[Música] [Música] evinger um dos principais arquitetos da mecânica quântica é amplamente reconhecido por suas contribu científicas como a equação de schrodinger e o paradoxo do gato de schrodinger no entanto além de suas realizações científicas schrodinger foi um filósofo cuja visão de mundo foi profundamente moldada pelas filosofias indianas como Aita vedanta e os aspectos do budismo Neste vídeo iremos explorar a abordagem não dualista de schrodinger sobre a mente e a matéria e como suas visões filosóficas influenciaram seu trabalho científico e sua do universo EV schlinger nasceu em Viena Áustria em 1887 desde jovem demonstrou um interesse
multifacetado por física filosofia e literatura durante seus estudos na universidade de Viena schrodinger foi influenciado por grandes pensadores de seu tempo incluindo Ludwig botsman cujas ideias sobre a física estatística deixaram uma marca indelével em seu trabalho no entanto foi através de sua exploração filosófica que sching encontrou uma afinidade com as filosofias indianas especialmente as que enfatizam a unidade do ser e a natureza ilusória da dualidade as influências de Arthur schopenhauer que admirava profundamente os upanichades foram particularmente significativas schopenhauer via a filosofia indiana como uma das maiores realizações intelectuais da humanidade essa admiração foi transmitida a
scher que passou a integrar essas ideias em sua própria visão filosófica schoninger leu extensivamente sobre o advaita vedanta o Budismo e o Sania além de ser profundamente influenciado por escritos ocidentais sobre essas tradições como os de lafcadio hern que escreveu sobre o zemb Budismo scher era ascético em relação à metafísica tradicional especialmente no Ocidente que ele via como excessivamente espec aa e frequentemente desconectada da experiência direta no entanto ele reconheceu o valor prático da metafísica como guia para a ação e o conhecimento em vez de rejeitar completamente a metafísica schoder adotou uma abordagem inclusiva combinando
diferentes aspectos de várias tradições filosóficas para formar uma visão Coesa Central para sua Filosofia é a rejeição da dualidade entre mente e matéria um conceito que ele via como uma ilusão schrodinger via a consciência como singular e Universal uma ideia que ressoava com as doutrinas do advaita vedanta que ensinavam que todas as formas de existência são manifestações de uma única realidade subjacente que é brama ele acreditava que a percepção da multiplicidade seja de consciências individuais ou de objetos materiais era uma ilusão gerada pela Maia um conceito hindu que descreve o mundo fenomênico como uma parição
enganosa schrodinger expressou essa visão de não dualidade de maneira poética e filosófica afirmando que a consciência não é plural e que a separação entre mente e matéria é uma construção errônea para ele a mente e a matéria eram aspectos de uma única realidade e essa visão monista influenciou Profundamente Sua interpretação da mecânica quântica e sua crítica ao materialismo ocidental um dos aspectos mais intrigantes da filosofia de schrodinger é a sua abordagem à multiplicidade de consciências ele argumentava que a noção de múltiplas mentes individuais é uma ilusão decorrente de uma identificação errônea do eu com o
corpo físico sch jinger seguiu as ideias de hernest Mat e David Yum que viam o eu como uma construção artificial composta por uma sequência de pensamentos e Sensações e não como uma entidade substancial e permanente scher acreditava que a consciência é única e Universal e que a percepção de individualidade é uma falácia ele questionava por que você é você e não outra pessoa e o que é seu eu essas perguntas desafiavam a noção de identidade pessoal e ressaltavam a natureza ilusória da individualidade ele sugeriu que em vez de ver a reencarnação como a transmigração de
um eu substancial de um corpo para o outro deveremos entender a reencarnação como uma renovação contínua da vida na terra onde o eu pessoal é meramente uma faceta do todo Universal Essa visão encontra ressonância com as doutrinas budistas dos agregados os escand que descrevem o eu como uma composição de elementos temporários e em constante mudança embora schrodinger não tenha ser alinhado completamente com o budismo sua visão de uma consciência singular e sua crítica ao substancial refletem uma mistura de ideias budistas e vied anticas a visão filosófica de schrodinger também influenciou sua interpretação da mecânica quântica
ele foi um crítico da visão materialista tradicional que considerava os objetos físicos como entidades inerentemente existentes com propriedades definidas schoninger argumentava que a mecânica quântica em vez de descrever uma realidade objetiva e independente oferece uma representação probabilística de fenômenos que coem mergem com o ato de observação o famoso paradoxo do gato de schrodinger muitas vezes discutido em termos de superposição quântica é um exemplo de como ele utilizou sua filosofia para desafiar as interpretações realistas da física quântica schroder sugeriu que as funções de onda quânticas não representam a realidade física mas sim um conjunto de probabilidades
que descrevem nossas sobre os resultados das medições dessa forma o paradoxo do gato não é tanto uma contradição na mecânica quântica mas uma falha em aplicar conceitos clássicos a fenômenos quânticos schrodinger também foi um dos primeiros a adotar uma visão holística do universo onde partículas e átomos não são entidades isoladas mas sim modos de vibração de um único fundo Universal Essa visão se alinha com a noção Veda de que todas as coisas são Manifest de uma única realidade subjacente para schrodinger a mecânica quântica não descreve uma multiplicidade de objetos Independentes mas sim um sistema interconectado
onde todas as partes são interdependentes a visão de schrodinger sobre a unidade da consciência tem Profundas implicações éticas ele criticava a ética ocidental que muitas vezes se baseia em princípios utilitários ou em mandamentos divinos por sua falta de profundidade em contraste ele propõe uma ética baseada na compaixão e na unidade fundamental de todos os seres schrodinger argumentava que ao reconhecer a identidade essencial Entre todos os seres a ética torna-se uma questão natural de empatia e cuidado em vez de uma lista de regras a serem seguidas essa ética encarnada que encontra Paralelos tanto no vedanta quanto
no budismo sugere que o comportamento moral não deve ser motivado por Recompensas ou punições externas mas sim por um profundo entendimento de nossa interconexão com todos os outros seres para schrodinger a percepção da unidade não era apenas uma questão metafísica mas uma base para ação ética no mundo schrodinger foi um crítico contundente do Realismo materialista a visão de que o mundo externo é composto de objetos que existem independentemente de nossas percepções ele argumentava que essa visão é uma ilusão promovida por nossa tendência de objetivar e reificar o mundo ao nosso redor para schrodinger o mundo
externo e o mundo interno da mente não são entidades separadas ao contrário eles co emergem em um processo contínuo de percepção e conceituação essa crítica ao Realismo materialista se manifesta claramente em sua interpretação da mecânica quântica schuder acreditava que as partículas subatômicas como elétrons e fótons não são objetos sólidos com trajetórias definidas mas sim manifestações temporárias de um campo quântico subjacente ele comparou essas partículas a cristas de espuma em uma onda sugerindo que assim como a espuma não tem existência independente do Oceano as partículas subatômicas não tem existência independente do campo quântico que as gera
além disso scher questionava a noção de que a ciência poderia fornecer uma descrição completa e objetiva da realidade ele argumentava que a ciência ao objetivar o mundo inevitavelmente exclui a subjetividade e portanto não pode captar a totalidade da experiência humana para ele A ciência é uma ferramenta poderosa mas limitada que deve ser complementada por uma compreensão filosófica mais Ampla da natureza da realidade scher via a ciência e a filosofia como complementares e não como disciplinas Opostas ele acreditava que enquanto a ciência oferece o entendimento detalhado e objetivo do mundo natural ela necessariamente simplifica e Abstrai
aspectos essenciais da realidade especialmente aqueles relacionados à experiência subjetiva e à consciência a filosofia por outro lado tem a tarefa de reintroduzir esses aspectos em nossa compreensão do mundo proporcionando uma visão mais completa e integrada da realidade schrodinger expressou preocupações com a tendência da cultura ocidental moderna de valorizar excessivamente As Visões de mundo derivadas da ciência frequentemente em detrimento da filosofia e da espiritualidade ele argumentava que essa ênfase excessiva na objetividade científica leva a uma visão de mundo empobrecida que ignora ou marginaliza questões fundamentais para a existência humana como a experiência subjetiva a estética a
moralidade e a espiritualidade em suas obras sching explorou o princípio da objetivação que descreve como a ciência se baseia na separação do Observador do objeto observado resultando em uma visão de mundo que exclui a subjetividade ele argumentava que essa separação embora útil para o desenvolvimento da ciência objetiva é em última análise uma abstração que distorce a verdadeira natureza da realidade para superar essa limitação shig recorreu às filosofias indianas como a de vaita vedanta que oferece uma visão não dualista onde o sujeito e o objeto são vistos como manifestações de uma única realidade subjacente a filosofia
de schrodinger também influenciou suas interações com outros físicos especialmente em relação à interpretação de Copenhagen da mecânica quântica defendida por News Born e Werner Heisenberg a interpretação de copenhag sugerem que a realidade física em nível quântico só se torna definida no ato de observação eliminando a distinção clássica entre O Observador e o observado embora essa interpretação tenha desafiada a visão dualista cartesiana scher argumentou que a verdadeira questão não era que a mecânica quântica tivesse quebrado uma barreira preexistente entre o sujeito e objeto mas que essa barreira nunca existiu para schrodinger a separação entre sujeito objeto
Era uma construção artificial e a mecânica quântica simplesmente expôs Essa ilusão ele acreditava que em vez de ver a mecânica quântica como uma quebra da Separação sujeito objeto deveríamos reconhecê-la como uma confirmação da unidade fundamental da experiência alinhada com as doutrinas do advaita vedanta desde o início de sua reflexão sobre a mecânica quântica schuder defendeu uma visão holística do universo ele argumentava que os átomos e partículas subatômicas não devem ser visto como corpos isolados mas como modos de vibração de um único fundo Unificado que ele associava ao universo como um todo essa perspectiva holística ressoa
com a metáfora ved antica das ondas no oceano onde as ondas ou partículas são manifestações transitórias de uma realidade maior e mais fundamental o oceano ou brama Essa visão foi Central para a crítica de Shu ir as interpretações substancialistas das partículas elementares em vez de ver as partículas como entidades discretas com uma existência inerente ele as via como aspectos temporários e interdependentes de um campo quântico Unificado esse campo por sua vez não é algo distinto das partículas mas a própria essência do universo manifestada de diferentes [Música] maneiras o paradoxo do gato de schrodinger É talvez
a mais famosa ilustração de suas ideias filosóficas aplicada à física quântica nesse experimento mental um gato é colocado em uma situação onde de acordo com a mecânica quântica ele pode ser considerado simultaneamente Vivo e morto até que alguém Observe seu estado este paradoxo foi proposto por schrodinger para criticar a interpretação de que a função de onda quântica descreve a realidade objetiva a abordagem de sching era o paradoxo do gato reflete sua visão de que as funções de onda não descrevem estados físicos inerentes mas são ferramentas probabilísticas que expressam nossas expectativas sobre o que pode ser
observado assim o estado do gato não é uma realidade objetivo até que seja medido mas sim uma Projeção de nossas expectativas isso dissolve o paradoxo pois o colapso da função de onda não é um evento físico real mas simplesmente uma atualização de nossas expectativas à luz de novas informações essa interpretação leva a uma compreensão profundamente relacional da realidade onde o conhecimento e os fenômenos não são vistos como existindo independentemente mas como coero em um contexto de observação e interação scher portanto defendia que a mecânica quântica não revela uma nova divisão entre sujeito e objeto mas
sim a ausência fundamental dessa divisão scher acreditava que a ciência em seu estado atual estava madura o suficiente para se beneficiar das Lições de Uma filosofia não dualista como a que ele encontrou nas tradições indianas ele argumentava que enquanto a ciência ocidental tradicionalmente prosperou com a crença na objetividade e na separação sujeito objeto o avanço da física quântica revelou os limites dessa abordagem a filosofia não dualista oferece uma estrutura que pode ajudar superar essas limitações ao reconhecer a interdependência e a coem mergencia dos fenômenos a visão de schrodinger sugere que a ciência e a filosofia
não devem ser vistas como Campos separados ou em conflito mas como parceiros em uma busca contínua por uma compreensão mais completa da realidade ele acreditava que ao integrar em sites filosóficos não dualistas na prática científica poderemos não apenas resolver problemas conceituais persistentes como da natureza da realidade quântica mas também desenvolver uma visão de mundo mais holística e ética que respeita tanto a objetividade científica quanto a subjetividade humana EV schrodinger não foi apenas um dos físicos mais brilhantes do século XX mas também um Pensador filosófico profundamente influenciado pelas tradições indianas sua visão de mundo marcada pela
rejeição da dualidade e pela defesa da unidade essencial da consciência e da matéria ofereceu novas maneiras de entender tanto os dilemas filosóficos quanto os desafios científicos de seu tempo ao aplicar essas ideias à mecânica quântica schoner não só criticou as interpretações materialistas tradicionais mas também propôs uma visão mais integrada e relacional da realidade sua filosofia não dualista inspirada pelo advaita vedanta permitiu-lhe ver além das divisões artificiais entre mente e matéria sujeito e objeto ccia e filosofia em última análise nos convida a reconsiderar nossa compreensão da realidade não como uma coleção de objetos isolados mas como
uma rede interconectada de fenômenos emergentes onde conhecimento e existência são inseparáveis Muito Obrigada por assistir e até a próxima na