo que pode Celebrar todos os sacramentos ela tem um mestre que é aquele que é responsável por dar o ministério da palavra para todos ela tem um governante único que com está unido a sua diocese inclusive de maneira de maneira expal Antigamente os bispos moram renunciavam né e depois da década de 70 começaram a renunciar Eu Tenho minhas dúvidas se isso foi uma coisa boa Porque de fato a unidade entre o bispo e a sua
a sua a sua a sua diocese é uma unidade teológica ele não é uma espécie de legado do Papa ele é príncipe próprio Ele é o pai daquele povo antigamente e vocês vejam que existem pequenas diferenças que são interessantes Geralmente os padres geralmente não os pades têm que fazer o em pé mas os bispos podem fazer sentados por eles são os os mestres antigamente o havia uma disciplina que era que quando era missa pontifical ficavam vários clérigos sentados nos pés do bispo às vezes uns velhinhos assim com a perna uma coisa um pouco mas era
interessante por são os filhos sentados Aos Pés Do Pai é ele que tem o Ofício de ensinar adaptad para suas ovelhas me lembro que Santo Afonso na sua vida Chegou um momento que ele foi ordenado ele foi nomeado Bispo com 76 anos uma coisa assim e aí quando ele tava com seus 80 e poucos ele pediu ao Papa talvez fosse pento 14 eh pediu a renúncia e o Papa falou não enquanto você estiver Enquanto você tiver sombra você governa a dioces com a sua sombra Você não vai sair daí forte isso e Vejam o fato
de que a igreja a igreja particular seja uma verdadeira igreja ou seja ela pode prover para si mesma todos os meios de sal a também é importante sociologicamente visto que é muito difícil você dominar a igreja toda porque ela está muito desarticulada você tem inúmeras dioceses por todos os lados você teria que dominar uma depois dominar outra depois aí quando você vai dominar outra essa daqui você já não consegue mais e assim por diante quer dizer a unidade da igreja se sustenta por essa monarquia e por essa aristocracia mas são Roberto Belarmino também coloca a
a a a democracia que existe entre os os clérigos inferiores que são os presbíteros e os clérigos ainda mais inferiores por quê qualquer um na igreja pode ser Bispo eh pode ser padre qualquer um pobre rico eh de uma família honesta menos honesta família católica não tão católi qualquer um pode ser sacerdote e exatamente por isso como a Igreja Comunidade reunida em torno da Fé dos sacramentos E do mesmo regime Eclesiástico Você tem uma espécie de porção dada a cada Presbítero com o pastor próprio da da sua da sua igreja quer dizer o pároco é
um pastor próprio Isso está muito prejudicado hoje em dia mas é ele é pastor próprio da sua Paróquia e ali ele é o responsável por garantir que cheem os meios de salvação desde a igreja para o povo individualmente para cada ovelha então na estrutura da igreja nós temos dada a sua capacidade de chegar ao seu fim de ser a Igreja de Cristo notem que o seu Roberto belin esclarece uma coisa né que o o o o santo padre Ele é o único Bispo do [Música] mundo que ele é bispo de Roma porque é papa e
não o contrário e ele explica no conclaves cardeais eleg o candidato ao sumo pontificado mas ele só se torna Papa quando me perguntam aceitas a sua eleição como Romano pontífice quando ele diz aceito Deus o faz se tornar papa e porque papa bispo de Roma ou seja a importância capital da pessoa do romano pontífice para a igreja é constitutiva até os dias de hoje é Cristo diretamente dizendo tu és Pedro e sobre esta pedra eu estou edificando a minha igreja não é algo humano a um mistério Sobrenatural por trás disso que os nossos olhos não
podem alcançar em terceiro lugar São Roberto Belarmino fala sobre as notas da igreja as notas são aquelas características pelas quais a igreja pode ser identificada ele menciona 11 notas eu não vou mencioná-las todas aqui porque eh não é o meu objetivo eh fazer uma exposição cansativa Eu também queria dar oportunidade de vocês perguntarem se quiserem mas dentre todas as notas você percebe claramente as quatro notas principais que estão no Credo ela é Una assim como toda substância metafisicamente é constituída so sobre a unidade do composto a igreja é Una e ela é Una na sua
imensa diversidade o por exemplo recentemente eu vi um um teólogo presbiteriano dizendo que essa história de que a igreja católica é Una é uma grande mentira Porque tem um monte de divisão dentro da igreja ele não entendeu Em que consiste a unidade a unidade não consiste em a gente ter o mesmo jeito né em a igreja não é uma fábrica de salsicha que todo mundo é padronizado igual né pelo contrário vejam que eh nas igrejas protestant todo mundo é meio que igual né Igreja Católica não você tem com vé aberto com com com vé preto
outra com não sei que você tem Jesuíta Franciscano beneditino Você tem uma variedade imensa é uma verdadeira Arca de Noé você tem de tudo literalmente de tudo porém essa pluralidade existe numa unidade radical em torno dos três princípios o mesmo credo o mesmo Credo e todo católico tem aquela Sadia reserva se algo que eu penso não está de acordo com que a igreja pensa Eu submeto o meu juízo ao juízo da igreja todo católico pensa assim é o padrão ainda que possa haver alguns focos de heterodoxia aqui ou ali em segundo lugar a unidade sacramental
eh todos frequentam os mesmos sacramentos os mesmíssimos sacramentos e por fim a unidade de governo né Por exemplo eh se se aqui na diocese começa a surgir um grupo eh estranho não sei o quê Logo ele vai ser chamado a comunhão ou senão ele não é eclesial a coisa não existe não existe digamos assim 50 Tons de Cinza na eclesial dade ou você está debaixo do mesmo da mesma autoridade Episcopal ou já era você tá fora não tem não tem não tem meio termo nisso aqui né Eh a gente sempre nas dioceses quem é o
seu quem é o seu pároco né Eu me lembro que há alguns anos atrás tinham os os chamados leigos diocesanos talvez fosse só lá pelo nosso canto não sei se aqui também tinha que era o Fulano que era da sei lá da PJ né Aí você pergunta qual que é a sua paróquia não não eu sou da diocese não tem paróquia não é ovelha de ninguém né na igreja católica não existe isso todo mundo é de alguém ninguém tá solto ninguém absolutamente ninguém a santidade da igreja é outra nota contra a qual levantam 100 objeções
porque afinal de contas você olha pra gente aqui você fala bom eles não são santos propriamente ditos né problema é o seguinte é que a nota da santidade da igreja ela refuge nas virtudes heróicas dos seus maiores astros e feitos por Deus né né então é muito fácil você pegar por exemplo um sei lá um um um um um Protestante piedoso e comparar com católico canala é muito fácil você fazer isso eu quero ver você pegar e comparar com o Padre Pio ou comparar com cur Dars ou comparar com São Tomás ja Aquino ou comparar
com Santo Inácio de Loiola com Santa Teresa Dávila com São João da Cruz isso você não consegue fazer porque a nota da verdadeira santidade está presente na igreja até os dias de hoje e e não há século em que você não tenha grandes esplendores de santidade refugo na igreja não existe isso o fato inclusive veja um um processo de canonização eh teologicamente ele é ele tem como ponto de partida chamada fama de santidade o que que é a fama de santidade veja bem quem canoniza ou seja quem o o o o o o promotor de
uma causa de beatificação é Deus por começa a surgir a nossa a freira morreu aqui mas será que ela não é santa e começa a dar graças graças e mais graças mais por intercessão dela o pessoal começa a entender qual que era a vida dela vão estudar abre-se um processo para verificar de fato mas o todo o processo que dá é um juízo humano nós vamos ver Deus realmente atuando no processo de canonização porque ele quer glorificar se na vida daquele fiel que está caminhando rumo a glória dos Altares Deus quer ser glorificado na vida
dele o culto que nós prestamos aos santos ele recai primeiramente a Santíssima Trindade Essa é a doutrina católica ou seja o o a a visão de Deus pro catolicismo ela uma visão um pouco diferente nesse sentido da visão de Deus protestante porque o o o Deus protestante éo né tudo para mim o na visão católi Deus ele quer ser glorificado na vida desse na vida daquele na vida daquele outro nós vamos celebrar a festa de todos os santos do domingo e quando nós olhamos pra igreja o que nós vemos são grandes luzeiros de santidade por
todos os séculos aos quais Deus glorificou não é Glória humana é algo dado por Deus é ele que realiza hã glória de Deus é o homem a glória de Deus é o homem vivo Santo Irineu né bom católica é a terceira nota a catolicidade não é um mero título todo mundo fala né hoje em dia tem o pessoal fala que placa de igreja não salva ninguém O problema é que não é na questão que não é placa católica não é uma denominação católica é a natureza da igreja nas palavras de São Vicente de lerins dito
modo português não vou né pessoal fala são são do lorão mas dito a modo Brasileiro São Vicente de lerins eh é a igreja católica Porque ela conserva a fé que foi crida Semer ônibus sempre por todo lugar e por todos os cristãos católicos Essa é a catolicidade quer dizer se não existe um período da história desde Cristo até os nossos dias em que você não Verifique a presença da igreja no mundo em que ela tenha desaparecido a ideia por exemplo que de vez em quando a gente vê por aí não mas é que a a
nossa igreja é a verdadeira igreja cristã ela permaneceu escondida por 1600 e tantos anos e aí foi aparecendo aos poucos Pois é que uma presença histórica contínua que nunca ninguém detectou isso é é é um um feito né Você tem uma presença e social não é não é individual presa social indetectável por todos os séculos que remete diretamente ao Cristo é óbvio que isso não existe que é uma é uma balela ao contrário desde os seus primeiros séculos a igreja é católica ou seja você não tem um momento na história da igreja que você não
Verifique a sua presença algumas vezes ela algum lugar por exemplo na Ásia menor nos países que foram conquistados pelo Islã e assim por diante Porém você percebe a ação histórica da igreja com uma grande continuidade ao longo de todos os séculos e por isso o ser católica não é não é uma denominação né sabem que a Igreja Católica até hoje não entrou para o concelho mundial de igrejas Por esta razão porque ela não se entende como uma denominação entre outras não é isso ela é uma unidade histórica e social que remonta aos Apóstolos Apostólica porque
ela conserva a semente da sucessão Apostólica que é visível no episcopado dizem que numa cerimônia de ordenan Episcopal São três os bispos Sagres por quê Porque caso houvesse algum eh eh eh eh que cuja sucessão Apostólica fosse discutível os outros sanari veja que coisa interessante portanto quanto mais passa o tempo mais a originalidade Apostólica vai sendo perfeita ela vai sendo aperfeiçoada percebe o que eu tô dizendo ou seja em cada para cada Bispo ordenado você tem três ordenes Portanto o que é ordenado digamos assim tem a semente Apostólica de um modo mais intenso mais direto
do que talvez um que tivesse 1000 anos atrás nesse sentido a garantia só aumenta a garantia não diminui a garantia só aumenta quanto mais passa o tempo mais a igreja apostólica Isso não é um uma retórica Isso é uma realidade que você toca que você percebe que você remonta não é uma unidade documental uma unidade nos e você verifica essa postol cdade aonde nas próprias igrejas Vejam o que que o que que é uma igreja Metropolitana ela é a maior e mais antiga igreja de uma província e dentre todas as províncias Você tem uma que
é primacial que foi a primeira a mais antiga e a maior de todas elas para cada igreja primacial você tem outras igrejas primaciais das quais ela Dev veio a igreja sempre se organizou de forma eh provincial de igrejas metropolitanas sempre houve primazia na igreja mesmo entre os bispos por que isso porque assim se elucida a natureza Apostólica da igreja Ou seja no final das contas você vai chegar em uma igreja apostólica ou na igreja de Roma de Antioquia de Alexandria e assim por diante você vai chegar al uma igreja apostólica essas quatro notas que de
certa maneira São Roberto Belarmino o que ele faz é desdobrá-las para explicá-las melhor essas quatro notas não basta que eu diga tipo assim a gente faz re junto um grupo de gente diz o credo Creia em Deus Pai Tal Tal creia na igreja una Santa católica e Apostólica não se você realmente não está nela você pode dizer o que você quiser isso não é uma questão discursiva isso está na ordem da realidade Ou seja a eclesiologia católica é uma eclesiologia tangível concreta real de um Deus que se fez carne que criou uma continuidade histórica presente
até os nossos dias que tem os seus momentos de luzes e sombras que foi se tornando mais autoconsciente do que ela é ao longo do tempo eh em vão procuram por exemplo nos primeiros séculos um exercício do Poder jurisdicional do romano Ponti sobre toda a igreja quando isso era materialmente impossível mas a realidade do romano pon já já já estava presente inclusive reconhecida a sua primazia que em determinados momentos históricos nem sempre foi digamos assim Tida eh em sua plenitude de jurisdição isso foi desenvolvido ao longo dos tempos ou seja e assim termino a unidade
a santidade a catolicidade e a apostolicidade da igreja não são meros títulos ou meros nomes Mas eles tem mas tem concretude real e manifestação tangível para todos os homens e para quem quiser ver alguém tem alguma pergunta pois não seria interessante levar o microfone não sei talvez não diga certo são escolados no sentido de que não fazem parte da igreja ok apost não então eles não podem certamente certo certo mas depende Tudo bem por exemplo o batismo S eh não não não não depende do Poder de ordem eh a graça de Deus é de uma
abundância e incomensurável e os protestantes professam a fé em Jesus Cristo como Deus então embora não tenham todos os meios de salvação nós não podemos dizer que se estão de boa fé nessas comunidades eles não possam ter acesso à graça de Deus porque pela fé em Jesus eles a têm com todos os limites que isso implica para nós católicos nem sempre Nós nos damos conta nós nem sempre Nós nos damos da profundidade dos sacramentos do privilégio que é teos sacramentos por exemplo uma coisa é alguém se arrepender por condição perfeita que sempre será limitada outra
ela receber a graça de maneira perfeita pelo Sacramento ainda que a contrição seja imperfeita uma coisa é alguém chegar uma união Mística com Cristo que é dificílimo e outra coisa é o fiel que comunga o próprio Cristo na Eucaristia e que diserta maneira na hora em que ele comunga ele está numa União equivalente da sétima Morada dos grandes místicos porque está de maneira perfeita unida ao Cristo e assim por diante os sacramentos quando São Tomás diz que eles são aperfeiçoamentos do culto Divino mostram a importância e o vejo que eles TM paraa nossa vida normal
especialmente a confissão e a comunhão Agora eu não posso dizer que a par dos sacramentos não existe acesso à graça pela fé ela existe mas mas era é privada de aperfeiçoamentos anteriores por exemplo e assim vai não é é é é deficiente Não há dúvida disso mas alguém tem pergunta Pois não lá a igreja é santa em primeiro lugar porque ela não é a soma dos seus membros nessa terra ela quando nós falamos da igreja nós temos que entender que ela a maior parte da igreja triunfa no céu e é santa no purgatório embora ainda
se purificando mas já são benditas já são bem-aventurados depois dentre os fiéis os meios de santificação são abundantemente distribuídos pela igreja os sacramentos a pregação que produz a fé e entre os fiéis se manifesta uma eh santidade que é muitas vezes extraordinária você percebe asites heroicas isso não se dá apenas os grandes Santos eu vejo isso normalmente então por exemplo se o Gus morreu uma senhora que ela teve um câncer Avassalador de uns se meses mais ou menos sofreu terrivelmente Embriagada de uma alegria espiritual e de um agradecimento a Deus e de um espírito de
união com Cristo que realmente me edificou muito humanamente isso é impossível isso é virtude heroica e assim existem muitas pessoas que manifestam Virtudes heróicas no no dia a dia a gente vê isso um padre Toca isso diariamente no confissionário Por exemplo quando ele vê o que as pessoas são capazes de fazer por Deus e você vê que aquilo não não pode ser humano aquilo realmente é sobrenatural então a santidade da igreja se manifesta desde coisas assim né mais Ordinárias até esses grandes fugor de santidade que culminam em Jesus e Maria da ordenação uma sucessão de
Ordenações episcopais mas não só vejam quando a gente fala de Sagrada tradição os protestantes tem uma grande dificuldade de entender isso porque eles vão eles eles imaginam que a chagada da tradição são os escritos Extra bíblicos dos Padres apostólicos etc Não é só isso a tradição são as próprias igrejas Então você tem a igreja de Roma que tá lá desde São Pedro você tem a igreja de Antioquia também que tá desde São Pedro foi o primeiro Bispo de Antioquia você tem a igreja de Alexandria na qual estava São Marcos você tem é uma coisa real
você tem as pessoas que estão nessa sucessão ininterruptamente e quando você percebe que a ordenação Episcopal ela ela vai produzindo mais apostolicidade ao invés de ser o contrário porque o princípio da entropia é esse quanto você mais passa o tempo mais aquilo se corrompe Só que no caso da sucessão Apostólica é oo contrário quanto mais passa o tempo mais Apostólica fica porque a linhagem Apostólica se confirma não entendeu Você não entendeu o lance dos três bispos consagr Anes quer dizer se algum deles ali pudesse ter alguma contaminação alguma coisa assim por o que que eu
tô querendo chamar de contaminação sei lá um um um um desses bispos foi ordenado pelo presbitério de uma igreja por exemplo para hã para são necessários três pelo menos pelo menos Então você tem uma uma espécie de purificação e ela se torna cada vez mais Apostólica é o contrário do que do princípio da intropia né Hã como a gente Ener no no rito mesmo na nomeação e no rito de ordenação isso é muito lindo eu conheci um um um um bispo que Fei a história né quando a igreja tava sendo perseguida na Lituânia pelos comunistas
então eh todo mundo se escondeu e o padre foi trabalhar lá como eh Operário numa numa fábrica rapazinho eles ordenavam assim pegava fulando olha católico tal eu ordenava porque tava a igreja tava perseguida e e e não dava para você estabelecer ali os critérios normais então um O sacerdote mais velho chegou para esse padre e falou assim olha eu quero te convidar para um Retiro no próximo final de semana eu vou para uma chácara tal eh você esteja lá no sábado ele foi aí o o padre ele disse é o seguinte o os bispos estão
aqui na no nosso país eles não podem deixar que morra a semente Apostólica então eles decidiram que vão te ordenar Bispo essa noite a única coisa que você faz é fica caladinho às 11 e pouco da noite eles vão entrar aqui e você não faça nada Fique quieto e assim foi o padre foi lá 11 T da noite todas as luzes apagadas entram aqueles aqueles senhores vestidos de camponeses aí um pega o papelzinho tal o outro tal olho na cabeça termina um beijo aqui um beijo aqui de cada um tal nem sei falar nada ele
nem sabe como é que foi quem é que tava lá e depois aqu ele foi fazer o seminário quando parou a Perseguição que ele foi fazer seminário foi estudar filosofia teologia essas coisas todas Então você isso não é uma é uma coisa que você toca é real né são nessas coisas que a gente percebe a seriedade da Igreja Católica quer dizer a igreja não não é um negócio qualquer né né Você você tem que realmente essa corrente Apostólica que ultrapassa e todas as barreiras que mais Ah meu filho não é um problema Pastoral dos mais
e a gente vai morrer e as coisas vão estar difíceis então problema Pastoral é o que mais tem sempre haverá e teremos que resolvê-lo até o fim dos tempos rezar por isso trabalhar fomentar a unidade nós temos que sempre ser fermento de unidade na igreja sempre porque isso é o que edifica a igreja de verdade o problema não é esse eh sacrificar A eclesiologia em função da soteriologia o problema aina da Salvação O problema é o seguinte é que você sacrifica A Divina Revelação em função de uma so teologia barata ou seja o que é
a igreja é divinamente revelado e é de fé eu não posso dizer Ah bom então para apresentar a salvação o que que eu vou fazer eu vou fazer o contrário do que Cristo fez e vou apresentar uma salvação anabi uma salvação eh digamos assim lefer em que cada um faz do seu modo Não isso não é apresentação da salvação isso é um barateamento da salvação por eu acho que é um dos problemas também principais Cristo não é apenas o nosso salvador ele é o nosso senhor ou seja ele não é apenas o que me redime
eu tenho que obedecê-lo eu tenho que viver de acordo com eh o que ele quer o no fundo Veja essa essa sociologia barata ela é individualista e em última análise Ela vai às antípodas do que é a noção de salvação do cristianismo que ela é totalmente baseada no alterum que é o que é o Cristo ou seja não sou eu que me batizo não sou eu que me que me absolvo não sou eu que me santifico é é Cristo então o cristianismo é uma religião da Obediência eu tenho que me submeter eu tenho que entrar
na porta da salvação notem que por exemplo há um texto que eu sempre gostei muito no pentateuco que é o de Levítico T agora não sei se é 9 ou 19 que é o sacrifício de nadab e abiu em que eh Deus havia estabelecido o rito para o sacrifício e o sacerdócio aarônico e eles fazem exatamente o que tem que ser feito e Deus manifesta a sua glória etc e e e todo o povo se regozija aí os dois filhos de Arão chamado daab abiu pegam os seus turíbulos e vão oferecer eh incenso que não
foi ordenado diante da arca e o que acontece eles são fulminados com fogo porque eles foram apresentar oo senhor um fogo estranho quando São Pedro diz da manhã de Pentecostes em nenhum outro há salvação porque debaixo do céu nemhum outro nome h dado entre os homens pelo qual importa que sejam salvos na tradução do Almeida essa aqui é a tradução perfeita do Almeida Almeida corrigido e fiel aliás Almeida Revista Atualizada o que o que o que na verdade eles está estabelecendo é um princípio permanente na igreja na igreja eu tenho que passar pela porta eu
sou a porta né Jesus diz eu sou a porta eu tenho que passar eu tenho que passar por ele não sou eu que invento o meu meu meio ah não é que a salvação é Cristo o resto não importa pera aí eu estou apenas dizendo isso mas eu estou fazendo o contrário eu estou fazendo na verdade o que eu quero por isso que eu digo é um barateamento da da soteriologia que sacrifica A Divina Revelação agora se você sacrificou A Divina Revelação pronto você não tem mais propriamente o o cristianismo na sua originalidade Cristo disse
a Pedro apenta minhas ovelhas é é que a Igreja Católica não foi não teve um ato fundacional tipo fos inaugurar aqui a Igreja Católica não a Igreja Católica foi inaugurada na Encarnação e no que Cristo realizou com seus Apóstolos a gente diz que a igreja eh o consílio Vaticano segundo tem uma fórmula muito bonita que a igreja foi preparada no no velho testamento depois ela foi eh não me lembro agora exatamente mas é foi inaugurada em Pentecostes ela ela apareceu em Pentecostes mas ela foi ela passa por um processo de gestação nasceu na cruz inaugurou
inaugurou em Pentecostes acho que é isso vamos lá ortodoxia a a igreja inclusive é muito interessante isso antes do cisma do oriente todos eram católicos isso é muito importante por esses dias eu vi um um um fulaninho dizendo assim não a Bíblia não foi conservada pela igreja católica foi conservada pela Igreja Ortodoxa pera aí a igreja Ortodoxa propriamente surge no cisma de 1054 e o que acontece a Igreja Ortodoxa ela tem um modo diferente aliás os cristãos orientais de maneira geral não é só a Igreja Ortodoxa os cristãos orientais de maneira geral tem um modo
diferente de lidar com a fé do que os ocidentais os orientais eles são mais místicos Eles são um pouco avessos a racionalização eh mesmo não sendo herges Como dizia o Cardal Newman ficou um lastro de monofisismo no no Oriente em que no fundo eles eh eles sempre se relacionam com um Cristo espiritual tem um pouco de dificuldade de lidar com a materialidade da Fé mesmo não sendo herges são são católicos do ponto de vista da doutrina ora quando nós passamos à doutrina da trindade e a doutrina da Eucaristia também e a outras doutrinas os ortodoxos
nos acusam de sermos muito racionalistas de ficarmos tentando fazer uma espécie de anatomia da Trindade o que está por trás da polêmica sobre o fioco que não é mais uma uma polêmica hoje tanto a Igreja Católica quanto a Igreja Ortodoxa no fundo no fundo pensa exatamente a mesma coisa eh mais ou menos o que aconteceu com os armênios quando eles voltaram pra comunhão eles conservaram a profissão de fé monotel Armênia Mas sabendo que eles não são mais monotel itas é uma questão apenas de tradição então o filioque na cabeça ou seja visto desde a perspectiva
oriental é uma racionalização excessiva que foi provocada por uma ingerência aí do do do do Carlos magn etc tem toda uma questão acerca disso mas são modos de abordar o mesmo mistério sem que seja eh de uma maneira digamos assim de mútua anat tematização não sei se me expliquei não deu para entender ou seja nós NS nos escamoso são dois modos católicos são dois modos ortodoxos de lidar com o problema um um pouco mais criterioso do ponto de vista terminológico racional etc e o outro um pouco menos um pouco mais eu diria escrupuloso no que
tange a intimidade Divina háuma forma de isso precisa resolver eu não sei se precisa resolver isso ele deve ter falando ah ah a divisão da do cisma Ah sim isso deveria se encontrar um sim um um um caminho para isso papa Francisco está tentando inclusive agora dizer olha o pape João Paulo I já na ut unum sint falava sobre o modo de exercício do primado não é a mesma coisa que o primado em si Será que nós não poderíamos encontrar formas de exercício do do primado que contemplassem a unidade P ortodoxa e nós pudéssemos fazer
essa unidade acontecer Qual que é o problema disso o problema para a Unidade dos ortodoxos com a Igreja Católica não é a igreja católica é a própria Igreja Ortodoxa Porque mesmo entre eles há brigas e e e aí é E aí por exemplo igreja da Rússia é inimiga da igreja da Ucrânia aí você tem a igreja autocéfala lá não sei da onde que tem uns monges lá de não sei do que que não aceitam os outros do se do cá então é é um rolo mais é um rolo mais ortodoxo do que é interessantíssimo isso
vejam que a Igreja Católica ocidental ainda que esteja digamos assim decrépita na Europa ela está pujante em outras partes do mundo tipo no continente americano grosso modo na África em algumas partes da Ásia eh justamente porque ela é Una a partir do momento que você separou dela as fragmentações são inevitáveis começa a a a a acontecer fragmentação com a diferença de que não existe reforma protestante no mundo ortodoxo e sabem por que não existe eh reforma protestante no mundo ortodoxo porque não haveria reforma protestante se não houvesse a emancipação dos estados nacionais que politicamente impulsionaram
os movimentos de reforma a partir do século X então se não houvesse esse background político econômico a reforma teria morrido ali mesmo não teria não teria prosseguido por intentos separatistas ou vi antes com Pedro Valdo com os irmãos do livre espírito com os eh ah cátaros albines etc tal mas nada disso prosperou porque não havia um respaldo político a coisa quando o pessoal foi levar a profissão de fé de augsburgo de augsburgo para o patriarca de Constantinopla o o patriarca olhou assim para eles e aí olhou pros outros bispos assim E como tinha uma relação
de diplomática comercial com a Alemanha ele falou né Ah tá bom Obrigado Tchau e a coisa não ninguém levou aquilo a sério ou seja foram tratados como um bando de doidos aí 100 anos depois Foram levar de novo a a a a a profissão de fé de augsburgo pro Patriarca de Constantinopla e ele falou não agora chega já demais vamos responder essa porcaria isso aqui não tem nada a ver com Santos pades não tem nada a ver com a tradição da igreja não tem nada a ver com nada vocês são bandid dois colocou lá os
pingos no ziz e o pessoal voltou pra Alemanha com a viola no saco ou seja sem um arcabouço político não haveria reforma e até hoje a Igreja Ortodoxa eh que não está ligada Na ROM despreza os protestantes com todas suas forças é não esse esforço é com Meo católico de dialogar fazer de Volo para casa eles desprezam a teologia protestante assim com nojo mesmo é uma coisa é uma coisa muito interessante não está errada mas depende do que você tá querendo dizer com isso não a igreja eh crê que segundo o Novo Testamento a o
sacramento da ordem foi instituído simultaneamente com a Eucaristia com o sacramento da Eucaristia por quê Porque existe um princípio que tá bem elucidado no Capítulo 5 da carta aos romanos que é o de que sacerdos pró Hóstia O sacerdote é para o sacrifício portanto Cristo instituiu o sacerdócio e a finalidade do sacerdócio é oferecer o seu sacrifício Sacrifício do novo testamento como nós dizemos no no Laos Lauda Sion nova PCA nova legem nova Páscoa nova lei então um novo sacerdócio assim por diante acontece que o mesmo sacerdócio na igreja se dá em dois graus diferentes
que é o episcopado e o presbiterado Mas é o mesmo sacerdócio apenas dado em dois graus diferentes ou seja no primeiro grau com o episcopado é o sacerdócio com toda sua Plenitude inclusive com o poder de ordem de poder prover novos presbíteros pra igreja e de representar de modo mais visível a apostolicidade da igreja e o presbiterado que é o segundo grau que está atrelado ao primeiro Mas é o mesmo sacerdócio veja durante muito tempo houve uma dúvida se o episcopado seria uma ordem propriamente ou ou não São Tomás por exemplo era ele dizia que
não que o sacerdócio é um só mas que eh é como se o presbítero recebesse amarrado aquilo que o Bispo tem desamarrado pela igreja isso Inclusive estava bem Expresso no no no rito de ordenação antigo que o o padre era ordenado e a casula ficava amarrada e aí quando chegava no final da da missa de ordenação o Bispo desamarra Ava a Caja para dizer você pode exercer o seu ministério aí mas é porque eu t amarrando Por que que isso é importante eu eu queria trazer isso porque isso é muito importante todas as objeções apresentadas
pelos apologetas protestantes quando eles dizem que houve bispos na história da igreja que for ordenados pelo presbitério há um registro disso em Antioquia um único e existe um registro medieval de um abad que recebeu do Papa a faculdade de ordenar presbíteros para o seu mosteiro eh isso não toca em absolutamente nada a essência do sacerdócio porque nós comemoramos a instituição de um único sacerdócio na quinta-feira Santa dado em dois graus diferentes mas o sacerdócio é um só e São Tomás explica isso de uma maneira Sublime quando ele diz que quando o quando Celebra a missa
tanto um padre quanto o bispo é a é o mesmo sacrifício que se oferece a Deus e no rito Maronita inclusive o o o Bispo para Celebrar liturgia eucarística ele se ele se ele tira todos os paramentos episcopais anel não sei o que tira tudo e com os paramentos dees Padre oferece para dizer que é um sacerdócio só não se trata de dois sacerdócio mais alguma pergunta ah não não não não não quer dizer a tradição oral é oral mesmo mas quando eu digo que é oral mesmo eu não estou dizendo que parte da tradição
oral não tenha se consignado por escrito o que eu tô querendo dizer é o seguinte a liturgia é tradição talvez a fonte primária da tradição da igreja seja a liturgia e a liturgia não é só palavras não é só coisa que tá escrita a liturgia é um modo de tratar né Eh como diz o o Adagio antigo né Santa Sant tratare tem que tratar santamente as coisas Santas e Por que que isso é importante porque por exemplo eh alguns escritores eclesiásticos dizem assim quando a igreja estava debaixo da perseguição e até alguns séculos depois tipo
as perseguições terminam no século VV para falar a verdade no final do Século IV mais do que no édito de Milão mais uns 200 anos depois mais ou menos até época do do Papa são São Gregório Magno eh muitas coisas eram arcanas na igreja por exemplo culto a a nossa senhora não era público em todas as suas manifestações para que não se confundissem com as idolatrias pagãs eh portanto por exemplo a festa da Assunção de Nossa Senhora Por que que nós sabemos que a festa das funções de Nossa Senhora é Apostólica porque de repente quando
chega no século vi uma igreja lá de não sei da onde começa a Celebrar festa tem um rito tem a igreja láde não sei mais aonde distante que não tem nada a ver no ocidente começa a Celebrar E aí você percebe opa opa aqui tem uma tradição precedente que pela sua universalidade é católica embora isso não tenha uma manifestação Clara a não ser em pequenos fragmentos como por exemplo escritos Apócrifos um sermão de um bispo que fez lá não sei aonde etc etc agora por exemplo tem a galera hoje em dia que tá divulgando a
devoção a São José de uma maneira até um pouco enfim não vou comentar mas eh por exemplo Alguns falam da tem místicos que falam sobre a Assunção de São José Isso é uma doutrina piedosa mas nunca será dogmática nunca Por que nunca será dogmática porque embora ela não seja herética ela não é heterodoxa nunca você vai poder verificar que H uma tradição disso no começo da igreja em diversos lugares não tem como você identificar essa tradição Ou seja a tradição não é só o que tá escrito literalmente é o culto é o modo da igreja
fazer por exemplo né no Concílio de Éfeso quando eh eh condenando nestório a igreja disse que Cristo era Deus e portanto Maria é mãe de Deus os fiéis Todos estavam com tochas acesas do lado de fora comemorando aquela declaração dogmática eh isso tradição embora você não recolha o que cada pessoa tava dizendo ali você não faça uma crônica detalhada a tradição é uma coisa real então quando eu olho para um bispo eu vejo a tradição da igreja quando eu olho para um sacerdote eu vejo a tradição da igreja quando eu olho as igrejas primaciais eu
vejo a tradição da igreja quando eu olho eh eh por exemplo uma igreja uma uma catacumba eu olho paraa tradição de igreja isso tudo é tradição da igreja tá claro então reduzir a uma a a a o joguinho eh Torá escrita Torá oral né É é é muito redutivo porque não é uma questão de uns rabinos que chegaram aqui interpretando um monte de coisa quando a pessoa faz uma peregrinação que ela V essa grandeza Pois é Por que que é importante para nós para que a Terra Santa Por que que é importante para nós eu
eu fui a terra santa uma vez só Gente do céu quando eu entrei na Basílica da Anunciação tava lá escrito I verbum caros Nossa me deu um negócio assim de de de comoção interior meu Deus isso aqui é uma coisa concreta né que é outra coisa né qu você vai a terra santa não é um museu você pega lá na pedra do Calvário você pega no santo sepulcro você vê você toca você pisa você sente você bota a mão lá sab que Jes exato você quando você vai a Roma é algo parecido você vai você
vê a tumba de São Pedro você vê os ossos hoje em dia né depois do que Pio 12 proporcionou com com com a com o Ofício das escavações você vê a necrópole Romana ali você vê é É claro é tangível isso daqui não tem comparação com discurso nenhum não é uma questão de doutrina de ensinar é uma coisa que você toca é real tem tudo a ver com o mistério da Encarnação entra entra vai ver aquelas colunas de abração PED pa por exemplo e assim por diante bom acho que já são são 11 horas da
noite né então vamos encerrar eu agradeço a a paciência de vocês e muito obrigado