[Nina] Oi, Joca! Vamos para o próximo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável? [Joca] Vamos!
É o décimo primeiro? [Nina] Isso aí! Décimo primeiro: Cidades e comunidades sustentáveis.
[Joca] Que legal! [Nina] É para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. [Joca] Resilientes?
Que se recupera ou se adapta com facilidade quando tem problemas, né? [Nina] Lembrou, hein? [Joca] Claro!
[Nina] Você sabia que metade da humanidade vive em cidades? A ONU diz que, em 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. [Joca] Bastante gente, hein?
[Nina] É sim, mas o triste é que mais de 900 milhões de pessoas vivem em favelas, e esse número continua aumentando. [Joca] Puxa, que número horrível. [Nina] Além disso, hoje as cidades têm grande impacto ambiental.
Elas são responsáveis por mais de 60% do consumo de energia e provocam 75% da emissão de carbono. [Joca] Poxa, tudo isso tem que mudar, Nina. [Nina] Tem sim.
E as cidades podem se tornar mais sustentáveis com medidas ligadas aos outros ODS que já discutimos. Adotando mais fontes de energia renováveis e limpas e reduzindo o consumo energético, avançamos no ODS 7. Reduzindo o consumo de água e melhorando as condições de saneamento, ponto pro ODS 6!
Tem uma cidade na China chamada Rizhao, por exemplo, que se transformou em uma cidade abastecida por energia solar. 99% das famílias de lá já usam aquecedores de água com energia solar. [Joca] Irado!
Tem que ser assim. [Nina] Tem mesmo, Joca. Por isso, a ONU quer garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível até 2030.
A gente precisa, também, dar acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço baixo. Além disso, tem o meio ambiente. Temos que reduzir o impacto ambiental negativo das cidades, inclusive por causa da qualidade do ar e da gestão de resíduos, por exemplo.
Para isso, a gente precisa investir em construções sustentáveis e resilientes, privilegiando materiais locais. Essas construções precisam ajudar a diminuir o número de mortes e de pessoas afetadas por catástrofes. [Joca] Importante isso!
[Nina] É mesmo. Tudo isso vai ajudar a preservar e cuidar do meio ambiente, além de melhorar a vida nas cidades. [Joca] Que nem eu desenhei, né?
[Nina] Isso aí, Joca! As pessoas vão ter moradias mais seguras, o que vai evitar tragédias sociais. E, também, promover mais segurança nos espaços públicos.
[Joca] É isso que a gente quer! Mas o que a gente pode fazer? [Nina] A gente pode usar mais os espaços públicos, por exemplo.
Organizando eventos nas ruas e praças ou mesmo fazendo um piquenique no parque. Além disso, usar transporte coletivo ou formas alternativas, como a bicicleta, ajuda a incentivar outra maneira de locomoção nas cidades. Além de reduzir as emissões causadas pelos carros e a queima de combustíveis fósseis.
Isso, de quebra, melhora nossa saúde e bem-estar, como falamos no ODS 3! [Joca] Legal! Dá pra fazer isso.
[Nina] Dá mesmo, Joca. A gente vai mudar as cidades e o mundo todo!